Conteúdo verificado

Harold Godwinson

Assuntos Relacionados: Monarchs da Grã-Bretanha

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Harold Godwinson
Harold2.jpg
Harold representado na Tapeçaria de Bayeux
Rei da Inglaterra
Reinar 5 janeiro - 14 outubro 1066
Coroação 06 de janeiro de 1066
Antecessor Edward, o Confessor
Sucessor Edgar II (sem coroa)
(De outro modo) William I
Consorte Edith Swanneck
Edith de Mercia
Edição
Godwin
Edmund
Magnus
Gunhild
Gytha
Harold
Ulf
Nome completo
Harold Godwinson
Casa Casa de Godwin
Pai Godwin, conde de Wessex
Mãe Gytha Thorkelsdóttir
Nascido c. 1022
Wessex , England
Morreu 14 de outubro de 1066 (1066/10/14) (com idade entre 43/44)
Batalha de Hastings , Sussex
Enterro Waltham Abbey, Essex, ou Bosham, Sussex (disputado)

Harold Godwinson, ou Harold II; Inglês Antigo : Harold Godƿinson (. c 1022 - 14 de outubro de 1066) foi o último Anglo-Saxon Rei da Inglaterra . Harold reinou de 06 de janeiro de 1066 até a sua morte na Batalha de Hastings em 14 de Outubro do mesmo ano, a luta contra o Invasores normandos liderados por William, o Conquistador, durante a conquista normanda da Inglaterra . Harold é o primeiro dos três únicos reis da Inglaterra para ter morrido na guerra; os outros dois eram Richard I e Richard III .

Fundo de família

Harold era um filho de Godwin, o poderoso Conde de Wessex, e Gytha Thorkelsdóttir, cujo suposto irmão Ulf Jarl era o filho-de-lei do rei Sweyn Forkbeard e pai de Sweyn II da Dinamarca.

Godwin e Gytha teve vários filhos, notadamente filhos Sweyn, Harold, Tostig, Gyrth, e Leofwine, e uma filha, Edith de Wessex (1029-1075), que se tornou Rainha consorte de Eduardo, o Confessor.

Nobre poderoso

Como resultado do casamento de sua irmã ao rei, Godwin e segundo filho de Gytha, Harold, tornou-se Earl of East Anglia, em 1045. Harold acompanhou seu pai para o exílio em 1051, mas o ajudou a recuperar a sua posição um ano depois. Quando Godwin morreu em 1053, Harold sucedeu como conde de Wessex (o terceiro mais ao sul da Inglaterra). Este, sem dúvida, fez dele a figura mais poderosa na Inglaterra depois que o rei.

Em 1058, tornou-se também Harold Conde de Hereford e substituiu seu falecido pai como o foco de oposição à crescente Norman influência na Inglaterra sob a monarquia restaurada (1042-1066) de Eduardo, o Confessor, que passou mais de 25 anos no exílio, na Normandia. Ele liderou uma série de campanhas de sucesso (1062-1063) contra Gruffydd ap Llywelyn de Gwynedd, o governante do País de Gales . Esse conflito terminou com a derrota e morte de Gruffydd em 1063.

HAROLD SACRAMENTUM FECIT WILLELMO DUCI ("Harold fez um juramento de Duke William"). (Tapeçaria de Bayeux) Esta cena é afirmado na cena anterior no Tapestry ter ocorrido em Bagia (Bayeux, provavelmente em Catedral de Bayeux). Ele mostra Harold tocar dois altares com o Duque entronizado olhando, e é central para a invasão normanda da Inglaterra.

