Conteúdo verificado

Gaita

Assuntos Relacionados: Instrumentos Musicais

Informações de fundo

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. Crianças SOS tem cuidado de crianças em África há 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Gaita
16 buracos chrom 10 buracos diatonic.jpg
Classificação
  • Vento
  • Aerophone livre reed
  • Aerofônio
Jogando gama
Para 64-juncos (16-buracos) gaita cromática: C abaixo Médio C (C) para a D acima C5; pouco mais de quatro oitavas
Instrumentos relacionados
acordeão , escaleta, harmonium, concertina , sheng, harmônio, Yu
Mais artigos
Lista de harmonicists

A gaita é um livre reed instrumento de sopro. Tem múltipla, variável-tuned latão ou bronze juncos que são fixadas numa extremidade através de uma ranhura de via aérea em que pode vibrar livremente. As palhetas vibratórias interromper repetidamente a corrente de ar para produzir som .

Diferentemente da maioria dos instrumentos livres de junco (como órgãos de lingüeta, acordeões , e Melodicas), a gaita não possui um teclado - em vez disso, o jogador seleciona as notas a serem tocadas, colocando a boca sobre as vias respiratórias adequadas, geralmente discretos orifícios na frente do instrumento. Cada furo comunica com uma ou mais palhetas, dependendo do tipo de harmónica. Porque uma cana montada acima de um entalhe é feito para vibrar mais facilmente pelo ar de cima, juncos acessados por um buraco bocal muitas vezes pode ser ainda selecionada pela escolha da direção da respiração (sopro, desenho). Algumas harmônicas, principalmente o gaita cromática, também incluem um botão de deslizamento-atuado de mola que, quando pressionado, redireciona o fluxo de ar.

A gaita é mais comumente usado em azuis e Americano da música folk, mas também é usado em jazz , música clássica, música country , rock and roll, e música pop. Cada vez mais, a gaita está encontrando seu lugar na música mais gerado eletronicamente, tais como dança e hip-hop, bem como funk e acid jazz.

A gaita tem outros apelidos, especialmente na música dos azuis, incluindo: órgão de boca e blues boca órgão.

Partes da gaita

Pente e dois Reedplates.
Placa Reed.
Reedplate montado no pente de uma gaita diatônica.

As partes básicas de gaita são os pente, cana-placas e coberturas de placas.

Pente

O pente é o termo para o corpo principal do aparelho, que contém as câmaras de ar que cobrem as palhetas. O termo provém de pente as semelhanças entre harmônicas simples e uma pentear o cabelo. Pentes Harmónica foram tradicionalmente feitas de madeira , mas agora são normalmente feitas a partir de plástico (ABS) ou de metal . Alguns projetos modernos e experimentais pente são muito complexas na maneira que eles direcionam o ar.

Material de pente foi assumida a ter um efeito sobre o tom da harpa. Enquanto o material pente tem uma leve influência sobre o som da gaita, a principal vantagem de um material pente especial sobre outro geralmente é a sua durabilidade. Em particular, um pente de madeira pode absorver a umidade do hálito do jogador e entrar em contato com a língua. Isto faz com que o pente para expandir-se ligeiramente, fazendo com que o instrumento desconfortável para jogar.

Um problema ainda mais sério com pentes de madeira, especialmente em gaitas cromática (com seus divisores fina entre câmaras) é que os pentes de encolher ao longo do tempo. Comb encolhimento pode levar a fissuras nos favos, devido aos pentes sendo mantido imóvel por pregos, resultando em vazamento de desativação. Muito esforço é dedicado por jogadores sérios para restaurar pentes de madeira e selar vazamentos. Alguns jogadores utilizados para absorver gaitas de madeira penteado ( diatonics, sem windsavers) em água para provocar uma ligeira expansão que se destina a fazer a vedação entre o pente, placas de Reed e abrange mais hermética. Gaitas de madeira-penteados modernos são menos propensos a inchaço e contratação.

Reed-plate

Reed-placa é o termo para um agrupamento de vários juncos em uma única habitação. As palhetas são normalmente feitas de latão, mas de aço , de alumínio e de plástico são usados ocasionalmente. Juncos individuais são geralmente rebitada para a cana-plate, mas eles também podem ser soldada ou parafusada no lugar. Reeds fixos no interior (no interior da câmara de ar do pente) da cana-plate responder a soprar, enquanto os da respondem fora para sucção.

A maioria das gaitas são construídos com a cana-placas aparafusadas ou aparafusadas para o pente ou o outro. Algumas marcas ainda usam o método tradicional de pregar a cana-placas para o pente. Algumas harmônicas experimentais e raras, também tiveram a cana-placas mantidos no lugar pela tensão, como os da era WWII modelos all-americanos. Se as placas são aparafusadas para o pente, as placas reed podem ser substituídos individualmente. Isso é útil porque os juncos, eventualmente, ir fora de sintonia com o uso normal, e algumas notas da escala pode falhar mais rapidamente do que outros.

