Conteúdo verificado

Henry James

Assuntos Relacionados: Escritores e críticos

Informações de fundo

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Henry James Jr.
Henry James.jpg
James em 1910
Nascido (1843/04/15) 15 de abril de 1843
New York City, Nova Iorque, EUA
Morreu 28 de fevereiro de 1916 (1916/02/28) (aos 72 anos)
Londres , Inglaterra
Pseudônimo de escritor de la vega
Ocupação Escritor
Nacionalidade Americana; nacionalidade britânica adquirida em 1915
Alma mater Harvard Law School
Trabalho notável (s) A American
The Turn of the Screw
O retrato de uma senhora
As Asas do Amor
Daisy Miller
Os embaixadores
Relativa (s) Henry James, Sr. (pai), William James (irmão), Alice James (irmã)


Assinatura
Henry James em 1890

Henry James, OM ((1843/04/15) 15 de abril de 1843 - 28 de fevereiro 1916 (1916/02/28)) foi um escritor nascido na América, considerado como uma das figuras-chave do século 19 realismo literário. Ele era o filho de Henry James, Sr. e irmão do filósofo e psicólogo William James e diarista Alice James.

James alternava entre a América ea Europa durante os primeiros 20 anos de sua vida, depois que ele se estabeleceu na Inglaterra, tornando-se um Súdito britânico em 1915, um ano antes de sua morte. Ele é conhecido principalmente para a série de romances em que ele retrata o encontro dos americanos com a Europa e os europeus. Seu método de escrita do ponto de vista de um personagem dentro de um conto que lhe permite explorar questões relacionadas com a consciência e percepção, e seu estilo em trabalhos posteriores tem sido comparado a pintura impressionista .

James contribuiu significativamente para crítica literária, particularmente em sua insistência de que escritores ser autorizados a maior liberdade possível na apresentação de sua visão do mundo. James afirmou que um texto deve antes de tudo ser realista e conter uma representação da vida que é reconhecível para seus leitores. Bons romances, para James, mostrar a vida em ação e são, mais importante, interessante. O conceito de um bom ou mau romance é julgado exclusivamente sobre se o autor é bom ou ruim. Seu uso criativo de ponto de vista, monólogo interior e possivelmente narradores não confiáveis em seus próprios romances e contos trouxe uma nova profundidade e interesse para ficção narrativa. Um escritor extraordinariamente produtivo, além de suas volumosas obras de ficção, ele publicou artigos e livros de viagens, biografia, autobiografia, e crítica, e escreveu peças, algumas das quais foram realizadas durante a sua vida com sucesso moderado. Sua obra teatral é pensado para ter influenciado profundamente seus romances posteriores e contos.

Vida

Henry James no onze anos de idade com seu pai, Henry James, Sr.-1854 daguerreótipo por Mathew Brady

James nasceu em Nova York em uma família rica. Seu pai, Henry James Sr., foi um dos intelectuais mais conhecidos em meados do século 19 na América. Em sua juventude James viajou ida e volta entre a Europa ea América. Ele estudou com os professores em Genebra, Londres, Paris, Bolonha e Bonn. Na idade de 19 ele participou brevemente Harvard Law School, mas preferiu ler literatura para estudar direito. James publicou seu primeiro conto, A Tragédia de erro, aos 21 anos, e dedicou-se à literatura. Em 1866-69 e 1871-72 ele era um colaborador The Nation e Atlantic Monthly.

Desde cedo James ler os clássicos do Inglês, americano, literatura francesa e alemã, e clássicos russos em tradução. Seu primeiro romance, Assista e Ward (1871), foi escrito durante uma viagem através de Veneza e Paris. Depois de morar em Paris, onde foi colaborador do New York Tribune, James mudou para a Inglaterra em 1876, vivendo primeiro em Londres e depois em Rye, Sussex. Durante seus primeiros anos na Europa James escreveu romances que retrataram os americanos que vivem no exterior. Em 1905 James visitou a América pela primeira vez em 25 anos, e escreveu "Jolly Canto".

Entre obras-primas de James são Daisy Miller (1879); em que o protagonista epónimo, a jovem e inocente americana Daisy Miller, encontra seus valores em conflito com sofisticação europeia; e O Retrato de Uma Senhora (1881), em que uma jovem americana descobre que sua educação foi mal preparado a contra duas conspirações expatriados americanos durante suas viagens na Europa. Os moradores de Boston (1886) é definido na época do movimento feminista em ascensão. What Maisie Knew (1897) descreve uma menina pré-adolescente que deve escolher entre seus pais e uma governanta de idade maternal. Em As Asas do Amor (1902) uma herança destrói o amor de um jovem casal. James considerado Os Embaixadores (1903) seu trabalho mais "perfeito" do art. Mais famosa novela de James é The Turn of the Screw, uma história de fantasmas em que a questão da corrupção infância obceca uma governanta. Embora James é mais conhecido por seus romances, seus ensaios estão agora atraindo um público mais geral.

Marcação Henry James em Cambridge Cemitério em Cambridge, Massachusetts Sepultura

Entre 1906 e 1910 James revisto muitos de seus contos e romances para a edição de suas obras completas de Nova York. Sua autobiografia, um menino pequeno e outros, apareceu em 1913 e foi continuado em notas de um filho e irmão (1914). O terceiro volume, The Middle anos, apareceu postumamente em 1917. A eclosão da Primeira Guerra Mundial foi um choque para James, e em 26 de julho de 1915, ele se tornou um cidadão britânico como uma declaração de lealdade ao seu país de adoção e, em protesto contra a América de recusa a entrar na guerra. James sofreu um derrame em 2 de Dezembro de 1915, e logo se tornou evidente que o seu prognóstico não era bom. O romancista, agora gravemente doente, foi premiado com o Ordem do Mérito, concedido em 1 de Janeiro de 1916. Sua saúde continuou a diminuir e ele morreu em Londres em 28 de fevereiro de 1916. Ele foi cremado em Golders Green Crematorium e suas cinzas estão enterradas no Cambridge, Massachusetts.

