Macau
Você sabia ...
Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança
|
Macau ( Chinês: 澳門), também escrito Macau (pron .: / m ə k aʊ /), É um dos dois regiões administrativas especiais da República Popular da China , outro ser Hong Kong . Macau encontra-se no lado ocidental da Delta do Rio das Pérolas em frente a Hong Kong para o leste, limitado por Província de Guangdong ao norte e de frente para o Mar da China do Sul , a leste e sul. A economia do território é fortemente dependente de jogo e do turismo, mas também inclui a fabricação.
A antigo Colônia Português, Macau foi administrado por Portugal a partir de meados do século 16 até 1999, quando foi a última colónia europeia restante na China. Comerciantes portugueses se estabeleceram em Macau na década de 1550. Em 1557, Macau foi alugado para Portugal pelo império chinês como um porto comercial. O Português administrado a cidade sob a autoridade e soberania chinesa até 1887, quando Macau tornou-se uma colônia do Império Português. Soberania sobre Macau foi transferido de volta para a China, em 20 de Dezembro de 1999. O Sino-Português Declaração Conjunta eo Lei Básica de Macau estipula que Macau operar com um alto grau de autonomia até pelo menos 2049, 50 anos após a transferência.
Sob a política de " um país, dois sistemas ", da RPC das Governo Popular Central é responsável pelo território do defesa e assuntos externos, enquanto que Macau mantém a sua própria sistema jurídico, força policial, o sistema monetário, política aduaneira, e política de imigração. Macau participa em muitas organizações e eventos que não exigem que os membros possuem soberania nacional internacionais.
Conforme The World Factbook, Macau tem a segunda maior expectativa de vida no mundo. Além disso, Macau é uma das poucas regiões da Ásia com um "muito alta Índice de Desenvolvimento Humano ", ocupando o 23o ou 24o no mundo em 2007 (com o Japão sendo o mais alto na Ásia, no âmbito da "categoria de IDH muito elevado", os outros países / regiões asiáticas são Taiwan , Hong Kong , Cingapura e Coréia do Sul ) .
Etimologia
Antes do Português liquidação em meados do século 16, Macau era conhecido como Haojing (濠鏡, literalmente "Oyster Mirror") ou Jinghai (鏡海, literalmente "Mirror Sea"). O nome Macau está pensado para ser derivado a partir da Templo A-Ma (chinês: 媽閣廟; Mandarin Pinyin: Magé Miao; Jyutping: Maa1 Gok3 Miu6), um templo construído em 1448 dedicado a Matsu - a deusa dos marítimos e pescadores. Diz-se que quando os marinheiros portugueses desembarcaram na costa do lado de fora do templo e perguntou o nome do lugar, os nativos respondeu "媽閣" (Mandarin Pinyin: Magé; Jyutping: Maa1 Gok3). Os Português nomeado em seguida, a península "Macau". O presente nome chinês (chinês: 澳門; Mandarin Pinyin: Aomen; Jyutping: OU3 Mun4) significa "Inlet Portões".
História
A história de Macau é rastreada até a Dinastia Qin (221-206 aC), quando a região agora chamado de Macau veio sob a jurisdição de Panyu condado, em Nanhai prefeitura (atual Guangdong). Os habitantes registrados pela primeira vez da área eram as pessoas que procuram refúgio em Macau invadam Mongóis durante a dinastia Song do Sul . Sob a dinastia Ming (1368-1644 dC), os pescadores migraram para Macau a partir de Guangdong e Províncias Fujian.
Macau não se desenvolveu como um importante assentamento até o Português chegou no século 16 . Em 1513, Jorge Álvares se tornou o primeiro Português a pousar na China. Em 1535, os comerciantes portugueses obteve os direitos para ancorar navios nos portos de Macau e para realizar atividades comerciais, embora não o direito de permanecer em terra. Por volta de 1552-1553, obtiveram permissão temporária para erguer galpões de armazenamento em terra, a fim de secar mercadorias encharcadas pela água do mar; eles logo construíram casas de pedra rudimentares em torno da área agora chamada Nam Van. Em 1557, o Português estabeleceu um assentamento permanente em Macau, pagando uma renda anual de 500 taéis (20 kg / 44 libras) de prata. Os Português continuou a pagar um tributo anual até 1863, a fim de permanecer em Macau.
Em 1564, Portugal ordenou comércio ocidental com a Índia, o Japão ea China. Mas seu orgulho ficou chocado com a indiferença com que os chineses trataram-nos. (O Senado de Macau, uma vez queixou-se ao vice-rei de Goa do desprezo com que as autoridades chinesas trataram-nos, confessando no entanto que "foi devido mais ao Português si do que para os chineses".) Em 1631 os chineses restrito comércio em Português China para o porto de Macau.
