Isan
Você sabia ...
Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .
Isan ( Isan / Thai: อีสาน; também escrito como Isaan, Isarn, Issan, ou Esarn) é a região do nordeste da Tailândia . Ele está localizado na Khorat Plateau, banhada pelo rio Mekong (ao longo da fronteira com o Laos ) para o norte e leste, por Cambodia para o sudeste e as montanhas Prachinburi sul de Nakhon Ratchasima. Para o oeste é separado Norte e Tailândia central pela Cordilheira Phetchabun.
Agricultura é a principal atividade econômica, mas devido às condições sócio-econômicas e quente, saída de clima seco fica atrás da de outras partes do país. Esta é a região mais pobre da Tailândia.
A principal língua da região é Isan, que é semelhante ao Lao. Considerado por alguns como um dialeto do laociano, mas escrito na Thai Isan alfabeto está entre as línguas Chiang Seng e Lao-Phutai, que são membros da Tai línguas do Tai-Kadai família linguística. Central Thai Thai, também é falado, com sotaques regionais, por quase todos. Khmer (a língua do Camboja) é amplamente falado em regiões perto da fronteira com o Camboja ( Buriram, Surin, e Sisaket). A maioria da população é de Origem do Laos, mas a incorporação da região para o estado tailandesa moderna tem sido largamente bem sucedida.
Aspectos proeminentes da cultura de Isan incluem a forma indígena de música folk, chamado lam mor ( Thai: หมอลำ), Muay Thai ( Thai: มวยไทย) boxe, luta de galos, e as procissões de celebração ( Thai: กระบวน). Isan de alimentos, em que arroz pegajoso ( Thai: ข้าวเหนียว, khao niao) e pimentões são proeminentes, é suficientemente distinta da Cozinha tailandesa que é considerada única. Arroz pegajoso é um grampo de Culinária nordestina Thai, e acompanha as refeições com freqüência.
História
Isan tem uma série de importantes da Idade do Bronze locais, com penhasco pinturas, artefatos e evidências iniciais de arroz cultivo. Ferro e ferramentas de bronze, tais como os encontrados em Ban Chiang, pode ser anterior ferramentas semelhantes de Mesopotâmia . A região mais tarde veio sob a influência do primeiro Cultura Dvaravati e depois do Império Khmer, que deixou templos em Phimai e Phanom Rung.
Depois que o império Khmer começou a declinar a partir do século 13, Isan foi dominado pela Lao Lan Xang reino, que tinha sido estabelecido por Fa Ngum. Posteriormente, a região foi colonizada por Lao cada vez mais e os migrantes tailandeses. Siam dominou desde o século 17, e realizou forçado transferências de populações de Laos para Isan nos séculos 18 e 19. Franco tratados -Siamese de 1893 e 1904 fez o Isan fronteira entre Siam e Indochina francesa.
No século 20, uma política de " Thaification "promoveu a incorporação de isan como uma parte integrante da Tailândia e as origens Lao da população enfatizado Esta política de estendido para a utilização do nome." Isan "si: o nome é derivado de Isana ( sânscrito : ईशान), uma manifestação de Shiva como divindade do nordeste, eo sânscrito palavra para nordeste. Por isso, o nome reforça a identidade da região como o nordeste da Tailândia, e não como uma parte do mundo Lao. Antes de o governo central introduziu à força o Alfabeto tailandês e língua nas escolas, o povo de Isan escreveu no Alfabeto Lao. A maioria das pessoas ainda falam a Isan Isan língua que está intimamente relacionada com a Língua Lao.
Geografia
Isan abrange 160.000 km² (62.000 milhas quadradas) e é cerca de metade do tamanho da Alemanha, quatro vezes o tamanho da Suíça, o dobro do tamanho da Áustria, e pouco menos de duas vezes o tamanho do Estado americano do Maine. É mais ou menos coincidente com o Khorat Plateau, que se inclina a partir da Phetchabun escala de montanha no oeste da região (a localização de vários parques nacionais) para baixo em direção ao rio Mekong . O planalto é composto por dois principais planícies: a planície Khorat sul é drenada pelo Mun e Rios Chi, enquanto o norte planície Sakon Nakhon é drenada pelo Loei e Rios Songkhram. Os dois estão separados por planícies do Montanhas Phu Phan. O solo é principalmente de areia , com substancial depósitos de sal.
