Conteúdo verificado

Manjericão

Assuntos relacionados: Alimentos ; Plantas

Você sabia ...

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

Manjericão
Classificação científica
Reino: Plantae
(Sem classificação): Angiospermas
(Sem classificação): Eudicotiledóneas
(Sem classificação): Asterids
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Ocimum
Espécie: O. basilicum
Nome binomial
Ocimum basilicum
L.

Basil, ou Sweet Basil, é um nome comum para a erva culinária Ocimum basilicum (pronunciado / bæzɪl / ou, em os EUA, / beːzɪl /), do família Lamiaceae (balas), por vezes conhecido como Erva de São José, em alguns países de língua Inglês.

Basílio, originário da Índia , mas completamente familiar para Theophrastus e Dioscurides, é um meia-hardy planta anual, mais conhecida como uma erva culinária caracterizada proeminente na Cozinha italiana, e também desempenha um papel importante na Cozinhas asiáticas do sudeste de Indonésia, Tailândia, Vietnã, Camboja, Laos, eo cozinha de Taiwan. Dependendo da espécie e cultivar, as folhas podem provar um tanto como anis, com um pungente cheiro forte, muitas vezes doce.

Há muitos Ocimum basilicum variedades de, assim como diversos espécie ou de espécies relacionadas híbridos também chamado de manjericão. O tipo usado no alimento italiano é chamado tipicamente manjericão doce, ao contrário de Manjericão tailandês (O. basilicum var. Thyrsiflora), limão manjericão (O. × citriodorum) e manjericão (Ocimum tenuiflorum), que são utilizados na Ásia. Enquanto a maioria das variedades comuns de manjericão são tratados como anuários, algumas são perene em climas tropicais quentes, incluindo manjericão santo e um cultivar conhecido como 'Blue Africano ".

Basil é originária da Índia e outras regiões tropicais da Ásia , tendo sido cultivada há mais de 5.000 anos.

Etimologia

A palavra manjericão vem do grego βασιλεύς ( basileus), ou seja, o "rei", tal como tem vindo a ser associado com o Exaltação da Santa Cruz comemorando a conclusão do Vera Cruz por St Helena mãe do imperador St. Constantino . Em alternativa, o fitoterapeuta John Gerard observou que aqueles de manjericão picado por escorpiões não sentiria dor, se eles comeram de manjericão. e Nicholas Culpeper notas de manjericão que é "uma erva de Marte e sob o Scorpion, e, portanto, chamado Basilicon", relacionando-a com basilisco. O Dicionário de Inglês Oxford cita especulações que o manjericão podem ter sido usados em "alguns real ungüento, banho, ou medicina". Basil ainda é considerado o "Rei das Ervas" por muitos autores de culinária.

Nomenclatura e taxonomia

A maioria comercialmente disponíveis são basils cultivares de manjericão doce. Há mais de 160 cultivares nomeadas disponíveis e mais novos a cada ano. Há também um certo número de espécies comercializadas. Aqui estão algumas basils comumente vendidos nos EUA.

Para obter uma lista mais completa, ver Lista de cultivares de manjericão

  • Africano manjericão azul (Ocimum basilicum X O. kilimandscharicum)
  • Manjericão anis ou Manjericão persa ( Licorice manjericão || O. basilicum 'Licorice' ||)
  • Manjericão cânfora, manjericão Africano ( O. kilimandscharicum)
  • Cinnamon manjericão (Ocimum basilicum 'Canela')
  • Escuro manjericão opala (Ocimum basilicum 'Dark Opal')
  • Globo manjericão, manjericão anão, manjericão Francês (Ocimum basilicum 'mínima')
  • Manjericão Hoary ( Ocimum americanum anteriormente conhecido como O. canum)
  • Holy Basil ( Ocimum tenuiflorum, anteriormente conhecido um O. sanctum)
  • Basil Spice (a cultivar de Americanum Ocimum, que às vezes é vendido como Holy Basil)
  • Limão manjericão ( Ocimum americanum)
  • Alface folha de manjericão (Ocimum basilicum 'Crispum')
  • Manjericão roxo (Ocimum basilicum 'purpurescens')
  • Queen of Siam manjericão (Ocimum basilicum citriodorum)
  • Rubin manjericão (Ocimum basilicum 'Rubin')

