Conteúdo verificado

Pedro, o Grande

Assuntos Relacionados: Figuras históricas

Informações de fundo

Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Pedro, o Grande
Peter der-Grosse 1838 PR.jpg
Imperador e autocrata de todas as Rússias
Reinar 07 de maio de 1682 - 08 de fevereiro de 1725
co-reinado, com Ivan V, 1682-1696
Coroação 25 de junho de 1682
Antecessor Feodor III
Sucessor Catherine I
Consorte
  • Eudoxia Lopukhina
  • Martha Skavronskaya
Edição
  • Alexei Petrovich, Tsarevich da Rússia
  • Grão-Duque Alexandre
  • Anna, duquesa de Holstein-Gottorp
  • Elizabeth da Rússia
  • Grã-duquesa Natalia
Nome completo
Peter Alekseyevich Romanov
Casa Dinastia Romanov
Pai Alexis
Mãe Natalya Naryshkina
Nascido (1672/06/09) 09 de junho de 1672
Moscou
Morreu 08 de fevereiro de 1725 (1725/02/08) (idade 52)
São Petersburgo
Enterro Catedral de Pedro e Paulo
Assinatura
Religião Cristão ortodoxo russo

Pedro, o Grande, Peter I ou Pyotr Alexeyevich Romanov ( russo : Пётр Алексеевич Романов, Пётр I, Pyotr I, ou Пётр Великий, Pyotr Velikiy) (9 de Junho [ OS 30 de maio] 1672-8 fevereiro [de OS 28 de janeiro] 1725) governou o Rússia Czarista e mais tarde o Império Russo entre 7 de Maio [ OS 27 de abril] 1682 até sua morte, governando em conjunto antes de 1696 com seu meio-irmão. Em numerosas guerras de sucesso expandiu o czarismo em um enorme império que se tornou uma grande potência europeia. Segundo o historiador James Cracraft, ele liderou uma revolução cultural que substituiu o tradicionalista e medieval sistema social e político com um moderno, científica, Europa-orientado, e sistema racionalista.

Vida

Primeiros anos

Desde tenra idade, a educação de Pedro (encomendado pelo Czar Alexis I) foi colocado nas mãos de vários tutores, mais notavelmente Nikita Zotov, Patrick Gordon, e Paul Menesius. Em 29 de Janeiro de 1676, o czar Alexis morreu, deixando a soberania para o meio-irmão mais velho de Pedro, o fraco e doente Feodor III. Ao longo desse período, o governo foi amplamente dirigido por Artamon Matveev, um amigo iluminada de Alexis, o chefe político do Naryshkin família e um dos maiores benfeitores da infância de Peter. Essa posição mudou quando Feodor morreu em 1682. Como Feodor não deixou filhos, surgiu uma disputa entre o Naryshkin e Famílias Miloslavsky sobre quem deve herdar o trono. Outro meio-irmão de Peter, Ivan V, era o próximo na linha de sucessão ao trono, mas ele estava cronicamente doente e da mente enfermos. Por conseguinte, o Boyar Duma (a conselho de nobres russos) escolheu o 10-year-old Peter para se tornar Czar com sua mãe como regente. Este arranjo foi levado perante o povo de Moscou, como antiga tradição exigia, e foi ratificada. Sophia Alekseyevna, uma das filhas de Alexis de seu primeiro casamento, liderou uma rebelião do Streltsy (corpo militar de elite da Rússia) em abril-maio de 1682. No conflito subseqüente alguns dos parentes e amigos de Pedro foram assassinados, incluindo Matveev, e Peter testemunhou alguns destes atos de violência política.

Pedro, o Grande como uma criança

O Streltsy tornou possível para Sophia, os Miloslavskys (o clã de Ivan) e seus aliados, a insistir em que Peter e Ivan ser proclamada czares conjuntas, com Ivan sendo aclamado como o idoso. Sophia atuou como regente durante a minoria dos soberanos e exerceu todo o poder. Durante sete anos, ela reinou como um autocrata. Um grande buraco foi cortada na parte de trás do trono dual-sentado usada por Ivan e Peter. Sophia se sentava atrás do trono e ouvir como Peter conversou com nobres, enquanto alimentando-o e dando-lhe informações respostas a questões e problemas. Este trono pode ser visto na Armoury Kremlin, em Moscou.

