Conteúdo verificado

Filipinas

Assuntos Relacionados: Ásia ; países asiáticos

Informações de fundo

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

República das Filipinas
Ng Pilipinas de Republika
Bandeira Brasão
Lema:
" Maka-Diyos, Maka-Tao, Makakalikasan em Makabansa "
"Porque Deus, Pessoas, Natureza, and Country"
Anthem: Lupang Hinirang
Escolhido Terra
Capital Manila
14 ° 35'N 121 ° 0'E
A maior cidade Quezon City
Línguas oficiais
Línguas regionais reconhecidas
Idiomas opcionais um
Demonym Filipino
Governo Unitário presidencial república constitucional
- Presidente Benigno Aquino III
- Vice-Presidente Jejomar Binay
- O presidente do Senado Juan Ponce Enrile
- Presidente da Câmara Feliciano Belmonte, Jr.
- Chefe de Justiça Maria Lourdes Sereno
Legislatura Congresso
- Casa de cima Senado
- Lower casa Câmara dos Deputados
Independência da Espanha b eo Estados Unidos
- Estabelecido 27 de abril de 1565
- Declarado 12 de junho de 1898
- Governo autônomo 24 de março de 1934
- Reconhecido 04 de julho de 1946
- Constituição atual 02 de fevereiro de 1987
Área
- Terra 300,000 km 2 ( 73)
115.831 sq mi
- Água (%) 0.61 (águas interiores)
População
- Censo 2010 92337852
- Densidade 308,0 / km 2 ( 43)
797,2 mi / sq
PIB ( PPP) 2012 estimativa
- Total $ 416.721.000.000
- Per capita 4.263 dólares
PIB (nominal) 2012 estimativa
- Total $ 240.664.000.000
- Per capita 2,462 dólares
Gini (2006) 45,8
· meio 44
HDI (2011) Aumentar 0,644
· meio 112th
Moeda Peso (Filipino: piso) (₱) ( PHP )
Fuso horário PST ( UTC + 8)
- Summer ( DST) não observada ( UTC + 8)
Unidades no direito
Chamando código +63
Código ISO 3166 PH
TLD Internet .ph
um. ^ A A constituição de 1987 Philippine especifica ", espanhol e árabe deve ser promovida de forma voluntária e opcional."
b. ^ B revolucionários filipinos declarou sua independência da Espanha em 12 de Junho de 1898, mas a reivindicação espanhola de soberania foi aprovada a partir de Espanha para os Estados Unidos no Tratado de Paris. Isto levou à Guerra Filipino-Americana.

As Filipinas ( / f ɪ l ɨ p Eu n z /; FI -lə-peenz; Filipino: Pilipinas [ˌpɪlɪpinɐs]), oficialmente conhecido como a República das Filipinas ( Filipino: ng Pilipinas de Republika), é uma Estado soberano em Sudeste da Ásia, no oeste do Oceano Pacífico. A seu norte do outro lado da Estreito de Luzon reside Taiwan . Oeste através do Mar do Sul da China senta Vietnã . O Sulu mar a sudoeste situa-se entre o país ea ilha de Borneo, e ao sul do Mar das Celebes separa de outras ilhas da Indonésia . É delimitada a leste pela Mar das Filipinas. A sua localização na Anel de Fogo do Pacífico e seu clima tropical fazer as Filipinas propensa a terremotos e tufões, mas têm também dotou o país de recursos naturais e fez dele um do mundo de países megadiversos. Cobrindo quase trezentos mil quilômetros quadrados (mais de 115.000 sq mi) torna a 73 maior nação independente e um arquipélago composto 7.107 ilhas, as Filipinas é classificado amplamente em três principais divisões geográficas: Luzon, Visayas e Mindanao. Sua capital é Manila .

Com uma população de mais de 92 milhões de pessoas, as Filipinas são o sétimo país mais povoado da Ásia e da 12º país mais populoso do mundo. Um adicional de 12 milhões Filipinos vivem no exterior. Múltiplo etnias e culturas são encontrados em todas as ilhas. Em tempos pré-históricos, Negritos foram alguns dos primeiros habitantes do arquipélago. Eles foram seguidos por ondas sucessivas de Austronésios que trouxeram com eles a partir de influências Malay, Hindu e islâmicos sociedades. Assim, o estabelecimento de vários polities seja governado por Datus, Rajás, Sultans ou Lakans. Comércio e subsequente liquidação chinês também introduziu Elementos culturais chineses que permanecem até hoje.

A chegada de Fernão de Magalhães em 1521 marcou o início de uma era de interesse espanhol e eventual colonização. Em 1543, o explorador espanhol Ruy López de Villalobos chamado arquipélago Las Islas Filipinas em honra de Filipe II de Espanha. O império espanhol começou a estabelecer-se com a chegada de Miguel López de Legazpi de Nova Espanha (atual-México), em 1565, que estabeleceu o primeiro assentamento espanhol no arquipélago, que permaneceu um espanhol colônia por mais de 300 anos. Durante este tempo, Manila tornou-se o cubo do asiática Manila-Acapulco galeão frota.

À medida que o século 19 deu lugar à 20, seguiu-se em rápida sucessão a Revolução das Filipinas, que gerou o de curta duração Primeira República das Filipinas; o Guerra Hispano-Americana; e o Guerra Filipino-Americana. Na sequência, o Estados Unidos emergiram como a potência dominante; além do período de Ocupação japonesa, o Estados Unidos manteve a soberania sobre as ilhas. Após a Segunda Guerra Mundial , o Tratado de Manila estabeleceu a República das Filipinas como uma nação independente. Desde então, as Filipinas já teve uma experiência muitas vezes tumultuado com a democracia , com o popular " poder popular "movimentos derrubada uma ditadura em um exemplo, mas também sublinhando as fraquezas institucionais da sua república constitucional em outros.

Etimologia

O nome é derivado de Filipinas que de rei Filipe II de Espanha . Explorador espanhol Ruy López de Villalobos durante sua expedição em 1542 nomeou as ilhas de Leyte e Samar Felipinas após o então Príncipe das Astúrias. Eventualmente o nome Las Islas Filipinas seria usado para cobrir todas as ilhas do arquipélago. Antes que se tornou banal, outros nomes, como Islas del Poniente (Ilhas do Ocidente) eo nome do Magellan para as ilhas San Lázaro também foram usadas pelos espanhóis para se referir às ilhas.

O nome oficial das Filipinas mudou várias vezes no curso da história do país. Durante o Revolução das Filipinas, o Congresso Malolos proclamou o estabelecimento da República Filipina ou o República das Filipinas. A partir do período do Guerra Hispano-Americana e do Guerra Filipino-Americana até o Período Commonwealth, autoridades coloniais americanas que se refere ao país como as Filipinas, uma tradução do nome espanhol. Durante o período americana, o nome Filipinas começaram a aparecer e desde então se tornou o nome comum do país. Desde a independência, o nome oficial do país tem sido a República das Filipinas.

História

Uma beira elaborada enquadra um ilustração de comprimento total seria de associar-se com um manuscrito de um homem e uma mulher. O homem de pele escura vestida de túnica vermelha, calções, e bandana e vestindo uma corrente de ouro está olhando agradavelmente por cima do ombro na direção da mulher justo que, vestida com um vestido franjado-ouro escuro que cobre o comprimento de seu corpo, exceto os pés descalços, tem as dicas mais fracas de um sorriso.
Uma página do Boxer Codex. A Tagalog do casal Maginoo casta representado no século 16 Boxer Codex.