Uma exceção notável para o design tradicional cana-placa é o gaitas all-plásticas destinadas por Finn Magnus na década de 1950, onde a cana, e cana-placa foram moldadas a partir de uma única peça de plástico. O projeto Magnus tinha os juncos, cana-placas e pente de plástico e ou moldado ou permanentemente colados.

Placas de cobertura

Placas de cobertura cobrir a cana-placas e são geralmente feitas de metal, madeira e plástico, embora também tenham sido usados. A escolha destes é pessoal - porque projetam som, eles determinam a qualidade da tonalidade da gaita. Existem dois tipos de placas de cobertura: projetos abertos tradicionais de metal estampado ou de plástico, que são simplesmente não a ser realizada, e projetos fechados (tais como Hohner Meisterklass e Super 64, Suzuki Promaster e SCX), que oferecem uma qualidade mais alto tonal. A partir destes dois tipos básicos, alguns desenhos modernos foram criados, tais como o Hohner CBH-2016 cromática eo Diatônica Overdrive Suzuki, que têm capas complexos que permitem funções específicas normalmente não disponíveis no design tradicional. Não era incomum no final dos anos 19 e início do século 20 para ver harmônicas com características especiais nas capas, tais como sinos que poderia ser degrau por apertar um botão.

Outras peças

Windsavers

Windsavers são válvulas unidirecionais fabricados a partir de tiras muito finas de plástico, papel, couro ou malha teflon colados a cana-plate. Eles são normalmente encontrados em gaitas cromáticas, gaitas de acordes e muitas gaitas-afinada uma oitava. Windsavers são usados quando duas palhetas compartilhar uma célula e vazamento através da não-jogando cana seria significativo. Por exemplo, quando uma nota é tocada empate, a válvula da cana-slot de golpe é sugado fechada, impedindo que o ar vaze através do golpe inativo reed. Uma exceção a isso é a recente Hohner XB-40, onde as válvulas são colocadas não isolar palhetas simples, mas sim para isolar câmaras inteiras de ser ativa.

Bocal

O bocal está colocado entre as câmaras de ar do aparelho e a boca do jogador. Isto pode ser integral com o pente (as harmónicas diatônicos, o Hohner Chrometta), que faz parte da tampa (como em CX-12 de Hohner), ou pode ser uma unidade separada completamente, fixada por meio de parafusos, o que é típico de cromatismo. Em muitos gaitas, o bocal é puramente um auxílio ergonômico projetado para tornar mais confortável a jogar. No entanto, com base na-deslizante harmónica cromática tradicional é essencial para o funcionamento do instrumento, porque fornece uma ranhura para a corrediça.

Aparelhos de amplificação

Enquanto aparelhos de amplificação não são parte da própria harmônica, uma vez que a década de 1950, muitos jogadores Harmônica dos azuis têm ampliado seu instrumento com microfones e amplificadores valvulados. Um dos primeiros inovadores desta abordagem foi Marion "Little Walter" Jacobs, que jogou a gaita perto de um microfone "Bullet" comercializado para uso por despachantes de rádio-táxi. Isso deu o tom gaita um "gorducho" som de gama média que podia ser ouvido acima de uma guitarra elétrica. Como assim, amplificadores valvulados produzir uma "ultrapassagem" natural quando eles estão virados para cima, o que adiciona corpo e plenitude ao som. Little Walter também levou as mãos ao redor do instrumento, apertando o ar ao redor da harpa, dando-lhe um poderoso, som distorcido, algo reminiscente de um saxofone.

Tipos Harmônica

A marca harmônica que se escolhe é geralmente baseada em sua habilidade para jogar, a flexibilidade dos juncos, o som do instrumento, e preço. Embora muitos sentem que os melhores harmônicas são mais onerosos preço, os jogadores qualificados muitas vezes sentem que preço e qualidade não estão relacionados.

Gaita cromática

Hohner Super Chromonica, um típico cromática 12 buracos.

A harmónica cromática geralmente utiliza uma barra deslizante para redireccionar o ar do orifício na peça bucal para a cana-placa seleccionada, embora houvesse uma concepção, a "Machino tons", que controlado o fluxo de ar por meio de uma alavanca operada-activado por botão aba móvel na parte de trás do instrumento. Além disso, há uma modificação da Hohner 270 (12-furo) em que o jogador desloca os tons movendo o bocal para cima e para baixo com os lábios, deixando as mãos livres para tocar outro instrumento "mãos livres". Enquanto o Richter afinado cromática 10 buracos se destina a ser jogado em apenas uma chave, os modelos de 12-, 14-, e 16 buracos (que são sintonizados para o temperamento igual) permitem que o músico para jogar em qualquer tecla desejada com apenas uma gaita. Esta harpa pode ser usada para qualquer estilo - Celtic, clássico, jazz, blues (comumente na terceira posição) - assim como muitos outros estilos.

Gaitas diatônica

Estritamente falando, "diatônico" denota qualquer harmônica que é projetado para jogar em apenas uma chave (embora o padrão "Richter afinado" diatônico pode ser jogado em outras chaves, forçando suas palhetas para jogar tons que não fazem parte de sua escala de base; ver "harpa azuis" abaixo). Dependendo da região do mundo ", gaita diatônica" pode significar tanto a gaita tremolo (no Leste da Ásia) ou harpa azuis (Na Europa e América do Norte). Inventado no século 19 por Natalie Ann Cummins. Outros gaitas diatônica incluem oitava harmônica.