Pedro não estava particularmente preocupado que outros governou em seu nome. Ele envolvidos em tais passatempos como a construção naval e vela, bem como simulações de batalhas com o seu exército brinquedo. A mãe de Peter tentou forçá-lo a adotar uma abordagem mais convencional, e arranjou seu casamento com Eudoxia Lopukhina em 1689. O casamento foi um fracasso, e dez anos mais tarde Peter forçou sua esposa para se tornar uma freira e, assim, libertar-se da união.

No verão de 1689, Peter planejado para tomar o poder de sua meia-irmã Sophia, cuja posição havia sido enfraquecida por dois malsucedido Campanhas da Criméia. Quando ela aprendeu de seus projetos, Sophia conspirou com os líderes da Streltsy, que continuamente despertada desordem e dissidência. Peter, advertido pelo Streltsy, escapou no meio da noite para o mosteiro impenetrável de Troitse-Sergiyeva Lavra; lá, ele lentamente se reuniram adeptos que perceberam que ele iria ganhar a luta pelo poder. Ela acabou sendo derrubado, com Pedro I e Ivan V continuar a agir como co-czares. Peter forçou Sophia entrar para um convento, onde ela deu-se o nome dela e sua posição como um membro da família real.

Ainda assim, Pedro não podia adquirir o controle real sobre assuntos russos. Power foi em vez exercida por sua mãe, Natalya Naryshkina. Foi só quando Nataliya morreu em 1694 que Pedro se tornou um soberano independente. Formalmente, Ivan V manteve-se um co-regente com Pedro, embora ele foi ineficaz. Pedro tornou-se o único governante quando Ivan morreu em 1696.

Pedro, o Grande Meditando a idéia de construir St Petersburg na costa do Mar Báltico por Alexandre Benois de 1916

Peter cresceu para ser extremamente alto como um adulto, especialmente para o período de tempo. Estando em 6 ft 8 em (203 cm) de altura, o czar russo foi, literalmente, cabeça e ombros acima de seus contemporâneos, tanto na Rússia e em toda a Europa. Pedro, no entanto, não tinha o peso proporcional global e em massa geralmente encontrado em um homem daquele tamanho. Ambas as mãos e os pés de Pedro eram pequenos, e seus ombros eram estreitos para sua altura; Da mesma forma, sua cabeça era pequeno para seu corpo alto. Somado a isso foram tiques faciais visíveis de Pedro, e ele pode ter sofrido de pequeno mal, uma forma de epilepsia .

Filippo Baltari, um jovem visitante italiano ao tribunal de Pedro, escreveu:

"Czar Pedro, era alto e magro, ao invés de stout Seu cabelo era grosso, curto e castanho escuro;. Ele tinha grandes olhos negros, com longos cílios, uma boca bem-feita, mas o lábio inferior foi um pouco desfigurado ... Para sua grande altura, seus pés pareciam muito estreita. Sua cabeça foi, por vezes, puxou para a direita por convulsões ".

Alguns contemporâneos, dentro ou fora da Rússia, comentou sobre grande altura ou a aparência de Pedro.

Crianças

Pedro, o Grande, tinha duas mulheres com quem teve quatorze filhos; três deles sobreviveram à idade adulta. Seu filho mais velho e herdeiro, Alexei, foi suspeito de estar envolvido em um complô para derrubar o Imperador. Alexei foi julgado e confessou sob tortura durante os interrogatórios conduzidos por um tribunal secular. Ele foi condenado e sentenciado a ser executado. A frase poderia ser realizada somente com autorização assinada de Pedro, e Alexei morreu na prisão, como Peter hesitou antes de tomar a decisão. A morte de Alexei provavelmente resultou de lesões sofridas durante sua tortura.

Captação de Azov 1696

Reinado início

Peter implementadas reformas radicais destinadas a modernizar a Rússia. Fortemente influenciado por seus assessores da Europa Ocidental, Peter reorganizou o exército russo ao longo de linhas modernas e sonhava em fazer da Rússia uma potência marítima. Ele enfrentou muita oposição a estas políticas em casa, mas brutalmente reprimidas todas e quaisquer rebeliões contra a sua autoridade: streltsy, Bashkirs, Astrakhan, ea maior revolta civil do seu reinado, o Bulavin Rebelião. Peter implementado modernização social de forma absoluta, exigindo cortesãos, funcionários do Estado, e os militares para raspar a barba e adotar estilos de roupas modernas.

