Conteúdo verificado

Erik, o Vermelho

Assuntos Relacionados: História geral

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Eric, o Vermelho de Gronlandia de Arngrímur Jónsson. Nota detalhes anacrônicos em suas armas e armaduras.

Erik, o Vermelho ( 950-C. 1003) ( Old Norse: Eiríkr rauði; Islandês: Eiríkur rauði; Norueguês: Eirik Raude; Ilhas Faroé: Eirikur (hin) reyði) fundou a primeira Nórdico liquidação em Greenland . Nascido na Distrito de Jæren Rogaland, Noruega como o filho de Þorvaldr Ásvaldsson (Thorvald Asvaldsson), ele, portanto, também aparece, patronymically, como Erik Thorvaldsson (ou como Eiríkr Þorvaldsson). A denominação "o Vermelho" provavelmente se refere à sua cor de cabelo.

Exilados

Erik pais da Red tiveram que fugir a Noruega por causa de "algumas mortes", como A Saga de Eric, o Vermelho relata. A família se estabeleceu no oeste da Islândia . Os islandeses mais tarde condenado Erik para um exílio de três anos para vários assassinatos em todo o ano 982. De acordo com A Saga de Eirik, o Vermelho, seu vizinho Thorgest emprestado uma pá e quando ele não voltou para Erik, ele procurou uma explicação. Quando Thorgest se recusou a devolvê-lo, Erik roubou a pá de volta. Na perseguição que se seguiu, ele matou Thorgest. Um segundo crime previsto na porta de Erik ocorreu quando ele insistia em vingança pela morte de seus escravos que tinha "acidentalmente iniciados um deslizamento de terra" na fazenda de Valthjof. Valthjof murderously punidos os escravos para este infortúnio. Erik não têm a amabilidade de presente e assim matou Valthjof. Os islandeses eventualmente condenado Erik destes assassinatos e baniu da Islândia. Este evento levou ele e um grupo de seguidores de viajar para as terras quase 500 milhas a oeste da Islândia.

Descobertas

Mesmo que a história popular, credita Erik como o fundador da Gronelândia, Norsemen anteriormente tanto descobriu e tentou resolvê-la antes dele. Tradição créditos Gunnbjörn Ulfsson (também conhecido como Gunnbjörn Ulf-Krakuson) com o primeiro avistamento da massa de terra. Quase um século antes, os ventos fortes tinha conduzido Gunnbjörn para uma terra que ele chamou de "Gunnbjarnarsker" ("recifes de Gunnbjorn"). Mas a natureza acidental da descoberta de Gunnbjörn levou à sua negligência na história da Groenlândia, com Erik, o Vermelho sendo o primeiro colono europeu permanente.

Depois Gunnbjörn, Snaebjörn Galti também tinha visitado Groenlândia. De acordo com registros do tempo, Galti chefiou a primeira tentativa de colonizar a Groenlândia Nórdica, uma tentativa que terminou em desastre.

Neste contexto, a cerca de 982, Erik partiu para uma terra um pouco misterioso e pouco conhecido. Ele contornou a ponta sul da ilha (mais tarde conhecido como Cape Farewell) e navegou até a costa ocidental. Ele finalmente chegou a uma parte da costa que, em sua maior parte, parecia livre de gelo e, consequentemente, teve condições-semelhantes aos da Islândia que prometeu crescimento e prosperidade futura. De acordo com a Saga de Erik, o Vermelho, ele passou seus três anos de exílio explorar esta terra. Ele chamou esta terra "Greenland" porque ele queria atrair outras pessoas para ele. O primeiro inverno que passou na ilha de Eiriksey, o segundo inverno ele passou em Eiriksholmar (perto de Hvarfsgnipa). No último verão ele explorou tão ao norte como Snaefell e no Hrafnsfjord.

Quando Erik voltou para a Islândia após seu mandato de banimento tinha expirado, ele trouxe consigo histórias de "Greenland". Erik propositadamente deu a terra um nome mais atraente do que "Iceland" a fim de atrair potenciais colonos. Ele explicou, "as pessoas seriam atraídas a ir para lá se tivesse um nome favorável". Em última análise, porém, ele fez isso para ganhar o favor entre o povo, como ele sabia que o sucesso de qualquer assentamento na Groenlândia seria necessário o apoio de tantas pessoas quanto possível. Sua habilidade de vendedor foi bem sucedida, como muitas pessoas (especialmente "aqueles Vikings vivendo em terras pobres na Islândia" e aqueles que tinham sofrido um "fome recente") tornou-se convencido de que a Groenlândia realizada grande oportunidade.

Depois de passar o inverno na Islândia, Erik voltou a Gronelândia em 985 com um grande número de colonos e estabeleceu duas colônias em sua costa sudoeste: a Colónia Oriental ou Eystribyggð, no moderno-dia Qaqortoq, eo Liquidação ocidental ou Vestribyggð, perto de apresentar-dia Nuuk. (Eventualmente, um Liquidação Médio cresceu, mas muitas pessoas sugerem que esta liquidação fazia parte da Colónia Ocidental.) Os assentamentos orientais e ocidentais, ambos estabelecidos na costa sudoeste, provou as duas únicas áreas próprias para a agricultura. Durante os verões, quando as condições climáticas favoreceram viagens mais, cada assentamento enviaria um exército de homens para caçar em Disko Bay acima do Círculo Ártico para alimentos e outros produtos valiosos, tais como selos (usada para corda), marfim de presas, e baleias encalhadas (se tivessem sorte). Nestas expedições eles provavelmente encontrou o Inuit ( esquimó ) pessoas, que ainda não haviam se mudado para o sul da Groenlândia.

