PlayStation
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança
Tipo de Produto | Consola de jogos de vídeo Videogame portátil |
---|---|
Proprietário | Sony Computer Entertainment |
País | Minami-Aoyama, Minato, Tokyo, Japão |
Introduzido | 1994 |
Mercados | No Mundo Todo |
Registrado como um marca em | No Mundo Todo |
O PlayStation ( Japonês: プレイステーショ Hepburn: Pureisutēshon, PS oficialmente abreviado) é uma série de consoles de videogame criados e desenvolvidos pela Sony Computer Entertainment com consoles no a quinta oitava gerações. A marca foi introduzido pela primeira vez em 3 de dezembro, 1994 no Japão com o lançamento do original Console PlayStation. Ele agora é composto por um total de três consoles domésticos essenciais, bem como um centro de mídia, um serviço on-line, uma linha de controladores, dois computadores de mão e um telefone, bem como várias revistas.
O primeiro console da série, o PlayStation, foi o primeiro console de videogame para enviar 100 milhões de unidades, 9 anos e 6 meses após o seu lançamento inicial. Seu sucessor, o PlayStation 2, foi lançado em 2000. É o best-seller do console em casa até à data, tendo atingido mais de 150 milhões de unidades vendidas em 31 de janeiro, mais recente consola da Sony, 2011., o PlayStation 3, foi lançado em 2006 vendeu mais de 70 milhões de consoles em todo o mundo a partir de 04 de novembro de 2012 ( IDC janeiro 2013 estimativa: "cerca de 77 milhões de euros").
O primeiro videogame portátil da série PlayStation, o PlayStation Portable, ou PSP, vendeu um total de 71,4 milhões de unidades no mundo todo a partir de 14 de setembro de 2011. Seu sucessor, o PlayStation Vita, que lançou no Japão em 17 de dezembro de 2011 e na maioria dos outros territórios principais em fevereiro de 2012 já vendeu mais de 1,2 milhões de unidades a partir do final de fevereiro de 2012. Outro hardware lançado como parte da série PlayStation inclui a PSX, uma gravador de vídeo digital que foi integrado com o PlayStation e PlayStation 2, embora tenha sido de curta duração devido ao seu alto preço e nunca foi lançado fora do Japão, bem como um Sony Bravia aparelho de televisão que tem um PlayStation integrada 2. A principal série de controladores utilizado pela série PlayStation é o DualShock, que é uma linha de vibração-feedback gamepad tendo vendido 28 milhões de controladores em 28 de junho, 2008.
O PlayStation Network é um serviço on-line com mais de 69 milhões de usuários no mundo (a partir de 25 de janeiro de 2011). Compreende um mercado virtual online, o PlayStation Store, que permite a compra e faça o download de jogos e várias formas de multimídia, um serviço on-line baseado em assinatura conhecido como PlayStation Plus e um serviço de rede de jogos sociais chamada PlayStation Home, que tem mais de 14 milhões de usuários em todo o mundo. PlayStation Suite é uma estrutura de software próxima que visa a criação de conteúdo PlayStation cross-plataforma e cross-dispositivos; Atualmente apenas Android eo PlayStation Vita dispositivos são suportados. Definir o conteúdo a ser lançado no âmbito do quadro consistem em somente jogos originais de PlayStation atualmente.
Produtos PlayStation atual geração também usam o XrossMediaBar, que é um premiado interface gráfica do usuário. Uma nova interface de usuário baseada touchscreen chamado LiveArea foi lançado para o PlayStation Vita, que integra elementos de redes sociais para a interface. Além disso, PlayStation 2 e PlayStation 3 consoles originais também contou com o apoio de Linux baseada em sistemas operacionais, embora isso desde que foi descontinuado. A série também tem sido conhecido por suas inúmeras campanhas de marketing, o último dos quais sendo o " Long Live Play "comerciais nos Estados Unidos.
A série também tem uma forte programação de títulos first-party, devido à A Sony Computer Entertainment Worldwide Studios, um grupo de quinze desenvolvedores first-party de propriedade Sony Computer Entertainment, que são dedicados ao desenvolvimento de jogos first-party para a série. Além disso, a série apresenta vários relançamentos orçamento de títulos da Sony com nomes diferentes para cada região; estas incluem o Greatest Hits, Platinum e As melhores faixas de títulos.
História
Origins
PlayStation foi idéia de Ken Kutaragi, um executivo da Sony, que tinha acabado de sair de sua divisão de engenharia de hardware naquele momento e, mais tarde, ser apelidado como "O Pai da PlayStation".
As origens da consola remontam a 1988, onde era originalmente um projeto conjunto entre a Nintendo e Sony para criar um CD-ROM para o Super Famicom.
O PlayStation fez sua estréia no Consumer Electronics Show em junho de 1991, quando a Sony revelou seu console, uma Super Famicom com uma unidade de CD-ROM built-in (que a tecnologia Green Book incorporado ou CDi). No entanto, um dia após o anúncio na CES, a Nintendo anunciou que estaria quebrando sua parceria com a Sony, optando por ir com Philips vez, mas utilizando a mesma tecnologia.
O acordo foi quebrado pela Nintendo depois que eles foram incapazes de chegar a um acordo sobre a forma como a receita seria dividido entre as duas empresas.
A quebra da parceria Sony presidente enfureceu Norio Ohga, que respondeu através da nomeação de Kutaragi com a responsabilidade de desenvolver o projeto de PlayStation para rivalizar Nintendo.
Naquela época, as negociações ainda estavam em curso entre a Nintendo ea Sony, com a Nintendo Sony oferecendo um "papel non-gaming" em relação à sua nova parceria com a Philips. Esta proposta foi rapidamente rejeitada por Kutaragi que estava enfrentando crescentes críticas sobre o seu trabalho no que diz respeito a entrar na indústria de videogames Sony a partir de dentro. As negociações terminaram oficialmente em Maio de 1992 e, a fim de decidir o destino do projeto PlayStation, foi realizada uma reunião em Junho de 1992, que consiste em Sony Presidente Ohga, PlayStation Cabeça Kutaragi e vários membros seniores do conselho de administração da Sony. Na reunião, Kutaragi anunciou um sistema baseado no CD-ROM proprietário, ele estava trabalhando em que envolveu a jogar jogos de vídeo com gráficos 3D para o conselho. Eventualmente, Sony Presidente Ohga decidiu manter o projeto depois de ser lembrado por Kutaragi da humilhação que sofria de Nintendo . No entanto, devido à forte oposição de uma maioria presente na reunião, bem como a oposição interna generalizada ao projeto pela geração mais velha de executivos da Sony, Kutaragi e sua equipe tinham que ser deslocado da sede da Sony para Sony Music, uma entidade financeira completamente separada de propriedade da Sony, de forma a manter o projeto e manter relações com a Philips para o projeto de desenvolvimento MMCD (que ajudou a levar à criação do DVD ).
