Conteúdo verificado

O Jardim Secreto

Assuntos Relacionados: Livros infantis

Você sabia ...

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

O Jardim Secreto
Capa de uma publicação do The Secret Garden 1911
1911 capa edição
Autor (s) Frances Hodgson Burnett
Illustrator Troy Howell
País Reino Unido
Língua Inglês
Gênero (s) Novela infantil
Editor Clássicos infantis
Data de publicação 1909
Tipo de mídia Imprimir ( Capa Dura & Paperback)
Páginas 272
ISBN N / D

The Secret Garden é uma novela por Frances Hodgson Burnett, publicado pela primeira vez em 1909. É um dos romances mais populares do Burnett, e agora é considerado um clássico da literatura infantil.

Resumo do enredo

Mary Lennox é uma menina doente, sour-faced que nasceu na Índia para pais britânicos ricos. Indesejados por seus pais, ela é empurrada para o cuidado de um subserviente Ayah de seu nascimento e disse para manter fora da vista para que sua aparência desagradável amarelada perturbar a mãe eo pai. Quando uma cólera epidemia (em algumas versões do filme seus um terremoto ) faz dela uma órfã, ela é enviada para Misselthwaite Manor, uma casa de campo isolada em Yorkshire, Inglaterra . Lá, ela está novamente à esquerda na maior parte a seus próprios dispositivos - desta vez pelo irmão de sua mãe-de-lei, Archibald Craven, um viúvo ainda lamentando sua bela e jovem esposa, que morreu 10 anos antes. Na esperança de escapar suas memórias dolorosas, ele viaja constantemente, deixando o manor no comando de sua governanta, a stern senhora Medlock. A única pessoa que tem algum tempo para a menina é camareira, Martha, que diz a Maria sobre um jardim murado que foi o falecido favorito da Sra Craven. Ninguém entrou no jardim desde que ela morreu porque seu marido luto trancou sua entrada e enterrou a chave.

Enquanto explora a propriedade, Mary descobre a chave, que havia sido transformado por um robin cavar para vermes. Logo depois, o robin mostra-lhe o caminho para a porta que está escondido atrás de alguma hera. Uma vez lá dentro, ela descobre que, embora as rosas parecem sem vida, algumas das outras flores sobreviveram. Ela resolve cuidar do jardim-se. Embora ela quer manter isso em segredo, ela recruta a ajuda do irmão de Marta Dickon, que tem um jeito com plantas e animais selvagens. Maria dá-lhe dinheiro para comprar implementos de jardinagem e ele mostra a ela que as rosas, embora negligenciado, não estão mortos. Quando o tio de Maria visita a casa brevemente, pela primeira vez desde que chegou, Maria pede a ele para um pouco de terra para fazer um jardim de flores, e ele concorda. Graças ao ar Yorkshire revigorante e sua fascinação recém-descoberta com o jardim, a própria Maria começa a florescer, e perde seu olhar doentio e maneira desagradável.

Uma noite Mary ouve alguém chorando em outra parte da casa. Quando ela faz perguntas, os funcionários tornam-se evasivo e dizem que não conseguem ouvir nada. Pouco depois da visita de seu tio, ela vai explorar e descobre o filho de seu tio, Colin, um garoto solitário, acamado como petulante e desagradável como Mary costumava ser. Seu pai foge dele, porque a criança se assemelha a mãe. Mr. Craven sofre de leve cifose (ele é um corcunda), e é morbidamente convencido de que Colin vai desenvolver a mesma condição. Este medo comunicou-se a Colin, que, por razões puramente psicológicas, nunca aprendeu a andar. Os funcionários têm mantido Mary e Colin um segredo um do outro porque Colin não gosta de estranhos olhando para ele e é propensa a birras terríveis. Colin, no entanto, aceita Mary e insiste em seu visitá-lo muitas vezes.

Com a aproximação da primavera, Colin fica com ciúmes porque Maria está gastando mais tempo no jardim com Dickon do que dentro de casa com ele. Um dia, ele expressa seu ressentimento e, quando Maria resiste, ele joga uma birra. Para a surpresa e diversão dos servos, Maria continua a ficar firme. Naquela noite, Colin tem um ataque histérico, trazido por seu medo de morrer jovem. Mary vai para ele e, novamente tendo uma empresa, a posição no-nonsense com ele e acalmá-lo lhe dá um tapa na cara e, para surpresa dos funcionários, quando Maria começa a gritar para ele, ele não se opõe. Quando ele pergunta se pode visitar o jardim com ela, ela concorda, enquanto ela e Dickon estava planejando para sugerir-lo eles mesmos, achando que ele faria Colin bom. O médico de Colin, (irmão do Sr. Craven eo tio de Colin) concorda em ter Dickon e Mary tomar Colin fora em uma cadeira de rodas. Colin está encantado com o jardim, e visita-o com Mary e Dickon sempre que o tempo permite. Como o jardim revive e floresce, o mesmo acontece com ele.

