Conteúdo verificado

Mar do Sul da China

Assuntos Relacionados: Geografia

Informações de fundo

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outros materiais currículo SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Mar do Sul da China
South China Sea.jpg
Um mapa de Mar da China Meridional
Nome chinês
Chinês Tradicional 南中國海
Chinês Simplificado 南中国海
Hanyu Pinyin Nán Zhongguo Hǎi
Nome Vietnamita
Vietnamita Biển Đông
Nome do Malay
Malaio Laut China Selatan
Nome Filipino
Tagalog Timog Dagat Tsina ('Dagat Luzon' para a parte de dentro das águas das Filipinas)
Nome português
Português Mar da China Meridional

O Mar do Sul da China é uma sul do mar marginal de China . É uma parte do Oceano Pacífico , abrangendo uma área de Singapura para o Estreito de Taiwan de cerca de 3.500.000 km². É um dos maiores organismos marinhos após os cinco oceanos . O minuto South China Sea Islands, coletivamente uma arquipélago, número em centenas. O mar e as suas ilhas desabitadas na sua maioria estão sujeitas a várias reivindicações concorrentes de soberania das nações vizinhas. Estas reivindicações concorrentes também se refletem na variedade de nomes usados para as ilhas e do mar.

Nomes para o mar

Por do sol no mar do Sul da China off Mui Ne aldeia na costa sudeste do Vietnã

Mar do Sul da China é o termo dominante usado em Inglês para o mar, eo nome na maioria das línguas europeias é equivalente, mas às vezes é chamado por nomes diferentes em países vizinhos, refletindo muitas vezes reivindicações históricas a hegemonia sobre o mar.

O nome em Inglês é um resultado de interesse europeu no início do mar como uma rota a partir da Europa e Sul da Ásia para as oportunidades comerciais da China . No século XVI portugueses marinheiros chamavam de Mar da China (Mare da China); mais tarde precisa diferenciá-lo de corpos de água próximos levaram a chamar-lhe Mar do Sul da China.

Na China , o nome tradicional para o mar é mar Austral (南海; Nán Hǎi). Em publicações contemporâneos chineses, é comumente chamado Mar do Sul da China (南中國海, Nán Zhongguo Hǎi), e este nome é usado frequentemente em mapas no idioma Inglês publicado pela China.

No Vietnã , ele é chamado de Mar do Leste (Biển Đông); esse nome é por vezes utilizado por cartógrafos vietnamitas em publicações de língua estrangeira.

A parte do Mar do Sul da China nas águas territoriais das Filipinas muitas vezes é dado o nome de "Luzon Sea" (Dagat Luzon) em mapas publicados no país, depois da grande ilha filipina de Luzon. No entanto, o nome de "Mar da China Meridional" (Timog Dagat Tsina) ainda é o nome aceito para o mar inteiro nas Filipinas.

No Sudeste Asiático, que já foi chamado de o Champa Mar ou Mar de Cham, após o reino marítima que floresceu antes do século XVI.

Geografia

O Organização Hidrográfica Internacional define o mar como alongamento em uma sudoeste de direção nordeste, cuja fronteira sul é de 3 graus de latitude Sul entre o Sul de Sumatra e Kalimantan ( Karimata Estreito), e cujo norte é a fronteira Estreito de Taiwan a partir da ponta norte de Taiwan para o Costa de Fujian, China continental. O Golfo da Tailândia cobre a parte ocidental do Mar da China Meridional.

O mar encontra-se acima de um afogado plataforma continental; durante as últimas eras glaciais do nível do mar global foi de centenas de metros abaixo, e Borneo foi parte do continente asiático.

Estados e territórios com fronteiras no mar (no sentido horário do norte) incluem: a China continental, Macau , Hong Kong , Taiwan , as Filipinas , Malásia , Brunei , Indonésia , Cingapura , Tailândia , Camboja e Vietnã .

Os principais rios que correm para o Mar da China do Sul incluem o Pérola, Min, Jiulong, Vermelho, Mekong , Rajang, Pahang, e Pasig Rivers.

Geologia

O Mar do Sul da China abriu depois de cerca de 45 milhões anos atrás , quando o Grounds perigosas foram passivas de distância do sul da China. Extensão culminou em expansão dos fundos oceânicos cerca de 30 milhões de anos atrás, um processo que propagadas para o SW resultando na bacia em forma de V que vemos hoje. Extensão deixou cerca de 17 milhões de anos atrás. Argumentos continuaram sobre o papel da extrusão tectônica na formação da bacia. Paul Tapponnier e seus colegas argumentam que a Índia se choca com a Ásia empurra Indochina à SE. O corte relativo entre Indochina e na China causou Mar do Sul da China para abrir. Esta visão é contestada pelos geólogos que não consideram Indochina ter-se movido agora em relação ao continente asiático. Recentes estudos geofísicos marinhos por Peter Clift mostrou que o Rio Vermelho Fault era ativo e causando a formação da bacia, pelo menos, por 37 milhões de anos atrás no Mar do Sul da China NW, consistente com extrusão desempenhar um papel na formação do mar. Desde a abertura do Mar do Sul da China tem sido o repositório de grandes volumes de sedimentos entregues pelo rio Mekong , Rio Vermelho e Rio das Pérolas. Vários desses deltas são ricas em jazidas de petróleo e gás.

Ilhas e montes submarinos

Dentro do mar, existem mais de 200 ilhas e recifes identificadas, a maioria deles dentro do Ilhas Spratly. As Ilhas Spratly espalhada por uma área de 810 por 900 km que cobre cerca de 175 características insulares identificados, sendo o maior Taiping Island (Itu Aba) em pouco mais de 1,3 km de comprimento e com a sua maior elevação em 3,8 metros.

