Conteúdo verificado

Antilhas Holandesas

Assuntos Relacionados: Americas ; Países

Fundo para as escolas Wikipédia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. patrocínio SOS Criança é legal!

Antilhas Holandesas
Nederlandse Antillen
Constituinte do país Reino dos Países Baixos

1954-2010






Bandeira Brasão
Lema
Latina : Libertate Unanimus
("Unified pela liberdade")
Hino
Anthem sem um título
Capital Willemstad
Idiomas Holandês , Inglês , Papiamento
Governo Monarquia constitucional
Rainha
- 1954-1980 Juliana dos Países Baixos
- 1980-2010 Beatrix dos Países Baixos
Governador
- 1951-1956 Teun Struycken
- 1962-1970 Cola Debrot
- 1983-1990 René Römer
- 2002-2010 Frits Goedgedrag
Primeiro ministro
- 1954-1968 Efrain Jonckheer
- 1973-1977 Juancho Evertsz
- 2006-2010 Emily de Jongh-Elhage
Legislatura Estates das Antilhas Holandesas
História
- Estabelecido 15 de dezembro de 1954
- Secessão de Aruba 01 de janeiro de 1986
- A dissolução das Antilhas Holandesas 10 de outubro de 2010
Área
- 2001 800 km² (309 sq mi)
População
- 2001 est. 175653
      Densidade 219,6 / km² (568,7 / sq mi)
Moeda Holanda Florim das Antilhas
TLD Internet .uma
Chamando código +599

A Antilhas Holandesas ( Dutch : Nederlandse Antillen, Papiamento: Antia Hulandes), também conhecido informalmente como as Antilhas Holandesas, foi um autônomo País caribenho dentro do Reino dos Países Baixos, que consiste em dois grupos de ilhas no Pequenas Antilhas: Aruba , Curaçao e Bonaire ( Ilhas de ABC), em Antilhas Leeward apenas fora da Venezuela costa; e Sint Eustatius, Saba e Sint Maarten ( Ilhas SSS), na Ilhas Leeward sudeste do Ilhas Virgens.

Aruba separou-se em 1986 como um país separado dentro do Reino dos Países Baixos, eo resto das Antilhas Holandesas foi dissolvido em 10 de Outubro de 2010, resultando em dois novos países constituintes, Curaçau e São Martinho, com as outras ilhas que aderiram à Holanda como "municípios especiais", oficialmente organismos públicos.

O nome 'Antilhas Holandesas' ainda é por vezes usado para indicar as ilhas que fazem parte do Reino dos Países Baixos.

História

No século 18, Sint Eustatius foi a ilha holandesa mais importante no Caribe.

Exploradores espanhóis patrocinado descoberto tanto a sotavento ( Alonso de Ojeda, 1499) e barlavento ( Cristóvão Colombo , 1493) grupos de ilhas, mas Espanha fundada assentamentos apenas nas ilhas de sotavento. No século 17, as ilhas foram conquistados pelo Companhia Holandesa das Índias Ocidentais e foram usados como postos militares e bases comerciais. A partir do último quartel do século 17, o grupo era formado por seis ilhas holandesas indiscutivelmente: Curaçao (estabelecido em 1634), Aruba (estabelecido em 1636), Bonaire (estabelecido em 1636), Sint Eustatius (estabelecido em 1636), Saba (estabelecido em 1640) e Sint Maarten (estabelecido em 1648). Antes, Anguilla (1631-1650), as Ilhas Virgens Britânicas (1612-1672), St. Croix e Tobago também tinha sido holandês.

Na segunda metade do século 18. Sint Eustatius tornou-se o centro comercial do norte-leste do Caribe, ganhando o apelido de "The Golden Rock." Este invocado a inveja do Francês e Inglês, que desde 1795 fez com que a ilha perdeu essa posição, ocupando a ilha e arruiná-lo-os franceses através dos impostos e do Inglês, fechando a ilha e desviando todo o comércio de suas próprias ilhas.

De 1815 em diante, Curaçao e Dependências formaram uma colônia do Reino dos Países Baixos. A escravidão foi abolida em 1863, e em 1865 uma regulamentação do governo para Curaçao foi promulgada que permitiu alguma autonomia muito limitada para a colônia. Embora este regulamento foi substituído por uma constituição ( Dutch : Staatsregeling) em 1936, as alterações na estrutura de governo permaneceu superficial, e Curaçao continuou a ser governado como uma colônia.

A ilha de Curaçao foi duramente atingida pela abolição da escravatura em 1863. Sua prosperidade (e que da vizinha Aruba ) foi restaurada no início do século 20, com a construção de refinarias de petróleo para atender os recém-descobertos venezuelanos campos de petróleo.

O domínio colonial terminou após a conclusão da Segunda Guerra Mundial . Rainha Wilhelmina havia prometido em um discurso de 1942 para oferecer autonomia aos territórios ultramarinos dos Países Baixos, e ocupação britânica e americana, com o consentimento pelos holandeses governo das ilhas durante a guerra levou a crescentes demandas por autonomia no seio da população também.

