Francisco de Assis
Fundo para as escolas Wikipédia
Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.
São Francisco de Assis, OFM | |
---|---|
São Francisco de Assis, em êxtase uma pintura a óleo por Jusepe de Ribera (1642) | |
Religioso, diácono, confessor e fundador religioso | |
Nascido | 1181 - 1182 Assis, Ducado de Spoleto, Sacro Império Romano |
Morreu | 03 de outubro de 1226 (com idade entre 43-45) Assis, Marche, Estados papais; |
Honrado em | Igreja Católica Romana Comunhão Anglicana Lutheran Church Velha Igreja Católica Nova Era ecologistas |
Canonizado | 16 de julho de 1228, Assis, Itália por Papa Gregório IX |
Major santuário | Basílica de San Francesco d'Assisi |
Festa | 04 de outubro |
Atributos | Tau cruz, pomba , pássaros, animais, lobo nos pés, Pax et Bonum, Hábito franciscano pobres, estigmas |
Patrocínio | animais ; o ambiente; Itália ; comerciantes; passageiros clandestinos; escuteiros de filhote, San Francisco, Califórnia |
São Francisco de Assis ( italiano : San Francesco d'Assisi, carregado Giovanni di Pietro di Bernardone, mas apelidado de Francesco ("o francês") por seu pai, 1181/1182 - 03 de outubro de 1226) foi um Italiano Católica frade e pregador. Ele fundou a dos homens Ordem dos Frades Menores, as mulheres Ordem de Santa Clara, ea Ordem Terceira de São Francisco para homens e mulheres não são capazes de viver a vida de pregadores itinerantes seguidos pelos primeiros membros da Ordem dos Frades Menores ou as vidas monásticas da Clarissas. Embora ele nunca foi ordenado ao Sacerdócio católico, Francis é uma das figuras religiosas mais venerados da história.
Pai de Francisco era Pietro di Bernardone, um comerciante de seda próspero. Ele viveu a vida alto astral típico de um jovem rico, mesmo lutando como um soldado de Assis. Ao ir para a guerra em 1204, Francis teve uma visão que o dirigiu de volta a Assis, onde perdeu o seu gosto pela vida mundana. Em uma peregrinação a Roma , ele se juntou ao pobre da mendicidade em Basílica de São Pedro. A experiência o levou a viver na pobreza. Francis voltou para casa, começou a pregar nas ruas, e logo acumulou um seguinte. Sua Ordem foi autorizada pelo Papa Inocêncio III em 1210. Ele, então, fundou a Ordem das Clarissas, que se tornou um fechado ordem religiosa para as mulheres, bem como a Ordem dos Irmãos e Irmãs da Penitência (comumente chamada de Ordem Terceira).
Em 1219, ele foi para o Egito na tentativa de converter o sultão para pôr fim ao conflito das Cruzadas . Por este ponto, a Ordem Franciscana tinha crescido a tal ponto que sua estrutura organizacional primitivo não era mais suficiente. Ele voltou para a Itália para organizar a Ordem. Uma vez que sua comunidade foi autorizada pelo Papa, retirou-se cada vez mais de assuntos externos. Em 1223, Francis organizado para o primeiro presépio de Natal. Em 1224, ele recebeu o estigmas, fazendo dele a primeira pessoa gravada para suportar as feridas de Paixão de Cristo. Ele morreu durante a noite de 03 de outubro de 1226, enquanto escuta uma leitura que ele tinha pedido de Salmo 140.
Em 16 de julho de 1228, ele foi declarado santo pelo Papa Gregório IX. Ele é conhecido como o santo padroeiro dos animais , os ambiente, e é um dos dois santos padroeiros de Itália (com Catherine de Siena). É habitual para católica e anglicana igrejas para realizar cerimônias abençoar animais em seu dia da festa de outubro 4. Ele também é conhecido por seu amor do Eucaristia, sua tristeza durante o Estações da Cruz, e para a criação do presépio de Natal ou Presépio.
Infância
Francisco de Assis foi um dos sete filhos de Pietro, e sua esposa Pica de Bourlemont, sobre o qual pouco se sabe, exceto que ela era uma mulher nobre originalmente de Provence, França. Pietro estava na França a negócios, enquanto Francisco nasceu em Assis, e teve Pica-lo batizado como Giovanni. Quando seu pai retornou ao Assis, ele levou a chamá-lo Francesco ("o francês"), possivelmente em homenagem ao seu sucesso comercial e entusiasmo para todas as coisas francesas. Desde que a criança foi renomeada na infância, a mudança dificilmente pode ter alguma coisa a ver com a sua aptidão para a aprendizagem do francês, como alguns pensavam.