Carreira em letras

James cedo estabeleceu o precedente de prosseguir a sua carreira como homem de letras. Sua primeira obra publicada foi uma revisão de uma performance de palco, "Senhorita Maggie Mitchell em Fanchon o Cricket", publicado em 1863, que refletiu um interesse ao longo da vida na arte do ator. Desde cedo James ler, criticado, e aprendeu com os clássicos do Inglês, americano, francês, italiano, alemão e (em tradução) Literatura russa. Em 1863, ele anonimamente publicou seu primeiro conto, A Tragédia de erro. Até sua qüinquagésimo ano e ele próprio apoiado por escrito, principalmente, contribuindo amplamente para revistas mensais ilustradas nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, mas após a morte de sua irmã em 1892 seus direitos foram complementadas por uma renda modesta das propriedades da família em Syracuse, Nova York.

Até que no final da vida seus romances foram serializados em revistas antes da publicação do livro, e ele escreveu as prestações mensais em que eram devidos, permitindo-lhe pouca oportunidade de rever o trabalho final. Para complementar sua renda, ele também escreveu para os jornais freqüentemente, e de 1863 a sua morte, ele manteve uma agenda extenuante de publicação em uma variedade de gêneros e meios de comunicação. Em sua crítica da ficção, o teatro, pintura e ele desenvolveu idéias sobre a unidade das artes; ele escreveu duas biografias completos, dois volumes de memórias de sua infância e um longo fragmento de autobiografia; 22 romances, incluindo dois esquerda inacabada com sua morte, 112 contos de diferentes comprimentos, quinze peças de teatro, e dezenas de viagens e ensaios tópicos.

Biógrafos e críticos identificaram Henrik Ibsen , Nathaniel Hawthorne, Honouré de Balzac, George Eliot , e Ivan Turgenev como importantes influências. Ele fortemente revisto seus principais romances e muitas de suas histórias para uma edição selecionada de sua ficção, cuja vinte e três volumes formada uma autobiografia artística que ele chamou de "The New York Edition" para enfatizar seus laços contínuos para a cidade de seu nascimento. Em seu ensaio A arte da ficção, e em prefácios para cada volume de The New York Edition, James explicou seus pontos de vista da arte da ficção, enfatizando a importância para ele de retratos realistas de personagem como visto através dos olhos e pensamentos de um narrador encarnada.

Em vários pontos em sua carreira James escreveu peças de teatro, começando com um ato peças escritas para periódicos em 1869 e 1871 e uma dramatização de sua novela populares Daisy Miller em 1882. De 1890 a 1892, ele fez um esforço consciente para ter sucesso comercialmente nos palcos de Londres, escrevendo uma meia-dúzia de peças das quais apenas uma, uma dramatização de sua novela O norte-americano, foi produzido. Este jogo foi realizado durante vários anos por uma companhia de repertório turnê, e teve uma corrida respeitável em Londres, mas não ganham muito dinheiro para James. Suas outras peças escritas neste momento não foram produzidos. O esforço foi feito declaradamente para melhorar suas finanças, e depois de sua irmã a morte de Alice em 1892, quando ele tinha uma renda independente modesto, ele parou seus esforços teatrais. Em 1893, porém, ele respondeu a um pedido do ator-gerente George Alexander para um jogo sério para a abertura do renovado Teatro seu St. James, e James escreveu um longo drama, Guy Domville, que Alexander produzido. Houve um tumulto barulhento na noite de abertura, 05 de janeiro de 1895, com assobios da galeria quando James tomou seu arco depois que a cortina final, eo autor foi consideravelmente chateado. O incidente não foi repetida, o jogo recebeu moderadamente boas críticas e teve uma corrida modesta de quatro semanas, antes de ser retirado para dar lugar a Oscar Wilde é The Importance of Being Earnest , que Alexander pensou que iria ter melhores perspectivas para a próxima época. Após as tensões e decepção deste esforço James insistiu que ele iria escrever não mais para o teatro, mas dentro de algumas semanas havia concordado em escrever uma cortina-raiser para Ellen Terry. Isto tornou-se a um ato " Summersoft ", que mais tarde ele reescreveu em uma história curta," Cobrindo End ", e, em seguida, expandiu-se para um jogo de corpo inteiro, O lance mais alto, o que teve um breve prazo, em Londres, em 1907, quando James fez outro esforço concertado para escrever para o palco. Ele escreveu três jogos novos, dois dos quais estavam em produção quando a morte de Edward VII 06 de maio de 1910, mergulhou Londres em luto e os teatros foram fechados. Desanimado por problemas de saúde e as tensões do trabalho teatral, James não renovou seus esforços no teatro, mas suas peças recicladas como romances de sucesso. O protesto foi um best-seller nos Estados Unidos quando foi publicado em 1911. Durante os anos 1890-1893, quando ele foi mais engajados com o teatro, James escreveu uma boa dose de crítica teatral e assistida Elizabeth Robins e outros na tradução e produção de Henrik Ibsen, pela primeira vez nos palcos de Londres.

Biógrafo Leon Edel foi o primeiro a chamar a atenção para a importância dos "anos teatrais" 1890-1895 para o trabalho posterior de James. Após o fracasso comercial de seu romance A Musa Trágica, em 1890, James renunciou novela escrita e dedicou-se a ficção curta e execuções, que ele descreveu como formas relacionadas. Entre 1890 e 1895, ele esboçou em seus cadernos tramas e temas de quase todos os seus romances posteriores, que ele primeiro concebidos como contos ou peças de teatro. A estrutura de seus últimos romances foi "cênica" em sentido especial de James, na medida em que seguiu a estrutura de cena por cena de uma peça francesa no modo clássico, e ele livremente traduzido contos em execuções e vice-versa. O uso de consciência de um observador e o sentido da ação como um desempenho tornou-se mais acentuada na ficção de James e após a década de 1890. Deixar de fazer um sucesso comercial no palco, no entanto, e descobrir que as tensões do trabalho teatral eram difíceis de sustentar, ele voltou para a escrita de romances serializados, longas, que voltou a ser o esteio de sua renda. Com seu novo rendimento privado, bem como, ele foi capaz de manter uma casa de campo e quartos em Londres.

