Bioma
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. patrocínio SOS Criança é legal!
|
Bioma são climaticamente e geograficamente definida como condições climáticas similares na Terra , como comunidades de plantas , animais e organismos do solo , e são muitas vezes referidos como ecossistemas. Biomas são definidas por fatores como estruturas vegetais (tais como árvores , arbustos, e gramíneas), tipos de folhas (tal como folhosas e needleleaf), espaçamento entre plantas ( floresta , floresta, savana), e clima. Ao contrário ecozones, biomas não são definidos pela genética, taxonômica, ou semelhanças históricas. Biomas são muitas vezes identificados com padrões específicos de sucessão ecológica e vegetação clímax (estado quase equilíbrio do ecossistema local). Um ecossistema tem muitos biótopos e um bioma é um importante tipo de habitat. Um tipo principal de habitat, contudo, é um compromisso, uma vez que tem uma intrínseca inhomogeneity.
A biodiversidade característica de cada bioma, especialmente a diversidade da fauna e formas vegetais subdominantes, é uma função de fatores abióticos e do produtividade de biomassa do dominante vegetação . Em biomas terrestres, a diversidade de espécies tende a correlacionar positivamente com produtividade primária líquida, disponibilidade de humidade, e temperatura .
Ecorregiões são agrupados em ambos os biomas e ecozones.
A classificação fundamental de biomas é:
- Terrestres (terrestres) biomas
- Biomas de água doce
- Biomas marinhos
Biomas são muitas vezes conhecidos em Inglês por nomes locais. Por exemplo, uma pastagem temperada ou matagal bioma é conhecido comumente como estepe no centro da Ásia , pradaria na América do Norte , e pampas na América do Sul . Pastagens tropicais são conhecidas como savana na Austrália, enquanto na África do Sul é conhecida como veldt (a partir de Afrikaans ).
Às vezes, um bioma inteiro pode ser alvo de protecção, especialmente sob um indivíduo nação Plano de Acção para a Biodiversidade.
O clima é um fator importante que determina a distribuição de biomas terrestres. Entre os fatores climáticos importantes são:
- latitude : Arctic, boreal, temperado, subtropical e tropical.
- Umidade: úmido, semi-úmido, semi-árido e árido.
- variação sazonal: A precipitação pode ser distribuída uniformemente ao longo do ano ou ser marcado por variações sazonais.
- verão seco, inverno molhado: A maioria das regiões da terra recebem a maior parte da sua chuvas durante os meses de verão; Regiões de clima mediterrânico receber sua chuvas durante os meses de inverno.
- altura: Aumentando elevação provoca uma distribuição de tipos de habitats semelhante ao do aumento da latitude.
Os mais utilizados sistemas de classificação de biomas correspondem a latitude (ou zoneamento temperatura) e umidade. Biodiversidade geralmente aumenta longe dos pólos em direção ao equador e aumenta com a umidade.
Esquemas de classificação bioma
Esquemas de classificação bioma procurar definir biomas usando medições climáticas. Particularmente na década de 1970 e 1980, houve um impulso significativo para compreender as relações entre estas medidas e as propriedades da energética do ecossistema porque tais descobertas permitiriam a predição da taxa de captação de energia e transferência entre os componentes dentro dos ecossistemas. Tal estudo foi conduzido por Sims et al. (1978) em pastagens na América do Norte. O estudo encontrou uma correlação positiva entre a logística evapotranspiração em mm / ano e, acima de produção primária líquida chão em g / m ^ 2 / ano. Mais resultados gerais do estudo foram que a precipitação e uso da água levam a biomassa aérea da produção primária, radiação solar e temperatura levam à produção primária subterrânea (raízes), e temperatura e chumbo água para arrefecer e hábito de crescimento estação quente. Estes resultados ajudam a explicar as categorias usadas no esquema bioclassification de Holdridge, que foram, em seguida, mais tarde simplificadas em Whittaker do. O número de esquemas de classificação ea variedade de determinantes utilizados nesses esquemas, no entanto, deve ser tomado como um forte indicador de que biomas nem todos se encaixam perfeitamente nos esquemas de classificação criados.
Esquema Holdridge
O esquema de classificação Holdridge foi desenvolvido pela LR Holdridge, um botânico . Ele mapeia climas com base em quatro categorias:
- A precipitação média total (cm) em uma escala lograrithmic
- Rácio de evapotranspiração potencial: a evapotranspiração potencial dividida pela precipitação; esta proporção aumenta de úmido para as regiões áridas.
- Potencial evapotranspiração
- Biotemperature anual média (° C): calculada a partir de temperaturas médias mensais, depois converter qualquer temperatura de 0 ° C, quer dizer, com base na suposição de que as temperaturas de ou abaixo de congelação têm o mesmo efeito sobre as plantas, e delineando entre -10 ° C e - 30 ° C produziria resultados irrealistas.