Durante o século 17, cerca de 5.000 escravos viviam em Macau, além de 2.000 Português e 20.000 chinês.
À medida que mais Português estabeleceu-se em Macau para participar no comércio, eles fizeram exigências para auto-administração; mas isso não foi conseguido até a década de 1840. Em 1576, Papa Gregório XIII instituiu o Diocese de Macau. Em 1583, foram autorizados o Português em Macau para formar um Senado para lidar com várias questões relacionadas com seus assuntos sociais e econômicas sob supervisão rigorosa da autoridade chinesa, mas não houve transferência de soberania.
Macau prosperou como uma porta, mas foi alvo de repetidas tentativas falhadas pelos holandeses para conquistá-la no século 17. Em 24 de junho de 1622, os holandeses atacaram Macau no Batalha de Macau, na esperança de transformá-lo em uma possessão holandesa. Os Português repelido o ataque e os holandeses nunca tentou conquistar novamente Macau. A maioria dos defensores eram escravos africanos, com apenas alguns soldados e padres portugueses. Capitão Kornelis Reyerszoon era comandante da força forte holandês 800 invasão.
O governador holandês Jan Coen disse após a derrota que "os escravos do Português em Macau serviu tão bem e fielmente, que foram eles que derrotou e expulsou nosso povo lá no ano passado", e "Nosso povo viu muito poucos Português" durante a batalha.
Seguindo Guerra do Ópio (1839-1842), Portugal ocupava Taipa e Coloane, em 1851 e 1864 respectivamente. Em 01 de dezembro de 1887, o Qing e os governos de Portugal assinaram o Sino-Português Tratado de Amizade e Comércio, ao abrigo do qual a China cedeu o direito de "ocupação perpétua e governo de Macau por Portugal" em conformidade com as declarações do Protocolo de Lisboa. Em troca, o governo de Macau vai cooperar com smuggle de ópio indiano de Hong Kong e China seria capaz de aumentar os lucros através de impostos aduaneiros. Portugal também foi obrigada "nunca alienar Macau sem acordo prévio com a China", garantindo, portanto, que a negociação entre Portugal e França (em relação a uma possível troca de Macau e Guiné português com o Francês Congo) ou com outros países não ir para a frente - para que os interesses comerciais britânicos seriam garantidos; Macau tornou-se oficialmente um território sob administração Português.
Em 1928, depois da Dinastia Qing tinha sido deposto na sequência da Revolução Xinhai, o Kuomintang (KMT) governo notificou oficialmente a Portugal que foi revoga o Tratado de Amizade e Comércio; as duas potências assinaram um novo Amizade Sino-Português e Tratado de Comércio no lugar do tratado revogada. Fazendo apenas algumas disposições relativas aos princípios tarifários e as questões relacionadas com assuntos de negócios, o novo tratado não alterou a soberania de Macau e de Governo Português de Macau manteve-se inalterada.
Durante a Segunda Guerra Mundial , ao contrário Timor Português que foi ocupada pelos japoneses em 1942, juntamente com Timor holandês, os japoneses respeitado neutralidade Português em Macau, mas só até certo ponto. Como tal, Macau desfrutou de um breve período de prosperidade econômica como o único porto neutro no sul da China, depois que os japoneses ocuparam Guangzhou (Cantão) e Hong Kong. Em agosto de 1943, as tropas japonesas apreendeu o navio Sian britânico em Macau e matou cerca de 20 guardas. No mês seguinte eles exigiram a instalação de "assessores" japoneses sob a alternativa de ocupação militar. O resultado foi que um japonês virtual protetorado foi criada sobre Macau.
Quando foi descoberto que neutral Macau estava planejando vender combustível de aviação para o Japão, aeronaves da USS Enterprise bombardearam e metralharam o hangar do Centro de Aviação Naval em 16 de Janeiro de 1945 a destruir o combustível. Ataques aéreos americanos contra alvos em Macau também foram feitas em 25 de Fevereiro e 11 de Junho de 1945. Após protesto Governo Português, em 1950, os Estados Unidos pagaram US 20255952 dólares para o governo de Portugal. Dominação japonesa terminou em Agosto de 1945 com a Rendição do Japão.
Após o estabelecimento da República Popular da China em 1949, o governo de Pequim declarou o Tratado Sino-Português de Amizade e Comércio inválida como um " tratados desiguais "imposta por estrangeiros na China. No entanto, Pequim não estava pronto para resolver a questão tratado, deixando a manutenção do "status quo" até um momento mais apropriado.
Influenciado pelo Revolução Cultural na China continental e pela insatisfação geral com o governo Português, motins eclodiram em Macau em 1966. No mais grave, a chamada 12-3 incidente, seis pessoas foram mortas e mais de 200 pessoas ficaram feridas. Em 28 de Janeiro de 1967, o Governo Português divulgou um pedido de desculpas formal.