Leon Edel argumentou em sua biografia psicanalítica que James estava profundamente traumatizada pela abertura noite tumulto que cumprimentou Guy Domville, e que ele mergulhou em uma depressão prolongada. Os romances posteriores de sucesso, na visão de Edel, foram o resultado de uma espécie de auto-análise, expressa na ficção de James, o que, em parte, libertou-o de seus medos. Outros biógrafos e estudiosos não aceitaram essa conta, no entanto; a visão mais comum é a de FO Matthiessen, que escreveu: "Em vez de ser esmagado pelo colapso de suas esperanças [para o teatro] ... ele sentiu um ressurgimento da nova energia."

James voltou para os Estados Unidos em 1904-1905 para uma turnê de palestras para recuperar suas finanças e para visitar sua família. Seus ensaios que descrevem essa visita, publicado como A cena americana, eram talvez sua obra mais importante de comentário social. Neles, ele descreveu o aumento do comércio e da democracia, o impacto da imigração livre sobre a cultura americana, e seu senso de agonia que sua nacionalidade americana profundamente sentida foi ameaçado por esses transtornos.

Biógrafos de James

James a 16 anos de idade

James rejeitou sugestões de que ele regularmente se casam, e depois de se instalar em Londres proclamou-se "um solteirão." FW Dupee, em vários volumes bem-visto na família James, originou a teoria de que ele tinha sido no amor com sua prima Maria ("Minnie") Temple, mas que um medo neurótico de sexo impediu de admitir esses sentimentos: "James invalidism ... foi-se o sintoma de algum medo ou escrúpulo contra o amor sexual da parte dele. " Dupee utilizado um episódio do livro de memórias de um menino pequeno James e outros, contando um sonho de uma imagem de Napoleão no Museu do Louvre, para exemplificar o romantismo de James sobre a Europa, uma fantasia de Napoleão em que ele fugiu. Este parecia apoiar os críticos literários como Van Wyck Brooks e Vernon Parrington que havia condenado expatriação de James e criticou seu trabalho como efeminado e desenraizado; Leon Edel usou-o como a premissa de seu influente biografia que detinha o campo durante muitos anos.

Dupee não tinha tido acesso aos documentos da família de James e trabalhou principalmente do livro de memórias publicado de James de seu irmão mais velho, William, ea coleção limitada de cartas editadas por Percy Lubbock, fortemente ponderada em direção últimos anos de James. Portanto, sua conta transferida diretamente de James infância, quando ele parou depois que seu irmão mais velho, a invalidez idosos. Como tornou-se mais material à disposição dos estudiosos, incluindo os diários de contemporâneos e centenas de cartas afetuosas e, por vezes eróticos escritos por James para os homens mais jovens, a imagem do celibato neurótico deu lugar a um retrato de um homossexual enrustido, embora, como autor Terry Eagleton declarou, "... os críticos gays debater exatamente como reprimido seu (provável) a homossexualidade era ..."

As cartas de James escultor americano expatriado Hendrik Christian Andersen têm atraído uma atenção especial. James conheceu o 27-year-old Andersen em Roma em 1899, quando James tinha 56 anos, e escreveu cartas a Andersen que são intensamente emocional: "Eu te abraçar, querido menino, no meu amor mais profundo, e contar com a sua me sentindo-in cada pulsação de sua alma ". Em uma carta de 6 de Maio de 1904, ao seu irmão William, James referiu a si mesmo como "sempre seu irremediavelmente celibato embora sexagenário Henry "Quão preciso que a descrição poderia ter sido é o assunto da discussão entre os biógrafos de James, mas as cartas para Andersen foram ocasionalmente quase erótico:." Eu coloquei, meu querido menino, meu braço em torno de você, e sentir o pulsação, assim, por assim dizer, do nosso futuro excelente e seu dom admirável. "Para seu amigo homossexual Howard Sturgis, James poderia escrever: "Eu repito, quase a indiscrição, que eu poderia viver com você Enquanto isso eu só posso tentar viver sem você.".

Suas muitas cartas para os jovens gays que compunham uma fração grande de seus amigos íntimos do sexo masculino são mais próximas. Em uma carta a Howard Sturgis, na sequência de uma longa visita, James refere-se jocosamente à sua "pequena congresso de dois felizes" e em letras de Hugh Walpole ele persegue piadas complicadas e trocadilhos sobre seu relacionamento, referindo-se a si mesmo como um elefante que "patas você, oh, tão benevolente" e ventos sobre Walpole seu "bem-intencionado tronco velho". Suas cartas a Walter Berry impresso pelo Black Sun imprensa têm sido comemorados pela sua erotismo levemente velada.

Ele correspondeu em linguagem quase igualmente extravagante com seus muitos amigos do sexo feminino, escrita, por exemplo, para companheiro de romancista Lucy Clifford: "Querida Lucy Que hei de dizer quando eu te amo assim muito, muito mesmo, e vê-lo nove vezes pela primeira vez que eu vejo Outros Portanto, eu acho que, se você quer que ele deixou claro para o intelligence- mais malvada?! Eu te amo mais do que amo os outros ". Para seu amigo New York Mary Cadwalader Jones: "Querida Mary Cadwalader eu anseio sobre você, mas eu anseio em vão; & seu longo silêncio realmente quebra o meu coração, mistifica, deprime, quase me alarma, ao ponto mesmo de tornar-me pergunto. se pobre inconsciente e delira de idade Célimare [apelido de Jones para James] tem "feito" qualquer coisa, em algum sonambulismo escura do espírito, o que tem ... você dado um mau momento, ou uma impressão errada, ou um "pretexto plausível" ... No entanto estas coisas podem ser, ele te ama tão ternamente como sempre, nada, para o fim dos tempos, nunca vai afastá-lo de você, e ele se lembra aqueles Eleventh St. matutinal intimes horas, aquelas matinês telefônicas, como a mais romântico de sua vida ... Sua longa amizade com o romancista americano Constance Fenimore Woolson, em cuja casa ele viveu por um número de semanas em Itália em 1887, e seu choque e tristeza sobre o seu suicídio em 1894, são discutidos em detalhes em Biografia e de Leon Edel desempenhar um papel central em um estudo realizado por Lyndall Gordon. (Edel conjecturou que Woolson estava apaixonada por James e se matou em parte por causa de sua frieza, mas biógrafos de woolson têm opôs fortemente à conta do Edel.