Em 1064, Harold aparentemente naufragou em Ponthieu. Há muita especulação sobre esta viagem. Os primeiros pós-conquista cronistas normandos relatam que o rei Edward tinha enviado anteriormente Robert, o Arcebispo de Canterbury, de nomear como seu herdeiro parente de Edward materna, William da Normandia, e que, nesta data posterior Harold foi enviado a jurar fidelidade. Estudiosos discordam quanto à fiabilidade desta história. William, pelo menos, parece ter acreditado que ele tinha sido oferecido a sucessão, mas deve ter havido alguma confusão, quer por parte de William ou talvez por ambos os homens, uma vez que a sucessão Inglês não era nem hereditária nem determinado pelo monarca reinante. Em vez disso, o Witenagemot, o conjunto dos principais notáveis do reino, convocaria após a morte de um rei para selecionar um sucessor. Outros atos de Edward são inconsistentes com o fato de ter feito tal promessa, como seus esforços para devolver seu sobrinho Edward o Exile, filho do rei Edmund Ironside, da Hungria, em 1057. Mais tarde, cronistas normandos sugerem explicações alternativas para a jornada de Harold: que ele estava buscando a libertação de membros da sua família que tinham sido mantidos reféns desde o exílio de Godwin em 1051, ou mesmo que ele simplesmente tinha viajado ao longo da costa Inglês em uma expedição de caça e pesca e tinha sido impulsionado através do Canal por uma tempestade inesperada. Há um consenso geral de que ele deixou de Bosham, e foi soprado fora do curso, o desembarque em Ponthieu. Ele foi capturado pelo Conde Guy I de Ponthieu, e foi levado como refém ao castelo do conde em Beaurain, 24,5 km até o Rio Canche de sua boca no que é hoje Le Touquet. Duke William chegou logo depois e ordenou Guy transformar Harold até ele. Harold, em seguida, aparentemente acompanhado William para a batalha contra o inimigo de William, Conan II, duque de Brittany. Ao cruzar em Brittany passado a abadia fortificada de Mont Saint-Michel, Harold é registrado como resgatar dois soldados de William de areia movediça. Eles perseguiram Conan de Dol de Bretagne para Rennes, e, finalmente, a Dinan, onde ele entregou as chaves da fortaleza no ponto de uma lança. William apresentado Harold com armas e material bélico, knighting ele. A tapeçaria de Bayeux, e outras fontes de Norman, em seguida, registrar que Harold fez um juramento em relíquias sagradas para William para apoiar a sua pretensão ao trono Inglês. Após a morte de Edward, os normandos foram rápidos em apontar que, ao aceitar a coroa da Inglaterra, Harold tinha quebrado esse suposto juramento.

O cronista Orderic Vitalis escreveu de Harold que ele "era muito alto e bonito, notável por sua força física, sua coragem e eloquência, seus gracejos prontos e atos de coragem. Mas o que eram esses dons para ele sem honra, que é a raiz de todo o bem ? "

Devido a uma duplicação da tributação pelo Tostig em 1065 que ameaçava mergulhar em uma guerra civil Inglaterra, Harold suportada Northumbrian rebeldes contra o seu irmão, Tostig, e substituiu-o com Morcar. Isso fortaleceu sua aceitabilidade como sucessor de Edward, mas fatalmente dividir sua própria família, dirigindo-se à aliança com Tostig Rei Harald Hardrada ("Hard Ruler") da Noruega.

Casamentos e filhos

Moeda de Harold II - Museu Britânico

Por cerca de vinte anos era casado Harold Mais DANICO (latim: "na forma dinamarquês") para Edith Swannesha (Edith Feira) e teve pelo menos seis filhos com ela. O casamento foi amplamente aceito pelos leigos, embora Edith foi considerada a amante de Harold pelo clero.

Conforme Orderic Vitalis, Harold foi em algum momento prometida em casamento a Adeliza, uma filha de William, Duque da Normandia, mais tarde William, o Conquistador; se assim for, o noivado não levou ao casamento.

Sobre janeiro 1066, casou-se com Harold Edith (ou Ealdgyth), filha de Ælfgar, conde de Mercia, e viúva do príncipe de Galês Gruffydd ap Llywelyn. Edith tinha dois filhos, possivelmente gêmeos com nome de Harold e Ulf (nascido por volta de novembro 1066), ambos dos quais sobreviveram até a idade adulta e, provavelmente viveram suas vidas no exílio.