O Mekong forma uma grande parte da fronteira entre Tailândia e Laos para o norte e leste de Isan, enquanto o sul das fronteiras da região em Camboja . Thai principal do Mekong afluente é o Rio Mun, que nasce na Parque nacional de Khao Yai perto Khorat e vai de leste, juntando-se o Mekong em Ubon Ratchathani Province. O outro rio principal em Isan é o Rio Chi, que corre pelo centro de Isan antes de virar para o sul para atender a Mun em Sisaket Province. Os pequenos rios Loei e Songkhram também são afluentes do Mekong, o ex-fluindo para o norte através de Província Loei e este último que flui para o leste através Udon Thani, Sakon Nakhon, Nakhon Phanom e Províncias Nong Khai.
A média de temperatura intervalo é de 30,2 ° C a 19,6 ° C. A temperatura mais alta registrada foi de 43,9 ° C em Udon Thani, o menor -1,4 ° C em Sakhon Estação Agro Nakhon.
A precipitação é imprevisível, mas é concentrada no estação chuvosa, de maio a outubro. Média anual precipitação varia de 2,000 milímetros em algumas áreas a 1.270 milímetros nas províncias do sudoeste da Nakhon Ratchasima, Buriram, Maha Sarakham, Khon Kaen e Chaiyaphum. A estação chuvosa começa com chuveiros curtas, mas pesadas ocasionais, eventualmente chover muito fortemente por períodos mais longos quase todos os dias, geralmente no final da tarde ou à noite até que ele termina abruptamente no início do estação fria.
As outras estações são a estação fria de outubro a fevereiro, quando o povo sentar em torno de fogueiras durante a noite, e a estação quente de fevereiro a maio com seu pico repentino de altas temperaturas em abril.
Economia
Agricultura é o maior setor da economia, gerando cerca de 22% do Produto Regional Bruto (em comparação com 8,5% para a Tailândia como um todo). Arroz pegajoso, o alimento básico da região, é a principal cultura agrícola (que representam cerca de 60% da terra cultivada). Ela vive nos campos de arroz mal drenados, e onde os campos podem ser inundada de córregos próximos, rios e lagoas, frequentemente duas colheitas são possíveis a cada ano. Os agricultores estão cada vez mais diversificando para culturas de rendimento, como cana-de-açúcar e mandioca ( mandioca), que são cultivadas em grande escala, e em menor grau, de borracha. Produção de seda é uma indústria caseira importante e contribui significativamente para a economia. A província fértil longo e estreito de Nong Khai Province que se estende ao longo do rio Mekong é anotado também para a produção de ananás, tabaco (que é seca, curada e desfiado pelas famílias antes da coleta pelos fabricantes de cigarros) e tomates que são cultivadas em escala industrial, particularmente em torno da cidade de Sri Chiang Mai.
Apesar de sua posição dominante da economia, a agricultura na região é extremamente problemática. O clima é propenso a seca , enquanto o terreno plano da planalto é muitas vezes inundada na época das chuvas. A tendência de inundação torna uma grande parte da terra inadequados para cultivo. Além disso, o solo é altamente ácida , salina e inférteis por excesso de uso. Desde os anos 1970, a agricultura tem vindo a diminuir em importância em detrimento do comércio e sectores de serviços. Muito poucos agricultores ainda utilizam água búfalo em vez de tratores . Hoje em dia, o búfalo de água são mantidos principalmente por quase todas as famílias rurais como símbolos de status. A principal peça de equipamento agrícola em uso hoje é o 'tai podridão na' ( Thai: รถ ไถนา, lit. "Campo arado veículo") coloquialmente conhecido como 'lek Kwai' ( Thai: ควาย เหล็ก, ou "ferro / búfalo de aço"), ou, mais geralmente pelo nome de seu fabricante de "Kobota", um mini trator compreendendo um pequeno motor diesel montado sobre duas rodas, com duas longas guidão de madeira ou metal para controle e direção. É geralmente ligado a um reboque ou um arado. Buffalo são agora usados principalmente para pastagem no restolho na almofada de arroz que, por sua vez fertilizar com seu estrume. Os principais animais criados para comida são gado , porcos , galinhas , patos e peixes . Isan é a região mais pobre da Tailândia: em 2002, os salários médios foram os mais baixos no país em 3928 baht por mês (a média nacional foi de 6,445).