Quando jovem, Francesco tornou-se um devoto de trovadores e ficou fascinado com todas as coisas transalpino. Embora muitos hagiógrafos observação sobre sua roupa brilhante, amigos ricos, e amor dos prazeres, suas exibições de desilusão para com o mundo que o cercava veio bastante cedo em sua vida, como é mostrado na "história do mendigo." Nesse relato, ele estava vendendo pano e veludo no mercado em nome de seu pai, quando um mendigo veio até ele e pediu esmola . Na conclusão de seu negócio, Francis abandonado suas mercadorias e correu atrás do mendigo. Quando o encontrou, Francis deu ao homem tudo o que tinha nos bolsos. Seus amigos rapidamente repreendeu e zombavam dele por seu ato de caridade . Quando chegou em casa, seu pai o repreendeu com raiva.
Em 1201, ele participou de uma expedição militar contra Perugia e foi levado como prisioneiro pelo Collestrada, passar um ano como um cativo. É possível que sua conversão espiritual foi um processo gradual enraizada nessa experiência. Após o seu regresso a Assis em 1203, Francis voltou à sua vida despreocupada e em 1204, uma grave doença levou a uma crise espiritual. Em 1205, Francis partiu para Puglia para alistar-se no exército do Contagem de Brienne. Uma visão estranha o fez voltar a Assis, aprofundando seu despertar eclesiástica.
Segundo a lenda hagiográfica, a partir daí ele começou a evitar os esportes e as festas de seus ex-companheiros. Em resposta, perguntaram-lhe, rindo, se ele estava pensando em se casar, ao que ele respondeu: "sim, uma noiva mais bela do que qualquer um de vocês já viram", que significa seu "Senhora Pobreza ". Ele passou muito tempo em lugares solitários, pedindo a Deus para a iluminação. Aos poucos ele levou para leprosos de enfermagem, as vítimas mais repulsivos no Lazar casas perto Assis. Depois de um peregrinação a Roma , onde se juntou ao pobre em implorando às portas das igrejas, ele disse que tinha uma mística visão de Jesus Cristo na capela país de San Damiano, fora de Assis, em que o Ícone de Cristo Crucificado disse-lhe: "Francisco, Francisco, vai e repara a minha casa que, como você pode ver, está em ruínas." Ele levou isso significa a igreja em ruínas em que ele foi presentemente orando, e assim ele vendeu algum pano de loja de seu pai para ajudar o sacerdote lá para essa finalidade.
Seu pai, Pietro, altamente indignado, tentou mudar sua mente, em primeiro lugar com ameaças e, em seguida, com espancamentos. No meio de um processo judicial perante o Bispo de Assis, Francis renunciou seu pai e seu patrimônio, deixando de lado até mesmo as roupas que havia recebido dele na frente do público. Para o próximo par de meses, ele viveu como um mendigo na região de Assis. Voltando para o campo ao redor da cidade por dois anos, ele abraçou a vida de um penitente, durante o qual ele restaurou várias capelas em ruínas no campo em torno Assis, entre eles o Porciúncula, o pequeno capela de St. Maria dos Anjos nos arredores da cidade, que mais tarde se tornou sua residência favorita.
Fundação da Ordem Franciscana
Uma série de artigos sobre |
---|
Documentos papais Organizações e eventos Indivíduos notáveis Meditators eucarísticas |
No final deste período (24 de fevereiro de 1209, de acordo com Jordan de Giano), Francis ouviu um sermão que mudou sua vida para sempre. O sermão foi sobre Mateus 10: 9, em que Cristo diz a seus seguidores que eles deveriam sair a proclamar que o Reino dos Céus estava sobre eles, que eles devem tomar nenhum dinheiro com eles, nem mesmo uma bengala ou sapatos para a estrada. Francis foi inspirado para dedicar-se a uma vida de pobreza.
