Conteúdo verificado

Geografia da Nigéria

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Informações de fundo

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

ERROR: {{}} Expandir uma entrada de desambiguação; por favor, não transclude-lo. Em vez disso, use um modelo adequado: {{ Expandir artigo}}, {{ Incompleto}}, {{ Expanda a seção}} ou {{ Seção vazia}}.
Imagem de satélite da Nigéria

Nigéria é um país da África Ocidental . Nigéria ações terra faz fronteira com a República do Benin , no oeste, Chade e Camarões , a leste, e Níger ao norte. Sua costa encontra-se no Golfo da Guiné , no sul e faz fronteira com o lago Chade para o nordeste. Características geográficas observadas na Nigéria incluem a Planalto Adamawa, planalto Mambilla, Jos Plateau e Obudu Planaltos e do rio Níger e Delta do Níger. Do país coordenadas geográficas são 10 ° 00 'N 8 ° 00'

Área e fronteiras

Mapa de Nigéria

A área total da Nigéria é 923.768 km². 910.768 km² de que é a terra, enquanto a água ocupa 13 000 km². Limites totais da Nigéria são 4 047 km de comprimento. Os países faz fronteira conta para a maioria deste. A fronteira com Benin é 773 km, que com Camarões é 1,690 km, Chad 's é de 87 km, e Niger 's é 1.497 km. Costa da Nigéria é 853 km.

Nigéria faz as seguintes reivindicações marítimas:
plataforma continental: 200 m de profundidade ou para a profundidade de exploração
zona econômica exclusiva: 200 nmi (370,4 km; 230,2 mi)
mar territorial: 12 milhas náuticas (22,2 km; 13,8 mi)

Clima

A Nigéria tem um clima variado. Quatro zonas climáticas podem ser distinguidos como uma se move da parte sul do país para a parte norte do país.

A parte sul do país tem um equatorial clima de monções influenciado pelos ventos de oeste ao sul de monções (tropical marítimo) MT vindo do oceano Atlântico Sul. Faixas de temperatura são pequenos e constante durante todo o ano, Warri, por exemplo, tem o seu mês mais quente, com 28 graus centígrados e seu mês mais frio, com 26 graus centígrados com a faixa de temperatura de não mais de 2 graus. A precipitação é pesado, entre 1824 milímetros de 4,000 milímetros ao longo da costa. A chuva cai durante todo o ano com uma curta pausa em agosto e uma pausa maior entre dezembro e janeiro. A região central da Nigéria tem um tropical clima úmido, esta região tem uma estação chuvosa bem marcado que dura de março a outubro e uma estação seca pronunciada que dura de novembro a março. As temperaturas são quentes durante a estação seca, mas o início das chuvas reduz as temperaturas. A parte norte do país apresenta clima tropical seco onde a precipitação é registrada por apenas três a quatro meses (junho-setembro). O resto do ano é seco e quente, com a temperatura subindo para 40 graus centígrados. O montane ou clima das montanhas podem ser encontrados em diferentes regiões altas no país (Nigéria). A maioria das terras altas na Nigéria são mais de 1000 metros de altura que obriga temperaturas permanecer frio sobre eles ao longo do ano.

A principal influência sobre o clima na Nigéria são os ventos alísios, os ventos alísios sul a oeste da parte sul do país de origem do Oceano Atlântico e é responsável pela estação chuvosa da Nigéria, e os ventos alísios do leste norte da parte norte do país originário do Deserto do Saara é responsável pela Harmattan, um vento seco e poeirento que sopra em todo o país a partir de novembro a março.

Estações

O clima da Nigéria é marcado por duas temporadas. As duas temporadas na Nigéria são influenciados por duas massas de ar diferentes, o tropical marítima (MT) airmass do Oceano Atlântico Sul eo tropical continental (CT) airmass do Sahara deserto . Estes dois grandes ventos são chamados a ventos alísios.