Espécies semelhantes

  • Ocimum gratissimum

Uso culinário

Folhas de manjericão secos
Basil, fresco
Valor nutricional por 100 g (3,5 onças)
Energia 94 kJ (22 kcal)
Os hidratos de carbono 2,65 g
- A fibra dietética 1,6 g
Gordura 0,64 g
Proteína 3,15 g
Água 92,06 g
Vitamina A equiv. 264 mg (33%)
- beta-caroteno 3142 ug (29%)
Tiamina (vit. B 1) 0,034 mg (3%)
A riboflavina (vit. B 2) 0,076 mg (6%)
Niacina (vit. B 3) 0,902 mg (6%)
O ácido pantotênico (B 5) 0,209 mg (4%)
A vitamina B 6 0,155 mg (12%)
Folato (vit. B 9) 68? G (17%)
Colina 11,4 mg (2%)
Vitamina C 18,0 mg (22%)
A vitamina E 0,80 mg (5%)
A vitamina K 414,8 g (395%)
Cálcio 177 mg (18%)
Ferro 3,17 mg (24%)
Magnésio 64 mg (18%)
Manganês 1.148 mg (55%)
Fósforo 56 mg (8%)
Potássio 295 mg (6%)
Sódio 4 mg (0%)
Zinco 0,81 mg (9%)
As percentagens são em relação ao
Recomendações dos EUA para adultos.
Fonte: USDA Nutrient banco de dados

Basil é comumente usado fresco em receitas cozinhadas. Em geral, este é adicionado no último instante, como cozinhar rapidamente destrói o sabor. A erva fresca pode ser mantido por um curto período de tempo em sacos de plástico na geladeira, ou por um longo período no congelador, depois de ter sido branqueados em água a ferver rapidamente. A erva seca também perde a maior parte de seu sabor e que sabor pouco permanece gostos muito diferentes, com um fraco sabor cumarina, como feno.

Manjericão é um dos principais ingredientes de pesto-a verde italiana de petróleo e molho de ervas. Seus outros ingredientes principais são frutos de casca rija azeitona óleo, alho e pinheiros.

Os manjericão Mediterrâneo mais comumente utilizados cultivares são "Genovese", "Purple Ruffles", "Mammoth", "canela", "Lemon", "Globe", e " Azul africano ". O Chinesa também usam frescas ou secas basils em sopas e outros alimentos. Em Taiwan , as pessoas adicionar folhas de manjericão fresco para sopas grossas ( Chinês: 羹湯; pinyin : gēngtāng). Eles também comem frango frito com folhas de manjericão frito. Basil (manjericão mais comumente Thai) é comumente rica em nata ou de leite para criar um sabor interessante em sorvetes ou chocolates (como trufas). As folhas não são a única parte de manjericão usado em aplicações culinárias, os botões de flores têm um sabor mais sutil e eles são comestíveis.

Manjericão tailandês também é um condimento na sopa de macarrão vietnamita, phở.

Sementes de manjericão

Quando embebido em água, as sementes de diversas variedades de manjericão tornar gelatinoso, e são usados em bebidas e sobremesas asiáticos, tais como Faluda, sorvete ou QUENTE E.

Folk Uso

Manjericão é usado pelas suas propriedades medicinais em Ayurveda, o sistema medicinal tradicional da Índia e Siddha medicina, um tradicional Tamil sistema de medicina. Eles também são usados como bebidas no Sudeste Asiático.

Outros basils

Ver Lista de cultivares de manjericão

Vários outros basils, incluindo algumas outras espécies Ocimum, são cultivadas em muitas regiões da Ásia. A maioria dos manjericões asiáticas têm um sabor de cravo-like que é, em geral, mais forte do que os manjericões Mediterrânea. O mais notável é o manjericão ou Tulsi, uma planta home-grown reverenciado na Índia e Nepal . Na China , a cultivar local é chamado ( Chinês: 九層塔; pinyin : jiǔ CENG tǎ; literalmente "nove-nível pagode "), enquanto as variedades importadas são chamados ( Chinês: 羅勒; pinyin : Luó lè) ou ( Chinês: 巴西里; pinyin : BA Xī lǐ), embora [巴西里] muitas vezes refere-se a uma planta-diferente salsa .

