Devoniano
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk
Período Devoniano 419,2-358.900.000 anos atrás | |
Média atmosférica O 2 conteúdo sobre duração do período | ca. 15% vol (75% de nível moderna) |
Atmosférica média CO 2 conteúdo sobre duração do período | ca. 2200 ppm (8 vezes o nível pré-industrial) |
Temperatura da superfície ao longo período de duração significa | ca. 20 ° C (6 ° C acima do nível do moderno) |
O nível do mar (acima de nossos dias) | Relativamente estável em torno de 180m, caindo gradualmente para 120m por meio período |
O Devoniano é um período geológico e do sistema do Spanning Era Paleozóica a partir do final do Silurian período, cerca de 419,2 ± 3,2 Mya (milhões de anos atrás), para o início do Carbonífero período, cerca de 358,9 ± 0,4 ( ICS, 2004). É nomeado após Devon, Inglaterra , onde as rochas deste período foram estudadas pela primeira vez.
O período Devoniano experimentou a primeira significativa radiação adaptativa da vida terrestre. Uma vez que grandes vertebrados herbívoros terrestres ainda não tinha aparecido, livre-sporing plantas vasculares começou a se espalhar terra seca, formando extensas florestas que cobriam os continentes . Por meio da Devoniano, diversos grupos de plantas tinham evoluído folhas e raízes verdadeiras, e, no final do período do primeiro plantas que produzem sementes apareceu. Vários terrestres artrópodes também tornou-se bem estabelecida. Peixe chegou a diversidade substancial durante este tempo, levando o Devoniano a ser frequentemente apelidado de "Age of Fish". O primeiro actinopterígeo e finned-lobo apareceu peixes ósseos, enquanto a placodermes começou a dominar quase todos os ambientes aquáticos conhecido.
Os antepassados de todos tetrápodes começou a adaptar a andar em terra, as suas fortes peitorais e pélvicas barbatanas evoluiu gradualmente para as pernas. Nos oceanos, primitivos tubarões tornou-se mais numerosos do que no Siluriano eo final Ordoviciano . O primeiro amonite moluscos apareceu. Trilobites, o molusco-like braquiópodes ea grande recifes de coral, ainda eram comuns. O Extinção do Devoniano tardio afetou gravemente a vida marinha, matando todos os placodermes, e todos os trilobites, salvo algumas espécies do ordem Proetida.
O paleogeography foi dominada pelo supercontinente de Gondwana , ao sul, o continente de Sibéria, ao norte, ea formação inicial do pequeno continente Euramerica no meio.
História
O período é nomeado após Devon, um condado no sudoeste da Inglaterra, onde afloramentos Devoniano são comuns. Enquanto o camas de rock que definem o início eo fim do período são bem identificadas, as datas exatas são incertas. De acordo com Comissão Internacional sobre Estratigrafia (Ogg, 2004), o Devoniano se estende a partir da extremidade do siluriana Período 419,2 ± 3,2 Mya, para o início do carbonífero Período 358,9 ± 0,4 Mya (na América do Norte , o início do Subperíodo Mississippian do Carbonífero) (ICS 2004).
Nos textos do século XIX o Devoniano tem sido chamado de "Old Age Vermelho", após os depósitos terrestres vermelhos e marrons conhecidas no Reino Unido como a Old Red Sandstone em que foram encontrados fósseis descobertas iniciais. Outro termo comum é "Era dos Peixes", referindo-se a evolução de vários grandes grupos de peixes que tiveram lugar durante o período. Literatura mais antiga sobre a bacia do Anglo-Galês divide-o no Downtonian, Dittonian, Breconian e estágios Farlovian, o último dos quais três são colocados no Devoniano.
O Devoniano tem também erroneamente sido caracterizada como uma "idade de efeito estufa", devido à viés de amostragem: a maioria das descobertas Devoniano-tenra idade, veio do estratos de Europa Ocidental e Oriental América do Norte , que na época montou o Equador como parte do supercontinente de Euramerica onde fósseis assinaturas dos recifes tropicais difundidas indicam climas que eram moderadamente quente e úmido, mas na verdade o clima no Devoniano diferiam muito entre épocas e geográfica regiões. Por exemplo, durante o Devoniano precoce , condições áridas foram predominantes durante boa parte do mundo, incluindo a Sibéria, Austrália, América do Norte e China, mas a África e América do Sul teve uma calorosa clima temperado. No Devoniano tardio , por outro lado, condições áridas eram menos prevalente em todo o mundo e climas temperados eram mais comuns.