Neste esquema, climas são classificadas de acordo com os efeitos biológicos da temperatura e precipitação sobre a vegetação sob o pressuposto de que estes dois fatores abióticos são os maiores determinantes do tipo de vegetação encontrada em uma área. Holdridge usa o eixo 4 para definir 30 chamados "província de humidade", que são claramente visíveis no diagrama Holdridge. Embora o regime ignora em grande parte da exposição do solo e sol, Holdridge reconheceu que estes também foram fatores importantes na determinação bioma.
Tipo Bioma plano de classificação de Whittaker
Whittaker apreciado bioma-tipos como uma representação da grande diversidade do mundo vivo, e viu a necessidade de estabelecer uma maneira simples de classificar estes tipos de bioma. Whittaker baseou seu sistema de classificação de dois fatores abióticos: precipitação e temperatura. Seu esquema pode ser visto como uma simplificação de Holdridge de, uma mais facilmente acessíveis, mas talvez faltando a maior especificidade do que Holdrige fornece.
Whittaker baseou sua representação dos biomas globais em ambos afirmações teóricas anteriores, bem como um crescente amostragem empírica dos ecossistemas globais. Whittaker estava em uma posição única para fazer uma afirmação tão holística como ele já tinha compilado uma revisão de classificação bioma.
O Esquema de Classificação de Whittaker pode ser visto no seguinte endereço: aqui
Definições chave para a compreensão Esquema de Whittaker
- fisionomia: As características aparentes, características externas, ou o aparecimento de comunidades ecológicas ou espécies.
- bioma: um agrupamento ecossistemas terrestres em um determinado continente que são semelhantes em estrutura da vegetação, fisionomia, características do ambiente e características de suas comunidades de origem animal
- formação: um importante tipo de comunidade de plantas em um determinado continente
- -tipo de bioma: agrupamento de biomas convergentes ou formações de diferentes continentes; definido pela fisionomia
- tipo de formação: agrupamento de formações convergentes
Distinção de Whittaker entre bioma e formação pode ser simplificada: formação é utilizado, quando aplicado a apenas comunidades de plantas, enquanto bioma é utilizado quando relacionado com plantas e animais. Convenção de tipo bioma ou do tipo formação de Whittaker é simplesmente um método mais amplo para categorizar comunidades semelhantes. O bioma-tipos do mundo, como exibido em um mapa do mundo, pode ser visto no seguinte link: aqui
Parâmetros de Whittaker para a classificação do bioma-tipos
Whittaker, vendo a necessidade de uma maneira mais simples para expressar a relação da estrutura da comunidade com o meio ambiente, usou o que ele chamou de "análise de gradiente" de padrões ecocline relacionar comunidades ao clima à escala mundial. Whittaker considerou quatro ecoclines principais no reino terrestre.
- Níveis entremarés: O gradiente de umidade de áreas que estão expostas a água e secura alternando com intensidades que variam conforme o local de alto a maré baixa
- gradiente de umidade climática
- gradiente de temperatura pela altitude
- gradiente de temperatura pela latitude
Ao longo destes gradientes, Whittaker observou várias tendências que lhe permitem estabelecer qualitativamente bioma-tipos.
- O gradiente é executado a partir favorável ao extremo com as mudanças na produtividade correspondente.
- Mudanças na complexidade fisionómica variam de acordo com a favorabilidade do ambiente (diminuindo estrutura da comunidade e redução de diferenciação estratal como o ambiente torna-se menos favorável).
- Tendências na diversidade da estrutura de seguir as tendências em diversidade de espécies; alfa e beta espécies diversidades diminuir a partir favorável a ambientes extremos.
- Cada forma de crescimento (ou seja, gramíneas, arbustos, etc.) tem o seu lugar característica de importância máxima ao longo das ecoclines.
- As mesmas formas de crescimento pode ser dominante em ambientes semelhantes em amplamente diferentes partes do mundo.
Whittaker resumiu os efeitos de gradientes de (3) e (4), para obter um gradiente de temperatura global e esta combinada com gradiente (2), o gradiente de humidade, para expressar as conclusões acima no que é conhecido como o Esquema de Classificação de Whittaker. O esquema de gráficos precipitação média anual (eixo-x) versus (eixo y) temperatura média anual para classificar bioma-tipos.
