Teatro irlandês
Fundo para as escolas Wikipédia
Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. patrocínio SOS Criança é legal!
A história do teatro irlandês começa com a tradição gaélica irlandesa. Grande parte da literatura em língua celta que foi destruído pela conquista, com exceção de alguns manuscritos e fragmentos, como o Livro de Fermoy. O escriba que copiou este livro de couro - Adam Ó Cianáin - copiou um diálogo chamado de O colóquio Entre Fintan eo Falcão de Achill no século 14, eo pequeno jogo é, obviamente, muito mais velho. Tais textos indicam algo como uma tradição teatral gaélico que era pagão, e não enraizada em jogos de paixão. O colóquio (conversa) é dividido, como em um script, entre um personagem "Fintan" eo gavião, cujo diálogo é indicado acima seus discursos por "um t-en", ou "o pássaro." O mais antigo jogo Irlandês para sobreviver o Viking e invasões inglesas é provavelmente esta conversa gaélico irlandês entre um homem e de um falcão na ilha de Achill no limite do mundo conhecido. Um link da fonte para o jogo podem ser encontradas abaixo.
A história do teatro irlandês no sentido familiar começa com a ascensão do Inglês administração em Dublin no início do século 17. Ao longo dos próximos 400 anos, este pequeno país era fazer uma contribuição desproporcional para o drama em Inglês .
Nos primeiros dias de sua história, produções teatrais em Irlanda tendiam a servir aos propósitos políticos do governo, mas como mais teatros e abriu a audiência popular cresceu, uma gama mais diversificada de entretenimento foram encenadas. Muitos teatros baseados em Dublin desenvolvido ligações com os seus Londres equivalentes e artistas e produções da capital britânica freqüentemente encontrado o seu caminho para o palco irlandês. Dramaturgos No entanto, a maioria de irlandeses William Congreve para George Bernard Shaw achou necessário deixar a sua ilha natal para se estabelecer.
No início do século 20, teatros e companhias de teatro dedicadas à encenação de peças de teatro irlandês eo desenvolvimento de escritores indígenas, diretores e artistas começaram a surgir. Isso permitiu que muitos dos irlandeses mais significativo dramaturgos para aprender o seu ofício e estabelecer sua reputação na Irlanda, em vez de a Grã-Bretanha ou a Estados Unidos .
Pequenos começos
Embora não parece ter sido performances de peças de teatro sobre temas religiosos na Irlanda a partir tão cedo quanto o século 14, a primeira instância bem documentado de uma produção teatral na Irlanda é uma encenação de 1601 Gorboduc apresentado pela Senhor Mountjoy Senhor deputado de Ireland no Grande Salão em Castelo de Dublin. A peça tinha sido escrito por Thomas Sackville e Thomas Norton para os 1561/2 festividades de Natal no Inner Temple em Londres e parece ter sido selecionado porque era uma história de um reino dividido descendente na anarquia que era aplicável à situação na Irlanda, no momento da apresentação. Mountjoy começou uma moda, e performances privadas tornou-se bastante comum em grandes casas em toda a Irlanda ao longo dos 30 anos seguintes.
O Tribunal de Justiça em Kilkenny
Em 1642, como resultado da Guerra Civil Inglês , Dublin Monarquistas foram forçados a fugir da cidade. Muitos deles foram para Kilkenny para participar de um confederação de Old Inglês e Irlandês que se formou naquela cidade. Kilkenny teve uma tradição de desempenho dramático indo de volta para 1366, ea empresa Dublin, muito atenuada, criado em sua nova casa. Pelo menos um novo jogo foi publicado em Kilkenny; A Tragedy of Fury Cola, OR, Misery de Lirenda, uma obra descaradamente político com o Lirenda do título sendo um anagrama da Irlanda.
