Conteúdo verificado

Batalha do Golfo de Leyte

Assuntos Relacionados: II Guerra Mundial

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Batalha do Golfo de Leyte
Parte de Guerra do Pacífico, a Segunda Guerra Mundial
USS Princeton (CVL-23) 1944 10 24 1.jpg
O porta-aviões luz Princeton em chamas, a leste de Luzon, 24 de outubro de 1944.
Data 23-26 outubro 1944
Localização Leyte Gulf, Filipinas
Resultado Decisiva vitória dos Aliados
Os beligerantes
Estados Unidos
Austrália
Império do Japão
Os comandantes e líderes
Estados Unidos William Halsey, Jr.
( 3ª Frota)
Estados Unidos Thomas C. Kinkaid
( 7ª Frota)
Estados Unidos Clifton Sprague
(Taffy 3 / Task Unit 77.4.3)
Estados Unidos Jesse B. Oldendorf
(Grupo Tarefa 77.2)
Austrália John Augustine Collins
( Task Force 74)
Japão Takeo Kurita
(Centro Force)
Japão Shoji Nishimura
(Força do Sul)
Japão Kiyohide Shima
(Força do Sul)
Japão Jisaburō Ozawa
(Força do Norte)
Japão Yukio Seki
(Kamikazes)
Força
8 de frotas transportadoras
8 portadores de luz
18 portadores de escolta
12 navios de guerra
24 cruzadores
141 destroyers e escoltas de destroyer
Muitos Barcos PT, submarinos , e auxiliares de frota
Cerca de 1.500 aviões
1 frota transportadora
3 transportadores de luz
9 couraçados
14 cruzadores pesados
6 cruzadores ligeiros
35 + destroyers
300+ aviões (incluindo aeronaves em terra)
Acidentes e perdas
~ 3.000 mortos;
1 portadora de luz,
2 portadores de escolta,
2 destroyers,
1 escolta afundado
Mais de 200 aviões
~ 10.500 mortos;
1 veículo da frota,
3 transportadores de luz
3 navios de guerra,
10 cruzadores,
11 destroyers afundados
~ 500 aviões

A Batalha do Golfo de Leyte, também chamado de "Batalhas de Leyte Gulf", e anteriormente conhecida como a "Segunda Batalha do Mar das Filipinas", é geralmente considerada como a maior batalha naval da Segunda Guerra Mundial e, por alguns critérios, possivelmente o maior batalha naval da história.

Ela foi travada nas águas perto das Filipinas ilhas de Leyte e Samar 23-26 de outubro de 1944, entre as forças americanas e australianas eo combinado Marinha Imperial Japonesa . Em 20 de outubro, tropas dos Estados Unidos invadiram a ilha de Leyte, como parte de uma estratégia destinada a isolar Japão a partir dos países que haviam ocupado em Sudeste da Ásia, e em particular privando as suas forças e indústria de vitais de petróleo suprimentos. A Marinha Imperial Japonesa (IJN) mobilizou quase todos os seus restantes grandes navios de guerra em uma tentativa de derrotar a invasão aliada, mas foi repelido pela US Marinha 3 e 7 frotas. O IJN não conseguiu atingir o seu objectivo, sofreu perdas muito pesadas, e nunca depois partiu para a batalha em vigor comparável. A maioria de sua sobrevivência navios pesados, privadas de combustível, permaneceram em suas bases para o resto da Guerra do Pacífico.

A Batalha do Golfo de Leyte consistiu em quatro compromissos distintos entre as forças opostas: a Batalha do Mar de Sibuyan , a Batalha do Estreito de Surigao , a Batalha de Cabo Engaño ea Batalha fora Samar, bem como outras acções.

A Batalha do Golfo de Leyte também é notável como a primeira batalha em que aviões japoneses realizado organizado ataques do kamikaze. Também digno de nota é o fato de que o Japão neste batalha teve menos aviões do que as forças aliadas tinham embarcações marítimas, uma clara demonstração da diferença no poder dos dois lados neste momento da guerra.

Fundo

As campanhas de agosto 1942 a início de 1944 tinha conduzido as forças japonesas de muitas das suas bases ilha no sul e no Oceano Pacífico central, enquanto isola muitas de suas outras bases (mais notavelmente nas Ilhas Salomão , Arquipélago de Bismarck, Ilhas do Almirantado, Nova Guiné, Ilhas Marshall , e Wake Island), e em junho de 1944, uma série de desembarques anfíbios americanos apoiado pelo US 5ª Frota Fast Carrier Task Force capturado a maior parte do Ilhas Marianas (contornando Rota). Esta ofensiva violado anel de defesa interna estratégica do Japão e deu aos americanos uma base de longo alcance Bombardeiros Boeing B-29 Superfortress poderia atacar as ilhas japonesas. Os japoneses contra-atacou no Batalha do Mar das Filipinas. A Marinha dos EUA destruiu três porta-aviões japoneses (e danificou outros navios) e cerca de 600 aviões japoneses, deixando o IJN com praticamente nenhum poder aéreo transmitidas pela transportadora ou pilotos experientes.

Para as operações subsequentes, o almirante Ernest J. Rei e outros membros da Maior das Forças Armadas favorecido bloqueio forças japonesas nas Filipinas e atacando Formosa (Taiwan) para dar o controle das rotas marítimas entre o Japão ea Ásia do sul americanos e australianos. US General de Exército Douglas MacArthur defendeu uma invasão das Filipinas, que também estava sobre as linhas de abastecimento para o Japão. Deixando as Filipinas em mãos japonesas seria um golpe para o prestígio americano e uma afronta pessoal para MacArthur, que em 1942 tinha famosa pronunciada, "Eu voltarei."

O poder aéreo considerável os japoneses tinham acumulado nas Filipinas foi pensado muito perigoso desvio por muitos oficiais de alta patente fora do Joint Chiefs of Staff, incluindo Almirante Chester Nimitz. No entanto, Nimitz e MacArthur inicialmente tinha planos de se opor, com o plano de Nimitz centrado em uma invasão de Formosa, uma vez que também poderia cortar as linhas de abastecimento para o Sudeste Asiático. Formosa poderia também servir como uma base para uma invasão da China continental, que MacArthur sentia era desnecessário. Uma reunião entre MacArthur, Nimitz, e Presidente Roosevelt ajudou a confirmar as Filipinas como um alvo estratégico, mas tinha menos a ver com a decisão final para invadir as Filipinas do que às vezes é reivindicado. Nimitz, eventualmente, mudou de idéia e concordou com o plano de MacArthur.

Também foi estimado que uma invasão de Formosa exigiria cerca de 12 divisões de soldados do exército dos EUA e Marines. Este foi mais poder terra do que os norte-americanos poderia reunir em toda a área do Oceano Pacífico na época, e todo o exército australiano estava envolvido nas Ilhas Salomão, na Nova Guiné, no Índias Orientais Holandesas, e em várias outras ilhas do Pacífico. A invasão de Formosa exigiria forças terrestres muito maiores do que estavam disponíveis no Pacífico no final de 1944, e não teria sido viável até a derrota da Alemanha libertou a mão de obra necessária.

Foi finalmente decidiu que as forças de MacArthur iria invadir a ilha de Leyte na região central das Filipinas. Forças anfíbias e apoio naval perto seriam fornecidos pela 7ª Frota, comandada por Vice-Almirante Thomas C. Kinkaid. A 7ª Frota neste momento as unidades da Marinha dos Estados Unidos contido, o Marinha Real Australiana, incluindo a Condado de classe cruzadores pesados HMAS Shropshire e Austrália, eo destruidor Arunta e, possivelmente, alguns navios de guerra da Nova Zelândia e / ou a Holanda.

