Conteúdo verificado

Sauropodomorpha

Assuntos Relacionados: Dinosaurs

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Sauropodomorphs
Intervalo temporal: Tarde Triassic- Cretáceo Superior, 231.4-66Ma
Є
O
S
D
C
P
T
J
K
Pg
N
Esqueleto montado de Apatosaurus louisae, Carnegie Museum
Classificação científica e
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Saurischia
Clado: Eusaurischia
Clado: Sauropodomorpha
von Huene de 1932
Subgrupos
  • Arcusaurus
  • Asylosaurus
  • Eoraptor?
  • Efraasia
  • Nambalia
  • Pampadromaeus
  • Pantydraco
  • Plateosauravus
  • Ruehleia
  • Thecodontosaurus
  • Guaibasauridae
  • Plateosauria

Sauropodomorpha (pron .: / s ɔː ˌ r ɒ p ɵ d ə m ɔr f ə / vi- ROP -ə-də- MOR -fə; do grego, que significa "lagarto formas de pés") é um extinto clade de, de pescoço comprido herbívoros , saurischian dinossauros que inclui o saurópodes e seus parentes ancestrais. Saurópodes geral cresceu para tamanhos muito grandes, tinham pescoços longos e rabos, foram quadrupedal, e se tornaram os maiores animais que já andaram na Terra. Os "prossaurópodes", que antecederam os saurópodes, eram menores e muitas vezes eram capazes de andar sobre duas pernas. Os sauropodomorphs eram os herbívoros terrestres dominantes em grande parte do Era Mesozóica, a partir de suas origens em meados do Triássico até o seu declínio e extinção no fim dos Cretáceo .

Descrição

Crânio de Taqueti Nigersaurus e postura da cabeça em sauropodomorphs

Sauropodomorphs foram adaptadas para visitar mais alto do que qualquer outro herbívoro contemporâneo, dando-lhes acesso à alta árvore folhagem. Esta estratégia de alimentação é suportado por muitos dos seus características definidoras, tais como: uma luz, pequena crânio no final de um longo pescoço (com dez ou mais alongado cervical vértebras) e uma longa contrabalançando cauda (com um a três vértebras adicional sacral).

Seu dentes eram fracos, e em forma de folhas ou colheres (lanceoladas ou spatulate). Em vez de ranger os dentes, eles tinham pedras de estômago ( gastrólitos), semelhante ao pedras de moela de modernas aves e crocodilos , para ajudar a digerir fibras de plantas resistentes. A parte dianteira da boca superior se dobra para baixo em que pode haver um bico.

Um dos primeiros sauropodomorphs conhecidos, Saturnalia, era pequeno e fino (1,5 metros ou 5 pés de comprimento); mas, até o final do Triássico, eles foram os maiores dinossauros do seu tempo, e no Jurássico / Cretáceo eles continuaram crescendo. Em última análise, os maiores saurópodes, como o Supersaurus, Diplodocus hallorum , e Argentinosaurus, chegou a 30-40 metros (100-130 pés) de comprimento, e 60,000-100,000 kg (65-110 dos EUA toneladas curtas) ou mais em massa.

Inicialmente bípede, como seu tamanho aumentou eles evoluíram para se tornar graviportal quadrúpedes (como elefantes ). Os primeiros sauropodomorphs eram mais provável onívoros como seu ancestral comum compartilhado com os outros saurischian linhagem (os terópodes ) era um carnívoro . Portanto a sua evolução à herbivoria passou de mão em mão com o seu tamanho e pescoço aumento do comprimento.

Eles também tinham grande narinas (nares), e manteve uma polegar (pollex) com um grande garra que pode ter sido usada para a defesa - embora a sua adaptação defensiva preliminar era seu tamanho extremo.

As comparações entre o anéis esclerais de diversos gêneros sauropodmorph ( Diplodocus , Lufengosaurus, Nemegtosaurus, Plateosaurus , e Riojassauro) e aves e répteis modernos sugerem que eles podem ter sido cathemeral, ativo durante todo o dia em intervalos curtos.

Intervalo de tempo

Entre os primeiros dinossauros a evoluir no meio Triássico Período, cerca de 230 milhões de anos atrás (Mya), tornaram-se os herbívoros dominantes por meio da tarde (durante o Triássico Norian fase). Seu declínio percebido no início do Cretáceo é mais provável que um viés de amostragem fóssil, como a maioria dos fósseis são conhecidos da Europa e América do Norte. Saurópodes ainda eram os herbívoros dominantes nos Gondwanan massas de terra, no entanto. A propagação do plantas com flores (angiospermas) e "avançadas" ornithischians , outro grande grupo de dinossauros herbívoros (conhecido por seus mecanismos de mascar altamente desenvolvidas), são mais provável não um fator importante no declínio saurópode nos continentes do norte. Como todos os não- aviários dinossauros, os sauropodomorphs extinguiram-se 65 Mya, durante o Cretáceo-Paleogene evento de extinção.