Pobreza da região também é mostrada na sua infra-estrutura: oito das dez províncias na Tailândia, com o menor número de médicos per capita estão em Isan ( Sisaket tem menor número, com um por 14.661 em 2001; a média nacional foi de 3289); ele também tem oito das dez províncias com o menor número de leitos hospitalares por cabeça ( Chaiyapum tem menor número, com um por 1.131 em 2001; a média nacional foi de 453). No entanto, tal como no resto da Tailândia, todos os distritos ( Amphoe) têm um hospital, e todos os sub-distritos ( tambon) tem uma clínica de prestação de cuidados de saúde primários. A introdução do cartão de saúde "30 baht" mudou drasticamente o número de pessoas que frequentam hospitais para o tratamento, como ele fez com que os cuidados de saúde completo está disponível a todos os que se inscreverem por apenas 30 baht por visita. Os poucos que podem pagar viajar para os modernos hospitais e clínicas privadas nas grandes cidades para consultas especializadas não urgentes e cuidados.
A região também é inferior nas novas tecnologias: havia apenas uma ligação à Internet por 75 famílias em 2002 (uma média nacional por 22 famílias), [atualização necessário] mas, até 2006, cada cidade distrito (Amphoe) tiveram pelo menos uma conexão de internet de acesso público ou na loja de computador local ou no escritório do distrito. Extensão de telefones fixos para áreas mais remotas não servidos antes tem sido amplamente substituído pelo uso de telefones celulares , principalmente do Formato GSM, que agora cobrem toda a região, com a exceção de algumas áreas montanhosas pouco povoadas e grandes parques nacionais. Muitas pessoas, mesmo os mais pobres e, por vezes, as crianças têm telefones celulares, embora eles não têm telefone fixo. A região também tem a mais baixa taxa de literacia [fonte?] Quando comparada com outra região da Tailândia. Até o início de 2008, a maior parte do amphoe (cidades do distrito das províncias) tinha sido fornecido com ADSL pela TOT, ainda deixando, no entanto, a grande maioria da população rural depende de conexões dial-up - para aqueles que têm telefones fixos - que são totalmente inadequadas para os pacotes megabyte sedentos de dados de informações do século 21. Lojas na Internet estão agora experimentando um boom para aqueles capazes de chegar até eles e são fortemente frequentado por crianças em idade escolar primária e secundária que vêm não só de usar a Internet, mas também para jogar jogos on-line, usar VoIP, ou apenas para usar o computador e instalações de impressão. Um número cada vez mais significativo de clientes nas lojas da Internet, particularmente nas cidades, são jovens senhoras em busca de futuros maridos ocidentais sobre os inúmeros sites de namoro. Expatriados ocidentais residentes e turistas estrangeiros também são freqüentes os clientes. Para aqueles fora das cidades do distrito que requerem um uso sério da Internet em suas casas, uma conexão de banda larga via satélite iPstar é a única alternativa; embora quatro vezes mais caro do que uma conexão DSL, é muito menos confiável e sofre considerável tempo de inatividade devido a sobrecarga, cobertura de nuvens pesadas, e apesar da chuva e - em teoria - ser "always on", que muitas vezes não tem a estabilidade para streaming e clareza de VOIP.
Muitas pessoas procuram Isan mais bem remunerado trabalho fora da região, particularmente em Bangkok , onde eles enchem muitos dos trabalhos mais mal pagos e com classificação mais baixa. Algumas dessas pessoas já se estabeleceu definitivamente na cidade, enquanto alguns migrar para lá e para cá. Outros emigraram em busca de melhores salários. Ao invés de mudar como uma família que eles costumam deixar seus bebês e crianças em idade escolar sob os cuidados de parentes, amigos ou vizinhos.
