Conteúdo verificado

Samoa Americana

Assuntos Relacionados: Oceania (Australasia)

Informações de fundo

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Patrocinadoras filhos ajuda as crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Samoa Americana
Amerika Sāmoa / Sāmoa Amelika
Bandeira Brasão
Lema: "Samoa, Muamua Le Atua"    ( Samoano)
"Samoa, Seja Deus em primeiro lugar"
Anthem: The Star-Spangled Banner, Amerika Samoa
Capital Pago Pago 1 ( de fato), Fagatogo ( sede do governo )
Línguas oficiais Inglês , Samoano
Demonym Americano samoano
Governo
- Chefe de Estado Barack Obama ( D)
- Governador Togiola Tulafono ( D)
- Vice-governador Ipulasi Aitofele Sunia ( D)
Território não incorporado dos Estados Unidos
- Convenção Tripartite 1899
- Termo de Cessão
de Tutuila

1900
- Termo de Cessão
de Manu'a

1904
- Anexação
Ilha de Swains

1925
Área
- Total 199 km 2 ( 212th)
76,83 sq mi
- Água (%) 0
População
- 2009 estimativa 65.628 ( 196)
- Censo de 2000 57.291
- Densidade 326 / km 2 ( 35)
914 mi / sq
PIB ( PPP) Estimativa 2007
- Total 575.300 mil dólares americanos
Moeda Dólar norte-americano ( USD )
Fuso horário ( UTC-11)
- Summer ( DST) não observada ( UTC)
Chamando código + 1-684
Código ISO 3166 AS
TLD Internet .as
1. Fagatogo é identificado como o sede do governo.
Mapa de Samoa Americana
Litoral de Samoa Americana

Samoa Americana ( / Əmɛrɪkən səmoʊə /; Samoan: Amerika Samoa; também Amelika Sāmoa ou Sāmoa Amelika) é uma território não incorporado dos Estados Unidos localizado no Oceano Pacífico do Sul , sudeste do estado soberano de Samoa (anteriormente conhecida como Samoa Ocidental). O principal (maior e mais populoso) ilha é Tutuila, com a Manu 'uma Islands, Rose Atoll, e Swains Island, também incluída no território.

Samoa Americana é parte do Cadeia de ilhas samoanas, situada a oeste das Ilhas Cook , ao norte de Tonga , e cerca de 300 milhas (500 quilômetros) ao sul de Tokelau . Ao oeste são as ilhas do Wallis e Futuna grupo. O Censo de 2000 mostrou uma população total de 57.291 pessoas. A área total é 200,22 quilômetros 2 (77 sq mi), ligeiramente mais do que Washington, DC Samoa Americana é o território mais meridional dos Estados Unidos.

História

Antes do contato ocidental

Acredita-se geralmente que as ilhas samoanas foram originalmente habitada tão cedo quanto 1000 aC. Samoa não foi alcançado por exploradores europeus até o século XVIII.

A história pré-ocidental de Samoa Oriental (agora Samoa Americana) está intrinsecamente ligada com a história de Samoa Ocidental (agora independente Samoa). O Manu'a Islands de Samoa Americana tem uma das histórias mais antigas de Polinésia, em ligação com o Tui título Manua, conectado com as histórias dos arquipélagos de Fiji , Tonga , as Ilhas Cook , Tokelau e em outras partes do Pacífico , os quais tinha sido uma vez sob a ocupação de Manua. Enquanto Tui Manu'a governou Tonga, as influências externas veio na forma de atividades imperiais, começando com o império Tu'i Pulotu em Fiji e seguido pelo Império Tui Manu'a em Samoa.

Em outras palavras, Tonga estava sob considerável influência do imperialismo de Fiji e Samoa. No entanto, Tonga foi capaz de libertar-se através de guerras amargas e sangrentas da dominação imperial do Tui Manu'a, o que eventualmente levou à formação do império Tu'i Tonga por volta do ano 950, na pessoa de 'Aho'eitu, o primeiro Tu'i Tonga, cujo pai era um samoano deified alta chefe, Tangaloa' Eitumâtupu ' um, e sua mãe uma mulher Tonga, Va'epopua, de grande nobreza. Esta dupla origem intitulado Tu'i Tonga para manter escritórios tanto divinas e seculares.