Com a restauração da monarquia em 1661, John Ogilby foi contratado para projetar os arcos triunfais e escrever máscaras para entrada do novo rei em Londres. Ogilby foi reintegrado como mestre do Revels e voltou para Dublin para abrir um novo teatro em Blusa Alley. Apesar de começar bem, este novo teatro era essencialmente sob o controle da administração no castelo de Dublin e encenado principalmente pro-Stuart funciona e clássicos de Shakespeare. Como resultado, dramaturgos e atores de talento irlandeses foram atraídos para Londres.
A Restauração
Um dos primeiros exemplos dessa tendência é William Congreve, um dos escritores mais importantes para a fase tardia London 18. Apesar de ter nascido em Yorkshire , Congreve cresceu na Irlanda e estudou com Jonathan Swift em Kilkenny e, Trinity College, Dublin. Depois de se formar, Congreve se mudou para Londres para estudar Direito no templo e seguir uma carreira literária. Sua primeira peça, The Old Bachelor (1693) foi patrocinado pela John Dryden, e ele passou a escrever pelo menos mais quatro execuções. O último deles, The Way of the World (1700) é o trabalho de um Congreve regularmente revivido no palco moderno. No entanto, no momento de sua criação, foi um relativo fracasso e ele escreveu há mais obras para o teatro.
Com a ascensão ao trono de Guilherme de Orange , todo o ethos de Castelo de Dublin, incluindo a sua atitude para com o teatro, alterado. Blusa Alley hospedado em existência até 1811 e novos teatros, como o Teatro Real, Teatro das rainhas, e O Teatro Gaiety aberto durante o século 19. No entanto, a única constante durante os próximos 200 anos foi que a ação principal na história do teatro irlandês aconteceu fora a própria Irlanda, principalmente em Londres.
O século 18
O século 18 viu o surgimento de dois grandes dramaturgos irlandeses, Oliver Goldsmith e Richard Brinsley Sheridan, que foram dois dos dramaturgos mais bem sucedidos no London estágio no século 18. Goldsmith (1728-1774) nasceu em Roscommon e cresceu num ambiente extremamente rurais. Ele entrou para o Trinity College em 1745 e se formou em 1749. Ele voltou para a casa da família, e em 1751, começou a viajar, finalmente se estabelecer em Londres em 1756, onde publicou poesia, prosa e duas peças de teatro, The Good-Natur'd Man 1768 e She Stoops to Conquer 1773. Este último foi um enorme sucesso e ainda é revivido regularmente.
Sheridan (1751-1816) nasceu em Dublin em uma família com uma forte tradição literária e teatral. Sua mãe era um escritor e seu pai era gerente de Smock Alley Theatre. A família se mudou para a Inglaterra na década de 1750, e participou Sheridan Harrow Public School. Sua primeira peça, The Rivals 1775, foi realizada a Covent Garden e foi um sucesso instantâneo. Ele passou a se tornar o dramaturgo Londres mais significativo do final do século 18, com peças como A Escola de Escândalo e O crítico. Ele foi proprietário do Drury Lane Theatre, que ele comprou de David Garrick. O teatro foi incendiada em 1809, e Sheridan viveu o resto de sua vida em circunstâncias reduzidas. Ele está enterrado no Canto dos poetas na Abadia de Westminster .
O século 19
Depois de Sheridan, o próximo dramaturgo irlandês de importância histórica foi Dion Boucicault (1820-1890). Boucicault nasceu em Dublin, mas foi para a Inglaterra para completar sua educação. Na escola, ele começou a escrever esboços dramáticos e logo assumiu agindo sob o nome artístico de Lee Moreton. Seu primeiro jogo foi Legend of Dyke do diabo 1838 em que ele agiu-se em Brighton . Sua primeira produção foi Londres London Assurance 1841. Este foi um grande sucesso e ele parecia prestes a se tornar o principal escritor de comédias de sua época. No entanto, seus próximos jogos não foram tão bem sucedidos e Boucicault encontrou-se em dívida. Ele se recuperou um pouco de sua reputação com os corsos Brothers (1852), um melodrama bem construído.