Pouco tempo depois de o derrubada da ditadura de Português em 1974, em Lisboa, o novo Governo português determinou que iria abandonar todas as suas possessões ultramarinas. Em 1976, Lisboa redefiniu Macau como um "território chinês sob administração Português" e concedeu-lhe uma grande medida de autonomia administrativa, financeira e económica. Três anos mais tarde, Portugal e China concordaram em considerar Macau como "um território chinês sob administração (temporária) Português". Os governos chinês e português iniciou negociações sobre a questão de Macau em Junho de 1986. Os dois assinaram uma Declaração Conjunta Sino-Português no próximo ano, tornando Macau uma região administrativa especial (RAE) da China. O governo chinês assumiu a soberania formal sobre Macau em 20 de Dezembro de 1999. A economia, desde então, tem continuado a prosperar com o crescimento sustentado do turismo de China continental ea construção de novo casinos.
Governo e política
A Declaração Conjunta Sino-Português e da Lei Básica, constituição de Macau promulgada pela China Congresso Nacional do Povo, em 1993, especificam que sistema social e económico de Macau, estilo de vida, direitos e liberdades são permanece inalterado durante pelo menos 50 anos após a transferência de soberania para a China em 1999. Sob o princípio de "um país, dois sistemas" , Macau goza de um elevado grau de autonomia em todas as áreas, exceto em defesa e Relações Exteriores. Funcionários de Macau, ao invés de funcionários da RPC, execute Macau através do exercício do executivo separado, legislativo, e poderes judiciais, bem como o direito a julgamento em última instância. Macau mantém seu próprio separado moeda, território aduaneiro, imigração e controlo das fronteiras, e força policial.
Executivo
O governo de Macau é presidido pelo executivo-chefe, que é nomeado pelo governo central com base na recomendação de uma comissão eleitoral, cujos trezentos membros são designados pelos órgãos sociais e comunitários. A recomendação é feita por uma eleição dentro do comité. O chefe de gabinete do executivo é composto de cinco secretários de política e é aconselhado pelo Conselho Executivo que tem entre sete e onze membros. Edmund Ho Hau Wah, um líder comunitário e ex-banqueiro, foi o primeiro chefe-executivo da RAE de Macau, substituindo Geral Vasco Rocha Vieira à meia-noite de 20 de Dezembro de 1999. Fernando Chui Sai On é o atual Chefe do Executivo. O executivo-chefe do gabinete e têm seus escritórios no Sede do Governo de Macau, localizado na antiga área da St. Lawrence Parish.
Legislatura
O órgão legislativo do território é o Assembléia Legislativa, um corpo de 29 membros que compreende 12 membros eleitos directamente, dez membros indiretamente eleitos representando circunscrições funcionais e sete membros nomeados pelo Chefe do Executivo. Quaisquer residentes permanentes ou em mais de 18 anos de idade são elegíveis para votar em eleições directas. Eleição indireta é limitado às organizações registadas como "eleitores corporativos" e uma comissão eleitoral de 300 membros extraídas grandes agrupamentos regionais, organizações municipais e organismos da administração central.
Judiciário
A estrutura original do sistema legal, baseado em grande parte no Direito Português ou Português sistema de direito civil, foi preservada a partir de 1999. O território tem o seu próprio sistema judicial independente, com um alto tribunal. Os juízes são selecionados por uma comissão e nomeados pelo Chefe do Executivo. Juízes estrangeiros pode servir para os tribunais.
Macau tem um sistema de corte de três níveis: o Tribunal da Primeira Instância, o Tribunal de Segunda Instância e Tribunal de Última Instância. Em fevereiro de 2009, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei de segurança com base em a legislação de segurança retirado previamente introduzido em Hong Kong. Defensores da democracia temiam que excessivamente amplo escopo do projeto de lei poderia levar a abusos, uma preocupação que tem sido agravada após um número de apoiantes proeminentes da democracia em Hong Kong eram negado entrada em Macau no período de preparação para a aprovação da lei.
Militar
Sob o governo Português, Macau muitas vezes serviu como uma base expedicionária para o Japão e outras regiões do Leste da Ásia a partir do século 16 em diante, mantendo uma forte guarnição principalmente para repelir ataques holandeses e chineses do continente. No entanto uma vez que o aliado britânico resolvido Hong Kong, a necessidade de uma forte presença militar em Macau esmaecido e tornou-se muito limitado e cessou em 1974. Em 1999, após a transferência para a República Popular da China, um substancial guarnição de o Exército Popular de Libertação foi estabelecido na própria cidade, com uma grande parte das forças estacionadas no vizinho Zhuhai bem.
