Conteúdo verificado

Tokelau

Assuntos Relacionados: Geografia da Oceania (Austrália)

Você sabia ...

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Tokelau
Bandeira Símbolo
Lema: "Tokelau mo te Atua" ( Tokelau)
"Tokelau para o Todo-Poderoso"
Anthem: God Save the Queen
Capital Atafu (não oficial) um
A maior cidade Fakaofo (oficial)
Línguas oficiais
Demonym Tokelau
Governo Monarquia constitucional
- Monarca Elizabeth II
- Administrador Jonathan Reis b
- Chefe de Governo Keli Hiano Kalolo c
Nova Zelândia território
- Lei Tokelau 1948
Área
- Total 10 km 2 ( 233)
3,86 sq mi
- Água (%) desprezível
População
- Outubro 2011 censo 1411 d ( 237)
- Densidade 115 / km 2 ( 86)
298 mi / sq
PIB ( PPP) 1993 estimativa
- Total 1,5 milhões dólares ( 227)
- Per capita 1,035 dólar ( não classificados)
Moeda Dólar da Nova Zelândia ( NZD )
Fuso horário ( UTC + 13)
Unidades no esquerda
Chamando código 690
Código ISO 3166 TK
TLD Internet .tk
um. Cada atol tem seu próprio centro administrativo, mas Atafu vai sediar a Geral Fono em 2012.
b. Desde Fevereiro de 2011.
c. Desde 2012.
d. Contagem final para 2011 Tokelau Censo de População e Moradias, Estatísticas Nova Zelândia. A figura população Censo de 1411 inclui 268 residentes habituais de Tokelau que estavam ausentes no censo noite.
Alguns dados do World Factbook (2004).

Tokelau (pron .: / t k ə l /) É um território de Nova Zelândia , no sul do Oceano Pacífico que consiste em três coral tropical atóis com uma área de terra combinada de 10 km² (3,86 milhas quadradas) e uma população de aproximadamente 1.400. Os atóis encontram-se ao norte do Ilhas samoanas, ao leste de Tuvalu , ao sul do Phoenix Islands, sudoeste do mais distante Ilhas de linha e noroeste das Ilhas Cook .

A Organização das Nações Unidas Assembléia Geral Tokelau uma designada -DeGoverno Território. Até 1976, o nome oficial era ilhas de Tokelau. O território da Nova Zelândia é muitas vezes referida pelo seu nome mais velho colonial, as ilhas da União.

Etimologia

O nome é um Tokelau Palavra polinésia que significa "Vento Norte". As ilhas foram nomeadas as ilhas da União e Grupo União por exploradores europeus em um momento desconhecido. Tokelau Islands foi adotada como o nome em 1946, e foi contratada para Tokelau em 9 de Dezembro de 1976.

Geografia

Mapa de todas as ilhas Tokelau. Swains Ilha é mostrado para o sul.

Tokelau inclui três atóis no Oceano Pacífico Sul entre longitudes 171 ° e 173 ° W e entre as latitudes 8 ° e 10 ° S, a meio caminho entre Havaí e Nova Zelândia. Eles mentem a cerca de 500 km (311 milhas) ao norte de Samoa . Os atóis são Atafu, Nukunonu, tanto em um grupo de ilhas, uma vez chamado o duque de Clarence Group, e Fakaofo, uma vez Bowditch Island. Sua área de terra combinada é de 10,8 km². Não há portas ou portos. Tokelau reside no Pacífico ciclone tropical cinto. A quarta ilha que é culturalmente, historicamente e geograficamente, mas não politicamente, parte da cadeia de Tokelau é Swains Island (Olohega), sob Estados Unidos controle desde cerca de 1900 e administrado como parte de Samoa Americana desde 1925.

Swains ilha foi reivindicada pelos Estados Unidos nos termos do Guano Islands Act, como as outras três ilhas de Tokelau, que reivindica foram cedidos à Tokelau por um tratado em 1979. No projecto de constituição de Tokelau sujeitos ao referendo de autodeterminação de Tokelau em 2006, Olohega é reivindicada como parte de Tokelau, um reivindicação se rendeu em 1979 o mesmo tratado que estabeleceu um limite entre Samoa e Tokelau americano.