Formação de Sony Computer Entertainment
Em Sony Music, Kutaragi trabalhou em estreita colaboração com Shigeo Maruyama, o CEO da Sony Music, e com Akira Sato para formar Sony Computer Entertainment, Inc. (SCEI) em 16 de novembro de 1993. Um bloco de construção da SCEI foi sua parceria inicial com a Sony Music, que ajudou a SCEI atrair talento criativo para a empresa, bem como auxiliar SCEI na fabricação, comercialização e produção de discos, algo Sony Music que vinha fazendo com discos de música. Os dois últimos membros-chave da SCEI eram Terry Tokunaka, o Presidente da SCEI a partir da sede da Sony, e Olaf Olafsson. Olafsson foi CEO e presidente da New York baseado Sony Interactive Entertainment, que foi a empresa-mãe para o 1994-fundada Sony Computer Entertainment of America (SCEA).
O projeto PlayStation, o primeiro projeto oficial da SCEI, foi finalmente dada a luz verde por executivos da Sony, em 1993, depois de alguns anos de desenvolvimento. Também em 1993, Phil Harrison, que mais tarde se tornaria presidente da Sony Computer Entertainment Worldwide Studios, foi recrutado para SCEI para atrair desenvolvedores e editores para produzir jogos para a sua nova plataforma PlayStation.
Após uma demonstração do plano de distribuição da Sony, bem como demonstrações tecnológicas de seu novo console ao jogo editores e desenvolvedores em um hotel em Tóquio , em 1994, vários desenvolvedores começaram a se aproximar PlayStation. Dois dos quais mais tarde se tornou principais parceiros foram A Electronic Arts no Ocidente e Namco no Japão. Um dos factores que atraíram promotores para a plataforma foi o uso de uma consola para 3D, com base em CD-ROM, que foi muito mais barata e mais fácil de fabricar em comparação com por consolas de rivais Sega e Nintendo, que utilizaram sistemas de cartucho. O projecto acabou por chegar às lojas japonesas em Outubro de 1994 e ganhou vendas maciças devido ao seu preço mais baixo do que seu concorrente, o Sega Saturn. Popularidade do console espalhou após o seu lançamento mundial na América do Norte e Europa.
Consoles
PlayStation
O PlayStation original lançado em dezembro 1994 foi o primeiro da série PlayStation onipresente de console e dispositivos de jogos portáteis. Ele incluiu consoles e upgrades sucessores, incluindo a Yaroze Net (a PlayStation preto especial com ferramentas e instruções para programar jogos de PlayStation e aplicações), " PSone "(a versão menor do original) ea PocketStation (uma unidade portátil que aumenta PlayStation jogos e também actua como um cartão de memória). Era parte do quinta geração de consoles de videogame competindo contra o Sega Saturn ea Nintendo 64. Até 31 de Março de 2005, o PlayStation e PSone tinha enviado um total de 102.490 mil unidades, tornando-se o primeiro console de videogame para vender 100 milhões de unidades.
PSone
Lançado em 7 de julho, 2000, simultaneamente com o seu sucessor, o PlayStation 2, o PSone era uma versão consideravelmente menor, redesenhada do console original do jogo de vídeo PlayStation. O PSone passou a vender mais que todos os outros-consoles, incluindo o seu sucessor, durante todo o restante do ano. Ele apresentava duas principais mudanças de seu antecessor, sendo a primeira uma mudança cosmética para o console eo segundo do menu inicial Graphical User Interface.
PlayStation 2
Lançado em 2000, 15 meses após a Dreamcast e um ano antes de seus outros concorrentes, o Xbox eo Nintendo GameCube, PlayStation 2 faz parte da sexta geração de consoles de videogame, e é retro-compatível com a maioria dos jogos originais de PlayStation. Como seu antecessor, que recebeu um redesign mais magro, e também foi lançado embutido no PSX DVR ea Sony BRAVIA HDTV KDL22PX300. É o console doméstico mais bem sucedido no mundo, tendo vendido mais de 150 milhões de unidades em 31 de janeiro de 2011. Em 29 de novembro de 2005, o PS2 se tornou o console de jogos mais rápido para chegar a 100 milhões de unidades vendidas, realizando o feito no prazo de 5 anos e 9 meses a partir de seu lançamento. Esta conquista ocorreu mais rápido do que seu antecessor, o PlayStation, o que levou "9 anos e 6 meses desde o lançamento" para alcançar a mesma figura. PlayStation 2 embarques no Japão terminou em 28 de dezembro de 2012. The Guardian informou em 04 de janeiro de 2013 que a produção de PS2 tinha terminado todo o mundo.
Slimline Modelo
Lançado em 2004, quatro anos após o lançamento do PlayStation 2 original, o PlayStation 2 Slimline foi a primeira grande reformulação do PlayStation 2. Em comparação com seu antecessor, o Slimline foi menor, mais fino, mais silenciosos e incluiu também um built-in Porta Ethernet (em alguns mercados também tem um sistema integrado modem). Em 2007, a Sony começou a enviar uma revisão do Slimline que era mais leve do que o Slimline original juntamente com um isqueiro Adaptador AC. Em 2008, a Sony lançou ainda uma outra revisão do Slimline que teve um design interno reformulado incorporando o fornecimento de energia para o próprio console como o PlayStation 2 original, resultando em uma maior redução do peso total do console.
