Conteúdo verificado

Lituânia

Assuntos Relacionados: Europa ; Países europeus

Informações de fundo

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

República da Lituânia
Lietuvos Respublika
Bandeira da Lituânia Brasão da Lituânia
Bandeira Brasão
Anthem: Tautiška Giesmė
Hino Nacional
Localizador do mapa da Lituânia
Local de   Lituânia    (Verde escuro)

- Na Europa    (Verde e cinzento escuro)
- Na União Europeia    (Verde) - [ Legend ]

Capital
e maior cidade
Vilnius
54 ° 41'N 25 ° 19'E
Línguas oficiais Lituano
Grupos étnicos (2011)
  • 84,2% Lituanos
  • 6,6% Poles
  • 5,8% Russos
  • 1,2% Bielorrussos
  • 0,5% Ucranianos
  • 1,7% outros / indeterminado
Demonym Lituano
Governo República parlamentar
- Presidente Dalia Grybauskaitė
- O primeiro-ministro Algirdas Butkevicius
- Seimas Speaker Vydas Gedvilas
Legislatura Seimas
Independência da Rússia / Alemanha (1918)
- A primeira menção da Lituânia 09 de março de 1009
- Coroação Mindaugas 06 de julho de 1253
- União com a Polônia 02 de fevereiro de 1386
- Polonês-lituano
Commonwealth criado
01 de julho de 1569
- Partições do Commonwealth 24 de outubro de 1795
- Independência declarada 16 de fevereiro de 1918
- Primeira ocupação soviética 15 de junho de 1940
- Nazi ocupação alemã 22 de junho de 1941
- Segunda ocupação soviética Julho 1944
- Independência restaurada 11 de março de 1990
Área
- Total 65,300 km 2 ( 123)
25.212 sq mi
- Água (%) 1,35
População
- 2013 estimativa 2.972.949 ( 133)
- 2011 censo 3043429
- Densidade 50,3 / km 2 ( 120)
141,2 mi / sq
PIB ( PPP) 2012 estimativa
- Total 64.318 milhões dólares
- Per capita $ 20.088
PIB (nominal) 2012 estimativa
- Total 42.438 milhões dólares
- Per capita 13.068 $
Gini (2008) 37,6
médio
HDI (2013) Aumentar 0,818
muito alto 41
Moeda Lithuanian litas (LT) ( LTL )
Fuso horário EET ( UTC + 2)
- Summer ( DST) EEST ( UTC + 3)
Formato de data aaaa-mm-dd ( CE)
Unidades no direito
Chamando código +370
Código ISO 3166 LT
TLD Internet .lt um
um. Também .eu, compartilhado com outros Estados membros da União Europeia.

Lituânia ( / ˌ l ɪ θ u n Eu ə / Ou / ˌ l ɪ θj u n Eu ə /; Lituano: Lietuva), oficialmente a República da Lituânia ( Lituano: Lietuvos Respublika) é um país em Norte da Europa, o maior dos três Estados Bálticos. Ele está situado ao longo da costa sudeste do Mar Báltico , a leste da Suécia e Dinamarca . Faz fronteira com a Letónia para o norte, Belarus ao leste e ao sul, Polônia ao sul, e Kaliningrad Oblast (a Rússia exclave) para o sudoeste. A Lituânia tem uma população estimada em 3 milhões a partir de 2012, e sua capital e maior cidade é Vilnius. O Lituanos são um Pessoas bálticos, e a língua oficial, Lituano, é uma das duas únicas línguas vivas (em conjunto com Letão) no Filial do Báltico Família de línguas indo-européia.

Durante séculos, a costa sudeste do Mar Báltico foi habitada por vários Tribos Báltico. Na década de 1230 as terras lituanas foram unidos por Mindaugas, que foi coroado como Rei da Lituânia, criando o primeiro estado lituano unificado, em 6 de Julho de 1253. Durante o século 14, o Grão-Ducado da Lituânia foi o maior país da Europa: atual Bielorrússia , Ucrânia , e partes da Polônia e da Rússia eram territórios do Grão-Ducado da Lituânia. Com o Lublin União de 1569, a Lituânia ea Polónia formado uma união voluntária de dois Estados, o Commonwealth polonês-lituano. A Commonwealth durou mais de dois séculos, até países vizinhos sistematicamente desmantelada-lo 1772-1795, com o Império Russo anexando maior parte do território da Lituânia.

No rescaldo da I Guerra Mundial, da Lituânia Declaração de Independência foi assinada em 16 de Fevereiro de 1918, declarando o restabelecimento de um estado soberano. Começando em 1940, a Lituânia foi ocupada pela primeira vez pelo União Soviética e, em seguida, por Alemanha nazista. Como a Segunda Guerra Mundial se aproximava de seu fim, em 1944, e os alemães se retiraram, o União Soviética reocupada Lituânia. Em 11 de março de 1990, o ano antes da desintegração da União Soviética, a Lituânia tornou-se o primeiro República soviética para declarar a independência.

Antes da mundial crise financeira de 2007-2010 e agora em suas conseqüências, a Lituânia tem uma das economias de mais rápido crescimento na União Europeia. A Lituânia é um membro da NATO , a Conselho da Europa, ea União Europeia . A Lituânia é também um membro pleno da Acordo de Schengen. As Nações Unidas Índice de Desenvolvimento Humano lista Lituânia como país "Desenvolvimento Humano Muito Alta". Lituânia vai realizar o Presidência do Conselho da União Europeia no segundo semestre de 2013.

História

Pré-histórico

As primeiras pessoas estabeleceram no território da Lituânia após a último período glacial no 10o milênio BC. Mais de um milênio, o Proto-indo-europeus, que chegaram no terceiro-segundo milênio aC, misturado com a população local e formaram vários Tribos Báltico. O primeira menção escrita da Lituânia é encontrado em um manuscrito alemão medieval, a Anais de Quedlinburg, em uma entrada datada de 09 de março de 1009.

Medieval

Trakai Island Castle

Inicialmente habitada por tribos Báltico fragmentados, na década de 1230 as terras lituanas foram unidos por Mindaugas, que foi coroado como Rei da Lituânia em 6 de Julho de 1253. Depois de seu assassinato em 1263, pagan Lituânia era um alvo do Cruzadas cristãs do Cavaleiros Teutônicos ea Ordem da Livônia. Apesar da luta secular devastadora com as ordens, o Grão-Ducado da Lituânia expandiu-se rapidamente, ultrapassando antigos principados eslavos da Rus 'de Kiev.

Até o final do século 14, a Lituânia foi um dos maiores países da Europa e incluiu atual Bielorrússia, a Ucrânia, e partes da Polônia e Rússia . A situação geopolítica entre o oeste eo leste determinou o caráter multicultural e multi-confessional do Grão-Ducado da Lituânia. A elite dominante praticado tolerância religiosa e emprestado Língua Chancery eslava como língua auxiliar para o latim para documentos oficiais.

Batalha de Grunwald e Vytautas o Grande, no centro

Em 1385, o Grão-Duque Jogaila aceitou a oferta da Polónia para se tornar seu rei. Jogaila embarcou em gradual cristianização da Lituânia e estabeleceu um união pessoal entre a Polónia ea Lituânia. É implícito que a Lituânia, a terra ferozmente independente, foi um dos últimos áreas pagãos da Europa para a adotar o cristianismo.