Demografia
A população total de Isan a partir de 2000 era 20.825.000. 40% da população está concentrada nas províncias de Khorat, Ubon Ratchathani, Udon Thani e Khon Kaen. Estas províncias cercam os quatro principais cidades de os mesmos nomes; a partir de 2000, as suas populações foram: Udon Thani 220.493; Khorat 204.391; Khon Kaen 141.034; e Ubon Ratchathani 106.552. No entanto, a partir de 1996 apenas 6,3% da população da região vivia em áreas municipais. Khon Kaen foi a província mais urbanizada (com 12,4% em áreas municipais), e Roi Et a menor (2,8%). Assim, a população ainda é em grande parte rural, mas concentrou-se em torno dos centros urbanos.
A maioria das pessoas são de Origem do Laos, embora a distinção entre o Laos e etnias Thai é muitas vezes turva. Embora existam certas características físicas que são mais proeminentes no Lao, a distinção é primeiramente um de cultura e língua. A principal língua da região é Isan (que é basicamente um dialeto Lao). Padrão Thai é falado por quase todos e Khmer, a língua do Camboja é falado no sudeste. O número de falantes de Isan foi estimado entre 15 milhões e 23 milhões, a maioria dos quais em Isan. O Dialeto Khorat, falado por cerca de 400.000 pessoas, ocupa uma posição linguística em algum lugar entre Isan e padrão tailandês.
Existe uma substancial Khmer minoria, concentrada nas províncias do sul de Buriram, Surin, e Sisaket, e alguns Refugiados vietnamitas em Mukdahan e Nakhon Phanom.
Outras línguas faladas em Isan, principalmente por minorias tribais, são as seguintes:
Língua | Família | Speakers | Distribuição |
---|---|---|---|
Aheu | Mon-Khmer | 750 | Sakon Nakhon |
Médio Bru | Mon-Khmer | 5000 | Sakon Nakhon |
Ocidental Bru | Mon-Khmer | 20.000 | Mukdahan, Amnatcharoen, Ubon |
Northern Khmer | Mon-Khmer | 1.000.000 | Surin, Sisaket, Buriram, Khorat |
Kuy | Mon-Khmer | 300.000 | Buriram, Surin, Sisaket, Ubon, Roi Et |
Nyah Kur | Mon-Khmer | Desconhecido | Khorat, Chaiyaphum |
Nyaw | Tai-Kadai | 50.000 | Sakon Nakhon, Nong Khai, Nakhon Phanom |
Nyeu | Mon-Khmer | Desconhecido | Sisaket |
Phu Thai | Tai-Kadai | 156.000 | Nakhon Phanom, Ubon, Kalasin, Sakon Nakhon |
Phuan | Tai-Kadai | Desconhecido | Udon, Loei |
Saek | Tai-Kadai | 11.000 | Nakhon Phanom |
Assim | Mon-Khmer | 55.000 | Nakhon Phanom, Sakon Nakhon, Nong Khai, Kalasin |
Tai Dam | Tai-Kadai | 20.000 | Nong Khai, Khorat, Loei (mais Saraburi) |
Yoy | Tai-Kadai | 5.000 | Sakon Nakhon |
Educação
Educação é bem provida pelo governo em termos de número de estabelecimentos e é complementada nas grandes cidades pelo sector privado (principalmente escolas católicas e escolas internacionais). Seguindo o padrão interno de educação na Tailândia, há escolas primárias (elementares) em todas as aldeias e comunas maiores ( Tambon) capitais, com altas escolas secundárias () ao grau 12 (aproximadamente 18 anos) no distrito ( amphoe) cidades. Muitas outras escolas secundárias oferecem educação só ao grau 9, enquanto alguns escola combinado oferecer educação de Grau 1 a Série 9. As escolas rurais são geralmente menos bem equipadas do que as escolas nas grandes cidades e que o nível de instrução, especialmente para o Inglês língua, é muito inferior. Muitas crianças de famílias mais pobres deixam a escola após 6 Grade (12 anos) para trabalhar nas fazendas. Um movimento número de áreas de densas populações ou turísticas para trabalhar no setor de serviços. Muitas escolas primárias também operam seus próprios sites e quase todas as crianças em idade escolar em Isaan, pelo menos do júnior high school idade, estão agora (2008), em grande parte alfabetizados computador para programas básicos: eles são bem hábeis no uso de processamento de texto, layout dos folhetos , folhetos e cartões de aniversário, e fotografia digital software simples, o realce.