Walter Sistema
O esquema de classificação Heinrich Walter foi desenvolvido por Heinrich Walter, um ecologista alemão. Ela difere de ambos os regimes de Whittaker e Holdridge porque leva em conta a sazonalidade da temperatura e precipitação. O sistema, também com base na precipitação e temperatura, encontra 9 principais biomas, com as características climáticas importantes e tipos de vegetação resumidos na tabela anexa. Os limites de cada bioma correlacionam-se com as condições de umidade e estresse pelo frio que são fortes determinantes da forma de planta e, portanto, a vegetação que define a região.
- I: Equatorial
- Sempre úmido e sem sazonalidade temperatura
- Evergreen floresta tropical
- II: Tropical
- Temporada de verão chuvoso e mais frio "inverno" estação seca
- Sazonal floresta, capoeira, ou savana
- III: Subtropical
- Altamente sazonal do clima, árido
- Vegetação do deserto com considerável superfície exposta
- IV: Mediterrâneo
- Inverno estação chuvosa e seca do verão
- Esclerófila matagais e florestas sensíveis à geada (adaptado seca),
- V: temperado quente
- Geada ocasional, muitas vezes com o máximo de chuvas de verão
- Evergreen floresta temperada, um pouco frost-sensível
- VI: nemoral
- Clima moderado com o congelamento de inverno
- Resistente à geada, decíduo, floresta temperada
- VII: Continental
- Árido, com verões quentes ou quentes e invernos frios
- Campos e desertos temperados
- VIII: Boreal
- Temperado frio com verões frescos e invernos longos
- Evergreen, floresta com folhas de agulha resistentes ao frio (taiga)
- IX: Polar
- Verões frescos, muito curtos e invernos muito frios longos
- Baixo, vegetação sempre verde, sem árvores, crescendo sobre solos permanentemente congelados
Bailey Sistema
Robert G. Bailey quase desenvolvido um sistema de classificação biogeográfica para os Estados Unidos em um mapa publicado em 1976. Bailey, posteriormente, expandiu o sistema para incluir o resto da América do Sul em 1981 e do mundo em 1989. O sistema de Bailey é baseado no clima e está dividida em sete domínios (Polar, úmida temperada, Seco, humano, e tropical úmido), com outras divisões com base em outras características climáticas (subártico, temperado quente, quente temperado, subtropical e, marinha e continental; planície e montanha).
- 100 Polar Domínio
- 120 Tundra Divisão
- M120 Tundra Division - Províncias Montanha
- 130 Subarctic Divisão
- M130 Subarctic Division - Províncias Montanha
- 200 Humid Temperado Domínio
- 210 Quente Divisão Continental
- M210 Aqueça Continental Division - Províncias Montanha
- 220 Hot Divisão Continental
- M220 Hot Divisão Continental - Províncias Montanha
- 230 Subtropical Divisão
- M230 Subtropical Division - Províncias Montanha
- 240 Divisão de Fuzileiros Navais
- M240 Divisão de Fuzileiros Navais - Províncias Montanha
- 250 Prairie Divisão
- 260 Division Mediterrâneo
- M260 Divisão Mediterrâneo - Províncias Montanha
- 300 Dry Domínio
- 310 Division Tropical / Subtropical Steppe
- Divisão M310 Tropical / Subtropical Steppe - Províncias Montanha
Sistema WWF
Uma equipe de biólogos convocada pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) desenvolveu um ecológica sistema de classificação de terra que identificou catorze biomas, chamado principais tipos de habitats, e divididos ainda mais a área de terra do mundo em 867 ecorregiões terrestres. Cada Eco-região terrestre tem uma EcoID específico, fomat XXnnNN (XX é a Ecozone, nn é o número Bioma, NN é o número individual). Esta classificação é utilizada para definir a 200 Lista global de ecorregiões identificadas pela WWF como prioritárias para conservação. Os WWF tipos de habitats principais são:
- 01 Florestas húmidas de folha larga tropicais e subtropicais (tropicais e subtropicais, úmidas)
- 02 Florestas de folhosas secas tropicais e subtropicais (tropicais e subtropicais, semi-húmidas)
- 03 Florestas de coníferas tropicais e subtropicais (tropicais e subtropicais, semi-húmidas)
- 04 Florestas de folhosas temperadas e mistos (temperado e úmido)
- 05 Florestas temperadas de coníferas (temperadas, úmidos e semi-úmido)
- 06 As florestas boreais / taiga (subártico e úmido)
- 07 Pastagens tropicais e subtropicais, savanas, e matagais (tropical e subtropical, semi-áridas)