Depois de duas guerras civis, Vytautas o Grande tornou-se o grão-duque da Lituânia em 1392. Durante seu reinado, a Lituânia atingiu o auge de sua expansão territorial, a centralização do Estado começou, eo Nobreza lituana tornou-se cada vez mais proeminente na política do estado. Graças a uma cooperação estreita, os exércitos de a Lituânia ea Polónia alcançou uma grande vitória sobre o Cavaleiros Teutônicos em 1410 na Batalha de Grunwald , uma das maiores batalhas da Europa medieval.

Após as mortes de Jogaila e Vytautas, a nobreza lituana tentou quebrar a união entre a Polônia ea Lituânia, a seleção de forma independente Grão-Duques do Dinastia Jagiellon. Mas, no final do século 15, a Lituânia foi forçado a procurar uma aliança mais próxima com a Polónia quando o poder crescente da Grão Ducado de Moscovo ameaçou principados russos da Lituânia e provocou o Muscovite-lituanos Wars e do Guerra da Livônia.

Moderno

O Polonês-Lituana foi criada em 1569. Como um membro da Commonwealth, a Lituânia mantém suas instituições, incluindo um exército separado, moeda e leis estatutárias. Eventualmente Polonização afetou todos os aspectos da vida lituano: política, língua, cultura e identidade nacional. A partir de meados da década de 16 a meados do século 17o, cultura, artes e educação floresceu, alimentada pelo Renascimento ea Reforma Protestante. A partir de 1573, os reis da Polônia e Grão-Ducado da Lituânia foram eleito pela nobreza, que foram concedidos cada vez maior Liberdades de Ouro. Estas liberdades, especialmente o liberum veto, levou à anarquia e à eventual dissolução do Estado.

Durante o Guerras do Norte (1655-1661), o território lituano e economia foram devastadas pelo Exército sueco. Antes que pudesse se recuperar totalmente, Lithuania foi devastado durante a Grande Guerra do Norte (1700-1721). A guerra, uma praga, e uma fome causou a morte de cerca de 40% da população do país. Potências estrangeiras, especialmente a Rússia, tornou-se dominante na política interna da Commonwealth. Numerosas facções entre a nobreza usado as Liberdades douradas para evitar quaisquer reformas. Eventualmente, o Commonwealth foi dividido em 1772, 1792, e 1795 pelo Império Russo , Prússia, e Habsburg Áustria.

A maior área do território lituano se tornou parte do Império Russo . Depois de vencida levantes em 1831 e 1863, as autoridades czaristas implementou uma série de Políticas de russificação. Eles proibiu a imprensa lituana, fechou instituições culturais e educacionais, e fez Lituânia parte de uma nova região administrativa chamada Northwestern Krai. A russificação falhou devido à extensa rede de contrabandistas de livros e secreto casa escolaridade lituano.

Após Guerra Russo-Turca (1877-1878), quando diplomatas alemães atribuído o que eram vistos como despojos de guerra russos para a Turquia, a relação entre a Rússia ea Império Alemão tornou-se complicado. O Império Russo retomou a construção de fortalezas nas suas fronteiras ocidentais para defesa contra uma potencial invasão da Alemanha no Ocidente. Em 07 de julho de 1879 a Imperador russo Alexandre II aprovou uma proposta da liderança militar russo a construir o maior "de primeira classe" estrutura defensiva em todo o estado - a 65 km 2 (25 sq mi) Kaunas Fortaleza. Entre 1868 e 1914, cerca de 635.000 pessoas, quase 20% da população, emigrado da Lituânia. Um grande número de lituanos foi para os Estados Unidos em 1867-1868 após uma fome . A Lithuanian National Revival lançou as bases da nação lituana moderna e independente Lituânia.

Séculos 20 e 21

Os 20 membros originais da Conselho da Lituânia após a assinatura do Declaração de Independência da Lituânia, 16 de fevereiro de 1918.
Mapa mostrando mudanças no território da Lituânia a partir do século 13 até os dias atuais.

Durante a I Guerra Mundial , a Conselho da Lituânia (Lietuvos Taryba) declarou a independência da Lituânia em 16 de Fevereiro de 1918, e do restabelecimento do Estado lituano. A política externa de Lithuania foi dominada por disputas territoriais com a Polónia ea Alemanha. O Vilnius Região, e Vilnius, a capital histórica da Lituânia, (e assim designado na Constituição da Lituânia) foram apreendidos pelo exército polonês durante a Mutiny de Zeligowski em outubro de 1920 e anexou dois anos mais tarde pela Polónia. Por 19 anos Kaunas tornou-se o A capital temporária da Lituânia. A ocupação polonesa de Vilnius foi muito ressentido pela Lituânia; não havia relações diplomáticas entre os dois estados para a maior parte do período entre as duas guerras mundiais.

Adquirida durante o Klaipeda Revolta de 1923, a Klaipeda Região foi cedida à Alemanha após um Ultimato alemão em março de 1939. Durante o período entre guerras, os assuntos internos da Lituânia foram controladas pelo presidente autoritário, Antanas Smetona e seu partido, o Lituano nacionalista União, que chegou ao poder após a golpe de Estado de 1926.

A União Soviética retornou à Lituânia Vilnius após a invasão soviética da Polónia Oriental em setembro de 1939. Em junho de 1940, o União Soviética ocupou e anexou a Lituânia em conformidade com os protocolos secretos de Pacto Molotov-Ribbentrop. Um ano mais tarde a União Soviética foi atacada por Alemanha nazista , levando à Ocupação nazista da Lituânia. Os nazistas e seus colaboradores assassinados em torno de 190 mil Judeus da Lituânia (91% da comunidade judaica do pré-guerra) durante o Holocausto.

Após a retirada do Forças Armadas alemãs, a Soviéticos restabelecida a anexação da Lituânia em 1944. De acordo com as alterações de fronteiras promulgadas no Conferência de Potsdam, em 1945, o ex-Alemão Memelland, com o seu porto Báltico Memel (lituano: Klaipėda), foi novamente transferido para a Lituânia, ou como foi depois de 1945, o SSR lituano. A maioria dos residentes alemães da área fugiram nos meses finais da Segunda Guerra Mundial.

Os soviéticos envolvidos em deportações maciças de Lituanos para a Sibéria, completa nacionalização e coletivização e sovietização geral da vida cotidiana. A partir de 1944-1952, aproximadamente, 100.000 Partidários lituanos lutaram uma guerra de guerrilha contra o regime soviético. Estima-se que 30 mil guerrilheiros e os seus apoiantes foram mortos e muitos outros foram presos e deportados para Siberiano gulags. Estima-se que a Lituânia perdeu 780 mil pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.

O advento de perestroika e glasnost no final de 1980 permitiu o estabelecimento de Sąjūdis, um movimento de independência anti-comunista. Depois de uma vitória esmagadora nas eleições para o Supremo soviéticos, membros do Sąjūdis proclamou a independência da Lituânia, em 11 de março de 1990, tornando-se a primeira república soviética a fazê-lo. A União Soviética tentou suprimir a secessão, impondo um bloqueio econômico. As tropas soviéticas atacaram a Torre de TV Vilnius, matando 14 civis lituanos e ferindo outros 600, na noite de 13 de Janeiro de 1991 ( Eventos janeiro). Em 31 de julho de 1991 Soviética paramilitares mataram sete guardas de fronteiras lituanas na fronteira bielorrussa no que ficou conhecido como o Massacre Medininkai.

