Conteúdo verificado

Gravidez

Disciplinas relacionadas: Saúde e medicina

Fundo para as escolas Wikipédia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Uma mulher grávida perto do fim de seu mandato

Gravidez ( latin graviditas) é a realização de um ou mais descendentes, conhecidos como um feto ou embrião, dentro do de um útero fêmea humana . Em uma gravidez, pode haver múltiplos gestações, como no caso de gêmeos ou trigêmeos. Human gravidez é o mais estudado de todos gestações de mamíferos. Obstetrícia é o campo da medicina que estuda e trata pacientes grávidas.

O parto geralmente ocorre cerca de 38 semanas a partir de fertilização, ou seja, cerca de 40 semanas a partir do início da última menstruação em seres humanos. Assim, a gravidez dura cerca de nove meses, embora a definição exata do Inglês palavra "gravidez" é um assunto de controvérsia.

Terminologia

Um termo científico para o estado de gravidez é gravid, e uma grávida fêmea é por vezes referido como um grávida. Ambas as palavras raramente são utilizados no discurso comum. Da mesma forma, o termo " paridade "(abreviado como" para ") é usado para o número de nascidos vivos anteriores bem sucedidas. Clinicamente, uma mulher que não esteja grávida actualmente ou que nunca esteve grávida é referido como um" nulligravida ", e em gravidezes subsequentes como" multigravida "ou" multíparas ". Por isso, durante uma segunda gravidez a mulher poderia ser descrito como" grávida 2, para 1 "e na entrega como" grávida 2, para 2 ". gestações incompletas de abortos, natimortos ou abortos são responsáveis por valores de paridade sendo menos do que o número grávida, ao passo que um nascimento múltipla irá aumentar o valor de paridade. As mulheres que nunca tenham transportado uma gravidez conseguir mais do que 20 semanas de idade gestacional são referidos como "nulíparas".

O termo embrião é usado para descrever a prole tornando-se durante as primeiras oito semanas após a concepção, e o termo é utilizado feto a partir de cerca de dois meses de desenvolvimento até ao nascimento.

Em definições médicas e jurídicas muitas das sociedades, a gravidez humana é algo arbitrariamente dividido em três períodos trimestre, como meios simplificar a referência às diferentes fases de desenvolvimento pré-natal. O primeiro trimestre, o maior risco de aborto (morte natural do embrião ou do feto). Durante o segundo trimestre, o desenvolvimento do feto pode ser mais facilmente controlado e diagnosticado. O início do terceiro trimestre frequentemente aproxima-se do ponto de viabilidade, ou a capacidade do feto sobreviver, com ou sem ajuda médica, fora do útero.

Características

Gravidez ocorre como o resultado de o gameta feminino ou oócito ( ovo) que está sendo penetrada pelo gameta masculino espermatozóide num processo referido, na medicina, como " fertilização ", ou, mais comumente conhecido como" concepção ". A fusão de gametas masculino e feminino geralmente ocorre através do ato de a relação sexual. Contudo, o advento de inseminação artificial também tornou possível conseguir a gravidez nos casos em que a relação sexual não é potencialmente fértil (através da escolha ou infertilidade masculina / feminina).

Um número de sinais médicos estão associados com a gravidez. Estes sinais geralmente aparecem, em sua totalidade, dentro das primeiras semanas após a concepção. Apesar de não ser que todos estes sinais são universalmente presente, nem são todos eles de diagnóstico por si só, tomados em conjunto fazer uma presuntivo O diagnóstico de gravidez. Estes sinais incluem a presença de a gonadotropina coriónica humana (hCG) no sangue e urina, perdeu período menstrual , sangramento de implantação que ocorre em implantação do embrião no útero durante a terceira ou quarta semana após o último período menstrual, aumentada temperatura corporal basal mantido por mais de duas semanas após a ovulação, Sinal de Chadwick (escurecimento da colo do útero, vagina, e vulva), Sinal de Goodell (amolecimento da porção vaginal do colo do útero), O sinal de Hegar (amolecimento da útero istmo), e pigmentação da linha alba - Linea nigra, (escurecimento da pele numa linha média do abdómen , causada pela hiperpigmentação resultante de alterações hormonais; ele geralmente aparece em torno do meio da gravidez).