Após a morte de seu marido, Edith disse ter refugiamos em seus irmãos, Edwin, conde de Mercia e Morcar de Northumbria, mas os dois homens fizeram as pazes com o rei William inicialmente antes de se rebelar e perdendo suas terras e vidas. Edith pode ter fugido para o estrangeiro (possivelmente com a mãe de Harold, Gytha, ou com a filha de Harold, Gytha). Filhos de Harold, Godwine e Edmund, fugiu para a Irlanda e, em seguida, invadiram Devon, mas foram derrotados por Brian de Brittany.

Árvore genealógica

 
 
 
 
 
 
Godwin (c. 1001-1053)
 
Gytha Thorkelsdóttir
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sweyn Godwinson
 
Edith Swannesha
 
Harold Godwinson
 
Ealdgyth, filha do conde Ælfgar
 
Gruffydd ap Llywelyn
 
Tostig Godwinson
 
Edith de Wessex
 
Edward, o Confessor
(C. 1004-1066)
Rei da Inglaterra (1042-1066)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Godwine (b. 1049)
 
Edmund (b. 1049)
 
Magnus (b. 1051)
 
Gunhild (1055-1097)
 
Gytha de Wessex (1053-1098)
 
Harold (1067-1098)
 
Ulf (1066-após 1087)

Reinar como rei

No final de 1065, o rei Eduardo, o Confessor, entrou em coma sem esclarecer a sua preferência para a sucessão. Em 5 de janeiro 1066, de acordo com o Vita Ædwardi Regis, ele morreu, mas não antes de recuperar brevemente a consciência e elogiando sua viúva eo reino de "proteção" de Harold. A intenção desta carga é ambíguo, como é o Tapeçaria de Bayeux, que simplesmente descreve Edward apontando para um homem pensado para representar Harold. Quando o Witenagemot convocada no dia seguinte, eles selecionaram Harold para ter sucesso, e sua coroação seguido em 6 de janeiro, provavelmente realizada em Abadia de Westminster , no entanto não há provas de sobrevivência a partir do momento para confirmar isso. Embora mais tarde Norman fontes apontam para a rapidez da coroação, o motivo pode ter sido que todos os nobres da terra estavam presentes em Westminster para a festa de Epifania, e não por causa de qualquer usurpação do trono por parte de Harold.

No início de janeiro 1066, ouvindo que Harold tinha sido coroado, Duke William II da Normandia começou planos para invadir através da construção de 700 navios de guerra e transporta em Dives-sur-Mer, na costa da Normandia. Inicialmente, William não poderia obter apoio para a invasão, mas, alegando que Harold tinha jurado em relíquias sagradas para sustentar sua reivindicação ao trono depois de ter naufragado em Ponthieu, William foi dada a bênção da Igreja e os nobres se reuniram para sua causa. Em antecipação à invasão, Harold montou suas tropas na ilha de Wight , mas, talvez devido aos ventos desfavoráveis, a frota de invasão permaneceu na porta por quase sete meses. Em 8 de Setembro, com as disposições a esgotar-se, Harold dissolveu o exército e ele voltou para Londres. No mesmo dia Harald Hardrada da Noruega, que também reivindicou a coroa Inglês juntou Tostig e invadida, pousando sua frota na foz do Tyne.