PlayStation 3
Lançado em 11 de novembro de 2006, o PlayStation 3 é um sétima geração videogame da Sony. Compete com o Microsoft Xbox 360 eo Nintendo Wii . O PS3 é o primeiro console da série a introduzir o uso de tecnologia de motion-sensing através da sua Controlador sem fios Sixaxis. O console também incorpora um Blu-ray Disc e recursos resolução de alta definição. O PS3 foi originalmente oferecido com qualquer um de 20 GB ou 60 GB de disco rígido, mas ao longo dos anos sua capacidade aumentada em incrementos disponíveis até 500 GB. Tal como os seus antecessores, o PlayStation 3 foi liberado mais tarde como um modelo "slim". De acordo com a Sony Computer Entertainment, o PlayStation 3 já vendeu 70 milhões de unidades em todo o mundo a partir de 04 de novembro de 2012 ( IDC janeiro 2013 estimativa: "cerca de 77 milhões de euros").
Modelo Magro
Lançado em 2009, o modelo redesenhado do PlayStation 3 é o único modelo em produção. O modelo redesenhado é 33% menor, de 36% mais leve, e consome 34% a 45% menos energia do que os modelos anteriores. Além disso, possui um sistema de refrigeração redesenhado e um menor Processador celular que foi transferida para uma Processo de fabricação de 45nm. Ele vendeu mais de um milhão de unidades dentro de suas primeiras 3 semanas à venda. O redesenho também possui suporte para CEC (mais comumente referido por suas identificações de marca da fabricante de BraviaSync, VIERA Link, EasyLink e outros) que permite o controle do console sobre HDMI usando o controle remoto como o controlador. O PS3 slim também é executado mais silencioso e é mais frio do que os modelos anteriores devido ao seu celular 45 nm. O PS3 Slim já não tem o interruptor de "energia principal" (similar ao PlayStation 2 Slim), como os modelos anteriores do PS3, que foi localizado na parte de trás do console. Foi lançado oficialmente em 1 de Setembro de 2009 na América do Norte e Europa e em 03 de setembro de 2009 no Japão, Austrália e Nova Zelândia.
Super Slim
Em 2012, a Sony revelou um novo "Super Slim" PlayStation 3. O novo console, com um caso completamente redesenhado que tem uma porta deslizante que cobre a unidade de disco (que foi movido para a parte superior do console), é de 4,3 libras, quase £ 3 mais leve do que o modelo "slim" anterior. O console vem com um 250 gigabytes ou um disco rígido de 500 gigabytes. Vários pacotes que integram um PS3 Super Slim e uma seleção de jogos estão disponíveis.
PlayStation 4
O PlayStation 4 (PS4) é um próximo console de videogame de Sony Computer Entertainment anunciou numa conferência de imprensa em 20 de Fevereiro de 2013. Na reunião, a Sony revelou algumas especificações do novo console de hardware. O sistema de oitava geração irá introduzir o arquitetura x86 da série PlayStation e tem previsão de lançamento no quarto trimestre de 2013. De acordo com o arquiteto do sistema de eléctrodos, Mark Cerny, o desenvolvimento no PlayStation 4 começou em 2008. PlayStation Europa CEO Jim Ryan enfatizou em 2011 que a Sony queria evitar lançar o console de próxima geração atrás da concorrência.
Entre as novas aplicações e serviços, a Sony irá introduzir o PlayStation App, permitindo que os proprietários PS4 para transformar smartphones e tablets em uma segunda tela para melhorar a jogabilidade. A empresa também tem planos para estrear Gaikai, um serviço de jogos em nuvem que hospeda conteúdo para download e jogos. Ao incorporar um botão de compartilhamento no novo controlador e fazendo o possível para ver in-game conteúdo que está sendo transmitido ao vivo a partir de amigos, a Sony planeja colocar mais foco na jogabilidade social.
Comparação
PlayStation | PlayStation 2 | Playstation 3 | |
---|---|---|---|
Logotipo |
| ||
Console |
| ||
Preço de lançamento Console | ¥ 39.800 US $ 299 R $ 299 | ¥ 39.800 US $ 299 £ 299 | ¥ 49.980 (20 GB) US $ 499 (20 GB), US $ 599 (60 GB) R $ 425 (60 GB) € 599 (60 GB) |
Data de lançamento |
PSone Modelo 07 de julho de 2000 |
Slimline Modelo
|
Modelo Magro
Super Slim Modelo
|
Unidades vendidas | 102490000 enviado, incluindo 28.150.000 PSone unidades (em 31 de março de 2007) | 154,4 milhões (em 21 de novembro de 2011) | 70 milhões (a partir de 04 de novembro de 2012 ( IDC janeiro 2013 estimativa: "cerca de 77 milhões de euros") |
Best-seller jogo | Gran Turismo; 10.850.000 enviado (em 30 de abril de 2008) | Grand Theft Auto: San Andreas; 17.330.000 enviado (a partir de 26 de março de 2008) | Call of Duty: Modern Warfare 3; 12.160.000 enviados (como de 26 de Julho de 2012) |
Mídia | Mídia baseada em CD-ROM | DVD-ROM / CD-ROM | BD-ROM, DVD-ROM, CD-ROM, SACD (1ª e 2ª Apenas Gen) |
Acessórios incluídos e extras |
|
|
|
Acessórios (varejo) |
|
|
|
CPU | R3000A 32bit RISC de chips @ 33.8mhz - Fabricado por LSI Logic | 300 MHz MIPS " Emotion Engine " | Cell Broadband Engine (3,2 GHz Baseado na arquitetura de energia PPE com oito 3.2 GHz SPE) |
GPU | 16,7 milhões de cores Resolução: 256x224 - 640x480 Sprite / BG desenho quadro ajustável tampão nenhuma restrição linha ilimitados CLUTs (cor Look-Up Tables) sprites de pixel 4000 8x8 com escala individual e fundos de rotação simultânea (Parallax rolagem) 360.000 polígonos / seg | 147 MHz "Graphics Synthesizer"; preencher taxa de 2,352 gigapixel / seg; 1.1 gigapixel w. 1 textura (difuso); 588 megapixel / seg w. 2 texturas (2 mapas difusas ou um mapa difuso e um outro (0 cerca de 74 moinho, um moinho em torno de 40, 2 cerca de 20 mill); 2 texturas por passe Capaz de renderização multi-pass; Conectado a VU1 na CPU (um vetor somente para visuais coisas codificação estilo com 3.2Gflops) para entregar gráficos melhorados de sombreamento e outros gráficos melhorados | 550 MHz RSX "Synthesizer Reality" (com base em Nvidia arquitetura G70) |
Serviço on-line | Nenhum | Serviço não unificado | PlayStation Network PlayStation Store Navegador de internet A / V via bate-papo PlayStation Eye ou PS2 EyeToy, chat de voz via headset PlayStation Home |
Compatibilidade com versões anteriores | N / D | PlayStation | 20GB e 60GB: Todos PlayStation e PlayStation 2 títulos 80GB Original: Todos os títulos PS1, a maioria dos títulos PS2. |
Software de sistema | OS proprietária | sistema operacional proprietário, Linux Kit de reprodução de DVD | XrossMediaBar (XMB) |
Software de sistema Características | Reprodução de áudio CD | Reprodução de áudio CD Reprodução de DVD | Sistemas operacionais pode ser instalado e executado através de um hypervisor (recurso disponível com Slim Model) Reprodução de áudio CD |
Programação do Consumidor | Requer o Kit Yaroze Net | Software Yabasic, Linux para PlayStation 2 | Desenvolvimento no console via livre Linux plataforma ou PC. |
Sistemas portáteis
PlayStation Portable
Lançado em março 2005, o PlayStation Portable (PSP) foi o primeiro console portátil da Sony para concorrer com o console DS, da Nintendo. O console é o primeiro a utilizar um novo meio de armazenamento óptico patenteado conhecido como Universal Media Disc (UMD), que pode armazenar ambos os jogos e filmes. Contém 32 MB de interno armazenamento de memória flash, expansível através de Cartões Memory Stick PRO Duo. Ele tem um layout de controle semelhante ao PS3 com o seu botão e seu logotipo PlayStation ('Triângulo'), ("Círculo de E / S»), ('Cross / X') e ("quadrado") botões em suas formas de cor branca.