A reivindicação de Tokelau para Swains é geralmente comparável ao Ilhas Marshall reivindicação "para US-administrado Wake Island, mas o ressurgimento desta questão um pouco dormente tem sido um resultado não intencional da Organização das Nações Unidas recentes esforços "para promover a descolonização em Tokelau. Tokelau provaram um pouco relutante para empurrar a sua identidade nacional no âmbito político: movimentos de descolonização recentes têm sido principalmente impulsionado a partir do exterior por razões ideológicas. Mas, ao mesmo tempo, Tokelau são relutantes em renegar sua identidade cultural comum com Swains Islanders que falam a sua língua.

Localizações geográficas de atóis de Tokelau
Atol Coordenadas
Atafu 8 ° 33'6 "S 172 ° 30'3" W
Nukunonu 9 ° 10'6 "S 171 ° 48'35" W
Fakaofo 9 ° 21'55 "S 171 ° 12'54" W

Ambiente

Tokelau está localizado nas florestas tropicais úmidas polinésia ocidentais ecorregião. A maior parte da vegetação original foi substituída pela de coco plantações alguns dos quais foram abandonados e se tornaram florestas raquíticas. Os atóis de Tokelau fornecem habitat para 38 espécies de plantas indígenas, mais de 150 espécies de insetos e 10 espécies de caranguejos terra. Uma das maiores ameaças à biodiversidade é representada pela mamíferos predadores introduzidos, como a Rat polinésia.

Em 2011 Tokelau declarou sua inteira zona económica exclusiva de 319.031 km² um santuário de tubarões.

História

Evidências arqueológicas indicam que os atóis de Tokelau - Atafu, Nukunonu, e Fakaofo - foram assentadas cerca de 1.000 anos atrás e pode ter sido um "nexo" no Oriente Polinésia. Habitantes seguido Mitologia polinésia com o deus local Tui Tokelau; e formas desenvolvidas de música (ver Música de Tokelau) e art. Os três atóis funcionavam em grande parte de forma independente, mantendo a coesão social e linguística. Tokelau sociedade era governada por principalmente clãs, e houve escaramuças ocasionais inter-Atoll e guerras , bem como inter- casamento. Fakaofo, a "ilha principalmente", realizado algum domínio sobre Atafu Nukunonu e após a dispersão de Atafu. A vida nos atóis foi subsistência baseada, com dependência de peixe e coco .

Descoberta ocidental e contato

Comodoro John Byron descoberto Atafu em 24 de junho 1765 e denominou-o "Duque da Ilha de York". Partes onshore informou que não havia sinais de habitantes atuais ou anteriores. O capitão Edward Edwards, sabendo da descoberta de Byron, visitou Atafu em 06 de junho de 1791 em busca do Amotinados do Bounty. Não houve habitantes permanentes, mas casas continha canoas e artes de pesca, o que sugere a ilha foi usada como residência temporária por partidos de pesca. Em 12 de Junho de 1791, Edwards navegou para o sul e descobriu Nukunonu, nomeando-o "Duque da Ilha do Clarence". Um grupo de desembarque não poderia fazer contato com as pessoas, mas viu "morai s", enterrando lugares, e canoas com "estágios em seu meio" vela através das lagoas.

Em 29 de outubro de 1825 agosto R. Strong do USN Dolphin escreveu da chegada de sua equipe no atol Nukunonu, "Após um exame, nós descobrimos que eles tinham removido todas as mulheres e crianças do assentamento, o que foi muito pequeno, e colocá-los em canoas que encontram-se fora de uma rocha na lagoa. Eles freqüentemente vêm perto da costa, mas quando nos aproximamos eles iriam retirar com grande ruído e precipitação. " (The Journal of the South Pacific, 110 (3), pp. 296).

Fakaofo ilhéus, desenhados em 1841 pelo Estados Unidos que exploram a expedição.

Em 14 de fevereiro de 1835 o Capitão Smith dos registros dos Estados Unidos baleeiro Geral Jackson descobrindo Fakaofo, chamando-o de "Ilha de D'lobo". Em 25 de Janeiro de 1841, o Estados Unidos que exploram a expedição visitou Atafu e descobriu uma pequena população que vive na ilha. Os moradores parecia ser temporária, evidenciada pela falta de um chefe ea posse de casal canoas (usado para viagens inter-ilhas). Eles desejavam trocar, e possuía contas azuis e um ferro plano, indicando interação anterior com estrangeiros. A expedição chegou a Nukunonu em 28 de janeiro de 1841, mas não registra nenhuma informação sobre habitantes. Em 29 de Janeiro de 1841, a expedição descobriu Fakaofo e nomeou-o "Bowditch". Os ilhéus foram encontrados para ser similar na aparência e natureza para aqueles em Atafu.

Missionários pregado Cristianismo em Tokelau de 1845 a década de 1860. Francês Missionários católicos sobre Wallis Island (também conhecido como 'Uvea) e missionários da Protestante Sociedade Missionária de Londres em Samoa usado professores nativos para converter os Tokelau. Atafu foi convertido Protestantismo pela Sociedade Missionária de Londres, Nukunonu foi convertido Catolicismo e Fakaofo foi convertido para ambas as denominações.

Peruanos comerciantes de escravos chegou em 1863 e levou quase todos (253) dos homens capazes para trabalhar como operários. Os homens morreram de disenteria e de varíola , e muito poucos voltou para Tokelau. Com esta perda, o sistema de governação tornou-se baseado no "Taupulega", ou "Conselhos de Anciãos", onde estavam representadas as famílias individuais em cada atol. Durante este tempo, Imigrantes polinésios e americana , Scottish, Francês, Português e Alemão beachcombers resolvido, casando com mulheres locais e repovoamento dos atóis.

Fuso horário

Até dezembro de 2011, Tokelau era 11 horas atrás Tempo Universal Coordenado (UTC). À meia-noite 29 de dezembro de 2011 Tokelau deslocado para UTC + 13: 00 em resposta a Samoa decisão para alternar os lados do Dateline Internacional. Isto trouxe Toquelau mais perto de Nova Zelândia tempo (e no processo omitido dezembro 30).

Muitas fontes afirmam que Tokelau é de 14 horas à frente do UTC (UTC -10 antes da data interruptor de 2011), mas a diferença de fuso horário correto é UTC + 13: 00.

Governo

Em 1877 as ilhas foram incluídas sob a proteção do Reino Unido por um Ordem no Conselho, que alegou jurisdição sobre todos não reclamados Ilhas do Pacífico. Comandante CF Oldham em HMS Egeria desembarcou em cada um dos três atóis em Junho de 1889 e levantou oficialmente a bandeira da União , que declara o grupo um britânico protetorado. Em 1920, tornou-se reconhecido como Tokelau súditos britânicos.

O governo britânico anexo Tokelau para a colônia do Gilbert e Ellice Ilhas Tokelau e transferido para Nova Zelândia "s administração em 1926, abolindo as ilhas" chefias. Pelo Tokelau Act de 1948, soberania sobre Tokelau foi transferido para a Nova Zelândia. Defesa é também da responsabilidade da Nova Zelândia. Quando a nacionalidade britânica e Nova Zelândia Cidadania Act 1948 entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1949, Tokelau que eram súditos britânicos adquirida Nova Zelândia cidadania - um status que eles ainda têm.

Villages têm o direito de promulgar suas próprias leis que regulem as suas vidas diárias e lei da Nova Zelândia só se aplica desde que tenha sido prorrogado por decreto específico. Crime grave é rara e não há prisões - infratores são repreendidos publicamente, multadas ou obrigadas a trabalhar.

Política

O chefe de Estado é Elizabeth II , o Rainha na direita da Nova Zelândia, que também reina sobre o Reino Unido e os outros Reinos da comunidade. A Rainha é representada no território pelo Administrador agindo Jonathan Reis. O atual chefe de governo é FOUA Toloa, que preside o Conselho para a Governança em curso de Tokelau, que funciona como um armário. O Conselho é constituído pelo Faipule (líder) e Pulenuku (prefeito de aldeia) de cada um dos três atóis. O monarca é hereditário, o administrador nomeado pelo Ministro das Relações Exteriores e Comércio da Nova Zelândia, e o cargo de chefe de governo gira entre os três Faipule para um mandato de um ano.

O Tokelau Amendment Act de 1996 confere poder legislativo no Fono Geral, um corpo unicameral. O número de lugares em cada atol recebe no Fono é determinado pela população - no presente, e Fakaofo Atafu cada um tem sete e Nukunonu tem seis faipule e Pukenuku (líderes atol e prefeitos da aldeia) também sentar-se no Fono..

Em 11 de Novembro de 2004, Tokelau e Nova Zelândia tomou medidas para formular um tratado que iria transformar a partir de Tokelau um território não autónomo para um estado auto-governado em livre associação com a Nova Zelândia. Além do tratado, a ONU -sponsored referendo sobre a autodeterminação teve lugar, com as três ilhas que votam em dias sucessivos começando 13 de fevereiro de 2006. (Tokelau com base em Apia, Samoa, votada em 11 de fevereiro.) Fora de 581 votos, 349 foram para a associação livre, estando aquém da maioria de dois terços necessária para a medida passar. O referendo foi perfilado (um pouco de ânimo leve) em 1 de Maio de 2006 emissão de A revista New Yorker. Uma repetição referendo foi realizado em 20-24 outubro de 2007, novamente por pouco não aprovar o auto-governo. Desta vez, a votação foi curta por apenas 16 votos, ou 3%.

Em maio de 2008, das Nações Unidas Secretário-Geral Ban Ki-moon exortou potências coloniais "para completar o processo de descolonização em cada um dos restantes 16 -DeGoverno Territórios ", incluindo Tokelau. Isso levou o New Zealand Herald a comentar que a ONU foi" aparentemente frustrado por duas tentativas fracassadas de obter Tokelau a votar pela independência ". Em abril de 2008, falando como líder do Partido Nacional, futuro primeiro-ministro da Nova Zelândia John Key afirmou que a Nova Zelândia tinha "imposta dois referendos sobre o povo das ilhas Tokelau", e questionou "a sabedoria aceita que os pequenos Estados devem ser submetidos a um processo de descolonização".

Economia

Nukunonu Lagoa em Tokelau.

De acordo com os EUA Central Intelligence Agency de Lista de países por PIB (PPP) Tokelau tem a menor economia de qualquer país no mundo. Tokelau tem um anual potência de cerca de US $ 1.000 (€ 674) per capita de compra. O governo é quase totalmente dependente de subsídios da Nova Zelândia. Ele tem um faturamento anual de menos de US $ 500.000 (€ 336.995) contra os gastos de alguns US $ 2,8 milhões (€ 1,9 milhões). O déficit é composto por auxílios da Nova Zelândia.

Tokelau exporta anualmente cerca de US $ 100.000 (€ 67.000) de carimbos , copra e tecidos e artesanato esculpidas e as importações mais de US $ 300.000 (€ 202.000) dos géneros alimentícios, materiais de construção e combustível para, e de, Nova Zelândia. Nova Zelândia também paga diretamente para o custo dos serviços médicos e de educação. As indústrias locais incluem empresas de pequena escala para produção de copra, trabalhos em madeira, produtos de artesanato entrançados, selos, moedas, e pesca. Agricultura e pecuária produz cocos , copra, fruta-pão, mamões, bananas, figos, suínos, aves e algumas cabras. Muitos Tokelauanos viver na Nova Zelândia e sustentar suas famílias em Tokelau através remessas.

Tokelau tem planos de usar apenas energia renovável. Se isto for alcançado, será a única nação a ter alcançado esse objetivo. Espera-se que, até meados de 2012 de Tokelau eletricidade oferta será 93% gerado por fotovoltaica, sendo o restante gerado a partir de óleo de coco . Em 7 de Novembro de 2012, as ilhas tenham cumprido essas metas e tornar-se o primeiro território do mundo a satisfazer todas as suas necessidades de electricidade a partir de energia solar, de acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nova Zelândia, Murray McCully.

Nomes de domínio Internet

Tokelau aumentou seu PIB em mais de 10% através de registos de nomes de domínio sob o seu domínio de nível superior, .tk. As inscrições podem ser livre, caso em que o usuário possui apenas os direitos de uso e não o próprio domínio, ou pagos, que concede plenos direitos. Domínios livres são apontados para Tokelau servidores de nomes, que redireciona o domínio via HTML quadros para um endereço especificado ou a um determinado Um ou Registro NS, eo redirecionamento de até 250 endereços de e-mail para um endereço externo (não em um domínio .tk). Domínios livres não têm requisitos de publicidade de terceiros, mas têm um limite mínimo de tráfego de 25 visitantes únicos em qualquer período de 90 dias. Se este limite não for atingido, o domínio é suspensa eo proprietário tem 10 dias para tanto converter o domínio para um domínio pago ou ter o domínio registro cancelado.

Em setembro de 2003 Fakaofo tornou-se a primeira parte de Tokelau com uma alta velocidade Internet conexão. Fundação Tokelau financiou o projeto. Tokelau dá a maioria dos nomes de domínio sob a sua autoridade afastado a qualquer um de graça para ganhar publicidade para o território. Isto permitiu que a nação para ganhar tecnologias de telecomunicações avançadas, tais como mais computadores e acesso à Internet para os residentes de Tokelau. Em 2012, havia cerca de 120 computadores, principalmente laptops, e 1/6 da economia consiste de renda de nomes de domínios .tk.

Energia solar

Três estações de energia solar são planejadas para fornecer 100% de electricidade a partir de fotovoltaica, com backup de bateria. A primeira usina foi concluída em agosto de 2012. No total, 4.032 painéis solares serão utilizados e 1.344 baterias pesando 250 kg cada, e fazer Tokelau a primeira nação do mundo a ser 100% alimentado por energia solar. Os sistemas são projetados para resistir a ventos, de 230 km / h. Anteriormente eletricidade foi gerada usando geradores a diesel, e estava disponível apenas cerca de 16 horas / dia.

Demografia

O atol de Fakaofo, mais ao sul das ilhas de Tokelau.

De acordo com o Censo 2011 Tokelau, Tokelau tem um de jure normalmente população residente de 1.411 pessoas. O censo mostra uma diminuição de 3,8% no de jure população habitualmente residente entre 2006 e 2011.

Os cidadãos de Tokelau são chamados Tokelau, e o principal grupo étnico é Polinésia. O país não tem minorias. A principal religião é a Igreja Congregacional cristã ea língua principal é o Tokelau, mas Inglês também é falado.

Tokelau tem menos de 1.500 Habitantes da Polinésia em três aldeias que falam Tokelau e Inglês . Seu isolamento e falta de recursos limita grandemente o desenvolvimento econômico e agricultura limita-se ao nível de subsistência. O muito limitados recursos naturais e superlotação estão a contribuir para a emigração para a Nova Zelândia e Samoa , resultando em um declínio da população de cerca de 0,9% ao ano. Esgotamento de atum fez pesca para alimentação mais difícil.

Na ilha de Atafu quase todos os habitantes são membros da Igreja Cristã Congregacional de Samoa . Em Nukunonu quase todos são católicos romanos . Em Fakaofo ambas denominações estão presentes com a predominante Congregacional Igreja Cristã. As proporções totais são: Congregacional Christian Church 62%, católica romana 34%, outros 5%.

Embora ligeiramente mais fêmeas do que machos vivem em Atafu e Fakaofo, homens compõem 57% dos moradores Nukunonu. Apenas 9% dos Tokelau com 40 anos ou mais nunca foram casados. Um quarto da população nasceram no estrangeiro; quase todo o resto vivem no mesmo atol Nasceram no. A maioria das famílias possui 5 ou mais porcos.

Apesar de sua baixa renda, Tokelau tem uma expectativa de vida de 69 anos, comparável com partes de Europa .

Esporte

Devido ao seu pequeno tamanho, Tokelau não pertencente à maioria das organizações desportivas internacionais, e raramente participa de eventos internacionais. A única competição internacional significativa, o país participa é o Jogos do Pacífico. Tokelau ganhou suas primeiras medalhas de ouro já no 2007 Jogos do Pacífico em Apia, ganhando um total de cinco medalhas (três de ouro, uma de prata e uma de bronze), todos em bacias do gramado, e décimo segundo acabamento (de vinte e dois) na tabela geral de medalhas. Isto incluiu duas medalhas de ouro para Violina Linda Pedro (em pares femininos e simples feminino), tornando-a mais bem sucedido atleta individual de Tokelau até à data.

Em outubro de 2010, ténis de mesa tornou-se "o primeiro esporte em Tokelau a conceder a adesão a um nível continental ou mundial", quando o Tokelau Table Tennis Association foi formalmente estabelecida e se tornou o membro 23 do Oceania Table Tennis Federation.

Tokelau foi devido a participar, pela primeira vez, no 2010 Jogos da Commonwealth, em Nova Deli , mas, por razões desconhecidas, em última análise, não fazê-lo.

Tokelau tem uma Federação Nacional de Esportes, eo evento esportivo mais importante dentro do país é, sem dúvida, os Jogos Tokelau que são realizadas anualmente. Quando são mantidos ", todos Tokelau praticamente fica parado", como "[i] n superior a 50% da população participar e todo o trabalho e escola pára no tempo". Os Jogos de 2010 incluiu em competições sevens do rugby, netball e kilikiti, ao lado de "uma noite cultural [...] onde cada atol apresenta suas canções e danças tradicionais".

Netball é pensado para ter sido apresentado a Tokelau pelos britânicos, mas se tornou mais popular, quando o governo da Nova Zelândia assumiu o território. O esporte é jogado frequentemente durante competições desportivas inter-ilhas, ao lado de outros esportes como rugby league e voleibol.

Saúde e educação

Cada atol tem uma escola e hospital. Os serviços de saúde têm um Director de Saúde com base em Apia e um Conselheiro Clínico Chefe que se muda do atol de atol como necessário para ajudar os médicos ligados a cada hospital. Em 2007 não havia sempre um médico em cada ilha e locums foram nomeados para preencher as lacunas. Próximos Tokelaun médicos diplomados deve aliviar essa escassez nos próximos anos.

Muitos viajam juventude Tokelau à Nova Zelândia para continuar a sua educação eo navio está cheio na época do Natal com os alunos de voltar para casa e depois de sair para mais um ano de estudo.

Comunicações e transportes

Uma barca deixa a rampa de desembarque na Nukunono para recolher cargas e passageiros do MV Tokelau

Tokelau tem um serviço telefónico de rádio entre as ilhas e para Samoa . Em 1997, um serviço telefónico regulamentado pelo governo (Teletok) com três estações terrenas de satélite foi estabelecido. Cada atol tem uma estação de transmissão por rádio que transmite relatórios de envio e do tempo e cada família tem um rádio ou acesso a um.

Tokelau é servido pelo MV Tokelau, de propriedade do país, com a viagem de Apia na Samoa tomar um pouco mais de um dia. Navios de carga e descarga de cargas por automobilismo até o down-vento ( sotavento) lado da ilhota onde as pessoas vivem e manutenção de estação, pelo uso intermitente de motores, perto da borda do recife para que uma barcaça de desembarque pode ser motorizado para transferir carga para ou a partir da costa. Ao voltar para a margem, a barca negocia um canal estreito através do recife para a praia. Normalmente, este destino é sujeita a ondulação do oceano e encalhar requer considerável habilidade e, muitas vezes, abrasões de coral aos corpos.

Quando o mau tempo impede a barcaça fazer a viagem, o navio fica fora de esperar por tempo adequado ou vai para um dos outros atóis para tentar carregar ou descarregar os seus passageiros ou carga, ou ambos.

Não há nenhum aeroporto em Tokelau, então os barcos são o único meio de viagens e transporte.

Cyclone Percy

Cyclone Percy atingiu severamente danificado e Tokelau no final de fevereiro e início de março de 2005. Meteorologistas subestimou a força do ciclone e do período de tempo que seria na vizinhança de Tokelau. Coincidiu com uma mola de maré que colocou a maioria da área das duas aldeias no Fakaofo Nukunonu e sob um metro de água do mar. O ciclone também causou grande erosão em várias ilhotas de todos os três atóis, estradas e pontes e danificando os sistemas de energia eléctrica e de telecomunicações perturbadoras. O ciclone causou danos significativos e generalizados à produção de alimentos, incluindo bananas , cocos e pandanus . Ele não ferir gravemente qualquer pessoa, mas os moradores perdido quantidades significativas de propriedade. O futuro geográfica de Tokelau depende da altura do oceano. Nenhuma terra significativa é mais do que dois metros acima do ponto alto das marés normais. Isto significa Tokelau é particularmente vulnerável a eventuais subidas do nível do mar .

Livros e publicações

  • Tokelau: uma etnografia histórica por Judith Huntsman & Antony Hooper (1996, Universidade de Auckland Press) ISBN 1-86940-153-0
  • The Future of Tokelau: descolonizar agendas por Judith Huntsman com Kelihiano Kalolo (2007, Universidade de Auckland Press) ISBN 978-1-86940-398-0
  • Tokelau: Pessoas, atóis, e história de Peter McQuarrie (2007, Peter McQuarrie Press) ISBN 978-1-877449-41-3
  • Onde na Terra é Tokelau? Pelo Dr. Maxwell H. Heller (2005) ISBN 0-901100-58-7
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tokelau&oldid=542695636 "