Subdivisões
Escala Axis: há milhões de anos.
O Período Devoniano é formalmente dividido em início, meio e subdivisões tardias. As rochas correspondentes a estes épocas são referidos como pertencentes às partes inferior, médio e superior do sistema Devoniano.
The Early Devonian dura de 419,2 ± 2,8 para 393,3 ± 2,5 e começa com a fase de Lochkovian, que dura até que o Pragiano. Este estende-se desde 410,8 ± 2,8 para 407,6 ± 2,5, e é seguido pela Emsian, que dura até que o Devoniano Médio começa, 393,3 ± 2,7 milhões de anos atrás. O Devoniano Médio compreende duas subdivisões, o que dá forma Eifeliano ao Givetian 387,7 ± 2,7 milhões de anos atrás. Durante este tempo o jawless blindado ostracodermes peixes estavam em declínio na diversidade; os peixes jawed foram próspera e crescente na diversidade em ambos os oceanos e de água doce. As águas rasas, quentes e pobres em oxigênio do Devoniano lagos interiores, rodeados por plantas primitivas, desde que o ambiente necessário para certos peixes cedo para desenvolver características essenciais tais como pulmões bem desenvolvidos, ea capacidade de rastejar para fora da água e para a terra por curtos períodos de tempo.
Por fim, o Devoniano tardio começa com a Frasnian, 382,7 ± 2,8 para 372,2 ± 2,5, durante o qual as primeiras florestas foram tomando forma em terra. Os primeiros tetrápodes aparecem no registro fóssil na subdivisão Fameniano que se seguiu, no início e no final da qual são marcadas com eventos de extinção. Isso durou até o fim do Devoniano, 358,9 ± 2,5 milhões de anos atrás.
Clima
O Devoniano foi um período relativamente quente, e provavelmente não tinham nenhum geleiras. A temperatura do equador para os pólos não foi tão significativo como hoje. O clima também é muito árido, principalmente ao longo do equador onde é o mais seco. Reconstrução da temperatura da superfície do mar tropical de conodonta apatita implica um valor médio de 30 ° C (86 ° F) no Devoniano precoce. CO 2 níveis caíram acentuadamente durante o período Devoniano como o enterro das florestas recém evoluídos chamou de carbono fora da atmosfera em sedimentos; este pode ser refletida por um arrefecimento Mid-Devoniano de cerca de 5 ° C (9 ° F). The Late Devoniano aquecida a níveis equivalentes aos primeiros Devoniano; enquanto não há nenhum aumento correspondente no concentrações de CO 2, os aumentos de intemperismo continentais (como prevê a temperaturas mais altas); Além disso, uma série de elementos, tais como a distribuição de plantas, aponta para o aquecimento Devoniano tardio. O clima teria afetado os organismos dominantes em recifes; micróbios teriam sido os principais organismos que formam recifes em períodos quentes, com corais e esponjas stromatoporoid que tomam o papel dominante em períodos mais frios. O aquecimento no final do Devoniano pode mesmo ter contribuído para a extinção dos estromatoporóides.
Paleogeografia
O período Devoniano foi um momento de grande tectônica atividade, como Euramerica e Gondwana se aproximava juntos.
O continente Euramerica (ou Laurussia) foi criado no Devoniano cedo pela colisão de Laurentia e Baltica, que girou para a zona natural seca ao longo do Trópico de Capricórnio , que é formado tanto no Paleozóico vezes como hoje em dia pela convergência de duas grandes massas de ar-, o Hadley célula eo Célula de Ferrel. Nestes quase-desertos, o Old Red Sandstone camadas sedimentares formadas, fez vermelho pelo ferro oxidado ( hematita) característica de condições de seca.
Perto do equador , a placa de Euramerica e Gondwana estavam começando a conhecer, a partir dos primeiros estágios de montagem Pangaea. Esta actividade aumentou ainda mais a norte Montanhas Apalaches e formou a Montanhas Caledonian em Grã-Bretanha e Escandinávia.
