Conteúdo verificado

Aida

Assuntos Relacionados: Gravações musicais e composições

Informações de fundo

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Aida ( árabe , عايدة, nome fêmea árabe significa Reward) é uma ópera em quatro atos por Giuseppe Verdi a um italiano libreto de Antonio Ghislanzoni, com base em um cenário escrito por egiptólogo francês Auguste Mariette (embora há estudiosos que argumentam que o cenário foi realmente escrito por Temistocle Solera). Foi realizado pela primeira vez no Khedivial Opera House no Cairo em 24 de dezembro de 1871 sob a batuta de Giovanni Bottesini.

Fundo

Ismail Pasha, Khedive do Egito , encomendado Verdi a escrever a ópera para o desempenho em janeiro de 1871, a pagar-lhe 150 mil francos, mas a estréia foi adiada por causa da Guerra Franco-Prussiana. Ao contrário da crença popular, a ópera não foi escrito para comemorar a abertura do Canal de Suez em 1869 , nem a do Khedivial Opera House (que abriu com Verdi Rigoletto) no mesmo ano. Verdi foi convidado a compor uma ode para a abertura do Canal, mas se recusou, alegando que ele não escrever "pedaços ocasionais."

Aida recebido com grande aclamação quando ele finalmente abriu em Dezembro de 1871, e continua a ser um grampo do repertório operático standard. Ele aparece como número dezesseis em Lista de Opera América das 20 óperas mais-executadas em America do Norte . Existem muitas gravações, e é um dos operas mais populares.

A sua história, mas não a sua música, tem sido utilizada como a base para um 1998 musical de mesmo nome escrito por Elton John e Tim Rice .

A ópera foi adaptado para o cinema em várias ocasiões, mais notavelmente na uma produção que estrelou 1953 Lois e Maxwell Sophia Loren, e um 1987, a produção sueca. Em ambos os casos, os atores principais LIP-sincronizado com gravações de cantores de ópera reais.

Roles

Papel Tipo de voz Estreia Cast, 24 de dezembro de 1871
(Maestro: Giovanni Bottesini)
Aida, uma princesa etíope soprano Antonietta Anastasi-Pozzoni
O rei do Egito baixo Tommaso Costa
Amneris, filha do rei meio-soprano Eleonora Grossi
Radamés, Capitão da Guarda tenor Pietro Mongini
Amonasro, rei da Etiópia barítono Francesco Steller
Ramfis, alta Priest baixo Paolo Medini
Um mensageiro tenor Luigi Stecchi-Bottardi
Voz de uma Sacerdotisa soprano Marietta Allievi
Os sacerdotes, sacerdotisas, ministros, capitães, soldados, funcionários, etíopes,
escravos e prisioneiros, egípcios, animais e coro

Sinopse

A "cena triunfal" de A produção da ópera de Aida do Pacífico em 2006, estrelado por Angela Brown como Aida, Donnie Ray Albert como Amonasro, Andrew Gangestad como Ramfis, Carl Tanner como Radamés, Milena Kitic como Amneris, e Stefan Szkafarowsky como o rei do Egito.

Um resumo do enredo de Aida é detalhado abaixo.

Resumo: Aida, uma princesa etíope, é capturado e trazido como escravo ao Egito. Um comandante militar, Radamés, luta para escolher entre seu amor por ela e sua lealdade para com a Faraó. Para complicar ainda mais a história, Radames é amado pela filha do Faraó, Amneris, apesar de ele não voltar a sentir.

Ato I

Cena 1

Um salão no palácio do rei; através do portão traseiro as pirâmides e templos do Memphis

Ramfis, o sumo sacerdote do Egito diz Radames, o jovem guerreiro, que a guerra com a Etiópia parece inevitável, e Radames manifesta a esperança de que ele fosse escolhido como o comandante egípcio. (Ramfis, Radames: Si, corre voce I'Etiope ardisca).