2000 e 3000 modelos
Lançado em setembro 2007, a PSP Slim & Lite (também conhecido como o PSP-2000) foi a primeira grande revisão do PlayStation Portable hardware. O Slim & Lite foi de 33% mais leve e 19% mais fino do que o original PlayStation Portable. A capacidade da bateria também foi reduzida em ⅓ mas o tempo de execução continua a ser o mesmo que o modelo anterior, devido ao menor consumo de energia. Baterias de modelos mais antigos ainda funcionarão e se estendem a quantidade de tempo de jogo. A PSP Slim & Lite tem um novo acabamento brilhante. Seu porto de série também foi modificado para acomodar um novo recurso de vídeo-out (durante a prestação de controles remotos mais velhos PSP incompatível). Em uma PSP-2000, PSP jogos só vai saída para monitores externos ou televisores no modo de varredura progressiva, de modo que os televisores incapaz de suportar varredura progressiva não exibirá os jogos de PSP; não-jogo saída de vídeo vontade tanto no modo progressivo ou entrelaçado. Carregamento USB também se tornou possível. Os botões também são supostamente mais ágil no Slim e Lite. Em 2008, a Sony lançou uma segunda revisão de hardware chamado o PSP-3000, que incluiu vários recursos que não estavam presentes no Slim & Lite, como uma tela microfone embutido e atualizado, bem como a capacidade de saída jogos de PSP em modo entrelaçado .
Modelo PSP Go
Lançado em outubro 2009, o PSP Go é a maior reformulação do PlayStation Portable até à data. Ao contrário dos modelos anteriores de PSP, a PSP Go não dispõem de um drive UMD, mas em vez disso tem 16 GB de interno memória flash para armazenar jogos, vídeos e outras mídias. Isto pode ser estendido por até 32 GB com o uso de um Memory Stick Micro (M2) cartão de memória flash. Também ao contrário de modelos anteriores de PSP, bateria recarregável de o PSP Go não é removível ou substituível pelo usuário. A unidade é 43% mais leve e 56% menor do que a PSP-1000 original, e 16% mais leve e 35% menor do que a PSP-3000. Tem um 3,8 "480 × 272 LCD (em comparação com a maior 4,3 "LCD 480 × 272 pixels nos modelos anteriores de PSP). A tela desliza para cima para revelar os controles principais. A forma global e mecanismo de deslizamento são semelhantes ao da Sony mylo COM-2 dispositivo de internet. O PSP Go está sendo produzido e vendido simultaneamente com seu antecessor, o PSP-3000, embora ele não vai substituí-lo. Todos os jogos no PSP Go deve ser comprado e baixado da PlayStation Store como o computador de mão não é compatível com a mídia física do PSP original, o Universal Media Disc. O portátil também possui conectividade com o Controladores do PlayStation 3 o Sixaxis e DualShock 3 via Bluetooth conexão.
Modelo E1000
O PSP-E1000 é um modelo PSP focada no orçamento, que, ao contrário dos modelos anteriores de PSP, não dispõem de Wi-Fi ou alto-falantes estéreo (substituído por um único alto-falante mono) e tem um fosco "carvão vegetal preto" terminar semelhante ao Playstation 3 Slim . O E1000 foi anunciado na Gamescom 2011 e disponível em toda a Região PAL para um PVP de € 99,99.
PlayStation Vita
Lançado em dezembro de 2011, o PlayStation Vita foi previamente denominado Next Generation portátil (NGP). Dispõe de um ecrã táctil de 5 polegadas OLED, dois sticks analógicos, um touchpad traseiro, sensor de movimento Sixaxis e um processador ARM Cortex-A9 MPCore 4 núcleos. O PlayStation Vita foi apresentado oficialmente pela Sony em 27 de Janeiro de 2011 no PlayStation Meeting 2011.
Outro equipamento
PSX (2003)
Lançado apenas no Japão em 2003, a Sony PSX foi um totalmente integrado 2 DVR e PlayStation consola de jogos de vídeo . Foi o primeiro produto da Sony para utilizar o XrossMediaBar (XMB) e pode ser ligado a um PlayStation Portable para transferir vídeos e música via USB. Ele também possui software para vídeo, fotografia e edição de áudio. PSX suporta compatibilidade de jogos on-line usando um adaptador de banda larga interno. Jogos que utilizam o PS2 HDD (por exemplo, Final Fantasy XI) são suportados também. Ele foi o primeiro produto lançado pela Sony sob a marca PlayStation que não incluem um controlador com o próprio dispositivo.