O Inglês condes, Edwin de Mercia e Morcar de Northumbria, foram derrotados pelas tropas invasoras de Harald Hardrada e Tostig no Batalha de Fulford perto Iorque em 20 de Setembro. Eles, por sua vez foram derrotados e mortos pelo exército de Harold cinco dias depois no Batalha de Stamford Bridge, Harold ter levado seu exército para o norte em uma marcha forçada de Londres em quatro dias e os pegou de surpresa. Conforme Snorri Sturluson, antes da batalha um homem bravamente rode até Harald Hardrada e Tostig e ofereceu Tostig sua earldom se ele iria ligar, mas Harald Hardrada. Quando Tostig perguntou o que seu irmão Harold estaria disposto a dar Harald Hardrada para o seu problema, o piloto respondeu que seriam dadas sete pés do chão enquanto ele era mais alto do que outros homens. Harald Hardrada ficou impressionado com o piloto e pediu Tostig seu nome, Tostig respondeu que o cavaleiro não era outro senão Harold Godwinson. Conforme Henrique de Huntingdon, "Seis pés de solo ou como muito mais como ele precisa, como ele é mais alto do que a maioria dos homens", foi a resposta de Harold. É, no entanto, não se sabe se essa conversa nunca aconteceu.

Batalha de Hastings

Em 12 de setembro a frota de William navegou. Vários navios afundaram em tempestades ea frota foi forçado a se abrigar em Saint-Valery-sur-Somme e esperar que o vento a mudar. Em 27 de setembro a frota Norman finalmente partiu para a Inglaterra, chegando, acredita-se, no dia seguinte às Pevensey na costa de East Sussex. O exército de Harold marcharam 241 milhas (386 quilômetros) para interceptar William, que tinha aterrado talvez 7.000 homens em Sussex, no sul da Inglaterra . Harold estabeleceu seu exército em apressadamente construídos terraplenagem perto Hastings. Os dois exércitos se enfrentaram na Batalha de Hastings, na Senlac Hill (perto da atual cidade de Batalha) perto Hastings em 14 de outubro, onde depois de nove horas de combate duro e provavelmente menos de 30 minutos de vitória, Harold foi morto e suas forças encaminhado. Seus irmãos Gyrth e Leofwine também foram mortos na batalha.

Morte

A morte de Harold representado na Tapeçaria de Bayeux, refletindo a tradição que Harold foi morto por uma flecha no olho. A anotação acima afirma Harold Rex Interfectus Est ", o Rei Harold foi morto".

O relato da batalha, Carmen de Hastingae Proelio ("Canção da Batalha de Hastings"), disse ter sido escrita pouco depois da batalha por Guy, bispo de Amiens, diz que Harold foi morto por quatro cavaleiros, provavelmente incluindo Duke William, e seu corpo brutalmente mutilado. Amatus de Montecassino de L'Ystoire de li Normant ("História dos normandos"), escrito 30 anos depois da batalha de Hastings, é o primeiro relatório de Harold ser baleado no olho com uma seta. Relatos posteriores reflectir uma ou ambas as duas versões. Uma figura no painel do Tapeçaria de Bayeux com a inscrição "Harold Rex Interfectus Est" (o rei Harold é morto) é representado segurando uma flecha que atingiu seu olho, mas alguns historiadores têm questionado se este homem está destinado a ser Harold, ou se Harold é pretendido como o próxima figura deitada para a direita quase de bruços, sendo mutiladas sob os cascos de um cavalo. Gravura a água feitas de tapeçaria na década de 1730 mostram a figura de pé com diferentes objetos. 1729 O esboço de Benoît mostra apenas uma linha pontilhada indicando marcas de pontos sem qualquer indicação de fletching (todas as outras setas na tapeçaria são fletched). 1730 Gravura de Bernard de Montfaucon tem uma linha sólida semelhante a uma lança sendo realizada overhand combinando a forma da figura à esquerda. 1819 desenho da água-cor de Stothard tem, pela primeira vez, uma seta fletched no olho da figura. Marcas Embora não seja aparente nas representações anteriores, a Tapestry hoje tem costura indicando a figura caiu uma vez tinha uma flecha em seu olho. Foi proposto que a segunda figura uma vez teve uma flecha adicionado por excesso de entusiasmo restauradores do século XIX que foi mais tarde unstitched. Uma outra sugestão é que ambas as contas são precisos, e que sofreu Harold primeiro a ferida olho, então a mutilação, ea tapeçaria está representando tanto em sequência.

