Conteúdo verificado

Bruce Lee

Assuntos Relacionados: atores, modelos e celebridades

Fundo para as escolas Wikipédia

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. patrocínio SOS Criança é legal!

Bruce Lee

Bruce Lee
Nome chinês 李小龍 ( Tradicional)
Nome chinês 李小龙 ( Simplificado)
Pinyin Lǐ Xiǎolóng ( Mandarim)
Jyutping Lei5 SIU2 Lung4 ( Cantonês)
Nome de nascença Lee Jun-fan
李振藩 ( Tradicional)
李振藩 ( Simplificado)
Lǐ Zhènfān ( Mandarim)
Lei5 Jun3 Faan4 ( Cantonês)
Antepassados Shunde, Guangdong, China
Origem Hong Kong
Lugar de descanso Seattle , Washington, EUA
Lakeview Cemetery
Ocupação Instrutor de artes marciais, o ator, filósofo, realizador de cinema, roteirista, e artes marciais fundador
Anos ativos 1941-1973
Cônjuge (s) Linda Emery (nascido em 1945) (1964-1973)
Crianças Brandon Lee (1965-1993)
Shannon Lee (nascido em 1969)
Pais Lee Hoi-Chuen (1901-1965)
Graça Ho
Site Oficial Bruce Lee Foundation
Bruce Lee site oficial

Bruce Lee (nascido Lee Jun-ventilador; 27 de novembro de 1940 - 20 de julho de 1973) foi um Chinese American e Hong Kong ator, instrutor de artes marciais, filósofo , diretor de cinema, produtor de cinema, guionista, eo fundador do Jeet Kune Do movimento de artes marciais. Ele é considerado um dos artistas marciais mais influentes do século 20, e um ícone cultural.

Lee nasceu em San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, aos pais de Hong Kong herança, mas criado em Hong Kong até o fim da adolescência. Ao atingir a idade de 18 anos, Lee emigrou para os Estados Unidos para reivindicar sua cidadania americana e receber o ensino superior. Foi durante este tempo ele começou a ensinar artes marciais, que conduziram logo para filmar e papéis na televisão.

Sua Hong Kong e filmes Hollywood-produzidos elevados o tradicional Hong Kong filme de artes marciais para um novo nível de popularidade e aclamação, e provocou uma grande onda de interesse em Artes marciais chinesas no Ocidente na década de 1970. A direção eo tom de seus filmes mudaram e influenciaram artes marciais e filmes de artes marciais em Hong Kong e no resto do mundo também. Ele é conhecido por seus papéis em cinco filmes de longa-metragem, Lo Wei O Big Boss (1971) e Fist of Fury (1972); Way of the Dragon (1972), dirigido e escrito por Lee; Warner Brothers ' Enter the Dragon (1973), dirigido por Robert Clouse; e O Jogo da Morte (1978), dirigido por Robert Clouse postumamente.

Lee tornou-se uma figura icónica conhecida em todo o mundo, particularmente entre os chineses, como ele retratou Nacionalismo chinês em seus filmes. Enquanto Lee inicialmente treinados em Wing Chun, ele mais tarde rejeitou estilos de artes marciais bem definidas, privilegiando em vez de utilizar técnicas úteis de várias fontes no espírito de sua filosofia pessoal das artes marciais ele apelidou Jeet Kune Do (Caminho do punho de intercepção).

Infância

Lee nasceu em 27 de novembro de 1940 no Hospital chinês em Chinatown, San Francisco. Seu pai, Lee Hoi-Chuen, era chinês, e sua mãe Graça Ho (何愛瑜), um católico, era de ascendência alemã e chinesa. Lee era o quarto filho de cinco filhos: Agnes, Phoebe, Peter, e Robert. Lee e seus pais voltaram para Hong Kong quando tinha três meses de idade.

Names

Lee Nome de nascimento era cantonês Lee Jun-fan (李振藩). O nome significa literalmente "voltar novamente"; foi dado a Lee por sua mãe, que achava que ele voltaria aos Estados Unidos uma vez que ele veio para a maioridade. Por causa da natureza supersticiosa de sua mãe, ela originalmente o nomeou Sai-fon (細鳳), que é um nome feminino significa "pequena Phoenix". O nome Inglês "Bruce" foi pensado para ser dada pelo hospital de atendimento médico, Dr. Mary Glover.

Lee tinha três outros nomes chineses: Li Yuanxin (李源鑫), um nome de família / clã; Li Yuanjian (李元鑒), como o nome do estudante enquanto ele estava freqüentando La Salle College, e seu nome de tela chinesa Li Xiaolong (李小龍; Xiaolong significa "pequeno dragão"). Nome dado Jun-fã de Lee foi originalmente escrita em chinês como震藩, no entanto, a Jun (震) caractere chinês era idêntica à parte do nome de seu avô, Lee Jun-biu (李震彪). Assim, o caráter chinês para junho, em nome de Lee foi alterado para o homônimo 振 em vez disso, para evitar nomear tabu na tradição chinesa.

Família

O pai de Lee, Lee Hoi-Chuen, foi um dos principais Ópera e cinema atores cantonês na época, e estava embarcando em uma turnê de ópera cantonense de um ano com sua família na véspera do Invasão japonesa de Hong Kong. Lee Hoi-Chuen tinha sido em turnê pelos Estados Unidos por muitos anos e se apresentando em várias comunidades chinesas lá.

Embora um número de seus colegas decidiram ficar nos Estados Unidos, Lee Hoi-Chuen decidiu voltar para Hong Kong depois que sua esposa deu à luz a Bruce Lee. Em poucos meses, Hong Kong foi invadido eo Lees viveu por três anos e oito meses sob Ocupação japonesa. Após a guerra terminou, Lee Hoi-Chuen retomou sua carreira de ator e se tornou um ator mais popular durante anos de reconstrução de Hong Kong.