Trabalho

Estilo e temas

James é uma das principais figuras do literatura trans-atlântica. Suas obras frequentemente justapor personagens do Velho Mundo (Europa), que contém uma civilização feudal que é belo, muitas vezes corrupta, e sedutor, e do Novo Mundo (Estados Unidos), onde as pessoas são muitas vezes ousado, aberto e assertivo e encarnam as virtudes da liberdade e um personagem-de moral mais evoluído a nova sociedade americana. James explora este choque de personalidades e culturas, em histórias de relações pessoais em que o poder é exercido bem ou mal. Seus protagonistas eram freqüentemente jovens mulheres americanas enfrentam a opressão ou abuso, e como sua secretária Theodora Bosanquet observou em sua monografia Henry James no Trabalho:

Retrato de Henry James, desenho de carvão vegetal por John Singer Sargent (1912)

Quando ele saiu do refúgio de seu estudo e para o mundo e olhou em volta, viu um lugar de tormento, onde criaturas de rapina perpetuamente enfiou suas garras na carne trêmula de condenados, crianças indefesas de luz ... Suas novelas é uma exposição repetida dessa maldade, um apelo reiterado e apaixonado para o máximo liberdade de desenvolvimento, unimperiled pela estupidez irresponsável e bárbaro.

Críticos têm descrito jocosamente três fases no desenvolvimento da prosa de James: "Tiago, o Primeiro, o Segundo James e The Old Pretender" e observadores do grupo muitas vezes as suas obras de ficção em três períodos. Em seus anos de aprendiz, que culminou com a obra-prima O retrato de uma senhora, seu estilo era simples e direta (pelos padrões de escrita revista vitoriana) e ele experimentou amplamente com formas e métodos, geralmente narrar a partir de um ponto de vista onisciente convencionalmente. A parcela geralmente dizem respeito romance, exceto para os três grandes romances de comentário social que concluem este período. No segundo período, conforme mencionado acima, ele abandonou o romance em série e de 1890 a cerca de 1897, ele escreveu contos e peças de teatro. Finalmente, em seu terceiro e último período voltou ao, longo romance em série. A partir do segundo período, mas o mais visivelmente no terceiro, ele cada vez mais abandonado declaração direta em favor de duplas negativas frequentes, e as imagens descritivo complexo. Parágrafos individuais começou a correr para a página após página, em que um substantivo inicial seria sucedido por pronomes cercadas por nuvens de adjetivos e cláusulas preposicionais, longe de seus referentes originais, e verbos seria adiado e, em seguida, precedido por uma série de advérbios. O efeito global poderia ser uma evocação viva de uma cena como percebida por um observador sensível. No seu foco intenso na consciência de seus personagens principais, o trabalho posterior de James prenuncia extensos desenvolvimentos na ficção do século 20. Na verdade, ele pode ter influenciado escritores fluxo de consciência tais como Virginia Woolf, que não apenas ler alguns dos seus romances, mas também escreveu ensaios sobre eles. Em seguida, e mais tarde muitos leitores encontrar o estilo tardio difícil e desnecessário; seu amigo Edith Wharton, que o admirava muito, disse que havia passagens em seu trabalho que eram todos, mas incompreensível. HG Wells duramente retratado James como um hipopótamo laboriosamente tentar pegar uma ervilha que tem em um canto de sua gaiola. Alguns críticos alegaram que a forma mais elaborada foi um resultado de James ocupando a prática de ditar a uma secretária. Ele sofria de uma gagueira e compensados por falar lenta e deliberadamente. O estilo tardio se torna mais difícil nos anos em que ele dita, mas James também foi capaz de rever rascunhos datilografados mais extensivamente, e seus poucos sobreviventes rascunhos mostram que as últimas obras são mais fortemente revisto e reformulado. Em alguns casos, isso leva os críticos a preferir as versões anteriores, não revistos de algumas obras, porque o estilo mais antigo é pensado para ser mais perto da concepção original e espírito do trabalho, Daisy Miller sendo um caso em questão: a maior parte das reimpressões atuais deste romance conter o texto unrevised. Por outro lado, a revisão final do romance cedo O retrato de uma senhora é geralmente muito preferido para a primeira edição, mesmo por aqueles que não gostam do estilo tardio, por causa do poder do imaginário e da profundidade da caracterização, enquanto seu mais curto ficção tarde, como The Turn of the Screw, é considerado altamente acessível e continua a ser popular entre os leitores.

Mais importante para o seu trabalho global pode ter sido sua posição como um expatriado, e de outras formas de fora, que vivem na Europa. Enquanto ele veio da classe média e pertences provinciais (visto a partir da perspectiva da sociedade educada Europeu) trabalhou muito duro para ter acesso a todos os níveis da sociedade, e as configurações do seu range de ficção classe trabalhadora aristocrático, e muitas vezes descrever os esforços dos americanos de classe média para fazer o seu caminho nas capitais europeias. Ele confessou que tem algumas de suas idéias melhor história de fofocas na mesa de jantar ou no país de casas nos fins de semana. Ele trabalhava para ganhar a vida, no entanto, e não tinham as experiências de selecionar escolas, universidade e serviço do exército, os laços comuns da sociedade masculina. Ele foi, além disso, um homem cujos gostos e interesses eram, de acordo com as normas vigentes de Era anglo-americano cultura vitoriana, ao invés feminino, e que estava sombreada pela nuvem de prejuízo que, em seguida, e mais tarde acompanhado suspeitas de sua homossexualidade. Edmund Wilson famosa comparação objetividade de James para Shakespeare:

Alguém poderia estar em uma posição para apreciar James melhor se comparado-o com os dramaturgos da Century XVII Racine e Molière, a quem ele se parece em forma, bem como no ponto de vista, e até mesmo Shakespeare , quando os subsídios são feitas para as diferenças mais extremas no assunto e formulário. Esses poetas não são, como Dickens e Hardy, escritores de melodrama-ou humorística ou pessimista, nem secretários da sociedade como Balzac, nem profetas como Tolstoi : eles simplesmente estão ocupadas com a apresentação de conflitos de caráter moral, que eles não preocupar-se com amolecimento ou Averting. Eles não indiciar sociedade para estas situações: eles os consideram como universal e inevitável. Eles nem mesmo culpar a Deus por permitir-lhes: eles aceitá-los como as condições de vida.