Sede do Governo de Macau, previamente a Casa do Governador até 1999.
Prédio de escritórios do Assembleia Legislativa de Macau.
Geografia
Macau está situado a 60 quilômetros (37 MI) a sudoeste de Hong Kong e 145 quilômetros (90 milhas) de Guangzhou . Ele também tem 41 quilômetros (25 milhas) da costa, mas apenas a 310 metros (1.000 pés) de fronteira terrestre com Guangdong. Consiste na Macau Peninsula em si e as ilhas de Taipa e Coloane, que estão agora conectados por aterro formando a Cotai Strip. A península é formada pela Zhu Jiang (Rio das Pérolas) estuário do oriente e do Xi Jiang (Rio do Oeste), a oeste. Faz fronteira com o Zhuhai Zona Económica Especial na China continental. A principal passagem de fronteira entre Macau e China é conhecida como a Portas do Cerco (Barrier Gate) no lado de Macau, eo Gongbei Porto de Entrada no Lado Zhuhai.
Península de Macau era originalmente uma ilha, mas um ligando banco de areia gradualmente se transformou em uma estreita istmo, alterando assim Macau em uma península. Recuperação de terras no século 17 transformado Macau em uma península com o terreno geralmente plano, apesar de inúmeras colinas íngremes ainda marcam a massa de terra inicial. Alto de Coloane é o ponto mais alto de Macau, com uma altitude de 170,6 metros (559,7 pés). Com uma densa ambiente urbano, Macau não tem terra arável, pastagens, florestas ou bosques.
O mapa de Macau, mostrando Península de Macau, Cotai, Taipa e Coloane.
Península de Macau.
Paisagem da Colina da Penha em Macau.
Macau visto de Museu de Macau.
Clima
Macau tem uma clima subtropical úmido ( Köppen Cwa), com umidade relativa média entre 75% e 90%. Semelhante a grande parte do Sul da China, clima sazonal é muito influenciada pela monções, e as diferenças de temperatura e umidade entre o verão eo inverno são perceptíveis, embora não tão grande como a China interior. A temperatura média anual de Macau é de 22,7 ° C (72,9 ° F). Julho é o mês mais quente, com temperatura média de 28,9 ° C (84,0 ° F). O mês mais frio é janeiro, com uma temperatura média de 14,5 ° C (58,1 ° F).
Localizado na costa sul da China, Macau tem amplo chuvas, com média anual precipitação sendo 2,120 milímetros (83 in). No entanto, o inverno é na maior parte seca, devido à influência da vasta Siberian alta afetando grande parte da Ásia Oriental. Outono em Macau, de outubro para novembro, é de sol e ainda agradavelmente quente com baixa umidade. Inverno (Dezembro a Março precoce) é geralmente leve com a temperatura acima de 13 ° C (55 ° F), a maior parte do tempo, embora também pode cair para abaixo de 8 ° C (46 ° F), às vezes. Umidade começa a aumentar a partir do final de março. O verão é muito quente para quente (muitas vezes subindo acima de 30 ° C (86 ° F) durante o dia). O clima quente é muitas vezes seguida por fortes chuvas, temporais e tufões ocasionais.
Os dados climáticos para Macau | |||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Mês | Jan | Fevereiro | Estragar | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro | Ano |
Média alta ° C (° F) | 17,7 (63,9) | 17,7 (63,9) | 20,7 (69.3) | 24,5 (76,1) | 28,1 (82,6) | 30,3 (86,5) | 31.5 (88,7) | 31,2 (88,2) | 30,0 (86) | 27,4 (81,3) | 23,4 (74,1) | 19,6 (67,3) | 25,2 (77,4) |
Média baixa ° C (° F) | 12.2 (54) | 13,1 (55,6) | 16,2 (61,2) | 20,2 (68,4) | 23,6 (74,5) | 25,7 (78,3) | 26,3 (79,3) | 26,0 (78,8) | 24,9 (76,8) | 22,3 (72,1) | 17,8 (64) | 13,8 (56,8) | 20,2 (68,4) |
Chuvas mm (polegadas) | 32,4 (1.276) | 58,8 (2.315) | 82,5 (3.248) | 217.4 (8,559) | 361,9 (14,248) | 339.7 (13,374) | 289,8 (11,409) | 351,6 (13,843) | 194.1 (7,642) | 116,9 (4,602) | 42,6 (1.677) | 35,2 (1.386) | 2,122.9 (83,579) |
Méd. Dias chuvosos (≥ 0,1 milímetros) | 6 | 10 | 12 | 12 | 15 | 17 | 16 | 16 | 13 | 7 | 5 | 4 | 133 |
% umidade | 74,3 | 80,6 | 84,9 | 86,2 | 85,6 | 84,4 | 82,2 | 82,5 | 79,0 | 73,4 | 69,3 | 68,8 | 79.27 |
A média de horas de sol mensais | 132,4 | 81,8 | 75,9 | 87,8 | 138,4 | 168,2 | 226.2 | 194,7 | 182.2 | 195.0 | 177,6 | 167.6 | 1,827.8 |
Fonte: SMG |
Economia
População empregada, por ocupação 2007 | ||
---|---|---|
Ocupação | nenhum. ('000) | |
Altos funcionários / gerentes | 14,6 | |
Profissionais | 9.9 | |
Técnicos | 28,1 | |
Clerks | 83,7 | |
Serviço e venda trabalhadores | 63,2 | |
Os trabalhadores na agricultura / pesca | 0,8 | |
Artesanato & semelhantes trabalhadores | 33,7 |
A economia de Macau é baseada principalmente no turismo. Outras actividades económicas principais em Macau estão voltados para a exportação de outros serviços financeiros têxtil e de fabricação de vestuário, bancário e. A indústria do vestuário tem fornecido cerca de três quartos das receitas de exportação, e indústria do jogo, turismo e hospitalidade é estimado para contribuir com mais de 50% do PIB de Macau, e 70% das receitas do governo de Macau.