O mais antigo e mais sauropodomorphs basais são conhecidos Chromogisaurus novasi e Panphagia Protos, tanto a partir da Formação Ischigualasto, datado de 231,4 milhões anos atrás (final Ladiniano idade do Triássico Médio de acordo com o ICS; alternadamente chamado o início Idade do Carniano Triássico no sistema utilizado pelo Geological Society of America). Alguns estudos têm encontrado Lunensis Eoraptor (também da Formação Ischigualasto), tradicionalmente considerado um terópode , para ser um dos primeiros membros da linhagem sauropodomorph, o que tornaria o sauropodomorph mais basal conhecido. Restos fragmentários adicionais de Madagascar pode representar uma sauropodomorph ainda mais cedo do Triássico médio.

Classificação

Restauração de Panphagia, um dos mais conhecidos sauropodomorphs basais
Plateosaurus é um bem conhecido prossaurópode

Sauropodomorpha é uma das duas principais clados dentro do ordem Saurischia . Grupo irmão dos sauropodomorphs, o Theropoda , inclui carnívoros bípedes como Velociraptor e Tyrannosaurus ; assim como aves . No entanto, sauropodomorphs também compartilham uma série de características com o Ornithischia , assim que uma pequena minoria de paleontólogos , como Bakker, historicamente têm colocado os dois conjuntos de herbívoros dentro de um grupo chamado "Phytodinosauria" ou "Ornithischiformes."

Em Taxonomia de Lineu, Sauropodomorpha (que significa " lagarto formas pé ") é ou uma subordem ou é deixada sem classificação. Ele foi originalmente estabelecido pelo Friedrich von Huene em 1932, que partiu-se em dois grupos: as formas basais dentro Prosauropoda, e seus descendentes, o gigante Sauropoda.

Recente Análises filogenéticas de Adam Yates (2004, 2006) e outros coloca firmemente dentro de um Saurópode parafilético "Prosauropoda". Além disso, encontra de saurópodes Triássico demonstram que não há diferença entre o "prosauropod" e linhagens saurópodes. Recente cladísticas análises sugerem que o clado Prosauropoda, que foi nomeado pela Huene em 1920 e foi definida por Sereno, em 1998, como todos os animais mais estreitamente relacionadas com Plateosaurus engelhardti do que Saltasaurus loricatus , é uma sinônimo júnior de Plateosauridae como ambos contêm a mesma taxa.

Evidência contra ascendência saurópode dentro Prosauropoda vem do fato de que prossaurópodes teve um externo menor dedo do pé em suas patas traseiras do que os saurópodes. Muitos afirmam que é mais fácil para dígitos a ser reduzido ou perdido durante a evolução do que o inverso, no entanto não há nenhuma evidência para isso. O alongamento, ou ganhar de dígitos extras é comum em répteis marinhos, e dentro do alongamento terópodes dígitos ocorreu pelo menos uma vez. Portanto, usar isso como evidência contra prossaurópodes ancestrais é questionável.

A maioria dos sistemas de classificação modernos quebrar os prossaurópodes em uma meia dúzia de grupos que evoluíram separadamente a partir de uma linhagem comum. Enquanto eles têm uma série de características comuns, os evolucionistas requisitos para a girafa -como navegando no alto das árvores pode ter causado evolução convergente, onde traços semelhantes evoluir separadamente porque eles enfrentaram a mesma pressão evolutiva, em vez de ( homólogas traços) derivados de um ancestral comum.

Filogenia

A seguir cladogram simplificado após uma análise apresentada pela Apaldetti e colegas em novembro de 2011.

Sauropodomorpha


Chromogisaurus



Saturnais





Pantydraco




Thecodontosaurus Thecodontosaurus.jpg




Efraasia




Plateosauravus




Ruehleia


Plateosauria

Plateosauridae


Massopoda

Riojasauridae





Ignavusaurus



Sarahsaurus





Anchisauria



Massospondylidae












Cladogram depois Novas et al, 2011.:

Sauropodomorpha
Guaibasauridae

ISI R277



Panphagia




Guaibassauro


Saturnaliinae

Chromogisaurus



Saturnais







Pantydraco




Thecodontosaurus




Nambalia




Efraasia




Plateosauravus




Ruehleia


Plateosauria

Plateosauridae


Massopoda

Riojasauridae




Anchisauria



Massospondylidae












Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Sauropodomorpha&oldid=533592005 "