O US 3ª Frota comandada pelo almirante- William F. Halsey, Jr., com Task Force 38 (TF 38, o Fast Carrier Task Force, comandada por Vice-Almirante Marc Mitscher) como seu componente-se proporcionar uma cobertura mais distante principal e de apoio para a invasão. Um defeito fundamental nesse plano era não haveria almirante naval americana single no comando geral. Kinkaid e sua 7ª Frota caiu sob MacArthur como Comandante Supremo Aliado Sudoeste do Pacífico, enquanto que 3 Frota de Halsey relatado para Nimitz como C-in-C Áreas Oceano Pacífico. Esta falta de um comando unificado, junto com falhas na comunicação, era produzir uma crise, e quase um desastre estratégico, para as forças norte-americanas.

Por coincidência, o plano japonês, usando três frotas separadas, também faltava um comandante geral. As opções americanas eram evidentes para o IJN. Combinada Fleet Chief Soemu Toyoda preparou quatro planos "vitória": Shō-GO 1 (捷1号作戦 Shō Ichigo sakusen) foi uma grande operação naval nas Filipinas, enquanto Shō-GO 2, Shō-GO 3 e Shō-GO 4 foram respostas aos ataques em Formosa, a Ryukyu e Ilhas Kurilas, respectivamente. Os planos eram para operações ofensivas complexas forças que cometem quase todos disponíveis para uma batalha decisiva, apesar de reservas delgado substancialmente este empobrecimento do Japão de óleo combustível.

As quatro acções principais na batalha do Golfo de Leyte: 1 Batalha do Mar de Sibuyan 2 Batalha de Surigao Estreito 3 Batalha de (ou 'off') Cabo Engaño 4 Batalha fora Samar. Leyte Gulf é acima de 2 e à esquerda de 4. A ilha de Leyte está à esquerda do golfo.

Em 12 de outubro de 1944, os EUA 3ª Frota sob o almirante Halsey começou uma série de ataques contra a transportadora Formosa e das Ilhas Ryukyu, com vista a assegurar a aeronave com base não poderia intervir nos desembarques Leyte. Por isso, o comando japonês colocar Shō-GO 2 em ação, lançando ondas de ataques aéreos contra as transportadoras de terceira frota. Em que Morison se refere como um "knock-down, luta de arrastar para fora entre carrier-based e ar terrestre", os japoneses foram derrotados, perdendo 600 aviões em três dias, quase toda a sua força aérea na região. Após a invasão americana das Filipinas, a marinha japonesa fez a transição para sho-go 1.

Shō-GO 1 chamado para Vice-almirante Navios conhecidos como a "Força do Norte" do Jisaburō Ozawa -para atrair as principais forças americanas cobertura longe de Leyte. Força do Norte seria construída em torno de vários porta-aviões, mas estes teriam muito poucas aeronaves ou tripulações treinadas. Os portadores serviria de isca principal. À medida que as forças norte-americanas que cobrem foram atraídos, duas outras forças de superfície iria avançar em Leyte do oeste. A "Força Southern" sob vice-almirantes Shoji Nishimura e Kiyohide Shima iria atacar a área de desembarque via Surigao Strait. O "Centro de Força", sob o Vice-Almirante Takeo Kurita-de longe a mais poderosa das forças que atacam-se passar por San Bernardino Strait para o Mar das Filipinas, vire para sul, e depois também atacar a área de pouso.

Este plano era susceptível de resultar na destruição de uma ou mais das forças atacantes, mas Toyoda explicou mais tarde isso aos seus interrogadores americanos como segue:

Se perdermos nas operações Filipinas, embora a frota deve ser deixado, o pista de transporte para o sul seria completamente cortado de modo que a frota, se ele deve voltar às águas japonesas, não foi possível obter o seu abastecimento de combustível. Se ele deve permanecer em águas do sul, não poderia receber fornecimentos de armas e munições. Não haveria sentido em salvar a frota à custa da perda das Filipinas.

- Bombardeamento Estados Unidos Estratégico Survey (Pacific) - "Os interrogatórios dos Funcionários japoneses '

A ação submarino em Palawan Passage (23 de Outubro)

(Nota: esta acção é referido por Morison como "A Luta em Palawan Passagem", e em outros lugares é ocasionalmente referido como "a batalha de Palawan Passagem").

Força do Almirante Kurita fundeado em Brunei

Como sortied partir de sua base em Brunei, poderoso "Centro Force" de Kurita consistiram de cinco navios de guerra ( Yamato, Musashi, Nagato, Kongo, e Haruna), dez cruzadores pesados ( Atago, Maya, Takao, Chōkai, Myoko, Haguro, Kumano, Suzuya, Tom e Chikuma), dois cruzadores leves ( Noshiro e Yahagi) e 15 destróieres.

Navios de Kurita passou ilha Palawan em torno da meia-noite em 22-23 de Outubro. Os submarinos americanos Darter e Dace foram posicionados juntos na superfície por perto. Em 00:16 em 23 de outubro de radar Darter 's detectou a formação japonesa na faixa de 30.000 km (27.000 m). Seu capitão imediatamente fez contato visual. Os dois submarinos moveu-se rapidamente em perseguição dos navios, enquanto Darter fez a primeira de três relatórios de contato. Pelo menos um deles foi pego por um operador de rádio em Yamato, mas Kurita não tomou as precauções apropriadas anti-submarino.

Darter e Dace viajou na superfície na potência máxima durante várias horas e ganhou uma posição à frente da formação de Kurita, com a intenção de fazer um ataque submerso na primeira luz. Este ataque foi extraordinariamente bem sucedida. No 05:24, Darter disparou um spread de seis torpedos, pelo menos, quatro dos quais atingiram carro-chefe da Kurita, o pesado Atago cruiser. Dez minutos depois, Darter fez duas visitas em navio da irmã Atago 's, Takao, com outro propagação de torpedos. No 05:56, Dace fez quatro visitas de torpedo no cruzador pesado Maya (irmã de Atago e Takao).

Atago e Maya rapidamente afundou. Takao voltou para Brunei escoltado por dois destróieres e foi seguido pelos dois submarinos. Em 24 de outubro, como os submarinos continuaram a sombra do cruzador danificado, Darter encalhou na Bombay Shoal. Todos os esforços para tirá-la falhou, e ela foi abandonada. Toda a sua equipe foi, no entanto, resgatado por Dace.

Takao voltou para Cingapura. Ela foi juntado em janeiro de 1945 por Myoko.

Atago tinha afundado tão rapidamente, Kurita foi forçada a nadar para sobreviver. Ele foi resgatado por um dos destróieres japoneses, e ele, em seguida, transferidos para o navio de guerra Yamato.

A Batalha do Mar de Sibuyan (24 de Outubro)

Musashi partida Brunei em outubro de 1944 para a Batalha do Golfo de Leyte

Por volta de 08:00 em 24 de outubro, a Força Centre foi flagrado entrando no Sibuyan Mar e atacado por VF-20 esquadrão F6F-5 lutadores Hellcat, VB-20 SB2C Helldiver-3 bombardeiros de mergulho, e VT-20 Vingador torpedo bombardeiros de USS Enterprise da 3ª Frota de Halsey. Apesar de sua grande força, terceira frota não foi bem posicionada para lidar com a ameaça. Em 22 de outubro, Halsey destacaram dois de seus grupos de suporte para a base da frota em Ulithi para provisionar e rearmar. Quando o relatório de contato Darter 's entrou, Halsey lembrou grupo de Davison, mas permitiu o vice-almirante McCain-com o mais forte de TF 38 de grupos portador, para continuar em direção a Ulithi. Halsey finalmente lembrou McCain em 24 de outubro, mas o atraso significou o grupo portador americano mais poderoso jogado pequena parte na batalha que vem, ea 3ª Frota foi, portanto, efetivamente privados de quase 40% de sua força aérea para a maior parte da batalha. Na manhã de 24 de Outubro, apenas três grupos estavam disponíveis para atacar força de Kurita, ea uma melhor posicionada para fazer so- Grupo de Bogan Tarefa 38.2 (TG 38.2) -foi por azar o mais fraco dos grupos, contendo apenas um grande carrier- USS Intrepid -e dois portadores de luz (a falha para recordar prontamente McCain em 23 de outubro também tinha efectivamente privados terceiro Fleet, durante a batalha, de quatro dos seus seis cruzadores pesados).