Para melhorar a posição do seu país sobre os mares, Peter procurou ganhar mais saídas marítimas. Sua única saída na época era o Mar Branco em Arkhangelsk. O Mar Báltico foi na época controlada pela Suécia , no norte, enquanto o Mar Negro foi controlado pelo Império Otomano , no sul. Peter tentou adquirir o controle do Mar Negro; para isso ele teria de expulsar o Tártaros das áreas circundantes. Como parte de um acordo com a Polónia que cedeu Kiev para a Rússia, Pedro foi obrigado a travar uma guerra contra o Criméia Khan e contra overlord do Khan, o sultão otomano. O principal objetivo da Peter tornou-se a captura da fortaleza do otomano de Azov, perto da Don River. No verão de 1695 Peter organizou a Azov campanhas para tomar a fortaleza, mas suas tentativas acabaram em fracasso. Peter retornou a Moscou em novembro daquele ano e começou a construir uma grande marinha. Ele lançou cerca de trinta navios contra os otomanos em 1696, capturando Azov em julho daquele ano. Em 12 de setembro 1698, Peter fundou oficialmente o primeiro Base da Marinha russa, Taganrog.

O Pedro, o Grande estátua em Taganrog por Mark Antokolski

Pedro sabia que a Rússia não poderia enfrentar o Império Otomano sozinho. Em 1697 ele viajou incógnito para a Europa em uma viagem de 18 meses com uma grande russo chamado a-delegação "Grand Embaixada" -para buscar a ajuda dos monarcas europeus. Esperanças foram frustradas de Pedro; França era um aliado tradicional do sultão otomano, e Áustria estava ansioso para manter a paz no leste durante a realização de suas próprias guerras no oeste. Peter, além disso, tinha escolhido o momento mais inoportuno; os europeus na época eram mais preocupados com quem sucederia o sem filhos rei espanhol Charles II do que sobre a luta contra o sultão otomano.

O "Grand Embassy", embora não conseguindo completar a missão de criar uma aliança anti-Otomano, continuou. Enquanto visita Holanda, Peter aprendeu muito sobre a vida na Europa Ocidental. Ele estudou na construção naval Zaandam (a casa onde morava é agora um museu, a Tsar Peter casa) e Amsterdam , e mais tarde colocar esse aprendizado para usar em ajudar a construir marinha da Rússia. Graças à mediação de Nicolaas Witsen, prefeito de Amsterdã e especialista em Rússia, o czar foi dada a oportunidade de ganhar experiência prática no maior estaleiro do mundo, pertencente ao Dutch East India Company, por um período de quatro meses. O Tsar ajudou com a construção de uma Leste Indiaman especialmente previsto para ele: Pedro e Paulo. Durante a sua estada o czar envolvidos muitos trabalhadores qualificados, como construtores de fechaduras, fortalezas, shipwrights, e marinheiros, incluindo- Cornelis Cruys, um vice-almirante, que se tornou, sob Franz Lefort, conselheiro do czar nos assuntos marítimos. Peter fez uma visita ao Frederik Ruysch, que lhe ensinou como desenhar dentes e borboletas de captura. Ludolf Bakhuysen, um pintor de marinhas e Jan van der Heyden o inventor da mangueira de incêndio, recebeu Peter, que estava ansioso para aprender e passar seu conhecimento para seus compatriotas. Em 16 de janeiro de 1698 Peter organizou uma festa de despedida e convidou Johan van Huydecoper Maarsseveen, que teve que sentar-se entre Lefort eo czar e bebida.

Retrato de Pedro I Godfrey Kneller, 1698. Este retrato era um presente de Peter para o rei da Inglaterra.

Na Inglaterra, Peter se reuniu com o rei William III , visitou Greenwich e Oxford , foi pintado por Sir Godfrey Kneller, e viu a Royal Navy Fleet revisão em Deptford. Ele viajou para a cidade de Manchester para aprender as técnicas de construção de cidades mais tarde viria a usar com grande efeito em São Petersburgo . A Embaixada seguinte foi para Leipzig, Dresden e Viena . Ele falou com Augusto, o Forte e Leopoldo I, imperador do Sacro Império Romano.