Macau é um membro fundador da OMC e tem mantido relações económicas e comerciais sólidas com mais de 120 países e regiões, com União Europeia e Países em particular de língua Português; Macau é também membro da FMI. O Banco Mundial classifica Macau como uma economia de alta renda e do PIB per capita da região em 2006 foi de 28.436 dólares dos EUA. Após Entrega em 1999, tem havido um rápido aumento no número de visitantes do continente devido à flexibilização das restrições de viagem da China. Juntamente com a liberalização da indústria do jogo de Macau, em 2001, que induz a entrada de investimentos significativos, a média taxa de crescimento da economia entre 2001 e 2006 foi de aproximadamente 13,1% ao ano.
Em um Relatório da Organização Mundial de Turismo do turismo internacional em 2006, Macau classificou 21 no número de turistas e 24 em termos de receitas de turismo. A partir de 9,1 milhões de visitantes em 2000, as chegadas a Macau cresceu para 18,7 milhões de visitantes em 2005 e 22 milhões de visitantes em 2006, com mais de 50% das chegadas provenientes da China Continental e outros 30% a partir de Hong Kong.
Começando em 1962, a indústria do jogo tinha sido operado sob uma licença emitida pelo governo monopólio por Stanley Ho Sociedade de Turismo e Diversões de Macau. O monopólio terminou em 2002 e vários proprietários de casino de Las Vegas tentou entrar no mercado. Com a abertura do Sands Macau, em 2004 e Wynn Macau em 2006, as receitas de jogo de casinos de Macau foram muito próspero. Em 2007, Venetian Macau, no momento em que a segunda (agora sexto) O maior edifício do mundo por espaço no chão, abriu as suas portas ao público, seguido de MGM Grand Macau. Numerosos outros casinos do hotel, incluindo Galaxy Cotai Megaresort, estão também a ser aberto em um futuro próximo.
Em 2002, o governo de Macau terminou o sistema de monopólio e seis casino concessões operacionais e subconcessões são concedidos a Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, Wynn Resorts, Las Vegas Sands, Galaxy Entertainment Group, a parceria de MGM Mirage e Pansy Ho (filha de Stanley Ho), e com a parceria da Melco e Publishing and Broadcasting Limited (PBL). Hoje, existem 16 casinos operados pela STDM, e eles ainda são cruciais na indústria do casino em Macau, mas em 2004, a abertura do Sands Macau inaugurou a nova era. A receita do jogo tornou Macau o mundo mercado casino topo, superando Las Vegas.
No início dos anos 2010s, Macau também ramp up show e entretenimento em adicional para o negócio de jogo, incluindo o famoso show de House of Dancing Water, concertos, feiras do setor e passagens internacionais de arte.
Macau é uma centro financeiro offshore, um paraíso fiscal, e um porto livre sem regimes de controlo cambial. O Autoridade Monetária de Macau regula financeiros offshore, enquanto o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau fornece serviços de investimento em Macau. Em 2007, Moodys Investors Service atualizado governo ratings de emissor em moeda estrangeira e local de Macau para "Aa3 'de' A1 ', citando finanças sólidas de seu governo como um grande credor líquido. A agência de rating também atualizou teto de depósito em moeda estrangeira do banco de Macau para "Aa3 'de' A1 '.