Tremolo gaita

Uma harmônica tremolo.

Característica distintiva da gaita tremolo é que ele tem duas palhetas por nota, com um um pouco afiada eo outro um pouco plana. Isso fornece uma hesitação ou warbling som único criado pelas duas palhetas sendo um pouco fora de sintonia uns com os outros ea diferença em suas formas de ondas subsequentes interagindo uns com os outros ( Bata (acústica)). A versão asiática, que tem todas as notas sobre ele, é usado em todas as músicas do leste asiático, do rock à música pop.

Gaitas de Orquestra

Estas harmônicas são projetados principalmente para uso em jogar ensemble.

Orchestral harmônica melodia

Existem dois tipos de orquestral harmônica melodia: o mais comuns são as gaitas chifre que são mais frequentemente encontrados no leste da Ásia. Trata-se de um único pente grande, com apenas sopro de palheta placas na parte superior e inferior. Cada palheta fica dentro de uma única célula no pente. Uma versão imita o layout de um instrumento piano ou malho, com as notas naturais de uma escala diatônica em C menor cana-placa eo farelos / quartos em a cana-placa superior em grupos de dois e três orifícios com lacunas entre como as teclas pretas de um piano (portanto, não há E # / buraco Fb nem um B # / Cb buraco na cana-placa superior). Outra versão tem uma "afiada" reed directamente acima do seu "natural" na placa inferior, com o mesmo número de palhetas em ambas as placas. "harmônicas chifre" estão disponíveis em diversas escalas de passo, com o mais baixo lançado começando duas oitavas abaixo do meio C eo mais alto início no próprio meio C; eles geralmente cobrem uma gama de dois ou três oitava. Eles são instrumentos cromáticos e são normalmente jogados em uma orquestra harmônica do Leste Asiático, em vez do " push-button "gaita cromática que é mais comum na tradição européia / American. Suas palhetas são muitas vezes maiores, e que encerra o" chifre "dá-lhes um timbre diferente, de modo que eles funcionam muitas vezes no lugar de uma seção de metais. No passado , eles eram chamados de gaitas de chifre.

O outro tipo de harmônica melódica orquestral é o Polyphonia, (embora alguns são marcadas "Chromatica"). Estes têm todas as doze notas cromáticas dispostas na mesma linha. Na maioria dos casos, tanto por sopro e desenhar têm o mesmo tom, embora o número 7 é única pancada, e o N ° 261, sopra única, tem duas palhetas por furo, uma oitava sintonizado para além (todas estas designações se referem aos produtos de M. Hohner). O Polyphonia é muitas vezes pensado para permitir que o jogo fácil de peças como "Flight of the Bumblebee" (porque não é necessário mudar o fluxo de ar). No entanto, Dan LeMaire-Bauch contesta este, apontando que todos os três jogadores conhecidos a ele que jogaram "Abelha", (Victor "Panky" Paul, Jia Yi Ele, e ele próprio) consumiram 16 buracos chromatics "Push Button"- ; no entanto, em sua busca incessante de novos conhecimentos gaita, ele seria bem-vinda qualquer informação sobre jogador (es) que o fazem "The Bumblebee" corretamente, nota por nota, em um Polyphonia. Desempenho de Dan tem, no entanto incluir uma frase de 24 nota sobre uma Poly No. 7 (pronuncia-se "Polly"). A Poly era comumente usado para fazer glissandos e outros efeitos muito fácil de jogar - alguns instrumentos acústicos podem desempenhar um glissando cromática tão rápido quanto um Polyphonia.

Baixo gaita

A harmónica baixo consiste em dois pentes separadas unidas umas sobre as outras com conectores móveis nas suas extremidades. Estas são todas por sopro instrumentos que cobrem grande parte da mesma gama como o família viol contrabaixo . Hoje, gaitas de baixo são todos oitava sintonizada, o que significa que cada buraco tem duas palhetas, uma das quais reproduz a nota de baixo e outro uma nota uma oitava acima. O pente inferior contém as notas da escala diatônica maior C, enquanto o pente superior contém as notas de um C # (Db) escala diatônica.

Chord gaita

A gaita acorde tem até 48 acordes: major, sétima, menores, aumentados e diminutos para jogar ensemble. É estabelecido em clusters de quatro blocos, cada um parecendo um acorde diferente em inalar ou exalar. Normalmente cada buraco tem duas palhetas para cada nota, sintonizados para uma oitava de um ao outro. No entanto, modelos mais baratos muitas vezes têm apenas uma cana por nota.

Muito poucas gaitas orquestra também são projetados para servir tanto como baixo e acordes gaita, com notas de baixo ao lado de agrupamentos de acordes. Há também outras gaitas de acordes, como o Chordomonica (que opera similar a uma gaita cromática), e as gaitas de acordes júnior (que normalmente fornece 6 cordas).