Yamato atingido por uma bomba perto de sua torre de tiro para a frente no mar Sibuyan, 24 de outubro de 1944

Planos de transportadoras e Intrepid Cabot do grupo de Bogan atacado a cerca de 10:30, fazendo visitas em navios de guerra Nagato, Yamato e Musashi, e danificando seriamente o cruzador pesado Myoko. Uma segunda onda de Intrepid, E Essex Lexington mais tarde atacou, com VB-15 Helldivers e VF-15 Hellcats de Essex, marcando mais 10 visitas em Musashi. Como ela se retirou, listando a porta, uma terceira onda da Empresa e Franklin bateu nela com 11 bombas e oito torpedos.

Kurita voltou sua frota ao redor para sair do alcance da aeronave, passando o Musashi aleijado como sua força recuaram. Ele esperou até 17:15 antes de se virar novamente para cabeça para o San Bernardino Estreito; Musashi emborcou e afundou a cerca de 19:30.

Enquanto isso, o vice-almirante Takijiro Onishi havia dirigido três ondas de aeronaves de sua Primeiro Fleet Air com base em Luzon contra os portadores do contra-almirante Sherman TG 38,3 (cujos aviões foram também sendo usado para atacar os aeródromos em Luzon para evitar ataques aéreos japoneses terrestres em navios aliados no Golfo de Leyte). Cada uma das ondas de greve de Onishi consistiu em aproximadamente 50 a 60 aeronaves.

USS Princeton explode em 15:23

A maioria dos aviões japoneses atacam foram interceptadas e abatido ou expulsos por Hellcats de patrulha de combate aéreo de Sherman, mais notavelmente por duas secções de combate de Essex liderados pelo Comandante David McCampbell (que é creditado com o tiro abaixo de 9 dos aviões de ataque em um presente ação). No entanto, uma aeronave japonesa (um Yokosuka D4Y3 Judy) escaparam por entre as defesas, e em 9:38 bateu o portador de luz USS Princeton com uma £ 551 (250 kg) perfurante bomba que provocou um incêndio grave em hangar Princeton 's. Seu sistema de aspersão de emergência não funcionaram, e os incêndios se espalham rapidamente. Uma série de explosões seguido. Os incêndios foram gradualmente sob controle, mas em 15:23 houve uma enorme explosão (provavelmente em estiva bomba ré da transportadora), causando mais vítimas a bordo de Princeton, e baixas, mais ainda mais pesados do que 300 a bordo do cruzador Birmingham, que estava voltando ao lado para ajudar com o combate a incêndios. Birmingham foi tão danificado, ela foi forçada a se aposentar. Outras embarcações nas proximidades também foram danificados. Todos os esforços para salvar Princeton falhou, e ela foi finalmente afundou-torpedeado pelo cruzador ligeiro Reno -AT 17:50.

Ao todo, US 3 Fleet voou 259 surtidas-principalmente por Hellcats-contra Centre vigor em 24 de Outubro. Este peso do ataque não era quase suficiente para neutralizar a ameaça de Kurita. Ele contrasta com as 527 missões voadas por 3 Fleet contra muito mais fraca Força do Norte de Ozawa no dia seguinte. Além disso, uma grande proporção do ataque Sea Sibuyan foi dirigida contra apenas um navio, Musashi. Este grande navio de guerra foi afundado, e cruiser Myoko aleijado, mas todos os outros navios em vigor do Kurita permaneceu battleworthy e capaz de avançar.

Como resultado de uma decisão importante sobre a tomar pela Admiral Halsey, Kurita foi capaz de prosseguir através San Bernardino Estreito durante a noite, para fazer uma aparição inesperada e dramática ao largo da costa Samar na manhã seguinte.

Task Force 34 / San Bernardino Strait

Depois de as forças do sul e Centro japoneses tinham sido detectados, mas antes portadores de Ozawa tinha sido localizado, Halsey e os funcionários do terceiro Fleet, a bordo do navio de guerra New Jersey, preparou um plano de contingência para lidar com a ameaça do Centro de Força de Kurita. Sua intenção era cobrir San Bernardino Strait com uma força-tarefa poderoso de navios de guerra rápidos apoiado por dois dos grupos de porta-rápidos do terceiro frota. A força de batalha era para ser designado Task Force 34 (TF 34) e composto de quatro navios de guerra, cinco cruzadores e destróieres 14, sob o comando do Vice-Almirante Willis A. Lee. Contra-Almirante Ralph E. Davison de 38,4 TG era estar no comando geral dos grupos de porta-suporte.

Em 15:12 em 24 de outubro, Halsey enviou uma mensagem de rádio telegráfico ambiguamente formulada aos seus subordinados comandantes do grupo tarefa, dando detalhes deste plano de contingência:

BATDIV 7 MIAMI, Vincennes, Biloxi, DESRON 52 MENOS STEVEN POTTER, TG DE 38,2 E WASHINGTON, ALABAMA, WICHITA, NEW ORLEANS, DESDIV 100, Patterson, BAGLEY DE TG 38.4 será formado AS FORÇA-TAREFA 34 SOB O vice-almirante LEE, comandante BATALHA LINE. TF 34 TO ENGAGE decisivamente a longas distâncias. CTG 38,4 CONDUTA DOS TRANSPORTADORES E TG TG 38,2 38,4 clara de luta contra superfície. INSTRUÇÕES PARA TG 38,3 E 38,1 TG mais tarde. HALSEY, OTC em Nova Jersey.

-Morison (1956)

Halsey enviou cópias de informação deste mensagem ao almirante Nimitz na sede da Frota do Pacífico e Almirante King, em Washington. mas ele não incluem Admiral Kinkaid (7ª Frota), como informações do destinatário. A mensagem foi pego pela 7ª Frota, de qualquer maneira, como era comum os almirantes para radiomen dirigir para copiar todo o tráfego de mensagens que detectado, quer destinados a eles ou não. Como Halsey destina TF 34 como uma contingência a ser formada e distante quando ele ordenou que, quando escreveu: "será formado", queria dizer o tempo futuro; mas ele se recusou a dizer 'quando' TF 34 seria formada, ou em que circunstâncias. Esta omissão levou o almirante Kinkaid da 7a frota de acreditar Halsey falava no imperativo, não o tempo futuro, então ele concluiu TF 34 havia sido formado e levaria estação off San Bernardino Strait. Almirante Nimitz, em Pearl Harbour, chegou exatamente à mesma conclusão. Halsey fez enviar uma segunda mensagem às 17:10 esclarecer suas intenções em relação ao TF 34:

SE OS surtidas INIMIGO (através de San Bernadino Strait) TF 34 será formado quando orientado pelo ME.

-TJ Cutler (1994)

Infelizmente, Halsey enviou esta segunda mensagem por rádio de voz, de modo 7ª Frota não interceptá-lo, e Halsey não deu seguimento com uma mensagem telegráfica para Nimitz ou Rei. O mal-entendido causado pela formulação ambígua de Halsey de sua primeira mensagem e sua falta de notificação Nimitz, o rei, ou Kinkaid de sua segunda mensagem de esclarecimento era ter uma profunda influência sobre o curso subseqüente da batalha.

