Conteúdo verificado

Seleção Galesa de Futebol

Assuntos Relacionados: As equipes de esportes

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

País de Gales
Shirt emblema da crista / Associação
Apelido (s) Os Dragões
Associação Associação de Futebol do País de Gales
Confederação UEFA ( Europa )
Treinador principal País de Gales John Toshack
Asst treinador Inglaterra Roy Evans
País de Gales Dean Saunders
País de Gales Brian Flynn
Capitão Craig Bellamy
Mais bonés de Neville Southall (92)
Melhor marcador Ian Rush (28)
Início estádio Millennium Stadium
Código FIFA WAL
Ranking FIFA 58
Classificação mais alta FIFA 27 (Agosto de 1993)
Menor Ranking FIFA 113 (Setembro de 2000)
Classificação Elo 56
Classificação mais alta Elo 3 (1876-1885)
O mais baixo ranking de Elo 75 (Setembro de 2000)
Primeiro cores
Segundo cores
Primeiro internacional
Escócia 4-0 País de Gales País de Gales
( Glasgow , Escócia ; 26 março 1876 )
Maior vitória
País de Gales País de Gales 11-0 Irlanda
( Wrexham, País de Gales ; 03 de março 1888 )
Maior derrota
Escócia 9-0 País de Gales País de Gales
( Glasgow , Escócia ; 23 março 1878 )
Copa do mundo
Aparições 1 (Primeira em 1958)
Melhor resultado Quartas de final, 1958
Melhor resultado Quartas de final, 1976 (em qualificação)

A equipa de futebol nacional Wales representa Wales em homens internacionais de futebol . Controlado pelo Associação de Futebol do País de Gales, o órgão dirigente do futebol no País de Gales, eles são uma das mais antigas equipes nacionais do mundo, mas não se classificou para um grande torneio internacional desde 1958.

Embora parte do Reino Unido , País de Gales sempre teve seu próprio lado representativo que desempenha em todos os principais torneios profissionais, embora não nos Jogos Olímpicos como o COI reconhece apenas o Reino Unido.

Wales foram colocados no Grupo 4 para qualificação para a Copa do Mundo da FIFA 2010 ao lado Alemanha, Rússia, Finlândia, Azerbaijão e Liechtenstein.

História

Os Primeiros Anos

Wales jogou sua primeira partida competitiva em 25 de março 1876 contra a Escócia em Glasgow , tornando-se a terceira mais antiga internacional de futebol time do mundo.

Embora os escoceses ganhou o primeiro jogo por 4-0, um jogo de volta foi planejado no País de Gales, no ano seguinte, e foi assim que o primeiro jogo de futebol internacional em solo Welsh teve lugar no The Racecourse Ground, Wrexham em 05 de março 1877 . Scotland tomou os despojos vencer por 2-0.

Primeiro jogo do País de Gales contra a Inglaterra veio em 1879 - uma derrota por 2-1, no Kennington Oval, Londres e em 1882 Wales faced Irlanda pela primeira vez, vencendo por 7-1 em Wrexham.

As associações das quatro Início Unidas reuniram-se em Manchester em 6 de Dezembro de 1882 de estabelecer um conjunto de regras a nível mundial. Este encontro foi a criação do International Football Association Board (IFAB) aprovar alterações às regras, uma tarefa das quatro associações ainda apresentar até hoje.

A temporada 1883-84 viu a formação do British Home Championship, um torneio que foi disputado anualmente entre Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales, até 1983-1984. País de Gales foram campeões em 12 ocasiões - vencedoras definitivas 7 vezes enquanto partilha o título cinco vezes.

A FAW se tornaram membros da FIFA , organismo que tutela o futebol mundial, em 1906, mas a relação entre a FIFA e as associações britânicas foi repleta e as nações britânicas retiraram da FIFA em 1928 em uma disputa sobre pagamentos a jogadores amadores. Como resultado, o País de Gales não inseriu os primeiros três Copas do Mundo .