- 08 Campos temperados, savanas, e matagais (, semi-áridas temperado)
- 09 Savanas inundadas e savanas (temperadas à água tropical, doce ou salobra inundados)
- 10 Pastagens e matos de altitude (clima alpino ou de montanha)
- 11 Tundra (Ártico)
- 12 Floresta mediterrânea de bosques e arbustos ou Florestas sclerophyll (temperado quente, semi-úmidos para semi-árido, com chuvas de inverno)
- 13 Desertos e matagais xeric (temperado a tropical, árido)
- 14 Mangrove (subtropical e tropical, água salgada inundados)
Biomas de água doce
De acordo com o World Wildlife Fund, o seguinte são classificados como biomas de água doce:
|
|
Realms ou ecozones (terrestres e de água doce, WWF)
|
|
Biomas marinhos
Biomas marinhos (H) (principais tipos de habitats), a Global 200 (WWF)
Biomas do litoral & áreas de plataforma continental ( Zona Neritic - Lista de ecorregiões (WWF))
- Polar
- Prateleiras temperadas e mar
- Temperado ressurgência
- Tropical ressurgência
- Coral Tropical
Realms ou ecozones (marinho, WWF)
|
|
Outros tipos de habitats marinhos
- As fontes hidrotermais
- Fontes frias
- Zona bentônica
- Zona pelágica (negócios e westerlies)
- Abissal
- Hadal (oceano trincheira)
Maior Habitats, não global 200 (WWF)
- Littoral / Zona intertidal
- Kelp floresta
- Bloco de gelo
Resumo - taxonomia Ecológica (WWF)
- Biosphere ( Lista de ecorregiões)
- Ecozones ou Realms (8)
- Biomas terrestres (grandes tipos de habitat, 14)
- Eco-regiões (867)
- Ecossistemas ( Biótopos)
- Eco-regiões (867)
- Biomas de água doce (grandes tipos de habitat, 12)
- Eco-regiões (426)
- Ecossistemas ( Biótopos)
- Eco-regiões (426)
- Biomas terrestres (grandes tipos de habitat, 14)
- Marinho Ecozones ou Realms (13)
- Plataforma Continental biomas (principais tipos de habitat, 5)
- ( Províncias Marítimas) (62)
- Eco-regiões (232)
- Ecossistemas ( Biótopos)
- Eco-regiões (232)
- ( Províncias Marítimas) (62)
- Open & Deep Sea Biomas (Tipos major Habitat)
- Plataforma Continental biomas (principais tipos de habitat, 5)
- Endolithic Bioma
- Ecozones ou Realms (8)
Exemplo
- Biosfera
- Ecozone: Ecozone Palearctic
- Bioma terrestre: Caducas são Florestas Mistas
- Eco-região: Dináricos Montanhas florestas mistas (PA0418)
- Ecossistema: Orjen, cinto de vegetação entre 1,100- 1.450 m, zona Oromediterranean, zona nemoral (zona temperada)
- Biótopo: Oreoherzogio-Abietetum illyricae Fuk. ( Lista Plant)
- Plant: abeto de prata ( Abies alba)
- Biótopo: Oreoherzogio-Abietetum illyricae Fuk. ( Lista Plant)
- Ecossistema: Orjen, cinto de vegetação entre 1,100- 1.450 m, zona Oromediterranean, zona nemoral (zona temperada)
- Eco-região: Dináricos Montanhas florestas mistas (PA0418)
- Bioma terrestre: Caducas são Florestas Mistas
- Ecozone: Ecozone Palearctic
Biomas antropogênicos
Os seres humanos alteraram profundamente os padrões globais de processos de biodiversidade e dos ecossistemas. Como resultado, as formas de vegetação previstos por sistemas convencionais bioma são raramente observadas em quase toda a superfície da Terra. Biomas antropogênicos fornecer uma visão alternativa da biosfera terrestre baseado em padrões globais de interação humana direta sustentado com os ecossistemas, incluindo a agricultura, assentamentos humanos, urbanização, silvicultura e outros usos da terra. Biomas antropogênicos oferecer um novo caminho a seguir em ecologia e conservação, reconhecendo o acoplamento irreversível dos sistemas humanos e ecológicos em escalas globais e nos movendo em direção a uma compreensão melhor forma de viver e gerir a nossa biosfera e na biosfera antropogênica em que vivemos. Os principais biomas no mundo são de água doce, marinho, de coníferas, de folha caduca, gelo, montanhas, boreal, pradarias, tundra, e florestas tropicais.
Principais Biomas Antrópicas
- Assentamentos densas
- Villages
- Croplands
- Rangelands
- Arborizado
Outros biomas
O Bioma Endolithic, que consiste inteiramente de vida microscópica em rocha poros e fissuras, quilômetros abaixo da superfície, só recentemente foi descoberto e não se encaixa bem na maioria dos esquemas de classificação.
Mapa de Biomas
Biomas água doce
Bacias de drenagem dos principais oceanos e mares do mundo. As áreas cinzentas são bacias endorréicas que não drenam para o oceano.