A visita de Peter foi interrompida em 1698, quando ele foi forçado a correr para casa por uma rebelião do Streltsy. A rebelião foi, no entanto, facilmente esmagados antes de Peter voltou para casa da Inglaterra; das tropas do czar, apenas um foi morto. Pedro, no entanto, agiu brutalmente para os amotinados. Mais de 1.200 dos rebeldes foram torturados e executados, e Peter ordenou que seus corpos ser exibido publicamente como um aviso aos conspiradores futuras. O Streltsy foram dispensados, eo indivíduo que procurou colocar em meia-irmã de o Trono-Peter Sophia-foi forçado a se tornar uma freira.

Além disso, em seu retorno de sua Turnê européia, Peter procurou acabar com seu casamento infeliz. Ele se divorciou do Tsaritsa, Eudoxia Lopukhina. O Tsaritsa dera Peter três filhos, embora apenas um, o Tsarevich Alexei, tinha sobrevivido passado sua infância.

Em 1698 Peter enviou uma delegação a Malta sob boyar Boris Petrovich Sheremetyev, para observar o treinamento e as habilidades do Cavaleiros de Malta e sua frota. Sheremetyev investigou a possibilidade de futuros empreendimentos conjuntos com os cavaleiros, incluindo medidas contra os turcos ea possibilidade de um futuro base naval russa.

Visitas de Pedro para o Ocidente impressionado com ele a noção de que os costumes europeus estavam em vários aspectos, superiores às tradições russas. Ele ordenou a todos os seus cortesãos e funcionários para cortar suas longas barbas-fazendo com que seus Boyars, que eram gosta muito de suas barbas, grande vestuário Europeia chateado-e desgaste. Boyars, que pretendiam manter as barbas eram obrigados a pagar uma anual imposto barba de cem rublos. Ele também procurou acabar com casamentos arranjados, que eram a norma entre a nobreza russa, porque ele pensou que tal prática era bárbara e levou a violência doméstica, uma vez que os parceiros geralmente se ressentia outro.

Em 1699, Peter mudou a data da celebração do ano novo de 1 Setembro a 1 de Janeiro. Tradicionalmente, os anos foram contados a partir da suposta criação do mundo, mas depois de reformas de Pedro, eles estavam a ser contado a partir do nascimento de Cristo . Assim, no ano de 7207 do antigo calendário russo, Pedro proclamou que o Julian Calendar estava em vigor e no ano foi de 1.700.

Grande Guerra do Norte

Peter fez uma paz temporária com o Império Otomano, que lhe permitiu manter o forte capturado de Azov, e voltou sua atenção para a supremacia marítima russa. Ele tentou adquirir o controle do Mar Báltico, que tinha sido tomada pelo Império Sueco de meio século antes. Peter declarou guerra à Suécia, que era na época liderado pelo Rei Charles XII. A Suécia também teve a oposição Dinamarca-Noruega, Saxony, ea Comunidade Polaco-Lituana .

Pedro I da Rússia pacifica suas tropas de saqueadores depois de tomar Narva em 1704 por Nikolay Sauerweid de 1859

A Rússia foi mal preparados para lutar contra os suecos, e sua primeira tentativa de apreensão da costa do Báltico acabou em desastre no Batalha de Narva em 1700. No conflito, as forças de Charles XII usado uma tempestade de neve ofuscante a sua vantagem. Após a batalha, Charles XII decidiu concentrar suas forças contra a Comunidade Polaco-Lituana, o que deu tempo de Peter para reorganizar o exército russo. No final de fevereiro 1701 ele se reuniu com rei polonês Augusto II, o Forte em Biržai, onde os governantes, após vários dias de beber, organizou uma competição de tiro do canhão, vencido pelo rei polonês.

Como os poloneses e lituanos lutaram contra os suecos, Peter fundou a cidade de São Petersburgo (Germanically nomeado após São Pedro Apóstolo) em Ingermanland (província de Império sueco, que ele havia capturado) em 1703. Ele proibiu a construção de edifícios de pedra do lado de fora de São Petersburgo, que ele pretendia tornar-se capital da Rússia, para que todos os pedreiros poderia participar da construção da nova cidade. Ele também tomou Martha Skavronskaya como uma amante. Martha convertido no Igreja Ortodoxa Russa e tomou o nome de Catherine, supostamente se casar com Peter em segredo em 1707. Peter valorizado Catherine e se casou com ela novamente (desta vez oficialmente) a Catedral de Santo Isaac em São Petersburgo, em 09 de fevereiro de 1712.