Duração

Embora a gravidez começa na concepção, é mais conveniente para data a partir do primeiro dia do último período menstrual de uma mulher (sigla = LMP), ou a partir da data de concepção (se conhecida). A partir de uma dessas datas, a data prevista de entrega (sigla = EDD) pode ser calculado. A contar da LMP, gravidez geralmente dura entre 37 e 42 semanas, com a EDD em 40 semanas, 38 semanas após a concepção. 40 semanas é um pouco mais de nove meses e de seis dias, o que constitui a base de Regra de Naegele para estimar a data de entrega.

A gravidez é considerada "a termo", quando alcança a gestação de 37 semanas completas, mas é inferior a 42 (entre 259 e 294 dias desde LMP). Eventos antes da conclusão de 37 semanas (259 dias) são considerados pré-termo; a partir de 42 semanas (294 dias) são considerados eventos pós-termo. Quando uma gravidez superior a 42 semanas (294 dias), o risco de complicações para a mãe e para o feto, aumenta significativamente. Como tal, os obstetras geralmente preferem para induzir o parto, em uma gravidez sem complicações, em algum momento entre 41 e 42 semanas.

Literatura médica recente prefere a terminologia pré-termo e pós-termo para prematuro e pós-maduro. Pré-termo e pós-termo estão claramente definidos como acima, enquanto prematuro e postmature tem significado histórico e dizem mais respeito a tamanho e estado do lactente desenvolvimento em vez de para a fase da gravidez.

Embora estas são as médias, o comprimento real de gravidez depende de vários factores. Por exemplo, a primeira gravidez tende a durar mais de gestações subseqüentes. Menos de 10% dos nascimentos ocorrem na data do vencimento; 50% dos partos são dentro de uma semana da data de vencimento, e quase 90% dentro de duas semanas.

Datação precisa da gravidez é importante, porque ele é usado no cálculo dos resultados de vários testes de pré-natal (por exemplo, no teste triplo). Uma decisão pode ser tomada para induzir o parto, se um feto é percebida para ser vencida. Datas de vencimento são apenas uma estimativa grosseira, eo processo de datar com precisão uma gravidez usando o método LMP é complicada pelo fato de que nem todas as mulheres têm ciclos menstruais 28 dias, nem ovular no 14º dia após o seu último período menstrual.

Diagnóstico

O início da gravidez pode ser detectada num certo número de maneiras, incluindo vários testes de gravidez, que detectam hormônios gerados pelo recém-formado placenta. Exames de sangue e urina clínicos podem detectar a gravidez logo após a implantação, que é tão cedo quanto 6-8 dias após a fertilização. Casa testes de gravidez são pessoais testes de urina, o que normalmente não conseguem detectar uma gravidez até pelo menos 12-15 dias após a fertilização. Ambos os testes clínicos e em casa só pode detectar o estado de gravidez, e não é possível detectar a sua idade.

Na fase pós-implantação, o blastocisto secreta um hormônio chamado gonadotropina coriónica humana que, por sua vez, estimula a corpo lúteo no ovário da mulher em continuar a produzir progesterona. Isto actua de modo a manter o revestimento do útero, para que o embrião continuará a ser alimentado. As glândulas do revestimento do útero se expande em resposta ao blastocisto, e capilares serão estimuladas a crescer nesta região. Isto permite que o blastocisto para receber os nutrientes vitais da mulher.