Em princípio, as estreitas interligações culturais e históricas entre Fiji , Samoa e Tonga eram essencialmente elitista, envolvendo o casamento entre famílias aristocráticas regionais. Muitos anos mais tarde, depois de se ter libertado de Tonga Samoa , os tonganeses levou regra sobre Samoa até que Samoa se libertou. Manu'a era o único grupo de ilhas que permaneceram independentes. As ilhas de Tutuila e Aunu'u foram politicamente ligado a "ilha de Upolu no que é hoje Samoa independente. Pode-se dizer que todos os Samoa ilhas são politicamente ligado hoje através do sistema principalmente faamatai e através de conexões familiares que são tão forte como nunca. Este sistema do faamatai e os costumes de faasamoa originou-se com dois dos mais famosos chefes iniciais de Samoa , que eram mulheres e afins, Nafanua e Salamasina.


Colonização

Contato com o Ocidente início incluiu uma batalha no século XVIII entre exploradores e ilhéus francesas em Tutuila, para que os samoanos foram responsabilizados no Ocidente, dando-lhes uma reputação de ferocidade. O site desta batalha é chamado Massacre Bay. Missionários Rarotongan início do século XIX para as ilhas Samoa foram seguidos por um grupo de missionários ocidentais liderados por John Williams da Congregationalist Sociedade Missionária de Londres na década de 1830, trazendo oficialmente o cristianismo para Samoa. Na segunda metade do século 20, o Samoano Congregacional Igreja tornou-se a primeira igreja indígena independente do Sul do Pacífico.

Em março de 1889, um alemão força naval invadiram uma vila em Samoa, e ao fazê-lo destruído alguma propriedade americana. Três navios de guerra americanos entraram em seguida, o porto de Samoa e estavam preparados para disparar sobre os três navios de guerra alemães encontraram lá. Antes armas foram disparados, um tufão destruiu ambos os navios norte-americanos e alemães. A obrigatória armistício foi chamado por causa da falta de navios de guerra.

Território dos EUA

Rivalidades internacionais na segunda metade do século XIX, foram resolvidos pela 1899 Convenção Tripartite em que a Alemanha e os EUA dividiram o samoano arquipélago. No ano seguinte, os EUA ocuparam formalmente a sua parte: um pequeno grupo de ilhas orientais, uma das quais envolve o porto notável de Pago Pago. Desde 1962, as ilhas ocidentais têm sido uma nação independente e adotou o nome de O Estado Independente de Samoa em 1997.

Após Marinha dos Estados Unidos tomou posse de Samoa oriental em nome dos Estados Unidos, o existente estação de abastecimento de carvão em Pago Pago Bay foi ampliado em uma estação naval completo sob o comando de um comandante. A Marinha garantiu um Termo de Cessão de Tutuila em 1900 e um Termo de Cessão de Manu'a em 1904. O último soberano de Manu'a, o Tui Manu'a Elisala, foi forçado a assinar um Termo de Cessão de Manu'a após uma série de ensaios US Naval, conhecida como a "Prova do Ipu", em Pago Pago, Ta'u, ea bordo de uma canhoneira esquadrão pacífico.

Após a I Guerra Mundial , durante o tempo da Mau movimento em Samoa Ocidental (então um mandato da Liga das Nações regido pela Nova Zelândia), houve um movimento Samoa Americana Mau correspondente, liderada por Samuel Sai'lele Ripley, um veterano da Primeira Guerra Mundial que era da aldeia Leone. Depois de reuniões no território dos Estados Unidos, ele foi impedido de desembarcar do navio que o trouxe para casa para Samoa Americana e não foi autorizado a voltar porque o movimento Samoa Americana Mau foi reprimida pela Marinha dos EUA. Em 1930, o Congresso dos Estados Unidos enviou uma comissão para investigar o estado de Samoa Americana, liderada pelos norte-americanos que tiveram um papel na derrubada do Reino do Havaí.

Em 1938, o aviador observou Ed Musick e sua tripulação morreu na Pan American World Airways S-42 Samoano Clipper sobre Pago Pago, enquanto em um voo de inquérito para Auckland, Nova Zelândia . Algum tempo após a descolagem, o avião experimentado problemas, e Musick transformou-o de volta para Pago Pago. Enquanto a tripulação começou a despejar combustível em preparação para uma aterragem de emergência, uma faísca na bomba de combustível causou uma explosão que destruiu a aeronave para além de meados de ar.

Durante a Segunda Guerra Mundial , fuzileiros navais dos EUA em Samoa em desvantagem a população local, que tem uma enorme influência cultural. Os homens jovens samoanos a partir da idade de 14 e acima foram combate treinados por militares norte-americanos. Samoanos ocupou vários cargos durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo como combatentes, pessoal médico, pessoal de código e reparadores de navios.