Como prescrito pelo Lei Básica de Macau, a governo segue o princípio de manutenção das despesas dentro dos limites das receitas na elaboração do seu orçamento, e se esforça para alcançar um equilíbrio fiscal, evitar déficits e manter o orçamento a par da taxa de crescimento do produto interno bruto. Toda a financeira As receitas da Região Administrativa Especial de Macau será gerida e controlada pela Região em si e não será entregue ao Governo Popular Central. O Governo Popular Central não arrecada quaisquer impostos na Região Administrativa Especial de Macau.
Turismo e jogos de azar são os principais impulsionadores da economia de Macau.
Nightview de Torre de Macau, uma torre de comunicação.
O distrito central de negócios de Macau. O edifício mostrado é o Torre BNU.
Ruínas de S. Paulo, a fachada original da Catedral de St. Paul construído em 1602.
Sistema monetário
Em Macau, a unidade de moeda é o pataca que atualmente está atrelado ao Dólar de Hong Kong a uma taxa de HK $ 1 = MOP1.03. O nome Pataca é uma palavra Português que foi aplicada ao Dólares mexicanos que eram a principal moeda em circulação em toda a região na segunda metade do século 19. Em 1894, a pataca foi introduzido em Macau e Timor Português como unidade de conta para a Dólar mexicano e as outras moedas do dólar de prata em circulação. Em 1901, foi decidido conceder o Banco Nacional Ultramarino os direitos exclusivos de emitir notas denominadas em patacas, e no ano de 1906, essas notas entraram em circulação em uma taxa equivalente oficial de dois xelins e 4 pence sterling , e todas as moedas estrangeiras foram proibidos. No entanto, os chineses eram suspeitos desses patacas de papel, ser tão acostumados a usar a prata para troca, e como tal, os patacas papel circulavam com um desconto em relação às moedas do dólar de prata. Em 1935, quando a China e Hong Kong abandonou o padrão de prata, o dólar de Hong Kong foi atrelado à libra esterlina, à taxa fixa de 1 shilling e três pence, enquanto que a pataca foi indexado ao escudo Português a uma taxa equivalente sterling de apenas um shilling . De 1945 a 1951, as moedas fracionárias da pataca foram cunhadas para emissão em Timor português; e, em 1952, problemas semelhantes foram cunhadas para Macau, incluindo uma moeda pataca real pela primeira vez.
Demografia
Moradores 'habitual língua falada em casa | |
---|---|
Língua | Percentagem de população |
Cantonês | 85,7% |
Outro formas de chinês | 6,7% |
Português | 0,6% |
Mandarim | 3,2% |
Inglês | 1,5% |
Outros | 2,3% |
Macau é o mais densamente povoada região do mundo, com uma densidade populacional de 18.428 pessoas por quilômetro quadrado (47.728 / sq mi). 95% da população de Macau é Chinês; outros 2% é de Chinês / Português descida português e / ou misto, um grupo étnico muitas vezes referida como Macaense. De acordo com o censo de 2006 por-, 47% dos moradores nasceram na China continental, dos quais 74,1% nasceram em Guangdong e 15,2% em Fujian. Enquanto isso, 42,5% dos residentes nasceram em Macau, e os nascidos em Hong Kong, Filipinas e Portugal compartilhada 3,7%, 2,0% e 0,3%, respectivamente.
O crescimento da população em Macau baseia-se principalmente sobre os imigrantes da China continental e do afluxo de trabalhadores estrangeiros desde a sua taxa de natalidade é um dos mais baixos do mundo. De acordo com uma recente pesquisa realizada por os EUA Agência Central de Inteligência (CIA), Macau é o principal país / região para a esperança de vida ao nascer com uma média de 84,36 anos, enquanto a sua taxa de mortalidade infantil está entre os mais baixos do mundo.
Tanto Chinês ( Cantonês) e Português são línguas oficiais de Macau. Macau ainda mantém o seu próprio dialeto de Português, chamado Português macaense. Outras línguas, como Mandarim, Inglês e Hokkien também são faladas por algumas comunidades locais. O Língua macaense, um distintivo creole geralmente conhecido como patuá, ainda é falado por várias dezenas macaense.
A maioria dos chineses em Macau são profundamente influenciadas pela sua própria tradição e cultura, dos quais mais participar Religião popular chinesa, de que as crenças do Taoísmo , Budismo e Confucionismo , fazem parte integrante. Macau tem uma considerável comunidade cristã; Os católicos romanos e protestantes constituem 7% e 2% da população, respectivamente. Além disso, 17% da população inicial siga Budismo Mahayana.
Desde Macau tem uma economia impulsionada pelo turismo, 14,6% da força de trabalho é empregada em restaurantes e hotéis, e de 10,3% na indústria de jogos de azar. Com a abertura de vários resorts de casino e outras construções importantes em andamento, muitos setores supostamente experimentar uma escassez de mão de obra, eo governo pretende importar o trabalho de regiões vizinhas.