Vestida com um manto de pêlos, com os pés descalços, e, após o preceito evangélico, sem pessoal ou scrip, ele começou a pregar o arrependimento. Ele logo foi acompanhado por seu primeiro seguidor, um companheiro proeminente cidadão, o jurista Bernardo di Quintavalle, que contribuiu com tudo o que tinha para o trabalho. Dentro de um ano Francis tinha onze seguidores. Francis escolheu para nunca mais ser ordenado sacerdote ea comunidade vivida como "irmãos menores", fratres minores em latim. Os irmãos viveram uma vida simples no deserto lazareto de Rivo Torto perto de Assis; mas passou a maior parte de seu tempo vagando pelas distritos montanhosos de Umbria, sempre alegre e cheio de canções, mas fazendo uma profunda impressão sobre os seus ouvintes por suas exortações fervorosos.
Pregação de Francisco para as pessoas comuns era incomum uma vez que ele não tinha licença para fazê-lo. Em 1209, ele compôs uma regra simples para seus seguidores ("frades"), (a primitiva Regula ou "Regra primitiva") que veio de versículos da Bíblia. A regra era "Para seguir os ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo e caminhar em seus passos." Em 1209, Francis levou seus onze primeiros seguidores a Roma para pedir autorização Papa Inocêncio III para fundar uma nova ordem religiosa. Após a entrada de Roma, os irmãos encontraram o bispo Guido de Assis, que tinha em sua empresa Giovanni di San Paolo, o Cardeal Bispo de Sabina. O cardeal, que foi o confessor do Papa Inocêncio III, foi imediatamente solidário com Francis e concordou em representar Francis ao papa. Relutantemente, o Papa Inocêncio concordaram em reunir-se com Francis e os irmãos no dia seguinte. Depois de vários dias, o papa concordou em receber o grupo informalmente, acrescentando que quando Deus aumentou o grupo na graça e no número, eles poderiam voltar para uma admissão oficial. O grupo era tonsurado. Isso era importante em parte porque ele reconheceu a autoridade da Igreja e impediu seus seguidores de possíveis acusações de heresia, como tinha acontecido com o Valdenses décadas anteriores. Embora Papa Inocêncio inicialmente tinha suas dúvidas, seguindo um sonho no qual viu Francis segurando o Basílica de São João de Latrão (a catedral de Roma, assim a 'igreja local' de toda a cristandade), ele decidiu endossar Francis "Ordem. Isso ocorreu, de acordo com a tradição, em 16 de abril 1210, e constituiu a fundação oficial da Ordem Franciscana. O grupo, então o "Irmãos Menores" (Frades Menores ou Ordem Franciscana), pregava nas ruas e não tinha posses. Eles foram centradas na Porciúncula, e pregou pela primeira vez em Umbria, antes de expandir em toda a Itália.
Missões de trabalho
A partir de então, sua nova Ordem cresceu rapidamente com novas vocações. Ao ouvir Francis pregação na igreja de San Rufino em Assisi em 1209, Clara de Assis ficou profundamente tocado por sua mensagem e ela percebeu sua vocação. Seu primo Rufino, o único membro masculino da família em sua geração, também se juntou à nova Ordem.
Na noite de Palma domingo 28 março, 1211, Clare escapou do palácio de sua família. Francisco recebeu Clare na Porciúncula e criada a Ordem das Pobres Damas, mais tarde chamado Clarissas. Esta era uma ordem para as mulheres, e ele deu um hábito religioso, ou vestido, semelhante a sua própria para a nobre mais tarde conhecida como Santa Clara de Assis, antes que ele apresentou então ela e alguns companheiros em um mosteiro próximo de Monjas beneditinas. Mais tarde, ele transferiu-os para San Damiano. Lá, eles se juntaram a muitas outras mulheres de Assis. Para aqueles que não puderam abandonar as suas casas, mais tarde ele formou a Terceira Ordem dos Irmãos e Irmãs da Penitência. Esta foi uma fraternidade composto por um ou outro leigos ou clero cujos membros não se retirou do mundo, nem tomou votos religiosos. Em vez disso, eles levaram a cabo os princípios da vida franciscana em suas vidas diárias. Em pouco tempo esta Ordem cresceu para além da Itália.