Radamés sonha tanto de ganhar a vitória no campo de batalha e de Aida, a escrava etíope, com quem ele é secretamente apaixonado (Radames: Se quel guerrier io fossi ... Celeste Aida - "Aïda Celestial"). Aida, que também é secretamente apaixonado por Radamés, é a filha de capturado, o etíope Rei Amonasro, mas seus captores egípcios não têm conhecimento da sua verdadeira identidade. Seu pai invadiu o Egito para entregar-la de servidão.

Amneris, a filha do rei egípcio entra no hall. Ela também ama Radamés, mas teme que seu coração pertence a outra pessoa (Radamés, Amneris: Quale insolita Giola nel tuo Squardo - "Em teu rosto eu traço").

Então Aida aparece e, quando Radamés vê-la, Amneris percebe que ele parece perturbado. Ela suspeita que Aida poderia ser seu rival, mas ela é capaz de esconder seu ciúme e se aproxima dela (Amneris, Aida, Radames: Vieni, o diletta, appressati).

A parede na fase abre ampla, revelando um grande salão

O rei entra, juntamente com o Sumo Sacerdote, Ramfis, e toda a corte palácio. Um mensageiro anuncia que os etíopes, liderados pelo Rei Amonasro, estão marchando em direção a Tebas. O rei declara guerra e também proclama Radames para ser o homem escolhido pela deusa Isis como líder do exército (The King, Messenger, Radames, Aida, Amneris, coro: Alta cagion v'aduna - "Oh destino o'er Egito iminente "). Ao receber o mandato do Rei, Radames procede ao templo de Vulcano para assumir as armas sagradas (The King, Radames, Aida, Amneris, coro:! Su del Nilo al sacro lido - "On Of rio sagrado Nilo ', proteger as costas ").

A parede na fase fecha-se para revelar a cena anteriormente

Sozinho na sala, Aida está dividida entre seu amor por seu pai, seu país, e Radames. (Aida: Ritorna vincitor - "Return um conquistador").

Cena 2

Dentro do templo de Vulcano

Cerimónias solenes e danças pelas sacerdotisas ter lugar (Alta Sacerdotisa, chorus, Radames: Possente Ftha ... Tu che dal nulla - "O poderoso Ptha.") Seguida pela instalação de Radamés para o cargo de comandante-em-chefe. (Alta Sacerdotisa, chorus, Radames: Immenso Ftha .. Mortal, diletto ai Numi - "O poderoso, guarde e proteja!"). Todos os presentes no templo rezar pela vitória do Egito e proteção para seus guerreiros (Nume, custode e vindice).

Ato II

Cena 1

Em Amneris câmara

Danças e músicas para celebrar a vitória take lugar (Chorus, Amneris: Chi mai fra gli Inni ei plausi - "Nossas músicas louvando a sua glória" 'Radames). No entanto, Amneris ainda está em dúvida sobre o amor de Radamés e se pergunta se Aida está no amor com o jovem guerreiro. Ela tenta esquecê-la dúvida, entreter seu coração preocupado com a dança dos escravos mouros (Chorus, Amneris: Vieni: sul crin ti Piovano).

Quando Aida entra na câmara, Amneris pede a todos para sair. Por falsamente dizendo Aida que Radamés morreu na batalha, ela truques em seus professando seu amor por ele. Em luto, e chocado com a notícia, Aida confessa que seu coração pertence a Radames eternamente (Amneris, Aida: Fu la sorte dell 'armi um' tuoi funesta).

Esta confissão dispara Amneris com raiva, e ela planeja se vingando de Aida. Ignorando articulados de Aída, (Amneris, Aida, coro: Su del Nilo al lido sacro) Amneris deixa sozinha na câmara.

