Conteúdo verificado

Estocolmo

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

Estocolmo
Localização de Estocolmo na Europa
Coordenadas: 59 ° 21'N 18 ° 04'E Coordenadas: 59 ° 21'N 18 ° 04'E
País Suécia
Província Södermanland e Uppland
Condado Stockholm County
Municípios
Primeira menção 1252
Fretar Século 13
Área
• Cidade 188 km 2 (73 sq mi)
• Urban 377,30 km 2 (145,68 sq mi)
• Metro 6,519 km 2 (2517 sq mi)
População (2009-12-31)
• Cidade 829417
• Densidade Bad arredondamento aqui 4.400 / km 2 (Bad arredondamento aqui 11.000 / sq mi)
Urbano 1252020
• densidade urbana Bad arredondamento aqui 3.300 / km 2 (Bad arredondamento aqui 8.600 / sq mi)
Metro 2019182
• densidade Metro Bad arredondamento aqui 310 / km 2 (Bad arredondamento aqui 800 / sq mi)
Fuso horário CET ( UTC + 1)
• Summer ( DST) CEST ( UTC + 2)
Código (s) área + 46-8
Site http://www.stockholm.se/

Estocolmo (pronúncia sueca: [Stɔkːɔlm]) é a capital ea maior cidade da Suécia . É no local do sueco nacional governo, a Riksdag ( Parlamento), ea residência oficial do sueco monarca, bem como a primeiro ministro. Desde 1980, o monarca tenha residido no Drottningholm Palace fora de Estocolmo e utiliza o Palácio Real de Estocolmo como o seu local de trabalho e residência oficial. A partir de 2009, a área metropolitana de Estocolmo é o lar de cerca de 22% da população da Suécia, e contribui 28% do da Suécia produto interno bruto . Estocolmo é a cidade mais populosa da Suécia com uma população de 829.417 no município (2009), 1.250.000 na área urbana (2005), e 2 milhões na área metropolitana (2009).

Fundada por volta de 1250, Estocolmo tem sido um dos da Suécia cultural , mídia , política , e centros econômicos. Sua localização estratégica sobre 14 ilhas na costa leste sul-central da Suécia, na foz do Lago Mälaren, pelo Estocolmo arquipélago, tem sido historicamente importante. Estocolmo foi nomeado por GaWC como um cidade global, com um ranking de Alfa. Em O Índice de Cidades Globais 2008, Estocolmo classificou 24 no mundo, 10 na Europa, e pela primeira vez em Escandinávia. Estocolmo é conhecida por sua beleza, seus edifícios e arquitetura, sua abundante água limpa e aberta, e seus muitos parques. É por vezes referido como Veneza do Norte. Estocolmo é a segunda cidade mais visitada do Países nórdicos, com cerca de um milhão de visitantes em 2006.

História

Localização de Estocolmo aparece em Sagas nórdicas como Agnafit, e em Heimskringla em conexão com o lendário rei Agne. A menção mais antiga escrita do nome de Estocolmo data de 1252, altura em que as minas em Bergslagen tornou um local importante no comércio de ferro. A primeira parte do nome (estoque) significa log em sueco, embora também possa ser ligado a uma antiga palavra alemã (da) significado fortificação. A segunda parte do nome (azinheira) significa ilhotas, e é pensado para se referir ao ilhéu Helgeandsholmen no centro de Estocolmo. A cidade se diz ter sido fundada por Birger Jarl para proteger Suécia a partir de uma invasão do mar por navios estrangeiros e para parar a pilhagem das cidades como Sigtuna no Lago Mälaren.

Núcleo de Estocolmo da presente Old Town ( Gamla Stan) foi construída na ilha central, próximo da Helgeandsholmen do meio-século 13 em diante. A cidade originalmente ganhou destaque como um resultado do comércio do Báltico Liga Hanseática. Estocolmo desenvolveu fortes laços económicos e culturais com Lübeck, Hamburgo , Gdańsk, Visby, Reval, e Riga durante este tempo. Entre 1296 e 1478 do Conselho da Cidade de Estocolmo foi composta por 24 membros, metade dos quais foram selecionados a partir de burgueses de língua alemã da cidade.

Panorama sobre Estocolmo por volta de 1868 como visto de um balão de ar quente.

A importância estratégica e econômica da cidade de Estocolmo fez um fator importante nas relações entre a Reis dinamarqueses do União de Kalmar e do movimento de independência nacional no século 15. O rei dinamarquês Christian II foi capaz de entrar na cidade em 1520. Em 08 de novembro de 1520 um massacre de figuras da oposição chamou o Stockholm Bloodbath teve lugar e partiu novas rebeliões que eventualmente levaram à dissolução da União de Kalmar. Com a adesão de Gustav Vasa em 1523 eo estabelecimento de um poder real, a população de Estocolmo começou a crescer, chegando a 10.000 em 1600.

O século 17 viu Suécia crescer em uma grande potência européia, que se reflecte no desenvolvimento da cidade de Estocolmo. De 1610-1680 população multiplicado seis vezes. Em 1634 Estocolmo tornou-se a capital oficial do império sueco. Regras de negociação também foram criados que deu Estocolmo um monopólio essencial sobre o comércio entre comerciantes estrangeiros e outra sueca e Territórios escandinavos.