Também é possível ver muitas das histórias de James como psicológicas de pensamento experimentos. O retrato de uma senhora pode ser uma experiência para ver o que acontece quando uma mulher jovem e idealista de repente se torna muito rico. Em muitos de seus contos, personagens parecem exemplificar futuros alternativos e possibilidades, como a maioria acentuadamente nos " O Jolly Canto ", em que o protagonista e um ghost-sósia viver vidas americanas e européias alternativas, e em outros, como Os embaixadores, um mais velho James parece com carinho a considerar seu próprio eu mais jovem enfrentando um momento crucial.

Principais romances

"Retrato de Henry James", pintura a óleo por John Singer Sargent (1913)

Embora qualquer seleção dos romances de James como "major" deve inevitavelmente depender em certa medida da preferência pessoal, os seguintes livros têm alcançado destaque entre as suas obras nas opiniões de muitos críticos. James acreditava que um romance deve ser orgânico. Partes do romance necessidade de ir juntos eo relacionamento deve caber a forma. Se um leitor goza de uma obra de arte ou um pedaço de escrita, então eles devem ser capazes de explicar o porquê. O próprio fato de que cada leitor tem gostos diferentes, empresta à crença de que os artistas devem ter liberdade artística para escrever em qualquer maneira que escolher para falar sobre assunto que poderia possivelmente interesse de todos.

O primeiro período da ficção de James, geralmente considerado como tendo culminado em O retrato de uma senhora, concentrou-se no contraste entre a Europa ea América. O estilo desses romances é geralmente simples e, embora pessoalmente característica, bem dentro das normas da ficção do século 19. Roderick Hudson (1875) é um Künstlerroman que traça o desenvolvimento do personagem-título, um escultor extremamente talentoso. Embora o livro mostra alguns sinais de imaturidade-esta foi a primeira tentativa séria de James em um full-length-novela tem atraído comentário favorável devido à vívida realização dos três personagens principais: Roderick Hudson, soberbamente talentoso mas instável e não confiável; Rowland Mallet, Roderick amigo e patrono limitado, mas muito mais maduro; e Christina Luz, um dos mais encantadora e femmes enlouquecedoras fatale de James. O par de Hudson e Mallet tem sido visto como representando os dois lados da própria natureza de James: o artista descontroladamente imaginativo e o mentor consciente ninhada.

Embora Roderick Hudson contou com personagens em sua maioria norte-americanos em um ambiente europeu, James fez o contraste Europa-América ainda mais explícito em seu próximo romance. Na verdade, o contraste pode ser considerado o tema principal da O norte-americano (1877). Este livro é uma combinação de comédia social e melodrama sobre as aventuras e desventuras de Christopher Newman, um empresário americano, essencialmente, de bom coração, mas sim gauche em sua primeira turnê pela Europa. Newman está em busca de um mundo diferente das realidades simples, duras de negócios norte-americanos do século 19. Ele encontra tanto a beleza ea feiúra da Europa, e aprende a não ter tanto para concedido.

Washington Square (1880) é um enganosamente simples tragicomédia que relata o conflito entre uma filha maçante, mas doce e sua brilhante, pai dominador. O livro é muitas vezes comparada a Jane Austen trabalho 's para a clareza e graça de sua prosa e seu foco intenso nas relações familiares. James não estava particularmente entusiasmado com Jane Austen, então ele pode não ter considerado a comparação tão lisonjeiro. Na verdade, James não estava entusiasmado com Washington Square em si. Ele tentou lê-lo mais para inclusão no New York edição de sua ficção (1907-1909), mas descobriu que não podia. Então, ele excluiu o romance a partir da edição. Mas outros leitores tenham gostado do livro o suficiente para torná-lo uma das obras populares no cânone Jamesian. Washington Square foi transformada em um musical-ópera dramática em 1972 por Jerome Walman.

Em O Retrato de Uma Senhora (1881) James concluiu a primeira fase de sua carreira com um romance que continua a sua peça mais popular de longa de ficção. A história é de uma jovem mulher americana espirituoso, Isabel Archer, que "afronta o seu destino" e considera que é esmagadora. Ela herda uma grande quantidade de dinheiro e, posteriormente, torna-se vítima de conspirações maquiavélica por dois americanos expatriados. A narrativa é definido principalmente na Europa, especialmente na Inglaterra e Itália. Geralmente considerado como a obra-prima de sua fase inicial, O Retrato de uma senhora é descrito como um romance psicológico, explorando as mentes de seus personagens, e quase uma obra de ciências sociais, explorando as diferenças entre europeus e americanos, o velho eo novo mundos.

Os moradores de Boston (1886) é uma tragicomédia agridoce que gira em torno de Basil Ransom, um político inflexível conservador de Mississippi; Olive Chancellor, primo de Ransom e uma feminista Boston zeloso; e Verena Tarrant, uma protegida bonito de verde-oliva do no movimento feminista. O enredo diz respeito à competição entre Ransom e verde-oliva por lealdade e afeto de Verena, embora o romance também inclui um amplo panorama de ativistas políticos, jornais, pessoas e excêntricos peculiares.

James seguiu com The Princess Casamassima (1886), a história de um jovem encadernador Londres inteligente, mas confuso, Jacinto Robinson, que se envolve na política de extrema esquerda e um plano de assassinato terrorista. O livro é uma espécie de um esporte solitário no cânone Jamesian para lidar com um assunto político tão violenta. Mas muitas vezes é emparelhado com o Bostonians, que também está preocupado com questões políticas.

Assim como James estava começando sua tentativa desastrosa em última análise, para conquistar o palco, ele escreveu A Musa Trágica (1890). Este romance oferece uma ampla, alegre panorama da vida Inglês e segue as fortunas de dois aspirantes a artistas: Nick Dormer, que oscila entre uma carreira política e os seus esforços para se tornar um pintor, e Miriam Rooth, uma atriz se esforçando para artístico e comercial sucesso. Uma enorme elenco de personagens coadjuvantes ajudar e atrapalhar suas atividades. O livro reflete o interesse consumindo de James no teatro e é muitas vezes considerado um marco do fim do segundo ou médio fase de sua carreira.