A mãe de Lee, Grace Ho, foi a partir de um dos clãs mais ricos e poderosos em Hong Kong, os Ho-TUNGS. Ela era sobrinha de Sir Robert Ho Tung, patriarca do clã. Como tal, o jovem Bruce Lee cresceu em um ambiente rico e privilegiado. Apesar desta vantagem do status de sua família e por causa do número de massa de pessoas que fogem China comunista para Hong Kong, o bairro de Hong Kong Lee cresceu em tornou-se superlotado, perigoso e cheio de rivalidades de gangues:

Pós-guerra Hong Kong era um lugar difícil de crescer. As gangues dominavam as ruas da cidade e Lee foi muitas vezes forçados a lutar contra eles. Mas Bruce gostou de um desafio e enfrentou seus adversários na cabeça. Para seus pais desânimo, rua de luta de Bruce continuou e a natureza violenta de seus confrontos foi escalada.

Depois de ter sido envolvido em várias brigas de rua, os pais de Lee decidiu que ele precisava para ser treinado nas artes marciais. Primeira introdução de Lee para artes marciais era através de seu pai. Ele aprendeu os fundamentos da Wu estilo tai chi chuan de seu pai.

Wing Chun

A maior influência sobre o desenvolvimento de artes marciais de Lee era seu estudo sobre Wing Chun. Lee começou a treinar em Wing Chun com a idade de 13 sob o professor Wing Chun Yip Man, em 1954, depois de perder uma briga com membros de gangues rivais. Aulas regulares Yip geralmente consistia na prática formas, sao do qui (que fura as mãos) brocas, técnicas de madeira do manequim, e livre-sparring. Não houve padrão definido para as classes. Yip tentou manter seus alunos a partir lutando nas gangues de rua de Hong Kong, incentivando-os a lutar em competições organizadas.

Depois de um ano em sua formação Wing Chun, a maioria dos outros alunos de Yip Man recusou-se a treinar com Lee depois que soube de sua ascendência (sua mãe era de ascendência meia alemão) como os chineses geralmente eram contra ensinando suas técnicas de artes marciais aos não- Os asiáticos. Sparring de Lee, Hawkins Cheung afirma, "Provavelmente menos de seis pessoas em todo o clã Wing Chun foram ensinou pessoalmente, ou mesmo parcialmente ensinado, por Yip Man". No entanto, Lee mostrou um grande interesse em Wing Chun, e continuou a treinar em particular com Yip Man e Wong Shun Leung em 1955.

Deixando de Hong Kong

Depois de participar de Tak Sun School (德 信 學校) (um par de quadras de sua casa no 218 Nathan Road, Kowloon), Lee entrou na divisão de escola primária La Salle College, em 1950 ou 1952 (com a idade de 12). Em torno de 1956, devido ao mau desempenho acadêmico (ou possivelmente má conduta também), ele foi transferido para Colégio São Francisco Xavier (ensino médio), onde ele iria ser orientado pelo irmão Edward, um Monge católico (originalmente da Alemanha passar toda sua vida adulta na China e, em seguida, Hong Kong), professor e treinador da equipe de boxe da escola.

Na primavera de 1959, Lee entrou em outra briga de rua e os policiais foram chamados. De toda a maneira de sua adolescência, rua lutas de Lee tornou-se mais frequente e incluiu espancar o filho de um temido família tríade. Eventualmente, o pai de Lee decidiu para ele deixar Hong Kong para prosseguir uma avenida mais seguro e saudável nos Estados Unidos. Seus pais confirmaram o medo da polícia que adversário desta vez de Lee teve um organizada fundo crime, e havia a possibilidade de que um contrato foi para fora para sua vida.

O detetive da polícia veio e ele diz: "Desculpe-me Sr. Lee, seu filho está realmente lutando ruim na escola. Se ele entra em só mais uma luta que eu poderia ter de colocá-lo na cadeia".
-Robert Lee

Em abril de 1959, os pais de Lee decidiu enviá-lo para os Estados Unidos para se encontrar com sua irmã mais velha Agnes Lee (李秋鳳), que já estava morando com amigos da família em San Francisco.

Nova vida na América

Na idade de 18 anos, Lee voltou para os Estados Unidos com US $ 100 no bolso e os títulos de 1957 da High School Champion Boxing e 1958 Crown colônia Cha Cha campeão de Hong Kong. Depois de morar em San Francisco por vários meses, ele se mudou para Seattle , em 1959, para continuar a sua educação secundária, onde ele também trabalhou para Rubi Chow como garçom live-in no seu restaurante.

Marido Chow foi um colega de trabalho e amigo do pai de Lee. Irmão mais velho de Peter Lee Lee (李忠琛) também se juntar a ele em Seattle para uma estadia curta antes de passar para Minnesota para atender à faculdade. Em dezembro de 1960, Lee concluído o ensino médio e recebeu seu diploma de Escola Técnica Edison (agora Seattle Central Community College, localizada em Capitol Hill, Seattle).

Em março de 1961, Lee se matriculou na Universidade de Washington, com especialização em teatro de acordo com informações de associação de ex-alunos da universidade, não em filosofia como reivindicado pelo próprio Lee e muitos outros. Lee também estudou filosofia, psicologia , e vários outros assuntos. Foi na Universidade de Washington que ele conheceu sua futura esposa Linda Emery, um estudante estudando para se tornar um professor, com quem se casou em agosto de 1964.

Lee teve dois filhos com Linda Emery, Brandon Lee (1965-1993) e Shannon Lee (b. 1969).

Jun Fan Gung Fu

Lee começou a ensinar artes marciais nos Estados Unidos em 1959. Ele chamou o que ele ensinou Jun Fan Gung Fu (literalmente de Bruce Lee Kung Fu). Ele foi basicamente sua abordagem para Wing Chun. Lee ensinou amigos que ele conheceu em Seattle, começando com Judo praticante Jesse Glover, que mais tarde se tornou seu primeiro instrutor assistente. Lee abriu sua primeira escola de artes marciais, chamado Instituto Lee Jun Fan Gung Fu, em Seattle.