Em 1710 a peste negra atingiu Estocolmo. Após o final do Grande Guerra do Norte da cidade estagnou. O crescimento da população interrompida eo crescimento econômico desacelerou. A cidade estava em estado de choque depois de ter perdido o seu lugar como a capital de um Grande Poder. No entanto Estocolmo manteve seu papel como o centro político da Suécia e continuou a desenvolver culturalmente sob Gustav III. A ópera real é um bom exemplo de arquitetura da época.

Estocolmo em torno de 1890-1900

Na segunda metade do século 19, Estocolmo tinha recuperado o seu papel de liderança econômica. Novas indústrias surgiram e Estocolmo foi transformado em um importante centro comercial e de serviços, bem como um ponto de passagem chave dentro Suécia. A população também cresceu dramaticamente durante este tempo, principalmente através da imigração. No final do século, a menos de 40% dos residentes foram Estocolmo-nascido. Liquidação começou a se expandir fora dos limites da cidade. O século 19 viu o estabelecimento de um institutos científicos número, incluindo o Instituto Karolinska. O Art Geral e Exposição Industrial foi realizada em 1897.

Estocolmo tornou-se uma cidade moderna, tecnologicamente avançado, e etnicamente diversa na segunda metade do século 20. Muitos edifícios históricos foram demolidos, incluindo todo o distrito histórico de Klara, e substituído com arquitetura moderna. Ao longo do século, muitas indústrias deslocou-se das atividades intensivas em trabalho em áreas mais hitech e da indústria de serviços.

A cidade continuou a se expandir com a criação de distritos adicionais, tais como Rinkeby e Tensta, alguns com altas proporções de imigrantes.

Geografia

Municípios de Metropolitan Estocolmo

Localização

Estocolmo está localizado no centro-sul da costa leste da Suécia, onde o Lago Mälaren encontra o Mar Báltico . As partes centrais da cidade consistem em catorze ilhas que são contínuas com Estocolmo arquipélago. O centro geográfico da cidade situa-se na água, na baía Riddarfjärden.

Mais de 30% da área da cidade é composta por vias navegáveis e outros 30% é composta de parques e espaços verdes; em 2009, Estocolmo foi premiado com título de Capital Verde Europeia pela primeira Comissão Europeia.

Para obter detalhes sobre os demais municípios da região metropolitana, consulte os artigos pertinentes. A norte de Estocolmo Concelho: Järfälla, Solna, Täby, Sollentuna, Lidingö, Upplands Väsby, Österåker, Sigtuna, Sundbyberg, Danderyd, Vallentuna, Ekerö, Upplands-Bro, Vaxholm, e Norrtälje. A sul de Estocolmo: Huddinge, Nacka, Botkyrka, Haninge, Tyresö, Värmdö, Södertälje, Salem, Nykvarn e Nynäshamn.

Estocolmo Municipality

Estocolmo Município é uma unidade administrativa definida por fronteiras geográficas. O nome semi-oficialmente adotado para o município é cidade de Estocolmo (Stockholms stad em sueco). Como um município, a cidade de Estocolmo é subdividida em conselhos distritais, que carregam a responsabilidade para as escolas primárias, social, lazer e serviços culturais nas suas respectivas áreas. O município é geralmente descrita em termos de suas três partes principais: Innerstaden ( Stockholm City Centre), Söderort (sul de Estocolmo) e Västerort (oeste de Estocolmo). Os distritos de estas peças são:

Stockholm City Centre Söderort Västerort
  • Kungsholmen
  • Norrmalm
  • Södermalm
  • Östermalm
  • Enskede-Årsta-VANTOR
  • Farsta
  • Hägersten-Liljeholmen
  • Skarpnäck
  • Skärholmen
  • Älvsjö
  • Bromma
  • Hässelby-Vällingby
  • Rinkeby-Kista
  • Spånga-Tensta

O Centrum moderno Norrmalm, (concentrada ao redor da praça da cidade Sergels torg), é o maior bairro comercial de Escandinávia. É a parte mais central de Estocolmo em negócios e compras. Östermalm é o bairro mais afluente de Estocolmo.

Clima

Estocolmo tem uma clima continental úmido ou marítimo (entre Cfb e DFB de acordo com a Classificação climática de Köppen). Devido à alta latitude norte da cidade, a luz do dia varia muito de mais de 18 horas ao redor pleno verão, a apenas cerca de seis horas no final de dezembro. Apesar da sua localização northernly, Estocolmo tem um clima relativamente ameno em comparação com outra localização na latitude semelhante, ou até mesmo mais ao sul. A cidade tem 1.981 horas de sol por ano.

Os verões são quentes e agradáveis com médias elevadas temperaturas diurnas de 20-22 ° C (68-72 ° F) e baixos de cerca de 13 ° C (55 ° F), mas as temperaturas podem chegar a 30 ° C (86 ° F) em alguns dias. Winters são frio, e por vezes de neve com temperaturas médias que variam de -5 a 1 ° C (23 a 34 ° F), e raramente cai abaixo de -15 ° C (5 ° F). A Primavera eo Outono são geralmente legal para neutro.

A temperatura mais alta já registrada em Estocolmo foi de 36 ° C (97 ° F); a mais baixa foi de -32 ° C (-26 ° F).

