Conteúdo verificado

Richard Curtis

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Richard Curtis
Richard.Curtis (Londres 1999) crop.jpg
Curtis retratado em Londres, 1999
Nascido Richard Whalley Anthony Curtis
(1956/11/08) 08 de novembro de 1956
Wellington, Nova Zelândia
Ocupação O roteirista, diretor de cinema, produtor de cinema, produtor de televisão
Língua Inglês
Nacionalidade Britânico
Educação Inglês Língua e Literatura
Alma mater Papplewick Escola
Harrow Escola
Christ Church
Período 1979-presente
Trabalho notável (s) Veja abaixo
Parceiro (s) Emma Freud
Crianças 4

Richard Whalley Anthony Curtis, CBE (nascido em 08 de novembro de 1956) é um neozelandês roteirista Inglês, produtor musical, ator e diretor de cinema, conhecido principalmente por filmes de comédia romântica, como Quatro Casamentos e um Funeral, O Diário de Bridget Jones, Notting Hill, Love Actually e The Girl in the Café, bem como as comédias de sucesso Blackadder, Mr. Bean e O Vigário de Dibley. Ele também é o fundador do britânico caridade Comic Relief .

Infância

Curtis nasceu em Wellington , Nova Zelândia, filho de Glyness S. e Anthony J. Curtis, que era um executivo da Unilever . Curtis e sua família viveram em vários países diferentes durante sua infância, incluindo a Suécia e as Filipinas . Parte da família ainda vive em Sydney. Curtis viveu na Inglaterra desde que ele tinha 11. Ele começou a escola em Papplewick School, Ascot (como fez seu irmão mais novo Jamie). Por um curto período na década de 1970 Curtis viveu em Warrington, onde participou Appleton Grammar School, antes que ele ganhou uma bolsa para o prestigioso Harrow School, em Londres . Ele alcançou um grau de primeira classe em Inglês e Literatura na Christ Church, e ele estava em Oxford que ele conheceu e começou a trabalhar com, Rowan Atkinson, depois que ambos se associou a equipe roteiro do revue etceteras, parte do Experimental Theatre Club, e apareceu no de "Depois de Eights" empresa no Oxford Playhouse maio 1976.

Carreira de escritor precoce

Colaborando com Rowan Atkinson no Oxford Revue, ele apareceu ao lado de Atkinson a sua descoberta Edinburgh Fringe mostrar. Como resultado disto, Curtis foi contratado para co-escrever a série da BBC Radio 3 A Atkinson Pessoas com Atkinson em 1978, que foi transmitido em 1979.

Ele, então, começou a escrever comédia para cinema e TV. Ele era um escritor regular na série de TV Não é o Nine O'Clock News, onde ele escreveu muitas das canções do show com Howard Goodall e muitos desenhos, muitas vezes com Rowan Atkinson. Curtis foi o co-escritor com Philip Pope da Single "Canções sem sentido (em elevada Voices)" 'Hee Bee Gee Bees lançado em 1980 para parodiar o estilo de uma série de Bate disco Bee Gees '.

Primeiro com Atkinson, e mais tarde com Ben Elton, Curtis, em seguida, escreveu o Série Blackadder 1983-1989, a cada temporada incidindo sobre uma era diferente na história britânica. Atkinson jogado a liderança por toda parte, mas Curtis continua a ser a única pessoa a ter sido um escritor para cada episódio de Blackadder. Os dois continuaram a sua colaboração com a série de comédia Mr. Bean. que correu 1990-1995.

Curtis tinha até então já começou a escrever longas-metragens. Sua primeira foi The Tall Guy em 1989. A comédia romântica estrelou Jeff Goldblum, Emma Thompson e Rowan Atkinson e foi produzido pela Working Title filmes. O filme de TV Bernard e os génios seguido em 1991.

Em 1994, Curtis criado e co-escreveu O Vigário de Dibley para o comediante Dawn French, que foi um grande sucesso. Em uma pesquisa online realizada em 2004 Melhor Sitcom da Grã-Bretanha, vigário de Dibley foi eleito o terceiro melhor comédia na história britânica e Blackadder o segundo, fazendo o único roteirista Curtis ter criado dois shows no prazo de dez melhores programas da enquete.