Decisão do Halsey (24 de Outubro)

A terceira aeronave da frota não conseguiu localizar Norte (chamariz) força de Ozawa até 16:40 no dia 24 de outubro. Isso aconteceu principalmente porque 3ª Frota tinha se preocupado com Kurita atacar e se defender contra os ataques aéreos japoneses a partir de Luzon. Então, estranhamente, a única força japonesa que 'queria' a ser descoberto foi a única força os norte-americanos não tinha sido capaz de encontrar. Na noite de 24 de outubro de Ozawa interceptado um (errada) de comunicação americana descrevendo a retirada de Kurita, e ele, portanto, começaram a retirar também. No entanto, às 20:00, Soemu Toyoda ordenou que todas as suas forças para atacar "contando com a assistência divina." Tentando chamar a atenção da 3ª Frota de sua força de chamariz, Ozawa inverteu o curso novamente e se dirigiu para o sul em direção Leyte.

Halsey foi convencido a Força do Norte constitui a principal ameaça japonesa, e ele estava determinado a aproveitar o que viu como uma oportunidade de ouro para destruir últimas forças transportadora restante do Japão. Acreditando que a Força Centre tinham sido neutralizados por ataques aéreos da 3ª Frota no início do dia no mar Sibuyan, e seus restos foram se aposentando, Halsey pelo rádio (a Nimitz e Kinkaid):

Força central fortemente danificada SEGUNDO O GREVE RELATÓRIOS.
AM PROCESSO Norte com três grupos para atacar as forças Portador no DAWN

-Morison (1956)

As palavras "de três grupos" provou perigosamente enganosa. À luz do interceptado 15:12 24 de Outubro "... será formada como Task Force 34" mensagem de Halsey, o almirante Kinkaid e sua equipe assumiram, como fez o Almirante Nimitz na sede da Frota do Pacífico, que TF-34 comandada por Lee-tinham sido já formada como uma entidade separada. Eles assumiram que Halsey foi deixando essa força poderosa superfície guardando San Bernardino Strait (e cobrindo o flanco norte de Sétima Frota), enquanto ele levou seus três grupos de porta disponíveis para o norte em busca dos porta-aviões japoneses. Mas Task Force 34 não tinha sido separado do seu outras forças, e navios de guerra de Lee estavam em seu caminho para o norte com portadores do terceiro frota. Halsey haviam consciente e deliberadamente deixaram San Bernardino Strait absolutamente subterrâneo. Como Woodward escreveu "Tudo foi puxado para fora de San Bernardino Strait. Não tanto como um destruidor de piquete foi deixado".

Halsey e seus oficiais da equipe ignorado informações de uma aeronave de reconhecimento noite operar a partir do suporte de luz Independência que poderosa força de superfície de Kurita tinha voltou para San Bernardino Strait, e que depois de um longo apagão, as luzes de navegação no estreito tinha sido ligado. Quando almirante Gerald F. Bogan-comandante-TG 38,2 por rádio esta informação para carro-chefe da Halsey, ele foi rejeitado por um oficial de equipe, que respondeu laconicamente "Sim, sim, nós temos essa informação." Vice-Almirante Lee, que tinha corretamente deduziu que a força de Ozawa estava em uma missão chamariz e indicado em uma mensagem pisca-pisca para emblemática de Halsey, foi igualmente rejeitada. Comodoro Arleigh Burke and Commander James Flatley de Vice-Almirante Equipe de Marc Mitscher tinha chegado à mesma conclusão. Eles eram suficientemente preocupado com a situação de acordar Mitscher, que lhe perguntou: "Será que Admiral Halsey tem esse relatório?" Ao ser informado de que Halsey fez, sabendo-Mitscher comentou temperamento-de Halsey, "Se ele quer o meu conselho que ele vai perguntar para ele" e voltou a dormir.

Toda a força disponível de 3ª Frota continuou a vapor para o norte, longe de San Bernardino Strait.

A batalha de Surigao Estreito (25 de Outubro)

A batalha de Surigao Strait.

"Força do sul" do Nishimura consistiu de os navios de guerra Yamashiro e Fuso, o cruzador pesado Mogami, e quatro destróieres. Esta força deixou Brunei após Kurita às 15:00 em 22 de outubro, voltando para o leste para o Mar de Sulu e, em seguida, para nordeste, passando pelo extremo sul da Negros Island para o Sea Mindanao. Nishimura então procedeu com northeastward Ilha de Mindanao para estibordo e na entrada sul de Surigao Strait, com a intenção de sair da entrada norte do Estreito em Leyte Gulf onde ele gostaria de acrescentar o seu poder de fogo para que da força de Kurita.

A Segunda impressionante Force-comandado pelo vice-almirante Kiyohide Shima-consistiu de cruzadores pesados Nachi (Flag), e Ashigara, cruzador leve Abukuma, e destruidores Akebono, Ushio, Kasumi, e Shiranuhi.

A Força do Sul foi atacada por bombardeiros da Marinha dos EUA em 24 de outubro, mas sustentado apenas pequenos danos.

Por causa do rigoroso silêncio rádio imposta ao Centro e das Forças Sul, Nishimura não pôde sincronizar seus movimentos com Shima e Kurita. Quando ele entrou no estreito Surigao Strait às 02:00, Shima foi de 25 nmi (29 mi; 46 km) atrás dele, e Kurita ainda estava no mar Sibuyan, várias horas das praias de Leyte.

Como a Força Southern aproximou Surigao Strait, ele correu para uma armadilha mortal definido pela 7ª Força de Apoio Fleet. Contra-almirante Jesse Oldendorf tinha uma força substancial. Havia seis navios de guerra: West Virginia, Maryland, Mississippi, Tennessee, Califórnia, e Pensilvânia; todos, mas Mississippi tinham sido afundados ou danificados no ataque a Pearl Harbour e desde reparado, Tennessee, Califórnia, e West Virginia tendo sido reconstruído desde então. Havia a 8 em (200 mm) e em 6 (150 mm) de armas a quatro cruzadores pesados ( USS Louisville (capitânia), Portland, Minneapolis e HMAS Shropshire) e quatro cruzadores leves ( Denver, Columbia, Phoenix e Boise). Havia também as armas e torpedos de 28 destróieres e 39 torpedeiros motor menor ( Patrol / Torpedo (PT) barcos). Para atravessar os estreitos e alcançar o envio invasão, Nishimura teria que executar o desafio de torpedos dos barcos PT seguidas pela grande força de contratorpedeiros, e, em seguida, avançar sob o fogo concentrado dos seis navios de guerra e os seus oito cruzadores flanqueando disposto através a boca longe do Estreito.

No 22:36, um do PT boats- PT-131 (Ensign Peter Gadd), operando off-Bohol fez o primeiro contato com os navios japoneses que se aproximavam. Ao longo de mais de três horas e meia, os barcos PT realizou ataques em vigor do Nishimura repetido. Eles não fizeram visitas de torpedo, mas enviou relatórios de contacto, que eram de uso para Oldendorf e sua força.

Como os navios de Nishimura entrou Surigao Strait, eles foram submetidos a ataques de torpedos devastadores dos destróieres americanos dispostos em ambos os lados de seu eixo de antecedência. Por volta das 03:00, os dois navios de guerra japoneses foram atingidos por torpedos. Yamashiro foi capaz de vapor, mas Fuso explodiu e se partiu em dois quando foi torpedeado por Melvin USS (DD-680). Dois dos quatro destruidores de Nishimura foram afundados; outro, Asagumo, foi atingido, mas capaz de se aposentar, e depois afundou.