Os ventos alísios

Airmass marítima Tropical

O marítima tropical (MT) airmass invade o país a partir de fevereiro, na parte sul de Junho, no extremo norte. Sua invasão segue a retirada do tropical continental (CT) airmass norte. A razão para o recuo do continental (CT) airmass tropical é causada pela migração para o norte do sol para o Trópico de Câncer de fevereiro a junho. Quando o sol está ao norte de cabeça do equador , a massa terrestre da África Ocidental é aquecida intensamente nesta época do ano e insolação é aumentado com temperaturas oscilando acima de 35 graus centígrados durante a maior parte da região (África Ocidental) por causa da posição elevada do sol. Temperaturas podem ir tão alto quanto 40 graus centígrados durante a tarde. Este intenso aquecimento do oeste da África e na Nigéria, em particular, faz com que a terra para aquecer, o aquecimento da terra enfraquece a força do (CT) airmass tropical continental. O calor define o airmass CT no deserto do Saara a levantar-se em as correntes de convecção criando assim uma região de área de baixa pressão no deserto do Saara e norte da Nigéria. Este ar vazio vácuo criado pelo enfraquecimento do CT) atos airmass como uma forte atração para o airmass Tropical Marítima (MT) a partir do Oceano Atlântico Sul para mover-se para substituir a área de baixa pressão vazio criado como resultado do desaparecimento temporário do airmass CT . A massa de ar marítima Tropical é um warm ar húmido que é instável (sempre crescente) e as correntes de modo de convecção são facilmente configurada no ar quente e úmido seguinte aquecimento do sol da terra que por sua vez aquece o ar acima da terra tornando o ar se tornar mais leve e subir na vertical, sob a forma de correntes de convecção, permitindo, assim, para a alta freqüência de chuvas convectional dentro deste airmass.

O airmass MT devido a sua instabilidade em características é facilmente forçados a subir quando encontra highlands, nuvens orográficas são formados e fortes chuvas seguir. Lugares que enfrentar esse tipo de precipitação na Nigéria são o Jos Plateau, Platô Mambila, Platô Obudu, montanhas Shebshi em Estado de Adamawa, montanhas ocidentais no planalto ocidental Nigéria e central no sul Estado de Kaduna.

Além da precipitação orográfica, chuva na maior parte da Nigéria é convectional na tomada. As manhãs são luminosos e ensolarados, aquecimento do sol da terra no período da manhã e início da tarde provoca correntes de convecção para definir em movimento. A subida do ar quente desencadeia a formação de nuvens cumulonimbus (torre nuvem quente) ou a tempestade nuvem nas tardes e noites, e chuvas torrenciais ocorrer. Como resultado da elevada instabilidade (sempre aumentando devido a diferenças de temperatura dentro da massa de ar) no marítima tropical (MT) airmass e alta umidade superior a 80%, a chuva pode ser uma ocorrência diária na estação chuvosa, que é bem mais de Nigéria a partir de junho a setembro. Também foi estabelecido que uma grande percentagem de precipitação convectional na Nigéria e África Ocidental (geralmente de abril a outubro) são causados pelas interações do marítima tropical (MT) com outra massa de ar chamado Easterlies (Maritime Equatorial (ME)). Esta massa de ar está seco porque esgotou a sua teor de umidade sobre a passagem do equador da África Oriental. Ele mergulha no airmass MT a partir do tropopausa bloqueando assim MT norte movimento do sul. A MT é facilmente estabelecidos a subir como resultado deste bloqueio, nuvens cumulonimbus em forma de linhas de instabilidade são formadas ea chuva a partir desta interação é violenta e pode ser destrutivo. É mais comum no início e término das chuvas na Nigéria (Abril a Outubro).

Airmass continental Tropical

Migração do sol a partir do norte do equador para o Trópico de Capricórnio no sul do Equador em setembro fornece menos insolação ao longo do Norte da África Ocidental e neste momento (setembro-dezembro). O Deserto do Saara é agora frio, uma região de alta pressão está configurado em todo o Norte de África. A massa de ar tropical continental (CT) é formada, a massa de ar tropical marítima (MT) começa a retirar-se para o sul, uma vez que segue para o sul migração do sol para o Trópico de Capricórnio. O airmass CT agora invade a Nigéria a partir do Nordeste, ela é responsável por estação seca da Nigéria. O airmass CT capta partículas de poeira do deserto do Saara e viaja com ele, tornando as pessoas na África sub-saariana para dar-lhe o nome Harmattan, porque a poeira ele pega do deserto cria um neblina na atmosfera.

Efeitos da massa de ar tropical continental

Não há nenhuma chuva, porque a massa de ar se origina do deserto do Saara com pouca umidade, como resultado de uma ausência de um grande corpo de água no deserto eo airmass é estável (não subir, o ar frio é denso e pesado e não se levanta, mas pia). A vida pode ser insuportável por causa da baixa visibilidade e da névoa de poeira faz a maioria das regiões do país olhar como semi-deserto. Mas também traz alívio aos agricultores por causa da baixa umidade no ar que acelera a secagem da sua cultivo.