Eystribyggð

Em Eystribyggð, Erik construiu o propriedade Brattahlid, perto da atual Narsarsuaq, para si mesmo. Ele detinha o título de primordial chefe da Gronelândia e tornou-se ambos muito rico e respeitado. O empreendimento liquidação envolvidos vinte e cinco navios , catorze dos quais fizeram a viagem com sucesso; do outro onze, alguns viraram as costas, enquanto outros desapareceram no mar.

A liquidação floresceu, crescendo para 5.000 habitantes, distribuídos por uma área considerável ao longo Eriksfjord e vizinhos fiordes. Grupos de imigrantes fugindo superlotação na Islândia entrou para a parte original. No entanto, um grupo de imigrantes que chegaram em 1002 trouxe consigo uma epidemia que devastou a colônia, matando muitos de seus principais cidadãos , incluindo o próprio Erik. No entanto, a colônia se recuperou e sobreviveu até a Pequena Idade do Gelo fez a terra marginal para estilos de vida europeus no século 15 (pouco antes de Cristóvão Colombo voyage 's para o Ilhas Canárias em 1492). Ataques de piratas, conflito com Inuit se movendo para os territórios nórdicos, e abandono da colónia pela Noruega tornou-se outros fatores em seu declínio.

Descendentes de Erik

A história registra que Erik e sua esposa Þjóðhildr (Thjodhildr) tiveram quatro filhos: uma filha, Freydis, e três filhos, o explorador Leif Eiríksson , Thorvald (Thorvald) e Þorsteinn (Thorstein). O próprio Erik permaneceu um seguidor de Paganismo nórdico, ao contrário de seu filho Leif e esposa de Leif, que construiu a primeira Igreja cristã nas Américas em sua fazenda. (Apesar das especulações, parece improvável que Leif pioneira na introdução de cristianismo à Gronelândia.)

Embora não seja o primeiro a avistar o continente norte-americano, Leif Erikson se tornou o primeiro Viking para explorar a terra de Vinland (parte da América do Norte ), ou Quebec. Leif convidou seu pai na viagem, mas de acordo com a lenda Erik caiu de seu cavalo em seu caminho para o navio e tomou isso como um mau sinal, deixando seu filho para continuar sem a sua companhia. Erik morreu no inverno depois da partida de seu filho.


Liquidação dos noruegueses em Greenland

Durante grande parte do tempo em que os nórdicos sobreviveram na Groenlândia, que teve uma vida muito difícil, que exigiu encontrar um equilíbrio entre a manutenção de níveis de população e encontrar comida e suprimentos para sobreviver o suficiente. Na maioria das vezes eles tinham apenas suprimentos suficientes para continuar suas sociedades. Apesar luta constante dos colonos nórdicos, no pico da Groenlândia Nórdica no c. 1126 habitantes contados entre 2000 e 4000. O Colónia Oriental tinha em torno de "190 pequenas explorações, 12 igrejas paroquiais, uma catedral, um mosteiro agostiniano e um convento beneditino". Embora menor do que a Colónia Oriental, a Colónia Ocidental ainda tinha "90 fazendas e quatro igrejas", enquanto que o menor Liquidação Oriente tinha apenas cerca de "20 fazendas". Apesar de gostar do que alguns podem considerar um período de tempo razoável na Groenlândia em conjunto com tempos de sucessos e fracassos variando, a liquidação dos noruegueses em Greenland não durou mais de 500 anos. Jared Diamond dá uma justificativa para isso, assim como outros. Ele apresenta um processo de cinco passos que explica o colapso da civilização e dispõe Gronelândia como um exemplo deste processo.

Os nórdicos tinham encontrado uma "virgem" pedaço de terra que eles alteraram de forma que eles acreditavam que iriam trazer a maior recompensa, mas que na verdade danificado seu ambiente. Então também, haviam sido separadas de seus parentes na Europa por tanto tempo que a maioria de seus amizades e alianças havia caído, machucando um pouco de sua negociação e eventual proteção; mudanças políticas na Europa acelerou este processo. Talvez mais significativamente, uma mudança no clima no Atlântico Norte levou a um aumento no gelo marinho , tornando a comunicação com a Europa difícil, e favorecendo migrações do Inuit do norte da Groenlândia para o sul e para o contacto regular com os nórdicos, levando a violência entre as raças. Finalmente, e mais importante ainda, os nórdicos não conseguiu se adaptar plenamente ao seu ambiente. Eles se agarrou demais formas familiares de vida que se revelaram inadequados, em última instância na Groenlândia.

Apesar do aparente fracasso das colônias Groenlândia Nórdica, eles marcam uma das grandes realizações na expansão e exploração nórdica.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Erik_the_Red&oldid=195300828 "