ChengGong gaita

A inovação gaita recente é o ChengGong 程 功 (um trocadilho com o sobrenome do inventor e 成功, ou "sucesso", pronunciado "Chenggong" em chinês mandarim) harmonica, inventadas por Cheng Xuexue 程 雪 學 da China. Ele tem duas partes: o corpo principal, e um bocal deslizante. O corpo é uma gaita diatônica 24 buracos, que começa a partir do b2 para D6 (que abrange três oitavas). Sua boca 11 buracos pode deslizar ao longo da frente da gaita, que lhe dá inúmeras opções de acordes e aberturas (sete tríades, três acordes 6, 7 sete cordas, e sete 9 acordes, para um total de 24 tons disponíveis). No entanto, a ChengGong ainda é capaz de tocar melodias única nota e bloqueio duplo em um intervalo de três oitavas diatônica, ao mesmo tempo manter um perfil pequeno, não muito maior do que a cromática 12 buracos. Ao contrário de gaitas convencional, soprando e desenho de produzir as mesmas notas porque sua afinação é mais perto do layout de nota de uma gaita tremolo asiático típico ou o Polyphonias.

O diapasão

O diapasão é essencialmente uma gaita especialidade que é projetado para fornecer um tom de referência para cantores e outros instrumentos. A única diferença entre alguns diapasões e harmônicas iniciais é o nome do instrumento, o que refletiu público-alvo do fabricante.

Técnicas Harmônica

Técnicas disponíveis para a gaita são numerosos. Alguns são usados para fornecer dinâmica tonais adicionais, enquanto outros são usados para aumentar a capacidade de reprodução. Utilizando estas técnicas podem mudar a gaita diatônica de um instrumento que pode jogar uma chave corretamente em um instrumento versátil. Algumas técnicas usadas incluem: flexão, overbending, overdrawing, posição de reprodução e vibrato.

"Vibrato" é uma técnica comumente usada ao jogar a gaita e muitos outros instrumentos, nomeadamente os instrumentos de cordas, para dar a nota um 'tremendo' som. Esta técnica pode ser realizado em um número de maneiras. A forma mais comum é a de mudar a forma como a gaita é realizada. Por exemplo, abrindo e fechando as mãos em torno da gaita muito rapidamente você conseguir o efeito vibrato. Outra forma consiste em utilizar uma "cabeça de agitação 'técnica, frequentemente utilizada em harmónica azuis, na qual o jogador se move os lábios entre dois furos muito rapidamente. Isto dá uma técnica de agitação rápida, que é um pouco mais de vibrato e alcança o mesmo efeito aural em notas sustentadas.

Além das 19 notas prontamente disponíveis na gaita diatônica, os jogadores podem jogar outras notas ajustando a sua embocadura e forçando a cana para ressoar em um tom diferente. Esta técnica é chamada de "dobra", um termo emprestado de guitarristas, que, literalmente, "dobrar" uma corda, a fim de criar mudanças sutis no campo. "Bending" também cria a característica glissandos de harpa muito azuis e gaita país de jogo. Bends são essenciais para a maioria dos blues e do rock da harmônica devido à soulful sons do instrumento pode trazer para fora. O famoso "grito" do blues harpa normalmente necessária flexão. Na década de 1970, Howard Levy desenvolveu a técnica "overbending" (também conhecido como "overblowing" e "overdrawing".) Overbending, combinado com dobra, permitiu que os jogadores gostam de jogar toda a escala cromática.

Além de tocar a gaita diatônica em sua chave original, também é possível reproduzi-lo em outras chaves, jogando em outras "posições", usando diferentes tons básicos. Usando apenas as notas básicas sobre o instrumento significaria jogar em um modo específico para cada posição. Jogadores da harmônica (especialmente jogadores azuis) desenvolveram um conjunto de terminologia em torno de diferentes "posições" que pode ser um pouco confuso para outros músicos.

Gaitistas que amplificados seu instrumento com microfones e amplificadores valvulados, como azuis harp jogadores, também têm uma variedade de técnicas que exploram as propriedades do microfone e amplificador, como alterar a forma como as mãos são as mãos em concha em torno do instrumento eo microfone ou ritmicamente respirando ou cantando na microfone enquanto joga.

História

A gaita foi desenvolvido na Europa no início do século 19 , durante um período de intenso interesse em instrumentos gratuitas Reed. Grátis instrumentos de palheta, como o sheng eram bastante comuns por todo o Leste Asiático por séculos e foram relativamente bem conhecido na Europa por algum tempo. Por volta de 1820, houve uma explosão de novos modelos gratuitos de junco na Europa e América do Norte . Enquanto Christian Friederich Ludwig Buschmann é frequentemente citado como o inventor da gaita em 1821, é quase certo que o instrumento foi desenvolvido simultaneamente por vários inventores que trabalham de forma independente. Instrumentos de palheta livre boca-blown apareceu no Estados Unidos , o Reino Unido e na Europa mais ou menos ao mesmo tempo.