A costa oeste da América do Norte Devoniano, pelo contrário, era uma margem passiva com baías siltosas profundas, deltas de rios e estuários, em hoje Idaho e Nevada; um vulcão que se aproxima ilha arco atingiu a encosta íngreme da plataforma continental em tempos Neodevoniano e começou a elevar os depósitos de águas profundas, uma colisão que foi o prelúdio para o episódio montanha-construção de Mississippian vezes chamado de Orogeny chifre.
Os níveis do mar eram altas em todo o mundo, e grande parte das terras estava sob mares rasos, onde tropical organismos do recife viveu. A profunda, enorme Pantalassa (o "oceano universal") cobriu o resto do planeta . Outros oceanos menores foram Paleo-Tethys, Proto-Tethys, Rheic Oceano, e Ural Oceano (que foi fechada durante a colisão com Sibéria e Báltica).
Biota
Biota marinha
Os níveis do mar no Devoniano eram geralmente elevado. Faunas marinhas continuou a ser dominada por briozoários, diversa e abundante braquiópodes, o enigmático hederelloids, microconchids e corais. Lily-like crinóides (animais, sua semelhança com flores não obstante) eram abundantes, e trilobites ainda eram bastante comuns. Entre os vertebrados, cascudo-maxilar inferior ( ostracodermes) diminuiu em diversidade, enquanto os peixes jawed (gnatostomados) aumentou simultaneamente, tanto no mar e água doce. Blindado placodermes eram numerosos durante os estágios inferiores do Período Devoniano e tornou-se extinto no Devoniano tardio, talvez por causa da competição por alimentos contra as outras espécies de peixes. No início cartilaginosa ( Chondrichthyes) e peixes ósseos ( Osteichthyes) também tornar-se diversificada e desempenhou um grande papel dentro dos mares devonianos. O primeiro gênero abundante de tubarão, Cladoselache, apareceu nos oceanos durante o Período Devoniano. A grande diversidade de peixes ao redor no momento, levaram à Devoniano sendo dado o nome de "The Age of Fish" na cultura popular.
Os primeiros amonites também apareceu durante ou pouco antes do período Devoniano cedo em torno de 400 Mya.
Dunkleosteus, um dos maiores peixes blindado para vaguear nunca o planeta, viveu durante o final do Devoniano.
Tubarão início Cladoselache, várias finned-lobo peixes, incluindo Eusthenopteron que era um tetrápode marinho cedo, eo placoderm Bothriolepis em uma pintura de 1905.
Phacopid de corda trilobite do Devoniano da Ohio. Barra de escala é de 5,0 mm.
O coral tabular comum Aulopora do Devoniano Médio de Ohio; vista de origem colônia incrustantes um válvula brachiopod.
Recifes
Um recife de barreira agora seco, localizada na atual Bacia de Kimberley, no noroeste da Austrália , uma vez prorrogado mil quilômetros, franja um continente Devoniano. Recifes, em geral, são construídos por vários carbonato -secreting organismos que têm a capacidade para construir estruturas resistentes de onda perto do nível do mar. Os principais contribuintes dos recifes Devoniano eram diferentes recifes modernos, que são construídos principalmente por corais e calcárias das algas . Eles foram compostos de algas calcárias e corais-like estromatoporóides, e tabular e rugose corais, nessa ordem de importância.
Pleurodictyum americanum, Kashong Shale, Devoniano Médio, Livingston County, Nova Iorque.
Imagem SEM de um hederelloid do Devoniano da Michigan (maior diâmetro do tubo é de 0,75 mm).
Spiriferid Devoniano brachiopod de Ohio, que serviu de substrato de acolhimento para uma colônia de hederelloids.
Biota terrestre
Até o Período Devoniano, a vida era bem encaminhado em sua colonização da terra. Os musgo florestas e bacterianas e tapetes de algas do Silurian se juntaram no início do período por enraizadas primitivas plantas que criaram os primeiros estáveis solos e abrigou artrópodes como ácaros, escorpiões e miriápodes (embora artrópodes apareceu na terra muito mais cedo do que no Devoniano precoce ea existência de fósseis, tais como Climactichnites sugerem que os artrópodes terrestres podem ter aparecido tão cedo quanto o Cambriano período). Também os primeiros fósseis possíveis de insetos apareceram ao redor 416 Mya no Precoce Devoniano. O primeiro tetrápodes, evoluindo de finned peixe-lobo, apareceu em águas costeiras o mais tardar Devoniano médio, e deu origem aos primeiros anfíbios.