Carreira cinematográfica

Curtis conseguiu seu avanço sucesso com a comédia romântica Quatro Casamentos e um Funeral. O filme de 1994, estrelado por Hugh Grant e Andie MacDowell, foi produzido com um orçamento limitado pela produtora britânica Working Title Films. Quatro Casamentos e um Funeral provou ser o maior filme britânico bilheteria da história na época. Ele fez uma estrela internacional de Grant, e Curtis 'indicação ao Oscar pelo roteiro catapultou para a proeminência, mas Richard Curtis perdeu para O roteiro de Quentin Tarantino para Pulp Fiction. O filme foi nomeado para Melhor Filme, mas perdeu para Forrest Gump .

O próximo filme de Curtis também foi para a Working Title, que se manteve sua casa artístico desde então. 1999 de Notting Hill, estrelado por Hugh Grant e Julia Roberts, quebrou o recorde estabelecido pelo Quatro Casamentos e um Funeral para se tornar a maior bilheteria de cinema britânico de todos os tempos. A história de um dono de livraria de viagens solitário que se apaixona por mais famosa estrela de cinema do mundo foi dirigido por Roger Michell.

O próximo filme de Curtis para Working Title não era um roteiro original. Em vez disso, ele estava fortemente envolvido com a adaptação dos O Diário de Bridget Jones do romance para o cinema. Curtis sabia escritor do romance Helen Fielding. Na verdade, ele creditou sua com dizendo que o roteiro original para Quatro Casamentos e um Funeral estava muito otimista e necessária a adição de um funeral. Ele é creditado em O Diário de Bridget Jones como co-escritor.

Dois anos mais tarde Curtis voltou a trabalhar com o Título de Trabalho para escrever e dirigir O Amor Acontece. Curtis disse em entrevistas que seu filme favorito é Robert Altman Nashville eo alastrando, a estrutura multi-caráter de O Amor Acontece certamente parece dever algo a Altman. O filme contou com um quem é quem de atores britânicos, incluindo Hugh Grant , Colin Firth, Bill Nighy, Emma Thompson, Liam Neeson, Alan Rickman e Keira Knightley , em uma série vagamente conectada de histórias sobre pessoas dentro e fora do amor em Londres nas semanas que antecederam o Natal.

Curtis, em seguida, escreveu o roteiro para The Girl in the Café, um filme dirigido por televisão David Yates e produzido pela BBC e HBO, como parte do fazer da pobreza história da campanha Live 8 esforços em 2005. O filme é estrelado Bill Nighy como funcionário público e Kelly Macdonald como uma jovem mulher com quem ele se apaixona enquanto em um Cimeira do G8 na Islândia. O personagem de Macdonald empurra-o para perguntar se os países desenvolvidos do mundo não pode fazer mais para ajudar os mais pobres. O filme foi programado para o ar pouco antes do Cimeira do G8 de Gleneagles, em 2005, e recebeu três Emmy Awards, em 2006, incluindo Outstanding Filme Feito para TV, Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme para Kelly Macdonald, e Primetime Emmy Award de Melhor Roteiro de Minissérie, Filme ou Especial Dramático um troféu para si Curtis.

Em maio de 2007 ele recebeu o BAFTA Fellowship no British Academy Television Awards, em reconhecimento à sua carreira de sucesso no cinema e na televisão e seus esforços de caridade.

Curtis co-escreveu com Anthony Minghella uma adaptação do O romance de Alexander McCall Smith, Detective The No. 1 Ladies 'Agência que Minghella filmado em meados de 2007 no Botswana. Ele estreou na BBC em 23 de março de 2008, poucos dias depois da morte de Minghella. O filme não foi executada em os EUA até o início de 2009, quando a HBO exibiu-lo como o piloto de uma série de TV resultante de seis episódios com o mesmo elenco, no qual Curtis atuou como produtor executivo.

Seu segundo filme como diretor / escritor, Os Piratas do Rock, foi lançado em 2009. O filme foi criado em 1966 na era da Rádio pirata britânico. Seguiu-se um grupo de DJs em uma estação de rádio pirata executado a partir de um barco no Mar do Norte . O filme estrelado Philip Seymour Hoffman, Bill Nighy, Nick Frost, Rhys Ifans, Gemma Arterton e Kenneth Branagh. O filme foi um fracasso comercial e de crítica no Reino Unido. Curtis re-editada do filme para seu lançamento nos EUA, onde foi re-intitulado Rádio Pirata.

