Conteúdo verificado

Caverna

Assuntos Relacionados: Geologia e Geofísica

Você sabia ...

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Lechuguilla Cave, Novo México

A caverna é um naturais subterrâneas vazio suficientemente grande para um ser humano para entrar. Algumas pessoas sugerem que o termo caverna só deve aplicar-se a cavidades que têm alguma parte que não recebe a luz do dia; no entanto, no uso popular, o termo inclui espaços menores, como grutas marinhas, balançar abrigos, e grutas.

Espeleologia é a ciência de exploração e estudo de todos os aspectos de cavernas. Explorando uma caverna para a recreação ou a ciência pode ser chamada espeleologia, espeleologia, ou ocasionalmente (somente no Canadá e nos Estados Unidos), espeleologia (veja Espeleologia).

Tipos e formação

A formação eo desenvolvimento de cavernas é conhecido como espeleogênese. As cavernas são formadas por vários geológicos processos. Estes podem envolver uma combinação de processos químicos, erosão de água, forças tectônicas, microorganismos, pressão, influências atmosféricas, e mesmo cavando.

A maioria das cavernas são formadas em calcário por dissolução.

Espeleotemas em Hall do Rei da Montanha, Ogof Craig uma Ffynnon, South Wales.
  • Cavernas Solutional podem formar qualquer lugar com a rocha que é solúvel, e são mais prevalentes em pedra calcária, mas pode também formar-se em outros materiais, incluindo giz, dolomita, mármore, granito , sal, arenito, fossilizados coral e gesso .
    • Os maiores e mais abundantes cavernas solutional estão localizados em calcário. Limestone dissolve sob a acção da água da chuva e subterrâneas carregada com H 2 CO 3 ( ácido carbônico) e ocorrência natural ácidos orgânicos. O processo de dissolução produz um acidente geográfico distinto conhecido como cárstica, caracterizada por sumidouros, fluxos de naufrágio, e drenagem subterrânea. Cavernas de calcário são muitas vezes adornado com formações de carbonato de cálcio produzido pela precipitação lenta. Este incluem: escorrimentos, estalactites, estalagmites, helictites, cortinas, canudos de refrigerante e colunas. Estes depósitos minerais secundários em cavernas são chamados espeleotemas.
    • Mais espetacularmente decorado caverna do mundo é geralmente considerado para ser Lechuguilla Cave in Novo México. Lechuguilla e nas proximidades Carlsbad Caverns estão agora acreditava ser exemplos de outro tipo de caverna solutional. Eles foram formados por H 2 S ( sulfeto de hidrogênio) do gás que aumentam a partir de baixo, onde os reservatórios de petróleo libertam gases sulfurosos. Este gás se mistura com a água subterrânea e forma H 2 SO 4 ( ácido sulfúrico ). O ácido, em seguida, dissolve-se o calcário a partir de baixo, ao invés de a partir de cima, por percolação de água ácida a partir da superfície.
Explorando um tubo de lava em Hawaii
  • Algumas cavernas são formadas ao mesmo tempo que a rocha circundante. Estas são algumas vezes chamado de cavernas primárias .
    • Tubos de lava são formados através vulcânica atividade e são as cavernas mais comuns "primárias". A lava flui para baixo ea superfície se resfria e se solidifica. A lava mais quente continua a fluir sob essa crosta, e se a maior parte do líquido lava abaixo da crosta flui para fora, permanece um tubo oco, formando assim uma cavidade. Exemplos de tais cavernas podem ser encontrados em Tenerife, Big Island, e muitos outros lugares. Kazumura Cave perto Hilo é um tubo de lava extremamente longa e profunda; é 65,6 km (40,8 mi) de comprimento.
    • Blister cavernas também são formados através da atividade vulcânica.
Painted Cave, um grande caverna do mar, Santa Cruz Island, California
  • Grutas marinhas são encontradas ao longo das costas de todo o mundo. Um caso especial é cavernas litorâneas, que são formados pela ação das ondas em zonas de fraqueza em falésias. Muitas vezes, essas fraquezas são falhas, mas eles também podem ser diques ou contatos roupa de cama de avião. Algumas cavernas onda de corte estão agora acima do nível do mar por causa da elevação mais tarde. Em outros lugares, em lugares como a Tailândia de Phang Nga, cavernas solutional foram inundadas pelo mar e estão agora sujeitas à erosão litoral. Cavernas do mar são geralmente cerca de 5 metros (16 pés) para 50 metros (160 pés) de comprimento, mas pode exceder 300 metros (980 pés).
Caverna da geleira em Big Four Glacier, Big Four Mountain, Washington, cerca de 1.920 .
  • Cavernas Glacier ocorrer em gelo e sob geleiras e são formadas por fusão. Eles também são influenciados pelo fluxo muito lenta do gelo, o que tende a fechar as cavernas novamente. (Estes são chamados às vezes cavernas de gelo, embora este termo está devidamente reservado para cavernas que contêm formações de gelo durante todo o ano).
  • Fractura cavernas são formadas quando as camadas de minerais mais solúveis, tais como o gesso, dissolver para fora de entre as camadas de rocha menos solúvel. Estas rochas fratura e entrar em colapso em blocos.
  • Talus cavernas são as aberturas entre as rochas que caíram para baixo em uma pilha, muitas vezes nas bases dos penhascos.
  • Anchihaline cavernas são cavernas, geralmente costeiras, contendo uma mistura de água doce e água salina (geralmente água do mar). Elas ocorrem em muitas partes do mundo, e muitas vezes contêm faunas altamente especializadas e endêmicas.