O metatarso Callao Homem é relatado para ter sido datados de forma confiável por urânio série de encontros para 67.000 anos atrás substituindo assim o Homem de Tabon Palawan, a cerca de 24.000 anos atrás, como os mais antigos restos humanos encontrados no arquipélago carbono-datado. Negritos estavam entre primeiros habitantes do arquipélago, mas sua aparência nas Filipinas não tem sido datado de forma fiável. Existem várias teorias opostas sobre as origens do antigo filipinos. F. Landa Jocano teoriza que os ancestrais dos filipinos evoluiu localmente. Wilhelm Solheim de Ilha Teoria Origem postula que o povoamento do arquipélago transpirou através das redes comerciais originários da antediluviano Sundaland área em torno 48000-5000 aC, em vez de pela migração em larga escala. O Estados Teoria Expansão austronésios que Malaio-polinésios provenientes de Taiwan começaram a migrar para as Filipinas por volta de 4000 aC, deslocando chegadas mais cedo. Seja qual for o caso, em 1000 aC os habitantes do arquipélago havia desenvolvido em quatro tipos de grupos sociais: caçador de coleta de tribos, sociedades guerreiras, plutocracias mesquinhas, e principados porto marítimo-centrada.

O comércio entre os povos-oriented marítimos e outros países asiáticos durante o período subsequente trouxe influências do hinduísmo , budismo , e Islam . Durante este tempo não havia estado político unificador abrangendo todo o arquipélago filipino. Em vez disso, as ilhas foram divididas entre concorrentes thalassocracies governado por vários datus, rajahs, ou sultões . Estes thalassocracies foram compostas de autônomo barangays que eram independentes ou aliado com nações maiores. Entre eles estavam os reinos Maynila, Namayan, e Tondo, o confederação de Madyaas, o estado de Ma-i, os rajahnates de Butuan e Cebu, e os sultanatos de Maguindanao e Sulu. Algumas dessas sociedades eram parte dos impérios Malayan de Srivijaya, Majapahit, e Brunei . Islam foi trazido para as Filipinas por comerciantes e proselitistas da Malásia e Indonésia. Por volta do século 15, o Islã foi estabelecido no Sulu Archipelago e por 1565 tinha alcançado Mindanao, a Visayas e Luzon.

Em 1521, Português explorador Fernão de Magalhães chegou nas Filipinas e reivindicou as ilhas para a Espanha. A colonização começou quando explorador espanhol Miguel López de Legazpi chegou do México em 1565 e formou os primeiros assentamentos europeus em Cebu. Em 1571, depois de lidar com o local, famílias reais na sequência do Tondo Conspiracy e derrotar o senhor da guerra pirata chinês Limahong, o espanhol estabeleceu Manila como a capital do Espanhol Índias Orientais.

Domínio espanhol contribuiu significativamente para trazer unidade política para o arquipélago. A partir de 1565-1821, nas Filipinas, foi governado como um território da Vice-Reino da Nova Espanha e, em seguida, foi administrado diretamente de Madrid após a Guerra da Independência do México. O Galeões Manila Manila ligando para Acapulco viajou uma vez ou duas vezes por ano, entre os séculos 16 e 19. Trade introduziu alimentos como milho , tomates, batatas , pimentas, e abacaxis das Américas. católicos missionários converteu a maioria dos habitantes das terras baixas para o cristianismo e fundou escolas, uma universidade e hospitais. Embora um decreto espanhol introduziu o ensino público gratuito, em 1863, os esforços na educação pública de massa veio principalmente a ser concretizadas durante o período americano.

Durante seu governo, o espanhol lutou contra vários revoltas indígenas e coloniais vários desafios externos de piratas chineses, os holandeses e os Português. Em uma extensão dos combates da Guerra dos Sete Anos, As forças britânicas ocupou Manila a partir de 1762 a 1764. Eles descobriram aliados locais como Diego e Gabriela Silang que aproveitou a oportunidade para liderar uma revolta, mas o domínio espanhol foi finalmente restaurada após a 1763 Tratado de Paris.

No século 19, as portas das Filipinas foram abertos ao comércio mundial e as mudanças estavam ocorrendo dentro da sociedade filipina. Muitos espanhóis nascidos nas Filipinas ( criollos) e os de ascendência mistos ( mestiços ) se tornou rico. O afluxo de colonos espanhóis e latinos secularizadas igrejas e abriram posições do governo tradicionalmente detidas pelos espanhóis nascidos no Península Ibérica ( peninsulares). Os ideais da revolução também começou a se espalhar através das ilhas. Criollo insatisfação resultou na revolta em Cavite El Viejo, em 1872, que foi um precursor da revolução filipino.

José Rizal, Marcelo del Pilar, e Mariano Ponce: líderes do Movimento Propaganda
Manila em ruínas em 1945

Sentimentos revolucionários foram estocados em 1872 depois de três padres - Mariano Gómez, José Burgos, e Jacinto Zamora (conhecidos coletivamente como Gomburza) - foram acusados de sedição por parte das autoridades coloniais e executado. Isso iria inspirar uma movimento propaganda na Espanha, organizada pela Marcelo H. del Pilar, José Rizal, e Mariano Ponce, fazendo lobby para reformas políticas nas Filipinas. Rizal acabou sendo executado em 30 de dezembro de 1896, sob a acusação de rebelião. Como as tentativas de reforma foram reunião com a resistência, Andrés Bonifacio em 1892 estabeleceu a sociedade secreta chamada Katipunan, uma sociedade ao longo das linhas do maçons, que procurou a independência da Espanha através de uma revolta armada. Bonifacio ea Katipunan começou a Revolução filipino em 1896. A facção do Katipunan, o Magdalo de Província de Cavite, finalmente, veio para desafiar a posição de Bonifacio como o líder da revolução e Emilio Aguinaldo assumiu. Em 1898, o Guerra Hispano-Americana começou em Cuba e atingiu as Filipinas. Aguinaldo declarou a independência Philippine da Espanha em kawit em 12 de junho de 1898 eo Primeira República das Filipinas foi estabelecido no ano seguinte. Enquanto isso, as ilhas foram cedidas pela Espanha para os Estados Unidos por US $ 20 milhões na 1898 Tratado de Paris. Como tornou-se cada vez mais claro que os EUA não reconheceriam a Primeira República das Filipinas, o Filipino-americana da guerra eclodiu. Ela terminou com o controle americano sobre as ilhas que foram depois administrados como um área insular.

Em 1935, as Filipinas foram concedidos Status da Commonwealth. Planos para a independência durante a próxima década foram interrompidos por II Guerra Mundial , quando o Império Japonês invadiu e estabeleceu um governo fantoche. Atrocidades e muitos crimes de guerra foram cometidos durante a guerra, como a Bataan Death March eo Manila massacre que culminou durante o Batalha de Manila. As tropas aliadas derrotou os japoneses em 1945. Até o final da guerra, estima-se mais de um milhão de filipinos morreram.

Em 4 de julho de 1946, as Filipinas atingiu sua independência. Imediatamente após a II Guerra Mundial, as Filipinas enfrentou uma série de desafios. O país teve de ser reconstruída a partir dos estragos da guerra. Ele também teve que entrar em acordo com colaboradores japoneses. Restos Enquanto isso, descontentes do Hukbalahap exército rebelde comunista que já tinha lutado contra os japoneses e resistiu continuou a vagar pela rural regiões. Esta ameaça para o governo foi tratado pelo Secretário de Defesa Nacional e mais tarde Presidente Ramon Magsaysay, mas casos esporádicos de insurgência comunista continuou a incendiar-se muito tempo depois. Em 1965, Ferdinand Marcos foi eleito presidente. Chegando ao fim de seu segundo mandato e constitucionalmente impedido de buscar um terceiro, declarou a lei marcial em 21 de setembro de 1972. Ao usar divisões políticas, a tensão da Guerra Fria , eo fantasma da rebelião comunista ea insurgência islâmica como justificativas, ele governado por decreto.