Após o fracasso de sua "experiência dramática" James voltou para sua ficção e começou a sondar a consciência de seus personagens. Seu estilo começou a crescer em complexidade para refletir a maior profundidade de sua análise. The Spoils of Poynton (1897) é um romance de metade do comprimento que descreve a luta entre Mrs. Gereth, uma viúva de bom gosto e vontade de ferro, e seu filho Owen sobre uma casa cheia de mobiliário antigo precioso. A história é amplamente contada a partir do ponto de vista de Fleda Vetch, uma jovem apaixonada por Owen mas simpático a angústia da Sra Gereth por ter perdido as antiguidades ela pacientemente recolhidos.

James continuou a abordagem mais envolvidos, psicológica para sua ficção com What Maisie Knew (1897), a história da filha sensível de pais divorciados e irresponsáveis. O romance tem grande relevância contemporânea como uma conta inabalável de um descontroladamente família disfuncional.

O terceiro período da carreira de James atingiu o seu êxito mais significativo em três romances publicados apenas em torno do início do século 20. Crítico FO Matthiessen chamou esta fase importante de James "trilogia", e esses romances certamente recebeu estudo crítico intenso. Foi a segunda escrita dos livros, As Asas do Amor (1902), que foi o primeiro publicado. Este romance conta a história de Milly Theale, um americano herdeira acometido de uma doença grave, e seu impacto sobre as pessoas ao seu redor. Algumas dessas pessoas amizade com Milly com motivos honoráveis, enquanto outros são mais auto-interessado. James afirmou em seus livros autobiográficos que Milly foi baseado em Minny Temple, seu amado primo que morreu em uma idade precoce da tuberculose. Ele disse que ele tentou na novela para envolvê-la na memória "beleza ea dignidade da arte".

A próxima publicação dos três romances, Os Embaixadores (1903), é uma comédia de humor negro que segue a viagem do protagonista Lewis Lambert Strether para a Europa em busca do filho supostamente rebelde de sua noiva enviuvada. Strether é trazer o jovem de volta para o negócio da família, mas ele encontra complicações inesperadas. A terceira pessoa narrativa é contada exclusivamente do ponto de vista do Strether. Em seu prefácio para o New York Edição de texto do romance, James colocou este livro no topo de suas realizações, o que tem ocasionado alguma discordância crítica. A Taça de Ouro (1904) é um complexo, intenso estudo do casamento e adultério que completa a "fase importante" e, essencialmente, a carreira de James no romance. O livro explora o emaranhado de inter-relações entre um pai e filha e seus respectivos cônjuges. O romance centra-se profundamente e quase exclusivamente na consciência dos personagens centrais, com detalhe às vezes obsessivo e poderoso insight.

Narrativas mais curtas

Lamb House em Rye, East Sussex, onde James viveu de 1897

James estava particularmente interessado no que ele chamou de "linda e abençoada nouvelle ", ou o mais forma de narrativa curta. Ainda assim, ele produziu uma série de histórias muito curtas na qual ele alcançados compressão notável de temas por vezes complexos. Os seguintes narrativas são representativos da realização de James nas formas mais curtas de ficção.

Assim como o contraste entre a Europa ea América era um tema predominante nos primeiros romances de James, muitos de seus primeiros contos também explorou o confronto entre o Velho eo Novo Mundo. Em " A Passionate Pilgrim "(1871), a primeira ficção que James incluído no New York edição, a diferença entre a América ea Europa entra em erupção em conflito aberto, o que leva a um infelizmentefinal irônico. A técnica do história ainda parece um pouco inexperiente, com passagens dedescrição local, cor, ocasionalmente, interrompendo o fluxo da narrativa. Mas James consegue ofício um exemplo interessante e crível do que ele chamaria a "lenda Americano-Europeu".

James publicado muitas histórias antes o que viria a ser seu maior sucesso com os leitores de seu tempo, " Daisy Miller "(1878). Essa história retrata o confuso corte do personagem título, uma garota americana de espírito livre, por Winterbourne, um compatriota dela com muito mais sofisticação. Sua busca de Daisy é dificultada por seu próprio flirtatiousness, que é desaprovada pelos outros expatriados que se encontram na Suíça e na Itália. Sua falta de compreensão dos costumes sociais da sociedade que ela tão desesperadamente deseja entrar em última análise, leva à tragédia.

Como James transferiu-se de estudos sobre o confronto Europa-América ea menina americana em seus romances, suas obras mais curtas também explorou novos temas na década de 1880. " O Aspern Papers "(1888) é um dos mais conhecidos e mais aclamados contos mais longos de James . O enredo é baseado em uma anedota que James ouviu falar de umdevoto Shelley que tentou obter algumas letras valiosos escritos pelo poeta. Situado num brilhantemente descrito Veneza, a história demonstra a capacidade da James para gerar suspense quase insuportável sem nunca descurar o desenvolvimento de seus personagens. Outro bom exemplo da fase intermediária da carreira de James em breve narrativa é "o aluno "(1891), a história de um garoto precoce crescendo em uma família mentirosa e desonrosa. Ele faz amizade com seu tutor, que é o único adulto em sua vida que ele pode confiar. James apresenta a sua relação com simpatia e insight, ea história atinge o que alguns consideraram que o estatuto da tragédia clássica.

" O Altar of the Dead ", publicado pela primeira vez na coleção de JamesRescisõesem 1895 depois que a história não de publicação de revista, é umafábula de, literalmente,a vida ea morte significado. A história explora como o protagonista tenta manter a lembrança de seus amigos mortos, para salvá-los de serem esquecidos inteiramente na pressa de eventos diários. Ele conhece uma mulher que compartilha seus ideais, apenas para descobrir que opassadocoloca o que parece ser uma barreira intransponível entre eles. Embora James não era religioso em nenhum sentido convencional, o história mostra uma profundaespiritualidade em seu tratamento de mortalidade e o poder transcendente do amor altruísta.