Lee abandonou a faculdade, na primavera de 1964 e mudou-se para Oakland a viver com James Lee Yimm (嚴 鏡 海). James Lee tinha vinte anos de seniores de Bruce Lee e um artista marcial chinês bem conhecido na área. Juntos, eles fundaram o segundo estúdio de arte marcial Fan Jun em Oakland. James Lee também foi responsável pela introdução de Bruce Lee para Ed Parker, direitos de os EUA mundo das artes marciais e organizador do Long Beach International Championships Karate em que Bruce Lee foi mais tarde "descoberto" por Hollywood.

Jeet Kune Do

O Jeet Kune Do emblema é uma marca registada detida pelo Bruce Lee Estate. Os caracteres chineses ao redor do Símbolo Taijitu ler: "Usando nenhuma maneira como maneira" e "Não tendo nenhuma limitação como limitação" As setas representam a interação infinita entre yang e yin.

Jeet Kune Do originado em 1967. Depois de gravar uma estação de The Green Hornet, Lee encontrou-se fora do trabalho e abriu The Fan Gung Fu Institute of junho. Um jogo polêmico com Wong Jack Man influenciado a filosofia de Lee sobre artes marciais. Lee concluiu que a luta tinha durado muito tempo e que ele não conseguiu fazer jus ao seu potencial usando seu Técnicas de Wing Chun. Ele considerou que técnicas de artes marciais tradicionais eram demasiado rígida e formalista para ser prático em cenários de caótico combates de rua. Lee decidiu desenvolver um sistema com ênfase na "praticidade, flexibilidade, velocidade e eficiência". Ele começou a usar diferentes métodos de treinamento, tais como treinamento de peso para a força, corrida de resistência, alongamento para flexibilidade, e muitos outros que ele constantemente adaptados, incluindo esgrima e técnicas básicas de boxe.

Lee enfatizou o que ele chamou de "o estilo de nenhum estilo". Esta consistia em livrar-se da abordagem formalizada Lee alegou que era indicativo de estilos tradicionais. Lee sentiu o sistema que ele agora chamado Jun Fan Gung Fu era ainda demasiado restritiva, e eventualmente evoluiu para uma filosofia e arte marcial que ele viria a chamar de Jeet Kune Do, ou a maneira do punho de intercepção. É um termo que ele iria se arrepender mais tarde porque Jeet Kune Do implícita parâmetros específicos que conotam estilos Considerando que a ideia de sua arte marcial era a existir fora dos parâmetros e limitações.

Long Beach International Championships Karate

A convite do Ed Parker, Lee apareceu em 1964 Long Beach International Karate Championships e repetições realizadas de dois dedos flexões (usando o polegar eo dedo indicador de uma mão), com os pés em aproximadamente uma largura dos ombros. No mesmo evento Long Beach, ele também realizou o " Um soco polegadas ", cuja descrição é a seguinte: Lee ficou em pé, o pé direito para a frente com os joelhos ligeiramente dobrados, na frente de um pé, parceiro estacionário braço direito de Lee foi parcialmente estendida e seu punho direito, aproximadamente uma polegada de distância. o peito do parceiro. Sem retrair seu braço direito, Lee então forçosamente entregue a soco para seu parceiro enquanto em grande parte mantendo sua postura, enviando o parceiro para trás e cair em uma cadeira disse para ser colocado atrás do parceiro para evitar ferimentos, embora o impulso de seu parceiro em breve o levou a cair no chão. Sua voluntário era Bob Baker de Stockton, Califórnia. "Eu disse Bruce não fazer este tipo de demonstração novamente", Baker lembrou. "Quando ele me deu um soco que da última vez, eu tinha que ficar em casa do trabalho, porque a dor no meu peito era insuportável".

Foi em 1964 campeonatos onde Lee encontraram pela primeira vez Taekwondo mestre Jhoon Goo Rhee. Os dois desenvolveram uma amizade - uma relação a partir do qual se beneficiaram como artistas marciais. Rhee ensinou a Lee chute lateral no detalhe, e Lee ensinou Rhee o soco "não-telegráfico".

Lee apareceu em 1967 Long Beach International Karate Championships e realizado várias manifestações, incluindo o famoso "punch imparável" contra USKA mundo Campeão do karaté Vic Moore. Lee disse Moore que ele ia dar um soco direto para o rosto, e tudo o que ele tinha a fazer era tentar bloqueá-lo. Lee deu vários passos para trás e perguntou se Moore estava pronto, quando Moore assentiu com a cabeça em afirmação, Lee deslizou em sua direção até que ele estava dentro do alcance impressionante. Ele então deu um soco em linha reta diretamente para o rosto de Moore, e parou antes do impacto. Em oito tentativas, Moore não conseguiu bloquear qualquer um dos perfuradores.

Carreira de ator

A estrela de Bruce Lee no Avenida das Estrelas, Hong Kong.

O pai de Lee Lee Hoi-Chuen foi um famoso Estrela de ópera cantonense; por causa disso, Lee foi introduzido em filmes em uma idade muito jovem e apareceu em vários filmes preto-e-branco curto como uma criança. Lee teve seu primeiro papel como um bebê que foi levado para o palco. Pelo tempo que ele tinha 18 anos, ele tinha aparecido em vinte filmes.

Enquanto nos Estados Unidos a partir de 1959-1964, Lee abandonou os pensamentos de uma carreira no cinema a favor da prossecução Artes marciais. No entanto, uma exposição de artes marciais em Long Beach em 1964 levou ao convite de William Dozier para uma audição para um papel no piloto de filho do número um. O show nunca foi ao ar, mas Lee foi convidada para o papel de Kato ao lado Van Williams na série de TV The Green Hornet. O show durou apenas uma temporada, de 1966 a 1967. Lee também jogou Kato em três episódios de cruzamento de Batman. Isto foi seguido por aparições em três séries de televisão: Ironside (1967), Here Come the Brides (1969), e Blondie (1969).