Em 4 de fevereiro de 1991, a Islândia tornou-se o primeiro país a reconhecer a independência lituana. Após Coup agosto Soviética, independente Lituânia recebeu amplo reconhecimento oficial e entrou para a Organização das Nações Unidas em 17 de setembro de 1991. As últimas tropas soviéticas deixaram Lituânia em 31 de Agosto 1993 - ainda mais cedo do que eles partiram de Alemanha Oriental. Lituânia, buscando maior aproximação com o Ocidente, pedida NATO adesão em 1994. Depois de uma transição de uma economia planificada para uma um mercado livre, a Lituânia tornou-se membro de pleno direito da NATO e da União Europeia , na Primavera de 2004 e um membro da Acordo de Schengen em 21 de Dezembro de 2007.

Geografia

O Centro Geográfico da Europa é na Lituânia

Lituânia está localizado em Europa do Norte. Abrange uma área de 65,200 km 2. Assim, em termos de área total, a Lituânia é maior do que a Holanda , Bélgica , Dinamarca ou Suíça .

Lituânia fica entre as latitudes 53 ° e 57 ° N, e principalmente entre longitudes 21 ° e 27 ° E (parte do Curlândia fica a oeste de 21 °). Tem cerca de 99 km (61,5 milhas) de costa arenosa, dos quais apenas cerca de 38 quilômetros (24 milhas) enfrentam a céu aberto do Mar Báltico e que é o mais curto entre o Países do Mar Báltico; o resto da costa é protegida pelo Península de areia de Curlândia. Grande porto de águas quentes da Lituânia, Klaipeda, fica na foz do estreito Curonian Lagoon (lituano: Kuršių Marios), uma lagoa rasa que se estende para o sul para Kaliningrad. A principal e maior rio, o Nemunas Rio, e alguns de seus afluentes realizar transporte marítimo internacional.

Lituânia encontra-se na borda de North Plain Europeia. Sua paisagem tem sido suavizada pelas geleiras da última idade do gelo. Terreno da Lituânia é uma alternância de terras baixas e terras altas moderadas; sua elevação máxima é Aukštojas Hill em 294 metros (965 pés) na parte oriental do país. As características do terreno numerosos lagos, Lake Vištytis por exemplo, e as zonas húmidas; uma zona de floresta mista cobre quase 33% do país. O clima varia entre verões marítimas e continentais, com molhados, invernos moderados e moderadamente quentes.

Depois de uma re-estimativa dos limites do continente da Europa em 1989, Jean-George Affholder, um cientista no Instituto Geográfico Nacional (Instituto Geográfico Nacional Francês) determinou que o Geographic Centro da Europa está localizado na 54 ° 54'N 25 ° 19'E. O método usado para o cálculo deste ponto foi de que o centro de gravidade do figura geométrica da Europa. Este ponto está localizado na Lituânia, especificamente 26 km (16 milhas) ao norte de sua capital, Vilnius.

Clima

Parque Nacional Aukštaitija
Dunas de areia de Spit Curonian ( Património Mundial da UNESCO )

O clima da Lituânia, que varia entre marítima e continental, é relativamente leve. As temperaturas médias na costa são -2,5 ° C em janeiro e 16 ° C (61 ° F) em julho. Em Vilnius as temperaturas médias são de -6 ° C (21 ° F) em Janeiro e 16 ° C (61 ° F), em Julho. Durante o verão, 20 ° C (68 ° F) é comum durante o dia, enquanto 14 ° C (57 ° F) é comum à noite; no passado, as temperaturas atingiram tão elevada quanto 30 ° C (86 ° F) ou 35 ° C (95 ° F). Alguns invernos podem ser muito frio. -20 ° C (-4 ° F) ocorre quase todos os invernos. Extremos de inverno são -34 ° C (-29 ° F) em áreas costeiras e -43 ° C (-45 ° F) no leste da Lituânia.

A precipitação média anual é de 800 mm no litoral, 900 milímetros nas montanhas de Samogitia e 600 milímetros na parte oriental do país. Neve ocorre todos os anos, que pode nevar de outubro a abril. Em alguns anos granizo pode cair em setembro ou maio. A estação de crescimento dura 202 dias, na parte ocidental do país e 169 dias na parte oriental. Tempestades severas são raras na parte oriental da Lituânia, mas comum nas áreas costeiras.

Os registros de temperatura a mais longa de medição da área do Báltico cobrir cerca de 250 anos. Os dados mostram que houve períodos quentes durante a última metade do século 18, e que o século 19 foi um período relativamente frio. Um aquecimento início do século 20 culminou na década de 1930, seguindo-se um arrefecimento menor, que durou até a década de 1960. A tendência de aquecimento tem persistido desde então.

Lituânia sofreu uma seca em 2002, causando floresta e incêndios de turfa pântano. O país sofreu junto com o resto do noroeste da Europa durante uma onda de calor no verão de 2006.

Os dados climáticos para a Lituânia
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 12,6
(54,7)
16,5
(61,7)
21,8
(71.2)
28,8
(83,8)
34,0
(93,2)
35,0
(95)
37,5
(99,5)
36,0
(96,8)
32,0
(89,6)
26,0
(78,8)
18,5
(65,3)
15,6
(60,1)
37,5
(99,5)
Média alta ° C (° F) -1.7
(28,9)
-1.3
(29,7)
2.3
(36.1)
9.4
(48.9)
16,5
(61,7)
19,9
(67,8)
20,9
(69,6)
20,6
(69,1)
15,8
(60,4)
9.9
(49.8)
3,5
(38.3)
-0.1
(31,8)
9,5
(49.1)
Média diária ° C (° F) -3.9
(25)
-3.5
(25.7)
-0.1
(31,8)
5.5
(41.9)
11,6
(52,9)
15,2
(59,4)
16,7
(62,1)
16.1
(61)
12.2
(54)
7
(44,6)
1,8
(35.2)
-1.7
(28,9)
6.2
(43.2)
Média baixa ° C (° F) -6.3
(20,7)
-6.6
(20,1)
-2.8
(27)
1,5
(34.7)
7
(44,6)
10.5
(50,9)
12.2
(54)
11,9
(53,4)
8.3
(46.9)
4
(39.2)
0,1
(32.2)
-3.7
(25.3)
2.7
(36.9)
Recorde de baixa ° C (° F) -40,5
(-40,9)
-42,9
(-45,2)
-37,5
(-35,5)
-23,0
(-9,4)
-6.8
(19,8)
-2.8
(27)
0,9
(33.6)
-2.9
(26.8)
-6.3
(20,7)
-19,5
(-3,1)
-23,0
(-9,4)
-34,0
(-29,2)
-42,9
(-45,2)
Precipitações mm (polegadas) 36,2
(1.425)
30,1
(1.185)
33,9
(1.335)
42,9
(1.689)
52,0
(2.047)
69,0
(2.717)
76,9
(3,028)
77,0
(3.031)
60,3
(2.374)
49.9
(1.965)
50,4
(1.984)
47,0
(1,85)
625,5
(24,626)
Fonte # 1: Registros de clima lituano
Fonte # 2: Weatherbase

Política

Dalia Grybauskaitė tem sido o Presidente da Lituânia desde 12 de julho de 2009.
Parlamento da Lituânia.

Desde a Lituânia declarou a restauração da sua independência em 11 de março de 1990, tem mantido fortes tradições democráticas. Nas primeiras eleições gerais após a independência em 25 de outubro de 1992, 56,75% do número total de eleitores apoiaram a nova Constituição. Houve intensos debates relativos à constituição, em especial o papel do presidente. A referendo separado foi realizada em 23 de maio de 1992 a auscultar a opinião pública sobre o assunto e 41% de todos os eleitores apoiaram a restauração da Presidente da Lituânia. De acordo com a explicação do Tribunal Constitucional da Lituânia em 10 de Janeiro de 1998, a República da Lituânia é uma república parlamentar com alguns atributos de um sistema semi-presidencial.