A conta clássica resumidos acima foi questionado recentemente por causa evidência adicional veio a sobrevivente Fuso luz. Hideo Ogawa, interrogado em 1945, também escreveu um artigo sobre a última viagem do navio de guerra. Ele diz que "pouco depois de 0400 o navio virou lentamente para estibordo e Ogawa e outros foram lavados." Fuso foi atingido no lado estibordo por dois ou possivelmente três torpedos. Um deles começou um fogo de óleo. O combustível utilizado pelos navios IJN neste período foi mal refinado e tinha uma tendência a explodir em chamas; ardentes manchas de combustível foram os mais propensos a origem do mito do Fuso explodir. É extremamente improvável que um navio tão fortemente construído como um navio de guerra poderia ser fundido ao meio e as metades de permanecer em pé e à tona, assim que a versão clássica do destino Fuso 's também é extremamente improvável. Por conseguinte, é provável que a conta Morison é incorrecta neste detalhe. Há rumores de Fuso sendo tanto o maior navio a ser afundado com todas as mãos, ou deixou sobreviventes, mas recusou-se a ser resgatados por navios americanos ou japoneses, e naufragou, enquanto o resto acabou por sobreviver o tempo suficiente para chegar a terra, mas foram morto por nativos filipinos. Alguns acreditam Asagumo pegou sobreviventes Fuso, apenas para que todos possam perecer quando o destruidor afundou.

No 03:16, radar West Virginia 's pegou os navios sobreviventes da força de Nishimura na faixa de 42.000 km (38.000 m) e tinha conseguido uma solução de disparo a 30.000 km (27.000 m). West Virginia rastreados-los quando eles se aproximaram em o tom da noite negra. No 3:53, ela disparou a oito em 16 (410 milímetros) armas de sua bateria principal na faixa de 22.800 km (20.800 m), golpeando Yamashiro com seu primeiro tiro. Ela passou a disparar um total de 93 escudos. No 03:55, Califórnia e Tennessee juntou-se, disparando um total de 63 e 69 em 14 (360 milímetros) conchas, respectivamente. Controle Radar fogo permitiu que estes navios de guerra norte-americanos para atingir alvos a uma distância em que os navios de guerra-com japoneses seus sistemas de controle de fogo inferiores-não poderia retornar o fogo.

Os outros três navios de guerra norte-americanos, equipados com menos radar artilharia avançada, tinha dificuldade em chegar a uma solução de fuzilamento. Maryland, eventualmente, conseguiu visualmente variando nas salpicos de conchas dos demais navios de guerra, e em seguida, disparou um total de 48 16 em (410 mm) projécteis. Pensilvânia foi incapaz de encontrar um alvo e suas armas permaneceu em silêncio.

Mississippi só obteve uma solução no final da acção-line batalha, e em seguida, disparou apenas um (completa) salva de 12 14-in conchas. Esta foi a última salva sempre a ser disparado por um navio de guerra contra outro navio pesado, terminando uma era na história naval.

Yamashiro e Mogami foram paralisadas por uma combinação de 16-in e 14-in-escudos blindados, assim como o fogo de cruzadores flanqueadores de Oldendorf. Shigure virou-se e fugiu, mas perdeu direção e parou. Yamashiro afundou a cerca de 04:20, com Nishimura a bordo. Mogami e Shigure recuaram para o sul para baixo do Estreito.

A parte traseira do Force-o Sul "Second força de ataque" comandada pelo vice-almirante Shima-se tinha retirado Mako e se aproximou Surigao Strait cerca de 40 milhas (35 milhas náuticas; 64 km) pela popa de Nishimura. Corrida de Shima foi inicialmente lançado em confusão por sua força quase encalhe em Panaon ilha depois de não conseguir levar a maré vazante na sua abordagem; Radar japonês era quase inútil devido às reflexões excessivas das muitas ilhas. O radar foi igualmente incapaz de detectar navios nessas condições, especialmente barcos PT, como PT-137 atingiu a luz cruiser Abukuma com um torpedo que aleijado ela e lhe causou a cair fora da formação. Dois cruzadores pesados de Shima ( Nachi e Ashigara) e oito destróieres próxima encontrou restos de força de Nishimura. Vendo o que ele achava que eram os destroços dos dois navios de guerra de Nishimura (na verdade, as duas metades do Fuso), Shima ordenou uma retirada. Sua capitânia, Nachi, colidiu com Mogami, sala de direcção inundações Mogami 's e fazendo-a cair para trás no recuo; ela foi afundado por aviões na manhã seguinte. A metade arco de fuso foi afundado por armas de fogo por Louisville, ea metade popa afundou Kanihaan Island. Dos sete navios de Nishimura, única Shigure sobreviveu.Navios de Shima fez sobreviver à batalha de Surigao Strait, mas eles seria afundado em outras obrigações ao redor de Leyte, enquantoShiguresobreviveu o suficiente para escapar do desastre, mas acabou sucumbindo ao submarinoUSSBlackfin(SS-322), que afundou-aKota Bharu,Malásia, com 37 mortos.

O relatório de ação de Louisville diz realmente é ", 0529 disparando duas salvas - 18 rodadas -. A um grande incêndio que carrega 160 Verdadeiros, faixa de 18.900 jardas fogo foi então transferida para um segundo alvo rolamento 180 t no mesmo intervalo ... O primeiro alvo é. que tem sido chamado o "fogo Fuso ', enquanto o segundo foi Mogami . " Morison e uma série de outros já presume o fogo cercado parte do Fuso ainda à tona. Não há nenhuma evidência para apoiar essa reivindicação.

A batalha de Surigao Estreito foi um dos dois únicos navio de guerra-contra-navio de guerra batalhas de superfície em toda a campanha do Pacífico da II Guerra Mundial, sendo o outro a Batalha Naval de Guadalcanal durante a Batalha de Guadalcanal e foi a última ação navio de guerra-contra-navio de guerra em história. Ele também foi a última batalha na qual uma força (os norte-americanos, neste caso) foi capaz de " cruzar o T "de seu oponente. No entanto, no momento em que a ação navio de guerra foi acompanhado, a linha japonesa era muito irregular e consistiu de um único navio de guerra ( Yamashiro ), um cruzador pesado e um destruidor, de modo que a "travessia do T" era fictícia e teve pouco efeito sobre o resultado da batalha.

A batalha fora Samar (25 de Outubro)

A batalha fora Samar

Prelúdio

A decisão de Halsey para tirar toda a força disponível de 3ª Frota norte para atacar os portadores da Força Norte japonês havia deixado San Bernardino Strait completamente desprotegido.

Oficiais superiores na 7ª Frota (incluindo Kinkaid e sua equipe) geralmente assumido Halsey estava levando seus três grupos de porta disponíveis para o norte (grupo de McCain, o mais forte na 3ª Frota, ainda estava retornando da direção de Ulithi), mas deixando os navios de guerra da TF 34 cobrindo San Bernardino Strait contra o Centro Força japonês. Na verdade, Halsey ainda não tinha formado TF 34, e todos os seis navios de guerra de Willis Lee estavam em seu caminho para o norte com as operadoras, bem como todos os cruiser disponíveis e destruidor da Terceira Frota.

Portanto, Centro de Força de Kurita surgiu sem oposição de San Bernardino Strait às 03:00 em 25 de outubro e cozido no vapor para o sul ao longo da costa da ilha de Samar. Em seu caminho ficou apenas três unidades transportadoras escolta da 7ª Frota (chamada sinais "Taffy" 1, 2 e 3), com um total de 16 pequenas, muito lento, e unarmored portadores de escolta, protegido por uma tela de levemente armados e sem armadura destruidores e menores escoltas de destroyer (DES). Apesar das perdas na passagem Palawan e acções mar Sibuyan, o Centro de Força japonês era ainda muito poderosa, composta por quatro navios de guerra (incluindo o gigante Yamato ), seis cruzadores pesados, dois cruzadores ligeiros e 11 destruidores.