Emilio Aguinaldo, o primeiro presidente das Filipinas (à esquerda) com Manuel L. Quezon, o primeiro presidente da Commonwealth das Filipinas

Em 21 de agosto de 1983 o líder da oposição rival cacique Marcos ' Benigno "Ninoy" Aquino Jr., ignorou os avisos e retornou do exílio nos Estados Unidos. Ele foi assassinado quando ele foi retirado do avião no Aeroporto Internacional de Manila (agora chamado de Ninoy Aquino International Airport em sua memória). Com a construção de pressão política, Marcos eventualmente chamado para agarrar eleições presidenciais em 1986. Corazon Aquino, viúva de Benigno, foi convencido a se tornar o candidato presidencial e porta-estandarte da oposição. As eleições foram amplamente considerada fraudada quando Marcos foi proclamado o vencedor. Isto levou à Pessoas Revolução Poder, instigada quando dois aliados de longa data Marcos - Forças Armadas da Vice Filipinas Chefe do Estado-Maior Fidel V. Ramos eo Secretário de Defesa Nacional Juan Ponce Enrile - demitiu-se e barricaram-se em Acampamento Aguinaldo e Acampamento Crame. Exortados pelo Cardeal Arcebispo de Manila Jaime Sin, as pessoas se reuniram em apoio dos líderes rebeldes e protestaram em Epifanio de los Santos Avenue (EDSA). Diante de protestos em massa e deserções militares, Marcos e seus aliados fugiram para Havaí e para o exílio. Corazon Aquino foi reconhecido como presidente.

O retorno da democracia eo Estado de reformas após os acontecimentos de 1986 foram prejudicadas pela dívida nacional, corrupção do governo, tentativas de golpe, uma persistente insurgência comunista, e Separatistas islâmicos. A economia melhorou durante o governo de Fidel V. Ramos, que foi eleito presidente em 1992. No entanto, as melhorias econômicas foram negadas com o início da Crise financeira do Leste Asiático em 1997. Em 2001, em meio a acusações de corrupção e um processo de impeachment parado, sucessor Ramos ' Joseph Estrada foi destituído da presidência pelo 2001 EDSA Revolution e substituído por Gloria Macapagal-Arroyo. Sua administração que durou nove anos foi amarrado com suborno e corrupção e numerosos escândalos políticos. Como resultado do Maio eleições de 2010, Benigno "Noynoy" Aquino III foi eleito presidente.

Política e governo

Benigno S. Aquino III, o atual presidente e 15 da República das Filipinas

As Filipinas têm um governo democrático. É uma república constitucional com um sistema presidencial. É governada como uma estado unitário com a excepção de a Região Autônoma Muçulmana de Mindanao, que é em grande parte livre do governo nacional. O Funções de presidente como ambos chefe de Estado e chefe de governo e é a comandante-em-chefe da forças armadas. O presidente é eleito por voto popular para um único mandato de seis anos, durante os quais ele ou ela nomeia e preside a gabinete.

O bicameral Congresso é composto pelo Senado, servindo como Câmara Alta, com membros eleitos para um mandato de seis anos, eo Câmara dos Representantes, servindo como câmara baixa, com membros eleitos para um mandato de três anos. Os senadores são eleitos em geral, enquanto os representantes são eleitos de ambos distritos legislativos e através da representação setorial.

O o poder judicial é exercido pelo Supremo Tribunal de Justiça, composto por um Chefe de Justiça como seu presidente e quatorze juízes associados, os quais são nomeados pelo Presidente da candidaturas apresentadas pelo Judicial e Conselho da Ordem.

Houve tentativas de mudar o governo para um federal, unicameral, ou governo parlamentar desde a administração Ramos.

Segurança e defesa

Defesa Philippine é tratado pelas Forças Armadas das Filipinas e é composto de três ramos: o Força Aérea, a Exército, eo Marinho (incluindo o Corpo de Fuzileiros Navais). Segurança civil é tratada pelo Philippine Polícia Nacional no âmbito do Departamento do Interior e Governo Local (DILG).

No Região Autônoma Muçulmana de Mindanao, a maior organização separatista, o Frente Moro de Libertação Nacional, está agora a envolver o governo politicamente. Outros grupos mais militantes, como o Frente Moro de Libertação Islâmica, o comunista Novo Exército do Povo, ea Abu Sayyaf ainda vagam pela províncias, mas sua presença tem diminuído nos últimos anos devido à segurança sucesso fornecido pelo governo filipino.

As Filipinas tem sido um aliado dos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial. A tratado de defesa mútua entre os dois países foi assinado em 1951. As Filipinas apoiou as políticas americanas durante a Guerra Fria e participou na Coreano e Vietnã guerras. Era um membro do agora dissolvido SEATO, um grupo que foi planejado para servir um papel semelhante ao da NATO e que incluiu Austrália , França , Nova Zelândia , Paquistão , Tailândia , o Reino Unido , e os Estados Unidos. Depois do início da guerra contra o terror , as Filipinas era parte da coligação que deu apoio aos Estados Unidos no Iraque. Os Estados Unidos designou o país um aliado não-OTAN principal. As Filipinas está atualmente trabalhando para acabar com a sua doméstica insurgência com a ajuda dos Estados Unidos.

Relações internacionais

A embaixada das Filipinas, em Washington DC , Estados Unidos .

Relações internacionais das Filipinas são baseados no comércio com outras nações e para o bem-estar dos 11 milhões Filipinos no exterior vivem fora do país. Como fundador e membro ativo das Nações Unidas , nas Filipinas, foi eleito várias vezes no Conselho de Segurança . Carlos P. Romulo era um ex-Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas . O país é um participante ativo no Conselho de Direitos Humanos, bem como na manutenção da paz missões, particularmente em Timor Leste.

Além de membro das Nações Unidas, o país também é fundador e membro ativo da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), uma organização destinada a reforçar as relações e promover o crescimento econômico e cultural entre os Estados da região do Sudeste Asiático. Ele já recebeu vários cimeiras e é um contribuinte ativo para a direção e políticas do bloco. As relações que actualmente mantém com outro Estados do Sudeste Asiático estão em contraste com suas relações com eles antes dos anos 1970, quando ele era um dos aliados das Forças dos EUA contra, com então o Vietnã do Norte e foi fortemente litigante Sabah com a Malásia ; embora, as divergências continuam a existir devido à Ilhas Spratly.

As Filipinas valoriza as suas relações com o Estados Unidos . Ele apoiou os Estados Unidos durante a Guerra Fria ea Guerra contra o Terror e é um aliado não-OTAN principal. Apesar desta história de boa vontade, controvérsias relacionadas com a presença do agora ex- Bases militares dos EUA em Subic Bay e Clark e o actual Visitando Forças Acordo tenham queimado acima do tempo ao tempo. Japão , o maior contribuinte de assistência oficial ao desenvolvimento para o país, é pensado como um amigo. Embora tensões históricas ainda existem em questões como a situação dos mulheres de conforto, grande parte da animosidade inspirado por memórias da Segunda Guerra Mundial ter desaparecido.

Relações com outras nações são geralmente positivas. Partilha de valores democráticos relações facilidade com países ocidentais e europeus, enquanto preocupações econômicas semelhantes ajudar nas relações com outros países em desenvolvimento. Laços históricos e semelhanças culturais também servir como uma ponte nas relações com Espanha e América Latina . Apesar de questões como a violência doméstica e da guerra que afeta os trabalhadores e os obstáculos colocados pelos filipinos no exterior insurgência islâmica em Mindanao, as relações com a do Oriente Médio países (incluindo Egito , Irã , Iraque , Líbia , Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos ) são simpáticos como visto no trabalho contínuo de mais de dois milhões de filipinos no exterior que vivem lá.