A precipitação anual é 539 milímetros (21,2 in) com cerca de 170 dias úmidos e luz para chuvas moderadas ao longo do ano. Neve ocorre, principalmente, a partir de dezembro a março com alguns invernos poderia trazer a abundância de neve, enquanto outros são mais leves com mais chuva do que neve.

Os dados climáticos para Estocolmo
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Fonte: World Weather Information Service

Política e governo

Edifício Riksdag

Os municípios são responsáveis por tarefas impostas pelo Governo, e as eleições para o conselho municipal são realizadas a cada quatro anos, em paralelo com o eleições gerais.

Seguindo Eleições municipais 2006, os assentos são divididos da seguinte forma:

Os partidos do governo Partes em oposição
  • O Partido Moderado 41
  • O Popular Partido Liberal 10
  • O Democratas-Cristãos 3
  • O Partido do Centro 1
  • O Social-democratas 27
  • O Esquerda Party 9
  • O Partido Verde 10

O Prefeito de Estocolmo é em abril de 2008 Sten Nordin do Partido Moderado.

Economia

A 84 metros de altura Skatteskrapan (Imposto Autoridade raspador) em Södermalm

A grande maioria dos Stockholmians trabalhar no setor de serviços, que responde por cerca de 85% dos empregos em Estocolmo. A ausência quase total da indústria pesada faz Estocolmo uma das mais limpas do mundo metrópoles. A última década assistiu a um número significativo de postos de trabalho criados em empresas de alta tecnologia. Grandes empregadores incluem IBM , Ericsson, e Electrolux. Um importante centro de TI está localizada em Kista, no norte de Estocolmo.

Estocolmo é o centro financeiro da Suécia. Os grandes bancos suecos, tais como Swedbank, Handelsbanken, e Skandinaviska Enskilda Banken, está sediada em Estocolmo, assim como as principais companhias de seguros Skandia e Trygg-Hansa. Estocolmo também é o lar de mais importante bolsa de valores da Suécia, o Stockholm Stock Exchange (Stockholmsbörsen). Além disso, cerca de 45% das empresas suecas com mais de 200 funcionários estão com sede em Estocolmo. Roupas famosas varejista H & M também tem sede na cidade. Nos últimos anos, o turismo tem desempenhado um papel importante na economia da cidade. Entre 1991-2004, anual de dormidas aumentou 4-7,7 milhões.

As maiores empresas por número de empregados:

  • Ericsson - 8430
  • Posten - 4710
  • Skandinaviska Enskilda Banken (SEB) - 4240
  • Swedbank - 3610
  • Södersjukhuset (Hospital Austral) - 3610
  • Nordea - 2820
  • Handelsbanken - 2800
  • IBM Svenska - 2640
  • Capgemini - 2500
  • Securitas AB - 2360
  • Connex - 2300
  • ISS Facility Services - 2000
  • Sveriges Television (televisão pública) - 1880
  • Sodexho - 1580

Educação

Campus principal da Royal Institute of Technology.

Investigação e ensino superior em ciências começou em Estocolmo, no século 18, com a educação em medicina e várias instituições de pesquisa, tais como a Observatório de Estocolmo. A educação médica foi finalmente formalizado em 1811 como o Karolinska Institutet. O Instituto Real de Tecnologia (Kungliga Tekniska Högskolan, ou KTH) foi fundada em 1827 e é atualmente a maior instituição de ensino superior da Escandinávia da tecnologia com 13.000 alunos. Universidade de Estocolmo, fundado em 1878 com o status de universidade concedido em 1960, tem 52 mil alunos a partir de 2008. Ele também incorpora muitas instituições históricas, como o Observatório, a Museu Sueco de História Natural, e do jardim botânico Bergianska Trädgården. O Stockholm School of Economics, fundada em 1909, é uma das poucas instituições privadas de ensino superior na Suécia.

Nas artes plásticas , instituições educacionais incluem o Royal College of Music, que tem uma história que remonta ao conservatório fundado como parte do Royal Swedish Academy of Music, em 1771, o Real University College of Fine Arts, que tem uma associação histórica semelhante com o Royal Swedish Academy of Arts e uma data de fundação de 1735, ea Swedish National Academy of Mime e agir, que é a continuação da escola do Royal Dramatic Theatre, uma vez que a presença de Greta Garbo. Outras escolas incluem a escola de design Konstfack, fundada em 1844, a University College of Opera (fundada em 1968, mas com raízes mais antigas), o University College of Dance, eo Stockholms Musikpedagogiska Institut (University College de Educação Musical).

O Södertörn University College foi fundada em 1995 como uma instituição multidisciplinar para o sul Metropolitan Estocolmo, para equilibrar as muitas instituições localizadas na parte norte da região.

Outras instituições de ensino superior são:

Military Academy Karlberg.
  • Military Academy Karlberg, mais antiga academia militar do mundo a permanecer no seu local original, inaugurado em 1792 e situado em Palace Karlberg.
  • Ersta Sköndal University College
  • O Stockholm School of Theology (Teologiska Högskolan, Estocolmo)
  • A Escola Sueca de Desporto e Ciências da Saúde ( Gymnastik- idrottshögskolan och, ou GIH)

Demografia

A região de Estocolmo é o lar de cerca de 22% da população total da Suécia, e representa cerca de 28% do produto interno bruto . A noção geográfica do "Stockholm" mudou ao longo dos tempos. Na virada do século 19, Estocolmo, basicamente, consistia na área hoje conhecida como Centro da cidade, a cerca de 35 km 2 (14 sq mi) ou 1/5 da atual área municipal. Nas décadas que se seguiram várias outras áreas foram incorporadas (como Brännkyrka Município em 1913, altura em que tinha 25 mil habitantes, e Spånga em 1949). A fronteira municipal foi criada em 1971 - com exceção de Hansta, em 1982 comprada pela Prefeitura de Estocolmo Sollentuna Município e hoje uma reserva natural.