Há 43 profissional (2001) governo e ensino superior politécnico em toda a região, várias faculdades de formação especializada no sector privado, e grandes colégios de Agricultura e Enfermagem na província de Udon Thani.
Universidades estão localizados nas principais cidades de Khon Kaen (um dos maiores do país), Ubon Ratchathani, eo menor capital da província de Mahasarakham. Algumas universidades com base Bangkok tem um pequeno campus em Isan, e Khon Kaen universidade também mantém uma grande instalação na periferia de Nong Khai. Para obter uma lista completa de universidades em Isan ver o lista de universidades na Tailândia. A maioria das províncias tem um governo Rajabhat University, ex- Instituto Rajabhat, tradicionalmente um Training College Professor.
- ^ site http://school.obec.go.th/sadao/topnews/webboard.php?page=2 Ban Sadaeo Escola Primária
- ^ site http://www.thai-school.net/nondinjeschool%7C Nondinje School, Chayaphum
Cultura
A cultura de Isan é predominantemente Lao, e tem muito em comum com a do país vizinho, o Laos . Esta afinidade é mostrado na região de cozinha, vestido , templo arquitetura , festivais e artes .
Alimentos isan é distinta da Tailandesa e Cozinhas Laos, mas tem elementos em comum com cada um. As características mais óbvias são o uso de arroz pegajoso que acompanha quase todas as refeições, em vez de arroz simples, bem como de fogo pimentões. Pratos populares incluem tam mak pendurado, ou no centro de Thai, tam som ( mamão salada), larb ( carne salada) e gai yang ( grelhados de frango ). Estes têm tudo se espalhou para outras partes da Tailândia, mas normalmente em versões que moderar o extremo calor e azedume favorecido em Isan para a Thai Central mais moderado palato.
Inversamente comida tailandesa Central tornou-se popular em Isan, mas o Francês e Influências vietnamitas que afectaram Lao cozinha estão ausentes. As pessoas da região famosa comer uma grande variedade de criaturas, como lagartos , sapos e frito insetos , tais como gafanhotos, grilos , bichos e besouros de estrume. Originalmente forçados pela pobreza de ser criativo na busca de alimentos, as pessoas Isan agora saborear estes animais como iguarias ou lanches. Comida é comumente consumidos à mão usando o arroz pegajoso pressionado em uma bola com os dedos como uma ferramenta. Sopas são um elemento frequente de qualquer refeição e conter legumes e ervas, macarrão, pedaços de peixe, bolas de carne de porco moída ou uma mistura destes. Eles são ingeridos com uma colher e pauzinhos ao mesmo tempo.
O vestido tradicional de Isan é a sarong. Sarongs das mulheres na maioria das vezes têm um bordado fronteira na bainha, ao passo que o dos homens estão em um padrão xadrez. Eles são usados "em linha reta", não engatado entre as pernas no estilo tailandês Central. Homens também usar um pakama - um comprimento de pano versátil que pode ser usado como um cinto, um cinto de dinheiro e documentos, como headwear para proteção contra o sol, como um rede ou como uma peça de roupa de banho. Isan é o principal centro para a produção de Thai seda. O comércio recebeu um grande impulso nos anos do pós-guerra, quando Jim Thompson popularizado seda tailandesa entre os ocidentais. Um dos mais conhecidos tipos de Isan seda é MUT-mee, que é tie- tingidos para produzir geométricas padrões na discussão.
O budista templo (ou wat) é a principal característica da maioria das aldeias. Estes templos são usados não apenas para cerimônias religiosas, mas também para os festivais, particularmente mor lam, e como salas de montagem.
Eles são na sua maioria construídos no estilo Lao, com menos do que ornamentação na Tailândia Central. Imagens de estilo Lao Buddha também são predominantes.