Com o comunismo já não é a ameaça era uma vez, uma vez que as relações hostis na década de 1950 entre as Filipinas e os da República Popular da China têm melhorado muito. Questões envolvendo Taiwan, as ilhas Spratly, e as preocupações de expandir a influência chinesa, no entanto, ainda incentivar um grau de cuidado. Política externa recente tem sido principalmente sobre as relações económicas com os países vizinhos do Sudeste da Ásia e Ásia-Pacífico.

As Filipinas é um membro ativo da Cúpula do Leste Asiático (EAS), o Ásia-Pacífico de Cooperação Econômica (Apec), a União Latina, a Grupo de 24, e o Movimento Não-Alinhado. Ele também pretende reforçar as relações com os países islâmicos fazendo campanha para o estatuto de observador no Organização de Cooperação Islâmica.

Divisões administrativas

As Filipinas é dividido em três grupos de ilhas: Luzon, Visayas e Mindanao. Em março de 2010, estes foram divididos em 17 regiões, 80 províncias, 138 cidades, 1496 municípios e 42.025 barangays. Além disso, Seção 2 da Lei da República No. 5446 afirma que a definição do mar territorial em torno do arquipélago das Filipinas não afeta a reivindicação sobre Sabah.

Um mapa clicável das Filipinas exibindo suas 17 regiões e 80 províncias.
South China SeaSouth China SeaMalaysiaNegros OrientalUm mapa clicável das Filipinas exibindo suas 17 regiões e 80 províncias.
Sobre esta imagem


Região Designação Centro Regional
Ilocos Region Região I San Fernando, La Union
Cagayan Valley Região II Tuguegarao, Cagayan
Central Luzon Região III San Fernando, Pampanga
CALABARZON Região IV-A Calamba, Laguna
MIMAROPA Região IV-B Calapan, Oriental Mindoro
Bicol Region Região V Legazpi, Albay
Visayas Ocidentais Região VI Iloilo City
Visayas Central Região VII Cebu City
Visayas Oriental Região VIII Tacloban City
Zamboanga Peninsula Região IX Pagadian
Northern Mindanao Região X Cagayan de Oro
Davao Region Região XI Davao City
SOCCSKSARGEN Região XII Koronadal, South Cotabato
Caraga Região XIII Butuan
Região Autônoma Muçulmana de Mindanao ARMM Cotabato City
Cordillera Região Administrativa CAR Baguio
National Capital Region NCR Manila

Geografia

As Filipinas são um arquipélago de 7.107 ilhas, com uma área total de terra, incluindo os organismos subterrâneos de água, de aproximadamente 300.000 quilômetros quadrados (120.000 MI quadrado). Seus 36.289 quilômetros (22.549 mi) de litoral torna o país com o quinto mais longo litoral no mundo. Ele está localizado entre 116 ° 40 ', e 126 ° 34' de longitude E. e 4 ° 40 'e 21 ° 10' de latitude N. e faz fronteira com o Mar das Filipinas a leste, o Mar do Sul da China , a oeste, eo Mar das Celebes, ao sul. A ilha de Borneo está localizado a poucas centenas de quilômetros a sudoeste e Taiwan situa-se ao norte. O Molucas e Sulawesi estão localizados ao sul-sudoeste e Palau está localizado ao leste das ilhas.

A maioria das ilhas montanhosas estão cobertas de floresta tropical e de origem vulcânica. A montanha mais alta é Mount Apo. Mede até 2.954 metros (9.692 pés) acima do nível do mar e está localizado na ilha de Mindanao. A Profundidade Galathea no Philippine Trench é o ponto mais profundo do país eo terceiro mais profundo do mundo. A trincheira está localizado no Mar das Filipinas. O rio mais longo é o Rio Cagayan no norte de Luzon. Manila Bay, em cima da costa do que a capital de Manila reside, está ligado a Laguna de Bay, o maior lago nas Filipinas, pela Rio Pasig. Subic Bay, a Davao do Golfo, ea Moro Golfo são outras baías importantes. O San Juanico Strait separa as ilhas de Samar e Leyte mas é atravessada pela San Juanico Bridge.

Ifugao / Igorot utilizado terraço agricultura para o cultivo nas regiões montanhosas íngremes de norte das Filipinas.

Situado nas margens ocidentais do Anel de Fogo do Pacífico, Filipinas experimenta atividade sísmica e vulcânica freqüente. O Benham Plateau para o leste no Mar das Filipinas é uma região submarina ativa na tectônica subducção. Cerca de 20 terremotos são registrados diariamente, embora a maioria são fracos demais para ser sentida. O último grande terremoto foi o 1990 terremoto Luzon. Há muitos vulcões activos, tais como o Vulcão Mayon, o Monte Pinatubo , e Vulcão Taal. A erupção do Monte Pinatubo em junho de 1991 produziu a segunda maior erupção terrestre do século 20. Nem todas as características geográficos notáveis são tão violento ou destrutivo. Um legado mais sereno dos distúrbios geológicos é a Puerto Princesa Subterranean River, a área representa um habitat para a conservação da biodiversidade, o site também contém um ecossistema completo de montanha-to-the-mar e tem algumas das florestas mais importantes na Ásia . As praias de areia branca que fazem Boracay uma escapadela de férias populares são feitos de restos de corais.

Devido ao vulcânica natureza das ilhas, os depósitos minerais são abundantes. O país é estimada para ter os depósitos de ouro segunda maior depois da África do Sul e um dos maiores depósitos de cobre do mundo. Além disso, é rica em níquel, cromite, e zinco. Apesar disso, a má gestão, de alta densidade populacional, e consciência ambiental resultaram nestes recursos minerais restante largamente inexplorado. A energia geotérmica, no entanto, é outro produto da atividade vulcânica que o país tem aproveitado com mais sucesso. As Filipinas são o segundo maior produtor geotérmica do mundo, atrás do Estados Unidos , com 18% das necessidades de eletricidade do país sendo atendidas por energia geotérmica.

Flora e fauna

Florestas tropicais das Filipinas e seus extensos litorais fazer isso em casa a uma grande variedade de pássaros, plantas, animais e criaturas do mar. É um dos dez mais biologicamente países megadiversos e está em ou perto do topo em termos de biodiversidade por unidade de área. Cerca de 1.100 espécies de vertebrados terrestres podem ser encontrados nas Filipinas, incluindo mais de 100 espécies de mamíferos e 170 espécies de aves não pensado para existir em outro lugar. Espécies endêmicas incluem a tamaraw de Mindoro, o Visayan cervos manchados, as Cervos filipinos do rato, o Visayan porco warty, o Lemur de vôo filipino, e várias espécies de morcegos . As Filipinas têm uma das mais altas taxas de descoberta do mundo, com dezesseis novas espécies de mamíferos descobertos nos últimos dez anos. Devido a isso, a taxa de endemismo para as Filipinas tem aumentado e provavelmente continuará a subir.

Tarsier filipino (Tarsius syrichta), um dos menores primatas.

O Filipinas carece grandes predadores, com a excepção de , tais como cobras pitões e cobras , crocodilos de água salgada e aves de rapina , como o ave nacional, conhecido como o Philippine Eagle, que os cientistas sugerem que a maior águia do mundo. O maior crocodilo em cativeiro foi capturado no sul da ilha de Mindanao. Outros animais nativos incluem a palm civet gato, o dugongos, ea Tarsier filipino relacionado com Bohol. Com uma estimativa de 13.500 espécies de plantas no país, 3.200 dos quais são exclusivos para as ilhas, filipinos florestas tropicais apresentam uma variedade de flora, incluindo muitos tipos raros de orquídeas e rafflesia. O Narra é considerado como o tipo mais importante de hardwood.

Filipino águas marítimas abranger tanto quanto 2,2 milhões de quilômetros quadrados (850.000 milhas quadradas) que produzem vida única e diversificada marinha e é uma parte importante do Triângulo de Coral. Existem 2.400 espécies de peixes e mais de 500 espécies de corais. O Apo Reef é o maior sistema de recifes de coral contígua do país ea segunda maior no mundo. Águas filipinas também sustentar o cultivo de pérolas, caranguejos e algas.