Cena 2

No grande porta da cidade de Tebas

Radames retorna vitorioso e as tropas marcham para a cidade (Chorus, Ramfis: - "Glória ao Egito, para Isis" Gloria all'Egitto, ad Iside). O rei egípcio decreta que neste dia o Radames triunfante pode ter tudo o que deseja. Os cativos etíopes são arredondados para cima e Amonasro aparece entre eles. Aida imediatamente corre para seu pai, mas suas verdadeiras identidades ainda são desconhecidas para os egípcios. Amonasro declara que o rei etíope (ele mesmo) foi morto em batalha. Aida, Amonasro e os etíopes capturados suplicar ao rei egípcio por misericórdia, mas os egípcios chamam para a sua morte (Aida, Amneris, Radames, O Rei, Amonasro, coro:!?! .. Che veggo Egli .. Mio padre .. Anch'io pugnai).

Como recompensa do rei, Radames implora com ele para poupar as vidas dos prisioneiros e para libertá-los. Agradecido, o rei do Egito declara Radames para ser seu sucessor e de ser de sua filha prometida (Aida, Amneris, Radames, O Rei, Amonasro, coro: O Re: pei sacri Numi .. Gloria all'Egitto). Aida e Amonasro permanecem como reféns para garantir que os etíopes não vingar a sua derrota.

Ato III

Nas margens do Nilo, perto do templo de Isis

As orações são disse (Chorus, Ramfis, Amneris: O tu che sei d'Osiride - "Ó tu que a Osíris arte ...") na véspera de Amneris e Radames 'casamento no Templo de Isis. Lá fora, Aida espera se reunir com Radamés como eles haviam planejado (Aida: Qui Radames verra .. O mia patria - "Oh, meu querido país!").

Amonasro aparece e obriga a concordar com Aida descobrir a localização do exército egípcio de Radames (Aida, Amonasro: Ciel, mio padre .. Rivedrai le foreste imbalsamate - "Mais uma vez serás tu olhar."!). Quando ele chega, Amonasro esconde atrás de uma rocha e escuta a conversa.

Radames afirma que Aida é a pessoa que ele vai se casar (Pur ti riveggo, mio dolce Aida .. Nel fiero anelito; Fuggiam gli ardori inospiti .. La, tra foreste vergini), e Aida convence-o a fugir para o deserto com ela.

A fim de fazer a sua fuga mais fácil, Radamés propõe que eles usam uma rota segura, sem qualquer medo de ser descoberto e ele também revela o local onde seu exército escolheu para atacar. Ao ouvir isso, Amonasro sai do esconderijo e revela sua identidade. Radamés se sente desonrado. Ao mesmo tempo, Amneris e Ramfis deixar o templo e, vendo Radames com seu inimigo, chamar os guardas. Amonasro e Aida tentar convencer Radames para fugir com eles, mas ele se recusa e se rende aos guardas imperiais (Radamés, Aida, Amonasro, Amneris, Ramfis:! Tu Aida não m'ami .. Va ').

Ato IV

Cena 1

Uma sala no Templo de Justiça. De um lado é a porta que conduz à cela de prisão Radames '

Amneris (L'aborrita rivale um me sfuggia - "Meu rival odiado me escapou") quiser salvar a Radamés. Ela pede a guarda para trazê-lo para ela.

Ela pergunta Radames para negar as acusações, mas Radamés se recusa. Certos de que, como punição, ele vai ser condenado à morte, Amneris lhe implora para se defender, mas Radamés se recusa firmemente. Ele está aliviado ao saber Aida ainda está vivo e espera que ela chegou a seu próprio país (Amneris, Radames: Gia i Sacerdoti adunasi). Sua decisão fere Amneris.

Julgamento de Radamés tem lugar fora do palco; ele não responde a acusações Ramfis 'e é condenado à morte, enquanto Amneris, que permanece no palco, defende com os sacerdotes para lhe mostrar misericórdia. Como ele está condenado a ser enterrado vivo, Amneris amaldiçoa os sacerdotes, enquanto Radamés é levado (cena do Juízo Final, Amneris, Ramfis, e coro: Ohime .. morir mi sento - "espírito Celestial, descer"!).

Cena 2

A parte inferior do palco mostra o cofre no Templo de Vulcano; a parte superior representa o próprio templo.