Um início sonografia pode determinar a idade da gravidez com bastante precisão. Na prática, os médicos expressam tipicamente a idade de uma gravidez (ou seja, um "idade" para uma embrião) em termos de "data menstrual" com base no primeiro dia do último período menstrual da mulher, enquanto a mulher relata. A menos de um recente mulher actividade sexual tem sido limitado, ou ela vem acompanhando seus ciclos, ou a concepção é como o resultado de alguns tipos de tratamento de fertilidade (tal como IIU ou IVF) a data exata da fecundação é desconhecido. Sintomas ausentes tais como doença de manhã, muitas vezes o único sinal visível de uma gravidez é uma interrupção do seu ciclo menstrual mensal normal, (ou seja, um "período tardio"). Assim, a "data menstrual" é simplesmente uma estimativa comum educado para a idade de um feto, o que é uma média de duas semanas mais tarde do que no primeiro dia do último período menstrual da mulher. O termo "data de concepção" pode às vezes ser usado quando essa data é mais certo, embora até mesmo profissionais da área médica pode ser impreciso com o uso dos dois termos distintos. A data de vencimento pode ser calculado usando Regra de Naegele. A data prevista de entrega também pode ser calculado a partir de medição de ultra-som do feto. Este método é um pouco mais precisa do que os métodos baseados em LMP. O início do trabalho de parto, o qual é diversamente chamados confinamento ou parto, começa no dia previsto por LMP 3,6% do tempo, e no dia previsto por ultra-sonografia de 4,3% do tempo.

Os critérios diagnósticos são: As mulheres que têm ciclos menstruais e são sexualmente ativos, um período adiada por alguns dias ou semanas, é sugestivo de gravidez; B-hCG elevada para cerca de 100.000 mUI / mL por 10 semanas de gestação.

Fisiologia

A gravidez é normalmente dividida em três períodos ou trimestres, cada um dos cerca de três meses. Embora não existam regras rígidas e rápidas, estas distinções são úteis na descrição das mudanças que ocorrem ao longo do tempo.

Primeiro trimestre

Comparação do crescimento do abdómen entre 26 semanas e 40 semanas de gestação.

Tradicionalmente, os médicos têm gravidez medido a partir de um número de pontos convenientes, incluindo no dia da última menstruação, ovulação, fertilização, implantação e detecção química. Na medicina, a gravidez é muitas vezes definida como começando quando o desenvolvimento embrião torna-se implantado no revestimento endometrial de uma mulher de útero. Em alguns casos em que possam ter surgido complicações, o ovo fertilizado pode implantar-se na trompas de falópio ou o colo do útero, causando uma gravidez ectópica. A maioria das mulheres grávidas não ter quaisquer sinais ou sintomas específicos de implantação, embora não seja incomum para apresentar sangramento leve no momento do implante. Algumas mulheres também vai experimentar cólicas durante o primeiro trimestre. Isso geralmente é de nenhuma preocupação a menos que haja spotting ou sangramento também. As camadas exteriores do embrião crescer e formar um placenta, com a finalidade de receber essenciais nutrientes através do parede uterina, ou endométrio. O cordão umbilical em um recém-nascido consiste nos restos da conexão com a placenta. O embrião em desenvolvimento sofre um tremendo crescimento e as alterações durante o processo de o desenvolvimento fetal.

Manhã doença pode ocorrer em cerca de setenta por cento de todas as mulheres grávidas e geralmente melhora após o primeiro trimestre. Mais abortos espontâneos ocorrem durante este período.

Uma mulher grávida em 26 semanas

Segundo trimestre

De 4 a 6 meses da gravidez são chamados segundo trimestre. A maioria das mulheres sente mais fortalecido nesse período, e começar a sério colocar em peso como os sintomas da doença de manhã diminuir e eventualmente desaparecer. Apesar de feto começa a se mover e tem uma forma humana reconhecível durante o primeiro trimestre, não é até o segundo trimestre que o movimento do feto, muitas vezes referida como " aceleração ", pode ser sentida. Isso normalmente acontece até o quarto mês. A placenta está agora em pleno funcionamento eo feto está fazendo insulina e urinar. Os dentes são agora formada dentro gengivas do feto e os órgãos reprodutivos pode ser reconhecido, e pode distinguir o feto como macho ou fêmea.