O desmatamento, muitas vezes o resultado de extração ilegal de madeira, é um problema grave nas Filipinas. A cobertura florestal diminuiu de 70% da área terrestre total do país em 1900 para cerca de 18,3% em 1999. Muitas espécies são ameaçadas de extinção e os cientistas dizem que Sudeste da Ásia, que as Filipinas faz parte, enfrenta uma taxa de extinção catastrófica de 20% até o final do século 20. Conforme Conservation International, "o país é um dos poucos países que é, em sua totalidade, tanto um hotspot e um país megadiversidade, colocando-o entre os melhores hotspots prioritárias para a conservação global."

Clima

Tufão Megi sobre as Filipinas

As Filipinas têm um marítima tropical clima , e é geralmente quente e úmido. Há três estações: tag-init ou tag-araw, a estação seca quente ou verão de março a maio; tag-ulan, a estação chuvosa, de junho a novembro; e tag-lamig, a estação seca fria de dezembro a fevereiro. O sudoeste monção (de maio a outubro) é conhecido como o Habagat, e os ventos secos da monção nordeste (de novembro a abril), o Amihan. As temperaturas variam geralmente de 21 ° C (70 ° F) a 32 ° C (90 ° F), embora possa obter mais frio ou quente, dependendo da estação. O mês mais frio é janeiro; a mais quente é maio.

A temperatura média anual é de cerca de 26,6 ° C (79.88 ° F). Ao considerar a temperatura, o local em termos de latitude e longitude não é um factor significativo. Seja no extremo norte, sul, leste ou oeste do país, as temperaturas ao nível do mar tendem a ser no mesmo intervalo. Altitude geralmente tem mais impacto. A temperatura média anual de Baguio a uma altitude de 1.500 metros (4.900 pés) acima do nível do mar é de 18,3 ° C (64,9 ° F), tornando-se um destino popular durante os verões quentes. Da mesma forma, Tagaytay é um retiro favorito.

Sentada no selim cinto de tufão, na maioria das ilhas experiência chuvas torrenciais anuais e trovoadas de julho a outubro, com cerca de dezenove tufões entrar na área de responsabilidade das Filipinas em um ano típico e oito ou nove fazer a terra firme. Medidas de precipitação anual, tanto quanto 5.000 milímetros (200 polegadas) na seção costa leste montanhoso, mas inferior a 1000 milímetros (39 polegadas) de alguns dos vales abrigados. O ciclone tropical mais chuvoso conhecido por afetar o arquipélago foi o julho 1911 ciclone , que caiu mais de 1.168 milímetros (46,0 in) de precipitação dentro de um período de 24 horas em Baguio City. Bagyo é o termo local para um ciclone tropical nas Filipinas.

Economia

A economia nacional das Filipinas é o 43 maiores do mundo, com uma estimativa 2011 do produto interno bruto (nominal) de $ 224.754.000.000. Primário As exportações incluem semicondutores e produtos eletrônicos, equipamentos de transporte, peças de vestuário , de cobre , produtos petrolíferos produtos, o óleo de coco , e frutas . Principais parceiros comerciais incluem a Estados Unidos , Japão , China , Cingapura , Coréia do Sul , a Holanda , Hong Kong , Alemanha , Taiwan e Tailândia . Sua unidade de moeda é a Peso filipino (₱ ou PHP).

Makati em Metro Manila, centro financeiro do país.

A País recentemente industrializado, a economia das Filipinas foi a transição de uma baseada na agricultura para uma mais baseada em serviços e manufatura. Da força de trabalho total do país de cerca de 38,1 milhões, o agrícola sector emprega cerca de 32%, mas contribui para apenas cerca de 13,8% do PIB. O setor industrial emprega cerca de 13,7% da força de trabalho e responde por 30% do PIB.Enquanto isso, a 46,5% dos trabalhadores envolvidos no sector dos serviços são responsáveis ​​por 56,2% do PIB.

O taxa de desemprego Em julho de 2009 é de cerca de 7,6% e, devido à inflação desaceleração da economia mundial a partir de setembro 2009 lê 0,70%. As reservas internacionais brutas partir de julho de 2011 são 75.174 milhões dólares. Em 2004, a dívida pública em percentagem do PIB foi estimada em 74,2%; em 2008, 56,9%. A dívida externa bruta aumentou para 66,27 bilhões dólares. O país é um importador líquido.

Após a Segunda Guerra Mundial, o país foi por um tempo considerado como o segundo mais rico no leste da Ásia, ao lado apenas para o Japão. No entanto, na década de 1960 o seu desempenho económico começou a ser ultrapassado. A economia estagnou sob a ditadura de Ferdinand Marcos como o regime gerou má gestão económica e instabilidade política. O país sofreu com o crescimento econômico lento e crises de econômica recessão. Só na década de 1990 com um programa de liberalização econômica que a economia começar a recuperar.

O 1997 crise financeira asiática afectou a economia, resultando em um declínio persistente do valor do peso e cai na bolsa. Mas na medida em que foi afetada inicialmente não era tão grave como a de alguns de seus vizinhos asiáticos. Isto foi em grande parte devido ao conservadorismo fiscal do governo, em parte como resultado de décadas de acompanhamento e supervisão fiscal do Fundo Monetário Internacional (FMI), em comparação com o enorme gasto de seus vizinhos sobre a rápida aceleração do crescimento económico. Houve sinais de progresso desde então. Em 2004, a economia experimentou um crescimento do PIB de 6,4% e 7,1% em 2007, seu ritmo mais rápido de crescimento em três décadas. Crescimento anual do PIB per capita ainda média para o período 1966-2007 ainda está em 1,45%, em comparação com uma média de 5,96% para o Leste da Ásia e região do Pacífico como um todo e da renda diária para 45% da população das Filipinas permanece menos de 2 dólares. Apesar de desfrutar de um crescimento económico sustentado durante os anos 2000 (década), a partir de 2010, a economia do país continua a ser menores do que os dos seus vizinhos do Sudeste Asiático Indonésia, Tailândia, Malásia, Singapura e em termos de PIB e do PIB per capita (nominal).

Outras incongruências e desafios existem. A economia é fortemente dependente das remessas que ultrapassam o investimento estrangeiro direto como uma fonte de moeda estrangeira. O desenvolvimento regional é desigual com Luzon - Metro Manila em particular - ganhando a maior parte do novo crescimento económico à custa das outras regiões, embora o governo tomou medidas para distribuir o crescimento económico através da promoção de investimento em outras áreas do país. Apesar das limitações, indústrias de serviços, tais como turismo e business process outsourcing têm sido identificadas como áreas com algumas das melhores oportunidades de crescimento para o país. Goldman Sachs inclui o país em sua lista das " economias em seguida onze ". Mas China e Índia emergiram como principais concorrentes econômicos.

Goldman Sachs estima que até o ano de 2050, será amaior economia 14o no mundo.O HSBCtambém projeta a economia das Filipinas para se tornar a maior economia do mundo em 16, quinta maior economia daÁsiae da maior economia doSudeste Asiático região até 2050.

As Filipinas são um membro doBanco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, aOrganização Mundial do Comércio(OMC), oBanco Asiático de Desenvolvimento, que tem sede emMandaluyong City, oPlano de Colombo, eoG-77 entre outros grupos e instituições.