Da população de 765.044 em 2004, 370.482 eram homens e 394.562 mulheres. A idade média é de 39,8 anos; 40,5% da população está entre 20 e 44 anos. 309.480 pessoas, ou 40,4% da população, sobre a idade de 15 anos não eram casados. 211.115 pessoas, ou 27,5% da população, eram casados. 85.373, ou 11,1% da população, tinha sido casado, mas se divorciaram. 37,5% dos moradores têm imigrante ou minoritária herança e fundo. Moradores de Estocolmo são conhecidos como Stockholmers. Alguns dos subúrbios têm grandes populações de imigrantes. Algumas línguas faladas na Grande Estocolmo ao lado Sueco, Finlandês e Inglês devido ao grande número de imigrantes são Bósnio, Siríaco, árabe , Turco, Curdo, Persa, espanhol , Sérvio e Croata.

População histórica

População na cidade de Estocolmo de 1570 a apresentar

Ano População
1570 9100
1610 8900
1630 15.000
1650 35.000
1690 55.000
1730 57.000
1750 60.018
1770 69.000
1800 75.517
1810 65.474
1820 75.569
1830 80.621
1840 84.161
1850 93.070
1860 113063
1870 136016
Ano População
1880 168775
1890 246454
1900 300624
1910 342323
1920 419429
1930 502207
1940 590543
1950 745936
1960 808294
1970 740486
1980 647214
1990 674452
2000 750348
2005 771038
2007 795163
2008 810120
2009 829417
2010 841612

No último século, a população dos municípios próximos, em Estocolmo County tornou-se relevante mencionar, bem como a população de Estocolmo Município, como muitos municípios fazem parte do Estocolmo área urbana e, como tal, são muitas vezes considerados parte do termo geral "Stockholm".

A partir de 2005, Estocolmo área urbana tem uma população de 1.252.020; Huddinge 90.182; Järfälla 62.342; Solna 61.717; Sollentuna 60.528; Botkyrka 77.553; Haninge 72.956; Tyresö 41.476; Sundbyberg 33.868; Nacka 82.421; Danderyd 30.492). Em todo o Estocolmo metropolitana, com seus 26 municípios, a população chega a mais de 2 milhões de habitantes.

Um panorama de 360 graus de Estocolmo trimestres internas tomadas a partir da torre da Câmara Municipal. Da esquerda para a direita: Riddarfjärden com Södermalm em segundo plano, Kungsholmen, Klara sjö, Norrmalm com a estação central em primeiro plano, Stockholms ström, Riddarholmen com a Cidade Velha, e novamente Riddarfjärden com Södermalm

Cultura

Katarina kyrka, vista do lado de fora
Royal Dramatic Theatre, um dos muitos teatros de Estocolmo

Além de ser uma grande cidade com uma vida cultural ativa, Estocolmo, capital da Suécia como, abriga muitas instituições culturais nacionais. Há dois UNESCO Património Mundial na área de Estocolmo: a Palácio Real Drottningholm (dentro Ekerö Município) eo Skogskyrkogården (O cemitério da floresta).

Estocolmo foi a 1998 Capital Europeia da Cultura.

Literatura

Autores ligados a Estocolmo incluem o poeta e compositor Carl Michael Bellman (1740-1795), romancista e dramaturgo August Strindberg (1849-1912), romancista e Hjalmar Söderberg (1869-1941), os quais fizeram Estocolmo parte de suas obras. Outros autores com herança notável em Estocolmo foram o ganhador do Prêmio Nobel Eyvind Johnson (1900-1976) eo poeta popular e compositor Evert Taube (1890-1976). O romancista Per Anders Fogelström (1917-1998) escreveu uma popular série de romances históricos que descrevem a vida em Estocolmo de 19 a meados do século 20.

Arquitetura

Estocolmo Palace, a residência oficial da família real, com a sua aparência consagrada entre 1730-1830.

Parte mais antiga da cidade é " Gamla Stan "(Cidade Velha), localizada nas ilhas pequenas originais de primeiros assentamentos da cidade e ainda com o medieval . arruamento Alguns edifícios notáveis de Gamla Stan são a grande Igreja alemã (Tyska kyrkan) e várias mansões e palácios: o Riddarhuset (a Casa da Nobreza), o Bonde Palace, o Palace Tessin eo Oxenstierna Palace. O edifício mais antigo de Estocolmo é o Riddarholmskyrkan do final do século 13. Após um incêndio em 1697, quando o castelo medieval original foi destruído, Estocolmo Palace foi construído em um barroco estilo. Catedral de Storkyrkan, a sede episcopal do Bispo de Estocolmo, fica ao lado do castelo. Foi fundada no século 13, mas é revestido em um namoro exterior barroco ao século 18.