Gaitas início

A gaita apareceu pela primeira vez em Viena , onde harmônicas com câmaras foram vendidos antes 1824 (ver também Anton e Reinlein Anton Haeckl). Sintonização Richter estava em uso quase desde o início. Na Alemanha, o Sr. Meisel de Geschichte des Akkordeonbaus em Klingenthal, Schwarzmeisel e Langhammer, comprou uma gaita com câmaras (Kanzellen) na exposição em Braunschweig em 1824. Ele e Langhammer em Graslitz copiados os instrumentos; Em 1827 eles produziram centenas de gaitas. Muitos outros seguiram na Alemanha e também nas proximidades em que se tornaria mais tarde a Checoslováquia. Em 1829, Johann Wilhelm Rudolph Glier, também começou a fazer harmônicas. Em 1830, Christan Messner, um fabricante de pano e tecelão de Trossingen, copiado uma gaita seu vizinho tinha trazido de Viena. Ele teve tanto sucesso que, eventualmente, seu irmão e alguns parentes também começaram a fazer harmônicas. De 1840 em diante, seu sobrinho Christian Weiss também foi envolvido no negócio.

Por 1855, havia pelo menos três empresas registadas na existência de tomada de gaita: CA Seydel Söhne, Christian Messner & Co., e Württ. Harmonikafabrik Ch. WEISS. Atualmente, apenas CA Seydel ainda está em atividade.

Devido à concorrência entre as fábricas de gaita em Trossingen e Klingenthal, máquinas foram inventadas para perfurar as coberturas para os juncos. Em 1857, Matthais Hohner, um relojoeiro de Trossingen, começou a produzir harmônicas, eventualmente, tornar-se a primeira pessoa a produzir em massa-los. Ele foi o primeiro a condenar o pente de madeira que vai no centro do instrumento a partir de outras empresas que máquina de cortar as peças. Em 1868, ele poderia entregar suas primeiras ordens para os Estados Unidos.

Na década de 1820, a gaita diatônica tinha alcançado em grande parte sua forma moderna. Outros tipos seguido pouco depois, incluindo os vários vibração e gaitas oitava. Até o final do século 19, a produção harmônica era um grande negócio, tendo evoluído a partir de um artesanato em massa-produção com figuras bem na milhões, um mercado que continua a se expandir. Novos projetos ainda foram desenvolvidos no século 20, incluindo a gaita cromática, feita pela primeira vez por Hohner, em 1924, a gaita baixo, e da gaita de acordes. No século 21, os novos desenhos radicais ainda estão sendo introduzidos no mercado, tais como a Suzuki Overdrive e Hohner XB-40.

Gaitas diatônica foram projetados principalmente para a execução de alemães Europeia e outras músicas folclóricas e conseguiram bem nesses estilos. Possivelmente imprevisto por seus fabricantes, o projeto básico e sintonia mostrou-se adaptável a outros tipos de música, como o blues, country , dos velhos tempos e muito mais. A gaita foi um sucesso quase desde o início da produção, e enquanto o centro do negócio gaita mudou da Alemanha, a produção dos diferentes fabricantes harmônica ainda é muito alto. Grandes empresas são agora encontradas na Alemanha ( Seydel, Hohner - uma vez que o fabricante dominante no mundo, produzindo cerca de 20 milhões harmônicas só em 1920, quando fabricação alemã atingiu mais de 50 milhões de harmônicas), Japão ( Suzuki, Tombo, Yamaha), China (Huang, Leo Shi, Suzuki, Hohner) e Brasil (Hering). Recentemente, respondendo às técnicas de desempenho cada vez mais exigentes, o mercado de instrumentos de alta qualidade tem crescido, resultando em um ressurgimento do artesanal gaitas de catering para aqueles que querem o melhor, sem os compromissos inerentes à produção em massa.

Europa e América do Norte

O uso precoce

Pouco depois começou a fabricar gaitas Hohner, em 1857, ele enviado para alguns parentes que emigraram para os Estados Unidos. Sua música rapidamente se tornou popular, eo país tornou-se um enorme mercado para os bens de Hohner. Presidente Abraham Lincoln realizada uma gaita no bolso, e gaitas fornecida consolo aos soldados em ambos os União e Confederados lados da Guerra Civil Americana . Frontiersmen Wyatt Earp e Billy the Kid jogou o instrumento, e tornou-se um dispositivo elétrico da América paisagem musical.

As primeiras gravações de harmônicas foram feitas em o US em 1920. Essas gravações estão incluídas "raça-records", destinados ao mercado negro dos estados do sul com gravações a solo por DeFord Bailey, gravações duo com o guitarrista Hammie Nixon, Walter Horton, Sonny Terry, bem como estilos hillbilly gravado para platéias brancas, por Frank Hutchison, Gwen Foster e vários outros músicos. Há também gravações que caracterizam a gaita em faixas de jarro, dos quais o Memphis Jug Band é o mais famoso. Mas a gaita ainda representava um instrumento de brinquedo naqueles anos e foi associado com os pobres. É também durante esses anos que os músicos começaram a experimentar com novas técnicas, como língua-blocking, os efeitos de mão eo mais importante inovação de tudo, a segunda posição, ou cross-harpa.