Ele seguiu com Steven Spielberg 's Cavalo de Guerra, que ele reescreveu baseado em um primeiro roteiro de Lee Hall. Ele foi recomendado para Spielberg por Executivo DreamWorks Estúdio Stacey Snider, que havia trabalhado com Curtis durante seu tempo no Estúdios Universal. O trabalho de Curtis na Guerra Mundial I-set Blackadder vai adiante significava que ele já estava familiarizado com o período.

Ele está atualmente em pós-produção de seu terceiro filme como diretor escritor, About Time, uma comédia romântica sobre viagem no tempo. Ele estrelas Rachel McAdams, Domhnall Gleeson, Bill Nighy, Tom Hollander, Margot Robbie, Lydia e Wilson Vanessa Kirby e foi filmado durante o verão de 2012.

Ele também está escrevendo uma adaptação do romance Trash por Andy Mulligan para diretor Stephen Daldry.

Campanhas

Curtis foi um dos fundadores de ambos Comic Relief e Make Poverty History . Ele organizou os Live 8 concertos com Bob Geldof para divulgar a pobreza, especialmente na África, e os líderes do G8 pressão para adoptar as suas propostas para acabar com ela.

Ele falou o produtor de American Idol em fazer um show em que celebridades viagem para a África e experimentar o nível de pobreza por si mesmos. O show foi chamado American Idol: Idol Gives Back.

Controvérsia

Em outubro de 2010, um curta-metragem intitulado criado por Curtis No Pressure foi lançado pela campanha 10:10 na Grã-Bretanha para promover mudanças de política do clima. No entanto, o vídeo foi rapidamente removido do site da organização na sequência de uma tempestade de protestos sobre a alegada mau gosto de sua violência sangrenta e conotações sinistras. O filme mostrava uma série de cenas em que as pessoas - incluindo crianças em idade escolar - foram perguntou se eles estavam indo para participar de 10:10 campanha. Aqueles que indicaram que não estavam planejando a fazê-lo foram disse "sem pressão" e depois explodido com o pressionar de um botão vermelho.

Em março de 2011, Curtis pediu desculpas na sequência de uma queixa apresentada pela Britânico Stammering Associação sobre 2011 Comic Relief esquete de abertura 's, uma paródia por Lenny Henry do filme O Discurso do Rei.

Vida pessoal

Curtis vive em Notting Hill e tem uma casa de campo em Walberswick, Suffolk com editor do roteiro e radialista Emma Freud. Seus filhos são: filha Scarlett Rachel Anne, e os filhos Jake Barnard, Charlie e Spike. Eles têm um outro recuo do país em Henley, Oxfordshire.

Filmografia

Filme

Ano Filme Papel
1989 The Tall Guy Escritor
1994 Quatro Casamentos e um Funeral Escritor / co-produtor executivo
1997 Feijão Escritor / Produtor Executivo
1999 Notting Hill Writer / Producer
2001 O Diário de Bridget Jones Escritor
2003 O Amor Acontece Diretor / Roteirista
2004 Bridget Jones: No Limite da Razão Escritor
2006 Sixty Six Produtor Executivo
2007 Férias de Mr. Bean Produtor Executivo
2009 O Boat That Rocked Diretor / Roteirista / Produtor
2011 Cavalo de Guerra Escritor

Televisão

Ano Filme Papel
1979-1982 Não é o Nine O'Clock News Escritor
1983-1989 Blackadder Escritor
1984-1985 Spitting Image Escritor
1991 Bernard e os génios Escritor
1990-1995 Mr Bean Escritor
1994-2007 O Vigário de Dibley Writer / Co-Executivo
1999-2007 Robbie a Rena Escritor
2005 The Girl in the Café Escritor / Produtor Executivo
2007 Acidente Writer (1 episódio)
2008 Detective Agency The No. 1 Ladies ' Escritor / Produtor Executivo
2010 Doctor Who Writer (1 episódio, Vincent and the Doctor)

Prêmios

Ano Resultado Prêmio Categoria
1995 Nomeado Prêmio Acadêmico Melhor Roteiro Original para Quatro Casamentos e um Funeral
2004 Nomeado Discoverer Screenwriting Award Melhor Roteiro para O Amor Acontece
2006 Ganhou Emmy Awards Outstanding Filme Feito para TV e Escrita de Minissérie, Filme ou Especial Dramático para The Girl in the Café
2007 Ganhou Bafta Fellowship para Academy
2004 Ganhou Bafta Melhor Roteiro para O Amor Acontece
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Richard_Curtis&oldid=541262406 "