Abbey Theatre
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.
Abbey Theatre | |
---|---|
Fachada dianteira | |
Endereço | 26 Lower Abbey Street |
Cidade | Dublin |
País | Irlanda |
Designação | Teatro Nacional da Irlanda |
Arquiteto | Michael Scott |
Possuído por | Abbey Theatre Limited (prev. Sociedade Nacional de Teatro) |
Capacidade | 600 |
Inaugurado | 1904 |
Reconstruído | 1965 |
Nomes anteriores | Teatro Nacional da Irlanda |
abbeytheatre.ie |
O Abbey Theatre ( Irish: Amharclann na Mainistreach), também conhecido como o Teatro Nacional da Irlanda ( Irish: Amharclann Náisiúnta na hÉireann), é um teatro localizado em Dublin , Irlanda . O Abbey primeiro abriu as suas portas ao público em 27 de dezembro de 1904. Apesar de perder seu edifício original para um incêndio em 1951, manteve-se ativo até os dias atuais. A abadia foi o primeiro teatro subsidiado pelo Estado no mundo de fala Inglês; a partir de 1925 em diante, recebe uma subvenção anual do Estado Livre Irlandês . Desde julho de 1966, o Abbey foi localizado na 26 Lower Abbey Street, Dublin 1.
Em seus primeiros anos, o teatro foi intimamente associada com os escritores da Renascimento literário irlandês, muitos dos quais estavam envolvidos em sua fundação e a maioria dos quais tinha peças encenadas lá. A Abadia serviu como um berçário para muitos dos principais dramaturgos irlandeses e atores do século 20, incluindo William Butler Yeats , Augusta, Lady Gregory , Sean O'Casey e John Millington Synge. Além disso, através do seu extenso programa de turnês no exterior e sua alta visibilidade para estrangeiros, especialmente norte-americano, o público, tornou-se uma parte importante da Indústria turística irlandesa.
História
Origins
O Abbey surgiu a partir de três bases distintas, a primeira das quais foi o seminal Teatro Literário Irlandês. Fundada por Lady Gregory , Edward Martyn e WBYeats em 1899, com a assistência de George Moore-lo apresentado execuções nos quartos eo concerto antigas Gaiety Theatre, que trouxe a aprovação da crítica, mas de interesse público limitado.
A segunda base envolveu o trabalho de dois irmãos irlandeses, William e Frank Fay. William trabalhou na década de 1890 com uma empresa de turismo na Irlanda, Escócia e País de Gales, enquanto Frank estava profundamente envolvido em teatro amador em Dublin. Depois de William voltou a Dublin, os irmãos Fay encenado produções em salões ao redor da cidade e, eventualmente, formado Irish National Companhia Dramática de WG Fay, focada no desenvolvimento de talento atuando irlandês. Em abril de 1902, o Fays deu três performances de Brincadeira de Æ Deirdre e Yeats 'Cathleen Ní Houlihan em um salão no Salão de St. Theresa em Clarendon Street. As performances tocou para um público de classe trabalhando principalmente em vez dos habituais de classe média theatergoers Dublin. A corrida foi um grande sucesso, graças em parte à Maud Gonne, que desempenhou o papel principal na peça de Yeats. A empresa continuou com os antigos Concertos Quartos, produzindo obras de Seumas O'Cuisin, Fred Ryan e Yeats.
A terceira base de um apoio financeiro e experiência de Annie Horniman. Horniman era uma inglesa de classe média com experiência anterior de produção de teatro, tendo participado na apresentação de George Bernard Shaw Arms and the Man em Londres, em 1894. Ela veio para Dublin em 1903 para atuar como secretário voluntário de Yeats e fazer figurinos para uma produção de sua peça Limiar do rei. Seu dinheiro ajudou a fundar o Teatro Abbey e, de acordo com o crítico Adrian Frazier, "faria a sensação rica em casa, e os pobres-em uma primeira visita de fora do lugar."
Fundação
Encorajado pelo sucesso do St Theresa Hall, Yeats, Lady Gregory, Æ, Martyn, e John Millington Synge fundou a Sociedade Nacional de Teatro Irlandês em 1903, com financiamento do Horniman. Eles se juntaram a atores e dramaturgos de empresa de Fay. No início, eles encenaram performances no Molesworth Hall. Quando o Teatro dos mecânicos em Lower Abbey Street e um edifício adjacente em Marlborough Street tornaram-se disponíveis depois que as autoridades de segurança contra incêndio fechou, Horniman e William Fay concordou em comprar e coloque novamente o espaço para atender às necessidades da sociedade.