Na época, dois estudantes de artes marciais de Lee foram Hollywood roteirista Stirling Silliphant e ator James Coburn. Em 1969, os três trabalharam em um roteiro para um filme chamado The Silent Flute, e foram juntos em uma caça ao local para a Índia. O projeto não foi realizado no no momento, mas o filme 1978 Círculo de Ferro, estrelado por David Carradine foi baseado na mesma parcela. Em 2010, o produtor Paul Maslansky foi relatado para planejar e receber financiamentos para um filme baseado no roteiro original para The Silent Flute. Em 1969, Lee fez uma breve aparição no filme escrito Silliphant Marlowe onde jogou um capanga contratado para intimidar detetive particular Philip Marlowe (interpretado por James Garner) por esmagamento até seu escritório com saltando chutes e socos piscando, apenas para saltar mais tarde acidentalmente fora de um prédio alto ao tentar chutar Marlowe fora. No mesmo ano ele também coreografou para cenas de luta The Wrecking Crew estrelando Dean Martin, Sharon Tate e apresentando Chuck Norris em seu primeiro papel. Em 1970, ele foi responsável pela luta coreografia para A Walk in the Rain Primavera estrelando Ingrid Bergman e Anthony Quinn, novamente escrito por Silliphant. Em 1971, Lee apareceu em quatro episódios da série de televisão Longstreet escrito por Silliphant. Lee jogou o instrutor de artes marciais do personagem-título Mike Longstreet (interpretado por James Franciscus), e aspectos importantes de sua filosofia de artes marciais foi escrito no script.

De acordo com declarações feitas por Lee, e também por Linda Lee Cadwell após a morte de Lee, em 1971, Lee armou uma série de televisão de sua própria provisoriamente intitulado The Warrior, as discussões que também foram confirmados por Warner Bros. Segundo Cadwell, no entanto, o conceito de Lee foi refeito e renomeado Kung Fu, mas Warner Bros. deu Lee nenhum crédito. No entanto, a Warner Brothers tinha há algum tempo, o desenvolvimento de um conceito idêntico, criada por dois escritores e produtores, Ed Spielman e Howard Friedlander. De acordo com estas fontes, a razão Lee não tinha sido lançado foi em parte por causa de sua etnia, mas mais ainda porque ele tinha um forte sotaque. O papel do Monge Shaolin no Wild West, acabou por ser adjudicado ao artista, então, não marcial David Carradine. Em 09 de dezembro de 1971 em entrevista para a televisão A mostra de Pierre Berton, Lee comentou sobre as atitudes da Warner Brothers em direção de elenco na série: "Eles acham que o negócio sábio é um risco que eu não os culpo Se a situação fosse invertida, e uma estrela americana estavam a vir para.. Hong Kong, e eu era o homem com o dinheiro, eu tenho minhas próprias preocupações sobre se a aceitação estaria lá ".

Produtor Fred Weintraub tinha aconselhado Lee para voltar a Hong Kong e fazer um longa-metragem que ele pudesse mostrar aos executivos de Hollywood. Não está satisfeito com seus papéis coadjuvantes nos Estados Unidos., Lee retornou a Hong Kong. Sem saber que The Green Hornet tinha sido jogado para o sucesso em Hong Kong e foi oficialmente designado por "O Kato Show", ele ficou surpreso ao ser reconhecido na rua como a estrela do show. Depois de negociar com ambos Shaw Brothers Studio e Golden Harvest, Lee assinou um contrato para estrelar filme em dois filmes produzidos pela Golden Harvest. Lee jogou seu primeiro papel de liderança na O Big Boss (1971), que provou ser um enorme sucesso de bilheteria em toda a Ásia e catapultou para o estrelato. Ele logo seguiu com Fist of Fury (1972), que quebrou os recordes de bilheteria anteriormente fixados por The Big Boss. Tendo terminado o seu contrato inicial de dois anos, Lee negociou um novo contrato com a Golden Harvest. Lee mais tarde formou sua própria companhia Concord Productions Inc. (協和 電影 公司) com Chow. Para seu terceiro filme, Way of the Dragon (1972), ele foi dado o controle completo de produção do filme como o escritor, diretor, estrela, e coreógrafo das cenas de luta. Em 1964, em uma manifestação em Long Beach, Califórnia, Lee havia encontrado Campeão do karaté Chuck Norris. No Way of the Dragon Lee Norris introduzido para os cinéfilos como o seu adversário na luta final de mortos no Coliseu em Roma, considerada hoje uma das cenas de luta mais lendários de Lee e uma das cenas mais memoráveis de luta em artes marciais história do cinema. O papel foi originalmente oferecido ao campeão americano Karate Joe Lewis.

No final de 1972, Lee começou a trabalhar em seu quarto Golden Harvest Film, Jogo da Morte. Ele começou a filmar algumas cenas, incluindo a sua seqüência de luta com 7'2 "estrela americana de basquetebol Kareem Abdul-Jabbar, um ex-aluno. A produção foi interrompida quando a Warner Brothers ofereceu Lee a oportunidade de estrelar Enter the Dragon, o primeiro filme a ser produzido em conjunto pela Golden Harvest e Warner Bros. filmagens começaram em Hong Kong em fevereiro de 1973. Um mês para as filmagens, outra empresa de produção promovido Bruce Lee como um ator principal no Fist of Unicorn, embora ele tinha apenas concordou em coreografar as cenas de luta do filme como um favor a seu amigo de longa data Unicorn Chan. Lee planejado para processar a empresa de produção, mas manteve sua amizade com Chan. No entanto, apenas alguns meses após a conclusão da Operação Dragão, e seis dias antes de seu 26 de julho de 1973 libertação, Lee morreu. Enter the Dragon viria a se tornar um dos filmes de maior bilheteria do ano e cimento Lee como uma lenda das artes marciais . Ele foi feito para US $ 850,000 em 1973 (equivalente a US $ 4 milhões ajustados pela inflação a partir de 2007). Até à data, entra no dragão já arrecadou mais de $ 200 milhões no mundo inteiro. O filme provocou uma breve moda em artes marciais, condensada em canções como " Kung Fu Fighting "e programas de TV como Kung Fu.