Terceiro trimestre

Ganho de peso final tem lugar, eo feto começa a mover-se regularmente. A mulher umbigo, por vezes, tornam-se convexo, "popping" fora, devido à sua expansão abdômen . Este período de sua gravidez pode ser desconfortável, causando sintomas como o controle da bexiga fracos e back-dor. Movimento do feto torna-se mais forte e mais freqüentes e através de uma melhor cérebro, olhos e função muscular do feto está preparado para ex utero viabilidade. A mulher pode sentir o feto "rolamento" e isso pode causar dor ou desconforto quando se está perto costelas e coluna vertebral da mulher.

É nessa época que um bebê recém-nascido prematuramente pode sobreviver. O uso de médica moderna tecnologia de cuidados intensivos aumentou muito a probabilidade de bebês prematuros sobreviventes, e tem empurrado para trás o limite da viabilidade de datas muito mais cedo do que seria possível sem assistência. Apesar destes desenvolvimentos, o nascimento prematuro continua sendo uma grande ameaça para o feto, e pode resultar em problemas de saúde mais tarde na vida, mesmo que o bebê sobrevive.

Desenvolvimento e sonogramas imagens pré-natal

O desenvolvimento pré-natal é dividido em duas fases primárias biológicas. A primeira é a fase embrionária, que dura cerca de dois meses. Neste ponto, o estágio fetal começa. No início da fase fetal, o risco de aborto diminui drasticamente, todas as grandes estruturas, incluindo mãos, pés, cabeça, cérebro e outros órgãos estão presentes, e eles continuam a crescer e se desenvolver. Quando começa a fase fetal, o feto é tipicamente cerca de 30 mm (1,2 polegadas) de comprimento, e o coração batendo pode ser visto através de sonar; o feto dobra a cabeça, e também faz movimentos gerais e assusta que envolvem todo o corpo. Actividade do tronco cerebral foi detectado tão cedo quanto 54 dias após a concepção, e os primeiros sinais mensuráveis de Atividade EEG ocorrer na 12ª semana. Alguns formação de impressões digitais ocorre a partir do início do estágio fetal.

Uma maneira de observar o desenvolvimento pré-natal é através de imagens de ultra-som. Moderno Imagens de ultra-som 3D fornecer maiores detalhes para o diagnóstico pré-natal do que a tecnologia de ultra-som 2D mais velho. Enquanto 3D é popular com os pais que desejam uma fotografia pré-natal como uma lembrança, tanto em 2D e 3D são desencorajados pela FDA para uso não-médico, mas não existem estudos definitivos que ligam ultra-som para quaisquer efeitos adversos médicos. As seguintes imagens de ultra-som 3D foram tomadas em diferentes estágios da gravidez:

As alterações fisiológicas na gravidez

O corpo deve mudar os seus mecanismos fisiológicos homeostáticos e durante a gravidez para garantir o feto está previsto. Aumento do açúcar no sangue, respiração e débito cardíaco são todos necessários.

As alterações hormonais

Os níveis de progesterona e estrogéneos subir continuamente ao longo da gravidez, supressão do eixo hipotalâmico e, subsequentemente, o ciclo menstrual. A mãe ea placenta também produz muitos hormônios.

Os níveis de prolactina aumentar devido à materna Glândula pituitária alargamento em 50%. Este medeia a uma mudança na estrutura da Glândula mamária de lobular ductal de-alveolar. A hormona paratiróide é aumentado devido ao aumento da absorção de cálcio no intestino e reabsorção pelos rins. Hormônios adrenais como e cortisol aldosterona também aumenta.

Lactogénio placentário é produzida pela placenta e estimula a lipólise e metabolismo de ácidos gordos pela mãe, conservação de glucose no sangue para utilização pelo feto. Além disso, diminui a sensibilidade dos tecidos à insulina materna, resultando em diabetes gestacional.

As alterações físicas

12-15kgs (26-33lbs) são ganhou durante a gravidez devido a deposição de gordura, o crescimento dos órgãos reprodutivos e tecidos fetais.

