Conteúdo verificado

Abacá

Assuntos Relacionados: Plantas

Você sabia ...

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Abacá
Musa textilis
Classificação científica
Reino: Plantae
(Sem classificação): Angiospermas
(Sem classificação): Monocots
(Sem classificação): Comelinídeas
Ordem: Zingiberales
Família: Musaceae
Género: Musa
Espécie: M. textilis
Nome binomial
Musa textilis
Née

Abaca (pron .: / ɑː b ə k ɑː / ah-bə- KAH; do Espanhol : abacá [Aβaka]), nome binomial Musa textilis, é uma espécie de bananeira nativa das Filipinas , cultivada como cultura comercial nas Filipinas, Equador e Costa Rica. A planta é de grande importância econômica, sendo colhida por sua fibra, uma vez que geralmente chamada Cânhamo de Manila, extraída do tronco ou do pseudocaule. Em média, a planta cresce cerca de 12 pés (4 metros) de altura. A fibra foi originalmente usado para fazer fios e cordas; agora mais abacá é despolpado e usado em uma variedade de produtos de papel especializados, incluindo sacos de chá, papel de filtro e notas. É classificado como um disco de fibra, juntamente com fibra de coco, henequin e sisal.

Descrição

As folhas crescem a partir do tronco da planta, as bases das folhas formam uma bainha (cobertura) ao redor do tronco; existem cerca de 25 destes, com 5 cm de diâmetro e de 12 a 25 folhas com sobreposição pecíolos, cobrindo o caule para formar um arbusto, "false tronco" ou pseudocaule cerca de 30 a 40 cm de diâmetro. Eles crescer em sucessão, com o mais antigo crescente da parte inferior do tronco e os mais jovens, sucessivamente, a partir do topo. As bainhas de conter a fibra valiosa. As fibras grossas variar de 5 a 11½ pés (1,5 a 3,5 metros) de comprimento. Eles são compostos principalmente de celulose, lignina, e pectina.

Systematics

A planta pertence à abacá bananas família, Musaceae; assemelha-se as bananas sem sementes selvagens estreitamente relacionadas, Musa acuminata e Musa balbisiana. Seu nome científico é Musa textilis. Dentro do género Musa, ela é colocada na secção de Callimusa (agora incluindo o ex-seção Australimusa), cujos membros têm um diplóide número de cromossomos 2n = 20.

Usos

Secagem da fibra da bananeira em fazenda abaca, Costa Rica

Antes têxteis sintéticas entrou em uso, M. textilis foi uma grande fonte de fibra de alta qualidade: macia, sedosa e multa. Abaca foi cultivado pela primeira vez em grande escala em Sumatra em 1925 sob a Holandês, que tinha observado o seu cultivo nas Filipinas para cordas desde o século XIX, seguido por plantações em América Central , em 1929, patrocinado pela Departamento de Agricultura dos EUA. Plantio comercial começou em 1930 em Britânico norte de Bornéu; com o início da II Guerra Mundial, o fornecimento das Filipinas foi eliminado pelo Japonesa. Hoje, abacá é produzido comercialmente em apenas três países: Filipinas, Equador e Costa Rica. Os rendimentos são mais altos na Costa Rica, mas a indústria é novo e plantou área plantada limitado. As Filipinas produz 85% de abacá do mundo, ea produção emprega 1,5 milhões de pessoas. Os rendimentos anuais têm sofrido com o aumento da prevalência de agentes patogénicos das culturas.

Mats de fibras tecidas Abaca das Filipinas

A maioria abacá fibra é despolpado e transformados em papel especial usado em sacos de chá, sacos de vácuo, moeda, e muito mais. Ele pode ser usado para fazer artesanato, como bolsas, tapetes, roupas e móveis. Abaca corda é muito durável, flexível e resistente a danos de água salgada, o que permite a sua utilização em amarras, as linhas do navio e redes de pesca. Fibra Abaca uma vez foi utilizado principalmente para a corda, mas esta aplicação agora é de menor importância. Lupis é a melhor qualidade de abacá. Sinamay é tecida principalmente de abacá.

Cultivo

A planta é normalmente cultivada em bem drenados solo argiloso, usando pedaços de raiz maduro plantada no início da estação chuvosa. Growers colher Abaca campos a cada três a oito meses, após um período inicial de crescimento de 12-25 meses e uma vida útil total de cerca de 10 anos. Colheita geralmente inclui ter várias operações relativas às bainhas de folhas:

  • tuxying (separação da bainha primária e secundária)
  • decapagem (ficando as fibras)
  • secagem (geralmente seguindo a tradição de secagem ao sol).

Na Costa Rica, mais modernas técnicas de colheita e secagem estão sendo desenvolvidos para acomodar os rendimentos muito elevados obtidos lá.

Pathogens

Abaca é vulnerável a uma série de agentes patogénicos, nomeadamente abaca bunchy top virus e abaca bract vírus do mosaico.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Abacá&oldid=543968297 "