O lituano chefe de Estado é o presidente, eleito directamente por um período de cinco anos e servir um máximo de dois mandatos consecutivos. O cargo de presidente é em grande parte cerimonial; principais funções políticas, no entanto, incluem assuntos externos e segurança nacional. O presidente é também o comandante-em-chefe das forças armadas. O presidente, com a aprovação do órgão parlamentar, o Seimas, designa também o seu O primeiro-ministro e, por nomeação deste último, o resto do gabinete, bem como uma série de outros altos funcionários e os juízes de todos os tribunais.

O actual lituano chefe de Estado, Dalia Grybauskaite foi eleito em 17 de maio de 2009, tornando-se a primeira mulher presidente na história do país. Isto marcou uma mudança dramática na política do Leste Europeu após o seu vizinho europeu, a Letónia , eleito seu primeiro líder político fêmea no final da década anterior.

Os juízes do Tribunal Constitucional (Konstitucinis Teismas), que têm mandato de nove anos, são nomeados pelo Presidente (três juízes), o presidente do Seimas (três juízes), e do Presidente do Supremo Tribunal Federal (três juízes). O Parlamento lituano unicameral, a Seimas, tem 141 membros que são eleitos para mandatos de quatro anos. 71 dos membros deste órgão legislativo são eleitos em círculos uninominais, e os outros 70 são eleitos em uma votação em todo o país por representação proporcional. Um partido deve receber pelo menos 5% dos votos nacionais para ser elegível para qualquer um dos 70 lugares nacionais no Seimas.

Divisões administrativas

Alytus County COA.png
Alytus County
Kaunas County COA.png
Kaunas County
Klaipeda County COA.png
Klaipeda
Condado
Marijampole County COA.png
Marijampolė
Condado
Panevezys County COA.png
Panevėžys County
Siauliai County COA.png
Šiauliai County
Taurage County COA.png
Tauragė
Telsiai County COA.png
Telšiai County
Utena County COA.png
Utena County
Vilnius County COA.png
Vilnius County

A divisão administrativa actual foi criada em 1994 e modificado em 2000 para atender às exigências da União Europeia. A Lituânia tem uma divisão administrativa de três camadas: o país é dividido em 10 municípios (lituano: singular - Apskritis, plural - apskritys) que estão subdivididos em 60 municípios (lituano: singular - savivaldybė, plural - SAVIVALDYBĖS) que consistem em mais de 500 elderships (lituano: singular - seniūnija, plural - seniūnijos).

O governadores do condado (lituano: apskrities viršininkas) instituição e do condado administrações têm sido dissolvido em 2010.

Os municípios são a unidade administrativa mais importante. Alguns municípios estão historicamente chamados de "municípios distritais", e, portanto, são muitas vezes abreviado para "distrito"; outros são chamados "municípios urbanos», por vezes abreviado para "cidade". Cada município tem seu próprio governo eleito. No passado, a eleição dos conselhos municipais ocorreu uma vez de três em três anos, mas agora acontece a cada quatro anos. O conselho elege o prefeito e nomeia anciãos para governar os elderships. Existe actualmente uma proposta de eleição direta de prefeitos e anciãos, no entanto, que exigiria uma emenda à Constituição.

Elderships, totalizando mais de 500, são as menores unidades e não desempenhar um papel na política nacional. Eles fornecem serviços públicos necessários perto de suas casas; por exemplo, nas zonas rurais os elderships registrar nascimentos e mortes. Eles são os mais ativos no setor social: eles se identificam indivíduos ou famílias carentes e distribuir bem-estar ou organizar outras formas de alívio. Enquanto os elderships têm um potencial de se tornar uma fonte de iniciativa local para resolver os problemas rurais, as queixas são feitas elderships que não têm poder real e receber muito pouca atenção.

Relações exteriores

A Lituânia é um membro da União Europeia

Lituânia tornou-se membro da Organização das Nações Unidas em 18 de Setembro de 1991, e é um signatário de uma série de suas organizações e outros acordos internacionais. Ele também é um membro da União Europeia , o Conselho da Europa, Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, a NATO eo seu adjunto Conselho Coordenador do Atlântico Norte. Lituânia tornou-se membro da Organização Mundial do Comércio em 31 de Maio de 2001. Destina-se igualmente membros da OCDE e outras organizações ocidentais.

Lituânia estabeleceu relações diplomáticas com 149 países.

Em 2011, sediou a Lituânia Organização para a Segurança e Cooperação na Europa Reunião Ministerial do Conselho. Em 2013, a Lituânia irá assumir o papel do Presidência da União Europeia.

A Lituânia é também um membro ativo na cooperação entre os países do Norte da Europa. A Lituânia é um membro do Conselho Báltico, desde a sua criação em 1993. Conselho do Báltico é uma organização permanente de cooperação internacional, localizado em Tallinn. Ela opera através da Assembléia Báltico e do Conselho Báltico de Ministros.

Lituânia também coopera com Nordic e outros dois países bálticos através Formato cooperação NB8. O formato semelhante, chamado NB6 une nórdicos e bálticos países membros da UE. O principal objetivo da cooperação NB6 é discutir e acordar posições antes de apresentá-las no Conselho da União Europeia e as reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE.

O Conselho de Estados do Mar Báltico (CBSS) foi fundada em 1992 em Copenhagen como um fórum político regional informal, que principal objetivo é promover o processo de integração e para contactos próximos afiliados entre os países da região. Os membros da CBSS são a Dinamarca, Estónia, Finlândia, Alemanha, Islândia, Letónia, Lituânia, Noruega, Polónia, Rússia, Suécia e Comissão Europeia. Os Estados observadores são a Bielorrússia, França, Itália, Países Baixos, Roménia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Ucrânia.

A cooperação entre a Conselho de Ministros Nórdico ea Lituânia é uma cooperação política através da qual a troca de experiências contribui para a realização de objectivos comuns. Uma de suas funções mais importantes é descobrir novas tendências e novas possibilidades de cooperação conjunta. O escritório de informação visa representar Conceitos nórdicos e demonstrar cooperação nórdica, na Lituânia.

Lituânia, juntamente com outros dois países bálticos, é também um membro da Nordic Investment Bank (NIB) e coopera no programa Nordplus comprometidos com a educação.

Fórum de Desenvolvimento do Báltico (BDF) é uma organização independente sem fins lucrativos que reúne grandes empresas, cidades, associações empresariais e instituições na região do Mar Báltico. Em 2010, a 12ª Cimeira da BDF foi realizada em Vilnius.

Militar

Soldado da Forças voluntários lituanos Nacional de Defesa.

As Forças Armadas da Lituânia é o nome para as forças armadas unificadas de Lituano Land Force, Força Aérea da Lituânia, Força Naval da Lituânia, Lituano de Operações Especiais da Força e de outras unidades de comando: Logística, Treinamento e Doutrina de Comando, quartel general do batalhão, Polícia Militar. Diretamente subordinado ao Chefe da Defesa são os Forças de Operações Especiais e da Polícia Militar. As Forças Reserve estão sob o comando do Forças voluntários lituanos Nacional de Defesa.