PocketStation
O PocketStation era uma consola de jogos em miniatura criado por SCE como um periférico para o original PlayStation. Lançado exclusivamente no Japão em 23 de dezembro de 1999, que contou com um monocromático Display LCD, um alto-falante, um relógio em tempo real e capacidade de comunicação por infravermelho. Também poderia ser usado como um cartão de memória padrão PlayStation ligando-o a um cartão de memória PlayStation. Ele foi extremamente popular no Japão e Sony originalmente tinha planos de lançá-lo nos Estados Unidos, mas o plano foi finalmente desmantelada devido a vários problemas de fabricação e fornecimento e demanda.
Aparelhos de televisão
Lançado em 2010, a Sony BRAVIA KDL22PX300 é uma televisão de 22 polegadas 720p que incorpora um console PlayStation 2, juntamente com quatro portas HDMI.
A 24 polegadas 1080p PlayStation TV 3D de marca, oficialmente chamado de PlayStation exibição 3D, foi lançado no final de 2011. A característica deste televisão em 3D é SimulView. Durante os jogos multiplayer, cada jogador só verá sua respectiva tela (em full HD) aparece na televisão através de seus respectivos óculos 3D, em vez de ver um tela dividida (por exemplo, um jogador só vai ver a tela do player 1 exibidos através dos seus óculos 3D).
Sony Ericsson Xperia Play
O Xperia Play é um smartphone com Android com um gamepad slide-up parecido com o PSP Go desenvolvido por Sony Ericsson destinado a gamers, e é o primeiro a ser PlayStation Certified. Também pode baixar PlayStation Suíte App.
Sony Tablet S e P
Estes são Comprimidos PlayStation Certified Android, lançado em 2011 e 2012. Eles oferecem conectividade com o PlayStation 3 controladores, e integrar com a rede PlayStation utilizando uma aplicação proprietária.
Jogos
Cada consola tem uma variedade de jogos. A maioria dos jogos lançados na PlayStation originais são compatíveis e podem ser jogados diretamente em seus sucessores, a PlayStation 2, PSX e PlayStation 3. Alguns desses jogos também pode ser jogado no PlayStation Portable, mas eles devem ser comprados e descarregados a partir de uma lista de Clássicos PSone do PlayStation Store. Jogos lançados na PlayStation 2 atualmente só pode ser jogado no console original, bem como o PSX e os primeiros modelos do PlayStation 3 que são compatíveis com versões anteriores. O PlayStation 3 tem dois tipos de jogos, aqueles lançado em discos Blu-ray e jogos para download a partir da PlayStation Store. O PlayStation Portable consiste em inúmeros jogos disponíveis no tanto o seu suporte físico, o Universal Media Disc e do Download digital a partir da PlayStation Store. No entanto, alguns jogos só estão disponíveis na UMD enquanto outros só estão disponíveis na PlayStation Store. The Next Generation portátil será composto de jogos disponíveis em ambos os seus meios físicos, o Cartão NVG e download digital a partir da PlayStation Store.
Jogos de primeira festa
A Sony Computer Entertainment Worldwide Studios é um grupo de desenvolvedores de jogos de vídeo de propriedade da Sony Entertainment Computer. É dedicada ao desenvolvimento de jogos de vídeo exclusivamente para o PlayStation série de consoles. A série tem produzido vários best-sellers franquias como a Série Gran Turismo de corrida jogos de vídeo, bem como títulos aclamados pela crítica como o Série Uncharted. Outros notáveis incluem franquias Ape Escape, God of War, Metal torcido e, mais recentemente, LittleBigPlanet e MotorStorm.
Re-lançamentos
Greatest Hits (América do Norte), Platinum Gama (territórios PAL) e The Best (Japão e Ásia) são jogos de vídeo para o Sony PlayStation, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation e consoles portáteis que foram oficialmente relançado a um preço inferior pela Sony. Cada região tem as suas qualificações para entrar no programa de relançamento. Inicialmente, durante a era PlayStation, um jogo teve que vender pelo menos 150.000 cópias (posteriores 250.000) e estar no mercado há pelo menos um ano para entrar no Greatest Hits variar. Durante o PlayStation 2 era, as exigências aumentaram com o número mínimo de cópias vendidas aumentando para 400.000 eo jogo tinha de estar no mercado há pelo menos 9 meses. Para o PlayStation Portable, os jogos tinham de estar no mercado há pelo menos 9 meses, com 250 mil cópias ou mais vendidas. Atualmente, um jogo de PlayStation 3 deve estar no mercado por 10 meses e vender pelo menos 500.000 cópias para atender às grandes critérios hits. PSone Classics foram jogos que foram lançados originalmente no PlayStation e foram re-lançados na PlayStation Store para a PlayStation 3 e PlayStation Portable. Classics HD são compilações de PlayStation 2 jogos que foram remasterizadas para o PlayStation 3 em um único disco com funcionalidades adicionais, tais como gráficos upscaled, Suporte PlayStation Move, Suporte 3D e Troféus da PlayStation Network. PlayStation Móvel (anteriormente PlayStation Suite) é uma estrutura de software multi-plataforma cruzada dispositivo destinado a fornecer conteúdo PlayStation, atualmente originais jogos de PlayStation, em vários dispositivos, incluindo PlayStation Certified Android dispositivos, bem como a PlayStation Vita.
Serviços Online
Jogos on-line sobre os PlayStations começou em julho de 2001 com o lançamento do serviço on-line sem nome do PlayStation 2 no Japão. Mais tarde, em agosto de 2002 viu o seu lançamento na América do Norte, seguido pelo lançamento europeu em Junho de 2003. O serviço ainda está ativo e continua a ser desempenhado pelos gamers.
Lançado em 2006, a PlayStation Network é um serviço online com foco em on-line jogos multiplayer e entrega de mídia digital. O serviço é prestado e executado por Sony Computer Entertainment para uso com o PlayStation 3 e PlayStation Portable consoles de videogame . O serviço tem atualmente mais de 50 milhões de usuários no mundo todo. A Sony Entertainment Network oferece outros recursos para os usuários gostam PlayStation Home, PlayStation Store, e Troféus.