Demografia

Grupos étnicos por província

População Filipinas aumentaram 1990-2008 por cerca de 28 milhões, um crescimento de 45% nesse período de tempo. O primeiro censo oficial, nas Filipinas, foi realizado em 1877 e gravou uma população de 5.567.685. A partir de 2011, as Filipinas se tornou o país mais populoso 12ª do mundo, com uma população de mais de 94 milhões. Estima-se que metade da população reside na ilha de Luzon. A taxa de crescimento populacional entre 1995-2000 de 3,21% diminuiu para uma estimativa de 1,95% para o período de 2005 a 2010, mas continua a ser uma questão controversa. Idade média da população é de 22,7 anos, com 60,9% na faixa etária de 15 a 64 anos de idade. A expectativa de vida ao nascer é de 71,94 anos, 75,03 anos para as mulheres e 68,99 anos para os homens.

Há cerca de 11 milhões de filipinos no exterior da Filipinas. Desde a liberalização das leis de imigração dos Estados Unidos, em 1965, o número de pessoas nos Estados Unidos com ascendência filipina tem crescido substancialmente. Em 2007, havia uma estimativa de 3,1 milhões. De acordo com o United States Census Bureau, imigrantes de Filipinas feita até o segundo maior grupo depois do México, que procurou a reunificação familiar. Cerca de dois milhões de filipinos trabalham no Oriente Médio , com quase um milhão na Arábia Saudita sozinha.

Etnia

De acordo com o censo de 2000, 28,1% dos filipinos são Tagalog, Cebuano 13,1%, 9% Ilocano, 7,6% Bisaya / Binisaya, 7,5% Hiligaynon, 6% Bikol, 3,4% Waray, e 25,3% como "outros", que pode ser discriminadas ainda mais para produzir grupos não-tribais mais distintos como oMoro, oKapampangan, oPangasinense, oIbanag, eoIvatan. Há também povos indígenas como oIgorot, oLumad, oMangyan, oBajau, e astribos de Palawan.Negritos , tais como aAeta eoAti, são considerados entre os primeiros habitantes das ilhas.

Filipinos geralmente pertencem a vários grupos étnicos asiáticos classificadas lingüisticamente como parte das Austronesian ou pessoas malaio-polinésia falam. Acredita-se que milhares de anos atrás de língua Austronesian Aborígenes de Taiwan migraram para as Filipinas a partir de Taiwan, trazendo com eles o conhecimento da agricultura e mar-vela, eventualmente deslocando os grupos anteriores Negrito das ilhas. Eles foram mais tarde suplantado por chegadas de Chinês e japoneses nas ilhas do norte, e Malaios, os indianos, árabes nas ilhas do sul. Chegadas mais tarde, durante o período colonial incluir mais Japonesa, índios, espanhóis, americanos, assim como outros povos europeus. O casamento misto entre os grupos é evidente nas grandes cidades e áreas urbanas. Descendentes de tais casais mistos são conhecidos como mestiços.

As duas minorias não-indígenas mais importantes incluem os Chinês eo Espanhóis. filipinos chineses, em sua maioria descendentes de imigrantes de Fujian, China depois de 1898, o número de 2 milhões, embora haja um número estimado de 28 milhões de filipinos que têm ascendência chinesa parcial, decorrentes de migrantes chineses pré-coloniais. Enquanto isso, o número exato de espanhóis Filipinos permanece desconhecida, mas estudos genéticos extrapolada que 3,6% de todos os filipinos têm ascendência européia ocidental, provavelmente espanhol. Outras minorias significativas incluem -americanos, principalmente branco, numeração 300.000 e coreanos, numeração 96.000.

Cidades

Metro Manila é a mais populosa das doze áreas metropolitanas definidas nas Filipinas ea 11ª mais populosa do mundo. Segundo o censo de 2007, tinha uma população de 11.553.427, que compreende 13% da população nacional. Incluindo subúrbios nas províncias adjacentes ( Bulacan, Cavite, Laguna, e Rizal) da Greater Manila, a população é de cerca de 21 milhões.

Do Metro Manila produto regional bruto é estimado a partir de julho de 2009 para ser ₱ 468400000000 (a preços constantes de 1985) e é responsável por 33% do PIB do país. Em 2011, foi classificada como a mais rica 28 aglomeração urbana do mundo eo segundo no Sudeste da Ásia, de acordo com a PricewaterhouseCoopers. Cebu City no Visayas e Mindanao Davao City em são outros importantes centros urbanos.

Língua

Top cinco línguas nativas (2010)
Língua Alto-falantes em milhões
Tagalog
22
Cebuano
20
Ilokano
7.7
Hiligaynon
7
Waray-Waray
3.1

Ethnologuelista 175 línguas individuais nas Filipinas, 171 dos quais são línguas vivas enquanto 4 já não tem nenhum alto-falantes conhecidos. Eles fazem parte do Borneo-Filipinas grupo daslínguas malaio-polinésias, que é em si um ramo dafamília de língua de Austronesian.

De acordo com 1987 Philippine Constituição, Filipino e Inglês são as línguas oficiais. Filipino é uma versão padronizada do Tagalog, falada principalmente em Metro Manila e outras regiões urbanas. Ambos Filipino e Inglês são usados ​​no governo, educação, impressão, meios de transmissão, e de negócios. A Constituição designa as línguas regionais, como Bicolano, Cebuano, Ilocano, Hiligaynon, Kapampangan, Pangasinan, Tagalog, e Waray-Waray como línguas oficiais auxiliares e mandatos que espanhol e árabe serão promovidos de forma voluntária e opcional.

O Língua Chavacano, Alíngua crioula nascida do espanhol, também é falado emCavite eZamboanga.

asAklanon,Boholano,Zamboangueño,Cuyonon,Ifugao,Itbayat, Ivatan, Kalinga, Kamayo,Kankana-ey,Kinaray-a,Maguindanao,Maranao,Masbatenyo,Romblomanon,Surigaonon,Tausug,Yakan, Visayan languages are prevalent in their respective provinces.

Religião

Dominantereligião porprovíncia,o cristianismo(azul) eIslam(verde).

As Filipinas são um país secular ter uma constituição que separa o Estado ea Igreja. No entanto, mais de 90% da população são cristãos: cerca de 80% pertencem à Católica Romana Igreja, enquanto 10% pertencem a outras denominações cristãs, tais como a Iglesia ni Cristo, a Igreja Independente Filipina, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, United Igreja de Cristo nas Filipinas, e Testemunhas de Jeová. Como resultado da influência cultural espanhol, nas Filipinas é um dos dois países predominantemente católica na Ásia, sendo o outro Timor Leste .

Entre 5% e 10% da população são muçulmanos, a maioria dos quais vivem nas partes de Mindanao, Palawan, ea Sulu Archipelago - uma área conhecida como Bangsamoro ou a região Moro. Alguns migraram para áreas urbanas e rurais em diferentes partes do país. A maioria filipinos muçulmanos praticam o islamismo sunita de acordo com a escola Shafi'i. religiões tradicionais filipinos ainda são praticados por muitos grupos indígenas e tribais, muitas vezes syncretized com o cristianismo eo islamismo. O animismo, religião popular, e xamanismo continuam presentes como correntes da religião mainstream, através o albularyo , o babaylan , eo manghihilot . Budismo, Taoísmo , e religião popular chinesa, são dominantes em comunidades chinesas. Há também seguidores de Hinduísmo, Sikhismo , e judaísmo e Baha'i .

Educação

O Escritório Nacional de Estatísticas relata uma simples taxa de alfabetização de 93,4% e uma taxa de alfabetização funcional de 84,1% para 2003. A alfabetização é mais ou menos igual para homens e mulheres. Os gastos para a educação é de cerca de 2,5% do PIB. De acordo com Departamento de Educação, ou DEPED, havia 44.846 escolas de ensino fundamental e 10.384 escolas secundárias registada para o ano lectivo de 2009-2010, enquanto a Comissão de Educação Superior (CHED) enumera 2.180 instituições de ensino superior, 607 dos quais são públicos e 1.573 particulares. As aulas começam em junho e terminam em março. A maioria das faculdades e universidades seguem um calendário semestre de junho a outubro e novembro a março. Há um número de escolas estrangeiras com programas de estudo. República Lei nº 9.155 dá no âmbito da educação básica nas Filipinas e prevê o ensino fundamental obrigatório e ensino médio gratuito.