As Forças Armadas da Lituânia composta por cerca de 15.000 funcionários ativos, que podem ser apoiados por forças de reserva. O obrigatória serviço de recrutamento terminou em 2008 ea Lituânia passou para confiar apenas nas forças armadas profissionais. As Forças Armadas da Lituânia tem atualmente implantado pessoal em missões internacionais no Afeganistão (mais de 200), Kosovo (1) e da Somália (1).

Soldados lituanos no internacional NATO missão no Afeganistão

Em março de 2004, a Lituânia tornou-se membro de pleno direito da NATO . Desde então, aviões de combate dos membros da OTAN são implantados em Aeroporto e Zokniai proporcionar segurança para o espaço aéreo do Báltico - uma parte inseparável do espaço aéreo da OTAN.

Desde o Verão de 2005, a Lituânia tem sido parte do Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (ISAF), liderando uma Equipe de Reconstrução Provincial (PRT), na cidade de Chaghcharan, na província de Ghor. A PRT inclui o pessoal da Dinamarca , Islândia e EUA. Há também operação das forças especiais unidades no Afeganistão. Eles são colocados em Província de Kandahar. Desde que entrou para as operações internacionais em 1994, a Lituânia perdeu dois soldados. 1º tenente Normundas Valteris caiu na Bósnia , como seu veículo de patrulha passou sobre uma mina. Sgt. Arūnas Jarmalavičius foi fatalmente ferido durante um ataque contra o acampamento de seu Equipe de Reconstrução Provincial no Afeganistão .

A Política de Defesa Nacional da Lituânia destina-se a garantir a preservação da independência e soberania do Estado, o integridade de suas terras, as águas territoriais, espaço aéreo e da sua ordem constitucional. No momento em que os principais objectivos estratégicos é ser capaz de defender os interesses do país e manter as forças armadas que estariam prontos para contribuir, cooperar e participar com as outras forças armadas da OTAN Estados membros e da União Europeia, e também aumentar a sua futura capacidade para participar em missões da OTAN .

O O Ministério da Defesa é responsável por forças de combate, operações de busca e salvamento, e inteligência. A 5000 guardas de fronteira cair sob o Supervisão e do Ministério do Interior são responsáveis pela protecção das fronteiras, direitos de passaporte e aduaneiros, e compartilhar a responsabilidade com o Marinha para contrabando e interdição do tráfico de drogas. Um departamento especial de segurança lida com proteção VIP e segurança das comunicações.

Economia

Representação gráfica das exportações de produtos da Lituânia em 28 categorias codificadas por cores.

Em 2003, antes de entrar para a União Europeia, a Lituânia teve a maior taxa de crescimento econômico entre todos os países candidatos e os Estados, atingindo 8,8% no terceiro trimestre. Em 2004 -, 7,4%; 2005-7,8%; 2006-7,8%; 2.007-8,9% de 2008 Q1 - crescimento de 7,0% no PIB reflete o desenvolvimento económico impressionante e, como resultado é frequentemente denominado como um Tigre Báltico. No entanto, 2009 marcou um declínio dramático no PIB a -14,74% atribuído a um sobreaquecimento da economia. Em 2010, a taxa foi de 1,33%. Em junho de 2012, a taxa de desemprego é de 10,2%.

Sede em Swedbank Vilnius

A Lituânia tem um taxa de tributação fixa em vez de uma regime progressivo. Em 2007, imposto de renda pessoal foi reduzido para 24% e uma redução de 21% foi feita em janeiro de 2009. Os níveis de renda lituanos são mais baixos do que nos antigos Estados-Membros da UE. Conforme Os dados do Eurostat, o PIB da Lituânia PPS per capita situava-se em 61 por cento da média da UE em 2008.

Estruturalmente, há uma mudança gradual, mas consistente em direção a uma economia baseada no conhecimento, com ênfase especial na biotecnologia (industrial e de diagnóstico). A maior empresas de biotecnologia e fabricantes de laser ( Ekspla, Šviesos Konversija) dos países bálticos estão concentrados na Lituânia. Também mecatrônica e tecnologia da informação (TI) são vistos como potencial indicações economia baseada no conhecimento.

Em 2009, o Barclays estabelecido Centro de Tecnologia Lituânia - um dos quatro centros de engenharia estratégicas que apoiam o Barclays Negócios bancários de varejo em todo o mundo. Em 2011, Western Union abriu oficialmente o seu novo Centro Europeu Operacional Regional em Vilnius. A posição declarada do governo lituano é que o foco da economia da Lituânia é de produtos de alto valor agregado e serviços. Entre outras empresas internacionais que operam na Lituânia são: PricewaterhouseCoopers, Ernst & Young, Societe Generale, UniCredit, Thermo Fisher Scientific, Phillip Morris, Kraft Foods, Marte, Marks & Spencer , GlaxoSmithKline , United Colors of Benetton, Deichmann, Statoil, Neste Oil, Lukoil, Tele2, Hesburger e Modern Times Group. TeliaSonera, ICA e Carslberg respectivamente própria empresa de telecomunicações locais Omnitel, varejista Rimi e cervejarias ( Švyturys, Kalnapilis e Utenos alus). Setor bancário lituano é dominado pelos bancos escandinavos: Swedbank, SEB, Nordea, Danske Bank, DnB NOR.

Entre as maiores empresas lituanas de propriedade privada são: ORLEN Lietuva, Máximos Grupo, Achema Group, Lukoil Baltija, Linas Agro Group, Indorama Polymers Europa, Palink, Sanitex. Taxa de imposto sobre as sociedades na Lituânia é de 15% e 5% para as pequenas empresas. O governo oferece incentivos especiais para investimentos em setores de alta tecnologia e produtos de alto valor agregado. A maior parte do comércio Lituânia realiza é dentro da União Europeia e da Rússia.

O litas, a moeda nacional, foi indexado ao euro desde 02 de fevereiro de 2002, à taxa de EUR 1,00 = LTL 3,4528, ea Lituânia está esperando para mudar para o euro em 1 de Janeiro de 2015.

Infra-estrutura

Comunicação

De acordo com Site Speedtest.net, a partir de 30 de outubro de 2011 a Lituânia ocupa o primeiro lugar no mundo pelo envio internet velocidade e velocidade de download, escolas e corporações ignorado. As altas velocidades são em grande parte devido ao fato de que a Lituânia tem a UE 's e Europa "s mais disponível Rede FTTH. De acordo com o estudo anual como publishsed pelo FTTH Council Europe, em 2013, o país se conectou 100% dos agregados familiares para o Rede FTTH. 31% desses domicílios são assinantes desta rede no momento da publicação. A Lituânia tem, assim, a Europa a rede de fibra 's mais disponível e também tem a maior FTTH penetração. Suécia tem a próxima penetração FTTH mais alto, com 23%.

Transporte

Principais rodovias na Lituânia
Construção do dual-bitola ferroviária na Lituânia ( Rail Baltica projeto)

O país dispõe de uma moderna infra-estrutura bem desenvolvida de caminhos de ferro, aeroportos e estradas de quatro pistas. A Lituânia tem uma extensa rede de auto-estradas. As auto-estradas são mais conhecidas A1, que liga Vilnius com Klaipeda através de Kaunas, bem como A2, que liga e Vilnius Panevėžys. Um dos mais utilizados é o E67 rota da Estrada Europeu que vai de Varsóvia para Tallinn, via Kaunas e Riga.

O Porto de Klaipeda é o único porto comercial na Lituânia. Ano de 2011 foi recorde para Porto de Klaipeda. 45,5 milhões de toneladas de carga foram movimentadas (incluindo Figuras terminal petrolífero Būtingė), tornando-o um dos maiores do Mar Báltico .

