Conteúdo verificado

Eufrates

Assuntos Relacionados: Geografia do Oriente Médio

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Mapa do Tigre - Eufrates divisor de águas.

O Eufrates (juːfreɪtiːz) ( árabe : نهر الفرات, Nahr ul-Furat; Turco: Fırat; Siríaco: ܦܪܬ, Prat; hebraico : פרת, Perat) é o western dos dois grandes rios que definem Mesopotâmia (o outro é o Tigris ), que flui de Anatolia.

Etimologia

Nomes modernos para o Eufrates pode ter sido derivado por etimologia popular, a partir da Sumeriana e Nomes acadiano, respectivamente Buranun e Pu-rato-tu. Os antigos aparece em uma inscrição do século AEC 22 associado com o Rei Gudea.

Etimologicamente, o nome "Eufrates" é a forma grega do nome original, Phrat, que significa "fertilizante" ou "frutífera".

Alternativamente, a segunda metade da palavra Eufrates também pode derivar a partir de qualquer Ferat persa ou o φέρω grego (pronunciado [fero]), sendo que ambos significam "para levar" ou "antecipar".

Língua Nome para Eufrates
Acadiano Pu-rato-tu
Árabe الفرات Al-Furat
Aramaico ܦܪܬ Prat, Frot
Armênio Եփրատ Yeṗrat
Grego Ευφράτης Eufrates
Hebraico פְּרָת Perat
Curdo فرهات Firat, Ferat
Persa فرات Ferat
Sumeriana Buranun
Turco Fırat

Curso do rio Eufrates

O rio é de aproximadamente 2.781 quilômetros (1.730 milhas) de comprimento. Ele é formado pela união de dois ramos: o Kara Su sobe cerca de 30 km (19 mi) a nordeste de Erzurum, na Kargapazari Montanhas; e o Murat sobe 70 km (43 mi) a nordeste de Lago Van. O curso superior do rio Eufrates fluam através das gargantas e desfiladeiros íngremes, sudeste através Síria , e através do Iraque . O Khabur eo Rio Balikh juntar o Eufrates, no leste da Síria.

Um homem e uma mulher fazem o seu caminho até o Shatt-al-Arab em Basra, no Iraque.

Ambos os rios têm suas origens na Turquia . A jusante, através de todo o seu comprimento, o Eufrates não tem outra notável tributários. Norte de Basra, no sul do Iraque , o rio se funde com os Tigris para formar o Shatt al-Arab, que por sua vez deságua no Golfo Pérsico .

O rio usado para dividir em muitos canais em Basra, formando uma extensa baixada, mas os pântanos foram em grande parte drenada pelo Governo Saddam Hussein na década de 1990 como um meio de expulsar os rebeldes Marsh árabes. Uma vez que o Invasão do Iraque em 2003, a política de drenagem foi revertida, mas continua a ser visto se os pântanos vai se recuperar.

O Eufrates só é navegável por muito raso-projectos de barcos, que pode chegar até a cidade iraquiana de Hit, localizada 1.930 quilômetros (1.200 mi) a montante e apenas a 60 metros (200 pés) acima do nível do mar. Acima de Hit, no entanto, bancos de areia e corredeiras tornar o rio navegável comercialmente. Sua inundação anual, causada por derretimento da neve nas montanhas do nordeste da Turquia, foi parcialmente verificado por novas barragens e reservatórios nos alcances superiores. Um 885-km (550 mi) links para o canal do Eufrates ao Tigre para servir como uma rota para barcaças fluviais:. -

O rio Eufrates nas proximidades Ar Raqqah, Síria .

Eufrates na Bíblia

Um rio chamado Perath (hebraico para Eufrates) é um dos quatro rios que fluem do Jardim do Éden de acordo com Gênesis 2:14. Esta palavra hebraica, derivado ou a palavra "stream" ou "a irromper", foi traduzido como Eufrates . É o quarto rio, após o Pisom, o Giom, e os rios Tigre , (nome hebraico é Tigre) para formar a partir do rio que flui para fora do jardim. O rio de mesmo nome marcado um dos limites da terra prometida por Deus para Abraão e seus descendentes ( Isaac , Jacob, etc). No Bíblia hebraica, é muitas vezes referido simplesmente como "The River" (ha-Nahar). ( Gênesis 15:18).