Em 1853, ele se mudou para Nova York, onde ele logo se tornou um sucesso com peças como Os pobres de Nova York (1857), Dot (1859, baseado em Charles Dickens 's O grilo na lareira) e O Octoroon (1859). Essas peças abordado questões como a pobreza urbana e escravidão . Boucicault também estava envolvido na obtenção do direito em 1856 copyright passou por Congress . Seu último jogo foi o New York Colleen Bawn (1860). Naquele ano, Boucicault retornou a Londres para sediar os Colleen Bawn eo jogo correu para 247 apresentações no Teatro Adelphi. Ele escreveu várias peças mais bem-sucedidas, incluindo A Shaughran (1875) e Robert Emmet (1884). Estas peças posteriores ajudou perpetuar o estereótipo do bêbado hotheaded irlandês,, tagarela que tinham sido comum na cena britânica desde a época de Shakespeare. Outros dramaturgos irlandeses do período incluem John e Banim Gerald Griffin, cujo romance Os Collegians formaram a base para a Colleen Bawn.
Boucicault é amplamente considerado como o wittiest dramaturgo irlandês entre Sheridan e Oscar Wilde (1845-1900). Wilde nasceu em Dublin em uma família literária e estudou no Trinity College, onde ele teve uma carreira brilhante. Em 1874 ele ganhou uma bolsa de estudos para Magdalen College, Oxford. Aqui, ele começou sua carreira como escritor, ganhando o Prêmio Newdigate por seu poema Ravenna. Seus estudos foram interrompidos durante o seu segundo ano na Universidade de Oxford, quando seu pai morreu deixando grandes dívidas.
Durante uma curta, mas reluzente carreira literária, Wilde escreveu poesia, contos, crítica e um romance, mas suas peças representam, provavelmente, o seu legado mais duradouro. Primeiro sucesso estágio de Wilde veio com Fan de Lady Windemere (1892), o que resultou em sua tornando-se o mais falado dramaturgo em Londres. Ele seguiu-se com uma mulher sem Importância (1893), Um Marido Ideal (1895) e seu jogo mais famoso The Importance of Being Earnest naquele mesmo ano.
Com estes jogos, Wilde veio a dominar tardio Era vitoriana teatro britânico. Suas peças são notadas para a leveza de sua sagacidade, mas ele também planejado para abordar alguns problemas sérios ao redor papéis e identidade sexual e classe, como ele escreveu-se "tratar as coisas sérias levemente e as coisas leves a sério '. Eventos na vida pessoal de Wilde foram para ultrapassar o seu sucesso literário e morreu em Paris em 1900. Ele continua a ser uma das grandes figuras da história do teatro irlandês e suas peças são freqüentemente realizado em todo o mundo de fala Inglês.
Wilde contemporânea George Bernard Shaw (1856-1950) era um tipo muito diferente de escritor. Nascido em Dublin, Shaw se mudou para Londres em 1876 com a intenção de se tornar um romancista. Aqui ele se tornou ativo no socialistas política e se tornou um membro da Fabian Society. Ele também foi um muito público vegetariana. Sua escrita para o palco foi influenciado por Henrik Ibsen . Suas peças políticos início não eram populares, mas ele fez uma descoberta com Outro Ilha de John Bull (1904). Shaw foi extremamente prolífico, e seus escritos recolhidos preenchido 36 volumes. Muitas de suas peças são agora esquecido, mas um número, incluindo o Major Barbara, Santa Joana (geralmente considerado sua obra-prima) e Pygmalion ainda são realizadas regularmente. Pygmalion foi a base para o filme My Fair Lady, fato que beneficiou a Galeria Nacional da Irlanda como Shaw tinha deixado os royalties do jogo para a galeria. Uma estátua para o dramaturgo agora está fora da galeria de entrada. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1924.