Padrões

  • Cavernas Branchwork assemelham superfície dendrítica padrões de transmissão; eles são feitos de passagens que unem a jusante como tributários. Cavernas Branchwork são os mais comuns de padrões de caverna e são formadas perto sinkholes onde ocorre a recarga de águas subterrâneas. Cada passagem ou ramo é alimentado por uma fonte de recarga separada e converge em outros ramos de ordem superior a jusante.
  • Cavernas de rede angulares se formam a partir de interseção fissuras da rocha carbonática que tiveram fraturas alargadas pela erosão química. Essas fraturas formar, passagens elevadas e estreitas rectas que persistem em circuitos fechados generalizadas.
  • Cavernas anastomotic se assemelham, em grande parte córregos trançados superfície com suas passagens separação e então encontrar mais abaixo drenagem. Eles geralmente formam ao longo de uma cama ou estrutura, e só raramente cruzam em camas superiores ou inferiores.
  • Spongework cavernas são formadas como cavidades de solução são unidas através da mistura de água quimicamente diversas. As cavidades que formam um padrão é tridimensional e aleatório, semelhante a uma esponja.
  • Cavernas Ramiform formar como salas irregulares grandes, galerias e passagens. Estas salas tridimensionais randomizados formar a partir de uma tabela de água subindo que corrói a rocha do carbonato de hidrogênio com sulfureto de água enriquecida.

Distribuição Geográfica

Caves são encontrados em todo o mundo, mas apenas uma parte deles têm sido exploradas e documentado por espeleólogos. A distribuição de sistemas de cavernas documentadas é amplamente desviada para países onde espeleologia tem sido popular por muitos anos (como a França , Itália , Austrália , o Reino Unido , o Estados Unidos , etc.). Como resultado, cavernas exploradas são encontrados amplamente na Europa , Ásia , América do Norte e Oceania , mas são escassos em América do Sul , África e Antártica . Esta é uma grande generalização, como grandes extensões de América do Norte e na Ásia não contêm cavernas documentadas, enquanto áreas como a Florestas deciduous secas de Madagascar e partes do Brasil contêm muitas cavernas documentadas. Como extensões do mundo de rocha solúvel são pesquisados por espeleólogos, a distribuição de cavernas documentadas deve mudar. Por exemplo, a China , apesar de conter cerca de metade do mundo exposta calcário - mais de 1.000.000 quilômetros quadrados (390.000 sq mi) - tem relativamente poucas cavernas documentadas.

Comprimentos de registros, profundidades, arremessos e volumes

Passagem Canyon em Mammoth Cave , maior caverna do mundo.

O sistema de cavernas com maior comprimento total da passagem é Mammoth Cave ( Kentucky, EUA ) a 591 km (367 mi) de comprimento. Este registro é improvável que seja superado em um futuro próximo, como o próximo mais extensa caverna conhecida é Jewel Cave perto Custer, Dakota do Sul, em 225 km (140 mi).

A mais profunda caverna conhecida (medido a partir de sua mais alta entrada para seu ponto mais baixo) é Voronya Cave ( Abkhazia , Georgia ), com uma profundidade de 2.191 metros (7.188 pés). Esta foi a primeira caverna a ser explorado a uma profundidade de mais de 2 quilômetros (1,2 mi). (A primeira caverna a ser desceu abaixo de 1 km (0.62 mi) foi o famoso Gouffre Berger em França ). O Illyuzia-Mezhonnogo-Snezhnaya caverna na Abkhazia , Georgia , (1.753 metros (5.751 pés)) eo Lamprechtsofen Vogelschacht Weg Schacht em Austria (1.632 metros (5.354 pés)) são os actuais segundo e terceiro mais profundas cavernas. Este registro especial mudou várias vezes nos últimos anos.