Determinado a levar o Evangelho a todas as criaturas de Deus, Francis procurado em várias ocasiões para levar sua mensagem para fora da Itália. No final da primavera de 1212, ele partiu para Jerusalém, mas ele naufragou por uma tempestade no Costa da Dalmácia, forçando-o a voltar para a Itália. Em 08 de maio de 1213, foi dado o uso da montanha de La Verna (Alverna) como um dom de Contagem Orlando di Chiusi, que a descreveu como "eminentemente adequado para quem quiser fazer penitência em um remoto lugar da humanidade." A montanha se tornaria um dos seus retiros favoritas para a oração. No mesmo ano, Francis partiu para Marrocos, mas desta vez uma doença obrigou-o a interromper sua viagem na Espanha. De volta a Assis, vários nobres (entre eles Tommaso da Celano, que viria a escrever a biografia de São Francisco) e alguns homens bem-educados juntou sua Ordem. Em 1215, Francis voltou a Roma para a IV Concílio de Latrão. Durante este tempo, ele provavelmente conheceu um cânone, Domingos de Gusmão (que viria a ser São Domingos, fundador dos Frades Pregadores, outro Ordem religiosa católica). Em 1217, ele se ofereceu para ir para a França. Cardeal Ugolino de Segni (o futuro Papa Gregório IX), um dos primeiros e importantes de Francisco, aconselhou-o contra esta e disse que ele ainda era necessária na Itália.
Em 1219, acompanhado por outro frade e na esperança de converter o sultão do Egito ou ganhar martírio na tentativa, Francis foi para o Egito onde um Crusader exército tinha sido acampados há mais de um ano sitiando a cidade murada de Damietta duas milhas (3,2 quilômetros) a montante da boca de um dos principais canais do Nilo. O sultão, al-Kamil, um sobrinho de Saladino , tinha sucedido seu pai como sultão do Egito em 1218 e estava acampado a montante de Damietta, incapaz de aliviá-la. Um ataque sangrento e inútil sobre a cidade foi lançada pelos cristãos em 29 de agosto de 1219, após o que ambos os lados concordaram com um cessar-fogo que durou quatro semanas. Foi provavelmente durante este interlúdio que Francis e sua companheira atravessou as linhas sarracenos e foram trazidos diante do Sultão, permanecendo em seu acampamento por alguns dias. A visita é relatado em fontes da época dos cruzados e nas primeiras biografias de Francisco, mas eles não dão nenhuma informação sobre o que aconteceu durante o encontro além de notar que o sultão Francis recebeu graciosamente e que Francis pregado aos sarracenos sem efeito, retornando ileso ao Crusader acampamento. Nenhuma fonte árabe contemporâneo menciona a visita. Um detalhe, adicionado por Boaventura na vida oficial de Francis (escrito 40 anos após o evento), diz respeito a uma alegada desafio por Francis oferecendo julgamento-a-fogo, a fim de comprovar a veracidade do Evangelho cristão. Embora Bonaventure não sugere tanto, biografias posteriores foi mais longe, afirmando que acendeu um fogo que Francisco entrou sem hesitar, sem sofrer queimaduras. Tal incidente é representado no ciclo de afrescos do século 13 tarde, atribuído a Giotto, na basílica superior em Assis (veja a ilustração que acompanha). Segundo algumas fontes tardias, o sultão deu permissão Francis para visitar os lugares sagrados da Terra Santa e até mesmo a pregar lá. Tudo o que pode ser seguramente afirmado é que Francis e seu companheiro deixou o campo para Crusader Acre, de onde embarcou para a Itália na segunda metade de 1220. Baseando-se em um sermão de 1267 Boaventura, mais tarde fontes relatam que o sultão secretamente convertido ou aceite um batismo leito de morte como resultado do encontro com Francis. A Ordem Franciscana está presente no Terra Santa quase ininterruptamente desde 1217, quando o irmão Elias chegou ao Acre. Ele recebeu concessões do Mameluco Sultan em 1333 em relação a certos lugares santos em Jerusalém e Belém , e (no que diz respeito à Igreja Católica) privilégios jurisdicionais de Papa Clemente VI em 1342.
No Greccio perto de Assis, cerca de 1220, Francis comemoraram o Natal através da criação do presépio ou creche primeiro conhecido ( Presépio). Sua aparência natividade refletiu a cena nas pinturas tradicionais. Ele usou animais reais para criar uma cena viva para que os fiéis podiam contemplar o nascimento da criança Jesus de uma forma direta, fazendo uso dos sentidos, especialmente a visão. Tomás de Celano, um biógrafo de Francisco e São Boaventura ambos, diga como ele só usou um (manjedoura) manjedoura cheia de palha situado entre uma verdadeira boi e burro. De acordo com Thomas, que era bonita em sua simplicidade com a manjedoura atuando como o altar para a Missa de Natal.