Em 11 de Maio de 1904, a sociedade aceitou formalmente a oferta da utilização do edifício do Horniman. Como Horniman não costumava residir na Irlanda, o real cartas patentes necessários foram concedidos em nome de Lady Gregory, embora pago por Horniman. Os fundadores nomeado William Fay gerente do teatro, responsável pelo treinamento dos atores na companhia de repertório recém-criada. Eles encomendado irmão Yeats ' Jack para pintar retratos de todas as principais figuras na sociedade para o foyer, e contratou Sarah Purser para projetar vitral para o mesmo espaço.
Em 27 de dezembro, as cortinas subiram na noite de abertura. O projeto consistiu em três peças de um ato, On Strand do Baile e Cathleen Ní Houlihan por Yeats, e Espalhar a notícia por Lady Gregory. Na segunda noite, Na sombra do vale por Synge substituiu o segundo jogo Yeats. Estes dois projetos de lei alternaram ao longo de um prazo de cinco noites. Frank Fay, jogo Cúchulainn em Strand do On Baile, foi o primeiro ator no palco Abbey. Embora Horniman tinha os figurinos, nem ela nem Lady Gregory estava presente. Horniman havia retornado à Inglaterra. Além de fornecer financiamento, seu papel principal com o Abbey para os próximos anos era organizar publicidade e reservas para as suas produções em turnê em Londres e provincial Inglaterra.
Em 1905, sem consultar adequadamente Horniman, Yeats, Lady Gregory e Synge decidiu transformar o teatro em um sociedade de responsabilidade limitada, a Sociedade Nacional de Teatro Ltd. Irritado por este tratamento, Horniman contratado Ben Iden Payne, um ex-funcionário Abbey, para ajudar a executar uma nova companhia de repertório, que ela fundou em Manchester . Atores principais Máire Nic Shiubhlaigh, Honra Lavelle (Helen Laird), Emma Vernon, Máire Garvey, Frank Walker, Seamus O'Sullivan, Pádraic Colum e George Roberts deixou o Abbey.
Primeiros anos
O novo Abbey Theatre encontrado grande sucesso popular, e grandes multidões compareceram muitas das suas produções. A abadia teve a sorte de ter Synge como um membro chave, como ele foi, então, considerado um dos dramaturgos de língua Inglês principais. O teatro encenado muitas peças por eminente ou soon-to-be autores eminentes, incluindo Yeats, Lady Gregory, Moore, Martyn, Padraic Colum, George Bernard Shaw, Oliver St John Gogarty, FR Higgins, Thomas MacDonagh, Lord Dunsany, TC Murray, James Cousins e Lennox Robinson. Muitos desses autores atuou no conselho, e foi nessa época que o Abbey ganhou sua reputação como teatro de escritores.
A sorte do Abbey piorou em janeiro de 1907, quando a abertura de Synge de A Playboy do Mundo Ocidental resultou em distúrbios civis. Os problemas (desde conhecido como Playboy Riots) foram incentivados, em parte, por nacionalistas que acreditavam o teatro não era suficientemente político e que se ofenderam com o uso de Synge da palavra " mudar ', como era conhecida na época como um símbolo que representa Kitty O'Shea e adultério, e, portanto, era visto como uma ligeira sobre a virtude da feminilidade irlandês. Grande parte da multidão se revoltaram em voz alta, e os atores realizado o restante do jogo em Dumbshow. A decisão do teatro para chamar a polícia despertou ainda mais a ira dos nacionalistas. Apesar de imprensa opinião logo se voltaram contra os manifestantes e os protestos se desvaneceu, a gestão do Abbey foi abalada. Eles escolheram não para a fase seguinte e última completou-play de Synge, Casamento do Tinker (1908), por medo de novos distúrbios. Nesse mesmo ano, a associação dos irmãos Fay com o teatro acabou quando eles emigraram para os Estados Unidos; Lennox Robinson assumiu a gestão do Abbey dia-a-dia.
Em 1909, de Shaw que shewing-acima de Blanco Posnet levou a novos protestos. A discussão subsequente ocupava uma edição completa da revista do teatro da seta. Também nesse ano, os proprietários decidiram fazer o Abbey independente de Annie Horniman, que havia indicado a sua preferência por este curso. Relações com Horniman tinha sido tensa, em parte porque ela queria estar envolvido na escolha de quais peças eram para ser realizado e quando. Como um sinal de respeito pela morte do rei Edward VII , o entendimento de que existia teatros de Dublin foram para fechar na noite de 7 de Maio de 1910. Robinson, no entanto, manteve o Abbey aberto. Quando ouviu falar de Horniman decisão de Robinson, ela cortou suas ligações com a empresa. Por sua própria estimativa, ela havia investido R $ 10.350, no valor aproximado de $ 1 milhão em dólares de 2007 sobre o projecto-americanos.