Robert Clouse, diretor da Enter the Dragon, e Raymond Chow tentou terminar Jogo filme incompleto de Lee da Morte que Lee também foi definido para escrever e dirigir. Lee tinha disparado mais de 100 minutos de imagens, incluindo out-takes, para Game of Death antes das filmagens foi interrompido para permitir que ele para trabalhar em Enter the Dragon. Além de Abdul-Jabbar, George Lazenby, mestre de Hapkido Ji Han-Jae e outro aluno de Lee, Dan Inosanto também foram para aparecer no filme, que viria a culminar no personagem de Lee, Hai Tien (vestida com o agora famoso amarelo terno de trilha) assumindo uma série de desafio diferente em cada andar como eles fazem seu caminho através de um período de cinco pagoda nível. Em um movimento controverso, Robert Clouse terminou o filme usando um sósia e metragem de Lee de seus outros filmes com um novo enredo e elenco, que foi lançado em 1978. No entanto, o filme de paralelepípedos reunião continha apenas 15 minutos de cenas reais de Lee (ele tinha impresso muitos vencida leva), enquanto o resto teve um Lee sósia, Kim Tai Chung, e Yuen Biao como dublê. A filmagem não utilizado Lee tinha filmado foi recuperada 22 anos mais tarde e incluído no documentário Bruce Lee: Jornada de um guerreiro.

Além de Jogo da Morte, outros projetos de filmes futuros foram planejados para caracterizar Lee no momento. Em 1972, após o sucesso de O Big Boss e [[Fist of Fury], um terceiro filme foi planejado por Raymond Chow em Colheita dourada que será dirigido por Lo Wei, intitulado Yellow-Tigre enfrentado. No entanto, na época, Lee decidiu dirigir e produzir seu próprio roteiro para Way of the Dragon vez. Embora Lee havia formado uma empresa de produção com Raymond Chow, um filme de época também foi planejada a partir de Setembro a Novembro de 1973 com a concorrente Shaw Brothers Studio, que será dirigido por um ou outro Chor Yuen ou Cheng Kang, e escrito por Kang Yi e Chang Cheh, intitulado Os sete filhos do Dragão de Jade. Lee também havia trabalhado em vários scripts si mesmo. Uma fita que contém uma gravação de Lee narrando o enredo básico para um filme cujo título provisório é Southern Punho / Perna Norte existe, mostrando algumas semelhanças com o roteiro fixo de The Silent Flute ( Círculo de Ferro). Outro script tinha o título Guerreiro bambu verde, situado em San Fransisco , planejado para co-estrelar Bolo Yeung e para ser produzido por Andrew Vajna, que mais tarde passou a produzir First Blood. Foto traje filmagem testes também foram organizados para alguns desses projetos cinematográficos plannned.

Aptidão física e nutrição

Aptidão física

Lee era conhecido por sua aptidão física e vigorosa, regime de fitness dedicada a tornar-se tão forte quanto podia.

Depois de sua partida com Wong Jack Man em 1965, Lee mudou sua abordagem para treinamento de artes marciais. Lee sentiu que muitos artistas marciais de seu tempo não passar tempo suficiente no condicionamento físico. Lee incluídos todos os elementos da força total de aptidão-muscular, resistência muscular, resistência cardiovascular e flexibilidade. Ele tentou tradicional técnicas de musculação para construir músculos ou massa volumosos. No entanto, Lee teve o cuidado de admoestar que a preparação mental e espiritual foi fundamental para o sucesso do treinamento físico em habilidades em artes marciais. Em Tao do Jeet Kune Do, ele escreveu

A formação é uma das fases mais negligenciados do atletismo. Muito tempo é dado para o desenvolvimento de habilidade e muito pouco para o desenvolvimento do indivíduo para a participação. ... JKD, em última análise, não é uma questão de técnicas mesquinhas mas de espiritualidade e físico altamente desenvolvida.

O treinamento de peso programa que Lee usou durante uma estadia em Hong Kong, em 1965, colocou grande ênfase em seus braços. Naquela época, ele poderia executar único bíceps com um peso de 70 a 80 libras (cerca de 32 a 36 kg) para os três conjuntos de oito repetições, juntamente com outras formas de exercícios, tais como squats, push-ups, ondas, ondas de concentração reverso, Prensas francesas, e ambas as ondas de pulso e ondas de pulso inversa. As repetições que ele realizou foram de 6 a 12 repetições (no momento). Embora este método de treinamento direcionado seus músculos de contração rápida e lenta, que mais tarde resultou em ganho de peso ou massa muscular, colocando Lee um pouco mais de 160 libras (cerca de 72 kg). Lee foi documentada como tendo bem mais de 2.500 livros em sua própria biblioteca pessoal, e, eventualmente, concluiu que "Um músculo mais forte, é um músculo maior", uma conclusão que ele mais tarde contestada. Bruce sempre experimentou com suas rotinas de treinamento para maximizar suas capacidades físicas, e empurre o corpo humano para os seus limites. Ele empregou muitas rotinas e exercícios diferentes, incluindo pular corda , que serviu a seus propósitos de treinamento e musculação eficaz.

Lee acreditava que o músculos abdominais foram um dos grupos musculares mais importantes para um artista marcial, uma vez que praticamente todos os movimentos requer algum grau de trabalho abdominal. Mito Uyehara lembrou que "Bruce sempre senti que, se seu estômago não foi desenvolvido, então você não tinha nada que fazer sparring duro". Conforme Linda Lee Cadwell, mesmo quando não está treinando, Lee teria freqüentemente executar sentar-ups e outros exercícios abdominais na vida doméstica ao longo do dia, como durante assistindo TV. Ela disse que de Lee, "Bruce era um fanático por treino ab. Ele estava sempre fazendo abdominais, flexões, Movimentos de cadeira romanos, elevações de perna e V-ups ".