Limão manjericão tem um forte cheiro a limão e sabor muito diferente dos de outras variedades, pois contém uma substância química chamada citral. É amplamente utilizado na Indonésia, onde é chamado Kemangi e servido cru, juntamente com repolho cru, feijão verde e pepino, como acompanhamento de peixe frito ou de pato. Suas flores, quando quebrado, são uma salada condimento picante.

Componentes químicos

Basil (Ocimum basilicum) de óleo essencial em um frasco de vidro transparente

Os vários manjericões têm tais aromas diferentes porque a erva tem um número de diferentes óleos essenciais que se juntam em proporções diferentes para diferentes raças. A forte cravo cheiro de manjericão doce é derivado o eugenol, a mesma química como dentes reais. O aroma cítrico de limão e lima manjericão manjericão reflete sua porção maior de citral, o que causa esse efeito em várias plantas, incluindo limão mint , e de limoneno, que dá limão real descascar seu perfume. Africano manjericão azul tem uma forte cheiro de cânfora porque contém cânfora e canfeno em proporções mais elevadas. Licorice contém manjericão anetol, a mesma substância química que faz anis cheiro como alcaçuz, e de fato é, às vezes chamada de "anis manjericão."

Outros produtos químicos que ajudam a produzir os aromas distintivos de muitos basils, dependendo de sua proporção em cada raça específica, incluem:

  • citronelol ( gerânios perfumadas, rosas, eo citronela)
  • linalol (um aroma floral também em coentro )
  • mirceno ( folha de louro, Myrcia)
  • pineno (que é, como o nome indica, a substância química que dá o seu aroma óleo de pinho)
  • ocimeno
  • terpineol
  • acetato de linalilo
  • acetato fenchilo
  • trans-ocimeno
  • 1,8-cineol
  • cânfora octanane
  • metil eugenol
  • eugenol
  • beta- cariofileno

Com base no conteúdo químico, manjericões podem ser divididos em quatro grupos:

  1. Francês; Ocimum basilicum, contém quantidades menores de fenóis
  2. exótico; contém chavicol de metilo (40-80%)
  3. cinamato de metila - éter 90%
  4. eugenol

Manjericão e orégano contêm grandes quantidades de (E) beta-cariofileno (BCP), que podem ter um uso no tratamento doenças inflamatórias do intestino e artrite. BCP é o único produto que é identificado na natureza que ativa CB2 seletivamente; ele interage com um dos dois receptores de canabinóides CB2 (), bloqueando os sinais químicos que conduzem à inflamação, sem desencadear efeitos que alteram o humor de cannabis.

Perfis de aroma

  • 1,8-cineol
  • Bergamotene
  • Eugenol
  • Linalol
  • Metil chavicol
  • Cinamato de metilo
  • Metil eugenol
  • Fenilpropan�des
  • trans-β-ocimeno

Cultivo

"Id =" "style =" mwe_player_4 width: 200px; height: 113px "> Arquivo: Timelapse-Manjericão-growing.ogv 
Timelapse de crescer manjericão
Manjericão crescente no sol
Broto Basil numa fase precoce

A maioria das manjericões culinários e ornamentais são cultivares da espécie Ocimum basilicum, mas outras espécies também são cultivadas e existem muitos híbridos entre espécies. Tradicionalmente uma planta verde, algumas variedades, como "Prazer roxo" têm as folhas que aparecem roxo.

Basil cresce entre 30-130 cm de altura, com oposto, luz verde, sedoso deixa 3-11 cm de comprimento e 1-6 cm de largura. As flores são pequenas, de cor branca e dispostos de um terminal espiga. Incomum entre Lamiaceae, os quatro estames e do pistilo não são empurrados sob o lábio superior da corolla, mas mentir sobre o lábio inferior. Depois polinização entomófila, o corolla cai e quarta rodada aquênios se desenvolvem dentro do bilabiada cálice.