Radamés foi levado para o piso inferior do templo e selado em um cofre escuro. Pensando que ele está sozinho e esperando que Aida está em um lugar mais seguro, ele ouve um suspiro e depois vê Aida. Ela escondeu-se no cofre de forma a morrer com Radamés. (Radames e Aida: La Pietra fatal sovra me si chiuse .. - "A pedra fatal agora se fecha sobre mim".) Eles aceitar seu destino terrível (Radamés: "Morrer, tão puro e bonito") e despedir-se da terra e suas tristezas.

Acima da abóbada no templo de Vulcano, Amneris chora e reza à deusa Isis. No vault abaixo, Aida morre nos braços de Radamés. (Chorus, Aida, Radamés, Amneris: Immenso Ftha - ". Todo-Poderoso Ptha")

Nota de rodapé: O projecto original incluiu um discurso de Aida (extirpado da versão final) que explicou sua presença sob o Templo: "Meu coração sabia que sua sentença Durante três dias que eu esperei aqui.". A linha mais conhecido do público traduz como: "Meu coração me avisado de sua condenação Neste túmulo que foi aberto para você que entrei secretamente Aqui, longe da vista humana, em seus braços Eu quero morrer..."

Gravações selecionadas

Ano Elenco
(Radames, Aida, Amneris)
Maestro,
Ópera e Orquestra
Etiqueta
1951 Mario del Monaco,
Maria Callas,
Oralia Dominguez
Oliviero de Fabritiis,
Palacio de Bellas Artes orquestra e coro
CD de áudio: EMI Classics
ASIN: B0000BWTKC
1952 Mario del Monaco,
Renata Tebaldi,
Ebe Stignani
Alberto Erede,
Accademia Nazionale di Santa Cecilia orquestra e coro
CD Áudio: Naxos histórico
Cat: 8,110129-30
1955 Richard Tucker,
Maria Callas,
Fedora Barbieri
Tullio Serafin,
La Scala orquestra e coro
CD de áudio: EMI Classics
ASIN: B000002RY3
1959 Carlo Bergonzi,
Renata Tebaldi,
Giulietta Simionato
Herbert von Karajan ,
Vienna State Opera, Orquestra Filarmônica de Viena
CD de áudio: Decca
ASIN: B00001IVQW
1961 Mario del Monaco,
Gabriella Tucci,
Giulietta Simionato
Franco Capuana,
Orquestra Sinfônica NHK
(Filme gravado em Tóquio)
DVD: Vídeo Artistas Int'l
ASIN: B000RW3YN6
1962 Jon Vickers,
Leontyne Price,
Rita Gorr
Georg Solti,
Teatro dell'Opera di Roma orquestra e coro
CD de áudio: Decca
ASIN: B0000041RW
1972 Plácido Domingo,
Martina Arroyo,
Fiorenza Cossotto
Claudio Abbado,
La Scala orquestra e coro
CD Áudio: Opera D'oro
ASIN: B00000AFP2
1974 Placido Domingo ,
Montserrat Caballé,
Fiorenza Cossotto
Riccardo Muti,
New Philharmonia Orchestra
Royal Opera House Chorus
CD de áudio: EMI Classics
ASIN: B00005NW0C
1981 Luciano Pavarotti ,
Margaret Price,
Stefania Toczyska
Garcia Navarro,
War Memorial Opera House orquestra e coro
DVD: Kultur International Films
ISBN 0-7697-2251-2
1986 Luciano Pavarotti ,
Maria Chiara,
Ghena Dimitrova
Lorin Maazel,
La Scala orquestra e coro
DVD: Image Entertainment
ASIN: B00002NDLW
1989 Plácido Domingo,
Aprile Millo,
Dolora Zajick
James Levine,
Metropolitan Opera orquestra e coro
DVD: Deutsche Grammophon
Cat: 00440 073 0019

Nota: "Gato:" é curto para o número de catálogo pela empresa rótulo; "ASIN" é amazon.com número de referência do produto.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Aida&oldid=189057349 "