O Aeroporto Internacional de Vilnius é o maior aeroporto. Ele serviu 2,2 milhões de passageiros em 2012. Outros aeroportos internacionais incluem O Aeroporto Internacional de Kaunas, O Aeroporto Internacional de Palanga e O Aeroporto Internacional de Šiauliai.

Lituânia recebeu a sua primeira ligação ferroviária no meio do século 19, quando o Varsóvia - São Petersburgo Railway foi construída. Ele incluiu um trecho de Daugavpils via Vilnius e Kaunas para Virbalis. O primeiro e único ainda a operar no Báltico afirma Túnel Railway Kaunas foi concluída em 1860. rede principal 'Railways lituanos consiste de 1749 km de 1.520 mm (4 ft 11 5/6 in) ferrovia de bitola larga, dos quais 122 km são eletrificadas. Eles também operam 22 km de linhas de bitola padrão. A Trans-Europeia de bitola padrão Rail Baltica ferroviária, ligando Helsínquia - Tallinn, Riga- Kaunas Varsóvia e continuando a Berlim está em construção agora e até ao final de 2013 chegará a Kaunas.

Energia

Central nuclear de Ignalina era uma estação nuclear da era soviética. Unidade No. 1 foi fechado em dezembro de 2004, como condição para a entrada da Lituânia na União Europeia; a planta é semelhante à central nuclear de Chernobil, na sua falta de uma estrutura de contenção robusto. A unidade restante, a partir de 2006, forneceu cerca de 70% da demanda elétrica da Lituânia. Unidade No. 2 foi encerrado em 31 de dezembro de 2009. As propostas foram feitas para construir outro - Planta Visaginas Energia Nuclear na Lituânia.

Principal fonte primária do país de energia eléctrica é Elektrėnai Power Plant. Outras fontes primárias de energia elétrica da Lituânia são Kruonis Pumped Planta de armazenamento e Kaunas Usina Hidrelétrica. Kruonis Pumped Planta de armazenamento é a única no Estados Bálticos usina a ser utilizada para a regulamentação do funcionamento do sistema de energia com capacidade de geração de 900 MW para, pelo menos, 12 horas. A partir do ano 2012, 63% da energia elétrica foi importado.

Demografia

População da Lituânia (em milhões) 1950-2010.

Desde o período Neolítico os habitantes nativos do território lituano não foram substituídos por qualquer outro grupo étnico, para que haja uma elevada probabilidade de que os habitantes da atual Lituânia ter preservado a composição genética de seus antepassados ​​relativamente imperturbado pelos principais movimentos demográficos, embora sem ser isolado, na verdade, a partir deles. A população lituana parece ser relativamente homogênea, sem aparentes diferenças genéticas entre subgrupos étnicos.

Uma análise de 2004 doMtDNA na população lituana revelou que os lituanos estão próximos dosindo-europeus eas populações de língua Uralic do norte da Europa.cromossomo Y SNPanálise haplogrupo mostrou lituanos para ser mais próximo deletões,estonianos efinlandeses.

De acordo com estimativas de 2009, a estrutura etária da população foi a seguinte: 0-14 anos, 14,2% (258.423 macho / fêmea 245.115); 15-64 anos: 69,6% (homens 1.214.743 / 1.261.413 do sexo feminino); 65 anos ou mais: 16,2% (homens 198.714 / 376.771 do sexo feminino). A idade média era de 39,3 anos (masculino: 36,8, do sexo feminino: 41,9).

Grupos étnicos

Moradores da Lituânia por etnia (2012)
Lituanos
83,7%
Poles
6,6%
Russos
5,3%
Bielorrussos
1,3%
Outros
3,1%

Lituanos étnicos compõem cerca de quatro quintos da população do país e da Lituânia tem a população mais homogênea na Estados Bálticos. A população da Lituânia é de 3.244.600, 83,9% dos quais são étnicos lituanos que falam lituano, que é a língua oficial do país. Existem várias minorias significativas, como poloneses (6,6%), russos (5,4%), e bielorrussos (1,3%).

Pólos são a maior minoria, concentrada no sudeste da Lituânia (a região Vilnius). Os russos são a segunda maior minoria, concentrada principalmente em duas cidades. Eles constituem minorias importantes em Vilnius (14%) e Klaipeda (28%), e uma maioria na cidade de Visaginas (52%). Sobre 3.000 Roma vivem na Lituânia, a maioria em Vilnius, Kaunas, e Panevėžys; suas organizações são apoiadas pelo Departamento de Emigração minoria nacional e.

A língua oficial é Lituano. Outros idiomas, como o russo, Polonês, Bielorrusso e ucraniano são faladas nas cidades maiores, em Salcininkai município do distrito e Vilnius município do distrito. Yiddish é falado por membros da pequena restante comunidade judaica na Lituânia. De acordo com recenseamento da população lituana de 2001, cerca de 84% do país de população fala Lituano como sua língua nativa, 8,2% são falantes nativos de russo e 5,8% do polonês. Mais de 60% ​​são fluentes em russo, enquanto apenas cerca de 16% dizem que podem falar Inglês. De acordo com inquérito Eurobarómetro realizado em 2005, 80% dos lituanos pode falar russo e 32% podem falar Inglês. A maioria das escolas da Lituânia ensinar Inglês como primeira língua estrangeira, mas os estudantes também podem estudar alemão, ou, em algumas escolas, francês ou russo. Escolas onde russo ou polonês são as línguas principais de educação existem nas áreas habitadas por essas minorias.

Urbanização

Tem havido uma constante movimento da população para as cidades desde a década de 1990, incentivado pelo planejamento de centros regionais, como Alytus, Marijampolė, Utena, Plungė, e Mažeikiai. Até o início do século 21, cerca de dois terços do total da população vivia em áreas urbanas. A maior cidade é Vilnius, seguido de Kaunas, Klaipeda, Šiauliai, e Panevėžys.

Saúde

A partir de 2012 lituano expectativa de vida ao nascer era de 70,7 anos para os homens e 80,7 para as mulheres, ea taxa de mortalidade infantil foi de 6,2 por 1.000 nascimentos. A taxa de crescimento anual da população aumentou 0,3% em 2007. Em 30,4 por 100.000 pessoas, a Lituânia tem visto um aumento dramático no número de suicídios nos anos pós-soviéticos, e agora registra a segunda maior taxa de suicídio no mundo. Em 1996, ele teve a maior taxa de suicídio de 49,1 por 100.000 da população na história do mundo gravado. Lituânia também tem a maior taxa de homicídios na UE.

Religião

Colina das Cruzes perto deŠiauliai.
Igreja de St. Anne e igreja do Mosteiro Bernardine em Vilnius

De acordo com o censo de 2001, 79% dos lituanos pertencia à Igreja Católica Romana. A Igreja tem sido a denominação maioria desde a cristianização da Lituânia no final do século 14. Alguns sacerdotes levaram activamente a resistência contra o regime comunista (simbolizada pela Colina das Cruzes).

Na primeira metade do século 20, a igreja luterana protestante tinha cerca de 200.000 membros, 9% do total da população, principalmente protestantes lituanos do ex-Território e alemães Memel, mas tem vindo a diminuir desde 1945. comunidades pequeno protestantes estão dispersos por todo o norte e oeste do país. Crentes e clero sofreram muito durante a ocupação soviética, com muitos mortos, torturados ou deportados para a Sibéria. Várias igrejas protestantes estabeleceram missões na Lituânia desde 1990. 4,9% são ortodoxos (principalmente entre a minoria russa), 1,9% são protestantes e 9,5% têm nenhuma religião.