Lee treinou sete horas - nove horas, incluindo estômago, flexibilidade e execução, e onze horas - doze horas ele iria treinar peso e ciclo. Um exercício típico para Lee seria correr uma distância de 2-6 milhas em 15 a 45 minutos, em que ele iria variar a velocidade em intervalos de 3-5 minutos. Lee iria montar o equivalente a 10 milhas (cerca de 16 km) em 45 minutos em uma bicicleta ergométrica.

Lee, às vezes, exercer com a pular corda e colocar em 800 saltos depois de ciclismo. Lee também faria exercícios para endurecer a pele em seus punhos, incluindo empurrando as mãos nos baldes de rochas duras e cascalho. Ele faria mais de 500 repetições deste em um determinado dia. Um artigo do S. China Post escreve: "Quando um médico avisou-o para não infligir muita violência em seu corpo, Bruce despedido suas palavras. 'O cérebro humano pode subjugar qualquer coisa, mesmo verdadeira dor" -Bruce Lee ".

Proezas físicas

Aptidão fenomenal de Lee significava que ele era capaz de realizar muitas proezas físicas excepcionais. A seguinte lista inclui alguns dos feitos físicos que são atribuídos a Bruce Lee.

  • Velocidade impressionante de Lee a partir de três pés com as mãos para baixo ao seu lado atingido cinco centésimos de segundo.
  • Lee poderia levar em um braço a £ 75 barbell a partir de uma posição em pé com a barra realizada flush contra seu peito e lentamente furar os braços prendê-los, segurando a barra lá por alguns segundos.
  • Em uma demonstração de velocidade, Lee poderia arrebatar um centavo off palma da mão aberta de uma pessoa antes que eles pudessem fechá-lo, e deixar uma centavo para trás.
  • Lee iria realizar uma posição elevada v-sit por 30 minutos ou mais.
  • Lee poderia jogar grãos de arroz para o ar e depois pegá-los em pleno vôo usando pauzinhos.
  • Lee realizada com uma só mão push-ups usando apenas o polegar eo dedo indicador.
  • Lee realizadas 50 repetições de um braço Chin-ups.
  • Lee poderia causar um saco de 300 lb (136,08 kg) para voar para e bater o teto com um sidekick.

Nutrição

Conforme Linda Lee Cadwell, logo depois que ele se mudou para os Estados Unidos, Lee começou a tomar a nutrição seriamente e desenvolveu um interesse em saúde alimentos, bebidas de alta proteína e suplementos vitamínicos e minerais. Mais tarde, ele concluiu que, a fim de conseguir um corpo de alta performance, não se podia alimentá-lo com uma dieta de junk food, e com "o combustível errado" o corpo iria realizar lentamente ou de forma descuidada. Lee também evitou assados e farinha refinada, descrevendo-os como o fornecimento de calorias, que não fizeram nada para o seu corpo.

Lee consumido verduras e frutas todos os dias. Ele sempre preferido para comer comida chinesa asiática ou outra porque ele amava a variedade que ele tinha. Alguns dos pratos chineses favoritos de Lee foram carne em molho de ostra, tofu e carnes e fígado. Ele também se tornou um defensor pesado de suplementos dietéticos, incluindo a vitamina C, os grânulos de lecitina, pólen de abelha, vitamina E, rosa mosqueta (forma líquida), óleo de germe de trigo, Acerola - C e B-Folia.

Lee não gostava de alimentos lácteos embora soubesse que para a construção muscular, ele deve adicionar leite e consumir ovos. Como resultado, ele só comia laticínios como parte de cereais e bebidas de proteína, geralmente usando leite em pó em vez de leite fresco. Dieta de Lee incluído bebidas de proteína; ele sempre tentou consumir um ou dois por dia, mas descontinuado bebê-los mais tarde na sua vida. Eles normalmente incluídos leite em pó não-instantânea que é referido como tendo uma maior concentração de cálcio que outras formas de leite em pó, ovos, gérmen de trigo, manteiga de amendoim, banana, levedura de cerveja para as vitaminas do complexo B, e inositol e lecitina de suplementos. Linda Lee lembra da cintura de Bruce Lee oscilou entre 26 e 28 polegadas (66-71 centímetros). "Ele também bebia as suas próprias misturas de suco feitas de legumes e frutas, maçãs, aipo, cenouras e assim por diante, preparadas num liquidificador elétrico", ela disse.

De acordo com Lee, o tamanho das porções, o número de refeições eram tão importantes. Ele normalmente iria consumir quatro ou cinco pequenas refeições por dia em vez de um par de grandes refeições, e iria aumentar a sua metabolismo por comer pequenos lanches saudáveis, como frutas durante todo o dia. Frutas e legumes lhe proporcionou a mais rica fonte de carboidratos, ele estava particularmente interessado em cenouras, que constituiriam um meio de o conteúdo da bebida, com o restante sendo dividido entre as outras frutas e legumes. A razão pela qual Lee estava tão interessado em sumo vegetais e frutas é que ele acreditava que permitiu que o corpo de assimilar muitos nutrientes mais facilmente. As enzimas nos vegetais orgânicos juiced na qualidade de catalisadores que aumentam o metabolismo e absorção de nutrientes. Dado que a maioria destas enzimas são destruídas quando os vegetais são cozidos, Lee iria tentar consumi-los crus.

Lee muitas vezes bebia geléia real e bebida ginseng como eles contêm vitaminas do complexo B, incluindo uma alta concentração de vitamina B 5 ( ácido) e vitamina B 6 pantotênico ( piridoxina), acetilcolina, hormônios, e dezoito aminoácidos que permitem um rápido aumento da energia. Em medicina tradicional chinesa, ginseng também é dito para melhorar a circulação, aumentar a oferta de sangue, permitir que o tempo de recuperação mais rápida após a exaustão e estimulando o corpo. Além disso, Lee bebeu chá preto regularmente, muitas vezes com mel ou com leite e açúcar.