Basil é muito sensível ao frio, com melhor crescimento em condições quentes e secas. Ele se comporta como um anual, se houver qualquer possibilidade de uma geada. No norte da Europa, Canadá, os estados do norte de os EUA, e da Ilha do Sul da Nova Zelândia, ela vai crescer melhor se semeadas com vidro em um potenciômetro da turfa, em seguida, plantadas no final da Primavera / início do verão (quando há pouca chance de uma geada). Além disso, pode ser semeada em solo uma vez chance de geada é passado. É que as tarifas melhores em um local ensolarado e bem drenado.

Embora manjericão cresce melhor ao ar livre, pode ser cultivada dentro de casa em uma panela e, como a maioria das ervas, vai fazer melhor em uma janela virada para o equador. Ele deve ser mantido longe de correntes de ar extremamente frio, e cresce melhor em forte luz solar, portanto, uma ou estufa cobertura de linha é ideal se estiver disponível. Eles podem, no entanto, ser cultivada em um porão, sob luzes fluorescentes.

Se suas folhas murchas por falta de água, ele irá se recuperar se regada e colocada em um local ensolarado. Folhas amarelas em direção à parte inferior da planta são uma indicação de que a planta foi sublinhado; Normalmente isto significa que é necessário menos água, ou menos, ou mais fertilizante.

Em climas mais ensolarados, como Europa do Sul, os estados do sul de os EUA, Ilha do Norte da Nova Zelândia, e Austrália, manjericão irá prosperar quando plantadas fora. Ele também prospera sobre o verão na região central e norte dos Estados Unidos, mas morre quando as temperaturas chegam a ponto de congelamento. Ele vai voltar a crescer no próximo ano, se autorizados a ir para semente. Ele vai precisar de rega regular, mas não tanta atenção como é necessário em outros climas.

Basil, também podem ser propagados muito fiável de estacas com as hastes de aparas curtas em suspensão durante duas semanas ou mais em água até que as raízes se desenvolvem.

Uma vez que uma haste produz flores, folhagem paradas de produção em que haste, a haste se torna arborizado, e essenciais declínios de produção de petróleo. Para evitar isso, uma manjericão-produtor pode beliscar fora qualquer hastes de flores antes de estarem completamente maduras. Porque só a haste de florescência é tão afetado, alguns caules pode ser beliscado para a produção de folha, enquanto outros são deixados a florescer para decoração ou sementes.

Quando a planta é permitida a flor, ele pode produzir vagens contendo pequenas sementes pretas, que podem ser salvos e plantadas no ano seguinte. Escolhendo as folhas da planta ajuda "promover o crescimento", em grande parte porque a planta responde convertendo pares de folhetos junto às folhas de nível superior em novas hastes.

Plantio Companion

Em testes duplo-cego gustativas, manjericão foi encontrado a não afectar significativamente o sabor de tomate plantadas quando adjacente a elas.

Doenças

Basil sofre de vários patógenos de plantas que podem arruinar a colheita e reduzir Rendimento. Fusariose é uma doença fúngica veiculada pelo solo que vai matar rapidamente plantas de manjericão mais jovens. As mudas podem também ser mortos por Pythium tombamento.

Um comum doença foliar do manjericão é mofo cinzento causado por Botrytis cinerea; ele também pode causar infecções pós-colheita e é capaz de matar a planta inteira. Preto local também pode ser visto na manjericão folhagem e é causado pelo fungo género Colletotrichum.

Mais recentemente, o míldio da manjericão causada por Peronospora belbahrii tem sido um grande problema para os produtores comerciais e os produtores domésticos. A doença foi relatada pela primeira vez na Itália em 2004, foi relatado em os EUA em 2007 e 2008 e tem vindo a aumentar em prevalência, distribuição e importância econômica desde então.