Após a Segunda Guerra Mundial, Lei Orgânica de 4500, de US Departamento de tentativa Interior-patrocinado para incorporar Samoa Americana, foi derrotado no Congresso, principalmente através dos esforços de Samoa chefes, liderados por Tuiasosopo Mariota . Estes esforços dos chefes levou à criação de uma legislatura local, o Samoa Americana Fono que se reúne na aldeia de Fagatogo, muitas vezes considerado o território da de facto e de capital de jure (os cumprimentos Estados Unidos Pago Pago como a capital oficial do território).

Com o tempo, o governador Navy-nomeado foi substituído por um eleito localmente. Embora tecnicamente considerada "desorganizada", já que o Congresso dos EUA ainda não passou um Lei Orgânica para o território, Samoa Americana é auto-governado sob uma Constituição que entrou em vigor em 1º de julho de 1967. O território americano de Samoa Americana está na Lista das Nações Unidas de-deGoverno Territórios, uma Lista que é contestado pelas autoridades governamentais territoriais, que não se consideram auto-governar.

Devido a dificuldades económicas, o serviço militar tem sido visto como uma oportunidade em Samoa Americana e outras EU Territórios ultramarinos, isso fez com que com base na população tem havido um número desproporcional de mortes por população em comparação com outras partes dos Estados Unidos. Como de 23 de Março de 2009 (2009-03-23) houve 10 samoanos americanos que morreram no Iraque , e dois que morreram no Afeganistão .

Setembro 2009 terremoto e tsunami

Em 29 de Setembro de 2009 às 17:48:11 UTC, um 8.0 magnitude terremoto atingiu 120 milhas (190 km) ao largo da costa da Samoa Americana. O terremoto atingiu 11,2 milhas (18,0 km) abaixo do fundo do oceano e gerou um tsunami . Quatro ondas com alturas de 15 pés (4,6 m) a 20 pés (6,1 m) de altura foram relatadas por ter chegado até uma milha (1,6 quilômetros) do interior, na ilha de Tutuila. Pelo menos 150 pessoas foram relatadas para ter sido mortos em Samoa e Samoa Americana com centenas de feridos. A Agência de Logística de Defesa (DSCP) trabalhou com o Federal Emergency Management Agency (FEMA) para fornecer 16 tendas humanitárias 'x 16' para as áreas devastadas da Samoa Americana.

Política

Primeira Dama Maria Tulafono e Governador Togiola Tulafono.

Política de Samoa Americana tem lugar num quadro de uma presidencial representativo democrático dependência, pelo que o Governador é o chefe de governo, e de um pluriforme sistema multi-partidário. Samoa Americana é um sem personalidade jurídica e desorganizado território dos Estados Unidos, administrado pelo Escritório de Assuntos Insular, Departamento do Interior dos EUA. Sua constituição foi ratificada em 1966 e entrou em vigor em 1967. O poder executivo é exercido pelo governador. O poder legislativo é investido nas duas câmaras da legislatura. Os partidos políticos norte-americanos (republicanos e democratas) existem em Samoa Americana, mas poucos políticos estão alinhadas com as partes. O Judiciário é independente do executivo e do legislativo.

Há também as tradicionais políticas de aldeia das ilhas Samoa, a "fa'amatai" eo "fa'asamoa", que continua em Samoa Americana e em Samoa independente, e que interage através destes limites atuais. O Fa'asamoa é a língua e os costumes, ea Fa'amatai os protocolos do "fono" (conselho) eo chefe do sistema. O Fa'amatai eo Fono ter lugar em todos os níveis do corpo político samoano, da família, para a aldeia, para a região, a questões nacionais.

O "matai" (chefes) são eleitos por consenso no seio da fono da família alargada e da aldeia (s) em causa. O matai eo fono (que é feito de si matai) decidir sobre a distribuição dos intercâmbios familiares e arrendamento de terras comunais. A maioria das terras em Samoa Americana e Samoa independente são comunais. A matai pode representar um grupo pequeno da família ou uma grande família alargada, que atinge entre as ilhas, e para tanto Samoa Americana e Samoa independente.

Uma questão que tem causado um pouco de crítica foi uma decisão aprovada pela "Convenção Constituição", realizada localmente. A decisão foi permitir que apenas os cidadãos norte-americanos com ascendência samoano ser legisladores.

Nacionalidade

As pessoas nascidas em Samoa Americana - incluindo aqueles que nasceram em Swains Island - são Cidadãos americanos, mas não são cidadãos americanos a não ser que um dos pais é um cidadão dos EUA. Como cidadãos norte-americanos, americanos samoanos não poderá votar em US eleições presidenciais. No entanto, os samoanos americanos têm direito a entrada gratuita e ilimitada para os Estados Unidos.