O povo de Isan comemorar muitos festivais tradicionais, como o Pão de Leite Bungfai Festival de Rocket. Este rito de fertilidade, originários em tempos pré-budistas, é comemorado em vários locais, tanto em Isan e em Laos, mas a maioria vigorosamente e mais famosa em Yasothon província. Outros festivais são o Isan Festival da vela, que marca o início de vassa em julho, em Ubon e outros locais; o Festival de seda em Khon Kaen, que promove artesanato local; o Elephant Round-up em Surin; e o phayanak ou bangfai Bolas de fogo Naga de Nong Khai.
A principal música indígena de Isan é mor lam; que existe num certo número de variantes regionais, mais formas modernas. Desde o final da década de 1970 ele adquiriu maior exposição fora da região, graças à presença de trabalhadores migrantes em Banguecoque. Muitos cantores mor lam também cantar Central Thai luk thung música, e produziram o luk híbrido forma thung Isan. Outra forma de música folclórica, kantrum, é popular com o Khmer minoria no sul. Embora não haja nenhuma tradição da literatura secular escrito na linguagem de Isan, na segunda metade do século 20, a região produziu vários escritores notáveis, tais como Khamsing Srinawk (que escreve em tailandês) e Pira Sudham (que escreve em Inglês ).
Mor Lam precisa de uma menção especial como a sua produção do tipo festival que é muito comum em Isan, não tenha sido exportada para outras regiões. Embora seja um assunto muito emocionante, não estar na rota turística que é amplamente ignorada pelos visitantes estrangeiros. Quando os moradores falam de mor lam (pronuncia mor'ram com o stress na segunda sílaba), uma, muitas vezes, ouvi-los dizer pai doo morram (lit. "ir ver mor'ram '). Eles estão se referindo à forma mais comum de entretenimento à noite na região. Em algum lugar, em uma vila de fácil acesso, haverá um festival mor lam numa sexta-feira ou sábado à noite. Normalmente, a fase porte rock-festival é construído tanto em um complexo do templo ou em um campo de esportes. Milhares de pessoas vão se sentar em esteiras no chão e assistir ao programa repleto de diversão de entretenimento variedade. A música tradicional e música é acompanhado por extremamente colorido coreografia, executada por um grupo de até cinqüenta feminino (e alguns male katoey) dançarinos. Os trajes fantásticos são alteradas várias vezes ao longo do programa, e as transições são colmatadas por gags muitas vezes atrevido, comédia tapa-stick, e discursos por dignitários locais. Um festival mor lam é um assunto de família ea área é cercada por alimentos e bebidas bancas. Em casa, as pessoas, muitas vezes, renunciar a seleção TV da noite para assistir CD, VCD e DVD gravações de festivais mor LAM. Cada família possui um leitor de CD / DVD e uma TV de tela grande, e os meios de comunicação, com conteúdo tailandesa, pode ser comprado muito barato.
Isan é conhecido para a produção de um grande número de pugilistas tailandeses muay: como com a Western boxe, kickboxing fornece uma rara oportunidade de escapar da pobreza. Mais famoso esportista de Isan, no entanto, é o tênis jogador Paradorn Srichaphan, cuja família é de Khon Kaen.
Casamento e namoro em Isan ainda segue principalmente tradição rigorosa, especialmente em áreas rurais, ea maioria das mulheres jovens são casados no momento em que são 20 anos de idade. Muitas meninas, apesar da exigência legal, casar tão jovem como quatorze anos para escapar da pobreza, como geralmente está associada com o casamento um dote pago pelo marido para a família da noiva. Um dote normalmente não pode ser inferior a 40.000 baht tailandês, e de acordo com o estatuto da noiva e / ou sua família, muitas vezes podem exceder consideravelmente 300.000 baht. Isan mulheres raramente têm namorados até se depararem com o homem a quem eles acabarão por se casar, e tradição exige que o noivado é então anunciado. Noivas mais jovens vão ser acompanhados, geralmente por uma amiga, irmão ou irmã, enquanto na companhia de seu marido futuro. A cerimônia de casamento normalmente acontece em casa da noiva e normalmente é oficiada por um ou vários monges ou uma aldeia respeitado ancião que tem sido um monge. Casais jovens estão cada vez mais registrar seus casamentos no salão de cidade que eles podem fazer se eles são mais de 17. O sistema de família alargada está ainda muito a estrutura social tradicional em Isan, com casais recém-casados vivendo frequentemente com as leis em-ou construção de uma casa no composto de família ou terra. Não é incomum no entanto, para muitas mulheres a permanecer solteira até muito mais tarde. Tradição exige que a filha mais nova, ou só continua a viver em casa para cuidar de seus pais. Eles são só então livre para se casar quando ambos os pais são falecidos. Há também a tradição que a mulher deve "casar-se" no estado. Se a mulher está ligada a uma ocupação em uma área rural como uma fazenda ou empresário, professor, ou profissão semelhante, encontrar um marido adequado e aquele que está disposto a mudar muitas vezes não é fácil.