Com a perda de Horniman, Synge, eo Fays, o Abbey sob Robinson tendem a deriva, que sofrem de queda de juros e de bilheteria retorna públicas. Esta tendência foi interrompida por um tempo pela emergência de Sean O'Casey como um herdeiro para Synge. A carreira de O'Casey como dramaturgo começou com a sombra de um atirador, encenada pelo Abbey, em 1923. Este foi seguido por Juno e Paycock em 1924, e The Plough and the Stars em 1926. Theatregoers surgiu em tumultos ao longo do último jogo , de uma forma que lembra aqueles que tinham recebido a Playboy 19 anos mais cedo. Preocupado com a reação do público, o Abbey rejeitado próximo jogo de O'Casey. Ele emigrou para Londres logo depois.
Em 1924, Yeats e Lady Gregory oferecido a Abadia ao governo do Estado Livre como um presente para o povo irlandês. Embora o governo se recusou, o seguinte Ministro das Finanças ano Ernest Blythe arranjado um subsídio governamental anual de £ 850 para o Abbey. Isso fez com que a empresa o primeiro teatro apoiada pelo Estado no mundo de fala Inglês. O subsídio permitiu que o teatro para evitar a falência, mas a quantidade era pequena demais para resgatá-lo da dificuldade financeira.
Escolas afiliadas
A Escola de Teatro Abbey e Abbey A Escola de Ballet foram criadas naquele ano. O último foi liderado por Ninette de Valois, quem tinha fornecido coreografia para um número de Yeats peças-e correu até 1933.
O pavão eo Portão
Em torno deste tempo, a empresa adquiriu mais espaço, permitindo-lhes criar um pequeno teatro experimental, o Pavão, no piso térreo do teatro principal. Em 1928, Hilton Edwards e Micheál MacLiammoir lançou o Gate Theatre, inicialmente usando o pavão para encenar obras de dramaturgos europeus e americanos. O Portão procurado principalmente o trabalho de novos dramaturgos irlandeses e, apesar do novo espaço, o Abbey entrou em um período de declínio artístico.
Isto é ilustrado pela história de como um novo trabalho foi dito ter vindo ao Teatro Gate. Denis Johnston teria apresentado a sua primeira peça, Shadowdance, à Abadia; no entanto, Lady Gregory rejeitou, devolvendo-o ao autor com "A Velha Senhora diz não" escrito através da página de título. Johnston decidiu re-título da peça. O Portão encenado A Velha Senhora diz 'não' em The Peacock em 1928. (Nota:. Críticos académicos Joseph Ronsley e Christine St. Peter questionaram a veracidade desta história)
Após a retirada de Yeats
A tradição da Abbey principalmente como uma escritores 'teatro sobreviveu Yeats' retirada de envolvimento dia-a-dia. Frank O'Connor era membro do conselho 1935-1939, atuou como diretor desde 1937, e teve duas peças encenadas durante este período. Ele se alienou e incapaz de lidar com muitos dos outros membros do conselho. Eles mantiveram adultério passado de O'Connor contra ele. Embora ele lutou formidavelmente para manter a sua posição, logo depois morreu Yeats, o conselho começou maquinações para remover O'Connor.
Durante os anos 1940 e 1950, a tarifa de grampos na Abadia era farsa cômica ambientado no mundo camponês idealizada Éamon de Valera. Se ele nunca tivesse existido, ele não era mais considerado relevante pela maioria dos cidadãos irlandeses. Como resultado, os números de audiência continuou a diminuir. Essa deriva poderia ter sido mais dramáticos, mas populares atores, incluindo FJ McCormick, e dramaturgos, incluindo George Shiels, ainda poderia atrair uma multidão. Austin Clarke eventos encenados por seu verso Falando Dublin Society-o mais tarde Lyric Theatre-no Peacock 1941-1944 e da Abadia 1944-1951.
Em 17 de Julho de 1951, incêndio destruiu o Teatro Abbey, apenas com o Peacock sobreviver intacto. A empresa arrendou o antigo Teatro da Rainha em setembro e continuou em residência lá até 1966.
Em fevereiro de 1961, as ruínas da Abadia foram demolidas. O conselho tinha planos para a reconstrução com um projeto pelo arquiteto irlandês Michael Scott. Em 3 de setembro de 1963, o Presidente da Irlanda, Éamon de Valera, lançou a pedra fundamental para o novo teatro. O Abbey reaberto em 18 de julho de 1966.