Na sequência de várias derrotas, o rei polonês agosto II abdicou em 1706. rei sueco Carlos XII voltou sua atenção para a Rússia, invadindo-o em 1708. Depois de cruzar para a Rússia, Charles derrotou Peter em Golovchin em julho. No Batalha de Lesnaya, Charles sofreu sua primeira derrota depois de Pedro esmagado um grupo de suecos reforços marchando a partir de Riga. Privados de este auxílio, Charles foi forçado a abandonar sua proposta de marcha em Moscou.

Peter I na Batalha de Poltava (um mosaico por Mikhail Lomonosov)

Charles XII recusou-se a retirar-se para a Polónia ou de volta para a Suécia, em vez invadindo Ucrânia . Peter retirou seu exército para o sul, destruindo ao longo do caminho qualquer propriedade que poderia ajudar os suecos. Privados de fontes locais, o exército sueco foi forçado a parar seu avanço no inverno de 1708-1709. No verão de 1709, eles retomaram seus esforços para capturar a Ucrânia, que culminou com a Batalha de Poltava, em 27 de junho. A batalha foi uma derrota decisiva para as forças suecas, pondo fim a campanha de Charles 'na Ucrânia e forçando-o ao exílio no Império Otomano. Na Polónia, agosto II foi restaurado como Rei.

Peter, superestimando o apoio que ele receberia de seus aliados balcânicos, atacou o Império Otomano, iniciando a Guerra Russo-Turca de 1710. Normalmente, o Boyar Duma teria exercido o poder durante a sua ausência. Pedro, no entanto, desconfiava dos boyars; em vez disso ele aboliu a Duma e criou um Senado de dez membros. A campanha de Peter no Império Otomano foi desastroso, e no tratado de paz que se seguiu, Peter foi forçado a devolver os portos do Mar Negro tinha apreendidas em 1697. Em troca, o Sultão expulsou Charles XII, mas a Rússia foi obrigada a garantir uma passagem segura para o rei sueco, que, no final, viajou de volta para a Suécia através da Alemanha.

Exércitos do norte de Pedro tomou a província sueco de Livonia (a metade norte da moderna Letónia , e da metade sul do moderno Estónia ), dirigindo os suecos em Finlândia. Em 1714 a frota russa venceu o Batalha de Gangut. A maior parte da Finlândia foi ocupada pelos russos. Em 1716 e 1717, o czar revisitou a Holanda, e fui ver Herman Boerhaave. Ele continuou a sua viagem para o Austrian Holanda e França. Marinha do Czar era tão poderoso que os russos podiam penetrar Suécia. Peter também obteve o apoio da Eleitorado de Hanôver e do Reino da Prússia. Ainda assim, Charles XII recusou a ceder, e não até sua morte em combate, em 1718, fez a paz tornar-se viável. Após a batalha perto de Åland , a Suécia fez a paz com todos os poderes, mas a Rússia por 1720. Em 1721 o Tratado de Nystad terminou o que ficou conhecido como o Grande Guerra do Norte. Rússia adquiriu Ingria, Estónia, Livonia, e uma parcela substancial de Karelia. Por sua vez, a Rússia pago dois milhões Riksdaler e rendeu mais de Finlândia. O czar manteve algumas terras finlandesas perto de São Petersburgo, que ele tinha feito o seu capital em 1712.

Anos mais tarde

Ordem de diamante de Pedro, o Grande

Os últimos anos de Peter foram marcados por uma nova reforma na Rússia. Em 22 de outubro 1721, logo após a paz foi feita com a Suécia, ele foi oficialmente proclamado Imperador de todas as Rússias. Alguns propuseram que ele tomasse o Imperador título do Oriente, mas ele recusou. Gavrila Golovkin, o Estado-chanceler, foi o primeiro a adicionar "o Grande, pai de seu país, imperador de Todas as Rússias "ao tradicional título Tsar de Pedro após um discurso pelo arcebispo de Pskov em 1721.

Título imperial de Pedro foi reconhecido por Augusto II da Polónia, Frederick William I da Prússia, e Frederico I da Suécia, mas não por outros monarcas europeus. Nas mentes de muitos, a palavra imperador conotado superioridade ou preeminência sobre reis. Vários governantes temiam que Pedro iria reivindicar autoridade sobre eles, assim como o Sacro Imperador Romano havia afirmado soberania sobre todas as nações cristãs.