Reorganização da Ordem Franciscana e da morte
Por esta altura, a ordem crescente de freis foi dividido em províncias e grupos foram enviados para a França, Alemanha, Hungria, Espanha e para o Leste. Ao receber um relatório do martírio de cinco irmãos em Marrocos , Francis voltou para a Itália via Veneza. Cardeal Ugolino di Conti foi então nomeado pelo Papa como o protetor da Ordem. Os frades da Itália neste momento estavam causando problemas, e como tal, Francis teve de voltar para corrigir esses problemas. A Ordem Franciscana tinha crescido a um ritmo sem precedentes, quando comparado com as ordens religiosas anteriores, mas sua sofisticação organizacional não tivesse acompanhado a esse crescimento e tinha pouco mais para governá-lo de exemplo de Francisco e simples regra. Para resolver este problema, Francis preparou uma nova e mais detalhada regra, a "Primeira Regra" ou "regra sem uma Bula Papal "(Regula prima Regula non bullata) que mais uma vez afirmou devoção à pobreza e à vida apostólica. No entanto, ele introduziu uma maior estrutura institucional, embora isso nunca foi oficialmente endossado pelo papa.
Em 29 de setembro de 1220, Francisco entregou o governo da Ordem ao irmão Pedro Catani na Porciúncula. No entanto, o irmão Peter morreu apenas cinco meses depois, em 10 de março de 1221, e foi sepultado na Porciúncula. Quando numerosos milagres foram atribuídos ao falecido irmão, as pessoas começaram a afluir para a Porciúncula, perturbando a vida diária dos Franciscanos. Francis, em seguida, orou, pedindo a Pedro para parar os milagres e obedecer na morte como ele havia obedecido durante sua vida. Os relatos de milagres cessaram. Irmão Pedro foi sucedido pelo irmão Elias como Vigário de Francis. Dois anos mais tarde, Francis modificou o "First Rule" (criando o "Second Rule" ou "Regra com um touro"), e Papa Honório III aprovou em 29 de novembro de 1223. Conforme a Regra oficial da Ordem, convidou os frades "observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade". Além disso, definir regulamentos para a disciplina, a pregação, ea entrada na ordem. Uma vez que a regra foi aprovada pelo Papa, Francis cada vez retirou dos assuntos externos. Durante 1221 e 1222, Francis cruzou Itália, primeiro até o sul de Catania na Sicília e depois para o norte até Bolonha .
Enquanto ele estava orando no monte da Verna, durante um jejum de quarenta dias de preparação para Miguel (29 de setembro), Francis disse ter tido uma visão sobre ou cerca de 14 de setembro de 1224, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em resultado da qual recebeu o estigmas. Irmão Leo, que estava com Francis na época, deixou uma conta clara e simples do evento, o primeiro relato definitivo do fenómeno dos estigmas. "De repente, ele teve uma visão de um serafim, um anjo de seis asas em uma cruz . Este anjo lhe deu o dom de as cinco chagas de Cristo. "O sofrimento destes estigmas e de tracoma, Francis recebeu cuidados em várias cidades ( Siena, Cortona, Nocera) sem sucesso. No final, ele foi levado de volta para uma cabana junto à Porciúncula. Aqui, no lugar onde tudo começou, sentindo a aproximação do fim, ele passou os últimos dias de sua vida ditando seu testamento espiritual. Ele morreu na noite de 3 de Outubro de 1226, cantando Salmo 142 (141) - "Voce mea ad Dominum".
Em 16 de julho de 1228, ele foi declarado santo pelo Papa Gregory IX (o ex-cardeal Ugolino di Conti, amigo de St Francis eo Cardeal Protector da Ordem). No dia seguinte, o Papa lançou a pedra fundamental para a Basílica de São Francisco de Assis. Ele foi enterrado em 25 de maio de 1230, sob a Basílica Menor, mas seu túmulo logo foi escondido nos pedidos acima de Frei Elias para protegê-lo dos invasores sarracenos. Seu local de sepultamento permaneceu desconhecido até que foi descoberto em 1818. Pasquale Belli então construído para os seus restos mortais uma cripta em estilo neo-clássico, na Basílica Menor. Foi remodelada entre 1927 e 1930, em sua forma atual por Ugo Tarchi, descascando a parede de suas decorações de mármore. Em 1978, os restos mortais de São Francisco foram examinados e confirmado por uma comissão de estudiosos nomeados pelo O Papa Paulo VI, e colocar em uma urna de vidro na antiga pedra tumular. São Francisco é considerado o primeiro poeta italiano por críticos literários. Ele acreditava plebeus deve ser capaz de orar a Deus em sua própria língua, e ele escreveu muitas vezes no dialeto da Umbria, em vez de latim. Seus escritos são considerados como tendo grande valor literário e religioso.