1950 azuis jogadores

A gaita, em seguida, fez o seu caminho com os azuis e os migrantes negros para o norte, principalmente para Chicago, mas também para Detroit, St. Louis e Nova York. A música tocada pelo Afro-americanos começaram a amplificação uso cada vez mais elétrico para a guitarra , harpa dos azuis, contrabaixo , e vocals. Arroz Miller, mais conhecido como Sonny Boy Williamson II, é um dos harmonicists mais importantes desta época. Usando uma banda de blues cheio, ele se tornou um dos atos mais populares do Sul devido a suas transmissões diárias sobre o 'King Biscuit Hour', originário ao vivo de Helena, Arkansas. Ele também ajudou a tornar popular técnica de cross-harpa, abrindo as possibilidades de harpa que joga a novas alturas. Esta técnica tornou-se uma das técnicas mais importantes de gaita de blues.

Mas Williamson não foi a única inovação de seu tempo. Um jovem harmonicist pelo nome de Marion " Little Walter "Jacobs iria revolucionar completamente o instrumento. Ele teve a idéia de tocar a gaita perto de um microfone (normalmente um" microfone Bala "comercializado para uso por rádio despachantes de táxi, dando-lhe um "gorducho" som de médio alcance que pode ser ouvido acima rádio estática, ou um guitarra). Ele também levou as mãos ao redor do instrumento, apertando o ar ao redor da harpa, dando-lhe um poderoso, som distorcido, algo reminiscente de um saxofone . Esta técnica, em combinação com uma grande virtuosismo no instrumento o fez sem dúvida o harmonicist mais influente na história.

Único concorrente de Little Walter foi, talvez, Big Walter Horton. Baseando-se menos sobre as possibilidades de amplificação (embora ele fez grande uso dela) do que na pura habilidade, Big Walter foi o harmonicist favorecido de muitos Chicago líderes, incluindo Willie Dixon. Ele enfeitou muitos lados recordes de Dixon em meados dos anos cinquenta, com solos extremamente coloridos, usando o registo completo do seu instrumento, bem como algumas gaitas cromáticas. Uma das principais razões que ele é menos conhecido do que Little Walter é por causa de sua personalidade taciturna, a sua inconsistência, e sua incapacidade para a realização de uma banda como um líder. Horton, também conhecida como "Shakey", era também um jogador em indiscutivelmente as mais emocionantes 12 bares de harpa gravado no clássico Jimmie Rodgers "Walkin 'By Myself" na Chess (1957).

Outros grandes harmonicists marcaram os azuis registros da década de 1950 em Chicago. Howlin 'Wolf é muitas vezes ignorado como um jogador da harpa, mas suas primeiras gravações demonstram grande habilidade, especialmente no que funde riffs poderosos com o instrumento. Sonny Boy Williamson II utilizado as possibilidades de efeitos mão para dar uma sensação muito falante para sua forma de tocar harpa. Um número de suas composições também se tornaram padrões do mundo blues. Williamson tinha um som poderoso e estendeu sua influência sobre os jovens azuis roqueiros britânicos na década de 1960, gravando com Eric Clapton e The Yardbirds e aparecendo na televisão britânica ao vivo. Stevie Wonder aprendeu sozinho harmônica aos 5 anos e toca o instrumento em muitas de suas gravações. Jimmy Reed jogado harmônica em a maioria de seus azuis icónicas gravações shuffle.

1960 e 1970 dos azuis jogadores

Os anos 1960 e 1970 viu a gaita tornam-se menos proeminente, como a elétrica overdriven guitarra tornou-se o instrumento dominante para solos. Paul Butterfield é talvez o gaitista mais conhecido da época na arena blues. Fortemente influenciado por Little Walter, ele empurrou ainda mais o virtuosismo na harpa. No entanto, ele rapidamente caiu no uso de drogas e álcool e, depois de seus primeiros quatro álbuns, sua carreira estagnou.

Dois jornaleiros Chicago jogadores da harmônica foram talvez o mais considerado desta época - ambos associados com a Muddy Waters Band, e tanto destaque na liberação clássico Vanguard "Chicago: Vols 1-3 The Blues hoje!" James Cotton, Junior Wells. Algodão, ainda jogando em 2006, embora com poderes vocais grandemente diminuído, foi o jogador mais enérgico harpa do seu tempo e especializada em lentas, magníficas nota-curvas, juntamente com vocais, fortemente influenciado por Bobby "Blue" Bland. Um cantor de blues respeitado, suas gravações e ao vivo a jogar com o seu parceiro, o guitarrista de blues Buddy Guy, definida anos sessenta e setenta azuis cena (para um relato detalhado de suas performances ao vivo, leia "Satchmo Blows Up the World" por Penny M. Von Eschen , uma conta dos passeios do Departamento de Estado que Júnior e Buddy estavam envolvidos no durante este tempo).