Durante o reinado de Pedro, o Igreja Ortodoxa Russa foi reformada. O líder tradicional da Igreja era a Patriarca de Moscou. Em 1700, quando o escritório caiu vago, Peter se recusou a nomear um substituto, permitindo Coadjutor do Patriarca (ou vice) para desempenhar as funções do cargo. Em 1721 Peter seguiu o conselho de Feofan Prokopovich e criou o Santo Sínodo, um conselho de dez clérigos, para tomar o lugar do Patriarca e Coadjutor. Peter implementada uma lei que estipulava que nenhum homem russo poderia se juntar a um mosteiro antes da idade de 50. Ele sentiu que muitos homens russos foram capazes sendo desperdiçado em trabalho de escritório, quando eles poderiam se juntar seu exército novo e melhorado. No século 18 a Rússia, poucas pessoas viviam a mais de meio século; portanto, muito poucos homens se tornaram monges durante o reinado de Pedro, para o desespero da Igreja Russa.

Em 1718 Peter investigado por que o ex província sueca de Livonia era tão ordenada. Ele descobriu que os suecos gastou tanto a administração de Livonia (300 vezes menor do que o seu império), como ele passou em toda a burocracia russa. Ele foi forçado a desmontar o governo da província.

Em 1722 Peter criou um novo ordem de precedência conhecido como Tabela de Ranks. Anteriormente, a precedência tinha sido determinada pelo nascimento. Privar os Boyars de seus altos cargos, Peter dirigiu precedência que deve ser determinada pelo mérito e serviço para o Imperador. A Tabela de Ranks continuou a permanecer em vigor até que a monarquia russa era derrubado em 1917. Peter decidiu que todos os filhos da nobreza deve ter alguma educação infantil, especialmente nas áreas de ciências. Portanto, em 28 de fevereiro 1714, ele publicou um decreto chamando para o ensino obrigatório, que ditava que todos russo de 10 a 15 crianças dos anos de idade da nobreza, funcionários do governo e funcionários de menor classificados, deve aprender matemática básica e geometria, e deve ser testado em que no final dos estudos.

Peter I interrogando seu filho Alexei, uma pintura de Nikolai Ge (1871)

Peter introduziu novos impostos para financiar melhorias em Saint Petersburg. Ele aboliu o imposto imposto sobre a terra ea casa, e substituiu-os com uma poll tax. Os impostos sobre a terra e sobre as famílias eram pagas apenas por indivíduos que possuíam propriedades ou mantidos famílias; os novos impostos cabeça, no entanto, foram a pagar por servos e mendigos.

Em 1724 Peter teve sua segunda esposa, Catherine, coroado como imperatriz, embora ele permaneceu atual governador da Rússia. Todos os filhos do sexo masculino de Pedro tinha morrido-o filho mais velho, Alexei, foram torturados e mortos por ordem de Pedro em 1718, porque ele tinha desobedecido seu pai e oposição políticas oficiais. A mãe de Alexei Eudoxia também haviam sido punidos; ela foi arrastado de sua casa e tentou sob falsas acusações de adultério. Um destino semelhante se abateu sobre a amante de Peter, Anna Mons, em 1704.

Na construção de 1725 Peterhof, um palácio perto de São Petersburgo, foi concluída. Peterhof ( holandês para "Tribunal de Peter") foi uma grande residência, tornando-se conhecido como o "Russian Versailles ".

Morte

Peter o grande em seu leito de morte, por Nikitin
O 1782 estátua de Pedro I, em São Petersburgo, informalmente conhecido como o Cavaleiro de Bronze

No inverno de 1723, Peter, cuja geral de saúde nunca foi robusto, começou a ter problemas com a sua tracto urinário e bexiga. No verão de 1724 uma equipe de médicos realizaram uma cirurgia liberação para cima de £ 4 de urina bloqueados. Peter permaneceu acamado até final do Outono. Na primeira semana de outubro, inquieto e certa de que ele estava curado, Pedro começou uma viagem de inspeção longo de vários projetos. Segundo a lenda, em novembro, em Lakhta ao longo do Golfo finlandês para inspecionar algumas ferragens, Pedro viu um grupo de soldados perto da costa e afogamento, vadear para fora em quase cintura água profunda, veio em seu socorro.