Búfalo de água são uma característica regular, mesmo nos subúrbios, sendo orientado para e os campos ao amanhecer e entardecer. Embora raramente utilizado hoje em dia para trabalhar a terra, eles são considerados um símbolo de status importante. O valor atual (2006) de uma cabeça de búfalo é de cerca de 20.000 baht tailandês (2006: USD 530).
A separação cultural da Tailândia central, combinada com a região da pobreza eo tipicamente pele escura do seu povo, tem incentivado uma quantidade considerável de discriminação contra as pessoas de Isan de Thais não-étnicos de ascendência chinesa. Mesmo que muitas pessoas Isan agora trabalhar nas cidades, em vez de nos campos, muitos têm empregos de menor status, como trabalhadores da construção civil e fornecedores tenda e motoristas de táxi tuk-tuk e atitudes discriminatórias foram conhecidos persistir com muitos habitantes Thai-chinesas. No entanto, Isan comida e música foram ambos entusiasticamente adotada e adaptada aos gostos do resto do país.
O processo de Thaification diluiu um pouco o carácter distintivo da cultura Isan, particularmente nas cidades e nas províncias, como Khorat, que estão mais perto dos redutos Central tailandeses e que tenham estado sob Thai governar por mais tempo.
Religião
Como no resto da Tailândia, a população é quase exclusivamente Teravada budista , embora isso é combinado com elementos de animismo. As grandes cidades têm igrejas cristãs, às vezes de várias denominações. Muitas das principais cidades do distrito têm, contudo, uma pequena igreja ou capela cristã, geralmente Católica Romana, e há outros em áreas rurais que servem bolsos dessa religião.
Transporte
O Estado Railway da Tailândia tem duas linhas em Isan, tanto conectando a região para Bangkok. Um vai de leste a partir Khorat, através de Surin para Ubon; as outras corridas do Norte através de Khon Kaen e Udon de Nong Khai.
Há 15 mil quilômetros de estrada, centrado sobre o Thanon Mitraphap ("Highway Amizade") construído pelo Estados Unidos para abastecer suas bases militares na década de 1960 e 1970. Uma estrada ponte (o Saphan ou Mitraphap Ponte da Amizade), construído conjuntamente pelos governos, Laos e Tailândia australianos forma a passagem de fronteira sobre o rio Mekong na periferia de Nong Khai a Vientiane, capital do Laos, cerca de 25 km de distância.
A maioria das estradas em Isan são pavimentadas. Todas as principais estradas que interligam as capitais de província estão em excelentes condições para a condução e mais estão centralmente dividida quatro ou seis pistas rodovias. Muitas estradas que ligam às cidades capitais de província distritais maiores são também actualmente (2008) a ser alargado a quatro rodovias de pista com faixa mediana. A pavimentação em algumas estradas muito menores nos bairros mais pobres podem ser navegável, com dificuldade, devido a grandes buracos, profundas. Não pavimentadas, estradas classificadas vincular alguns dos menores, aldeias mais remotas, mas eles são confortavelmente navegável em velocidades normais de condução para veículos de rodas. A maior parte dos trechos de estradas pavimentadas por meio de aldeias são iluminadas à noite, muitos deles com poderosa iluminação de sódio alguns dos quais estão em mastros independentemente movidos a energia solar. Refletindo de gatos-olhos 'que marcam a linha central da estradas de duas pistas são uma característica comum. Barreiras de segurança estão instalados ao longo das laterais curvas perigosas e bermas íngremes. Sinalização é excelente e segue o estilo internacional. Desde 2002 (com exceção de alguns sub-distritos mais pobres) todos os sinais são bilíngües em tailandês e escrita romana, embora as grafias em alfabeto latino pode desafiar a lógica do Inglês pronúncia, e variar significativamente.