O Universidade de Santo Tomas, criada em 1611, tem a mais antigauniversidade charter existente emÁsia.

Diversas agências governamentais estão envolvidos com a educação. O Departamento de Educação cobre elementar, secundária e educação não-formal; o Educação Técnica e Skills Development Authority (TESDA) administra o treinamento de educação de nível médio pós-secundário e desenvolvimento; e da Comissão de Educação Superior (CHED) supervisiona a faculdade e pós-graduação programas e graus académicos, bem como regula padrões no ensino superior. Em 2004, madrassas foram integradas nas 16 regiões em todo o país, principalmente em áreas muçulmanas de Mindanao sob os auspícios e programa do Departamento de Educação . As universidades públicas são todas as entidades não-sectárias, e são ainda classificados como State University e Faculdade (SUC) ou faculdade local e University (LCU). SUCs são financiados pelo governo nacional, conforme determinado pelo Congresso das Filipinas. O Universidade das Filipinas é a universidade nacional das Filipinas.

Saúde

A maior parte da carga nacional de cuidados de saúde é tomado pelos prestadores de saúde privados. Em 2006, as despesas totais em saúde representou 3,8% do PIB. 67,1% dos que vieram de despesas privadas, enquanto 32,9% era do governo. Recursos externos foram responsáveis ​​por 2,9% do total. Gastos em saúde representou cerca de 6,1% dos gastos totais do governo. Per capita despesa total à taxa de câmbio média foi de 52 dólares. O orçamento da saúde nacional proposto para 2010 é ₱ 28000000000 (cerca de 597 milhões dólares) ou ₱ 310 (US $ 7) por pessoa. A participação do governo da despesa total em saúde tem vindo a diminuir de forma constante, e com mais pessoas, tem havido menos para gastar por pessoa.

Há uma estimativa de 90.370 médicos ou 1 por cada 833 pessoas, 480.910 enfermeiros, dentistas, 43.220 e 1 cama de hospital por cada 769 pessoas. A retenção de profissionais qualificados é um problema. 70% dos graduandos de enfermagem ir para o exterior para trabalhar. O país é o maior fornecedor de enfermeiros. Em 2001, havia cerca de 1.700 hospitais, dos quais cerca de 40% eram do funcionamento do governo e 60% ​​privado. doenças cardiovasculares são responsáveis ​​por mais de 25% de todas as mortes. De acordo com estimativas oficiais, 1.965 casos de vírus da imunodeficiência humana foram relatadas (HIV) em 2003, dos quais 636 tinham desenvolvido síndroma de imunodeficiência adquirida (SIDA). Outras estimativas chegam a ter 12 mil pessoas que vivem com HIV / AIDS em 2005.

Infra-estrutura

Transporte

Blue and white jeepney with a green and white bus behind it
A jeepney e um ônibus, formas comuns de transportes públicos nas Filipinas

A infra-estrutura de transporte no país é relativamente subdesenvolvida. Em parte, isso é devido ao terreno montanhoso ea geografia dispersa das ilhas, mas é também o resultado da persistente falta de investimento do governo em infra-estrutura. Em 2003, apenas 3,6% do PIB foi para o desenvolvimento de infra-estrutura que foi significativamente menor do que a de alguns de seus vizinhos. Consequentemente, embora existam 203.025 quilômetros (126.154 mi) de estradas do país, apenas cerca de 20% do total é pavimentada.

No entanto, existem muitas maneiras de dar a volta, especialmente em áreas urbanas. Ônibus, jeepneys, táxis e triciclos motorizados são comumente disponíveis nas principais cidades e vilas. Em 2007, havia cerca de 5.530.000 veículos a motor registados com o registo a aumentar a uma taxa média anual de 4,55%. Os serviços do trem são fornecidos por três principais redes ferroviárias que servem diferentes áreas de Metro Manila e partes de Luzon: a Manila Light Rail Transit sistema (LRT), o Metro Rail Transit sistema Manila (MRT), e as ferrovias nacionais Philippine (PNR).

Terminal 3 doAeroporto Internacional de Ninoy Aquino, a principal porta de entrada para o país

Como um arquipélago, viagens inter-ilhas via embarcação é muitas vezes necessário. Os portos marítimos são mais movimentados Manila, Cebu, Iloilo, Davao, Cagayan de Oro e Zamboanga. Os navios de passageiros e outros navios do mar tais como aqueles operados por Superferry, navegação de Negros, e Sulpício Lines servir Manila, com links para várias cidades e vilas. Em 2003, a 919 quilômetros (571 mi) República Strong Náutico Auto-estrada (SRNH), um conjunto integrado de segmentos de rodovias e rotas de ferry cobrindo 17 cidades foi estabelecida.

Alguns rios que atravessam áreas metropolitanas, como o rio Pasig e rio Marikina, têm ferries suburbanos com ar-condicionado. O Pasig Rio Ferry Service tem inúmeras paradas em Manila, Makati, Mandaluyong, Pasig e Marikina. Há 3.219 quilômetros (2.000 milhas) de vias navegáveis ​​interiores.

Há 85 aeroportos públicos no país, e cerca de 111 mais que são particulares. O Ninoy Aquino International Airport (NAIA) é o principal aeroporto internacional. Outros aeroportos importantes incluem o Aeroporto Clark International, Aeroporto Internacional de Mactan-Cebu, Aeroporto Internacional Francisco Bangoy e Zamboanga International Airport. Philippine Airlines, a mais antiga companhia aérea da Ásia comerciais ainda operam sob o seu nome original, e Cebu Pacific, a principal companhia aérea de baixo custo, são as principais companhias aéreas que servem a maioria dos destinos domésticos e internacionais.

Comunicações

As Filipinas têm um sofisticado setor de telefonia celular e uma alta concentração de usuários. A partir de 2008, existem cerca de 67,9 milhões de assinantes de telefones celulares nas Filipinas. Mensagens de texto é uma forma popular de comunicação e desenvolveu uma cultura de saudações rápidas e piadas transmitidas entre filipinos. Em 2007, o país enviou uma média de um bilhão de mensagens por dia. Desse número crescente de ávidos remetentes de mensagens de texto, mais de cinco milhões deles usam seus telefones celulares como carteiras virtuais, tornando-se um líder entre os países em desenvolvimento na prestação de transações financeiras através de redes celulares.

O Philippine Long Distance Telephone Company comumente conhecido como PLDT é o principal fornecedor de telecomunicações. É também a maior empresa do país. Suas subsidiárias integrais Smart Communications e Piltel, juntamente com a Globe Telecom do Grupo Ayala, BayanTel e Sun Cellular são as principais operadoras de telefonia celular no país.

Há aproximadamente 383 AM e 659 estações de rádio FM e de televisão 297 e 873 estações de televisão por cabo. As estimativas para a penetração da Internet nas Filipinas variam amplamente, variando de um mínimo de 2,5 milhões para uma alta de 24 milhões de pessoas. As redes sociais e assistir vídeos estão entre as atividades de internet mais freqüentes.

Cultura e sociedade

Instrumentos de percussão que compõem o Philippineconjunto kulintang, um exemplo de tradição musical pré-hispânica

Cultura Philippine é uma combinação de Oriental e culturas ocidentais. As Filipinas apresenta aspectos encontrados em outros asiáticos países com uma herança malaia, mas a sua cultura também apresenta uma quantidade significativa de Espanhol e influências americanas. Festas tradicionais conhecidos como barrio festas (festivais distritais) para comemorar os dias de festas de santos padroeiros são comuns. O Moriones Festival e Sinulog Festival são um casal dos mais bem conhecida. Estas celebrações comunitárias são tempos para a festa, música e dança. Algumas tradições, no entanto, estão mudando ou gradualmente sendo esquecida devido à modernização. O Bayanihan Philippine National Folk Dance Company foi elogiado por preservar muitas das várias danças folclóricas tradicionais encontrados em todo o Filipinas. Eles são famosos por suas performances icônicas de danças filipinos como a tinikling e Singkil que tanto caracterizam a utilização de confronto varas de bambu.