Efeitos potenciais para a saúde

Recentemente, tem havido muita investigação sobre os benefícios para a saúde são conferidas pelos óleos essenciais encontrados em manjericão. Estudos científicos in vitro demonstraram que compostos no óleo de manjericão tem potente antioxidante , antiviral, e propriedades antimicrobianas, e potencial para utilização no tratamento do cancro . Além disso, manjericão foi demonstrado para diminuir a ocorrência de a agregação de plaquetas e experimental trombo em ratos. É tradicionalmente utilizado para o tratamento complementar de stress, asma e diabetes na Índia. Em Siddha medicina, é utilizado para o tratamento de acne na face, mas notar-se que a ingestão de sementes em grandes quantidades é prejudicial para o cérebro.

Basil, como outras plantas aromáticas, tais como erva-doce e estragão , contém estragol, um conhecido cancerígeno e teratogênico em ratos e camundongos. Embora os efeitos humanos Atualmente não estudado, utilizando extrapolação peso corporal a partir dos experimentos de roedores indica que 100-1000 vezes a exposição antecipada normal, provavelmente ainda produz um risco mínimo câncer.

Aspectos culturais

Feminino de Pubescens Xylocopa forrageamento na manjericão.

Há muitos rituais e crenças associadas com manjericão. Os franceses chamam às vezes manjericão "l'herbe royale", enquanto em Galês tem o nome sinônimo "brenhinllys". Folclore judaico sugere que adiciona força durante o jejum. Em Portugal , manjericão arbusto anão é tradicionalmente apresentado em uma panela, juntamente com um poema e um pom-pon, a um querido, sobre os feriados religiosos de São João e Santo António. No entanto, manjericão representado ódio na antiga Grécia , e lore Europeia, por vezes, afirma que o manjericão é um símbolo da Satanás. Africano lenda afirma que o manjericão protege contra escorpiões, enquanto o botânico Inglês Culpeper cita um "Hilário, um médico francês", como afirmar que o conhecimento tão comum que cheiro de manjericão demais criaria escorpiões no cérebro.

Manjericão Santo, também chamado Tulsi, é altamente reverenciado no hinduísmo . Acredita-se que a erva foi encontrada crescendo na cruz originais de Cristo, quando foi descoberto pela Imperatriz Helena, e, portanto, manjericão tem significado religioso no Igreja Ortodoxa Grega, onde é usado para borrifar água benta. O Igreja Ortodoxa da Bulgária, Igreja Ortodoxa da Sérvia, Igreja Ortodoxa da Macedónia e Igreja Ortodoxa Romena usar manjericão (búlgaro e macedônio: босилек; Romeno: Busuioc, Sérvio: босиљак) para preparar a água benta e potes de manjericão são muitas vezes colocados abaixo altares da igreja.

Na Europa, o manjericão é colocado nas mãos dos mortos para garantir uma viagem segura. Na Índia, eles colocá-lo na boca do moribundo para garantir que eles chegar a Deus. Os antigos egípcios e gregos antigos acreditavam que abriria as portas do céu para uma pessoa que passa por diante.

Em Boccaccio de Decameron um conto memorável mórbida (novella V) fala de Lisabetta, cujos irmãos matar seu amante. Ele aparece para ela em um sonho e mostra-lhe onde ele está enterrado. Ela secretamente disinters a cabeça, e define-lo em um pote de manjericão, que ela molha com suas lágrimas diárias. O pote sendo tirado dela por seus irmãos, ela morre de sua dor não muito tempo depois. O conto de Boccaccio é a fonte de Poema de John Keats Isabella ou o pote de Basil - que por sua vez inspirou as pinturas Isabella (pintura de Millais) e Isabella eo potenciômetro da manjericão. Uma história semelhante é contada do Rainha Longobard, Rosalind.

Os estudos de toxicidade

Um estudo do óleo essencial mostrou propriedades antifúngicas e repelente de insetos. Um estudo semelhante relatado em 2009 confirmou que extratos da planta são muito tóxicos para mosquitos. No entanto, a planta não é tóxica para os ratos. Há pouca informação disponível sobre qualquer potencial toxicidade em seres humanos.

Lista dos cultivares e sua nomenclatura

  • Azul africano
  • Opala escuro
  • Genovese
  • Genovese Gigante
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Basil&oldid=543594036 "