PlayStation Store
A PlayStation Store é um mercado virtual online disponível para os usuários do PlayStation 3 e PlayStation Portable consolas de jogos através da PlayStation Network. A loja usa tanto moeda física e Os PlayStation Network Cards. Conteúdos de jogos do PlayStation Store é atualizada a cada terça-feira e oferece uma gama de conteúdo para download tanto para compra e disponível gratuitamente. Conteúdo disponível inclui jogos completos, conteúdo add-on, demos jogáveis, temas e jogo e filme reboques. O serviço é acessível através de um ícone no XMB na PS3 e PSP. A loja PS3 também pode ser acessado na PSP através de um Ligação de reprodução remota para o PS3. A loja PSP também está disponível através da aplicação de PC, Media Go. A partir de 24 setembro de 2009, houve mais de 600 milhões de downloads a partir da PlayStation Store em todo o mundo.
O conteúdo de vídeo, como filmes e programas de televisão também estão disponíveis a partir da PlayStation Store no PlayStation 3 e PSP e será disponibilizado em alguns novos televisores Sony Bravia, os computadores portáteis VAIO da Sony e leitores de discos Blu-ray a partir de Fevereiro de 2010.
Life with PlayStation
Life with PlayStation foi um Folding @ aplicação casa disponível para PlayStation 3, que conectado a Folding @ home da Universidade de Stanford distribuída rede de computadores e permitia ao usuário doar ciclos de processamento de peças do seu console para o projeto. Folding @ home é apoiado pela Universidade de Stanford e os voluntários fazem uma contribuição para a sociedade por doação de poder de computação para este projeto. Pesquisa feita pelo projeto podem, eventualmente, contribuir para a criação de curas vitais. O cliente Folding @ home foi desenvolvido pela Sony Computer Entertainment em colaboração com a Universidade de Stanford. Life with PlayStation também consistiu de uma visão virtual em 3D da Terra e continha clima atual e informações de notícias de várias cidades e países de todo o mundo, bem como um Património Mundial canal que oferece informações sobre locais históricos, eo canal United Village, que é um projeto destinado a compartilhar informações sobre comunidades e culturas em todo o mundo. A partir de PlayStation 3 software do sistema de atualização versão 4.30 em 24 de Outubro de 2012, a Life With PlayStation projeto terminou.
PlayStation Plus
PlayStation Plus, um serviço baseado em assinatura na PlayStation Network, complementa os serviços da PSN padrão. Ele permite que um recurso de auto-download que permite que o console para baixar automaticamente os patches de jogos e actualizações de software do sistema. Os assinantes também ganham acesso antecipado ou exclusivos para alguns betas, demos de jogos, conteúdo para download premium (tais como ensaios jogo cheio de jogos de varejo como a infame e LittleBigPlanet ) e outros itens da PlayStation Store, bem como uma assinatura gratuita de Qore. Outros itens para download da PlayStation Store incluem descontos e gratuitos jogos PlayStation Network, PSone Classics, PlayStation Minis, temas e avatares.
PlayStation Blog
PlayStation Blog é um jogo on-line PlayStation focado blogue que faz parte do PlayStation Network. Foi lançado em 11 de junho de 2007 e desde o seu lançamento, tem destaque em inúmeras entrevistas com empresas de terceiros, tais como Square Enix. Ele também tem postos de alto escalão executivos da Sony Computer Entertainment, tais como Jack Tretton, presidente e Chief Executive Officer da Sony Computer Entertainment. A sub-site do blog chamado PlayStation Blog de acções foi lançada em 17 de março de 2010 e permitiu que os leitores do blog, bem como usuários do PlayStation Blog para enviar idéias para a equipe PlayStation sobre qualquer coisa relacionada-PlayStation e votar nas ideias de outras submissões.
PlayStation App
A PlayStation App é um aplicativo que foi lançado em 11 de Janeiro de 2011, em vários países europeus para iOS (versão 4 ou superior) e para Android (versão 1.6 e acima). Ele permite aos usuários visualizar seus troféus, ver quais dos seus amigos estão online PSN e ler informações atualizadas sobre PlayStation. Ele não apresentam qualquer funcionalidade de jogo.
PlayStation móvel
O PlayStation Móvel (anteriormente PlayStation Suíte ) é uma estrutura de software que será usado para fornecer download PlayStation conteúdo para dispositivos que executam o Android 2.3 e acima, bem como o PlayStation Vita. O quadro será multi-plataforma e cross-dispositivo, que é o que a Sony chama de "hardware-neutro". Ele está definido para liberar antes do fim do ano civil de 2011. Além disso, os dispositivos Android que foram certificadas para ser capaz de reproduzir conteúdo PlayStation Suíte suavemente será certificado com o PlayStation certificação Certified.
Serviços de redes sociais on-line
PlayStation Home
PlayStation Home é um serviço de rede de jogos sociais de base comunitária para a PlayStation 3 na PlayStation Network (PSN). Ele está disponível diretamente do PlayStation 3 XrossMediaBar. A adesão é gratuita e requer apenas uma conta PSN. Início tem estado em desenvolvimento desde o início de 2005 e iniciou um público aberto beta teste em 11 de dezembro de 2008. Início permite aos usuários criar um costume avatar, o que pode ser feito para atender às preferências do usuário. Os usuários podem decorar apartamento pessoal de seu avatar ("HomeSpace") com padrão, comprados, ou ganhou itens. Eles podem viajar por todo o mundo Home (exceto a região de cruz), que é constantemente atualizado pela Sony e parceiros. Cada parte do mundo é conhecido como um espaço. Espaços públicos podem ser apenas para exposição, divertimento, ou para conhecer pessoas. Home possui muitos mini-jogos que podem ser single player ou multiplayer. Os usuários podem comprar novos itens para expressar-se mais através de seus avatares ou HomeSpace. Casa dispõe de telas de vídeo em muitos lugares para publicidade, mas o conteúdo do vídeo principal é mostrado no teatro para entretenimento. Início de palco para uma variedade de eventos especiais que vão desde eventos de entrega de prêmios para eventos de entretenimento. Os usuários também podem usar o lar para se conectar com amigos e personalizar o conteúdo. Xi , um recurso uma vez notável de Casa, é baseado o primeiro console do mundo Alternate Reality Game, que teve lugar em áreas secretas em casa e foi criado por nDreams.