Em 1932 País de Gales foi palco para o República da Irlanda, a primeira vez que jogaram contra um time de fora das quatro nações de origem. Um ano mais tarde, País de Gales jogou uma partida fora do Reino Unido pela primeira vez quando eles viajaram para Paris para assumir a França em uma partida que foi elaborada 1-1.

Pós-guerra

País de Gales, juntamente com os outros quatro países de origem, voltou FIFA em 1946 e participou das eliminatórias para a Copa de 1950, as 1949-1950 Início Campeonato sendo designado como um grupo de qualificação. As duas melhores equipes foram para se qualificar para as finais em Brasil , mas Wales terminou no último lugar do grupo.

Os anos 1950 foram, sem dúvida, uma idade de ouro do futebol de Galês com estrelas como Ivor Allchurch, Alf Sherwood, Jack Kelsey e, é claro, John Charles puxando a camisa vermelha famosa e País de Gales fez sua única aparição na Copa do Mundo 1958. No entanto, a sua qualificação foi uma sorte para dizer o mínimo. Tendo terminado em segundo a Checoslováquia na fase de qualificação Grupo 4, o galês pensei suas chances de aparecer na Suécia tinham acabado. Mas a geração de ouro do futebol galês tinha contado com a política do Oriente Médio .

Egito e Sudão se recusou a jogar contra Israel enquanto Indonésia insistiu em atender Israel em terreno neutro. Como resultado Israel foram proclamados vencedores de seus respectivos grupos na zona da Ásia / Africano.

FIFA estavam compreensivelmente relutante em permitir uma equipe para se qualificar para a Copa do Mundo sem jogar uma partida e assim que os lotes foram sorteados de todas as equipas segundo colocados no Grupos de qualificação da UEFA. País de Gales foram atraídos para fora do chapéu e premiado com um jogo play-off a duas mãos contra Israel com um lugar na Suécia para os vencedores.

Depois de ter vencido por 2-0 em Israel a Ramat Gan Stadium e 2-0 em Ninian Park, Cardiff , País de Gales passou para o World Cup Finals pela primeira e, até agora, só o tempo.

O lado galês fez sua marca na Suécia, atraindo todos os jogos no seu grupo contra Hungria, México, e Suécia antes de derrotar os húngaros em uma partida play off para chegar às quartas de final. Há os galeses perdeu por 1-0 para eventuais campeões O Brasil, com 17 anos de idade Pelé agarrando o único gol do jogo para o lado sul-americano. No entanto, as chances do País de Gales de vitória foram prejudicadas pela lesão de John Charles.

Os anos 70 e 80

País de Gales nunca se classificou para as fases finais do Campeonato Europeu. No entanto, em 1976, que chegou às quartas de final da competição, tendo acabado topo do grupo de qualificação 2 à frente do Hungria, Áustria e Luxemburgo. Antes de 1980, apenas quatro países qualificados para a fase final da competição, e País de Gales foram atraídos para jogar contra os vencedores do grupo 3 Jugoslávia, em uma partida duas pernas. País de Gales perdeu a primeira mão por 2-0, em Zagreb e foi eliminado da competição tendo apenas conseguiu um empate 1-1 no jogo de volta em Ninian Park.

No ano seguinte, País de Gales derrotou a Inglaterra em solo Inglês pela primeira vez em 42 anos e garantiu a sua única vitória até à data em Wembley graças a um Leighton James penalidade. Outro feito notável veio em 1980, como País de Gales Inglaterra rasgou apart em um dos melhores desempenhos já testemunhados por um lado galês. Golos de Mickey Thomas, Ian Walsh, Leighton James e um gol contra de Phil Thompson viu Wales thrash Inglaterra por 4-1 no The Racecourse Ground, Wrexham, apenas quatro dias depois que a Inglaterra tinha batido os campeões do mundo, então, Argentina.

No 1982 eliminatórias da Copa do Mundo, País de Gales chegou extremamente perto da qualificação, uma derrota por 3-0 contra a URSS no último jogo significava que ficou de fora no saldo de gols.

Manchester United jovem Mark Hughes marcou sua estréia para o País de Gales por marcar o único golo do jogo como Inglaterra foram derrotados mais uma vez em 1984. Na temporada seguinte, Hughes estava novamente no alvo, marcando um gol maravilha como País de Gales goleou Espanha 3-0 no autódromo durante a qualificação para México 86.