Barasoain Igreja emMalolos, Bulacan, onde aPrimeira República das Filipinas foi fundada.

Um dos legados hispânicos mais visíveis é a prevalência de nomes e sobrenomes espanhóis entre os filipinos. No entanto, um nome e um sobrenome espanhol não necessariamente denotam ascendência espanhola. Esta peculiaridade, único entre os povos da Ásia, veio como resultado de um decreto colonial, o edital Clavería, para a distribuição sistemática de nomes de família e implementação do sistema de nomes espanhol sobre a população. Os nomes de muitas ruas, cidades e províncias também estão em Espanhol. arquitetura espanhola deixou uma marca nas Filipinas na forma como muitas cidades foram concebidos em torno de uma praça central ou plaza mayor , mas muitos dos edifícios que ostentem a sua influência foram demolidos durante Segunda Guerra Mundial. Alguns exemplos permanecem, principalmente entre as igrejas do país, edifícios governamentais e universidades. Quatro filipinos barroco igrejas estão incluídas na lista de Património Mundial da UNESCO : a Igreja de San Agustín, em Manila, a Igreja Paoay em Ilocos Norte, a Nuestra Señora de la Asunción (Santa María) Igreja em Ilocos Sur, eo Santo Tomás de Villanueva Igreja em Iloilo. Vigan Ilocos Sur em também é conhecida por muitas casas e edifícios de estilo hispano preservados lá.

O uso comum do idioma Inglês é um exemplo do impacto sobre a sociedade americana filipino. Ele contribuiu para a aceitação e influência de pronto tendências culturais pop americanas . Essa afinidade é visto no amor de filipinos ' fast food, cinema e música . Lojas de fast food são encontrados em muitas esquinas. Baluartes globais americanos cadeia de fast food têm entrado no mercado, mas cadeias de fast food locais como Cachinhos Dourados e mais notavelmente Jollibee, a principal cadeia de fast food no país, surgiram e competir com sucesso contra os seus rivais estrangeiros. Filipinos ouvir regularmente para assistir e música e do cinema americano, asiático e europeu contemporâneo, assim como eles desfrutar Música Original Pilipino (também conhecido como OPM) e filmes locais.

Cozinha

O halo-halo é uma sobremesa feita de gelo, leite, várias frutas e sorvete.

Philippine cozinha tem evoluído ao longo de vários séculos de suas origens malaio-polinésia para se tornar uma culinária mista com muitos Hispânico, Chinês, americanos, e outras influências asiáticas que foram adaptados para ingredientes locais e palato Filipino para criar pratos distintamente filipinos. Os pratos vão desde o muito simples, como uma refeição de peixe frito com sal e arroz, para a elaborada, como as paellas e cocidos criados para festas. Pratos populares incluem lechón , adobo , sinigang , kare-kare , tapa , crispy pata , pancit , lumpia , e halo-auréola . Alguns ingredientes locais comuns usados ​​na culinária são calamondins, cocos, saba (uma espécie de ampla curto banana), mangas , milkfish e molho de peixe. Papilas gustativas filipinos tendem a favorecer sabores robustos mas a cozinha não é tão picante como as de seus vizinhos.

Ao contrário de muitos dos seus homólogos asiáticos, os filipinos não comer com pauzinhos; eles usam talheres Ocidental. No entanto, possivelmente devido ao arroz sendo o alimento básico principal ea popularidade de um grande número de guisados ​​e pratos principais com caldo em culinária filipino, o principal emparelhamento de utensílios visto na mesa de jantar o filipino é a de colher e garfo, faca e não garfo. A maneira tradicional de comer com as mãos conhecidos como Kamayan é visto com mais freqüência em áreas menos urbanizadas.

Mitologia e literatura

Baybayin, um dos vários scripts indígenas das Filipinas

Mitologia filipino tem sido transmitida principalmente através da literatura popular de tradição oral do povo filipino. Enquanto cada grupo étnico único tem suas próprias histórias e mitos para contar, hindus e espanhol influências podem, contudo, ser detectado em muitos casos. Mitologia filipino consiste principalmente de histórias da criação ou histórias sobre criaturas sobrenaturais, como o aswang , o manananggal , o diwata / engkanto , e da natureza. Algumas figuras populares de mitologias filipinos são Maria Makiling, Lam-Ang, eo Sarimanok.

Literatura Philippine compreende obras geralmente escritas em Filipino, Espanhol ou Inglês. Alguns dos mais conhecidos foram criados no século 19. Francisco Balagtas o poeta e dramaturgo que escreveu Florante em Laura é reconhecido como um escritor proeminente no idioma filipino. José Rizal escreveu os romances de Noli Me Tangere ( Touch Me Not ) e El filibusterismo ( O obstrucionismo , também conhecido como The Reign of Greed ) e é considerado um herói nacional. Sua descrição das injustiças de domínio espanhol, e sua morte por fuzilamento, inspirou outros revolucionários filipinos para buscar a independência. No século 20, entre aqueles oficialmente reconhecido como National Artists das Filipinas na literatura são NVM Gonzalez, Nick Joaquin, F. Sionil Jose, e Alejandro Roces.

Esportes

A Jogo de basquete PBA noSmart Araneta Coliseum, a maior arena do Sudeste Asiático.

Vário includingbasketball,boxing,cockfighting,volleyball,football,badminton,karate,taekwondo,billiards,ten-pinchess , and sipa. motocross, cycling, and mountaineering are also becoming popular. Basketball is played at both amateur and professional levels and is considered to be the most popular sport in the Philippines. In almost every corner of the cities, there is a basketball court.

As Filipinas tem participado nos Jogos Olímpicos de Verão desde 1924, tornando-se o primeiro país no sudeste da Ásia para competir e ganhar uma medalha. O país tinha competido em cada Jogos Olímpicos de Verão desde então, exceto quando eles participaram do boicote liderada pelos Estados Unidos dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980. As Filipinas é também o primeiro país tropical a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno .

Philippine jogos tradicionais, comoluksung baka,patintero,piko, eTumbang presoainda são jogados principalmente comojogos para crianças entre os jovens. Sungkaé um jogo de tabuleiro Philippine nativa tradicional.Os jogos de cartassão populares durante as festividades, com alguns, incluindoPusoyetong- sua, a ser utilizado como uma forma dejogo ilegal.Mahjongé jogado em algumas comunidades filipinas. O yo-yo, um brinquedo popular nas Filipinas, foi introduzido em sua forma moderna porPedro Flores com seu nome dalíngua Ilokano.

Arnis ( Eskrima ou Kali em algumas regiões) é a arte marcial nacional e do desporto. Hoje existem são disse a ser quase tantos estilos de luta filipinos como existem ilhas nas Filipinas. Em 1972, o governo filipino incluídos artes marciais filipinas para a arena de esportes nacional. O Ministério da Educação, Cultura e Esportes também incorporou-los para o currículo de educação física para o ensino médio e estudantes universitários.

Alguns filipinos reconhecidas por suas realizações incluemGuilledo Francisco,o Flash Elorde,Nonito Donaire eManny Pacquiao no boxe;Paulino Alcántara no futebol (soccer);Carlos Loyzaga,Robert Jaworski, eRamon Fernandez no basquete;Efren Reyes em bilhar;Eugene Torre no xadrez ; e Rafael Nepomuceno no boliche.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Philippines&oldid=545230365 "