Filosofia

Embora Lee é mais conhecido como um artista marcial, ele também estudou drama e filosofia enquanto um estudante na Universidade de Washington. Ele foi bem lido e tinha uma extensa biblioteca. Seus próprios livros sobre artes marciais e luta filosofia são conhecidos por suas afirmações filosóficas tanto dentro como fora dos círculos de artes marciais. Sua filosofia eclética muitas vezes espelhada suas crenças de combate, embora ele foi rápido em afirmar que suas artes marciais eram apenas uma metáfora para tais ensinamentos. Ele acreditava que qualquer conhecimento levou ao auto-conhecimento, e disse que seu método escolhido de auto-expressão era de artes marciais. Suas influências incluem taoísmo , Jiddu Krishnamurti e budismo . Por outro lado, a filosofia de Lee estava muito em oposição à visão de mundo conservadora defendida pelo confucionismo. John Pouco afirma que Lee era um ateu . Quando perguntado, em 1972, o que sua filiação religiosa era, ele respondeu "absolutamente nenhuma". Também em 1972, quando perguntado se ele acreditava em Deus, ele respondeu: "Para ser sincero, eu realmente não sei".

As seguintes citações refletem sua filosofia de luta.

  • . "Ser sem forma ... disforme, como a água Agora você colocar água em um copo, ela se torna o copo Você derramar água em uma garrafa;. Torna-se a garrafa Você coloca água em uma chaleira;. Torna-se o bule Agora água. pode fluir, ou rastejar ou gotejamento ou falhar! Seja água, meu amigo ... "
  • "Todos os tipos de conhecimento, em última análise, leva ao auto-conhecimento"
  • "Usar apenas o que funciona, e levá-la a partir de qualquer lugar que você pode encontrá-lo".
  • "Não negue a abordagem clássica, simplesmente como uma reação, ou você terá criado um outro padrão e preso se lá".
  • "Temperamento explosivo vai fazer um tolo de você em breve".
  • "Eu sempre aprender alguma coisa, e que é:.. Para sempre ser você mesmo e expressar-se, ter fé em si mesmo Não sair e procurar uma personalidade bem sucedido e duplicar ele".
  • "Não é o aumento diário, mas diminuição diária. Cortar fora a do não essencial".

Morte

Bruce Lee é enterrado ao lado de seu filhoBrandon noCemitério Lakeview, Seattle.

Em 10 de Maio de 1973, Lee entrou em colapso em estúdios colheita dourada ao fazer a duplicação de trabalho para o filme Enter the Dragon . Sofrendo de convulsões e dores de cabeça , ele foi imediatamente levado para Hong Kong Baptist Hospital, onde os médicos diagnosticaram o edema cerebral. Eles foram capazes de reduzir o edema, através da administração de manitol. Esses mesmos sintomas que ocorreram no seu primeiro colapso foram posteriormente repetido no dia de sua morte.

Em 20 de julho de 1973, Lee foi em Hong Kong, para jantar com o ex- James Bond estrela George Lazenby, com quem ele pretendia fazer um filme. De acordo com a esposa de Lee Linda, Lee conheceu o produtor Raymond Chow no 2 pm em casa para discutir a realização do filme Jogo da Morte . Eles trabalharam até quatro horas e, em seguida, dirigiu em conjunto para a casa de Lee colega Betty Ting Pei, uma atriz taiwanesa. Os três passaram o roteiro na casa de Ting, e, em seguida, Chow deixou de assistir a uma reunião de jantar.

Mais tarde, Lee reclamou de uma dor de cabeça, e Ting deu a ele um analgésico (analgésico), Equagesic, que continha tanto a aspirina eo relaxante muscular meprobamate. Por volta de 7:30, ele foi se deitar para um cochilo. Quando Lee não apareceu para jantar, Chow veio para o apartamento, mas não conseguiu acordar Lee up. Um médico foi chamado, que passou 10 minutos tentando reanimá-lo antes de enviá-lo de ambulância para o Hospital Rainha Elizabeth. Lee estava morto no momento em que chegou ao hospital.

Não houve lesão externa visível; No entanto, de acordo com relatórios de autópsia, seu cérebro tinha inchado consideravelmente, de 1.400 a 1.575 gramas (um aumento de 13%). Lee tinha 32 anos. A única substância encontrada durante a autópsia foi Equagesic. Em 15 de Outubro de 2005, Chow afirmou em uma entrevista que Lee morreu de uma hipersensibilidade ao relaxante muscular (meprobamate) em Equagesic, que ele descreveu como um ingrediente comum em analgésicos. Quando os médicos anunciaram a morte de Lee oficialmente, ela foi descartada uma "morte por desventura".

A controvérsia ocorreu quando Don Langford, médico pessoal de Lee em Hong Kong, que tratou Lee durante seu primeiro colapso acreditava que "Equagesic não foi em todos os envolvidos no primeiro colapso de Bruce".

No entanto, Donald Teare, um cientista forense recomendado pela Scotland Yard, que tinha supervisionado mais de 1000 autópsias, foi o principal especialista designado para o caso de Lee. Sua conclusão foi de que a morte foi causada por um edema cerebral aguda devido a uma reação a compostos presentes no medicamento de prescrição painkilling Equagesic, onde Teare concluiu que "a morte por desventura".

O parecer preliminar do neurocirurgião que salvou a vida de Lee durante sua primeira apreensão, Peter Wu, que foi a causa da morte deve ter sido atribuída ou a uma reação a cannabis ou Equagesic. No entanto, Wu depois recuou dessa posição, afirmando que:

"Professor Teare era um cientista forense recomendado pela Scotland Yard, ele foi trazido como um especialista em cannabis e não podemos contradizer o seu testemunho A dosagem de cannabis não é nem preciso nem previsível, mas eu nunca soube de ninguém morrendo simplesmente. de tomá-lo ".