As alterações cardiovasculares

Sangue volume aumenta em 40% nos dois primeiros trimestres. Isto é devido a um aumento no volume do plasma através do aumento da aldosterona. A progesterona também pode interagir com o receptor de aldosterona, levando assim a um aumento dos níveis. Sangue vermelho número de células aumento devido ao aumento da níveis de eritropoietina.

A função cardíaca também é modificado, com a taxa de aumento do coração e aumento do volume sistólico. A diminuição do tônus vagal e aumento do tônus simpático é a causa. O volume de sangue aumenta agir para aumentar o volume de ejeção do coração via A lei de Starling. Após a gravidez a mudança no volume de curso não é invertido. O débito cardíaco aumenta de 4 a 7 litros no segundo trimestre

A pressão arterial também flutua. No primeiro trimestre cai. Inicialmente, isto é devido à diminuição da sensibilidade ao angiotensina e vasodilatação provocada pelo aumento do volume sanguíneo. Mais tarde, contudo, que é causada por diminuição da resistência ao crescimento cama uteroplacental.

Alterações respiratórias

A diminuição da capacidade residual funcional é visto, tipicamente caindo 1,7-1,35 litros, devido à compressão do diafragma pelo útero. Aumentos de volume corrente, 0,45-0,65 litros, dando um aumento da ventilação pulmonar. Isto é necessário para satisfazer o aumento da exigência de oxigénio do corpo, que atinge 50 ml / min - 20 ml da qual vai para tecidos reprodutivos.

A progesterona pode atuar centralmente em quimiorreceptores para redefinir a definir o ponto a uma pressão parcial de dióxido de carbono menor. Isto mantém um aumento da taxa de respiração mesmo a uma diminuição do nível de dióxido de carbono.

Alterações metabólicas

Uma maior exigência de nutrientes é dada por crescimento fetal e deposição de gordura. As alterações são causadas por hormônios esteróides, lactogênio e cortisol.

Resistência à insulina materna pode levar à diabetes gestacional. Aumentar o metabolismo do fígado também é visto, com o aumento da gluconeogénese para aumentar os níveis de glicose maternos.

As alterações renais

Renais fluxo de plasma aumenta, assim como a produção de aldosterona e erthropoietin como discutido. O máximo tubular para a glicose é reduzida, o que pode precipitar diabetes gestacional.

Gestão

Assistência médica pré-natal é de valor reconhecido em todo o mundo desenvolvido. Periconcepcional de ácido fólico suplementação é o único tipo de suplementação de eficácia comprovada.

Nutrição

Uma dieta nutritiva equilibrada é um aspecto importante de uma gravidez saudável. Se a mulher está saudável, equilibrando carboidratos , gordura e proteínas , e comer uma variedade de frutas e vegetais geralmente garantir uma boa nutrição. Aqueles cujas dietas são afetados por problemas de saúde, as exigências religiosas ou crenças éticas podem optar por consultar um profissional de saúde para obter orientação específica.

Periconceptional adequada de ácido fólico (também chamado de folato ou vitamina B9) ingestão tenha sido comprovada a limitar defeitos do tubo neural fetal, impedindo espinha bífida, um grave defeito de nascença. O tubo neural se desenvolve durante os primeiros 28 dias de gestação, o que explica a necessidade de garantir a ingestão adequada de folato periconcepcional. Os folatos (de folia, folha) são abundantes em espinafres (frescos, congelados ou enlatados), e também são encontrados em vegetais verde, saladas, melão, hummus, e ovos . Nos Estados Unidos e no Canadá, a maioria dos produtos de trigo (farinha, macarrão) são fortificadas com ácido fólico.

Vários micronutrientes são importantes para a saúde do feto em desenvolvimento, especialmente em áreas do mundo onde a alimentação insuficiente é prevalente. Em áreas desenvolvidas, tais como a Europa Ocidental e nos Estados Unidos , certos nutrientes, como vitamina D e cálcio , necessário para o desenvolvimento ósseo, podem requerer suplementação.