Bob Dylan também desempenhou notoriamente sua gaita para adicionar um toque de blues, ao seu povo e som de rock durante esta época. Dylan era conhecido por colocar suas harmônicas em uma cinta para que ele pudesse explodir simultaneamente a harpa e tocar sua guitarra. Van Morrison, um tocador de gaita de longa data, pela primeira vez jogou o instrumento no palco em 1963 durante uma performance de Música de Sonny Boy Williamson II "Elevate Me Mama". Em 1965, quando em Londres com sua Eles unem e se hospedar no Royal Hotel, Morrison iria correr recados para Little Walter dicas para tocar gaita.

George "Mojo" Buford, Jerry Portnoy, Preguiçoso Lester, Corky Siegel, Sugar Blue, Charlie Musselwhite, Kim Wilson, Taj Mahal, Magro Harpo, Al "Blind Owl" Wilson de Canned Heat, John Sebastian de The Lovin 'Spoonful (cujo pai era também uma estrela harmônica nas Larry Adler dias gaita clássica), e outros, todos contribuíram originalidade e criatividade para a história registrada da gaita blues. Muitos entusiastas do rock são fortemente sentimental sobre a breve vida registrada harmônica do Beatle John Lennon , que jogou-o sobre esses primeiros sucessos como " Love Me Do "e" I Should Have Known Better ". Lennon usou o instrumento em sua carreira solo em canções como" Oh Yoko !. "

Recentemente, os jogadores mais novos harpa tiveram grande influência sobre o som da gaita. Fortemente influenciado pelo som da guitarra elétrica, John Popper de Blues Traveler, elétrico solos são reproduzidas a uma velocidade vertiginosa. Ele é amplamente creditada com muitas inovações em tocar gaita, como jogar através de efeitos de guitarra. Tom Morello, do Rage Against the Machine também tem demonstrado a capacidade de tocar gaita em uma guitarra elétrica por meio do uso do pedal. Blackfoot, uma banda americana nativa, utilizada a gaita em uma canção específica, a Canção de comboios, para simular um apito de trem e acompanhar. Blackfoot também utiliza a gaita em outras canções de blues / rock, assim como muitas outras bandas e artistas.

2000s blues jogadores

Harmonicists Contemporânea Howard Levy, Jason Ricci, Carlos del Junco, Olivier Poumay, Frederic Yonnet e John Popper emular Little Walter. Levy explorado e foi pioneiro na técnica sobre golpe na década de setenta, que permite a gaita diatônica jogar escalas cromáticas completos em três oitavas, mantendo o som particular da harpa. A técnica sobre o golpe foi registrado pela primeira vez em 1927 por Blues Birdhead (nome verdadeiro James Simons). Overblowing foi exibida cada vez mais na década de 1990 com o surgimento de jogadores como Howard Levy, Carlos del Junco, Adam Gussow, Chris Michalek, e Otavio Castro, e jogadores como Jason Ricci estão começando a integrá-lo de uma forma mais blues ou a música rock orientado.

Outros estilos e regiões

Gaitista Europeia Philip Achille, que realiza, competições irlandeses, Clássica Jazz, Qawali e música sufi, ganhou jazz e suas performances clássicas levaram a aparições na BBC, bem como a ITV eo Channel 4. Em França, Nikki Gadout tornou-se bem conhecida e, na Alemanha, Steve Baker e René Giessen (que tocou a melodia título do -) Filmes Winnetou são respeitados. O brasileiro Flávio Guimarãe executa uma variedade de estilos. Em Nashville é PT Gazell e Charlie McCoy, um harmonicist música americana. Nos círculos irlandeses, é James Conway. Peter "Madcat" Ruth mantém um ativo site com links para os sites dos jogadores contemporâneos de todo o mundo. Wade Schuman, fundador do grupo Hazmat Modine, fundiu com overblowing mais velhos estilos tradicionais e harmonias Europa central.Levy toca piano com uma mão e gaita juntos em uníssono ou harmonia, realizando bebop e do mundo da música.

Sudeste Asiático

Desenvolvimento em Hong Kong e da China Continental

Harmonica música começou a desenvolver-se em Hong Kong em 1930. Jogadores individuais tremolo gaita de China mudou-se para Hong Kong para configurar diferentes organizações gaita como a Orquestra Harmônica chinês YMCA (中華基督教青年會口琴樂隊) e China Harmonica Society (中國口琴社). Coração Cadeia Harmonica Society foi outra organização criada pelo então única agência de Hohner, em Hong Kong, WS Shirly & Co.

Na década de 2000, a Hong Kong Harmonica Association (HKHA) (香港 口琴 協會) foi estabelecido. O arranjo das suas orquestras - Orquestra Harmônica HKHA e Orquestra Harmônica Júnior Settlement o HKHA St. James '- segue largamente a da Orquestra Harmônica chinês YMCA. É evidente que ao longo dos últimos quarenta anos, a orquestração sinfônica da música harmônica permaneceu, em princípio, a mesma coisa. Dito de outro modo, a influência de Fung On na orquestração sinfônica da música da gaita em Hong Kong tem sido sustentado por quase meia década.