1990 - presente

País de Gales chegou perto, mais uma vez, para se classificar para um grande campeonato, quando chegaram dentro de um bigode de chegar a Copa do Mundo de 1994. Precisando vencer o jogo final do grupo em casa para Roménia, Paul Bodin perdeu um pênalti quando as notas eram nível 1-1; Roménia passou a ganhar por 2-1.

Após o fracasso para se qualificar, O contrato de Terry Yorath como gerente da seleção nacional não foi renovado pela FAW e John Toshack, então gerente de Real Sociedad, foi apontado como um gerente a tempo parcial. No entanto, Toshack renunciou após apenas um jogo - uma derrota por 3-1 para Noruega - citando problemas com a FAW como sua razão para sair, embora ele tinha certeza de ter ficado chocado ao ser vaiado fora do campo em Ninian Park de os fãs de Gales ainda se recuperando da demissão de Yorath. Mike Smith tomou as rédeas para o início da Euro 96 qualificadores, que viu Wales escorregar para derrotas embaraçosas contra Moldávia e Georgia antes Bobby Gould foi nomeado em Junho de 1995.

Tempo de Gould encarregado de Gales é vista como um período escuro por fãs de futebol galês. Suas táticas questionáveis e público fallings-out com jogadores como Nathan Blake, Robbie Savage e Mark Hughes, juntamente com derrotas embaraçosas para o lado do clube Leyton Orient e uma goleada por 7-1 Holland em 1996 não fazia dele uma figura popular dentro de Wales. Gould finalmente renunciou após uma derrota por 4-0 para Itália, em 1999 , ea FAW virou-se para duas lendas da equipe nacional, Neville Southall e Mark Hughes para assumir o comando temporário do jogo contra o Dinamarca, quatro dias depois, com Hughes depois de ser nomeado, a título permanente.

Sob Hughes, País de Gales chegou perto de qualificação para o Campeonato da Europa em 2004, perdendo nos play-offs por um lugar na Portugal contra Rússia. A derrota, no entanto, não era sem sua controvérsia como o médio russo, Yegor Titov, testaram positivo para o uso de uma substância proibida após a primeira etapa de qualificação. No entanto, o órgão regulador do esporte decidiu não tomar nenhuma ação contra o União de Futebol da Rússia que não seja instruindo-os a não jogar Titov novamente.

Na sequência de um começo decepcionante para a 2006 eliminatórias da Copa do Mundo, Hughes deixou o seu papel com a equipe nacional para assumir o cargo de gerente de Blackburn Rovers do Inglês Premier League . John Toshack foi nomeado gerente, pela segunda vez em 12 novembro 2004 .

Na qualificação para Euro 2008, País de Gales foram atraídos Grupo D ao lado Alemanha, a República Checa, Eslováquia, República da Irlanda, Chipre e San Marino. O desempenho da equipe foi decepcionante, terminando em quinto lugar no grupo com a derrota esperada em casa para a Alemanha ainda um inesperado afastar, uma perda de distância e um empate sem gols em casa com a República Checa, uma perda de distância e empate 2-2 em casa com o República da Irlanda, uma vitória por 3-0 em casa e pouco inspirador 2-1 vitória fora contra peixinhos San Marino, uma vitória por 3-1 em casa e 3-1 fora derrota contra o Chipre, e um desempenho espetacular misto contra a Eslováquia - perder por 5-1 em casa e vencendo por 5-2 fora. No entanto, um melhor desempenho para o final da competição por uma equipe contendo, necessariamente por causa de lesões e suspensões de jogadores seniores, nada menos do que cinco jogadores que eram elegíveis para a seleção para a equipe Sub-21 tem sido visto como um sinal de esperança de progresso futuro para a equipe.

Jogadores

Elenco atual

Os seguintes jogadores foram nomeados para o amistoso contra a Noruega sobre 06 fevereiro 2008 .

Caps e metas precisas de como jogo disputado 21 novembro 2007 .