A fase final de narrativas curtas de James mostra as mesmas características que a fase final de suas novelas: um estilo mais envolvidos, uma abordagem psicológica mais profunda e mais atenção aos seus personagens centrais. Provavelmente sua narrativa curta mais popular entre os leitores de hoje, " The Turn of the Screw "(1898) é uma história de fantasmas que se prestava bem para adaptação operística e cinema. Com o seu possivelmente conteúdo ambíguo e poderosa técnica narrativa, a história desafia o leitor a determinar se o protagonista, um anónimo governanta, está informando corretamente eventos ou é, ao invés de um pouco fiáveis ​​neurótico com uma superaquecido imaginação. Para turvar ainda mais as águas, seu relato escrito da experiência-a -quadro conto está sendo lido muitos anos mais tarde em uma casa de festa de Natal por alguém que afirma tê-la conhecido.

" The Beast in the Jungle "(1903) é quase universalmente considerada uma das melhores narrativas curtas de James, e foi muitas vezes comparado com os embaixadoresna sua meditação sobre. experiência ou a falta dela A história também trata de outros temas universais:a solidão ,destino, amor e morte. A parábola de John Marcher e seu destino peculiar fala com qualquer pessoa que tenha especulado sobre o valor eo significado da vida humana. Entre seus últimos esforços na narrativa curta, "The Jolly Canto "(1908) é normalmente realizada para ser uma das melhores histórias de fantasmas de James. O conto descreve as aventuras de Spencer Brydon como ele anda a agora vazia casa New York onde ele cresceu. Brydon encontra uma "sensação mais complexo do que jamais antes se viu consistente com a sanidade".

Não-ficção

Além de sua ficção, James foi um dos críticos literários mais importantes da história do romance. Em seu ensaio clássico A Arte da Ficção (1884), ele argumentou contra proibições rígidas sobre a escolha do romancista do sujeito e do método de tratamento. Ele sustentou que a mais ampla liberdade em conteúdo e abordagem ajudaria a garantir a continuidade da vitalidade narrativa de ficção. James escreveu muitos artigos críticos valiosas sobre outros romancistas; típico é o seu livro de comprimento perspicaz estudo de seu antecessor americano Nathaniel Hawthorne. Quando ele montou o New York edição de sua ficção em seus últimos anos, James escreveu uma série de prefácios que sujeitos de seu próprio trabalho para a mesma pesquisa, a crítica ocasionalmente dura.

Fotografia de Henry James (1897)

Para a maioria de sua vida James abrigou ambições para o sucesso como um dramaturgo. Ele converteu seu romance The American em um jogo que se retornos modestos no início dos anos 1890. Em tudo o que ele escreveu sobre uma dúzia de peças, a maioria dos quais passou unproduced. Seu drama de costumes Guy Domville falhou desastrosamente em sua noite de abertura em 1895. James, em seguida, em grande parte, abandonou seus esforços para conquistar o palco e voltou para sua ficção. No seu Notebooks ele afirmou que sua experiência teatral beneficiou seus romances e contos, ajudando-dramatizar pensamentos de seus personagens e emoções. James produziu uma quantidade pequena mas valiosa da crítica teatral, incluindo apreciações perceptivas de Henrik Ibsen .

Com sua vasta interesses artísticos, James escreveu ocasionalmente sobre as artes visuais. Talvez sua contribuição mais valiosa foi a sua avaliação favorável do companheiro expatriado John Singer Sargent, um pintor cujo estado crítico melhorou acentuadamente nas últimas décadas. James também escreveu às vezes encantador, às vezes chocando artigos sobre vários lugares que ele visitou e viviam. Seus livros mais famosos da literatura de viagem incluem Horas italianos (um exemplo da abordagem encantadora) e The American Scene (mais definitivamente no lado ninhada).

James foi um dos grandes missivistas de qualquer época. Mais de dez mil de suas cartas pessoais são sobrevivente, e mais de três mil foram publicados em um grande número de coleções. A edição completa das cartas de James começou a ser publicada em 2006 com dois volumes que abrange o período 1855-1872, editado por Pierre Walker e Greg Zacharias. Correspondentes de James incluído contemporâneos famosos como Robert Louis Stevenson, Edith Wharton e Joseph Conrad, junto com muitos outros em seu amplo círculo de amigos e conhecidos. As letras vão desde o "mero disparate de graça" a graves discussões sobre questões artísticas, sociais e pessoais. Muito tarde na vida James começou uma série de obras autobiográficas: um menino pequeno e Outros , Notas de um filho e irmão , eo inacabado The Middle Anos . Estes livros retratam o desenvolvimento de um observador clássico que era apaixonadamente interessados ​​na criação artística, mas foi um pouco reticente em participar plenamente na vida ao seu redor.

Henry James tinha apenas vinte e dois anos quando escreveuA Escola de Ficção Noblepara A 'Naçãoprimeira questão s em 1865. Ele escreveu, ao todo, mais de duas centenas de ensaios e livros, arte e teatro comentários para a revista.

Recepção

Crítica, biografias e ficção tratamentos

Vista interior de Lamb House, a residência de James desde 1897 até sua morte em 1916 (1898)

A obra de James se manteve de forma constante popular com o público limitado de leitores instruídos a quem ele falou durante sua vida, e manteve-se firmemente no cânone britânico, mas após a sua morte americana críticos, como Van Wyck Brooks, expressa hostilidade em relação a longo expatriação de James e eventual naturalização como cidadão britânico. Outros críticos, como EM Forster reclamou sobre o que eles viam como squeamishness de James no tratamento do sexo e outro material possivelmente controverso, ou demitidos seu estilo como difícil e obscuro, confiando pesadamente em sentenças extremamente longas e excessivamente Latinate idioma. Similarmente Oscar Wilde uma vez criticou-o por escrever "ficção como se fosse um dever doloroso". Vernon Parrington, compondo um cânone da literatura americana, James condenado por ter se afastado da América. Jorge Luis Borges escreveu sobre ele ", Apesar dos escrúpulos e delicadas complexidades de Tiago, seu trabalho sofre de um grande defeito:. a ausência de vida " E Virginia Woolf, Lytton Strachey escrevendo para, perguntou: "Por favor me diga o que você encontra em Henry James. ... Temos suas obras aqui, e eu li, e eu não consigo encontrar nada, mas fracamente tingido água de rosas, cortês e elegante, mas vulgar e pálida como Walter Lamb. Existe realmente algum sentido nele? "

Apesar destas críticas, James está agora valorizado por seu realismo psicológico e moral, sua criação magistral de caráter, seu humor discreto, mas brincalhão, e seu comando assegurado da língua. Em seu livro de 1983, os romances de Henry James , Edward Wagenknecht oferece uma avaliação que ecoa Theodora Bosanquet de:

"Para ser completamente grande", Henry James escreveu em uma análise precoce ", uma obra de arte deve levantar o coração", e seus próprios romances fazer isso a um grau notável ... Há mais de 60 anos depois de sua morte, o grande romancista que, por vezes, professavam ter nenhuma opinião está foursquare na grande Christian tradição humanista e democrático. Os homens e mulheres que, no auge da II Guerra Mundial , invadiram as lojas de segunda mão para seus livros fora de impressão sabia o que eles estavam prestes. Para nenhum escritor nunca levantou uma bandeira mais corajoso para que todos os que amam a liberdade pode aderir.