  • Deus cria o Eufrates: "O nome do terceiro rio é Tigre ., aquele que flui para o leste da Assíria E o quarto rio é o Eufrates "( Gênesis 2:14).
  • O Eufrates marca a fronteira norte-oriental da terra Deus promete Abrão: "À tua descendência darei esta terra do barranco do Egito até o grande rio Eufrates" (Gênesis 15:18 na Bíblia de Jerusalém)
  • Deus diz aos israelitas para ir para o Promised Land: "Comece fora e fazer o seu caminho para a região montanhosa dos amorreus, e de todos os seus vizinhos na Arabá, na região montanhosa, o Shephelah, o Negeb, o litoral, a terra dos cananeus, e ao Líbano, medida em que a Grande Rio, o rio Eufrates "( Deuteronomy 1: 7).
  • Deus (por meio de Moisés) promete os israelitas à Terra Prometida: "Todo lugar onde você define as solas dos seus pés devem ser seu Suas fronteiras devem executar desde o deserto até o Líbano, e do rio, o rio Eufrates, até o mar ocidental. "(Deuteronômio 11:24).
  • Em Apocalipse 16:12, está profetizado que o Eufrates secará em preparação para a Batalha do Armagedom: "E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; ea sua água secou-se, que o caminho dos reis do oriente pode ser preparado."

Profecias islâmicas

Rio Eufrates, no Iraque .

No Islã , alguns dos hadiths do Profeta Muhammad , sugerem que o Eufrates secará, revelando tesouros desconhecidos que serão a causa de conflitos e guerras.

  • Logo o rio Eufrates, irão disponibilizar o tesouro [a montanha] de ouro. Então, quem vai estar presente naquele tempo não deve levar nada dele. - Sahih Bukhari.
  • O Profeta Muhammad disse: "A Hora não virá a acontecer antes de o rio Eufrates seca para revelar a montanha de ouro, para que as pessoas vão lutar Noventa e nove em cada cem morrerão [na luta], e todo homem. entre eles dirão: 'Talvez eu seja o único a permanecer vivo' "-. Sahih Bukhari, Sahih Muslim.
  • O Profeta Muhammad disse: "O Eufrates revela os tesouros dentro de si Quem vê-lo não deve tomar nada com isso.". - Al-Muttaqi al-Hindi, Burhan Al-fi `Alamat al-Mahdi Akhir az-Zaman, p. 28.
  • Ele [o Eufrates] vai descobrir uma montanha de ouro [sob ele]. - Sunan Abi Da'ud.

Eufrates na história

O Eufrates desde a água que levou ao primeiro florescimento da civilização na Suméria , que data de cerca do quarto milênio aC. Muitas cidades antigas importantes estavam localizadas em ou perto da beira do rio, incluindo Mari, Sipar, Nippur, Shuruppak, Uruk, Ur e Eridu. O vale do rio formado o coração das terras dos impérios posteriores da Babilônia e Assíria . Durante vários séculos, o rio formado o limite oriental do efetivo egípcia e romana controle e regiões ocidentais do Império Persa . Além disso, o Batalha de Karbala ocorreu às margens do rio Eufrates, onde Imam Hussain, junto com sua família e amigos, foram martirizados.

Questões controversas

Um iraquiano cidade junto ao rio Eufrates.

Tal como acontece com o Tigre há muita controvérsia sobre direitos e uso do rio. O Projeto de Anatolia do sudeste da Turquia envolve a construção de 22 barragens e 19 centrais de energia até 2005, o maior projeto de desenvolvimento jamais empreendido pela Turquia. A primeira das barragens foi concluído em 1990, mas os ataques do Organização terrorista PKK abrandou o projeto e causou atrasos significativos. Sudeste da Turquia ainda está lutando economicamente, adicionando combustível para o descontentamento manifestado pela da Turquia curda minoria centrado lá. As autoridades turcas esperam que o projeto irá fornecer um impulso para a economia da região, mas os críticos nacionais e estrangeiros têm contestado os seus benefícios, assim como atacar os custos sociais e ambientais do regime.

Na Síria o Tabaqah Dam (concluído em 1973 e, por vezes, conhecido simplesmente como o Eufrates Dam) forma um reservatório, Lago Assad que é usado para irrigar algodão. A Síria tem represado seus dois afluentes e está no processo de construir uma outra represa. Iraque tem sete barragens em operação, mas o controle água perdida prioridade durante o regime de Saddam Hussein. Desde o colapso do Ba'ath no Iraque em 2003, o uso da água veio mais uma vez à tona. A escassez de água no Oriente Médio deixa o Iraque em constante medo de que a Síria ea Turquia irá utilizar a maior parte da água antes que ele atinja o Iraque. Como é, irrigação no sul do Iraque deixa pouca água para se juntar o Tigre no Shatt-al-Arab. O potencial para a guerra sobre estas águas é o assunto de muita diplomacia.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Euphrates&oldid=229948985 "