Caráter e legado
Tem sido argumentado que ninguém na história foi tão dedicado como Francis imitar a vida, e levar a cabo a obra de Cristo, na própria maneira de Cristo. Isso é importante para entender caráter de Francisco e sua afinidade com a Eucaristia eo respeito dos sacerdotes que levavam para fora do sacramento. Ele e seus seguidores celebrado e venerado até mesmo a pobreza. A pobreza era tão central para seu caráter que em seu último trabalho escrito, o Testamento, ele disse que a pobreza pessoal e corporativo absoluto era o estilo de vida essencial para os membros de sua ordem. Ele acreditava que a natureza em si era o espelho de Deus. Ele chamou todas as criaturas seus "irmãos" e "irmãs", e até mesmo pregou aos pássaros e supostamente convenceu um lobo para parar de atacar alguns moradores se eles concordaram em alimentar o lobo. Em seu "Cântico das Criaturas" ("Louvores das Criaturas" ou "Cântico do Sol"), ele mencionou o "Irmão Sol" e "Sister Moon," o vento e água, e "Irmã Morte." Ele se referiu a suas doenças crônicas como suas "irmãs". Seu profundo sentido de fraternidade sob Deus abraçou os outros, e declarou que "ele se considerava não é amigo de Cristo se não valorizar aqueles por quem Cristo morreu." A visita de Francis para o Egito e tentativa aproximação com o mundo muçulmano tinha consequências de longo alcance, muito além de sua própria morte, uma vez que após a queda do Reino Cruzado seria os franciscanos, de todos os católicos, que seriam autorizados a permanecer na na Terra Santa e ser reconhecido como " Custódios da Terra Santa ", em nome da Igreja Católica .
Natureza e o ambiente
Muitas das histórias que cercam a vida de São Francisco dizer que ele tinha um grande amor por animais e do meio ambiente. Talvez o mais famoso incidente que ilustra a humildade do santo para com a natureza é contada nas "Fioretti" ("Little Flowers"), uma coleção de lendas e folclore que surgiram depois da morte do santo. Diz-se que, um dia, enquanto Francis estava viajando com alguns companheiros, que aconteceu em cima de um lugar na estrada onde os pássaros encheram as árvores em ambos os lados. Francis disse a seus companheiros a "esperar por mim enquanto eu vou pregar para as minhas irmãs as aves." Os pássaros o cercaram, intrigado com o poder de sua voz, e não um deles voou para longe. Ele é frequentemente retratado com um pássaro, normalmente em sua mão.
Outra lenda do Fioretti diz que na cidade de Gubbio, onde Francis viveu por algum tempo, foi um wolf "terrível e feroz, que devorava os homens, bem como animais." Francis teve compaixão habitantes da cidade, e então ele foi para as montanhas para encontrar o lobo. Logo, o medo de que o animal tinha causado todos os seus companheiros de fugir, embora o santo pressionou. Quando ele encontrou o lobo, ele fez o sinal da cruz e ordenou o lobo para chegar a ele e não ferir ninguém. Milagrosamente, o lobo fechou suas mandíbulas e deitou-se aos pés de São Francisco. "Irmão Lobo, você fazer muito mal nessas partes e de ter feito grande mal", disse Francis. "Todas essas pessoas acusam você e te amaldiçoar ... Mas o irmão lobo, eu gostaria de fazer a paz entre você e as pessoas." Então Francis conduziu o lobo para a cidade, e rodeado por cidadãos assustados fizeram um pacto entre eles eo lobo. Porque o lobo tinha "feito o mal da fome, os habitantes da cidade foram para alimentar o lobo regularmente. Em troca, o lobo não seria mais rapina sobre eles ou os seus rebanhos. Desta maneira Gubbio foi libertado da ameaça do predador. Francis ainda fez um pacto em nome dos cães da cidade, para que não se incomodaria o lobo novamente. Finalmente, para mostrar as pessoas da cidade que eles não seriam prejudicados, Francis abençoou o lobo.