Já no século 15, a cidade tinha expandido fora de suas fronteiras originais. Alguns edifícios pré-industrial, de pequena escala a partir desta época ainda podem ser encontrados em Södermalm. Durante o século 19 ea idade da industrialização Estocolmo cresceu rapidamente, com os planos e arquitetura inspirados nas grandes cidades do continente, como Berlim e Viena . Trabalhos notáveis deste período de tempo incluem edifícios públicos, como o Royal Swedish Opera e desenvolvimentos privados, tais como os empreendimentos habitacionais de luxo em Strandvägen.

No século 20, um impulso nacionalista estimulou um novo estilo arquitetônico inspirado pela ascendência medieval e renascentista, bem como influências do Jugend / Art Nouveau estilo. Um marco fundamental de Estocolmo, o Stockholm City Hall, foi erguido 1911-1923 pelo arquiteto Ragnar Östberg. Outros trabalhos notáveis destes tempos são a Stockholm Public Library eo Cemitério Forest, Skogskyrkogården.

Söder Torn, um edifício alto em 86 metros Södermalm.
Strandvagen como visto da ilha de Djurgården.
Vista do porto de Skeppsbron.

Na década de 1930 modernismo caracterizado o desenvolvimento da cidade como ela cresceu. Novas áreas residenciais surgiu como o desenvolvimento em Gärdet enquanto o desenvolvimento industrial adicionada ao crescimento, tais como as indústrias de fabrico de KF em Kvarnholmen localizados no Nacka Município. Na década de 1950, o desenvolvimento suburbano entrou numa nova fase com a introdução do Stockholm metro. Os desenvolvimentos modernistas de Vällingby e Farsta foram internacionalmente elogiado. Na década de 1960 este desenvolvimento suburbano continuou, mas com a estética das vezes, os blocos industrializados e produzidos em massa de apartamentos recebeu uma grande quantidade de críticas.

Ao mesmo tempo que este desenvolvimento suburbano estava ocorrendo, as áreas mais centrais da cidade interna estavam sendo redesenhado, conhecido como Norrmalmsregleringen. Sergels Torg, com suas cinco torres de escritórios do arranha-céus foi criado na década de 1960, seguida da depuração total de grandes áreas para dar espaço para novos projetos de desenvolvimento. Os edifícios mais notáveis deste período é o conjunto da Casa da Cultura, Teatro da Cidade e Banco Nacional de Sergels Torg, projetado pelo arquiteto Peter Celsing.

Na década de 1980 as idéias de planejamento do modernismo estavam começando a ser questionada, resultando em subúrbios com um planejamento mais densa, como Skarpnäck. Na década de 1990 essa idéia foi levada adiante com o desenvolvimento da antiga área industrial e perto do centro da cidade, resultando em uma espécie de mistura de planejamento modernista e urbano na nova área de Hammarby Sjöstad.

O município nomeou um "conselho de beleza" oficial chamado " Skönhetsrådet "para proteger e preservar a beleza da cidade.

Arquitetura de Estocolmo forneceu a inspiração para o diretor japonês Hayao Miyazaki como ele procurou evocar uma cidade idealizada intocado pela Guerra Mundial. Sua criação, chamado Koriko, aproveita diretamente de Miyazaki que sentia era senso de unidade bem estabelecida arquitetônico, vibração, independência e segurança de Estocolmo.

Uma das peças mais inusitadas de "Arquitetura" em Estocolmo é o Jumbohostel, abrigado em um antigo Boeing 747 localizado na Aeroporto de Estocolmo-Arlanda.

Museus

Estocolmo é uma das cidades-museus mais populosos do mundo, com cerca de 100 museus, visitado por milhões de pessoas todos os anos. O museu nacional mais famoso é o Nationalmuseum, com a maior coleção de arte da Suécia: 16.000 pinturas e 30.000 objetos de arte de artesanato. A coleção remonta aos dias de Gustav Vasa, no século 16, e desde então foi ampliado com obras de artistas como Rembrandt , e Antoine Watteau, bem como constituindo uma parte principal da arte herança da Suécia, que se manifesta nas obras de Alexander Roslin, Anders Zorn, Johan Tobias Sergel, Carl Larsson, Carl Fredrik Hill e Ernst Josephson.

O Museu de Arte Moderna, ou Moderna Museet, é o museu nacional da Suécia da arte moderna. Tem obras de artistas modernos famosos, como Picasso e Salvador Dalí.

Museu Nacional.

Outros museus notáveis:

  • Stockholm City Museum
  • Skansen, o arquétipo museus ao ar livre, inaugurada 1891.
  • Museu Nórdico, dedicado à história cultural e da etnografia da Suécia.
  • Royal Coin Cabinet, dedicado à história do dinheiro.
  • O Museu Vasa, agora com a reconstrução das partes em falta na Navio Vasa.

Galerias de arte

Estocolmo tem uma cena vibrante de arte com um número de centros de arte reconhecidos internacionalmente e galerias comerciais. Entre outros patrocínio privado iniciativas como Bonniers Konsthall, Magasin 3, e as instituições do Estado apoiou tais como Tensta Konsthall e Índice de todos mostram os principais artistas nacionais e internacionais. Nos últimos anos, um distrito galeria surgiu em torno Hudviksvallsgatan onde galerias de líderes como Andréhn-Schiptjenko, Brandstrom & Stene ter localizado. Outras galerias comerciais importantes incluem Nordenhake, Milliken Gallery e Magnus Karlsson Galleri.