Samoanos têm o direito de eleger um delegado sem direito a voto para os Estados Unidos Câmara dos Deputados. Seu delegado desde 1989 tem sido Democrata Eni Fa'aua'a Hunkin Faleomavaega, Jr. Eles também enviar delegados à Democrática e Convenções Nacional Republicana.

Divisões administrativas

Samoa Americana é dividida administrativamente em três distritos e dois atóis "desorganizados". Os distritos e atóis desorganizados são subdivididos em 74 aldeias. Pago Pago, a capital de Samoa Americana - é uma das maiores vilas e está localizado no lado leste da ilha de Tutuila em Ma'oputasi County distrito # 9. Fagatogo está listado no Constituição da Samoa americana como o oficial sede do governo, mas não é o capital.

Geografia

Uma vista de uma das praias de Samoa Americana em Ofu-Olosega.

Samoa Americana, localizado dentro da região geográfica da Oceania , é uma das duas únicas possessões dos Estados-Membros no Hemisfério sul, sendo o outro Ilha Jarvis . Sua área total é 76,8 milhas quadradas (199 quilômetros de ²) - um pouco maiores do que Washington, DC - composto por cinco ilhas vulcânicas, escarpadas e dois atóis de coral.

Devido ao seu posicionamento no sul do Oceano Pacífico, é frequentemente atingido por tufões entre dezembro e março. Rose Atoll, localizado na Samoa Americana, é o ponto mais meridional do território dos Estados Unidos. Samoa Americana é a casa do Parque Nacional da Samoa Americana.

Protesto oficial a nomeação de Samoa vizinho

O United States Department of página web fundo Nota Estado para a vizinha Samoa observa que "em julho de 1997, a Constituição foi alterada para mudar o nome do país de Samoa Ocidental para Samoa (oficialmente o" Estado Independente de Samoa "). Samoa Ocidental tinha sido conhecido simplesmente como Samoa nas Nações Unidas desde que ingressou na organização em 1976. O vizinho US território de Samoa Americana protestou o movimento, sentindo que a mudança diminuiu a sua própria identidade samoano. samoanos americanos ainda usam os termos Samoa Ocidental e Samoans ocidentais. "

Reivindicação territorial por nacionalistas Tokelau

Swains Ilha é reivindicada por apoiantes da independência para Tokelau como parte desse país. Swains Islanders e Tokelau aproveitar afinidades linguísticas e culturais. Tokelau consulte Swains como Olohega. Em 2006 e 2007, sem êxito, das Nações Unidas -sponsored referendos sobre a independência para Tokelau , atualmente administrado pela Nova Zelândia , reviveu uma fonte latente de tensão. Os americanos governos e da Nova Zelândia não estão em causa de recorrer a qualquer mudança de status territorial sobre o Questão Swains Island. No entanto, a existência de uma cláusula de um tratado projecto de independência defendida por Nações Unidas -driven nacionalistas Tokelau é uma questão que vai ser uma potencial fonte de tensão diplomática.

Economia

Emprego na ilha cai em três categorias igual porte relativamente de cerca de 5.000 trabalhadores cada: o setor público, o único remanescente do atum fábrica de conservas, e no resto do sector privado.

Há apenas alguns funcionários federais em Samoa Americana e nenhum pessoal serviço militar ativo, exceto os membros da Guarda Costeira dos EUA, embora não haja uma Unidade de Reserva do Exército.

A esmagadora maioria dos trabalhadores do sector público trabalhar para o governo territorial Samoa Americana. A fábrica de conservas de atum um, StarKist, exporta várias centenas de milhões de dólares de conservas de atum para os Estados Unidos a cada ano. A outra fábrica de conservas de atum, Packing Samoa, uma galinha da subsidiária Mar, fechado em 2009 devido à samoanos americanos que estão sendo concedidos salário mínimo. No início de 2007, a economia de Samoa foi destacada no Congresso , uma vez que não foi mencionado no salário mínimo projeto de lei, a pedido do delegado samoano à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos , Eni Faleomavaega.

O Fair Labor Standards Act de 1938 tem, desde o início, continha disposições especiais para Samoa Americana, citando sua economia limitada. Salários Samoa Americana são baseados nas recomendações de uma reunião do Comité Indústria especial bi-anualmente. Originalmente, a lei continha disposições para outros territórios, disposições que foram progressivamente eliminados como esses territórios desenvolveu mais diversificadas economias.