Quarto para PlayStation Portable
"Room" (oficialmente soletrado como R∞M com letras maiúsculas e do símbolo do infinito no lugar do "oo") estava sendo beta testado no Japão a partir de outubro de 2009 a abril de 2010. Desenvolvimento de quarto foi interrompido em 15 de abril de 2010, devido à reacção negativa por parte da comunidade. Anunciado na TGS 2009, que era suposto ser um serviço similar ao PlayStation Home e estava sendo desenvolvido para a PSP. Lançadas directamente da seção PlayStation Network do XMB também foi para ser ativado. Assim como em Casa, proprietários de PSP teria sido capaz de convidar outros proprietários de PSP em seus quartos "desfrutar a comunicação em tempo real." Um teste beta fechado havia começado em Q4 2009, no Japão.
Software
LiveArea
LiveArea, projetado para ser usado noPlayStation Vita, é uma interface gráfica do usuário definido para incorporar vários recursos de rede social através do PlayStation Network.Ele foi projetado especificamente como uma interface de usuário sensível ao toque para os usuários.
Sistemas operacionais Linux
Linux para PlayStation 2
Em 2002, a Sony lançou a primeira útil e pleno funcionamento do sistema operacional para um console de videogame, após o experimento Net Yaroze para PlayStation original. O kit, que inclui uma unidade de disco rígido interna e as ferramentas de software necessárias, virou o PlayStation 2 em um pleno direito sistema de computador rodando Linux . Os usuários podem utilizar um adaptador de rede para conectar o PlayStation 2 para a internet, um adaptador de cabo para conectar o monitor de PlayStation 2 para monitores de computador, bem como um teclado e mouse USB que podem ser usados para controlar o Linux no PlayStation 2.
Linux para PlayStation 3
O PlayStation 3 (excluindo PlayStation 3 Slim) também suporta executando o Linux OS em firmwares anteriores à 3.21, sem a necessidade de compra de compra de hardware adicional. Yellow Dog Linux fornece uma distribuição oficial que pode ser baixado, e outras distribuições como o Fedora, Gentoo e Ubuntu foram instalado e operado com sucesso no console. O uso de Linux no PlayStation 3 permitiu que os usuários acessem 6 dos 7 Synergistic Processing Elements; Sony implementou um hypervisor restringindo o acesso ao RSX. O recurso para instalar um segundo sistema operacional em um PlayStation 3 foi removido em uma atualização de firmware recente.
Controladores
Controladores primeiros PlayStation
Lançado em 1994, o bloco de controle PlayStation foi o primeiro controlador feitas para o original PlayStation. Ele apresentava um projeto básico de um D-pad, quatro principais botões de seleção ( ('triângulo verde'), ('Red Circle / Vermelho O'), ( 'Blue Cross / Azul X') e ('Praça Rosa')), e iniciar e selecione botões no rosto. "Botões de ombro 'também são destaque no topo [L1, L2, R1, R2] (nomeado pelo lado [L = esquerda, R = right] e 1 e 2 [parte superior e inferior]). Em 1996, a Sony lançou o PlayStation Joystick analógico para uso com jogos de simulação de vôo. O controlador digital original foi então substituído pelo analógico duplo em 1997, que acrescentou dois sticks analógicos com base na mesma tecnologia do potenciômetro como o joystick analógico. Este controlador foi, então, também conseguiu pelo controlador DualShock.
Série DualShock e Sixaxis
Lançado em 1998, o controlador DualShock para o PlayStation conseguiu seu antecessor, o dual analógico, e viria a se tornar a mais longa série de corrida de controladores para a marca PlayStation. Além das entradas do original, digital, controlador ( , , , , L1, L2, R1, R2, Start, Select e um D-pad), o DualShock apresentou dois sticks analógicos, de forma semelhante ao anterior controle Dual Analog, que também pode ser premida para activar os botões L3 e R3.
A série é composta por três DualShock controladores: o DualShock que foi o quarto controlador lançado para o PlayStation; o DualShock 2, o único controlador de padrão liberado do PlayStation 2, eo DualShock 3, a segunda e atual controlador lançado para o PlayStation 3. O Sixaxis foi o primeiro controlador oficial para o PlayStation 3, e baseia-se no mesmo design a série DualShock (mas sem os motores da série DualShock de controladores de vibração).
Como o dual analógico, o DualShock e DualShock 2 recurso de um botão de "Analog" entre os sticks analógicos que alterna a sticks analógicos e fora (para uso com jogos que suportam apenas a entrada digital do controlador original). No PlayStation 3 Sixaxis e DualShock 3 controladores, os sticks analógicos estão sempre ativados. Começando com o Sixaxis, um "botão PlayStation" (que contou com o logotipo do PS incorporado e é semelhante em função para o botão Xbox 360 "Guide") foi incluído nos controladores. O botão PlayStation substitui o botão "Analog" do DualShock e DualShock 2 controladores. Pressionando o botão PS no PS3 traz o XMB, mantendo-o para baixo traz opções do sistema (como sair do jogo, as definições do controlador de mudança, desligue o sistema e desligar o controlador).
PlayStation Move
PlayStation Move é um sensor de movimento de plataforma controlador de jogos para o PlayStation 3 console de videogame da Sony Computer Entertainment (SCE). Com base no controlador de varinha de movimento de mão, PlayStation Move usa a webcam em PlayStation Eye para rastrear a posição da varinha e os sensores inerciais na varinha para detectar seu movimento. Primeira revelou em 2 de junho de 2009, o PlayStation Move foi launced no Q3 / Q4 2010. Hardware disponíveis no lançamento incluiu o principal controlador de movimento PlayStation Move e um opcional PlayStation Mova sub-controlador. Embora PlayStation Move é implementado no console PlayStation 3 existente, a Sony afirma que está tratando de estréia do Movimento como o seu próprio grande "lançamento da plataforma," planejar uma campanha de marketing agressiva para apoiá-lo. Além de vender os controladores individualmente, Sony também planeja oferecer várias opções de pacote diferentes para hardware PlayStation Move; incluindo um kit inicial com um olho PS, um comando de movimento, e um disco demo / sampler, com preço abaixo de US $ 100; um pacote do console completo com um console PS3, DualShock 3 gamepad, PS Eye, e Move controlador de movimento; e feixes de um comando de movimento com determinados jogos.
Marketing
A PlayStation tem sido conhecida há várias campanhas publicitárias.