As principais auto-estradas têm, de descanso e reabastecimento estações de estilo ocidental freqüentes que aceitam pagamentos com cartões de crédito / débito. Em 2006, todos os postos de combustível vender 91 e 95 octanagem da gasolina / gasolina e do gasóleo, mas GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e GNV (Gás Natural para Veículos) é muito rara fora das cidades de Nakhon Ratchasima, Khon Kaen e Udon Thani.
Ônibus fornecer o transporte de massa em toda a região. Todas as cidades de província estão ligados a Banguecoque por dia e noite, direto, rotas de ônibus com ar-condicionado. Todos distrito cidades Amphoe operar pelo menos uma rota noturna semelhante de e para Bangkok. Todas as cidades e aldeias estão interligados com os serviços frequentes de songthaew ( Thai: สอง แถว, lit. 'duas linhas') um ônibus de estilo caminhão coberto ou caminhões pick-up cobertas com bancos corridos na cama de carga.
Transporte de táxi não é bem desenvolvido, mesmo nas grandes cidades onde samlor ( Thai: สามล้อ, lit. "três rodas"), de três rodas de motocicleta táxis semelhante ao Bangkok tuk-tuk, fornecer o esteio de transporte urbano. As grandes cidades têm algumas pick-ups regulares que operam no interior da cidade e rotas suburbanas. Aeroportos são servidos por vans coletivas que tendem a ser caro para a população local e samlors para aluguer privado.
Há aeroportos em Khorat (há serviços regulares devido à sua proximidade a Bangkok), Khon Kaen (internacional), Ubon Ratchathani (doméstico), Udon Thani (internacional), Nakhon Phanom (, serviços domésticos regulares), Sakon Nakhon (, serviços domésticos regulares), Roi Et (, serviços domésticos regulares) e Buriram (domésticos, serviços regulares). Transporte aéreo doméstico entre a capital ea região é bem desenvolvida, especialmente desde 2002, e tornou-se uma alternativa viável para o transporte ferroviário, de ônibus de longa distância e de auto-condução. Fares são baratos e Udon e Khon Kaen que tanto abriu novos terminais de aeroportos em 2005 e 2006, respectivamente, são servidos por muitos vôos diários e também tem rotas que ligam outros destinos importantes na Tailândia com algumas empresas que operam aeronaves wide-bodied. Todos os voos domésticos de e para Bangkok Atualmente (2008) operava a partir do aeroporto internacional de Don Muang Bangkok originais,.
Há pouco tráfego usando o Mekong , como corredeiras e variável make fluxo navegação difícil. Pontes são raros por causa do alto custo de abrangência muito ampla deste rio, mas há um grande número de ferries de passageiros e veículos. O Segundo Thai-Lao Friendship Bridge abrangendo o Mekong entre as cidades de Mukdahan (Tailândia) e Savannakhet (Laos) foi concluída e oficialmente aberta ao tráfego em 20 de dezembro de 2006. Algumas novas pontes que ainda não figuram na "Edição 2005 'mapas foram construídas sobre rios e represas menores. Há também ferries de passageiros e veículos que operam através de alguns grandes reservatórios.
Administração
Isan é dividido em 19 províncias, embora a província do sudoeste de Nakhon Ratchasima é considerado por alguns a ser mais estreitamente relacionado com Tailândia central.
- Amnat Charoen
- Buriram
- Chaiyaphum
- Kalasin
- Khon Kaen
- Loei
- Maha Sarakham
- Mukdahan
- Nakhon Phanom
- Nakhon Ratchasima
- Nongbua Lamphu
- Nong Khai
- Roi Et
- Sakon Nakhon
- Sisaket
- Surin
- Ubon Ratchathani
- Udon Thani
- Yasothon
Isan retorna 136 do nacional 400 círculo eleitoral do parlamento MPs. No Eleição de 2005, o Partido Thai Rak Thai levou 126 desses lugares, com seis para Chart Thai e dois de cada para o Partido Democrata e Partido Mahachon .