A Lituânia foi historicamente o lar de uma significativa comunidade judaica e foi um importante centro de estudos judaicos e da cultura do século 18, até a comunidade, totalizando cerca de 160 mil antes da Segunda Guerra Mundial, foi quase totalmente aniquilada durante o Holocausto . A comunidade contados cerca de 3.400 no final de 2010.

Igreja de madeira em Palūšė. Lituânia tem fortes tradições católicas romanas.
Tatar mesquita no cemitério de TatarNemezis.

Os principais resultados do censo de 2001 sobre religião são:

  • Católica Romana- 79,0% (2.752.000)
  • Ortodoxa- 4,1% (142 mil)
  • Ortodoxos(Velhos Crentes) - 0,8% (27.100)
  • Evangélicos luteranos - 0,6% (19.600)
  • Outras religiões - 0,3% (11 mil).
  • Igreja reformada - 0,2% (7100)
  • Testemunhas de Jeová - 0,1% (3500)
  • Judaísmo- 0,1% (3400)
  • Muçulmano sunita - 0,1% (2900)
  • Carismáticos - 0,06% (2200)
  • Pentecostalismo - 0,04% (1300)
  • Antiga religião Báltico - 0,04% (1300)

De acordo com a mais recentesondagem do Eurobarómetro de 2005, 49% dos cidadãos lituanos responderam que "acreditam que existe um Deus", 36% responderam que "acreditam que existe algum tipo deespírito ouforça vital ", e 12% disseram que" eles Não acredito que haja qualquer tipo deespírito, deus, ouforça vital ".

Educação

Universidade de Vilnius, uma das mais antigas universidades da Europa Central e Oriental

A primeira escola documentado na Lituânia foi fundada em 1387 em Vilnius Catedral. A rede escolar foi influenciada pela cristianização da Lituânia. Vários tipos de escolas estavam presentes em medieval Lituânia - escolas da catedral, onde foram preparados os alunos para o sacerdócio; escolas paroquiais, oferecendo ensino fundamental; e casa escolas dedicadas a educar as crianças da . nobreza lituana Antes Universidade de Vilnius foi criada em 1579, lituanos que procuram o ensino superior participaram universidades em cidades estrangeiras, incluindo Cracóvia, Praga e Leipzig, entre outros. Durante o Interbellum uma universidade nacional - Universidade Vytautas Magnus foi fundada em Kaunas.

O Ministério da Educação e Ciência da República da Lituânia propõe políticas e metas educacionais nacionais. Estes são enviados para os Seimas para ratificação. Leis governam estratégia educacional de longo prazo junto com leis gerais sobre as normas para o ensino superior, a formação profissional, a lei ea ciência, a educação de adultos e educação especial. Administradores County, administradores municipais e fundadores da escola (incluindo organizações não-governamentais, organizações religiosas e indivíduos) são responsáveis ​​pela aplicação destas políticas. Por mandato constitucional, dez anos de matrícula formal em uma instituição de ensino é obrigatório, terminando aos 16 anos.

Raudonė Escola Básica, localizado emRaudonė Castle.

26 por cento do orçamento de 1999 do Estado foi alocado para despesas de educação. Escolas primárias e secundárias recebem financiamento do Estado através de suas administrações municipais ou dos condados. O Constituição da Lituânia garante atendimento livre de mensalidades em instituições públicas de ensino superior para estudantes considerado "bom"; o número desses estudantes tem variado ao longo da última década, com 68 por cento isentos de propinas em 2002.

O Banco Mundial designa a taxa de alfabetização de pessoas com idades compreendidas entre lituanos 15 anos ou mais de 100%. A partir de 2008, 30,4% da população com idade entre 25 e 64 anos haviam concluído o ensino superior; 60,1% tinham concluído o ensino secundário e pós-secundário (não superior). De acordo com Invest na Lituânia , a Lituânia tem o dobro de pessoas com educação superior à média da UE-15 ea proporção é a mais alta do Báltico. Além disso, 90% dos lituanos falar pelo menos uma língua estrangeira e metade da população fala duas línguas estrangeiras, principalmente russo e inglês.

Tal como acontece com outros Países bálticos, em particular a Letónia , o grande volume de diplomados do ensino superior no país, juntamente com a elevada taxa de segundas línguas faladas está a contribuir para uma educação fuga de cérebros. Muitos lituanos estão escolhendo a emigrar em busca de emprego e remunerações mais elevadas estudos em toda a Europa. Desde a sua inclusão na União Europeia em 2004, a população da Lituânia caiu cerca de 180.000 pessoas.

A partir de 2008, havia 15 universidades públicas na Lituânia, seis instituições privadas, 16 faculdades públicas, e 11 faculdades particulares. Universidade de Vilnius é uma das mais antigas universidades da Europa do Norte ea maior universidade na Lituânia. Kaunas University of Technology é a maior universidade técnica no Estados Bálticos ea segunda maior universidade da Lituânia. Outras universidades incluem Kaunas University of Medicine, Academia Lituana de Música e Teatro, Universidade de Educology lituano, Vytautas Magnus University, Mykolas Romeris University, Academia Lituana de Educação Física, Vilnius Gediminas Technical University, A Academia Militar Geral Jonas Zemaitis da Lituânia, Klaipeda University , lituano Academia Veterinária, Universidade lituano da Agricultura, Universidade Šiauliai e Vilnius Academy of Art.

Cultura

Língua lituana

O Língua lituana ( lietuvių kalba ) é a língua oficial do estado da Lituânia e é reconhecida como uma das línguas oficiais da União Europeia . Há cerca de 2.960 mil nativos falantes lituanos na Lituânia e cerca de 0,2 milhão no exterior.

Ao contrário do mito popular, não é uma língua eslava. Lituana é uma língua báltica, intimamente relacionada com a Letónia, embora eles não são mutuamente inteligíveis. Ele é escrito em uma versão adaptada do alfabeto romano . Lituano se acredita ser o mais conservador de estar linguisticamente língua indo-européia, mantendo muitas características de Proto Indo-Europeia.

Literatura

O primeiro lituanolivro impressoas palavras simples de Catecismo(1547)

Há uma grande quantidade de literatura lituano escrito em latim , a língua principal acadêmica da Idade Média. Os decretos da lituano Rei Mindaugas é o principal exemplo da literatura deste tipo. Cartas de Gediminas é outro património fundamental dos escritos latino-lituanos.

Obras literárias lituanos na língua lituana começou a ser publicado pela primeira vez no século 16. Em 1547 Martynas Mažvydas compilado e publicado o primeiro livro impresso lituano as palavras simples de Catecismo , que marca o início da literatura impressa da Lituânia. Ele foi seguido por Mikalojus Daukša com Katechizmas . Nos séculos 16 e 17, como em toda a Europa cristã, literatura lituana era principalmente religiosa.

A evolução do antigo (do século 14, 18º) literatura lituana termina comKristijonas Donelaitis, um dos autores mais importantes daIdade do Iluminismo.Donelaitis poema The Seasonsé o épico nacional e marco da literatura de ficção lituana.