Existe alguma evidência de que de cadeia longa omega-3 (n-3) ácidos gordos têm um efeito sobre o feto em desenvolvimento, mas é necessária mais investigação. Neste momento, a suplementação da dieta com estes alimentos ricos em ácidos gordos não é recomendável, mas não é prejudicial.

Bactérias ou parasitas perigosos podem contaminar alimentos, particularmente listeria e toxoplasma, agente de toxoplasmose. Lavagem cuidadosa de frutas e vegetais crus pode remover esses patógenos, como podem completamente cozinhar sobras, carne ou carne processada. Os queijos podem conter listeria, se o leite cru é o risco pode aumentar. Fezes de gato representam um risco particular de toxoplasmose. As mulheres grávidas também são mais propensos a pegar infecção por salmonela em ovos e aves, que devem ser bem cozidos. Praticando uma boa higiene na cozinha pode reduzir esses riscos.

Ganho de peso

A ingestão de calorias deve ser aumentado, para garantir o desenvolvimento adequado do feto. A quantidade de peso ganho durante a gravidez varia entre as mulheres. O Serviço Nacional de Saúde recomenda que o ganho de peso total durante o período de nove meses para mulheres que iniciaram a gravidez com peso normal de 10 a 12 kg (22-26 lb). Durante a gravidez, o ganho de peso insuficiente pode comprometer a saúde do feto. Mulheres com temores de ganho de peso ou com distúrbios alimentares podem optar por trabalhar com um profissional de saúde, para garantir que a gravidez não provoca distúrbios alimentares. Da mesma forma, o ganho de peso excessivo pode representar riscos para a mulher e para o feto. As mulheres que são propensas a serem excesso de peso pode optar por planejar uma dieta saudável e exercício plano para ajudar a moderar a quantidade de peso ganho.

Sexualidade durante a gravidez

A maioria das mulheres grávidas podem desfrutar de relação sexual toda gravidade. A maioria das pesquisas sugere que, durante a gravidez, tanto o desejo sexual e freqüência das relações sexuais diminui. No contexto desta diminuição global em desejo, alguns estudos indicam um aumento no segundo trimestre, uma queda anterior. No entanto, estas diminuições não são universais: um número significativo de mulheres relatam maior satisfação sexual ao longo de suas gestações.

Sexo durante a gravidez é um comportamento de baixo risco, exceto quando o médico aconselha que a relação sexual ser evitado, o que pode, em algumas gravidezes, levar a sério complicações na gravidez ou problemas de saúde, tais como de alto risco para o parto prematuro ou a ruptura do útero. Esta decisão pode ser baseada em uma história de dificuldades em um parto anterior.

Alguns estudos psicológicos nas décadas de 1980 e 90 afirmam que é útil para mulheres grávidas, para continuar a ter atividade sexual, especificamente observando que a satisfação sexual global foi correlacionada com a sentir-se feliz por estar grávida, sentindo-se mais atraente no final da gravidez do que antes da gravidez e experimentar o orgasmo. Actividade sexual também tem sido sugerida como uma forma de preparação para trabalho de parto induzido; alguns acreditam que o conteúdo prostaglandina natural do líquido seminal pode favorecer o processo de maturação do colo do útero tornando-o mais flexível, permitindo mais fácil e mais rápida dilatação e apagamento do colo do útero. No entanto, a eficácia da utilização de relações sexuais como um agente de indução "permanece incerta".

Durante a gravidez, o bebê é protegido de empurrão penetração pelo líquido amniótico no útero e pelo abdômen da mulher.

Aborto

Um aborto é a remoção ou expulsão de um embrião ou feto do útero, resultando em ou causada por sua morte. Isso pode ocorrer espontaneamente ou como acidentalmente com um aborto espontâneo, ou ser artificialmente induzido por meios médicos, cirúrgicos ou outros.