A batalha

A força de Kurita pego contra-almirante Task Unit 77.4.3 do Clifton Sprague ('Taffy 3') completamente de surpresa. Sprague dirigiu suas operadoras para lançar seus aviões, em seguida, correr para a capa de uma rajada de chuva para o leste. Ele ordenou que os destruidores e Des para fazer uma cortina de fumaça para esconder os portadores retirada.

Kurita, sem saber que plano de chamariz de Ozawa tinha conseguido, assumiu que ele havia encontrado um grupo portador de 3 Frota de Halsey. Tendo acabado de reafectar os seus navios em formação anti-aviões, ele as coisas ainda mais complicadas por encomendar um "ataque geral", que apelou para a sua frota a se dividir em diferentes divisões e ataque de forma independente.

O destróier USS Johnston era o mais próximo ao inimigo. Por sua própria iniciativa, o tenente-comandante Ernest E. Evans dirigiu seu navio irremediavelmente ultrapassado no inimigo no flanco velocidade. O Johnston disparou seus torpedos contra o cruzador pesado Kumano , danificando-la e forçá-la fora da linha. Vendo isso, Sprague deu a ordem "meninos pequenos ataque", enviando o resto dos navios de rastreio do Taffy 3 para a briga. Outros dois destruidores do Taffy 3, Hoel e Heermann , ea escolta Samuel B. Roberts , atacou com determinação suicida, desenho fogo e impedir a formação japonesa como navios virou-se para evitar os seus torpedos. No entanto, o Hoel eo Roberts foram destruídos pela frota lentamente avançando.

Enquanto isso, o contra-almirante Thomas Sprague (nenhuma relação com Clifton) ordenou que as 16 operadoras em suas três unidades de tarefas para lançar seus aviões equipados com todas as armas que eles tinham disponível, mesmo se estes foram apenas metralhadoras ou cargas de profundidade. Ele tinha um total de cerca de 450 aeronaves à sua disposição, em sua maioria FM-2 Wildcat e TBM Avenger torpedeiros. Os contra-ataques aéreos eram quase incessante, e alguns, especialmente vários dos ataques lançados a partir de Task Unit 77.4.2 do Felix Stump (Taffy 2), foram relativamente pesado.

Os transportadores de Taffy 3 virou para o sul e retirou-se por meio do fogo de artilharia. Gambier Bay, na parte de trás da formação americana, foi afundada, enquanto a maioria dos outros transportadores foram danificados e aJohnstonafundado por um grupo de destruidores.

Almirante Kurita retira

St. Loexplodiu depois de um kamikaze degreve.

A ferocidade da defesa aparentemente confirmou a suposição japonês que eles foram envolvente principais unidades da frota em vez de simplesmente escoltar transportadoras e destruidores. A confusão do "Attack Geral" ordem foi agravado pelo ar e torpedo ataques, quando capitânia de Kurita Yamato virou para o norte para fugir torpedos e perdeu o contato com a batalha. Kurita rompeu abruptamente a luta e deu a ordem "todos os navios, o meu curso ao norte, a velocidade de 20 ', aparentemente para se reagrupar sua frota desorganizado. Voltando novamente em direção Leyte Gulf, relatório de batalha de Kurita afirmou que ele havia recebido uma mensagem indicando um grupo de transportadoras americanas foi centrais norte dele. Preferindo gastar sua frota contra navios de capital em vez de transportes, Kurita saiu em perseguição e, assim, perdeu a oportunidade de destruir o transporte em Leyte Gulf. Depois de não conseguir interceptar as transportadoras inexistentes, Kurita finalmente recuaram em direção a San Bernardino Strait. Três de seus cruzadores pesados ​​tinham sido afundados, ea resistência determinado o havia convencido de que persistir com seu ataque só iria causar mais perdas japonesas. Kurita também foi influenciada pelo fato de que ele não sabia que Ozawa havia atraído Halsey longe de Leyte Gulf. Kurita permaneceu convencido de que ele tinha sido envolver elementos da 3ª Frota, e que seria apenas uma questão de tempo antes de Halsey cercado e aniquilado ele. O contra-almirante Clifton Sprague escreveu a seu colega Aubrey Fitch depois da guerra, "I ... afirmado [ao almirante Nimitz] que a principal razão que virou para o norte foi que eles estavam recebendo muito dano para continuar e eu ainda sou desse parecer e análise fria, eventualmente confirmá-la. "

Quase todos da força de sobreviver Kurita conseguiu escapar. Halsey e os navios de guerra 3ª Frota chegou tarde demais para o cortou. Nagato , Haruna e Kongo tinha sido moderadamente danificada por ataque aéreo dos portadores de escolta do Taffy 3. Kurita tinha começado a batalha com cinco navios de guerra. Em seu retorno a suas bases, única Yamato permaneceu battleworthy.

Como a ação desesperada superfície foi chegando ao fim, o vice-almirante Onishi Takijiro colocou a 'Força de Ataque Especial' em operação, o lançamento do kamikaze ataques contra os navios aliados no Golfo de Leyte e as unidades transportadoras escolta fora de Samar. A transportadora escolta St. Lo de Taffy 3 foi atingido por um camicase aeronaves e afundou depois de uma série de explosões internas.

A Batalha do Cabo Engaño (25-26 de outubro)

Os porta-aviões japonês Zuikaku, à esquerda, e (provavelmente) Zuihosob ataque por bombardeiros de mergulho no início da batalha fora do cabo Engaño

"Força do Norte" de Ozawa composta por quatro porta-aviões ( Zuikaku -a última sobrevivente dos seis transportadoras que atacaram Pearl Harbor em 1941, os portadores de luz Zuiho , Chitose , e Chiyoda ), dois da Primeira Guerra Mundial couraçados parcialmente convertidos em transportadoras ( Hyūga e Ise -as duas torres a ré tinha sido substituído por um hangar, aeronave de deck manuseio e catapulta, mas nenhum navio de guerra realizado qualquer aeronave nesta batalha), três cruzadores leves ( Oyodo , Tama , e Isuzu ), e nove destroyers. Sua força tinha apenas 108 aviões.

A força de Ozawa não foi localizado até 16:40 em 24 de outubro, em grande parte porque Sherman TG 38,3, o que era o mais setentrional dos grupos de Halsey foi-responsável por pesquisas nesse setor. A força que Halsey estava tomando norte com ele, três grupos de TF de Mitscher 38 foi esmagadoramente forte do que a força do norte japonês. Entre eles, esses grupos tinham cinco grandes operadoras de frotas ( Intrepid , Franklin , Lexington , da empresa , e Essex ), cinco de luz portadores de frota ( Independência , Belleau Wood , Langley , Cabot , e de San Jacinto ), seis navios de guerra ( Alabama , Iowa , Massachusetts , New Jersey , Dakota do Sul , e Washington ), oito (dois cruzadores pesados ​​e seis luz), e mais de 40 destróieres. Os grupos aéreos das transportadoras dos Estados Unidos presente continha 10 600-1,000 aeronave.

Em 02:40 em 25 de outubro, Halsey destacado TF 34, construído em torno de seis navios de guerra da Frota do 3º e comandada pelo vice-almirante Willis A. Lee. Como o amanhecer se aproximava, os navios da Task Force 34 chamou à frente dos grupos de operadoras. Halsey destina Mitscher para fazer ataques aéreos seguidos pela artilharia pesada de navios de guerra de Lee.

A tripulação do Zuikakusaudação como a bandeira é reduzido, e ela deixa de ser o carro-chefe daMarinha Imperial Japonesa.

Por volta do amanhecer em 25 de outubro, Ozawa lançou 75 aviões para atacar a terceira frota. A maioria foi derrubado por patrulhas aéreas de combate norte-americanos, e nenhum dano foi feito para os navios norte-americanos. Poucos aviões japoneses sobreviveram e fizeram o seu caminho para aterrar em bases Luzon.