Biografias precoces de James ecoou a imagem não faz jus dele tirada na crítica precoce. FW Dupee, como mencionado acima, caracterizado James como neuroticamente retirada e com medo, e apesar de Dupee careciam de acesso a matérias-primas sua visão manteve-se persuasivo nos círculos acadêmicos, em parte porque enorme trabalho de cinco volumes de Leon Edel, publicado 1953-1972, parecia reforçar-lo com uma extensa documentação. Michael Anesko, Fred Kaplan, e Sheldon Novick, trabalhando a partir de matérias-primas, têm contestado a base factual das contas da Edel Dupee de e. Outros críticos e biógrafos têm contestado interpretações e conclusões da Edel. James também figurou em pelo menos uma meia dúzia de romances. Colm Tóibín usado uma extensa lista de biografias de Henry James e sua família por seu amplamente admirada romance 2004, O Mestre , que é uma terceira pessoa narrativa com James como o personagem central, e lida com episódios específicos de sua vida durante o período entre 1895 e 1899. Autor, Autor , um romance de David Lodge publicado no mesmo ano, foi baseado em esforços de James para conquistar o palco na década de 1890. Em 2002, Emma Tennant publicado Felony: The Private história dos Documentos de Aspern , um romance que a relação entre ficção e romancista norte-americano James Fenimore Woolson Constance e os possíveis efeitos dessa relação em The Aspern Papers .

A crítica publicada da obra de James atingiu proporções enormes. O volume de críticas de The Turn of the Screw sozinho tornou-se extremamente grande por um breve trabalho tal. O Henry James revisão , publicada três vezes por ano, oferece críticas de toda gama de escritos de James, e muitos outros artigos e estudos livro de comprimento aparecem regularmente. Alguns guias para esta extensa literatura podem ser encontradas nos sites externos listados abaixo.

William Dean Howells viu James como um representante de uma nova escola realista da arte literária, que rompeu com a tradição romântica Inglês simbolizadas pelas obras de Charles Dickens e William Makepeace Thackeray. Howells escreveu que o realismo encontrado "seu exemplar-chefe em Mr. James ... Um romancista que ele não é, apesar de a moda antiga, ou depois de qualquer forma, mas a sua própria."

Legado

Talvez os exemplos mais proeminentes do legado de James nos últimos anos têm sido as versões cinematográficas de vários de seus romances e contos. Três dos romances de James foram filmados pela equipe de Ismail Merchant e James Ivory: Os europeus (1978), The Bostonians (1984) e The Golden Bowl . (2000) O versão de Iain Softley-dirigida As Asas do Amor (1997) foi sucesso com ambos os críticos e audiências, e Helena Bonham Carter recebeu um Oscar nomeação como Melhor Atriz por seu papel memorável de Kate Croy. de Agnieszka Holland Washington Square (1997) foi bem recebido pela crítica, e Jane Campion tentou sua mão com O retrato de a Lady (1996), mas com muito menos sucesso. Em épocas anteriores de Jack Clayton The Innocents (1961) trouxe The Turn of the Screw à vida viva no filme, e de William Wyler A Herdeira (1949), adaptado de Washington Square , ganhou quatro prêmios da Academia , incluindo o prêmio de Melhor Atriz por Olivia de Havilland como Catherine Sloper.

A maior parte do trabalho de James permaneceu continuamente na impressão desde sua primeira publicação, e ele continua a ser uma figura importante na ficção realista, influenciando gerações de romancistas. James permitiu que o gênero do romance para tornar-se digno de atenção de um crítico literário. James formulou uma teoria da ficção de que muitos hoje ainda discutir e debater. Atestando a sua importância, um personagem chamado "Henry James" aparece em pelo menos uma meia dúzia de romances, como mencionado acima, o mais conhecido dos quais é o Mestre por Colm Toibin. Tais escritores díspares como Joyce Carol Oates com Accursed Habitantes da Casa de Bly (1994), Louis Auchincloss com A Embaixatriz (1950), Tom Stoppard com The Real Thing (1982), e Alan Hollinghurst com The Line of Beauty (2004) foram explicitamente influenciado pelas obras de James. James foi definitivamente fora de seu elemento quando ele veio para a música, mas de Benjamin Britten versão operística de " The Turn of the Screw "(1954) tornou-se uma das obras mais populares do compositor. William Tuckett convertido a história em um balé em 1999.

Mesmo quando a influência não é tão óbvio, James pode lançar um feitiço poderoso. Em 1954, quando os tons de depressão foram engrossando rápido, Ernest Hemingway escreveu uma carta emocional em que ele tentou se firmar como ele pensava James seria: "Muito em breve eu vou ter que jogar isso fora então é melhor eu tentar ser calmo como Henry James. Você já leu Henry James? Ele era um grande escritor que veio a Veneza e olhou pela janela e fumou o charuto e de pensamento ". A alusão estranha, talvez subconsciente ou acidental para " O Aspern Papers "é impressionante. Mais recentemente, James 'escrita foi usado até mesmo para promover a Rolls-Royce automóveis: o slogan "Viva tudo o que puder, é um erro não", originalmente falado por Os Embaixadores ' Lambert Strether, foi usada em um anúncio publicitário. Isto é um tanto irônico, considerando o tratamento irônico do romance da "grande nova força" do marketing de massa.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Henry_James&oldid=543009579 "