Não. Pos. Jogador DoB / Idade Caps Clube
1 GK Wayne Hennessey 24 de Janeiro de 1987 7 (0) Inglaterra Wolverhampton Wanderers
1 GK Lewis Price 19 de Julho de 1984 4 (0) Inglaterra Derby County
2 DF Neal Eardley 6 de Novembro de 1988 3 (0) Inglaterra Oldham Athleic
2 DF Chris Gunter 21 de julho de 1989 3 (0) Inglaterra Tottenham Hotspur
2 DF Danny Gabbidon 8 de Agosto de 1979 40 (0) Inglaterra West Ham United
2 DF Craig Morgan 16 de Junho de 1985 4 (0) Inglaterra Peterborough United
2 DF Steve Evans 26 de Fevereiro de 1979 5 (0) País de Gales Wrexham
2 DF Lewin Nyatanga 18 de agosto de 1988 17 (0) Inglaterra Derby County
2 DF Sam Ricketts 11 de Outubro de 1981 25 (0) Inglaterra Hull City
3 MF Joe Ledley 21 de Janeiro de 1987 19 (1) País de Gales Cardiff City
3 MF Simon Davies 23 de Outubro de 1979 48 (6) Inglaterra Fulham
3 MF Arron Davies 28 de Junho de 1984 1 (0) Inglaterra Nottingham Forest
3 MF Carl Fletcher 7 de Abril de 1980 26 (0) Inglaterra Crystal Palace
3 MF Carl Robinson 13 de Outubro de 1976 44 (1) Canadá Toronto FC
3 MF Andrew Crofts 20 de Maio de 1984 9 (0) Inglaterra Gillingham
3 MF David Vaughan 18 de Fevereiro de 1983 13 (0) Espanha Real Sociedad
3 MF David Edwards 3 de Fevereiro de 1986 2 (0) Inglaterra Wolverhampton Wanderers
3 MF Jason Koumas 25 de Setembro de 1979 25 (7) Inglaterra Wigan Athletic
4 FW Craig Bellamy ( c) 13 de Julho de 1979 49 (15) Inglaterra West Ham United
4 FW Freddy Eastwood 29 de Outubro de 1983 5 (2) Inglaterra Wolverhampton Wanderers
4 FW Craig Davies 9 de Janeiro de 1986 4 (0) Inglaterra Oldham Athletic
4 FW Jermaine Easter 15 de Janeiro de 1982 6 (0) Inglaterra Wycombe Wanderers
4 FW Robert Earnshaw 6 de Abril de 1981 39 (13) Inglaterra Derby County
4 FW David Cotterill 4 de Dezembro de 1987 9 (0) Inglaterra Wigan Athletic

A maioria dos jogadores niveladas

Em 12 outubro 2006 , os jogadores com mais internacionalizações pelo País de Gales são:

# Nome Carreira Caps Gols
1 Neville Southall 1982 - 1997 92 0
2 Gary Speed 1990 - 2004 85 7
3 Dean Saunders 1986 - 2001 75 22
4 Peter Nicholas 1979 - 1991 73 2
= Ian Rush 1980 - 1996 73 28
6 Mark Hughes 1984 - 1999 72 16
= Joey Jones 1975 - 1986 72 1
8 Ivor Allchurch 1950 - 1966 68 23
9 Brian Flynn 1974 - 1984 66 7
10 Andy Melville 1989 - 2004 65 3

Melhores marcadores

Em 12 de setembro 2007 , os jogadores com o maior número de gols para País de Gales são:

# Nome Gols Caps
1 Ian Rush 28 73
2 Trevor Ford 23 38
= Ivor Allchurch 23 68
4 Dean Saunders 22 75
5 Mark Hughes 16 72
= Cliff Jones 16 59
7 John Charles 15 38
= Craig Bellamy 15 47
9 John Hartson 14 51
10 John Toshack 13 40