O número de trabalhadores importados atingiu um recorde de 98.505 no segundo trimestre de 2008, representando mais de 25% da força de trabalho em Macau. Alguns trabalhadores locais se queixam da falta de postos de trabalho devido ao influxo de mão de obra barata importada. Alguns também afirmam que o problema do trabalho ilegal é grave. Outra preocupação é o aumento da desigualdade de renda na região. Macau de Coeficiente de Gini, uma medida popular de desigualdade de renda, onde um valor baixo indica uma distribuição de renda mais igualitária, subiu de 0,43 em 1998 para 0,48 de 2006. É maior do que aqueles de regiões vizinhas, como a China continental (0,447), Coréia do Sul ( 0,316) e Cingapura (0,425).
Educação
A educação gratuita de quinze anos está sendo oferecido aos residentes, que inclui um jardim de infância de três anos, seguido de um ensino primário de seis anos e um ensino secundário de seis anos. A taxa de alfabetização do território é de 93,5%. Os analfabetos são principalmente entre os moradores idosos com 65 anos ou acima; a geração mais jovem, por exemplo, a população com idade entre 15-29, tem uma taxa de alfabetização de acima de 99%. Atualmente, há apenas uma escola em Macau, onde o Português é o meio de instrução.
Que Macau não tem o seu próprio sistema de educação universal; escolas não-terciários ou siga os britânicos, os chineses, ou o sistema de ensino Português. Existem atualmente 10 instituições de ensino superior da região, quatro deles sendo público. Em 2006, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, um teste mundial de desempenho escolar de 15 anos de idade, crianças em idade escolar coordenado pelo OCDE, classificados Macau como o quinto eo sexto na ciência e na resolução de problemas, respectivamente. No entanto, os níveis de educação em Macau são baixos entre as regiões de alta renda. De acordo com o censo de 2006 por-, entre a população residente com idade 14 e acima, apenas 51,8% tem o ensino secundário e 12,6% tem o ensino superior.
Como prescrito pelo Lei Básica de Macau Capítulo VI do artigo 121, o Governo de Macau define, por si próprio, as políticas de educação, incluindo as relativas ao sistema educacional e sua administração, o idioma de instrução, a atribuição de fundos, os sistema de exame, o reconhecimento das qualificações de ensino eo sistema de prêmios acadêmicos, de modo a promover o desenvolvimento educacional. O governo deve também, em conformidade com a lei, gradualmente instituir um sistema de ensino obrigatório. Organizações comunitárias e indivíduos podem, nos termos da lei, execute empresas de ensino de vários tipos.
Assistência médica
Macau é servido por um grande hospital público, o Hospital Conde S. Januário, e um grande hospital privado, o Hospital Kiang Wu, ambos localizados na Península de Macau, bem como um hospital universitário chamado Universidade de Macau, do Hospital Ciência e Tecnologia em Cotai. Além de hospitais, Macau também tem numerosos centros de saúde que prestam atendimento médico básico gratuito para os residentes. Consulta em medicina tradicional chinesa também está disponível.
Atualmente nenhum dos hospitais de Macau são avaliados de forma independente através acreditação de saúde internacional. Não existem escolas médicas de estilo ocidental em Macau e, portanto, todos os médicos aspirantes em Macau têm para obter sua educação e qualificação em outros lugares. Enfermeiros locais são treinados no Instituto Politécnico de Macau e do Kiang Wu Faculdade de Enfermagem. Actualmente não há cursos de formação em obstetrícia em Macau.
Os Serviços de Saúde de Macau é a principal responsável pela coordenação das atividades entre as organizações públicas e privadas na área de saúde pública e assegurar a saúde dos cidadãos através especializada e serviços de cuidados de saúde primários, bem como a prevenção de doenças e promoção da saúde. O Centro de Macau para o Controle e Prevenção de Doenças foi criado em 2001, que monitora o funcionamento de hospitais, centros de saúde, ea centro de transfusão de sangue em Macau. Ele também lida com a organização dos cuidados e prevenção de doenças que afectam a população, estabelece diretrizes para hospitais e prestadores de cuidados de saúde privados, e as questões licenças.
Transporte
Em Macau, o tráfego conduz à esquerda , ao contrário, quer a China continental ou Portugal. Macau tem uma rede de transportes públicos bem estabelecido que liga o Península de Macau, Cotai, Taipa Island e Coloane Island. Ônibus e táxis são os principais meios de transporte público em Macau. Atualmente três empresas - Transmac, Transportas Companhia de Macau e Reolian Transport Co. Pública -. operar serviços de autocarros públicos franqueadas em Macau O trishaw, um híbrido do triciclo e do rickshaw, também está disponível, embora seja principalmente para fins turísticos. A mais nova operadora de autocarros públicos, Reolian Transport Co. Pública, entrou em serviço em 1 de Agosto de 2011. Este novo operador de ônibus opera nas rotas existentes por Transmac e Transportas Companhia de Macau.
