Conteúdo verificado

Thomas Gainsborough

Assuntos Relacionados: Artistas

Informações de fundo

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Thomas Gainsborough

Auto-retrato, pintado 1759
Nome de nascença Thomas Gainsborough
Nascido Sudbury, Suffolk, Reino Unido da Grã-Bretanha
Nacionalidade Britânico
Campo Pintor
Trabalho Mr and Mrs Andrews
O Menino Azul

Thomas Gainsborough (Christened 14 de maio de 1727 - 02 de agosto de 1788) foi um retrato e paisagem britânica pintor .

Vida e obra

Suffolk

Thomas Gainsborough nasceu em Sudbury, Suffolk. Ele era o filho mais novo de John Gainsborough, um tecelão e fabricante de produtos de lã. Com a idade de treze anos, ele impressionou seu pai com suas habilidades penciling para que ele deixá-lo ir para Londres para estudar arte em 1740. Em Londres, ele primeiro treinou com gravador Hubert Gravelot mas, eventualmente, tornou-se associado com William Hogarth e sua escola. Um dos seus mentores foi Francis Hayman. Naqueles anos, ele contribuiu para a decoração do que é hoje o Thomas Coram Fundação para Crianças e as caixas de ceia na Vauxhall Gardens.

Mr and Mrs Andrews (1748-1749). National Gallery , em Londres.

Na década de 1740, casou-se com Margaret Burr Gainsborough, uma filha ilegítima do Duque de Beaufort, que se estabeleceu uma anuidade de £ 200 sobre o casal. O trabalho do artista, em seguida, composta principalmente de pinturas de paisagens, não estava vendendo muito bem. Ele voltou para Sudbury em 1748-1749 e concentrou-se na pintura de retratos.

Em 1752, ele e sua família, incluindo agora duas filhas, mudou-se para Ipswich . Comissões de retratos pessoais aumentou, mas sua clientela incluídos comerciantes e escudeiros principalmente locais. Ele teve que pedir emprestado contra a anuidade de sua esposa.

Banho

The Boy Blue (1770). O Huntington, Califórnia.

Em 1759, Gainsborough e sua família se mudou para Bath . Lá, ele estudou por retratos van Dyck e acabou por ser capaz de atrair uma clientela de alta sociedade com melhor remuneração. Em 1761, ele começou a enviar trabalhos para a exposição Society of Arts, em Londres (agora o Royal Society of Arts, da qual ele foi um dos primeiros membros); e de 1769 em diante, ele apresentou obras ao Exposições anuais da Royal Academy. Ele selecionou retratos de clientes bem conhecidos ou notórios, a fim de atrair a atenção. Estas exposições ajudou a adquirir uma reputação nacional, e ele foi convidado para ser um dos membros fundadores da Royal Academy em 1769. Sua relação com a academia, no entanto, não foi fácil e ele parou de expor suas pinturas lá em 1773.

Londres

Em 1774, Gainsborough e sua família se mudou para Londres viver em Schomberg House, Pall Mall. Em 1777, ele novamente começou a exibir suas pinturas na Royal Academy, incluindo retratos de celebridades contemporâneas, como o Duque ea Duquesa de Cumberland. Exposições de seu trabalho continuou para os próximos seis anos.

Sr. e Sra William Hallett (1785).

Em 1780, ele pintou os retratos do rei George III e sua rainha e depois recebeu muitas encomendas reais. Isto deu-lhe alguma influência com a Academia e permitiu-lhe ditar a maneira pela qual ele desejava seu trabalho para ser exibido. No entanto, em 1783, ele removeu suas pinturas a partir da próxima exposição e transferiu-os para Schomberg House.

Em 1784, pintor real Allan Ramsay morreu eo rei foi obrigado a dar o trabalho para o rival de Gainsborough e presidente da Academia, Joshua Reynolds. Gainsborough permaneceu pintor favorito da família real, no entanto. Em seu próprio desejo expresso, ele foi enterrado na Igreja de St. Anne, Kew, onde a família adorou regularmente.

Em seus últimos anos, muitas vezes Gainsborough pintou paisagens relativamente simples, ordinários. Com Richard Wilson, ele foi um dos criadores da escola paisagem britânica do século XVIII; embora simultaneamente, em conjunto com Sir Joshua Reynolds, ele foi o britânico dominante retratista da segunda metade do século 18.

Ele morreu de câncer em 02 de agosto de 1788 com a idade de 61 e é enterrado no Igreja de St. Anne, Kew, Surrey (localizado no Kew Green). Ele é enterrado ao lado de Francis Bauer, o famoso ilustrador botânico.

Técnica

Deputada Thomas Hibbert. Neue Pinakothek.

Gainsborough foi observado para a velocidade com a qual ele aplicou sua pintura, e ele trabalhou mais a partir de suas observações da natureza (e da natureza humana) do que de qualquer aplicação de regras académicos formais. A sensibilidade poética de suas pinturas causou Constable a dizer: "Ao olhar para eles, encontramos lágrimas nos olhos e não sei o que lhes traz." Ele mesmo disse: "Eu sou doente de retratos, e desejo muito para tomar o meu viol-da-gam e caminhar para alguma aldeia doce, onde eu posso pintar landskips (sic) e aproveitar o final fag da vida no sossego e facilidade. "

Seus trabalhos mais famosos, como o Retrato de Mrs. Graham; Mary e Margaret: Filhas do pintor; William Hallett e sua esposa Elizabeth, nee Stephen, conhecida como A caminhada da manhã; e Cottage Menina com cão e jarro, exibir a individualidade de seus súditos.

Assistente conhecida apenas de Gainsborough era seu sobrinho, Gainsborough Dupont. No último ano de sua vida, ele colaborou com John Hoppner em pintar um retrato de corpo inteiro de Charlotte, condessa Talbot.

Na ficção

  • Kitty (1945) é um filme de ficção notável sobre Gainsborough, retratado por Cecil Kellaway.
  • Gainsborough tem um papel importante na póstuma romance de história alternativa The Two Georges, co-autoria de Richard Dreyfuss e Harry Turtledove.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Thomas_Gainsborough&oldid=407541368 "