Este salvamento da água gelada é dito ter agravado os problemas da bexiga de Pedro e causou sua morte. A história, no entanto, foi visto com ceticismo por alguns historiadores, ressaltando que o cronista alemão Jacob von Stählin é a única fonte para a história, e parece improvável que ninguém mais teria documentado como um ato de heroísmo. Isto, mais o intervalo de tempo entre essas ações e morte de Pedro parece excluir qualquer ligação directa.

No início de janeiro 1725, Peter foi atingido mais uma vez com uremia. Diz a lenda que antes de cair em inconsciência Peter pediu um papel e caneta e rabiscou uma nota inacabada que dizia: "Deixar tudo para ..." e, em seguida, exausto pelo esforço, pediu para sua filha Anna para ser convocado.

Peter morreram entre quatro e cinco da manhã 08 de fevereiro de 1725. Um autópsia revelou sua bexiga para ser infectado com gangrena. Ele era 52 anos, sete meses de idade, quando ele morreu, tendo reinou 42 anos.

Avós

Edição

Por suas duas mulheres, ele teve quatorze filhos. Estes incluíram três filhos chamados Pavel e três filhos chamados Pedro, todos os quais morreram na infância.

Nome Nascimento Morte Notas
Por Eudoxia Lopukhina
Alexei Petrovich, Tsarevich da Rússia 18 de fevereiro de 1690 26 de junho de 1718 Casado 1711, Princesa Charlotte de Brunswick-Wolfenbüttel; questão tinha
Alexander Petrovich 13 de outubro de 1691 14 de maio de 1692
Pavel Petrovich 1693 1693
Por Catherine I
Pavel Petrovich 1704 1707 Nasceu e morreu antes do casamento oficial de seus pais
Peter Petrovich 1705 1707 Nasceu e morreu antes do casamento oficial de seus pais
Catherine Petrovna 07 de fevereiro de 1707 1708 Nasceu e morreu antes do casamento oficial de seus pais
Anna Petrovna 27 de janeiro de 1708 15 de maio de 1728 Casado 1725, Karl Friedrich, Duque de Holstein-Gottorp; questão tinha
Imperatriz Elizabeth 29 de dezembro de 1709 05 de janeiro de 1762 Reputedly casado 1742, Alexei Grigorievich, o conde Razumovsky; sem problemas
Maria Petrovna 20 de março de 1713 27 de maio de 1715
Margarita Petrovna 19 de setembro de 1714 07 de junho de 1715
Peter Petrovich 15 de novembro de 1715 19 de abril de 1719
Pavel Petrovich 13 de janeiro de 1717 14 de janeiro de 1717
Natalia Petrovna 31 de agosto de 1718 15 de março de 1725
Peter Petrovich 07 de outubro de 1723 07 de outubro de 1723

Cultura popular

O túmulo de Pedro, o Grande, em Peter and Paul Fortress
Monumento a Peter o carpinteiro em St. Petersburg

Peter tem sido destaque em muitos livros, peças de teatro, filmes e jogos, incluindo os poemas O cavaleiro de bronze, Poltava eo romance inacabado Pedro, o Grande Negro, tudo por Alexander Pushkin . O ex-tratada com um O Cavaleiro de Bronze, uma estátua equestre levantado em honra de Peter. Alexey Nikolayevich Tolstoy escreveu um romance histórico biográfico sobre ele, chamado Petr I, na década de 1930.

  • O filme 1976 Skaz Pro, kak tsar Pyotr zhenil Arapa (Como czar Pedro, o Grande Casado Off Sua Moor), estrelado por Aleksey Petrenko como Pedro, e Vladimir Vysotsky como Abram Petrovich Gannibal, mostra a tentativa de Peter para construir o Frota do Báltico.
  • O filme de 2007 Sluga Gosudarev retrata o lado brutal desagradável de Peter durante a campanha.
  • Peter foi jogado por Jan e Niklas Maximilian Schell em 1986 NBC minissérie Pedro, o Grande.
  • Um personagem baseado em Peter desempenha um papel importante na A Era da Irracionalidade, uma série de quatro romances escritos por história alternativa de ficção científica americano e fantasy autor Gregory Keyes. Peter é um dos muitos personagens de apoio em Neal Stephenson de Ciclo Barroco - principalmente com no terceiro romance, O Sistema do Mundo.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Peter_the_Great&oldid=539139899 "