Ex-jogadores internacionais País de Gales Notáveis

Inductees para o Conselho de Esportes de Gales - Welsh Sports Hall of Fame estão em negrito:
  • Ivor Allchurch
  • Walley Barnes
  • Horace Blew
  • Dave Bowen
  • Ronnie Burgess
  • John Charles
  • Mel Charles
  • Chris Coleman
  • Vic Crowe
  • Dai Davies
  • Brian Flynn
  • Trevor Ford
  • Ryan Giggs
  • John Hartson
  • Billy Hughes
  • Mark Hughes
  • Leighton James
  • Bryn Jones
  • Cliff Jones
  • Joey Jones
  • Vinnie Jones
  • Fred Keenor
  • Jack Kelsey
  • Llewelyn Kenrick
  • George Latham
  • Ken Leek
  • Terry Medwin
  • Andy Melville
  • Billy Meredith
  • Grenville Morris
  • Jimmy Murphy
  • Peter Nicholas
  • Roy Paul
  • Ivor Powell
  • Kevin Ratcliffe
  • Leigh Richmond Roose
  • Ian Rush
  • Dean Saunders
  • Robbie Savage
  • Neville Southall
  • Gary Speed
  • Gary Sprake
  • Mickey Thomas
  • John Toshack
  • Roy Vernon
  • Terry Yorath

Hall da Fama do Futebol Inglês

Inductees galês para o Inglês Football Hall of Fame são:

Inglês Football League 100 Legends

Inductees galês para o Football League 100 Legends são:
  • Ivor Allchurch
  • John Charles
  • Trevor Ford
  • Ryan Giggs
  • Cliff Jones
  • Billy Meredith
  • Ian Rush
  • Neville Southall

Gestores

Nome Carreira
País de Gales Walley Barnes 1954-1956
País de Gales Jimmy Murphy 1958
País de Gales Dave Bowen 1964-1974
Inglaterra Mike Smith 1974-1979
País de Gales Mike England 1979-1987
País de Gales Terry Yorath 1988-1993
País de Gales John Toshack 1994
Inglaterra Mike Smith 1994-1995
Inglaterra Bobby Gould 1995-1999
País de Gales Mark Hughes 1999-2004
País de Gales John Toshack 2004-present

Outros equipe

  • Goalkeeping Treinador: Paul Jones
  • Os médicos da equipe: Dr. Mark Ridgewell & Dr. Mark Davies
  • Fisioterapeutas: Mel Pejic & Dyfri Owen
  • Massagista: David Rowe

História Competição

Ficha Copa do Mundo

  • 1930 a 1938 - não entrou
  • 1950 a 1954 - Não se qualificou
  • 1958 - Quartas de final
  • 1962 a 2006 - Não se qualificou

Recorde europeu Campeonato

  • 1960 - não entrou
  • 1964 a 2008 - Não se qualificou

Estádio

Wales jogar suas partidas no Millennium Stadium, Cardiff . O estádio foi construído em 1999 no local do antigo Estádio Nacional, conhecido como Cardiff Arms Park, como o Welsh Rugby Union (WRU) tinha sido escolhido para sediar a 1999 Copa do Mundo de Rugby.

Antes de 1989 , Wales jogou seus jogos em casa nas terras de Cardiff City FC, Swansea City AFC e Wrexham FC, mas, em seguida, veio a um acordo com o WRU usar Cardiff Arms Park e, posteriormente, o Millennium Stadium.

Primeiro jogo de futebol do País de Gales, no Millennium Stadium foi contra Finlândia em 29 de março 2000 . Os finlandeses venceu a partida por 2-1, com Jari Litmanen tornando-se o primeiro jogador a marcar um gol no estádio. Ryan Giggs marcou o gol do País de Gales no jogo, tornando-se o primeiro galês para marcar no estádio.

Em temporadas recentes, um punhado de jogos em casa amigáveis foram jogados longe do Estádio Millennium em Swansea de Liberty Stadium e Wrexham de Racecourse Ground. No entanto, devido ao preço recente aumenta o estádio 72.500 capacidade só conseguiu preencher em torno de 20-40% dos assentos, levando a pedidos por alguns para o jogos de futebol para voltar ao Ninian Park e Liberty Stadium.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Wales_national_football_team&oldid=188419344 "