Oligarquia
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?
Procurar oligarquia em Wiktionary, o dicionário livre. |
Oligarquia ( grego Ὀλιγαρχία, Oligarkhía) é uma forma de governo onde poder político assenta de forma eficaz com um pequeno segmento de elite da sociedade (se distingue pela riqueza, família, potências militares ou hegemonia espiritual). A palavra é traduzida em oligarquia "regra por poucos." Compare com autocracia (regra por uma pessoa) e democracia (regra pela maioria).
Oligarquia, aristocracia, e plutocracia
Historicamente, muitos oligarquias deu abertamente o poder político a um grupo minoritário, às vezes argumentando que esta era uma organização aristocracia pelos melhores e mais brilhantes. Esses estados foram frequentemente controladas por famílias poderosas cujos filhos foram levantadas e orientou a ser herdeiros do poder da oligarquia. No entanto, este poder não pode também ser exercida abertamente, os oligarcas preferindo permanecer "o poder por trás do trono ", exercendo o controle por meio econômicas meios. Embora Aristóteles foi pioneira no uso do termo como sinônimo de regra pelos ricos, para os quais o termo exato é plutocracia, oligarquia nem sempre é uma regra de riqueza, como oligarcas pode simplesmente ser um grupo privilegiado.
Oligarquia vs. monarquia
Primeiros sociedades pode ter se tornado oligarquias como uma conseqüência de uma aliança entre chefes tribais rivais ou como o resultado de uma sistema de castas. Oligarquias muitas vezes pode tornar-se instrumentos de transformação, ao insistir que monarcas ou ditadores compartilhar o poder, abrindo assim a porta para a partilha do poder por outros elementos da sociedade (enquanto oligarquia significa "o governo de poucos", monarquia significa "a regra do um"). Um exemplo de partilha de poder de uma pessoa para um grupo maior de pessoas ocorreu quando Inglês nobres uniram em 1215 para forçar um relutante Rei João da Inglaterra para assinar a Magna Carta , um reconhecimento tácito de ambos diminuindo o poder político do Rei João e da existência de uma oligarquia incipiente (a nobreza). Como a sociedade Inglês continuou a crescer e se desenvolver, Magna Carta foi revisto várias vezes ( 1216, 1217, e 1225), garantindo mais direitos a um maior número de pessoas, armando o cenário para Inglês monarquia constitucional .
Oligarquias também pode evoluir para mais autocrático ou formas monárquicas de governo, às vezes como resultado de uma família ganhando ascendência sobre os outros. Muitas das monarquias europeias estabelecidas durante o final da Idade Média começou desta forma.
Exemplos de oligarquias
Exemplos incluem Sparta (excluindo o Ilotas, que estavam a maioria da população, de votar), o Primeiro governo francês República sob a Directory, ea República das Duas Nações (apenas a nobreza podia votar). Um exemplo moderno de oligarquia poderia ser visto na África do Sul durante o século 20. Aqui, as características básicas da oligarquia são particularmente fáceis de observar, uma vez que a forma Sul-Africano de oligarquia foi baseada em raça . Após a Segunda Guerra dos Bôeres , foi alcançado um acordo tácito entre inglês e africâner brancos -Falando. Juntos, eles contribuíram com cerca de vinte por cento da população, mas essa pequena porcentagem governou a grande população nativa. Os brancos tiveram acesso a praticamente todos os educacionais e comerciais oportunidades, e passaram a negar isso para a maioria negra ainda mais do que antes. Embora este processo vinha acontecendo desde meados do século 18, depois de 1948 , tornou-se política oficial do governo e tornou-se conhecido mundialmente como apartheid . Isso durou até a chegada da democracia na África do Sul em 1994 , pontuada por a transição para um governo democraticamente eleito dominado pela maioria negra.
Rússia tem sido rotulada uma oligarquia por causa do poder de certos indivíduos, a oligarcas, que ganharam grande riqueza depois da queda do comunismo . Os críticos argumentam que isso aconteceu de forma ilegítima e deveu-se corrupção.
O capitalismo como um sistema social é por vezes descrito como uma oligarquia. Os críticos argumentam que, em uma sociedade capitalista, poder - econômica, cultural e política - está nas mãos da classe capitalista. Estados comunistas também têm sido vistas como oligarquias, sendo governada por uma classe com privilégios especiais, a nomenklatura.
O conceito de uma "democracia oligárquica" é aquela que alguns estudiosos atribuem a Roma Antiga e nos Estados Unidos. marxista Ellen Meiksins Madeira escreve, que "transmite uma verdade sobre a política dos EUA a cada pouco como dizer como a sua aplicação a Roma antiga. Não é por acaso que os Pais Fundadores da República US olhou para modelos romanos para a inspiração em fazer o caso federalista, adotando nomes romanos como pseudônimos e concepção de si mesmos como latterday Catos, formando uma aristocracia natural da virtude republicana. (americanos hoje ainda tem um órgão de representação chamado o Senado, e sua república ainda é vigiado pela águia romana.) Confrontados com o espectro de mau gosto da democracia, eles procuraram maneiras de redefinir esse conceito intragável para acomodar regra aristocrática, produzindo um híbrido, "democracia representativa", que foi claramente a intenção de alcançar um efeito semelhante ao da antiga idéia romana da "constituição mista", na verdade, uma "'democracia. oligárquico"' No entanto, a Constituição e as leis estaduais já foi modificado, com a remoção das exigências de propriedade originais para votação, bem como dar o voto para mulheres e negros.
A lei de ferro da oligarquia
Alguns autores como Vilfredo Pareto, Gaetano Mosca, Thomas R. Dye, e Robert Michels, acreditamos que qualquer sistema político, eventualmente, evolui para uma oligarquia. Esta teoria é chamado o " lei de ferro da oligarquia ". De acordo com essa escola de pensamento, modernas democracias devem ser considerados como oligarquias eleitos. Nestes sistemas, as diferenças reais entre rivais políticos viáveis são pequenos, o oligárquico elite impor limites rígidos sobre o que constitui uma posição política "aceitável" e "respeitável", e carreiras dos políticos dependem fortemente elites econômicas e de mídia não eleitos.
O historiador Spencer R. Weart em seu livro Nunca at War argumenta que oligarquias raramente fazem guerra uns com os outros.