Francis preguei os ensinamentos da Igreja Católica, que o mundo foi criado bom e belo por Deus, mas sofre uma necessidade de redenção por causa do pecado primordial do homem. Ele pregou para o homem e besta a capacidade universal e um dever de todas as criaturas a louvar a Deus (um tema comum na Salmos) eo dever de homens para proteger e desfrutar da natureza como ambos os mordomos da criação de Deus e como criaturas nós mesmos.
Em 29 de novembro de 1979, o Papa João Paulo II declarou São Francisco para ser o Patrono da Ecologia.
Em seguida, durante o Dia Mundial do Meio Ambiente 1982, ele disse que o amor e cuidar da criação de São Francisco foi um desafio para os católicos contemporâneos e um lembrete "não se comportar como predadores dissidentes onde a natureza está em causa, mas a assumir a responsabilidade por ele, tendo tudo cuidar para que tudo permaneça saudável e integrada, de modo a oferecer um ambiente acolhedor e amigável mesmo para aqueles que nos sucederão. " O mesmo Papa escreveu por ocasião do Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro de 1990, o Santo de Assis "oferece aos cristãos um exemplo de respeito genuíno e profundo para a integridade da criação ..." Ele passou a fazer o ponto que St Francis: "Como amigo dos pobres que era amado por criaturas de Deus, São Francisco convidou toda a criação - animais, plantas, forças naturais, mesmo Irmão Sol e Irmã Lua - para dar honra e louvor ao Senhor O pobre homem. de Assis nos dá impressionante testemunho de que quando estamos em paz com Deus, somos mais capazes de nos dedicar a construir essa paz com toda a criação que é inseparável da paz entre todos os povos. "
O Papa João Paulo II concluiu que a secção do documento com estas palavras ", É minha esperança que a inspiração de São Francisco vai nos ajudar a manter sempre vivo um sentido de" fraternidade "com todas aquelas coisas boas e belas que Deus Todo-Poderoso criou . "
Dia de festa
São Francisco de dia de festa é observada em outubro 4. Uma festa secundária em honra do estigmas recebido por São Francisco, comemorado em 17 de setembro, foi inserida no Calendário Romano Geral em 1585 (mais tarde do que o Tridentina Calendar) e suprimido em 1604, mas foi restaurada em 1615. No Missal New Roman, de 1969, ele foi removido, como uma espécie de duplicação da festa principal em 4 de outubro, a partir do Calendário Geral e à esquerda para os calendários de certa localidades e da Ordem Franciscana. Onde quer que a tradicional Missal Romano é usado, no entanto, a festa dos Estigmas permanece no calendário geral.
Em 18 de Junho de 1939, o Papa Pio XII nomeou Francis uma joint- O santo padroeiro de Itália junto com Santa Catarina de Siena com a carta apostólica "Licet Commissa", AAS XXXI (1939), 256-257. Papa Pio mencionou os dois santos no discurso laudative ele pronunciou em 5 de Maio de 1949, na Igreja de Santa Maria sopra Minerva.
St. Francis é homenageado no Igreja da Inglaterra, o Igreja Anglicana do Canadá, a Igreja Episcopal dos EUA, a Igrejas católicas antigas, a Igreja Evangélica Luterana na América, e de outras igrejas e comunidades religiosas em outubro 4. A Igreja Evangélica na Alemanha, no entanto, comemora o dia da festa de São Francisco em seu dia de morte, 03 de outubro.
Papa Francisco
Em 13 de Março de 2013, sobre a sua eleição como Papa , o cardeal Jorge Mario Bergoglio de Argentina escolheu como seu Francis nome papal em honra de São Francisco de Assis, tornando-se Papa Francis .
Principais escritos
- Canticum fratris Solis ou Laudes Creaturarum, Cântico do Sol
- Oração diante do Crucifixo, 1205 (existente no dialeto da Úmbria original, bem como em uma tradução latina contemporânea).
- Regula non bullata, a Primeira Regra, 1221.
- Regula bullata, a regra Mais tarde, 1223.
- Testamento de 1226.
- Admoestações.
Para obter uma lista completa, consulte a experiência franciscana.