O indivíduo mais profunda pitch (queda vertical) dentro de uma caverna é de 603 metros (1978 pés) em Vrtoglavica caverna na Eslovénia , seguido por Patkov rajada em 553 metros (1.814 pés) no Montanha Velebit, Croatia .

A maior caverna indivíduo já descoberto é o Sarawak câmara, no Parque Nacional de Gunung Mulu ( Miri, Sarawak, Bornéu, Malásia ), um declive, pedra espalhados câmara com uma área de aproximadamente 600 metros (2.000 pés) por 400 metros (1.300 pés) e uma altura de 80 metros (260 pés).

Ecologia

Morcegos Grande-Orelhudo de Townsend em uma caverna

Animais que habitam cavernas são frequentemente classificados como troglóbios (espécie limita-caverna), troglophiles (espécies que podem viver suas vidas inteiras em cavernas, mas também ocorrem em outros ambientes), trogloxenes (espécies que usam cavernas, mas não pode completar o seu ciclo de vida inteiramente em cavernas) e acidentes (animais não em uma das categorias anteriores). Alguns autores utilizam a terminologia separada para formas aquáticos (por exemplo, stygobites, stygophiles, e stygoxenes).

Destes animais, os troglóbios são, talvez, os organismos mais incomuns. Troglóbios espécies frequentemente mostram uma série de características, denominado troglomorphies, associados à sua adaptação à vida subterrânea. Estas características podem incluir uma perda de pigmento (frequentemente resultando em uma coloração pálida ou branca), uma perda de olhos (ou, pelo menos, de funcionalidade óptica), um alongamento de apêndices, e um acessório de outros sentidos (tal como a capacidade de sentir vibrações na água). Troglóbios aquáticos (ou stygobites), tais como o endangered Alabama caverna camarão, viver em corpos de água encontrados em cavernas e obter nutrientes dos detritos lavados em suas cavernas e das fezes de morcegos e outros habitantes da caverna. Outros troglóbios aquáticos incluem peixe caverna, o Olm, e salamandras da caverna, como o Texas Salamandra cega.

Insetos Caverna como Oligaphorura (anteriormente Archaphorura) schoetti são troglophiles, atingindo 1,7 milímetros (0,067 in) de comprimento. Eles têm uma vasta distribuição e têm sido estudados bastante amplamente. A maioria das amostras são do sexo feminino, mas um espécime macho foram coletados a partir St Cuthberts Swallet em 1969.

Os bastões , tais como o Morcego cinza e Mexican molossidae, são trogloxenes e são freqüentemente encontrados em cavernas; se alimentam fora das cavernas. Algumas espécies de grilos das cavernas são classificados como trogloxenes, porque o poleiro em cavernas por dia e forragem acima do solo durante a noite.

Devido à natureza frágil do ecossistema caverna, e o facto de que as regiões de caverna tendem a ser isolados uns dos outros, cavernas abrigam um número de espécies ameaçadas de extinção, como o Tooth aranha caverna, Liphistiidae Liphistius aranha alçapão, eo Morcego cinza.

Caves são visitados por muitos animais que vivem na superfície, incluindo os seres humanos. Estes são geralmente incursões de vida relativamente curta, devido à falta de luz e sustento.

Importância arqueológica e social

Taino petróglifos em uma caverna em Puerto Rico

Ao longo da história, os povos primitivos fizeram uso de cavernas para abrigo, locais de sepultamento, ou como religiosos. Desde itens colocados em cavernas são protegidos contra os animais de clima e de eliminação, isto significa cavernas são um tesouro arqueológico para aprender sobre essas pessoas. Pinturas rupestres são de particular interesse. Um exemplo é a Grande Caverna de Niah, na Malásia, que contém evidência de ocupação humana que remonta 40.000 anos.

Na Alemanha , alguns especialistas encontraram sinais de canibalismo nas cavernas no Honne.

Caves, também são importantes para pesquisas geológicas, pois eles podem revelar detalhes sobre as condições climáticas do passado em espeleotemas e de rochas sedimentares camadas.

Caves são freqüentemente usados hoje como locais para recreação. Espeleologia, por exemplo, é o popular esporte de exploração de cavernas. Para os menos aventureiros, uma série de cavernas mais bonitas e mais acessíveis do mundo foram convertidos em mostrar cavernas, onde a iluminação artificial, pisos e outros auxiliares permitem que o visitante ocasional para experimentar a caverna com inconveniência mínima. Cavernas também têm sido utilizados para Base Jumping e mergulho em cavernas.

Caves também são usados para a preservação ou o envelhecimento de vinho e queijo. O, temperatura ligeiramente frio constante e elevada humidade que a maioria das cavernas possuem os torna ideais para tais usos.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Cave&oldid=227722531 "