O greening de terra
No início do Devoniano plantas não têm raízes ou folhas como as plantas mais comuns hoje em dia e muitos não tinham tecido vascular em tudo. Eles provavelmente espalhar em grande parte pelo crescimento vegetativo, e não cresceu muito mais do que alguns centímetros de altura. De longe, o maior organismo terra era Prototaxites, o corpo de frutificação de um enorme fungo que ficou mais de 8 metros de altura, elevando-se sobre a, vegetação baixa tapete-like. Até o Devoniano Médio , florestas arbustivas-like de plantas primitivas existiu: lycophytes, cavalinhas, samambaias , e progymnosperms tinha evoluído . A maioria destas plantas tinham verdadeiras raízes e folhas, e muitos foram bastante alto. As primeiras árvores conhecidos, do género Wattieza, apareceu no final do Devoniano em torno de 385 Ma. No Devoniano tardio , o Progymnosperm ancestral de árvore Archaeopteris que teve verdadeiro conífera-como madeira e folhagens de samambaia-like eo cladoxylopsids cresceu. (Veja também: lignina.) Estas são as mais antigas árvores conhecidas de primeiro florestas do mundo. No final do Devoniano, as primeiras plantas formadoras de sementes tinham aparecido. Este rápido aparecimento de tantos grupos de plantas e formas de crescimento tem sido chamado de "Explosão Devoniano".
A "ecologização" dos continentes agiu como um dióxido de carbono pia, e atmosféricas níveis deste gás de efeito estufa pode ter caído. Isto pode ter arrefecido o clima e levou a uma enorme evento de extinção. Ver Extinção do Devoniano tardio.
Animais e os primeiros solos
Artrópodes primitivos co-evoluído com essa estrutura diversificada vegetação terrestre. A co-dependência em evolução de insetos e plantas de semente que caracteriza um mundo reconhecidamente moderna teve sua gênese no período Devoniano tardio. O desenvolvimento dos solos e sistemas radiculares de plantas, provavelmente, levou a mudanças na velocidade e padrão de erosão e deposição de sedimentos. A rápida evolução de um ecossistema terrestre que tem animais copiosas abriu o caminho para os primeiros vertebrados a procurar uma vida terrestre. No final do Devoniano, artrópodes foram solidamente estabelecidas na terra.
Extinção do Devoniano tardio
Um grande extinção ocorreu no início da última fase do período Devoniano, o palco da fauna Fameniano, (o limite Frasnian-Fameniano), cerca de 372,2 ± 1,6 Mya, quando tudo o fóssil peixes agnathan, para salvar a psammosteid heterostracans, desapareceu de repente. Um segundo pulso forte encerrou o período Devoniano. A extinção do Devoniano tardio foi um dos cinco maiores eventos de extinção na história da biota da Terra, mais drásticas do que o evento familiarizado extinção que fechou o Cretáceo.
A crise de extinção Devoniano afetado principalmente a comunidade marítima, e seletivamente afetado organismos de águas quentes pouco profundas, em vez de organismos de água fria. O grupo mais importante a ser afectado por este evento de extinção foram os recifes de construtores dos grandes Recife de sistemas Devoniano.
Entre os grupos marinhos severamente afetados foram o braquiópodes, trilobitas, amonites , conodontes, e acritarchs, bem como peixes sem mandíbula, e todos os placodermes. As plantas terrestres, bem como espécies de água doce, como nossos antepassados tetrápodes, foram relativamente pouco afectados pelo evento de extinção do Devoniano tardio.
As razões para as extinções Neodevoniano ainda são desconhecidos, e todas as explicações permanecem especulativos. Canadian paleontólogo Digby McLaren sugeriu em 1969 que os eventos de extinção do Devoniano foram causados por um impacto de um asteróide. No entanto, enquanto não havia eventos de colisão Neodevoniano (veja o Alamo impacto bólido), pouca evidência suporta a existência de uma grande cratera Devoniano suficiente.