Enterro

O local onde Harold morreu, que se tornou o local da abadia de Batalha

A conta do cronista contemporâneo William de Poitiers, afirma que o corpo de Harold foi dada a William Malet para o enterro:

"Os dois irmãos do Rei foram encontrados perto dele e ele próprio Harold, despojado de todas as medalhas de honra, não pôde ser identificado por seu rosto, mas apenas por determinadas marcas em seu corpo. Seu cadáver foi levado para o acampamento do Duque, e William deu -lo para o enterro de William, de sobrenome Malet, e não a mãe de Harold, que se ofereceu para o corpo de seu amado filho seu peso em ouro. Para o Duque pensei que indecorosa para receber o dinheiro para tal mercadoria, e igualmente ele considerava errado que Harold deve ser enterrado como sua mãe desejava, uma vez que muitos homens jaziam insepultos por causa da sua avareza. Eles disseram em tom de brincadeira que aquele que tinha guardado da costa com tal zelo insensata deve ser enterrado à beira-mar ".

Outra fonte afirma que a viúva de Harold, Edith Swannesha, foi chamado para identificar o corpo, o que ela fez por alguma marca privada conhecida apenas para ela. Forte associação de Harold com Bosham, sua terra natal, ea descoberta em 1954 de um caixão anglo-saxão na igreja lá, levou alguns a sugerir como o lugar do enterro do rei Harold. Um pedido para exumar uma sepultura em Bosham igreja foi recusado pelo Diocese de Chichester, em dezembro de 2003, o chanceler ter decidido que as chances de estabelecer a identidade do corpo como Harold eram demasiado magro para justificar perturbar um local de sepultamento. A exumação anterior tinha revelado os restos de um homem, estimados em até 60 anos de idade a partir de fotografias dos restos mortais, falta uma cabeça, uma perna ea parte inferior de sua outra perna, uma descrição consistente com o destino do rei como registrado no Carmen. O poema também afirma Harold foi enterrado junto ao mar, o que é consistente com William de Poitiers e conta com a identificação da sepultura em Bosham Igreja que é apenas jardas de Chichester Harbour e à vista do Canal Inglês .

Havia lendas do corpo de Harold que está sendo dado um funeral apropriado anos mais tarde em sua igreja de Waltham Santa Cruz em Essex, que ele havia refundado em 1060. Existe uma lenda que Henry I de Inglaterra encontrou um velho monge na Abadia de Waltham, que era na verdade uma Harold muito antiga. Rei Harold teve um filho postumamente, chamado Harold Haroldsson, que pode ter sido esse homem, e também pode ser o ocupante da tumba.

Legado e lenda

Bosham Church: os menores de três andares da torre são Saxon, o andar superior Norman

A filha de Harold Gytha de Wessex casado Vladimir Monomakh Grão-Duque ( Velikii Kniaz) de Rus 'de Kiev e é a antepassada dinastias de Galiza, Smolensk, e Yaroslavl. Isabella de France (consorte de Edward II ) também era um descendente direto de Harold via Gytha.

Posteriormente, as alegações não documentadas que o Igreja Ortodoxa Russa foi recentemente reconhecido como Harold mártir foram feitas.

O filho de Harold Ulf, juntamente com Morcar e outros dois, foram libertados da prisão pelo rei William enquanto ele estava morrendo em 1087. Ulf jogou sua sorte com Robert Curthose, que o cavaleiro, e, em seguida, desapareceu da história.

Dois dos outros filhos de Harold, Godwine e Edmund, invadiu a Inglaterra em 1068 e 1069 com a ajuda de Diarmait Mac Mail na MBO. Eles invadiram Cornwall tão tarde quanto 1082, mas morreu na obscuridade na Irlanda.

Em uma linhagem no Livro de Baglan, uma Harold Godwinson, conde de Wessex e Cornwall, é listado como uma linha descendente masculino dos Duques de Cornwall.

Antepassados

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Harold_Godwinson&oldid=544850848 "