Com uma mistura de classicismo, sentimentalismo e romantismo , a literatura lituana da primeira metade do século 19 é representado por Maironis, Antanas Baranauskas, Simonas Daukantas e Simonas Stanevičius. Durante a anexação czarista da Lituânia no século 19, a proibição de imprensa lituana foi implementado, o que levou à formação do movimento Knygnešiai (contrabandistas livro). Este movimento é pensado para ser a razão da língua e da literatura lituana sobreviveu até hoje.

Lituano literatura do século 20 é representado porJuozas Tumas-Vaižgantas,Antanas Vienuolis,Bernardas Brazdžionis eVytautas Mačernis eJustinas Marcinkevicius.

Artes e museus

Famoso Artistas lituano-americanos:Jonas Mekas(à esquerda), considerados como padrinho do americanocinema avant-garde eGeorge Maciunas(à direita)- criador doFluxus

O Museu de arte lituano foi fundada em 1933 e é o maior museu de arte de conservação e exibição na Lituânia. Entre outros importantes museus é o Museu do Âmbar Palanga, onde âmbar peças têm uma importante parte da coleção.

Talvez a figura mais conhecida na comunidade artística da Lituânia era o compositorMikalojus Konstantinas Čiurlionis (1875-1911), um músico de renome internacional. O 2420 Čiurlionisasteróide, identificado em 1975, homenageia suas realizações. O Museu de Arte Nacional MK Ciurlionis, bem como o único militar museu na Lituânia,Vytautas Museu da Grande Guerra, estão localizados em Kaunas.

Música

Violeta Urmanavičiūtė, um dos melhoressoprano e mezzosoprano vozes no mundo

Música folk lituana pertence à filial música Báltico, que está conectado com neolítico cultura mercadorias com fio. Duas culturas instrumento reunir-se nas áreas habitadas por lituanos: cordas ( kanklių) e culturas de instrumento de sopro. Música folclórica da Lituânia é arcaico, usado principalmente para fins rituais, contendo elementos de fé paganismo. Existem três estilos antigos de cantar na Lituânia relacionadas com as regiões etnográficas: monophony, heterofonia e polifonia. gêneros de música Folk: Sutartinės, músicas de casamento, Canções tempo de guerra-históricos, Ciclo de Calendário e cantos rituais e cantos de trabalho.

Mikalojus Konstantinas Čiurlionis é o pintor lituano mais famoso e compositor. Durante sua curta vida, ele criou cerca de 200 peças de música. Suas obras tiveram profunda influência sobre a cultura lituana moderna. Sua poemas sinfónicos na floresta ( Miske ) e The Sea ( Jura ) foram realizados apenas postumamente.

Vytautas Miškinis (nascido em 1954) é um diretor o professor, compositor e coro de coro as famosas dos meninos lituanos Ąžuoliukas. Ele é muito popular na Lituânia e no exterior. Ele já escreveu mais de 400 secular e cerca de 150 obras religiosas.

Na Lituânia música coral é muito importante. Vilnius é a única cidade com três laureados coros (Brevis, Jauna Muzika e Coro de Câmara do Conservatório) no Grande Prêmio da Europa de Canto Coral. Há uma tradição de longa data do lituano Song and Dance Festival (Dainu Svente). A primeira vez aconteceu em Kaunas em 1924. Desde 1990, o festival foi organizado a cada quatro anos e convocação aproximadamente 30.000 cantores e dançarinos folclóricos de vários níveis profissionais e público em geral de todo o país. Em 2008, o lituano Song e Dance Festival juntamente com suas Letão e versões da Estónia foi inscrito como UNESCO Masterpiece do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

Esportes

Lituânia equipa de basquetebol nacional está classificado em quinto no mundo inteiro noRanking da FIBA.

O basquete é o esporte nacional da Lituânia. O equipa de basquetebol nacional Lituânia teve sucesso significativo em eventos internacionais de basquete. Depois de ter ganho um total de nove medalhas no EuroBasket, os Campeonatos do Mundo e os Jogos Olímpicos, que é classificada como 5 em todo o mundo FIBA classificações. Lituânia tem produzido uma série de NBA jogadores: Arvydas Sabonis, Žydrūnas Ilgauskas, Šarūnas Marciulionis, Darius Songaila, Šarūnas Jasikevičius, Linas Kleiza, Donatas Motiejūnas e atual NBA prospect 20-year-old Jonas Valanciunas do . Toronto Raptors Arvydas Sabonis foi o primeiro lituano a ser introduzido no prestigiado Naismith Memorial Basketball Hall of Fame. Em 2011, a Lituânia hospedado dos homens Campeonato Europeu de Basquetebol EuroBasket 2011. A final teve lugar no recém-construído Žalgiris Arena, que é a maior arena no Báltico. Em 2011, a equipe masculina de basquete da Lituânia Sub-19 venceu o Campeonato Mundial de Basquetebol de Sub-19. O time de basquete lituano histórico Kauno Žalgiris ganhou a liga de basquetebol europeu Euroliga em 1999. Žalgiris juntamente com Vilniaus Lietuvos Rytas competir na Euroliga. Rudupis competir no concurso europeu de segunda linha Eurocup de basquetebol.

Futebol , atletismo e ciclismo também são populares na Lituânia. A popularidade de hóquei no gelo , rugby e ténis também está crescendo. estrelas da equipa de futebol nacional Lituânia são Deividas Šemberas jogar por CSKA Moscou e Marius Stankevičius jogando para Lazio.

Simona Krupeckaitė detémdois recordes mundiais

Virgilijus Alekna é uma das mundo top arremessadores de discos. Ele ganhou duas medalhas de ouro olímpicas consecutivas no Sydney 2000 e Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. No Beijing 2008 Jogos Olímpicos de Verão Alekna recebeu a medalha de Bronze. Austra Skujytė (prata no heptatlo, Olimpíada de 2004) e Edvinas Krungolcas (prata no pentatlo , Jogos Olímpicos de Pequim 2008 ) também são atletas de classe mundial.

Simona Krupeckaitė é atualmente o mais famoso profissional do país pista ciclista. Ela detém dois recordes mundiais em 500m contra-relógio e voando 200m contra-relógio. Krupeckaitė foi nomeado o lituano Desportista do Ano duas vezes em 2009 e 2010.

A Lituânia tem um estelarNHLjogadorDainius Zubrus jogando paraNew Jersey Devils.Ričardas Berankis é o topo do ranking tenista lituano.Jurgis Kairys, o aviador lituano mais famoso, ganhou o bronze no estilo livre ilimitado de aviação em 2011Campeonato Aerobatic FAI Mundial.

Viktorija Čmilytė, o jogador de xadrez, tem crescido a fama devido ao seugrande mestre etítulos Mulher Grandmaster. Em 2011, Čmilytė tornou-se o campeão doCampeonato de Xadrez Mulher Europeia.

O outro famoso esportista lituano no exterior é um dos homens fortes mais importante do mundo Žydrūnas Savickas. Ele está atualmente nomeado como o homem mais forte do mundo. Outro atleta lituano notável nas artes marciais mistas é Marius Zaromskis. Com o lançamento da primeira pista de esqui indoor em Baltics Snow Arena a ascensão da popularidade em esportes de inverno é amplamente esperado.

Na nataçãorūta meilutytė ganhou a medalha de ouro em 100 metros nado peito das mulheres nosJogos Olímpicos de Verão de 2012em Londres, com a idade de apenas 15. Ela é a mais jovem atleta da Lituânia a ganhar uma medalha de ouro olímpica.

A selecção nacional de râguebi lituano detém o recorde de vitórias consecutivas para mais um lado de teste internacional, 18.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lithuania&oldid=546740271 "