Progressão

Reclamações

A seguir estão as reclamações que possam ocorrer durante a gravidez:

  • Dor nas costas. Uma queixa comum principalmente no terceiro trimestre, quando o centro de gravidade do paciente mudou.
  • Prisão de ventre. Uma queixa que é causada por diminuição da motilidade intestinal secundária à elevada progesterona (normal na gravidez), o que pode levar a uma maior absorção de água.
  • Contrações de Braxton Hicks. Contrações ocasionais, irregulares, muitas vezes indolores e que ocorrem várias vezes por dia.
  • Edema . Queixa comum no avanço da gravidez. Causada por compressão do veia cava inferior (VCI) e veias pélvicas pelo útero leva ao aumento da pressão hidrostática nas extremidades inferiores.
  • Regurgitação, azia e náusea. As queixas mais comuns que podem ser causados pela Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE); este é determinado por relaxamento da esfíncter esofágico inferior (LES) e aumento do tempo de trânsito no estômago (normal na gravidez)
  • Hemorróidas. Queixa que é frequentemente observado no avanço da gravidez. Causada pelo aumento da estase venosa e compressão IVC originando congestionamentos no sistema venoso junto com o aumento da pressão abdominal secundário ao útero grávido ocupando espaço e constipação.
  • Dor pélvica. Uma queixa comum é a dor, instabilidade ou disfunção da sínfise púbica e / ou nas articulações sacroilíacas resultantes ou de excesso de tensão ou lesão (tal como Diástase sínfise púbis) durante o curso do processo de gravidez ou do parto.
  • O aumento da frequência urinária. Uma queixa comum se refere pelo gravida que é causada pelo aumento do volume intravascular, GFR elevada ( Taxa de filtração glomerular), e compressão da bexiga pelo útero em expansão.
  • Varizes. Queixa comum causado pelo relaxamento da venoso músculo liso e aumento da pressão intravascular.

Parto

O parto é o processo pelo qual uma criança nasce. É considerado por muitos como o início da vida de uma pessoa, e idade é definida em relação a este evento na maioria das culturas.

Uma mulher é considerada no trabalho quando ela começa a experimentar contrações uterinas regulares, acompanhados por mudanças de colo do útero - principalmente apagamento e dilatação. Enquanto o parto é amplamente sentida como doloroso, algumas mulheres relatam trabalhos indolor, enquanto outros acham que a concentração sobre o nascimento ajuda a acelerar o trabalho e diminuir as sensações. A maioria dos nascimentos são bem sucedidos partos vaginais, mas às vezes surgem complicações e uma mulher pode sofrer uma cesariana.

Durante o período imediatamente após o nascimento, tanto o mãe e do bebê são hormonalmente cued de vínculo, a mãe através da liberação de oxitocina, um hormônio liberado também durante amamentação.

Período pós-natal

Contexto

Há distinções sutis entre os conceitos de adubação e do estado atual da gravidez, que se inicia com a implantação. Em uma gravidez normal, a fertilização do ovo geralmente terá ocorrido no Trompas de falópio ou no útero. (Muitas vezes, um ovo fertilizado pode tornar-se ainda deixar de se tornar implantado no útero.) Se a gravidez é o resultado de fertilização in vitro, a fertilização terá ocorrido em um Uma placa de Petri, após o que começa a gravidez quando um ou mais zigotos implantar depois de ser transferida por um médico no útero da mulher.

No contexto dos debates políticos a respeito de uma adequada definição de vida , a terminologia da gravidez pode ser confuso. O termo medicamente e politicamente neutro, que permanece é simplesmente "gravidez", embora isso pode ser problemático, uma vez que só se refere indiretamente ao embrião ou feto. De Crespigny observa que a linguagem dos médicos tem uma poderosa influência sobre a maneira como os pacientes pensam, e, assim, propõe que os melhores interesses dos pacientes são atendidos por usando uma linguagem que suporta tanto a autonomia do paciente e é neutra.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pregnancy&oldid=230348673 "