Conteúdo verificado

Great Rift Valley (conceito geográfico)

Assuntos Relacionados: Norte Geografia americana

Fundo para as escolas Wikipédia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Património Mundial da UNESCO
Kenya Lake Sistema no Grande Vale do Rift
Nome como inscrito na Lista do Património Mundial
Lake-Nakuru.jpg
Lago Nakuru, no Quênia Sistema Lake

País Quênia
Tipo Natural
Critérios VII, IX, X
Referência 1060
Região UNESCO África
Coordenadas 0,1 ° S 36.1 ° E / -0.1; 36,1 Coordenadas: 0,1 ° S 36.1 ° E / -0.1; 36,1
História inscrição
Inscrição 2011 (444 Sessão)

O Grande Vale do Rift é um nome dado no final do século 19 pelo explorador britânico John Walter Gregory para a trincheira geográfica contínua, cerca de 6.000 km (3.700 milhas) de comprimento, que vai do norte da Síria até o centro de Moçambique no Sudeste da África. O nome continua em alguns usos, embora seja considerado hoje geologicamente imprecisa, pois combina características que são hoje considerados em separado, embora relacionado, rifte e falhas de sistemas. Hoje, o termo é mais frequentemente usado para se referir ao vale do Rift do Leste Africano, o divergente limite de placa que se estende desde o Afar junção tripla southward ao longo do leste da África , e está em processo de dividir o Prato africano em duas novas placas separadas. Os geólogos geralmente se referem a estas placas incipientes como a Placa Nubian ea Placa da Somália.

Medida teórica

Imagem de satélite de um Graben, no Depressão de Afar.
Diagrama da evolução futura da Vale do Rift em um mar .
O Vale do Rift do espaço.

O Grande Vale do Rift, como originalmente descrita foi pensado para estender a partir do Líbano , no norte de Moçambique , no sul, e constitui uma das duas províncias fisiográficas distintas do Montanhas da África Oriental. Ele incluiu o Jordan Rift Valley, Red Sea Rift eo Rift do Leste Africano. Hoje, essas fendas e falhas são vistos como distintos, embora conectado.

Península do Sinai

O Península do Sinai no centro e no Mar Morto e Jordan Valley acima.

A parte norte do Rift, chamou hoje o Mar Morto Transform ou Rift, forma a Beqaa Vale no Líbano separar o Líbano Montanhas e Antilíbano. Mais ao sul, ele é conhecido como o Vale de Hula separar o Montanhas da Galileia e do Golan Heights. O rio Jordão começa aqui e flui para o sul através de Lago Hula no Mar da Galiléia , em Israel , em seguida, continua para o sul através do Jordan Rift Valley para o Mar Morto no israelense - jordaniano fronteira. A partir do sul do Mar Morto, o Rift é ocupado pelo Wadi Arabá, então o Golfo de Aqaba, e, em seguida, o Mar Vermelho . Ao largo da ponta sul do Sinai no Mar Vermelho, o Mar Morto Transform encontra o Red Sea Rift, que percorre toda a extensão do Mar Vermelho. O Mar Vermelho Rift vem em terra para atender a Rift Leste Africano eo Aden cume no Depressão de Afar da África Oriental. A junção destas três fendas é chamado o Afar junção tripla.

África

East Valley Rift Africano.
Mapa da África Oriental que mostra alguns dos historicamente ativos vulcões (triângulos vermelhos) eo Longe triângulo (sombreado, centro) - um junção tripla onde três placas estão se afastando umas das outras: a Placa Arábica, e as duas partes do Prato africano (o Nubian e da Somália) desdobramento ao longo do Rift Africano Zona Leste ( USGS).

A fenda do Leste Africano tem dois ramos, os Ocidental do Vale do Rift eo Eastern Rift Valley.

O Rift Ocidental, também chamado de Albertine Rift, é cercado por algumas das montanhas mais altas da África, incluindo o Montanhas Virunga, Mitumba Montanhas e Ruwenzori Gama . Ele contém o Lagos do Vale Rift, que incluem alguns dos mais profundos lagos do mundo (até 1.470 metros (4.800 pés) de profundidade no lago Tanganyika ). Grande parte desta área encontra-se dentro dos limites de parques nacionais, como Parque Nacional de Virunga na República Democrática do Congo , Parque Nacional Rwenzori e Queen Elizabeth National Park, em Uganda , e Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda . Lake Victoria é considerado como parte do sistema de Vale do Rift, embora, na verdade, situa-se entre os dois ramos. Todos os Grandes Lagos africanos foram formados como resultado da falha, e mais mentira dentro de seu vale do Rift.

No Quênia , o vale é mais profundo a norte de Nairobi . Como os lagos do Rift Oriental não têm saída para o mar e tendem a ser rasa, eles têm um alto mineral conteúdo como a evaporação da água deixa os sais para trás. Por exemplo, Lago Magadi tem altas concentrações de sódio ( carbonato de sódio) e Lake Elmenteita, Lago Bogoria, e Lake Nakuru são todos fortemente alcalina, enquanto as nascentes de água doce que abastecem Lake Naivasha são essenciais para apoiar o seu atual variedade biológica.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Great_Rift_Valley_(geographical_concept)&oldid=545801950 "