Temperatura

A Nigéria é geralmente um país quente. Faixas de temperatura variam de acordo com as estações do ano em um ano. Ao contrário de terras temperadas que experimentam quatro estações que são determinadas por mudanças na temperatura, na Nigéria experimenta somente duas estações: a estação chuvosa ea estação seca. A precipitação é o fator determinante de temporadas na Nigéria, como a maioria tropicais terras. Temperatura média da Nigéria é de 27 graus centígrados. Mas nem todas as partes da Nigéria são quentes, há distritos montanhosos na Nigéria que são semi- temperado no tempo, eles incluem o frio e cênica Jos Plateau 1200 metros acima do nível do mar, com temperaturas variando de 18 graus a 25 graus centígrados, um outro patamar frio na Nigéria é o Planalto Mambila localizado em Estado de Taraba. Platô Mambilla é o mais alto patamar na Nigéria, com uma altura média de 1.800 metros acima do nível do mar. A temperatura nesta planalto é temperado durante todo o ano (raramente vai acima de 25 graus centígrados durante o dia tornando-se o planalto mais frio na Nigéria) ea maior cidade do planalto é Gembu cidade em Sardauna LGA no planalto. O Obudu estância de montanha a 1500 metros acima do nível do mar é outro ponto de acesso bem conhecido por turistas que procuram escapar das tasking enervante e mental altas temperaturas e umidade de zonas climáticas tropicais da Nigéria. Platô Obudu tem condições climáticas semelhantes às temperado terra outono temporada.

O Biu Plateau 800 metros acima do nível do mar no sul Estado de Borno experimenta condições climáticas semelhantes ao frio Jos cidade no Planalto de Jos.

Topografia

Topografia da Nigéria

Mais expansivo região topográfica da Nigéria é a dos vales do Níger e Vales do rio Benue (que se fundem em si e formam uma forma de "y"). Plains subir para o norte dos vales. Para o sudoeste do Níger há "robusto" altiplano, e ao sudeste das colinas e montanhas de Benue são encontrados por todo o caminho até a fronteira com Camarões . Planícies costeiras são encontrados tanto no sudoeste e sudeste.

Niger Delta

O Niger Delta está localizado na parte sul da Nigéria. É um dos a maior do mundo arqueado (em forma de leque deltas de rios.

O ribeirinha área do Delta do Níger é uma faixa costeira de pântanos que fazem fronteira com o Oceano Atlântico .A pântanos são planícies de maré com vegetação formada por um padrão reticulado de meandros interconectado riachos e afluentes do rio Níger .

Vegetação do Delta do Níger

A vegetação do Delta do Níger consistem principalmente de floresta swamps.The floresta são de dois tipos, mais próxima do mar é um cinturão de soro fisiológico / água salobra Manguezal separada do mar por praia de areia cumes de areia dentro do mangue swamp.Numerous ilhas ocorrer com vegetação de água doce. Pântanos de água doce, gradualmente, substituir o manguezal do lado da terra. Cerca de 70% da Nigéria petróleo bruto e gás produção é da área.

População humana no Delta do Níger

A zona ribeirinha é o lar de uma grande população de pessoas que vivem principalmente em pequenas aldeias espalhadas ao longo das margens de rios e riachos.

Chuvas no Delta do Níger

Chuvas na faixa costeira do Delta do Níger é pesado, devido à proximidade da região do Delta do equador . Os totais pluviométricos anuais variam de 2.400 a mais de 4000 milímetros.

Cidades do Delta do Níger e seus totais anuais de chuva em milímetros:

  • Warri - 2.730 milímetros
  • Forcados (cidade costeira no Delta) - 4.870 milímetros
  • Port Harcourt - 2.400 milímetros
  • Calabar (cidade costeira) - 3,070 milímetros (mais chuvoso cidade com mais de um milhão de pessoas na Nigéria)
  • Bonny (sul de Port Harcourt) - 4200 milímetros

Vegetação

Mapa de vegetação da Nigéria.

Nigéria é coberto por três tipos de vegetação: florestas (onde há cobertura significativa da árvore), savanas (cobertura arbórea insignificante, com ervas e flores situadas entre as árvores), e terra montanhosa. (O último é o menos comum, e é encontrada principalmente nas montanhas perto da fronteira com Camarões.) Tanto a zona da mata e das zonas de savana são divididos em três partes.

Alguns dos porção mais ao sul da zona de floresta, especialmente em torno do rio Níger e Deltas do rio Cross, é mangue (ver Mangues da África Central). North disso é pântano de água doce, que contém vegetação diferente dos mangues de água salgada, e no norte do que é floresta tropical.

A zona de savana três categorias são divididas em mm ' Mosaico floresta-savana guineense, formado por planícies da grama alta que são interrompidos por árvores, o mais comum em todo o país; Sudão savana, semelhante, mas com gramíneas mais curtas e mais curtas árvores; e os remendos do Sahel savana de grama e areia, encontrada no nordeste.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Geography_of_Nigeria&oldid=366800464 "