O Terminal Marítimo do Porto Exterior fornece serviços de transporte transfronteiras para os passageiros que viajam entre Macau e Hong Kong, enquanto o Terminal Yuet Tung do Porto Interior serve aqueles que viajam entre Macau e cidades na China continental, incluindoShekou e Shenzhen.
Macau tem um aeroporto internacional ativa, conhecido como Aeroporto Internacional de Macau localizado no extremo leste da Taipa e águas vizinhas. O aeroporto usado para servir como um dos principais centros de trânsito para passageiros que viajam entre a China continental e Taiwan , mas agora com a introdução de voos directos entre essas duas regiões, o tráfego de passageiros, a este respeito tem diminuído. É o centro principal para a Air Macau. Em 2006, o aeroporto recebeu cerca de 5 milhões de passageiros.
Cultura
A mistura das Chinês e culturas portuguesa e tradições religiosas por mais de quatro séculos deixou Macau com uma coleção inimitável de festas, festivais e eventos. O maior evento do ano é o Grande Prémio de Macau em novembro, quando as principais ruas da península de Macau são convertidos em uma pista de corridas tendo semelhanças com o Grande Prêmio de Mônaco . Outros eventos anuais incluem festival de Artes de Macau, em março, a exibição Concurso Internacional de Pirotecnia em setembro, o festival Internacional de Música em outubro e / ou novembro, e da Maratona Internacional de Macau em Dezembro.
O Lunar Ano Novo Chinês é o festival tradicional mais importante e celebração normalmente ocorre no final de janeiro ou início de fevereiro. O Un Temple Pou Tai, na Taipa é o lugar para a festa de Tou Tei, o deus da Terra, em fevereiro. A Procissão da Paixão de Nosso Senhor é um rito católico bem conhecido e viagem, que viaja da Igreja de Santo Austin para a Catedral, também a ter lugar em Fevereiro.
A-Ma Temple, que homenageia a deusa Matsu, está em pleno andamento em abril, com muitos adoradores que comemoram o festival de A-Ma. Em maio, é comum ver dançar dragões na Festa do Dragão Embriagado e cintilantes-clean Buddhas na Festa do Banho de Buda. Em Coloane Village, o taoísta deus Tam Kong também é homenageado no mesmo dia. festival de barco de dragão é posta em jogo no Lago Nam Van em junho e festival 'Hungry Ghosts, no final de agosto e / ou início de setembro de cada ano. Todos os eventos e festividades do final do ano com o solstício de inverno em dezembro.
Culinária local em Macau é composto por uma mistura de Cantonês e pratos portugueses. Muitos pratos únicos resultaram da misturas de especiarias que as esposas de marinheiros portugueses usados na tentativa de replicar pratos europeus. Seus ingredientes e temperos incluem os da Europa, América do Sul, África, Índia e Sudeste Asiático, assim como ingredientes chineses locais. Normalmente, a comida macaense é temperada com diversas especiarias e sabores incluindo açafrão , leite de coco, canela e bacalhau, dando aromas especiais e gostos. Pratos famosos incluem Galinha à Portuguesa, à Galinha Africana (frango Africano), Bacalhau, macaense pimentão Camarões e frite caril de caranguejo. bisteca de porco pão, leite gengibre e de estilo Português ovo tart também são muito populares em Macau.
Macau preserva muitas propriedades históricas na área urbana. O Centro Histórico de Macau, que inclui alguns vinte e cinco locais históricos, foi oficialmente listado como umPatrimônio Mundial daUNESCO em 15 de Julho de 2005, durante a 29ª sessão doComitê do Patrimônio Mundial, realizada emDurban, África Do Sul.
Esportes
Football (soccer) tem a maior popularidade em Macau, que tem um representante lado internacional, equipa nacional de futebol Macau. Outro esporte comum é Rink Hockey, o que é muitas vezes praticado pelo Português. Macau sempre participar no Campeonato do Mundo de Hóquei em patins na categoria B. A selecção nacional de Macau é o mais poderoso da Ásia e tem muitos títulos Rink Hockey Campeonato Asiático. O último campeonato foi conquistado em Dalian, na China, no Hóquei em Patins Campeonato Asiático de 2010.
O automobilismoGrande Prémio de Macau é sem dúvida o mais importante evento internacional de desporto, em Macau, principalmente coma Fórmula 3,estrada da motocicleta Racing ecorridas de Carros de Turismo.
Relações internacionais
Geminação de cidades
Macau é geminada com: