Conteúdo verificado

Tuvalu

Assuntos Relacionados: Geografia da Oceania (Austrália)

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Tuvalu
Bandeira Brasão
Lema: "Tuvalu mo te Atua" ( Tuvaluan)
"Tuvalu para o Todo-Poderoso"
Anthem: Tuvalu mo te Atua    (Tuvalu)
Tuvalu para o Todo-Poderoso
Hino Royal: God Save the Queen
Capital Funafuti
8 ° 31'S 179 ° 13'E
Línguas oficiais
  • Tuvaluan
  • Inglês
Grupos étnicos
  • 96% Polinésio
  • 4% da Micronésia
Demonym Tuvaluan
Governo Parlamentar democracia sob a monarquia constitucional
- Monarca Elizabeth II
- Governador Geral Iakoba Italeli
- O primeiro-ministro Willy Telavi
Legislatura Parlamento
Independência
- do Reino Unido 01 de outubro de 1978
Área
- Total 26 km 2 ( 226)
10 sq mi
- Água (%) desprezível
População
- Julho 2011 estimativa 10.544 ( 224)
- Densidade 475,88 / km 2 ( 22)
1,142 mi / sq
PIB ( PPP) 2010 (est.) Estimativa
- Total 36.000 mil dólares ( 223)
- Per capita 3.400 dólares (2010 est.) ( 164)
Moeda
  • Dólar Tuvaluan
  • Dólar australiano
( AUD )
Fuso horário ( UTC + 12)
Unidades no esquerda
Chamando código 688
Código ISO 3166 TV
TLD Internet .tv

Tuvalu ( / t u v ɑː l u / também- VAH -loo ou / t u v əl u / TOO -və-loo), anteriormente conhecido como as Ilhas Ellice, é uma Polinésio nação insular localizada no Oceano Pacífico , a meio caminho entre Havaí e Austrália . É composto por três ilhas do recife e seis verdadeiro atóis espalhados a partir de 6 ° a 10 ° sul. Seus vizinhos mais próximos são Kiribati , Nauru , Samoa e Fiji . Sua população de 10.544 faz-se o terceiro menos populoso Estado soberano do mundo, com apenas Cidade do Vaticano e Nauru que têm menos habitantes. Em termos de tamanho físico da terra, em apenas 26 quilômetros quadrados (10 MI quadrado) de Tuvalu é o quarto menor país do mundo, maior do que a única Cidade do Vaticano, a 0,44 km 2 (0,17 sq mi), Monaco em 1,98 km 2 (0,76 sq mi) e Nauru a 21 km 2 (8,1 sq mi).

Os primeiros habitantes de Tuvalu eram Povos polinésios. Em 1568 navegador espanhol Álvaro de Mendaña navegou através das ilhas e é entendido ter avistado Nui durante sua expedição em busca de Terra Australis. Em 1819 a ilha de Funafuti foi nomeado Ilha de Ellice; o nome Ellice foi aplicada a todas as nove ilhas após o trabalho de Inglês hidrógrafo Alexander George Findlay (1812-1876). As ilhas vieram sob a esfera de influência da Grã-Bretanha no final do século 19, quando as ilhas de Ellice foram declaradas britânico protetorado pelo Capitão Gibson RN, de HMS Curaçao, entre 9 e 16 de Outubro de 1892. As ilhas de Ellice foram administradas como protetorado britânico por um Comissário Residente 1892-1916 como parte do Territórios do Pacífico ocidentais britânicas (BWPT), e mais tarde como parte do Ilhas Gilbert e Ellice colônia 1916-1974.

A referendo foi realizado em dezembro de 1974 para determinar se as Ilhas Gilbert e Ellice Islands deve cada um tem sua própria administração. Como consequência da Ellice Ilhas autodeterminação referendo de 1974 a colônia Gilbert e Ellice Ilhas deixou de existir em 1 de janeiro de 1976 e as colônias britânicas separadas de Kiribati e Tuvalu veio à existência. Tuvalu tornou-se totalmente independente dentro da Commonwealth , em 1 de Outubro de 1978. Em 5 de setembro de 2000, Tuvalu tornou-se o membro 189 da Organização das Nações Unidas.

História de Tuvalu

Pré-História e História

Os primeiros habitantes de Tuvalu eram Polinésios. Por conseguinte, a origens do povo de Tuvalu são abordadas nas teorias a respeito da propagação de seres humanos fora do sudeste da Ásia, a partir de Taiwan, via Melanésia e entre as ilhas do Pacífico para criar Polinésia. Durante o período pré-europeu de contacto havia voyaging canoa freqüente entre as ilhas mais próximas, incluindo Tonga e Samoa. Oito das nove ilhas de Tuvalu eram habitadas; daí o nome, Tuvalu, significa "oito pé juntos" em Tuvaluan. Possíveis evidências de fogo na Caves de Nanumaga pode indicar ocupação humana durante milhares de anos.

Tuvaluan homem em traje tradicional desenhada por Alfred Agate, em 1841, durante o Estados Unidos que exploram a expedição.

Um mito da criação importante das ilhas de Tuvalu é a história da enguia ea solha; o Solha lembrando os tuvaluanos do apartamento atóis. As histórias como para os ancestrais dos tuvaluanos variam de ilha para ilha. Em Niutao, Funafuti e Vaitupu o ancestral fundador é descrito como sendo de Samoa; Considerando que, em Nanumea o ancestral fundador é descrito como sendo de Tonga.

Tuvalu foi avistado pela primeira vez por europeus em 16 de janeiro de 1568, durante a viagem de Álvaro de Mendaña de Neira de Espanha, que é compreendido para ter avistado a ilha de Nui, que ele chamou de Isla de Jesus (Ilha de Jesus), no entanto Mendaña foi incapaz de aterrar. Durante a segunda viagem de Mendaña através do Pacífico passou Niulakita em 29 de Agosto 1595, que ele chamou de La atol Solitaria. Capitão John Byron passou pelas ilhas de Tuvalu em 1764 durante sua circunavegação do globo como capitão HMS Dolphin. Byron traçou os atóis como Lagoon Islands.

Keith S. Chambers e Doug Munro (1980) identificam Niutao como a ilha que Francisco Antonio Mourelle navegou passado em 5 de Maio de 1781, resolvendo assim o que os europeus tinha chamado O Mistério da Gran Cocal. Mapa e diário de Mourelle nomeou a ilha El Gran Cocal ("A Grande Coconut Plantation '); no entanto, a latitude e longitude era incerta. Longitude só poderia ser contada cruamente como cronômetros precisos não estavam disponíveis até o final do século 18.

A próxima europeu a visitar era Arent Schuyler de Peyster, de York, capitão da armada bergantim ou corsário Rebecca, navegando sob bandeira britânica, que passaram pelas águas do sul Tuvaluano maio 1819; de Peyster avistados Nukufetau e Funafuti, que deu o nome de Ilha de Ellice após uma Político Inglês, Edward Ellice, o membro do parlamento para Coventry eo proprietário da carga do Rebecca. Em 1820, o explorador russo Mikhail Lazarev visitado Nukufetau como comandante da Mirny.

Baleeiros começou itinerante do Pacífico, embora visitar Tuvalu apenas raramente por causa das dificuldades de desembarque nos atóis. Não há assentamentos foram estabelecidos pelos baleeiros. Capitão George Barrett do Nantucket baleeiro Independência II foi identificado como o primeiro baleeiro para caçar as águas em torno de Tuvalu. Em novembro de 1821, trocado cocos do povo de Nukulaelae e também visitou Niulakita. Louis Isidor Duperrey, capitão da Coquille, navegou passado Nanumaga maio 1824 durante uma expedição Governo francês.

Um homem da Atol Nukufetau, desenhada por Alfred Agate 1841.

Por menos de um ano entre 1862-1863, os navios peruanos, engajados no que ficou a ser chamado de " Blackbirding "comércio, penteados das ilhas menores do Polinésia a partir de Ilha de Páscoa , no Pacífico oriental para Tuvalu e os atóis sul das Ilhas Gilbert (agora Kiribati), buscando recrutas para preencher a escassez de trabalho extremo no Peru. Enquanto alguns ilhéus eram recrutas voluntários dos "blackbirders" eram notórios por seduzir os ilhéus para navios com truques, como fingindo ser missionários cristãos, bem como ilhéus de seqüestro na mira de uma arma. O Rev. AW Murray, o mais antigo missionário europeu em Tuvalu, informou que em 1863 cerca de 180 pessoas foram retiradas de Funafuti e cerca de 200 foram retiradas a partir de Nukulaelae como havia menos de 100 dos 300 registrados em 1861 como vivendo em Nukulaelae.

Cristianismo veio pela primeira vez para Tuvalu em 1861, quando Elekana, um diácono de uma Igreja Congregacional em Manihiki, Ilhas Cook ficou preso em uma tempestade e ficou a deriva por oito semanas antes da aterragem em Nukulaelae em 10 de maio de 1861. Elekana começou proselitismo cristianismo. Ele foi treinado no Malua Theological College, uma Escola Sociedade Missionária de Londres em Samoa, antes de iniciar seu trabalho no estabelecimento da Igreja de Tuvalu. Em 1865 o Rev. AW Murray do Sociedade Missionária de Londres - um Protestante sociedade missionária Congregacionalista - chegou como o primeiro missionário europeu, onde ele também proselitismo entre os habitantes de Tuvalu. Em 1878 o Igreja de Tuvalu foi bem estabelecida com pregadores em cada ilha. No final do século 19 e início do século 20 os ministros de que se tornou o Igreja de Tuvalu eram predominantemente samoanos, que influenciaram o desenvolvimento do Língua Tuvaluan eo música de Tuvalu.

Empresas de comércio e comerciantes

Empresas comerciais tornou-se ativo em Tuvalu em meados do século XIX; as empresas comerciais que se dedicam comerciantes Palagi que viviam nas ilhas. Algumas ilhas teria operadores concorrentes enquanto ilhas secador pode ter apenas um único operador. Louis Bec, que mais tarde encontrou o sucesso como escritor, era um comerciante em Nanumaga de abril 1880 até a estação de negociação foi destruído mais tarde naquele ano em um ciclone . Ele então tornou-se um comerciante em Nukufetau. Em 1892, o capitão da Davis HMS Royalist, informou sobre as atividades comerciais e comerciantes em cada uma das ilhas visitadas. Capitão Davis identificou os seguintes operadores do Grupo Ellice: Edmund Duffy ( Nanumea); Jack Buckland ( Niutao); Harry Nitz ( Vaitupu); John (também conhecido como Jack) O'Brien ( Funafuti); Alfred Restieaux e Emile Fenisot ( Nukufetau); e Martin Kleis ( Nui). Durante este tempo, o maior número de comerciantes Palagi viveu nos atóis, atuando como agentes para as empresas comerciais.

Na década de 1890 e mais tarde em primeira década do século 20, as mudanças estruturais ocorridas na operação das empresas de comercialização do Pacífico; empresas comerciais movidos a partir de uma prática de ter comerciantes residentes em cada ilha, em vez disso se tornar uma operação de negócio onde o supercargo (o gerente de carga de um navio mercante) que lidam diretamente com os habitantes da ilha quando um navio visitou uma ilha. A partir de 1900, o número de comerciantes Palagi em Tuvalu declinou com o último da comerciantes Palagi sendo Fred Whibley em Niutao e Alfred Restieaux em Nukufetau. Em 1909 não havia mais residente comerciantes Palagi que representam as empresas comerciais, embora ambos Fred Whibley e Alfred Restieaux permaneceu nas ilhas até suas mortes.

Expedições científicas e viajantes

1900, Mulher em Funafuti, Tuvalu, então conhecido como ilhas de Ellice
Mulher no Funafuti,
Harry Clifford Fassett (1900)

O Estados Unidos que exploram a expedição sob Charles Wilkes visitado Funafuti, Nukufetau e Vaitupu em 1841. Durante esta expedição Alfred Thomas Ágata, gravador e ilustrador, registrou o vestido e tatuagem padrões dos homens de Nukufetau.

Em 1890 Robert Louis Stevenson, sua esposa Fanny Vandegrift Stevenson e seu filho Lloyd Osbourne navegou na Janet Nicoll, um navio de comércio de propriedade de Henderson e Macfarlane de Auckland, Nova Zelândia, que operou entre Sydney, Auckland e no Pacífico central. O Janet Nicoll visitou Tuvalu; enquanto Fanny registra que fez a terra firme em Funafuti, Niutao e Nanumea; no entanto Jane Resture sugere que era mais provável que eles desembarcaram em Nukufetau em vez de Funafuti. Uma conta desta viagem foi escrito por Fanny Vandegrift Stevenson e publicado sob o título O Cruzeiro do Janet Nichol, juntamente com fotografias tiradas por Robert Louis Stevenson e Lloyd Osbourne.

Em 1894 Conde Rudolph Festetics de Tolna, sua esposa Eila (née Haggin) e sua filha Blanche Haggin visitado Funafuti a bordo do iate Le Tolna. O conde passou vários dias fotografando homens e mulheres em Funafuti.

Os furos no Funafuti, no local agora chamado broca de David, são o resultado da perfuração realizada pela Royal Society de Londres com o propósito de investigar a formação dos recifes de coral para determinar se os vestígios de organismos de águas pouco profundas poderiam ser encontradas em profundidade na coral de atóis do Pacífico. Esta investigação seguiu o trabalho em a estrutura e distribuição dos recifes de coral conduzida por Charles Darwin no Pacífico. Perfuração ocorreu em 1896, 1897 e 1898. Professor Edgeworth David do Universidade de Sydney era um membro da expedição 1896 e liderar a expedição em 1897. Fotógrafo sobre essas viagens gravadas as pessoas, as comunidades e as cenas em Funafuti.

Harry Clifford Fassett, escriturário e fotógrafo do capitão, gravado pessoas, comunidades e cenas em Funafuti durante uma visita de USFC Albatross quando o Peixes dos Estados Unidos Comissão investigava o formação de recifes de corais no Pacífico atóis em 1900.

A Constituição de Tuvalu e instituições parlamentar e judicial

A Constituição de Tuvalu

A Constituição de Tuvalu afirma que é "a lei suprema de Tuvalu" e que "todas as outras leis devem ser interpretadas e aplicadas subordinados à Constituição"; que estabelece os princípios da Declaração de Direitos e Proteção dos Direitos e Liberdades Fundamentais.

O Parlamento de Tuvalu

Tuvalu é uma democracia parlamentar e Reino da comunidade com rainha Elizabeth II como o país que serve de chefe de Estado e com o título Rainha de Tuvalu. Uma vez que a rainha não reside nas ilhas, ela é representada em Tuvalu por um Governador-Geral nomeado pela Rainha em cima do conselho do O primeiro-ministro de Tuvalu.

A partir de 1974 (a criação da colônia britânica de Tuvalu) até a independência, o órgão legislativo da Tuvalu foi chamada a Casa da Assembléia ou Fale I Fono. Após a independência, em outubro de 1978, a Casa da Assembléia foi rebatizado o Parlamento de Tuvalu ou Palamene o Tuvalu. O unicameral Parlamento tem 15 membros com eleições realizadas a cada quatro anos. Os membros do parlamento selecionar o primeiro-ministro, que é o chefe de governo e do presidente do parlamento. Os ministros que formam o gabinete é nomeado pelo Governador Geral sobre o conselho do Primeiro-Ministro.

Não há partidos políticos formais e campanhas eleitorais são em grande parte baseado em laços pessoais / familiares e reputações.

O Tuvalu National Library and Archives detém "documentação vital sobre o património cultural, social e política de Tuvalu", incluindo sobreviventes registros da administração colonial, bem como Tuvalu arquivos do governo.

Governo Local

Cada ilha tem sua própria high-chefe, ou ulu-aliki, e vários sub-chefes ( alikis) e mais velhos. Os anciãos formar juntos um conselho de ilha de anciãos ou te sina o fenua (literalmente: "cinza-cabelos da terra"). No passado, uma outra casta, um dos sacerdotes (tofuga), também estava entre os tomadores de decisão. A sina o fenua, aliki e exercício ulu-aliki autoridade informal a nível local. Ulu-aliki são sempre escolhidos com base em ascendência. Seus poderes são agora compartilhada com os pule o kaupule (presidentes de aldeia eleitos; um em cada atol).

Judiciário

Há oito Ilha Tribunais e Lands Tribunais; recursos em matéria de disputas de terra são feitas para as Terras tribunais de recurso Panel. Apelações dos Tribunais ilha e as Terras tribunais de recurso Painel são feitas para o Tribunal de Magistrados, que tem jurisdição para ouvir casos civis envolvendo até US $ 10.000. O tribunal superior é o Supremo Tribunal de Tuvalu, pois tem competência originária ilimitada e ouve apelações dos tribunais inferiores. Acórdãos do Tribunal de Grande Instância podem ser objecto de recurso para o Tribunal de Recurso de Tuvalu. Desde o Tribunal de Recurso existe um direito de recurso a Sua Majestade no Conselho, ou seja, o Conselho Privado em Londres.

A lei de Tuvalu compreende os Atos votado em lei pelo Parlamento de Tuvalu e instrumentos legais que se transformam em lei; determinadas leis votadas pelo Parlamento da Inglaterra (durante o tempo Tuvalu ou era um protetorado britânico da colônia britânica); o direito comum ; e direito consuetudinário (particularmente em relação à propriedade da terra).

Defesa e aplicação da lei

Tuvalu não tem forças militares regulares, e não gasta dinheiro com os militares. Sua força de polícia nacional, o Corpo de Polícia de Tuvalu com sede em Funafuti inclui uma Maritime Vigilância Unidade, Alfândega, Prisões e Imigração. Os oficiais de polícia desgaste Estilo britânico uniformes.

A polícia tem um Barco de patrulha da classe do Pacífico (HMTSS Te Mataili) fornecida pela Austrália no âmbito do Programa Barco de patrulha do Pacífico para uso em vigilância marítima e patrulha pesqueira e para missões de busca e salvamento. ("HMTSS" significa His / Her Navio Estado Tuvaluan de Sua Majestade ou para His / Her Vigilância Tuvalu Navio de Sua Majestade.)

Distritos

Mapa de Tuvalu.

O Ilhas de Tuvalu consistem em seis atóis e ilhas recife. O menor, Niulakita, era desabitada, até que foi colonizada por pessoas de Niutao em 1949.

Distritos do governo local que consistem em mais de uma ilhota:

  • Funafuti
  • Nanumea
  • Nui
  • Nukufetau
  • Nukulaelae
  • Vaitupu

Distritos do governo local que consistem em apenas uma ilha:

  • Nanumaga
  • Niulakita
  • Niutao

Relações exteriores

Tuvalu participa nos trabalhos de Secretaria da Comunidade do Pacífico, ou SPC (às vezes Pacific Comunidade) e é membro da Fórum das Ilhas do Pacífico, a Comunidade das Nações e as Nações Unidas. Tuvalu tem mantido uma missão nas Nações Unidas em Nova York desde 2000. Tuvalu é membro da Banco Mundial e do Banco Asiático de Desenvolvimento.

Tuvalu mantém relações estreitas com Fiji, Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, o Reino Unido ea União Europeia . Ele tem relações diplomáticas com a República da China (Taiwan); o ROC mantém a única embaixada residente em Tuvalu e tem um programa de assistência grande nas ilhas.

A grande prioridade internacional para Tuvalu nas Nações Unidas, em 2002 Cimeira da Terra em Joanesburgo, África do Sul e em outras instâncias internacionais, está promovendo preocupação com o aquecimento global e da possível do nível do mar subindo. Tuvalu defende a ratificação e implementação do Protocolo de Quioto . Em dezembro de 2009 as ilhas paralisadas negociações sobre as alterações climáticas no Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Copenhague, temendo alguns outros países em desenvolvimento não estavam cometendo totalmente aos negócios vinculativo sobre a redução das emissões de carbono. Sua principal negociador afirmou, "Tuvalu é um dos países mais vulneráveis do mundo à mudança climática e nosso futuro depende do resultado desta reunião." Tuvalu participa nas operações da Ilhas do Pacífico Comissão Applied Geoscience (SOPAC) ea Secretaria do Programa Ambiental Regional do Pacífico (SPREC).

Tuvalu é parte de um tratado de amizade com os Estados Unidos, assinado logo após a independência e ratificado pelo Senado dos EUA em 1983, ao abrigo do qual os Estados Unidos renunciaram reivindicações territoriais anteriores a quatro ilhas Tuvaluano ( Funafuti, Nukufetau, Nukulaelae e Niulakita) sob o Guano Islands Act de 1856.

Tuvalu participa das operações da Agência das Pescas do Pacífico Ilha Fórum eo Pacífico Ocidental e Central Comissão de Pescas (WCPFC). O governo de Tuvalu, o Governo dos EUA, e os governos de outras ilhas do Pacífico, são partes no Tratado do atum no Pacífico Sul (SPTT), entrou em vigor em 1988. O acordo SPTT atual expira em 14 de junho de 2013. Tuvalu é também um membro da Partes do Acordo de Nauru que trata da gestão de pesca do atum com redes de cerco no oeste do Pacífico tropical.

Tuvalu entrou na ribalta internacional em 2012, quando navios que foram naveguem sob a bandeira do Irã foram registrados em Tuvalu. Em resposta ao Boicote europeu das exportações de petróleo iranianas sobre a política nuclear do Irã, um número de petroleiros alterado para bandeiras de Tuvalu. Segundo a Rádio Austrália, isso poderia levar a consequências imprevisíveis para a pequena nação.

Geografia e ambiente

A praia de Funafuti atol.

Tuvalu consiste em três ilhas do recife e seis atóis verdadeiros. O seu grupo pequeno, espalhados de atóis têm solos pobres e uma área total de apenas cerca de 26 quilômetros quadrados (menos de 10 sq. Mi) tornando-o o quarto menor país do mundo. As ilhotas que formam os atóis são muito baixas. Nanumaga, Niutao, Niulakita são ilhas do recife e os seis atóis são verdadeiros Funafuti, Nanumea, Nui, Nukufetau, Nukulaelae e Vaitupu. Funafuti é o maior atol das nove ilhas do recife baixas e atóis que formam a corrente vulcânica ilha de Tuvalu. É composto por numerosas ilhotas ao redor de uma lagoa central que é de aproximadamente 25,1 km (15,6 milhas) (N-S) de 18,4 km (11,4 milhas) (nós), centrados em 179 ° e 8 ° 7'E 30'S. Nos atóis, um recife rebordo anular envolve a lagoa com diversos canais de recifes naturais.

O litoral oriental de Funafuti Lagoon foi modificado durante a II Guerra Mundial, quando o campo de pouso (que é agora O Aeroporto Internacional de Funafuti) foi construído. Vários molhes também foram construídas, áreas de praia foram preenchidos e canais de acesso em águas profundas foram escavados. Estas alterações ao recife e litoral resultou em mudanças de padrões de ondas com menos areia acumular para formar as praias, em comparação com épocas anteriores e da linha costeira está agora exposta à ação das ondas. Várias tentativas para estabilizar a linha costeira não ter alcançado o efeito desejado. Os recifes em Funafuti sofreram danos, com 80 por cento do coral tornar-se branqueada como consequência do aumento da temperatura dos oceanos e acidificação dos oceanos. Um projeto recife restauração investigou técnicas recife de restauração; e pesquisadores do Japão têm investigado a reconstrução do recifes de coral através da introdução de foraminífero. O projeto da Agência de Cooperação Internacional do Japão é projetado para "aumentar a resiliência do litoral Tuvalu contra a subida do nível do mar através da reabilitação e regeneração dos ecossistemas e através do apoio de engenharia para produção de areia e processos de sedimentação."

A maior elevação é de 4,6 metros (15 pés) acima do nível do mar, Niulakita, o que dá Tuvalu a segunda mais baixa elevação máxima de qualquer país (após as Maldivas). No entanto, as maiores elevações são geralmente nas dunas tempestade estreitas no lado do oceano das ilhas que são propensas a galgamento em ciclones tropicais , como ocorreu com Ciclone Bebe, que foi uma tempestade muito cedo-temporada que passou através dos atóis Tuvaluano em outubro de 1972.

Devido à baixa altitude, as ilhas que compõem este país estão ameaçados pela atual e futura elevação do nível do mar . Além disso, Tuvalu é anualmente afectado por eventos maré rei pico que no final do verão austral, e elevar o nível do mar mais elevado do que o normal de uma preia-mar . Como resultado da histórica subida do nível do mar, o eventos maré rei levar à inundação de áreas baixas, o que é agravado quando os níveis do mar são ainda levantada por La Niña efeitos ou tempestades e ondas locais. No futuro, a subida do nível do mar pode ameaçar a submergir totalmente a nação, uma vez que é estimado que um aumento do nível do mar de 20-40 centímetros (16/08 polegadas) nos próximos 100 anos poderia fazer Tuvalu inabitável.

Um cais e praia de Funafuti Atol

Tuvalu experimenta ventos fortes do oeste e chuva pesada de outubro a março - o período que é conhecido como Tau-o-lalo; com temperaturas tropicais moderado por ventos de leste de abril a novembro. A água potável é obtida principalmente a partir de água da chuva coletada em telhados e armazenado em tanques. Estes sistemas são frequentemente mal mantida, resultando em falta de água. Os programas de ajuda da Austrália ea União Europeia têm sido direcionados para a melhoria da capacidade de armazenamento em Funafuti e nas ilhas exteriores.

O aumento da população resultou em um aumento da demanda sobre os recursos haliêuticos, que estão sob stress; embora a criação do Funafuti Área de Conservação de providenciou uma área de exclusão de pesca para ajudar a sustentar a população de peixes em toda a lagoa Funafuti. A pressão populacional sobre os recursos de Funafuti e sistemas de saneamento inadequados ter resultado em poluição. A Waste Operações e Serviços Act de 2009 estabelece o quadro jurídico para projectos de gestão de resíduos e controle de poluição financiados pela União Europeia dirigida a compostagem de resíduos orgânicos em sistemas de eco-saneamento. Os resíduos de plástico também é um problema tanto alimentos importados e de outras commodities são fornecidos em recipientes de plástico ou embalagens.

Quando o aeródromo Segunda Guerra Mundial em Funafuti foi construído, a base de coral do atol foi usado como preenchimento para criar a pista. O resultado locar poços impactou a de água doce aqüífero. A estes poços, a água do mar pode ser visto borbulhando através da rocha porosa coral para formar piscinas com cada maré alta.

Turismo

A ilha principal de Funafuti é o foco de viajantes, uma vez que o único aeroporto em Tuvalu é o O Aeroporto Internacional de Funafuti ea ilha tem instalações do hotel. O ecoturismo é uma motivação de viajantes para Tuvalu. O Funafuti da Área de Conservação consiste de 33 quilômetros quadrados de oceano, recife, lagoa, canal e seis ilhotas desabitadas.

Os atóis exteriores podem ser visitadas em dois navios de passageiros de carga, Nivaga II e Manu Folau, que oferecem visitas de ida e volta para as ilhas exteriores a cada três ou quatro semanas. Há alojamento pousada em muitos dos atóis exteriores.

Economia

De 1996 a 2002, Tuvalu foi um dos melhores desempenhos economias das Ilhas do Pacífico e atingiu uma taxa real média do produto interno bruto (PIB) de 5,6 por cento ao ano. Desde 2002, o crescimento económico abrandou, com um PIB de 1,5% em 2008. Tuvalu foi exposta a um rápido aumento dos preços mundiais dos combustíveis e dos alimentos em 2008, com o nível de inflação atingindo um máximo de 13,4%. O relatório de 2010 do Fundo Monetário Internacional sobre Tuvalu estima que Tuvalu experimentado um crescimento zero no seu PIB de 2010, depois que a economia contraiu em cerca de 2% em 2009.

Trabalhadores do sector público constituem cerca de 65% das pessoas formalmente empregadas. Aproximadamente 15% dos homens adultos trabalhar como marinheiros a bordo de navios mercantes de bandeira estrangeira. Tuvaluanos são outra forma de agricultura de subsistência e pesca tradicional.

Tuvalu gera renda a partir do Tuvalu Fundo Fiduciário, a comercialização do domínio de nível superior ".tv", licenças de pesca, a venda de selos pelo Tuvalu Philatelic Bureau, as remessas dos tuvaluanos que vivem na Austrália e na Nova Zelândia, e as remessas de marinheiros Tuvaluano empregados em navios estrangeiros.

Tuvaluanos são bem conhecidos por suas habilidades marítimas, com o Instituto de Formação Marítima em Tuvalu Amatuki motu (ilha), Funafuti, fornecendo treinamento para cerca de 120 cadetes marinhas todos os anos para que eles tenham as habilidades necessárias para o emprego como marítimos a bordo de navios mercantes. O União de Tuvalu no exterior Marinheiros (Tosu) é o sindicato registrado apenas em Tuvalu. Ela representa os trabalhadores a bordo de navios estrangeiros. O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) estima que 800 homens Tuvaluano são treinados, certificados e ativo como marítimos. O BAD estima que, a qualquer momento, cerca de 15 por cento da população masculina adulta trabalha no estrangeiro como marítimos.

Em 1998, Tuvalu começou a derivar receita do uso de seu código de área para prémio de taxa de números de telefone e da comercialização de sua " .tv "nome de domínio Internet, que agora é gerenciada por Verisign.

O Tuvalu Fundo Fiduciário foi criada em 1987 pelo Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. O valor do Tuvalu Fundo Fiduciário é de aproximadamente $ 100 milhões.

Austrália e Nova Zelândia continuar a contribuir de capital para o Fundo Fiduciário Tuvalu e fornecer outras formas de ajuda ao desenvolvimento. O Governo dos EUA é também uma importante fonte de receita para Tuvalu, com 1.999 pagamentos do Tratado do atum no Pacífico Sul (SPTT) em cerca de US $ 9 milhões, que deverá aumentar anualmente. O SPTT entrou em vigor em 1988 com o acordo SPTT atual que expira 14 de junho de 2013. O apoio financeiro para Tuvalu também é fornecido pelo Japão, Coréia do Sul e União Europeia .

As Nações Unidas designa Tuvalu como um "país menos desenvolvido" por causa de seu potencial limitado para o desenvolvimento econômico, a ausência de recursos exploráveis e seu pequeno tamanho ea vulnerabilidade a choques económicos e ambientais externos. O alto custo dos produtos petrolíferos tem incentivado o desenvolvimento de projetos para o acesso energias renováveis em Tuvalu.

Devido ao afastamento do país, o turismo não fornece muita renda; mil turistas são estimadas para visitar Tuvalu anualmente.

Demografia

A população do país mais do que duplicou desde 1980, com uma taxa de crescimento de 0,702%. A população no censo de 2002 foi de 9.561, e foi estimado para chegar a 10.544 em julho de 2010. A população de Tuvalu é principalmente de Etnia polinésia com aproximadamente 4% da população sendo Micronésia. A taxa de migração líquida é estimada em -7,02 migrante (s) / 1.000 habitantes (2011 est.)

De 1947 a 1983, um número de tuvaluanos de Vaitupu migraram para Kioa uma ilha em Fiji. Os colonos de Tuvalu foi concedida a cidadania de Fiji em 2005. Nos últimos anos, Nova Zelândia e Austrália são os destinos principais para a migração ou o trabalho sazonal.

A Nova Zelândia tem uma quota anual de 75 tuvaluanos concedido autorizações de trabalho sob a Categoria de Acesso Pacífico, como foi anunciado em 2001. Os candidatos se inscrever para a Categoria de Acesso Pacífico (PAC) cédulas; o critério principal é que o requerente principal deve ter uma oferta de emprego de uma entidade patronal Nova Zelândia. Tuvaluanos também têm acesso ao emprego sazonal nas indústrias de fruticultura e viticultura na Nova Zelândia no âmbito do Empregador Reconhecido Sazonal (RSE) Política do Trabalho introduzida em 2007 permitindo o emprego de até 5.000 trabalhadores de Tuvalu e outras ilhas do Pacífico. Tuvaluanos pode participar do Programa Trabalhador australiana Pacific Sazonal, que permite Ilhas do Pacífico obter emprego sazonal na indústria agricultura da Austrália, em operações específicas de algodão e cana-de-; indústria pesqueira, nomeadamente a aquicultura; e com fornecedores de alojamento na indústria do turismo.

A expectativa de vida é 62,7 anos para os homens e 66,9 anos para as mulheres (2011 est.).

O Tuvaluan língua é falada por quase todos, enquanto uma língua muito semelhante ao Gilbertês é falado em Nui. Inglês também é uma língua oficial, mas não é falado no uso diário. O Parlamento funciona e oficiais são conduzidas em Língua Tuvaluan.

Um dançarino Tuvaluan em Auckland de Pasifika Festival

A introdução do cristianismo acabou com a adoração de espíritos ancestrais e outras divindades, juntamente com o poder do vaka-Atua (os sacerdotes dos velhos religiões). Laumua Kofe descreve os objetos de culto como variando de ilha para ilha, embora o culto aos ancestrais é descrito por Rev. DJ Whitmee em 1870 como sendo uma prática comum. Cerca de 97% de tuvaluanos são membros da Igreja de Tuvalu, uma igreja cristã protestante. Tuvaluanos continuar a respeitar os seus antepassados no contexto de uma forte fé cristã.

As outras religiões praticadas em Tuvalu incluem Adventista do Sétimo Dia (1,4%), Bahá'í (1%). e o Ahmadiyya Comunidade Muçulmana (400 membros, 0,4%).

Cultura

Dança e música

A música tradicional de Tuvalu consiste em uma série de danças, incluindo fatele, fakanau e fakaseasea. O fatele, em sua forma moderna, é realizada em eventos da comunidade e para comemorar os líderes e outras pessoas proeminentes, como a visita do duque e da duquesa de Cambridge em setembro de 2012. O estilo de Tuvalu pode ser descrito "como um microcosmo musical da Polinésia, onde os estilos contemporâneos e antigos co-existir ".

Herança

O sistema de comunidade tradicional ainda sobrevive em grande medida em Tuvalu. Cada família tem sua própria tarefa, ou salanga, para se apresentar para a comunidade, como a pesca, construção de casas ou defesa. As habilidades de uma família são passados de pais para filhos.

A maioria das ilhas têm sua própria Fusi, a comunidade de propriedade lojas semelhantes a lojas de conveniência, onde os alimentos enlatados e sacos de arroz podem ser comprados. Mercadorias são mais baratos e fusis dar melhores preços para a sua própria produção.

Canoa esculpindo Nanumea

Outro edifício importante é a falekaupule ou maneapa a sala de reunião tradicional da ilha, onde assuntos importantes são discutidos e que também é usado para festas de casamento e atividades comunitárias, como um fatele envolvendo música, canto e dança. Falekaupule também é usado como o nome do conselho de anciãos - o tradicional fazendo corpo em cada ilha decisão. Sob a Lei de Falekaupule, Falekaupule significa "assembleia tradicional em cada ilha ... composto de acordo com o Aganu de cada ilha". Aganu significa costumes e cultura tradicionais.

A igreja ea comunidade edifícios são pintados com tinta branca localmente conhecido como lase, que é feita pela queima de uma grande quantidade de coral morto com lenha. O pó esbranquiçado que é o resultado é misturado com água e pintado sobre os edifícios.

Cozinha

O cozinha de Tuvalu é baseado em muitas espécies de peixes encontrados no mar e lagoas dos atóis e o grampo de coco . Várias sobremesas feitas nas ilhas incluem coco e leite de coco, em vez do leite animal. Os alimentos tradicionais são consumidos em Tuvalu pulaka, taro, bananas, fruta-pão, coco, frutos do mar ( caranguejo de coco , tartarugas e peixes), aves marinhas (ou taketake Noddy preto e Akiaki ou Branco Tern) e carne de porco.

Cultivada em grandes poços de solo compostado abaixo do lençol freático, Pulaka é a principal fonte de hidratos de carbono . Seafood fornece proteína . Bananas e fruta-pão são culturas complementares. Coco é utilizado para a sua suco, para fazer outras bebidas e para melhorar o sabor de alguns pratos. Carne de porco é consumida principalmente em fateles (ou festas com dança para comemorar determinados eventos).

Uma lagoa 1.560 metros quadrados foi construído em 1996 emVaitupu para sustentarAquicultura em Tuvalu.

Peixes voadores são capturados utilizando um barco, uma rede de borboleta e um holofote para atraí-los, tanto para uma fonte de alimento e como uma atividade emocionante.

Língua

O Língua Tuvaluan do grupo Ellicean é remotamente relacionados a todas as outras línguas polinésias, tais como Hawaiian, Maori, Tahitian, Samoa e Tonga. Ele é mais estreitamente relacionadas com as línguas faladas nos casos anómalos polinésia na Micronésia e do norte e central Melanésia. A linguagem tem emprestado consideravelmente de Samoa, a língua de missionários cristãos no final do século 19 e início do século 20.

Existem cerca de 13.000 falantes Tuvaluano em todo o mundo. O Tuvalu Media Corporation publicaSikuleo o Tuvalu- Tuvalu Eco(anteriormente:Tuvalu Echoes), um jornal quinzenal e um site de notícias.

Desporto e lazer

Tuvalu equipa nacional de futebol

Um esporte tradicional jogado em Tuvalu é kilikiti , que é semelhante ao críquete. Um específico esporte popular para Tuvalu é Ano, que é jogado com 2 bolas redondas de 12 cm de diâmetro. Ano é uma versão localizada de voleibol, em que os dois duro feito de pandanus folhas são voleio em grande velocidade com os membros da equipe que tentam parar o Ano bater no chão.


Esportes comuns, tais como futebol , voleibol, râguebi e Futsal também são disputados no país como atividades recreativas. Tuvalu participa da Oceania Futsal Campeonato Tuvalu tem organizações desportivas para o badminton, basquete, futebol, rugby, ténis, ténis de mesa, voleibol e levantamento de peso. Um grande evento esportivo é o "Independence Day Sports Festival", realizado anualmente em 1 de Outubro. O evento esportivo mais importante dentro do país é, sem dúvida, os Jogos de Tuvalu, que são realizadas anualmente desde 2008. Em 2011 Nukufetau ganhou mais medalhas.

Futebol em Tuvalu é jogado no clube e nível da equipe nacional. O Tuvalu trens da equipe nacional de futebol no Tuvalu desporto em Funafuti e compete nos Jogos do Pacífico e Pacífico Sul Jogos. O Tuvalu Associação Nacional de Futebol é um membro associado da Confederação de Futebol da Oceania (OFC ) e está buscando a adesão em FIFA . Em 2011, o holandês Foppe de Haan foi o gerente e treinador da selecção nacional de futebol Tuvalu. Sob seu controle durante os Jogos do Pacífico em 2011, Tuvalu terminou na quarta posição no Grupo A e ganhou mais pontos do que nunca durante um torneio internacional. Um número de registros nacionais foram quebrados, tornando o torneio um grande sucesso para Tuvalu.

Tuvalu participou pela primeira vez nos Jogos do Pacífico em 1978 e nos Jogos da Commonwealth em 1998, quando um levantador de peso participaram dos jogos realizados em Kuala Lumpur, Malásia. Dois jogadores de ténis de mesa assistiram aos Jogos da Commonwealth em Manchester, Inglaterra 2002; Tuvalu entrou concorrentes no tiro, ténis de mesa e halterofilismo nos Jogos da Commonwealth de 2006 em Melbourne, Austrália; e três atletas participaram dos Jogos da Commonwealth 2010 em Deli, Índia, inserindo o disco, tiro de largada e de levantamento de peso eventos. Tuvaluano atletas também participaram de 100 metros das sprints de homens e mulheres nos 2009 campeonatos mundiais de atletismo e 2011 Campeonato Mundial de atletismo. No 2011 Jogos do Pacífico, realizada em Nova Caledônia, levantadores de peso Tuvaluano ganhou duas medalhas de prata e uma de bronze.

A Tuvalu Amador Desporto Associação foi reconhecida como o Comitê Olímpico Nacional da Tuvalu em julho de 2007. Tuvalu entrou nos Jogos Olímpicos pela primeira vez nos Jogos de Verão de 2008 em Pequim, China, com um levantador de peso e dois atletas em 100 sprints metros das dos homens e mulheres . Uma equipe com atletas nas mesmas eventos representado Tuvalu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.

Transporte

Manu FolauoffVaitupu Harbour

Serviços de transporte em Tuvalu são limitadas. Há cerca de oito quilómetros de estradas. As ruas de Funafuti foram pavimentadas e iluminadas, em meados de 2002, mas outras estradas não são asfaltadas. Tuvalu está entre alguns países que não têm ferrovias.

Funafuti é o único porto, mas há um cais de águas profundas no porto em Nukufetau. O frota de marinha mercante é composto por dois passageiros / carga navios Nivaga II e Manu Folau . Estes navios de transporte de carga e passageiros entre os principais atóis e viagens entre Suva, Fiji e Funafuti 3 a 4 vezes por ano.

O Nivaga II e Manu Folau proporcionar visitas de ida e volta para as ilhas exteriores a cada três ou quatro semanas. O Manu Folau é uma embarcação de 50 metros que foi um presente do Japão para o povo de Tuvalu.

O único aeroporto é Aeroporto Internacional de Funafuti. É uma faixa asfaltada. Air Pacific, o proprietário de Fiji Companhias (trading como Pacific Sun) opera serviços entre Suva (proveniente de Nadi) e Funafuti com um avião com 40 lugares, duas vezes por semana.

Comunicações

Comunicações em Tuvalu contar com antenas parabólicas para telefone e acesso à internet. A largura de banda disponível é uplink apenas 512 kbit / s, e 1,5 Mbit / s de downlink. Ao longo de Tuvalu são mais de 900 assinantes que querem usar o serviço de satélite, com a procura abrandar a velocidade de todo o sistema.

Serviços Médicos

O Princess Margaret Hospital em Funafuti é o único hospital em Tuvalu. O Tuvaluan equipe médica no PMH em 2011 compuseram o Diretor de Saúde, Cirurgião, o Chief Medical Officer da Saúde Pública, um anestesista, um médico pediatra e um Obstetrícia e Ginecologia médico. Equipe de saúde aliados incluem 2 radiographers, 2 farmacêuticos, técnico de laboratório 3, 2 nutricionistas e 13 enfermeiros com formação especializada em áreas, incluindo enfermagem cirúrgica, anestesia enfermagem / UTI, enfermagem pediátrica e obstetrícia. PMH também emprega um dentista. O Departamento de Saúde também empregam nove ou dez enfermeiros nas ilhas exteriores para prestar serviços gerais de enfermagem e obstetrícia.

Educação

Educação em Tuvalu é gratuita e obrigatória entre as idades de 6 e 15 anos. Cada ilha tem uma escola primária. Escola Secundária Motufoua está localizado na Vaitupu. Os alunos embarcam na escola durante o período escolar, retornando às suas ilhas de origem cada férias escolares. Fetuvalu da High School, uma escola de dia operado pela Igreja de Tuvalu, está localizado em Funafuti.

A relação aluno-professor para o ensino primário é de 25: 1 e secundário para 25: 1 (2001/02). Fetuvalu oferece o currículo Cambridge. Motufoua oferece a Fiji Certificado Júnior (FJC) no ano 10, Tuvaluan Certificado no Ano 11 eo Certificado Pacific Senior Secundária (PSSC) no ano 12, definida pelo SPBEA bordo exame baseado em Fiji. Sexta estudantes de formulário que passam sua PSSC ir para o programa Foundation Aumentada, financiado pelo governo de Tuvalu. Este programa é necessário para programas de ensino superior fora de Tuvalu e está disponível na Universidade do Pacífico Sul (USP) Centro de Extensão em Funafuti.

Atendimento exigido na escola é de 10 anos para homens e 11 anos para as mulheres (2001). A taxa de alfabetização de adultos é de 99,0% (2002).