A primeira pessoa a descobrir o que as crianças estão fazendo é o velho jardineiro, Ben Weatherstaff, que era um dos favoritos da mãe de Colin. Desde sua morte, ele foi visitar o jardim fechado, uma ou duas vezes por ano por secretamente escalando o muro com uma escada. Quando ele visita o jardim pela primeira vez desde a chegada de Maria (tendo tido a perder várias visitas por causa de reumatismo), ele está irritado com as crianças até que ele vê como uma melhor tanto para o jardim e Colin são. Colin ordena-lhe para não contar a ninguém, e ele concorda. Colin resolve que a próxima vez que seu pai retorna do exterior, ele será capaz de caminhar e correr como um menino normal. Ele faz isso através de uma combinação de simples exercício físico e pensamento positivo. Ele se recusa a pensar em si mesmo como aleijado, e ele inventa uma espécie de mantra para manter-se na direita, ou "mágica", estado de espírito. Ele faz um grande progresso, mas mantém escondido de todos, mas Maria, Dickon, e Ben, querendo que ele seja uma surpresa.

Sr. Craven tem viajado por toda a Europa, mas se apressa para casa depois de ver uma visão de sua esposa morta, implorando-lhe para vir com ela "no jardim!" Quando ele recebe uma carta de Martha e Dickon mãe (que também sabe o segredo) dizendo: "Eu acho que sua mulher gostaria de lhe pedir para vir, se ela estava aqui", ele decide voltar para casa. Ele chega enquanto as crianças estão ao ar livre. Ele sai para ver Colin para si mesmo, e encontra-se atraídos para o jardim secreto, onde ele fica surpreso primeiro a ouvir as vozes das crianças e, em seguida, para encontrar Colin não só correndo Mary e Dickon em torno do jardim, mas ganhar. Eles tomam o Sr. Craven para o jardim segredo para lhe contar tudo. Depois, eles voltam para a casa onde os funcionários se espantam ao ver dois milagres: Colin curta e seu pai olhando feliz novamente.

Principais temas

O autor, Frances Hodgson Burnett, foi um praticante de Christian Science devido à morte prematura de seu filho, bem como doença pessoal. Como resultado, O Jardim Secreto defende os benefícios da Novo Pensamento e teosofia, bem como idéias sobre os poderes de cura da mente.

Na época da morte de Frances Hodson Burnett em 1924, os obituários todos comentou sobre Little Lord Fauntleroy e passaram sobre The Secret Garden em silêncio, Anne H. Lundin observado no rastreamento renascimento do livro de eclipse quase completa.

No momento da sua morte, um amigo escreveu em uma carta ao The New York Times que a origem do Jardim Secreto era jardim de rosas da Sra Burnett em Grande Maytham Hall, Kent.

Filmes, TV, teatro ou adaptações

O Jardim Secreto foi adaptado muitas vezes para teatro e cinema. A primeira versão filmada foi feita em 1919 pelo Famous Players-Lasky Corporation junto de 17 anos Lila Lee como Mary, mas considera-se perdida. Em 1949, MGM filmado a segunda adaptação com Margaret O'Brien. Esta versão foi principalmente em branco preto e, mas foi colorizado sempre que o jardim restaurado foi mostrado. Também foi adaptado por Dorothea Brooking em uma de seis partes BBC série de televisão em 1959, estrelado por Colin Spaull como Dickon. Brooking também foi responsável por adaptações em 1952 e 1975, também para a BBC. Em 1987 Hallmark Hall of Fame filmou uma TV adaptação do romance estrelado por Gennie James como Maria, Barret Oliver como Dickon, e Jadrien Steele como Colin. Um jovem Colin Firth também fez uma breve aparição como uma versão adulta de Colin Craven.

Uma adaptação para o palco notável é uma musical com música de Lucy Simon e livro e letras de Marsha Norman, que abriu em Broadway em 1991. A produção foi nomeado para sete Tony Awards, vencendo Melhor Livro de um Musical e Melhor Atriz em um Musical ( Daisy Eagan como Maria, a 11 anos de idade a pessoa mais jovem a ganhar um Tony).

A adaptação para o cinema mais aclamado foi American Zoetrope de Produção de 1993. Foi dirigido por Agnieszka Holland e estrelou Kate Maberly como Maria, Heydon Prowse como Colin, Andrew Knott como Dickon e Dame Maggie Smith como a Sra Medlock. Em 2000, um filme sequela intitulada Retorno ao Jardim Secreto foi produzido. Foi dirigido por Scott Featherstone e ganhou Prêmio de Ouro do Director no 2001 Santa Clarita International Film Festival. Em 2001, Voltar para o Jardim Secreto estrelando Camilla Belle como o órfão americana, Lizzie, foi dirigido por Michael Tuchner. Ele é definido quando Maria e Colin ter se casado e virou o Craven Manor em um abrigo para órfãos.

Em 1991, um animado japonês versão de The Secret Garden foi feita. Outro filme anime, Soko não Strain (2006), baseado em outro romance de Frances Hodgson Burnett A Little Princess, desenha alguns elementos de O Jardim Secreto, mais notavelmente os nomes de Colin, Maria, Marta e Dickon.

O romance de Noel Streatfeild O jardim pintado (US título do filme Shoes) tem como história central as filmagens de The Secret Garden em Hollywood.

Um romance sequela não oficial sobre as vidas adultas de Maria, Colin, e Dickon foi escrito por Susan Moody, em 1995, e publicado sob dois títulos diferentes: Misselthwaite: The Sequel para o Secret Garden e voltar ao Jardim Secreto. O New York Times também publicou uma breve sequela paródico no mesmo ano.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Secret_Garden&oldid=194286793 "