Slogans
Slogans publicitários utilizados para cada console PlayStation iteração:
- PlayStation
- "Enos Lives" (A primeira letra 'E' foi impresso no vermelho para denotar a palavra,pronto.Enosficou porReady, Nove de setembro)
- "Não UR E" (A letra 'E' foi impresso no vermelho para denotar a palavra,pronto, como emvocê não está pronto)
- "Live In Your World. Jogar no nosso."
- "Não subestime o poder da PlayStation." (A partir dos SAPS - Sociedade Contra a PlayStation - série de anúncios)
- PSone
- "Onde quer que, sempre, para sempre."
- PlayStation 2
- "O Início."
- "Live In Y ur W rld, Pl y Em urs ". (O botão de face PlayStation ícones foram usadas para designar determinadas letras: Live In Your World, jogue no nosso)
- "(Bem-vindo ao) o terceiro lugar."
- "Diversão, qualquer um?"
- PlayStation Portable
- "PSP Hellz Yeah" (PSP-1000 Series)
- "Cara, Get Your Own ..." (PSP-2000 Series)
- "Em todos os lugares Just Got Better" (PSP-3000 Series e PSPgo)
- "É GO Time" (PSPgo)
- "O mundo inteiro nas tuas mãos" (territórios do Reino Unido e Europa)
- "Step Up Your Game" (território dos EUA, PSP-3000 Series e PSPgo)
- Playstation 3
- "A Espera Acabou"
- "Chang3 Welcome" (o número três é utilizado para designar um 'e' e foi impresso no vermelho)
- "Isso é viver."
- "Jogar B3yond" (o número três é utilizado para designar um 'e' e foi impresso no vermelho)
- "Ele só faz tudo" (Publicidade dos EUA)
- "O jogo é apenas o começo. Iniciar PS3." (países do Reino Unido e da UE)
- "Viva Play"
- "Nunca paramos de jogar"
- PlayStation Move
- "Isso muda tudo".
- "Mover para a ação"
- PlayStation Network
- "Download, Play, Connect".
- PlayStation Vita
- "Nunca paramos de jogar."
- "O mundo está em jogo." (EU somente)
- Playstation 4
- "Ver o Futuro"
- "Empurrar os limites do Play"
Campanhas publicitárias Notáveis
Ele apenas faz tudo
O mais notável dos últimos comerciais PlayStation é a série de "ele só faz tudo" comerciais com um personagem fictício chamado Kevin Butler, que é vice-presidente da PlayStation. Estes anúncios publicitários normalmente anunciar o PlayStation 3 e seus jogos através de uma série de respostas a comédia "Queridos PlayStation" consultas. Estes anúncios publicitários ganhou popularidade entre os jogadores, apesar de sua estréia comercial recebeu críticas de que o governo nigeriano devido a uma referência aos comuns 419 golpes originários da Nigéria. Sony emitiu um pedido de desculpas e uma nova versão do anúncio com a linha incorreta mudou foi produzido.
Um spin-off da campanha foi criado para o PlayStation Portable, que apresenta anúncios publicitários campanha semelhante chamado a campanha "Step Up Your Game" que caracteriza um caráter adolescente fictícia chamadaMarcus Rivers agindo de forma semelhante para Kevin Butler, mas respondendo à "Querido PlayStation "Consultas sobre a PSP.
Anúncios Holanda Cerâmica branca PSP
Em julho de 2006, uma campanha publicitária na Holanda , que foi lançado em um modelo caucasiano vestiu-se inteiramente em branco e um modelo preto vestida inteiramente de preto foi usado para comparar nova Cerâmica branca PSP da Sony eo Piano originais Preto PSP. Esta série de anúncios representado ambos os modelos que lutam uns com os outros e atraiu críticas da mídia por ser racista, embora a Sony afirma que o anúncio não apresentam nenhuma mensagem racista.
Tudo que eu quero para o Natal é um PSP
Em novembro de 2006, uma empresa de marketing empregadas por divisão americana da Sony criou um site intitulado " Tudo que eu quero para o Natal é um PSP ", destinada a promover a PSP forma viral. O site continha um blog que foi supostamente escrito por "Charlie", um adolescente tentando obter os pais seu amigo de Jeremy para lhe comprar um PSP, e fornecendo um "vídeo da música" de um dos Charlie ou Jeremy "rap" sobre a PSP. Os visitantes do site reconhecido rapidamente que o site foi registrado em uma empresa de marketing, expondo a campanha em sites como o YouTube e digg. Sony foi forçado a admitir que o local era na verdade uma campanha de marketing e em uma entrevista com next-gen.biz, a Sony admitiu que a idéia foi " mal executado ".
Recepção
Em 2005, o jornal australiano The Age escreveu um artigo sobre a marca PlayStation. Entre as numerosas entrevistas realizadas com várias pessoas na indústria foi uma entrevista com o Dr. Jeffrey Brand, professor adjunto em comunicação e mídia na Universidade de Bond, que disse: "PlayStation re-acendeu a nossa imaginação com jogos de vídeo". Designers de jogos Yoshiki Okamoto chamado a marca "revolucionário - PlayStation mudou jogos, distribuição, vendas, imagem e mais". enquanto Evan Wells da Naughty Dog disse "PlayStation é responsável por fazer jogos de jogo esfriar."
Em 2009, Vitrue, Inc. listada a marca PlayStation como o número 13 em seu "The Vitrue 100: Top Brands social de 2009". O ranking foi baseado em vários aspectos que lidam principalmente com populares sites de mídia social em aspectos como as redes sociais, compartilhamento de vídeo, compartilhamento de foto e Blogs.
Em 2010, Gizmodo afirmou que a marca PlayStation foi um dos últimos produtos Sony sejam válidas completamente diferencia de seus concorrentes, afirmando que "Se você perguntar a pessoa média na rua o que seu produto favorito Sony é, na maioria das vezes você vai ouvir PlayStation" . Em abril de 2012, a marca PlayStation é o "mais seguido" marca no site de rede social, Facebook , com mais de 22 milhões de fãs e seguidores no total, que é mais do que qualquer outra marca na indústria do entretenimento. Um estudo realizado pela Greenlight de Entretenimento Varejo mostrou também que a marca PlayStation é o mais interativos tomada de 634 mensagens e tweets em sites de redes sociais Facebook e Twitter .