A maior característica singular na área das Ilhas Spratly é um 100 km de largura monte submarino chamado Reed Tablemount, também conhecido como Reed Bank, no nordeste do grupo, separado Palawan ilha das Filipinas pelo Palawan Trench. Agora completamente submerso, com uma profundidade de 20 m, era uma ilha, até que afundou cerca de 7.000 anos atrás, devido ao aumento do nível do mar após a última idade do gelo . Com uma área de 8,866 km², é uma das maiores submersa estruturas atol do mundo.

Reivindicações territoriais

Concorrentes reivindicações territoriais sobre o Mar do Sul da China e os seus recursos são numerosos. Porque o 1982 das Nações Unidas Direito do Mar permite a um país de Zona Económica Exclusiva (ZEE) para estender a 200 nm (370,6 quilômetros) fora das águas territoriais, todas as nações vizinhas do mar pode reivindicar grandes porções dela. Os República Popular da China (RPC), declarou sua reivindicação de quase todo o corpo. As áreas com problemas potenciais incluem:

  • Indonésia e da RPC sobre as águas NE das Ilhas Natuna.
  • As Filipinas e da RPC através da Malampaya e Campos de gás Camago.
  • As Filipinas e da RPC sobre Scarborough Shoal.
  • Vietnã e República Popular da China sobre as águas a oeste da Ilhas Spratly. Algumas ou todas as ilhas em si também são disputadas entre Vietname, República Popular da China, o ROC, Brunei, Malásia e Filipinas.
  • O Ilhas Paracel são disputadas entre a RPC / ROC e Vietnã.
  • Malásia, Camboja, Tailândia e Vietnã sobre as áreas do Golfo da Tailândia.
  • Cingapura e Malásia ao longo do Estreito de Johore e do Estreito de Cingapura.

A República Popular da China e do Vietname tem sido vigorosa, tanto em processar suas reivindicações. As Ilhas Paracel foi apreendido pela China em 1974 e 18 soldados foram mortos. O Ilhas Spratly ter sido o local de um confronto naval, em que mais de setenta marinheiros vietnamitas foram mortos ao sul do Chigua Reef em Março de 1988. reclamantes disputando informar regularmente confrontos entre embarcações navais.

ASEAN em geral, e da Malásia, em particular, tem se esforçado para garantir que as disputas territoriais no Mar da China Meridional não degenerar num conflito armado. Como tal, Autoridades Comuns de Desenvolvimento têm sido configurado em áreas de sobreposição de reivindicações para desenvolver conjuntamente a área e dividir os lucros igualmente sem resolver a questão da soberania sobre a área. Isso é verdade, particularmente no Golfo da Tailândia.

A sobreposição afirma sobre Pedra Branca ou Pulau Batu Putih por Cingapura e Malásia foi trazido para o Tribunal Internacional de Justiça e da parte pública do caso foi ouvido sobre 06-23 novembro de 2007, é esperada uma decisão em 2008.

Concorrentes reivindicações territoriais sobre o Mar do Sul da China e os seus recursos são numerosos. Porque a lei de 1982 das Nações Unidas sobre o Mar permite a Zona Económica Exclusiva de um país (ZEE) para estender a 200 nm (370,6 quilômetros) fora das águas territoriais, todas as nações vizinhas do mar pode reivindicar grandes porções dela. A República Popular da China (RPC), declarou sua reivindicação de quase todo o corpo. As áreas com problemas potenciais incluem:

    * Indonésia e da RPC sobre as águas NE das Ilhas Natuna.
    * As Filipinas e da RPC através da Malampaya e campos de gás Camago.
    * As Filipinas e da RPC sobre Scarborough Shoal.
    * Vietnã e República Popular da China sobre as águas a oeste das Ilhas Spratly.  Algumas ou todas as ilhas em si também são disputadas entre Vietname, República Popular da China, o ROC, Brunei, Malásia e Filipinas.
    * As Ilhas Paracel são disputadas entre a RPC / ROC e Vietnã.
    * Malásia, Camboja, Tailândia e Vietnã sobre áreas no Golfo da Tailândia.
    * Cingapura e Malásia ao longo do Estreito de Johore e do Estreito de Cingapura.

A República Popular da China e do Vietname tem sido vigorosa, tanto em processar suas reivindicações. As Ilhas Paracel foi apreendido pela China em 1974 e 18 soldados foram mortos. As Ilhas Spratly ter sido o local de um confronto naval, em que mais de setenta marinheiros vietnamitas foram mortos logo ao sul de Chigua Reef em Março de 1988. disputando reclamantes informar regularmente confrontos entre embarcações navais.

ASEAN em geral, e da Malásia, em particular, tem se esforçado para garantir que as disputas territoriais no Mar da China Meridional não degenerar num conflito armado. Como tal, as Autoridades de Desenvolvimento Conjunto ter sido a instalação em áreas de sobreposição de reivindicações para desenvolver conjuntamente a área e dividir os lucros igualmente sem resolver a questão da soberania sobre a área. Isso é verdade, particularmente no Golfo da Tailândia.

As reivindicações sobrepostas mais de Pedra Branca ou Pulau Batu Puteh por Cingapura e Malásia foi trazido ao Tribunal Internacional de Justiça e a parte pública do caso foi ouvido sobre 06-23 novembro de 2007. Na 2008/05/23 Internacional Tribunal de Justiça decidiu em favor de Cingapura. Pedra Branca / Pulau Batu Puteh é agora oficialmente sob a soberania de Cingapura.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=South_China_Sea&oldid=223848677 "