Arrabaldes

Os subúrbios de Estocolmo são lugares com diverso fundo cultural. Algumas áreas nos subúrbios, incluindo os de Tensta, Jordbro, Fittja, Husby, Brandbergen, Rinkeby, Kista, Hagsätra, Rågsved, Huddinge, e no subúrbio exterior de Södertälje, têm elevadas percentagens de imigrantes ou imigrantes de segunda geração. Estes vêm principalmente do Médio Oriente ( Assírios, Siríacos, Turks e curdos ) e ex- Jugoslávia , mas há também imigrantes da África , Sudeste da Ásia e América Latina . Outras partes dos subúrbios, como Hässelby, Vällingby, Sollentuna, Täby, Danderyd, Lidingö, Flysta e Hökarängen, bem como alguns dos subúrbios mencionados acima, tem uma maioria de suecos étnicos.

Teatros

Ópera Real Sueca, visto de Helgeandsholmen.

Distinguished entre muitos teatros de Estocolmo são o Royal Dramatic Theatre (Kungliga Dramatiska Teatern), um dos teatros mais famosos da Europa, ea Ópera Real Sueca, inaugurada em 1773.

Outros teatros notáveis são o Stockholm City Theatre (Stockholms Stadsteater), o Peoples Opera ( Folkoperan), o Teatro Moderno de Dança (dansteatern Moderna), o China Theatre, o Göta Lejon Theatre, o Mosebacke Theatre, eo Teatro Oscar.

Parque de diversões

Gröna Lund é um parque de diversões localizado na ilha de Djurgården. O parque de diversões tem mais de 30 atrações e muitos restaurantes. É uma atração turística popular e visitado por milhares de pessoas todos os dias. Está aberto a partir do final de abril a meados de Setembro, bem como de abertura durante o Natal para um mercado. Gröna Lund também serve como local de concertos.

Bookpublisher, Norstedt edifício, visto de Vasabron, em Riddarholmen.

Esportes

Jogos Olímpicos de Verão de 1912 em Estocolmo
Ericsson Globe.

Os esportes mais populares são futebol e hóquei no gelo . As três equipes mais populares são AIK, Djurgårdens IF e Hammarby IF. Todos esses clubes têm grandes quantidades de fãs e estão jogando em bastante grandes estádios.

AIK está jogando atualmente no Råsunda com uma capacidade de 36,508, mas é mais provável vai se mudar para o novo Swedbank Arena, com capacidade para 50.000 que será concluído em 2012 e será o novo Estádio Nacional. No entanto, isso ainda não foi decidido, e os fãs de AIK estão incitando o clube a comprar Råsunda devido à forte atachment emocional para o estádio. Swedbank Arena será construída independentemente do envolvimento do AIK. A maioria dos fãs de AIK são do norte de Estocolmo e para os subúrbios do norte. AIK são os campeões da maior liga sueca, Allsvenskan.

Djurgårdens IF está jogando atualmente no Stockholm Stadion, mas irá se mover para um New Stadium no futuro. O novo estádio terá uma capacidade de 20-25,000 e estará localizado perto do antigo. Tvillingderbyt é o derby entre AIK e Djurgården e é muitas vezes referido como um dos derbies mais quentes da Europa. Ambos os clubes foram fundados em 1891 em Estocolmo: daí o nome (o "derby gêmeo").

Estádio do Hammarby está localizado no sul de Estocolmo, junto com a maioria de seus fãs. Eles têm vindo a desempenhar no Söderstadion desde o início dos anos 70, mas estão a mover-se para o novo Stockholmsarenan com uma capacidade de 30.000, localizado a 500 metros ao sul de seu estádio atual.

Historicamente, a cidade foi o anfitrião da Jogos Olímpicos de Verão de 1912. Desde aqueles dias conter a Stockholms Olympiastadion que, desde então, hospedado inúmeros eventos desportivos, nomeadamente de futebol e atletismo. Outros grandes arenas desportivas são Råsunda Stadium, o estádio nacional de futebol, e Stockholm Globe Arena, uma arena multi-esporte e um dos maiores edifícios esféricos do mundo.

Ao lado da 1912 Jogos Olímpicos de Verão, Estocolmo sediou a Jogos Olímpicos de Verão de 1956 equestre. A cidade também foi segunda vice-campeão no 2004 Jogos Olímpicos de Verão lances.

Estocolmo também acolheu todos, mas um dos Nórdicos Games, uma de inverno evento multi-esportivo que antecedeu os Jogos Olímpicos de Inverno .

Cozinha

Existem mais de 1000 restaurantes em Estocolmo. Devido à imigração, a cidade tem muitos restaurantes com todos os tipos de alimentos de todo o mundo, como fast food americano, asiático, italiano, turco, francês, grego, culinária do Oriente escandinavo, espanhol e Médio. Cafetarias e bares são fáceis de encontrar em qualquer lugar na cidade.

A partir de 2009 Estocolmo possui um total de nove Restaurantes com estrelas Michelin, dois dos quais têm duas estrelas.