Em 2007, o Feira Lei do Salário Mínimo de 2007 foi aprovada, o aumento do salário mínimo em Samoa Americana por 50 centavos de dólar por hora em 2007 e mais 50 ¢ por hora a cada ano depois disso até o salário mínimo em Samoa Americana é igual ao salário mínimo federal de 7,25 dólares por hora nos Estados Membros. Em resposta ao aumento do salário mínimo, uma das duas principais fábricas de conservas de atum em Samoa Americana, Chicken of the Sea, foi fechada em 2009 e 2041 empregados foram demitidos no processo. A outra grande fábrica de conservas de atum em Samoa Americana, StarKist, começou demitindo trabalhadores em agosto de 2010, com planos para demitir um total de 800 trabalhadores, devido aos aumentos de salário mínimo e outros custos operacionais crescentes. Samoa Americana governador Togiola Tulafono sugeriu que, em vez de despedir trabalhadores de salário mínimo, as empresas podem reduzir salários e bônus dos funcionários de alto nível.

Transporte

O actual design da matrícula territorial, introduzido em 1999.

Demografia

Populações históricas
Recenseamento Pop. % ±
1970 27.159
-
1980 32.297 18,9%
1990 46.773 44,8%
2000 57.291 22,5%

A população de Samoa Americana é de cerca de 65 mil pessoas, 95% dos quais vivem na maior ilha, Tutuila.

91,6 por cento da população são nativas Samoanos, 2,8% são asiáticos, 1,1% são caucasianos, 4,2% são misturados, e 0,3% são de outra origem. 90,6 por cento das pessoas falam samoano (intimamente relacionado com línguas polinésias havaianas e outros), enquanto 2,9% falam Inglês, 2,4% falam tonganês, 2,1% falam outras línguas, e 2% falam outras línguas insular do Pacífico, com a maioria das pessoas ser bilíngüe. Samoa Americana é em grande parte Christian (50% Christian Congregationalist, 20% católicos, 30% protestantes e outros).

Samoa Americana é pequeno o suficiente para ter apenas um CEP, 96799, e utiliza o Serviço Postal dos EUA (estado código "AS") para entrega de correio. A ilha contém 23 escolas primárias e seis escolas secundárias, todos os quais são operadas pela Samoa Americana Departamento de Educação. Samoa Americana Community College, fundada em 1970, oferece ensino pós-secundário nas ilhas.

Cultura

A cultura étnica da Samoa Americana é quase a mesma que a cultura étnica de Samoa Ocidental (Upolu). A soberania dos Estados Unidos distingue a civilização da Samoa Americana a partir da Samoa soberano.

Religião

De acordo com o World Christian Database, a população de Samoa Americana é 98,3% cristã, 0,7% agnóstico, 0,3% Chinese Universalista, 0,3% de budistas, 0,3% e 0,1% Baha'i Mahanugan.

A partir de 2010, o CIA Factbook mostrou as afiliações religiosas de Samoa Americana como Christian Congregacionalista 50%, católica romana 20%, protestantes e outros 30%.

A partir de 2010, o Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias filiação relatórios do site em 1990 foi de 7.500, aumentando para cerca de 12.000 em 1994, que é de cerca de um em cada quatro americanos samoanos.

Esportes

Cerca de 30 samoanos étnicos, muitos de Samoa Americana, atualmente jogam na Liga Nacional de Futebol , e mais de 200 jogo NCAA I Divisão futebol da faculdade. Nos últimos anos, estima-se que um homem samoano (seja um samoano americano, ou um samoano estar nos 50 Estados-Membros) é em qualquer lugar 40-56 vezes mais chances de jogar na NFL que um não-Americano samoano. Nove vezes Todos Pro- Júnior Seau é um dos samoanos mais famosos de todos os tempos para jogar na NFL, tendo sido eleito para o NFL 1990 Equipe da Década. Segurança Pittsburgh Steelers Troy Polamalu, que nasceu e cresceu em os EUA continental, é talvez o mais famoso samoano atualmente na NFL, não ter seu cabelo cortado desde 2000 (e só porque um Treinador USC lhe disse que ele tinha a) e usá-lo para baixo durante os jogos em honra de sua herança. A cultura do futebol foi destaque na 60 Minutos 17 de janeiro de 2010.

Um número de atletas americanos samoanos também se aventuraram wrestling profissional (ver especialmente Família Anoa'i). World Wrestling Entertainment tem empregado muitos membros da família Anoa'i, a mais famosa Dwayne "The Rock" Johnson. Também em wrestling profissional, um lutador chamado Samoa Joe compete em Nonstop Action Wrestling total.

Equipa nacional de futebol da Samoa Americana é um dos mais novos times do mundo. Ele também tem a distinção de que sofre a pior perda na história do futebol internacional: eles perderam para Austrália 31-0 em uma Copa do Mundo jogo de qualificação em 11 de abril de 2001.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=American_Samoa&oldid=406428516 "