Nos últimos anos,
Nova geração
Um edifício novo; uma nova geração de dramaturgos, incluindo figuras como Hugh Leonard, Brian Friel e Tom Murphy; e do turismo, que incluiu o Teatro Nacional como uma atração cultural chave, ajudou a reviver o teatro. Começando em 1957, a participação do teatro no Dublin Theatre Festival ajudado o seu renascimento. Peças como Brian Friel de Philadelphia Aqui eu venho! (1964), The Healer Faith (1979) e Dançando em Lughnasa (1990); Tom Murphy A Whistle In the Dark (1961) e O Concerto de Gigli (1983); e Hugh Leonard de Da (1973) e Uma Vida (1980), ajudou a elevar o perfil internacional da Abbey através de corridas bem sucedidas no West End em Londres, e em Broadway em New York City.
Em dezembro de 2004, o teatro comemorou o seu centenário com eventos que incluíram performances do programa original por grupos amadores dramáticos e uma produção de Dublin por lampiões de Michael Oeste, originalmente encenado por Annie Ryan para A empresa Corn Exchange no Centro de Artes projecto em Novembro de 2004. Apesar do centenário, não estava tudo bem. Números de audiência estavam caindo; o pavão foi fechada por falta de dinheiro; o teatro estava à beira da falência, ea equipe sentiu a ameaça de enormes lay-offs.
Em setembro de 2004, dois membros do conselho consultivo do teatro, dramaturgos Jimmy Murphy e Ulick O'Connor, tinha apresentado uma moção de não confiança no diretor artístico Ben Barnes. Eles criticaram Barnes para passear com um jogo na Austrália durante a crise financeira e artístico profundo em casa. Barnes voltou e detidas temporariamente a sua posição. A debacle colocar o Abbey sob grande escrutínio público. Em 12 de Maio de 2005, Barnes and Managing Director Brian Jackson renunciou depois descobriu-se que o déficit do teatro de € 1.850.000 haviam sido subestimados. O novo diretor, Fiach Mac Conghail, com início previsto para janeiro de 2006, assumiu o cargo em maio de 2005.
Em 20 de agosto de 2005, o Conselho Consultivo Abbey Theatre aprovou um plano para dissolver o proprietário do Abbey, a Sociedade Nacional do Teatro, e substituí-la por um companhia limitada por garantia, o Abbey Theatre Limited. Após forte debate, o Conselho aceitou o programa. Baseando suas ações neste plano, o Arts Council of Ireland premiado com o Abbey € 25.700.000 em janeiro de 2006 para ser repartido por três anos. A subvenção representou um aumento de aproximadamente 43 por cento das receitas da Abbey e foi a maior doação já concedido pelo Conselho de Artes. A nova empresa foi criada em 1 de Fevereiro de 2006, com o anúncio de um novo Conselho Abbey presidido pelo juiz da Suprema Corte Bryan McMahon. Em março de 2007, o auditório maior no teatro foi radicalmente reconfigurado por Jean-Guy Lecat como parte de uma grande atualização do teatro.
Em 2009, o Departamento de Literatura anunciou o piloto de uma nova iniciativa de desenvolvimento, o Programa Nova dramaturgos. Os seis escritores que participam neste programa piloto foram: Aidan Harney, Lisa Keogh, Shona McCarthy, Jody O'Neill, Neil Sharpson e Lisa Tierney-Keogh.
Mais de 20 escritores têm sido encomendado pelo Abbey desde Mac Conghail foi nomeado diretor em maio de 2005. O Abbey também está produzindo novas peças irlandesas comissionados e desenvolvidos pela Royal Court Theatre de Londres; Tom Murphy Alice Trilogy e Mulher e Espantalho de Marina Carr são exemplos. O Abbey está também a desenvolver um relacionamento com o Public Theatre, em Nova York, onde ele apresentou duas novas peças; Terminus por Mark e O'Rowe Sam Shepard está chutando um cavalo morto.
Desenvolvimento
Depois de discussões ao longo de muitos anos, o governo irlandês anunciou em 2007 que um novo edifício teatro seriam adquiridos para o Abbey por meio de um contrato de parceria público-privada para a concepção, construção, financiamento e manutenção. Este edifício vai estar na área "Docklands" de Dublin e será constituído por três espaços de auditório, incluindo um teatro principal com 700 lugares, um espaço de atuação secundário com 350 lugares e um estúdio de teatro de 150 lugares, juntamente com ensaios e educação instalações, armazenamento, guarda-roupa , arquivo e espaço de escritório, e um ou mais bares e restaurantes e uma livraria.
A operação geral e artístico do novo teatro vai continuar a ser da responsabilidade do Abbey Theatre Amharclann na Mainistreach Ltd.
Encerramento temporário
Em 9 de Maio de 2012, o Teatro Abbey anunciou um encerramento temporário para facilitar a remoção de amianto.