No geral, Hong Kong pode ser visto como o precursor da formação de orquestra sinfônica da música da gaita ao redor do mundo. Na cerimônia de encerramento do Festival Mundial da harmônica em Trossingen, na Alemanha, em 2005, um juiz europeu disse Dr. Ho Pak Cheong (何百昌醫生), o presidente fundador da HKHA, que a delegação de Hong Kong tinha trazido um novo mundo para a gaita . No Festival, a delegação obteve o primeiro lugar nas categorias de Orquestra, Orquestra e Escola; os caracteres distintivos das orquestras gaita HKHA parecem ser reconhecido pelo exterior, de renome, jogadores da harmônica.

Desenvolvimento no Japão e Taiwan

Em 1898, a harmônica foi trazido para o Japão; lá, os japoneses estavam mais interessados ​​em o som do Tremolo; no entanto, após cerca de 30 anos, tornaram-se insatisfeitos com o layout richter-base da gaita tremolo, e, assim, desenvolveu a afinação de escala, bem como as gaitas de semitons, a fim de ser capaz de executar canções folclóricas japonesas. Durante algum tempo, em 1924 e 1933, ele foi levado para outros lugares na Ásia Oriental.

A história da gaita em Taiwan começou por volta de 1945, devido à influência de inúmeros especialistas harmônica, bem como versatilidade e preços baratos da gaita. Tornou-se um dos instrumentos padrão na ilha, que está sendo tratado como um instrumento sério durante seu pico em 1980 - mais do que a Europa ea América, onde foi associado frequentemente como um instrumento apenas para blues. No entanto, como o estilo de vida ocidental começou a se espalhar, assim como um aumento do nível de vida, muitos instrumentos que antes eram demasiado caros para comprar poderia ser comprado pela taiwanesa. Além disso, devido a muitas escolas de metodologias sobre a gaita, a gaita como instrumento quase desapareceu a obscuridade na década de 90. A fim de aumentar o apelo da gaita de volta a ele o que era uma vez, numerosos amantes da gaita em Taiwan começou a promover fortemente a gaita, começando com a introdução de gaitas e metodologias que são populares no mundo ocidental (ex. Cromática e diatônica gaitas), bem como participar em inúmeras competições internacionais. Em 1993, a Orquestra de Yellowstone ganhou o primeiro ouro em uma competição internacional harmônica. No entanto, para a decepção de muitos jogadores da harmônica, os recursos para a educação são severamente falta, e muitos materiais não são muito diferentes daqueles que foram criados há 20 anos.

Uso médico

" Brincar "a gaita requer inalar e exalar fortemente contra a resistência. Esta ação ajuda a desenvolver uma forte diafragma e respiração profunda usando todo o volume pulmonar. especialistas pulmonares notaram que joga a harmônica se assemelha ao tipo de exercício usado para reabilitar pacientes com DPOC, como usar um PFLEX treinador muscular inspiratório ou inspiratório espirômetro. Aprender a utilizar um instrumento musical também oferece motivação para além do componente de exercício. Muitos programas de reabilitação pulmonar, portanto, começaram a incorporar a gaita.

Concorrência

A competição grande gaita é realizada no outono a cada quatro anos em Trossingen, na Alemanha, sede da companhia gaita Hohner. O último Mundial Harmonica Festival foi em 2005 e - se tudo correr bem - o próximo será em 2009. No entanto, existe uma harmônica Mestres Workshop realizado a cada ano.

Outro evento internacional harmônica é realizada no verão a cada dois anos em cidades da Região Ásia-Pacífico, que é chamado Ásia-Pacífico Harmonica Festival . O próximo festival será realizado no Verão de 2008, em Hangzhou, China.

Em Hong Kong, Festival de Música Escolas é realizada todos os anos para alunos do ensino para competir em classes diferentes de música. Aulas de gaita incluem banda para as escolas primárias e secundárias, conjunto para a escola secundária, dueto para a escola secundária, de solo (júnior, intermediário e sênior) e concerto de trabalho (aberto).

Todo mês de agosto não é um concurso de gaita em Idaho. O concurso tem funcionado por 18 anos desde 1989. O concurso é realizado em Yellow Pine cerca de 150 milhas fora de Boise, Idaho e é chamado de competição da harmônica Pine amarelo.

Instrumentos relacionados

A concertina , diatônica e cromática acordeões eo escaleta são todos os instrumentos de palheta gratuitos que foram desenvolvidos juntamente com a gaita. Na verdade, as semelhanças entre gaitas e os chamados "diatônico" acordeões ou melodeons é tal que em alemão o nome para o primeiro é "Mundharmonika" e depois "Handharmonika", traduzido simplesmente como "harmônica boca" e "harmônica mão". As partes gaita semelhanças com todos os outros instrumentos de livre-junco, em virtude do método de produção de som.

Existe também o não relacionado gaita de vidro, que é muitas vezes confundida com ser uma gaita feita de vidro. Na verdade, ele é um instrumento musical formado por um conjunto aninhado de copos de vidro graduadas montada de lado em um eixo e parcialmente imerso na água. É jogado por tocar as xícaras giratórias com os dedos molhados, fazendo com que vibrem.

Eventos Harmônica

  • Harmonica Festival Mundial
  • Ásia-Pacífico Harmonica Festival

Harmonicists famosos

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Harmonica&oldid=189676075 "