O Abbey e depois
Uma mudança radical na história do teatro irlandês veio com a criação, em Dublin, em 1899, do Teatro Literário Irlandês, mais tarde se tornou o Abbey Theatre . A história deste teatro é bem documentada, e sua importância pode ser visto a partir da lista de escritores, cujas peças foram realizados pela primeira vez aqui nos primeiros dias do século 20. Estes incluíram WB Yeats , Lady Gregory , John Millington Synge, George Moore, e Sean O'Casey. Igualmente importante, através da introdução de Yeats, via Ezra Pound , de elementos da Noh teatro do Japão , uma tendência a mitificar situações cotidianas, e um particularmente forte foco em escritos em dialetos de Hiberno-Inglês, o Abbey era criar um estilo que realizou um fascínio forte para futuros dramaturgos irlandeses. Na verdade, quase poderia ser dito que o Abbey criou os elementos básicos de um estilo teatral nacional.
Este período também viu um aumento na escrita de peças de teatro em irlandês, especialmente após a formação, em 1928, de Um Taidhbhearc, um teatro dedicado à língua irlandesa. O Gate Theatre, também fundada em 1928 sob a direção de Hilton Edwards e Micheál MacLiammoir, introduziu o público irlandês para muitos dos clássicos da cena europeia.
Meados do século 20
O século XX viu um número de dramaturgos irlandeses vêm à proeminência. Samuel Beckett é provavelmente o mais importante deles. Beckett teve uma longa carreira como romancista e poeta antes de sua primeira peça, Esperando Godot (1953) tornou-o famoso. Este jogo, juntamente com o seu segundo, Endgame, é uma das grandes obras de teatro do absurdo. Beckett foi premiado para o Prêmio Nobel em 1969.
O Lyric Theatre, fundado em 1944 por Austin Clarke foi baseada na Abadia até 1951 e produziu muitos dos Clarke própria execuções versículo. A partir de meados de 1950, o Igreja unitária no verde de St Stephen, Dublin foi a casa de um Amharclann Damer / A Teatro Damer. A Damer produzido profissionais e amadores de teatro língua irlandesa. A estreia mundial de Brendan Behan de Um Giall (The Hostage) ocorreu aqui em 1957. O teatro fechou no final de 1970. Behan passou a ser um dramaturgo extremamente popular, particularmente através de seu trabalho com Joan Littlewood de Theatre Royal em Stratford, leste de Londres.
Outros dramaturgos irlandeses importantes deste período incluem: Denis Johnston, Thomas Kilroy, Tom Murphy, Hugh Leonard, Frank McGuinness, e John B. Keane.
Desenvolvimentos recentes
Em geral, o Abbey foi a influência dominante no teatro na Irlanda em todo o século 20. Exemplo de Beckett foi quase totalmente ignorada, apesar de suas peças são realizados regularmente no palco irlandês. Behan, em seu uso de música e endereço direto para a platéia, foi influenciado por Bertolt Brecht e Denis Johnston usado técnicas modernistas, incluindo textos encontrados e colagem, mas suas obras tiveram pouco impacto sobre os dramaturgos que vieram depois deles. Nos anos 1970 e 1980, uma série de empresas surgiram para desafiar o domínio do Abbey e introduzir diferentes estilos e abordagens. Estes incluíram Teatro foco, T Companhia das Crianças, o Projeto Theatre Company, Red Kettle, Druid Theatre, EQUIPA e Dia de Campo. Estas empresas nutrido uma série de escritores, atores e diretores que passou a ser bem sucedido em Londres, Broadway e Hollywood ou em outros campos literários. Estes incluem O Joe Byrne, Peter Sheridan, Brian Friel, Stephen Rea, Garry Hynes, Martin McDonagh, Conor McPherson e Gabriel Byrne.
Nos anos 1990 e 2000 uma nova onda de companhias de teatro chegou. Estes incluem: Bedrock, Blue Raincoat, B * falou, The Corn Exchange, Corcadorca, Fishamble, Pan Pan, Playgroup, cru e áspero Magia.