Centros de Formação comunitários (CTCs) foram estabelecidas dentro das escolas primárias em cada atol. O CTSS proporcionar formação profissional aos alunos que não progridem além Classe 8, porque eles falharam as qualificações de entrada para o ensino secundário. As CTCs oferecem treinamento em carpintaria básica, jardinagem e agricultura, costura e culinária. No final dos seus estudos os egressos do CTC pode aplicar para continuar os estudos, quer no Motufoua Ensino do Instituto de Formação Marítima Tuvalu (TMTI). Os adultos também podem participar de cursos nas CTCs.

O Tuvaluan Emprego Portaria (1966) define a idade mínima para o emprego pago em 14 anos e proíbe crianças menores de 15 anos de idade de realizar trabalhos perigosos.

Os efeitos da mudança climática, El Niño e La Niña

Funafuti

No seu mais alto, Tuvalu é de apenas 4,6 metros (15 pés) acima do nível do mar, e os líderes Tuvaluano têm se preocupado com os efeitos da subida do nível do mar por alguns anos. Se há mudanças mensuráveis ​​no nível relativo do mar para as ilhas de Tuvalu é uma questão controversa. Houve problemas associados com os registos do nível do mar pré-1993 de Funafuti que resultou em melhorias na tecnologia de gravação para fornecer dados mais fiáveis ​​para análise. O grau de incerteza quanto a estimativas de mudança de nível relativo do mar para as ilhas de Tuvalu é refletida nas conclusões feitas em 2002 a partir dos dados disponíveis. O relatório de 2011 do Programa de Ciência da Mudança do Clima Pacífico publicado pelo governo australiano, conclui: "O aumento do nível do mar, perto de Tuvalu medida pelo altímetros de satélite desde 1993 é de cerca de 5 mm por ano."

Transformações observáveis ​​ao longo dos últimos dez a quinze anos mostram tuvaluanos que houve alterações nos níveis do mar. Estes incluem a água do mar borbulhando através do coral rocha porosa para formar piscinas na maré alta ea inundação de áreas baixas, incluindo o aeroporto durante as marés vivas e rei marés.

Como ilhas baixas faltar uma prateleira rasa circundante, as comunidades de Tuvalu são especialmente suscetíveis a mudanças no nível do mar e tempestades undissipated. Estima-se que um aumento do nível do mar de 20-40 centímetros (16/08 polegadas) nos próximos 100 anos poderia fazer Tuvalu inabitável.

O relatório de 2011Alterações Climáticas Pacific Science Programda Austrália conclui, em relação a Tuvalu, que ao longo do século 21:

  • Temperaturas do ar e temperaturas de superfície da superfície do mar são projetados para aumentar continuamente (confiança muito alta).
  • Chuvas médias anuais e sazonais são projetados para aumentar (alta confiança).
  • A intensidade ea freqüência de dias de calor extremo são projetados para aumentar (confiança muito alta).
  • A intensidade ea freqüência de dias extremos de chuva são projetados para aumentar (alta confiança).
  • A incidência de seca está projetada para diminuir (confiança moderada).
  • Números de ciclones tropicais devem cair na bacia do Oceano Pacífico Sudeste (0-40ºS, 170ºE-130ºW) (confiança moderada).
  • A acidificação dos oceanos deverá continuar (confiança muito alta).
  • Médio de aumento do nível do mar deverá continuar (confiança muito alta).
Lado do oceano doatol Funafuti mostrando as dunas tempestade, o ponto mais alto no atol.

O Pacífico Sul Comissão Geociências Aplicadas (SOPAC) sugere que, embora Tuvalu é vulnerável às mudanças climáticas, problemas ambientais, como o crescimento da população e da má gestão costeira também afetam o desenvolvimento sustentável. SOPAC classifica o país como extremamente vulneráveis ​​usando o Índice de Vulnerabilidade Ambiental.

Embora alguns comentadores têm chamado para a deslocalização da população de Tuvalu para a Austrália, Nova Zelândia ou Kioa em Fiji, em 2006 Maatia Toafa (primeiro-ministro 2004-2006) disse que seu governo não considerou os níveis do mar como uma ameaça tão grande que toda a população teriam de ser evacuado. Apesar dos rumores persistentes de Internet que a Nova Zelândia concordou em aceitar um contingente anual de 75 pessoas evacuadas, o contingente anual de 75 tuvaluanos concedido autorizações de trabalho sob a Categoria de Acesso Pacífico (anunciada em 2001) não está relacionado com as preocupações ambientais. Oportunidades de emprego e de reagrupamento familiar tem sido a principal motivação de tuvaluanos que obtiverem Nova Zelândia autorizações de trabalho sob a Categoria de Acesso Pacífico.

Tuvalu experimenta os efeitos do El Niño e La Niña causadas por mudanças em temperaturas do oceano no Pacífico equatorial e central. Efeitos do El Niño aumentar as chances de tempestades tropicais e ciclones , enquanto os efeitos de La Niña aumenta as chances de seca. Normalmente as ilhas de Tuvalu receber entre 200 mm a 400 milímetros de chuva por mês. No entanto, em 2011, um fraco efeito La Niña causou uma seca por arrefecimento da superfície do mar em torno de Tuvalu. A estado de emergência foi declarado em 28 de Setembro de 2011; com o racionamento de água doce nas ilhas de Funafuti e Nukulaelae. Os agregados familiares em Funafuti e Nukulaelae eram restritos a dois baldes de água doce por dia (40 litros).

Os governos da Austrália e Nova Zelândia responderam à crise de água doce 2011 pelo fornecimento de instalações de dessalinização temporários, e contribuiu para a reparação da unidade de dessalinização existente que foi doado pelo Japão em 2006. Em resposta à seca de 2011, o Japão financiou a compra de a / d usina de dessalinização de 100 m³ e dois portáteis de 10 m³ / d plantas como parte de seu programa comunitário Pacific Environment (PEC). Os programas de ajuda da União Europeia ea Austrália também forneceu tanques de água como parte da solução de longo prazo para o armazenamento de água doce disponível. Em julho de 2012, um Relator Especial das Nações Unidas apelou ao Governo Tuvalu para desenvolver uma estratégia nacional de água para melhorar o acesso à água potável e ao saneamento.

O Evento que causou a seca terminou em Abril-Maio, 2012 La Niña; em agosto de 2012, o El Niño-Oscilação Sul (ENOS) Condições indicam que o Oceano Pacífico Tropical estava se mudando para um El Niño evento.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tuvalu&oldid=552062731 "