Eventos anuais

Maratona de Estocolmo, em Djurgårdsbron de 2008
  • Where the Action Is Tour é um festival de música de 2 dias realizada em Djurgården em junho.
  • Estocolmo Jazz Festival é um dos mais antigos festivais da Suécia. O festival acontece em Skeppsholmen em julho.
  • Orgulho de Estocolmo é o maior evento do orgulho nos países nórdicos e tem lugar na última semana de julho de cada ano. The Pride festival Estocolmo sempre termina com um desfile e em 2007, 50 000 pessoas marcharam com o desfile e cerca de 500 000 assisti.
  • O Maratona de Estocolmo ocorre em um sábado no início de Junho de cada ano
  • O Nobel Banquete ocorre em Stockholm City Hall todos os anos em 10 de dezembro

Transporte

Transporte público

Comboio da periferia da Grande Estocolmo

Estocolmo tem uma extensa sistema de transporte público, que por pelo menos uma medida é o mais caro do mundo. Consiste na Estocolmo Metro (Tunnelbana); dois sistemas ferroviários urbanos, Roslagsbanan e Saltsjöbanan; e um sistema ferroviário suburbano: o Estocolmo trens urbanos (pendeltåg), três sistemas ferroviários ligeiros: Nockebybanan, Lidingöbanan, e Tvärbanan; um grande número de linhas de ônibus, ea linha de barco do centro da cidade Djurgårdsfärjan. Todo o transporte público terrestre em Condado de Estocolmo, com exceção dos autocarros para o aeroporto / trens, são organizados por Storstockholms Lokaltrafik (SL), com a operação e manutenção dos serviços de transportes públicos delegados aos vários empreiteiros, como MTR que operar o metrô e Transportes Veolia que operam as estradas de ferro suburbanas, exceto para o trens urbanos. O tráfego de barcos arquipélago é tratado por Waxholmsbolaget.

SL tem um sistema de bilhete comum em todo o Condado de Estocolmo, que permite viajar facilmente entre os diferentes modos de transporte. Os bilhetes são de dois tipos principais, bilhete único e cartões de viagem, tanto permitindo viagens ilimitadas com SL em todo o Condado de Estocolmo para a duração da validade do bilhete. A partir de 01 de abril de 2007, um novo sistema de zonas (A, B, C) e sistema de preço se aplica para bilhetes individuais. Os únicos bilhetes já estão disponíveis em formas de bilhete em dinheiro, unidade bilhetes individuais pré-pagos, deslizamentos de bilhetes pré-pagos de 10, sms-ticket e bilhete de máquina. Bilhetes de caixa compraram no ponto de viagens são os bilhetes mais caros e pré-pagos lapsos de 10 são os mais baratos. Um único bilhete é válido por uma hora. A duração da validade do cartão de viagem depende do tipo exato, eles estão disponíveis a partir de 24 horas até um ano. Os custos de 30 dias de cartões de 690 SEK (73 euros; 115 USD). Bilhetes de todos estes tipos estão disponíveis com preços reduzidos para pessoas menores de 20 e maiores de 65 anos de idade.

Estradas

Estocolmo está na junção da Rotas europeias E4, E18 e E20. A existe concluída metade da auto-estrada do anel rodoviário nos lados sul e oeste do Centro.

Taxas de congestionamento

Estocolmo tem uma sistema de preços de congestionamento, Estocolmo imposto de congestionamento, em uso de forma permanente desde 1 de agosto de 2007, depois de ter tido um período experimental de sete meses no primeiro semestre de 2006. O centro da cidade está dentro da zona de taxa de congestionamento. Todas as entradas e saídas desta área têm pontos de controle não tripulados operando com reconhecimento automático de placas . Todos os veículos que entram ou saem da área afetada imposto de congestionamento, com algumas excepções, tem que pagar 10-20 SEK (1,09-2,18 euros , 1,49-2,98 USD ) dependendo da hora do dia 6:30-18:29. O montante máximo imposto por veículo por dia é de 60 SEK (6,53 euros, 8,94 USD). O pagamento é feito por vários meios dentro de 14 dias depois de ter passado um dos pontos de controle, não se pode pagar com os pontos de controle.

Após o período experimental acabou, referendos consultivos foram realizados em Estocolmo Município e vários outros municípios em Estocolmo County. O governo então reinante ( gabinete Persson) declararam que só levaria em consideração os resultados do referendo em Estocolmo Município. Os partidos de oposição ( Aliança para a Suécia) afirmaram que estavam para formar um gabinete após a foi realizada no mesmo dia que os fiscais congestionamento que-eleição geral referendos-iriam levar em consideração os referendos realizados em vários outros municípios, bem como, mas não especificar mais em detalhe como eles fariam isso. Os resultados dos referendos foram que o Município de Estocolmo votou a favor do imposto de congestionamento, mas todos os outros municípios votaram contra. Os partidos de oposição venceu as eleições gerais e alguns dias antes que eles formaram governo ( gabinete Reinfeldt) anunciaram que a taxa de congestionamento seriam reintroduzidos em Estocolmo, mas que a receita iria inteiramente para a construção de estradas e em torno de Estocolmo. Durante o período experimental e de acordo com a agenda do governo anterior a receita foi inteiramente aos transportes públicos.

Ferries

Estocolmo tem linhas regulares de ferry para Helsínquia e Turku, na Finlândia (comumente chamado de " Finlandsfärjan "); Tallinn, Estónia ; Riga, Letónia ; e para o Ilhas Åland. Os viajantes já não são capazes de tomar um ferry direto para St. Petersburg , Rússia a partir de 1998. Um primeiro deve ferry para Helsínquia e depois para São Petersburgo.