Durante a noite, Halsey tinha passado o comando tático de TF 38 a Admiral Mitscher, que ordenou os grupos de porta-americanas para lançar sua primeira onda de greves, de 180 aviões, de madrugada, antes da Força do Norte tinha sido localizado. Quando a aeronave de busca fez contato às 07:10, esta onda de greves foi orbitando à frente da força-tarefa. Às 08:00, como o ataque entrou, seus caças de escolta destruído patrulha de combate aéreo de Ozawa de cerca de 30 aviões. Os ataques aéreos dos EUA continuou até a noite, altura em que TF 38 tinha voado 527 missões contra a Força do Norte, afundando Zuikaku , os portadores de luz Chitose e Zuiho , eo destruidor Akizuki , todos com grande perda de vidas. A transportadora luz Chiyoda eo cruzador Tama foram paralisadas. Ozawa transferido sua bandeira para o cruzador leve Oyodo .

A crise - chamadas de US 7ª Frota de ajuda

Pouco depois de 08:00 em 25 de outubro, as mensagens desesperados pedindo ajuda começou a chegar de 7ª Frota, que havia se envolvido "Força do sul" de Nishimura em Suriago Estreito desde 02:00. Uma mensagem de Kinkaid, enviado em linguagem simples, leia-se: "Minha situação é CRÍTICA navios de guerra rápida e APOIO pelos ataques aéreos PODE ser capaz de manter INIMIGO de destruir CVEs E ENTRANDO LEYTE.". Halsey lembrou em suas memórias que ficou chocado com esta mensagem, contando que os sinais de rádio a partir da 7ª Frota tinha entrado de forma aleatória e fora de ordem por causa de um atraso no escritório sinais. Parece que ele não receber essa mensagem vital de Kinkaid até por volta de 10:00. Halsey mais tarde afirmou que ele sabia Kinkaid estava com problemas, mas ele não tinha sonhado com a gravidade desta crise.

Um dos sinais mais alarmantes de Kinkaid relatou, após a sua ação em Surigao Strait, próprios navios de guerra da 7ª Frota foram criticamente com pouca munição. Mesmo este não conseguiu convencer Halsey para enviar qualquer assistência imediata ao poderoso 7ª Frota. Na verdade, navios de guerra da 7ª Frota não eram tão curto de munição como sinal de Kinkaid implícita, mas Halsey não sabia disso.

A partir de 3.000 milhas (2.600 milhas náuticas; 4,800 km) de distância em Pearl Harbour, o Almirante Nimitz tinha sido monitorando as chamadas desesperadas de Taffy 3, e enviou Halsey uma mensagem concisa: "TURQUIA PARA trota GG ÁGUA DA AÇÃO COM CINCPAC Terceira Frota INFO COMINCH CTF SETENTA -Sete X ONDE ESTÁ RPT ONDE ESTÁ TASK FORCE trinta e quatro RR MARAVILHAS do mundo ". As quatro primeiras palavras e os três últimos eram "padding" usado para confundir inimigo criptoanálise (o início eo fim da verdadeira mensagem foi marcado por consoantes duplas). A equipe de comunicações no carro-chefe da Halsey excluído corretamente da primeira seção de preenchimento, mas erroneamente retidos nos últimos três palavras na mensagem finalmente entregue a Halsey. As três últimas palavras-provavelmente selecionados por um assessor de comunicação da do Nimitz sede-pode ter sido concebida como uma citação solto poema de Tennyson em " A Carga da Brigada Ligeira ", sugerido pela coincidência que o dia de hoje, 25 de outubro, foi o 90º aniversário da batalha de Balaclava e não foi concebido como um comentário sobre a atual crise off Leyte. Halsey, no entanto, ao ler a mensagem, pensei que a última palavras- -foram "maravilhas do mundo" morder um pedaço de críticas de Nimitz, jogou o boné para o convés e invadiu "soluços de raiva". O contra-almirante Robert Carney, seu Chefe de Gabinete, o confrontou, dizendo Halsey "Pare com isso! O que diabos está acontecendo com você? Controle-se."

Eventualmente, às 11:15, mais de três horas após as primeiras mensagens de socorro da sétima frota tinha sido recebido pelo seu carro-chefe, Halsey ordenou TF 34 para virar e ir para o sul em direção Samar. Neste ponto, navios de guerra de Lee estavam quase dentro do alcance arma da força de Ozawa. Duas horas e meia foram, então, passou 34 TF reabastecimento de destruidores de acompanhamento.

Após esta sucessão de atrasos já era tarde demais para TF 34 para dar qualquer ajuda prática a sétima frota, além de auxiliar na pegar sobreviventes do Taffy 3, e tarde demais, mesmo para interceptar a força de Kurita antes que ele fez a sua fuga através de San Bernardino Strait .

No entanto, em 16:22, em uma tentativa desesperada e ainda mais tardia para intervir nos eventos fora Samar, Halsey formou uma nova tarefa de grupo-TG 34.5-under-almirante Badger, construído em torno da Terceira Frota dois mais rápido battleships- Iowa e New Jersey , ambos capazes de atingir uma velocidade de mais de 32 kn (37 mph; 59 kmh) -e TF 34 de três cruzadores e destróieres oito, e acelerou em direção ao sul, deixando Lee e os outros quatro navios de guerra a seguir. Como observa Morison, se o grupo de Badger "tinha" conseguido interceptar o Centro de Força japonesa teria sido seriamente outgunned por navios de guerra de Kurita.

Cruzadores e destróieres de 34,5 TG, no entanto, pegou o destruidorNowaki-a última straggler do Centro de Força-off San Bernardino Strait, e afundou-la com todas as mãos, incluindo os sobreviventes deChikuma.

Batalha do Cabo Engaño - Ações Finais

Quando Halsey virou TF 34 sul às 11:15, ele destacou um grupo de trabalho de quatro de seus cruzadores e 9 de seus destruidores sob o contra-almirante DuBose, e transferido para este grupo TF 38. No 14:15, Mitscher ordenou DuBose para o exercício da remanescentes da Força Norte japonês. Seus cruzadores finalizou a transportadora luz Chiyoda em cerca de 17:00, e às 20:59 seus navios afundou o destróier Hatsuzuki depois de uma briga muito teimoso.

Quando o almirante Ozawa soube da implantação de grupo de trabalho relativamente fraco de DuBose, ele ordenou que navios de guerra Ise e Hyūga para virar para o sul e atacá-lo, mas não conseguiram localizar o grupo de DuBose, que em desvantagem de armamento. A retirada de Halsey de todos os seis navios de guerra de Lee em sua tentativa de ajudar Sétima Frota já tinha rendido TF 38 vulneráveis ​​a um contra-ataque pela superfície chamariz Força do Norte.

Por volta das 23:10, o americano submarino Jallao torpedeou e afundou o cruzador leve Tama de força de Ozawa. Este foi o último ato da Batalha de Cabo Engaño, e-além de alguns ataques aéreos finais sobre as forças japonesas em retirada em 26 de outubro, a conclusão da Batalha de Leyte Gulf.

A crítica de Halsey

Almirante William F. 'Bull Halsey - Comandante US Terceira Frota no Golfo de Leyte

Halsey foi criticado por sua decisão de assumir TF 34 norte em busca de Ozawa, e por não conseguir retirá-la quando Kinkaid primeiro apelou para a ajuda. Um pedaço de gírias Marinha dos EUA para ações de Halsey é 'Run da Bull ", uma frase que combina jornal apelido de Halsey" Bull "(na Marinha dos EUA, ele era conhecido como' Bill 'Halsey) com uma alusão à Batalha de Bull Run na América Guerra Civil .