A esposa de Lee Linda voltou para sua cidade natal, Seattle , e ele tinha enterrado no lote 276 de Lakeview Cemetery. Pallbearers em seu funeral em 31 de julho de 1973 incluiu Taky Kimura, Steve McQueen, James Coburn, Chuck Norris, George Lazenby, Dan Inosanto, Peter Chin, eo irmão de Lee Robert.

Lee status de ícone e morte prematura alimentado muitas teorias sobre sua morte, incluindo assassinato envolvendo as tríades e uma suposta maldição sobre ele e sua família. Black Belt revista em 1985 levou a especulações de que a morte de Bruce Lee em 1973 pode ter sido causado por "um reação tardia a uma greve Dim Mak ele recebeu várias semanas antes de seu colapso ". Bem como outros autores disseram que a morte de Bruce Lee pode ter sido devido a uma "técnica de vibração da palma".

Legado

Instrutores certificados

Bruce Lee pessoalmente certificada apenas três instrutores. Taky Kimura, James Yimm Lee e Dan Inosanto. Inosanto detém o terceiro posto (Instrutor) diretamente de Bruce Lee em Jeet Kune faz, Jun Fan Gung Fu, e Tao do chinês Gung Fu de Bruce Lee. Taky Kimura detém uma classificação em 5 Jun Fan Gung Fu. James Yimm Lee realizou um terceiro posto em Jun Fan Gung Fu. Ted Wong detém segundo posto em Jeet Kune Do certificada diretamente por Bruce Lee e mais tarde foi promovido ao Instrutor sob Dan Inosanto; sensação de que Bruce teria queria promovê-lo. Outros instrutores Jeet Kune desde a morte de Lee foram certificados diretamente por Dan Inosanto, alguns com o restante do Bruce Lee assinou certificados.

James Yimm Lee, um amigo próximo de Lee, morreu sem que certifica alunos adicionais para além de Gary Dill que estudou Jeet Kune Do sob James e recebeu a permissão através de uma carta pessoal dele em 1972 para transmitir a sua aprendizagem de JKD para os outros. Taky Kimura, até à data, tem certificado apenas uma pessoa em Jun Fan Gung Fu: seu filho Andy Kimura. Dan Inosanto continuou a ensinar e certificar selecionar estudantes em Jeet Kune Do para mais de 30 anos, tornando-o possível para milhares de praticantes de artes marciais para traçar a sua linhagem de volta à formação Bruce Lee. Antes de sua morte, Lee disse a seu então apenas dois instrutores de estar Kimura e Inosanto (James Yimm Lee tinha morrido em 1972) para desmantelar suas escolas.

Ambos Taky Kimura e Dan Inosanto foram autorizados a ensinar turmas pequenas, posteriormente, sob o lema "manter os números baixos, mas a qualidade alta". Bruce também instruiu vários Campeões do Mundo de Karate incluindo Chuck Norris, Joe Lewis, e Mike Stone. Entre os três, durante a sua formação com Bruce eles ganharam cada Karate Championship nos Estados Unidos.

Hong Kong legado

Escultura de Bruce Lee naAvenida das Estrelas, Hong Kong

Há uma série de histórias (talvez apócrifos ) circundante Lee que ainda se repetem em Hong Kong cultura. Uma delas é que seu 70s entrevista no início do programa TVB Enjoy Yourself Hoje à noite apuradas as movimentadas ruas de Hong Kong como todo mundo estava assistindo a entrevista em casa.

Em 6 de janeiro de 2009, anunciou-se que Hong Kong casa de Bruce (41 Cumberland Road, Kowloon, Hong Kong) será preservada e transformada em um local turístico pelo filantropo Yu Pang-lin.

Prêmios e honras

Bruce Lee foi nomeado pela revista Timecomo uma das100 pessoas mais influentes do século 20.

Artes marciais linhagem

Lee foi treinado em Wu Tai Chi Chuan (também conhecido como Ng-ga) e Jing Mo Tam Tui para os doze conjuntos. Lee foi treinado nas artes marciais de Choy Li Fut, ocidental boxe, esgrima, judô, Épée Praying Mantis Kung-fu, Hsing-I, e Jujitsu.

Quando Bruce chegou em os EUA, ele (já) tinha formação em estilo Wu Tai Chi, às vezes em Hong Kong chamada Ng-ga. E ele tinha de curso de formação no boxe ocidental. Ele tinha formação na esgrima de seu irmão, que é Epee, que vai dos pés à cabeça. Ele tinha treinamento, obviamente, em Wing Chun. E a outra área foi a formação que tinha recebido em Buk Pie, ou Tam Toi, ele tinha doze conjuntos em Tam Toi. E eu acredito que ele tinha negociado com um homem Choy Li Fut.
-Danny Inosanto
Lineage emWing Chun /Jeet Kune Do
Professor Wing ChunYip Man (葉問)
Outros instrutoresWong Shun Leung (黃惇樑)

William Cheung

Parceiro de treino e amigoHawkins Cheung

Bruce Lee(李小龍)
Fundador do Jeet Kune Do
Os instrutores pessoais certificados por Bruce Lee para ensinar Jeet Kune DoTaky Kimura
James Yimm Lee
Dan Inosanto
Estudantes notáveis ​​de Jun Fan / Gung Fu / Jeet Kune DoBrandon Bruce Lee
Jesse Glover
Steve Ouro
Larry Hartsell
Dan Inosanto
Yori Nakamura
Peter Nguyen
Taky Kimura
Richard Bustillo
Jerry Poteet
Ted Wong
James Yimm Lee
Rusty Stevens
Chuck Norris
Kareem Abdul-Jabbar
James Coburn
Joe Lewis
Roman Polanski
Lee Marvin
Stirling Silliphant
Steve McQueen
Mike Stone
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Bruce_Lee&oldid=410347802 "