A grande Estocolmo arquipélago é servido pelos barcos arquipélago Waxholmsbolaget.

Aeroportos

Aeroporto de Estocolmo-Arlanda é o maior e mais movimentado aeroporto na Suécia com 18 milhões de passageiros em 2007. Ele está localizado cerca de 40 km ao norte de Estocolmo.

  • Nacional e internacional:
    • Aeroporto de Estocolmo-Arlanda é o principal aeroporto da região e serve como um hub para Scandinavian Airlines.
    • Estocolmo-Bromma Airport está localizado a cerca de 8 km (5,0 milhas) a oeste de Estocolmo.
  • Só internacional:
    • Estocolmo-Skavsta Airport está localizado a 100 km (62 milhas) ao sul de Estocolmo.
    • Aeroporto de Estocolmo-Västerås está localizado 110 quilômetros (68 MI) a oeste de Estocolmo, na cidade de Västerås.

Arlanda Express aeroporto ligação ferroviária corre entre o Aeroporto Arlanda e do centro de Estocolmo. Há também linhas de ônibus, Flygbussarna, que correm entre o centro de Estocolmo e todos os aeroportos.

Comboios inter-cidades

Estação Central de Estocolmo

Estação Central de Estocolmo tem ligações ferroviárias para muitas cidades suecas, bem como para Oslo , Noruega e Copenhagen , Dinamarca . O popular serviço X 2000 para Gotemburgo leva três horas. A maioria dos trens são executados por SJ AB.

Rankings internacionais

Estocolmo, muitas vezes tem um bom desempenho nas classificações internacionais, alguns dos quais são mencionados a seguir:

  • No livroThe Ultimate Guide to Maratonas Internacionais(1997), escrito por Dennis Craythorn e Rich Hanna,Maratona de Estocolmo é classificado como o melhormaratona do mundo.
  • Em um relatório pelos Robert Huggins Associates que compararam noventa das maiores cidades e regiões econômicas do mundo 2002, Estocolmo foi classificado em vigésimo segundo em termos de transformar conhecimento em negócios . Estocolmo foi classificada em primeiro lugar de qualquer cidade fora dos Estados Unidos. As principais cidades que classifica abaixo Estocolmo incluído New York , Londres , Tóquio , Hamburgo e Hong Kong .
  • No Painel de Avaliação 2006 Europeu da Inovação, elaborado peloInstituto de Pesquisa Econômica Maastricht em Inovação e Tecnologia (MERIT) eodo Centro Comum de InvestigaçãoInstituto para a Protecção e Segurança do Cidadão daComissão Europeia, Estocolmo foi classificado como o maiscidade inovadora em Europa.
  • No Índice de 2008 Conhecimento de Competitividade Mundial, publicado pelo Centro para a Competitividade Internacional, Estocolmo foi classificado como o sexto maiorregião competitiva no mundo e na região mais competitiva fora dos Estados Unidos.
  • No Índice de 2006 Regional Europeia para o Crescimento (E-REGI), publicado pela Jones Lang LaSalle, Estocolmo foi quinto classificado na lista de cidades europeias com o mais forte do PIB previsão de crescimento. Estocolmo foi classificada em primeiro lugar na Escandinávia e na segunda fora da Europa Central e Oriental.
  • Em 2007 European Cities Monitor, publicado pela Cushman & Wakefield, Estocolmo foi classificada como a melhor cidade nórdica para localizar um negócio. No mesmo relatório, Estocolmo foi classificada em primeiro lugar na Europa em termos de liberdade de poluição .
  • Em uma pesquisa de 2007 realizada pelo economista ambientalMatthew Kahn para o Readers Digestrevista, Estocolmo foi classificada em primeiro lugar em sua lista dos "mais verde" e mais "habitável" cita no mundo.
  • Em uma pesquisa de 2008 publicada pelaReaders Digestrevista, Estocolmo ficou em quarto lugar no mundo eo primeiro na Europa em sua lista dos "dez melhores cidades honestas do mundo".
  • Em uma pesquisa de 2008 publicada pela National Geographic Travelerrevista,Gamla Stan (a cidade velha) em Estocolmo foi em sexto lugar na sua lista de lugares históricos nominais.
  • Em uma pesquisa de 2008 publicada pela Política Externarevista, Estocolmo ficou em vigésimo quarto na lista das cidades mais globais do mundo.

Sistema político moderno

Constitucionalmente, o 349-membro do Riksdag (Parlamento) detém a autoridade suprema em moderno Suécia . O Riksdag é responsável por escolher o primeiro-ministro, que, em seguida, nomeia o governo (os ministros). O Poder Legislativo é então partilhada entre o parlamento eo primeiro-ministro levou o governo. O o poder executivo é exercido pelo governo, enquanto o Judiciário é independente. Suécia carece obrigatória a revisão judicial, apesar de a avaliação não obrigatórias realizadas por Lagrådet (Conselho Law) é mais respeitado em questões técnicas, mas nem tanto em questões políticas controversas. Actos do Parlamento e do governo decretos podem ser feitas inaplicável a todos os níveis se forem manifestamente contra as leis constitucionais. No entanto, devido às restrições neste forma de revisão judicial e de um judiciário fraco, isso teve pouca importância prática.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Stockholm&oldid=349401399 "