Em sua expedição após a batalha, Halsey justificou a decisão da seguinte forma:

Pesquisas por meus planos do porta revelou a presença da força portadora do Norte, na tarde de 24 de Outubro, que completou o quadro de todas as forças navais inimigas. Como parecia infantil para mim para guardar estaticamente San Bernardino Strait, eu me concentrei TF 38 durante a noite e cozido no vapor para o norte para atacar a Força do Norte ao amanhecer.
Eu acreditava que a Força Centre tinha sido tão fortemente danificado no mar Sibuyan que já não podia ser considerado uma ameaça grave para a Sétima Frota.

Halsey também argumentou ele temia deixar TF 34 para defender o estreito sem apoio transportador teria deixado-o vulnerável a ataques de aviões em terra, deixando um dos grupos de porta-rápidos atrás para cobrir os navios de guerra teria reduzido significativamente a concentração de ar energia indo para o norte para atacar Ozawa.

No entanto, afirma que Admiral Morison Lee disse após a batalha que ele teria sido totalmente preparado para os navios de guerra para cobrir San Bernardino Strait sem "qualquer" apoio transportadora. Além disso, se Halsey tinha estado em comunicação adequada com 7ª Frota, que teria sido inteiramente possível para os portadores de escolta de TF 77 para proporcionar uma cobertura adequada de ar para TF-34 uma questão muito mais fácil do que seria para os portadores de escolta para se defender contra o ataque de navios pesados ​​de Kurita.

Pode-se argumentar que o fato de que Halsey estava a bordo de um dos navios de guerra, e "teria de ficar para trás" com TF 34 (enquanto a maior parte de sua frota carregada em direção ao norte para atacar os porta-aviões japoneses) pode ter contribuído para essa decisão, mas isso é com toda a probabilidade um ponto menor. Tem sido apontado que teria sido perfeitamente viável (e lógico) para ter tomado um ou ambos de dois navios de guerra mais rápidos da 3ª Frota ( Iowa e / ou Nova Jersey ) com as operadoras na busca de Ozawa, deixando o resto da a linha de batalha fora de San Bernardino Estreito (na verdade, o plano original de Halsey para a composição do TF 34 foi que ele conteria apenas quatro, não todos os seis, de navios de guerra da Frota do 3º); assim, guardando San Bernardino Strait com uma força poderosa navio de guerra seria 'não' ter sido incompatível com Halsey pessoalmente indo para o norte a bordo Nova Jersey .

Provavelmente um fator mais importante foi que Halsey foi filosoficamente contra dividindo suas forças; ele acreditava firmemente na concentração como indicado por seus escritos, tanto antes da Segunda Guerra Mundial e em seus artigos e entrevistas defendendo suas ações subseqüentes. Além disso, Halsey pode muito bem ter sido influenciada pelas críticas do almirante Raymond Spruance, que foi amplamente pensado para ter sido excessivamente cauteloso na Batalha do Mar das Filipinas e assim permitiu que a maior parte da frota japonesa de escapar. Halsey também foi provavelmente influenciado por seu Chefe de Gabinete, contra-almirante Robert "Mick" Carney, que também era de todo coração em favor de tomar todas as forças disponíveis do terceiro Frota norte para atacar a força operadora japonesa.

No entanto, Halsey tinha razoável e, na sua opinião, dada a informação que ele tinha disponíveis, razões práticas para suas ações. Primeiro, ele acreditava vigor do Almirante Kurita foi mais fortemente danificada do que era. Embora tenha sido sugerido que Halsey deveria ter tomado avanço contínuo da Kurita como prova de que a sua força ainda era uma ameaça grave, essa visão pode não ser suportada dada a propensão bem conhecida para os membros das forças armadas japonesas de persistir nos esforços desesperados a ponto de suicídio. Assim, na opinião de Halsey, força enfraquecida de Kurita estava bem dentro da capacidade da Sétima Frota de lidar, e não justificavam dividindo sua força.

- Task Force 34 Ação Relatório: 06 de outubro de 1944 - 03 de novembro de 1944

Perdas

As perdas na batalha do Golfo de Leyte não foram distribuídas uniformemente todas as forças; por exemplo, o destróier USS Heermann -apesar sua luta desigual com o inimigo terminou-a batalha com apenas seis de sua tripulação morta. Mais de 1.000 marinheiros e aircrewmen das unidades transportadoras escolta aliados foram mortos. Como resultado de erros de comunicação e outras falhas, um número muito grande de sobreviventes do Taffy 3 não foram resgatados por vários dias, muitos morrendo desnecessariamente como conseqüência.

Devido à longa duração eo tamanho da batalha, relatos variam quanto às perdas que ocorreram como parte da Batalha do Golfo de Leyte e perdas que ocorreu pouco antes e pouco depois. Uma conta das perdas lista os seguintes navios:

Perdas aliadas

Os Estados Unidos perderam seis navios de guerra de linha de frente durante a Batalha do Golfo de Leyte:

  • Um portador de luz:USSPrinceton
  • Dois transportadores Escort: USS Gambier Bay e St. Lo (o primeiro navio de guerra grande afundado por um camicase ataque)
  • Dois Destroyers: Hoele Johnston
  • Uma Destroyer Escort:USSSamuel B. Roberts
  • Quatro outros navios americanos foram danificados.

Perdas japonesas

Os japoneses perderam 26 navios de guerra da linha de frente durante a Batalha do Golfo de Leyte:

  • Uma Fleet Aircraft Carrier: Zuikaku, carro-chefe das Forças Norte chamariz
  • 3 Light Aircraft Carriers: Zuiho, Chiyoda, e Chitose
  • Três Battleships: Musashi(ex-capitânia dafrota combinada japonês), Yamashiroe Fuso
  • Seis cruzadores pesados: Atago, Maya, Suzuya, Chokai, Chikuma, e Mogami
  • Quatro cruzadores leves: Noshiro, Abukuma, Tama, e Kinu
  • Nove Destroyers: nowaki, Hayashimo, Yamagumo, Asagumo, Michishio, Akizuki, Hatsuzuki, Wakabae Uranami

Resultado

A 60th Anniversary-cerimônia memorial emPalo, Leyte,Filipinas, em 20 de outubro de 2004

A Batalha do Golfo de Leyte garantiu os cabeças de ponte do Sexto Exército dos EUA em Leyte contra o ataque a partir do mar. No entanto, da luta muito dura seriam necessários antes de a ilha estava completamente nas mãos dos Aliados, no final de dezembro 1944: a batalha de Leyte em terra foi travada em paralelo com uma campanha aérea e marítima em que os japoneses reforçado e reabastecido suas tropas em Leyte enquanto os Aliados tentaram interditar-los e estabelecer superioridade aérea-mar para uma série de desembarques anfíbios em Ormoc Bay-acoplamentos colectivamente referidos como a Batalha de Ormoc Bay.

A Marinha Imperial Japonesa tinha sofrido sua maior perda de navios e tripulantes nunca. Seu fracasso para desalojar os invasores aliados de Leyte significou a perda inevitável das Filipinas, que por sua vez significava Japão seria tudo, mas cortados a partir dos seus territórios ocupados no Sudeste Asiático. Estes territórios forneceu recursos que eram vitais para o Japão, em particular o petróleo necessário para os seus navios e aeronaves, e esse problema foi agravado porque os estaleiros, e fontes de bens manufaturados, como munições, foram no próprio Japão. Finalmente, a perda de Leyte abriu o caminho para a invasão das Ilhas Ryukyu, em 1945.

OEssexde classe de porta-aviõesUSSLeyte(CV-32) foi nomeado para a batalha.

  • OTiconderogade classe cruzadorUSSLeyte Gulf(CG-55) é nomeado para a batalha.
  • Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Battle_of_Leyte_Gulf&oldid=543951020 "