Em maio de 1948, uma nova constituição para o território entrou em vigor, permitindo a maior quantidade de autonomia permitida nos termos da Constituição holandesa de 1922. Entre outros, o sufrágio universal foi introduzido. O território foi renomeado para "Antilhas Holandesas" também. Após a constituição holandesa foi revisto em 1948, uma nova Constituição interina das Antilhas Holandesas foi promulgada em fevereiro de 1951. Pouco tempo depois, em 3 de março de 1951, o Ilha Regulamento das Antilhas Holandesas ( Dutch : Eilandenregeling Nederlandse Antillen ou ERNA) foi emitido por decreto real, dando bastante grande autonomia para os vários territórios insulares nas Antilhas Holandesas. A versão consolidada deste regulamento permaneceu em vigor até a dissolução das Antilhas Holandesas em 2010.

A nova constituição foi considerada única solução provisória, como as negociações para um Carta para o Reino já estavam em andamento. Em 15 de dezembro de 1954, as Antilhas Holandesas, Suriname e os Países Baixos aderiram como parceiros iguais a um abrangente Reino dos Países Baixos, tal como estabelecido no Carta para o Reino dos Países Baixos. Com este movimento, a Organização das Nações Unidas considera descolonização do território completo e afastado do Lista das Nações Unidas de-deGoverno Territórios.

Aruba separou das Antilhas Holandesas em 1 de Janeiro de 1986, abrindo o caminho para uma série de referendos entre as ilhas restantes sobre o futuro das Antilhas Holandesas. Considerando que os partidos no poder fez campanha para a dissolução das Antilhas Holandesas, as pessoas votaram em uma reestruturação das Antilhas Holandesas. A coalizão em campanha para esta opção tornou-se o Partido para os Antilhas reestruturados, que governaram as Antilhas Holandesas durante grande parte do tempo até sua dissolução em 10 de Outubro de 2010.

Dissolução

Mesmo que os referendos realizados na década de 1990 resultou em uma posição a favor da manutenção das Antilhas Holandesas, o acordo continua a ser um infeliz. Entre junho de 2000 e abril de 2005, cada ilha das Antilhas Holandesas tinha um novo referendo sobre o seu futuro estatuto. As quatro opções que poderiam ser votadas foram as seguintes:

Bandeira das Antilhas Holandesas após Aruba separou em 1986.
  • laços mais estreitos com a Holanda
  • permanecendo dentro das Antilhas Holandesas
  • a autonomia como um país dentro do Reino dos Países Baixos (aparte status)
  • independência

Dos cinco ilhas, Sint Maarten e Curaçao votou aparte status, Saba e Bonaire votou a favor de laços mais estreitos para os Países Baixos, e Sint Eustatius votou para permanecer dentro das Antilhas Holandesas.

Em 26 de Novembro de 2005, uma Mesa Redonda (RTC) foi realizada entre os governos da Holanda, Aruba, Antilhas Holandesas, e cada ilha nas Antilhas Holandesas. A declaração final a emergir da RTC afirmou que a autonomia para Curaçau e São Martinho, além de um novo estatuto para Bonaire, Saba e Sint Eustatius entraria em vigor até 1 de Julho de 2007. Em 12 de outubro de 2006, a Holanda chegou a um acordo com Saba, Bonaire e Sint Eustatius; este acordo faria estas ilhas municípios especiais.

Em 3 de Novembro de 2006, Curaçau e São Martinho foram concedidos a autonomia em um acordo, mas esse acordo foi rejeitado pelo conselho, em seguida, ilha de Curaçao, em 28 de novembro. O governo de Curaçao não foi suficientemente convencido de que o acordo iria fornecer autonomia suficiente para Curaçao. Em 9 de Julho de 2007, o novo conselho ilha de Curaçao aprovou o acordo anteriormente rejeitado em novembro de 2006. A referendo posterior aprovou o acordo também.

Os atos do parlamento que integra o BES ilhas (B onaire, ustatius e S aba Sint E) para os Países Baixos receberam aprovação real em 17 de Maio de 2010. Após a ratificação pelos Países Baixos (6 de Julho), as Antilhas Holandesas (20 de agosto) e Aruba (4 de Setembro), o ato Unido, que altera a legislação do Reino dos Países Baixos tendo em conta a dissolução das Antilhas Holandesas foi assinado pelos três países do fechamento Mesa Redonda em 9 de Setembro de 2010, em Haia .

Constituição

O Constituição das Antilhas Holandesas foi proclamada em 29 de Março de 1955 pela Ordem-em-Conselho para o Reino. Juntamente com o Ilha Regulamento das Antilhas Holandesas que formaram a base constitucional para as Antilhas Holandesas. O facto de a Constituição dependia do Regulamento Island, eo fato de que o regulamento Ilha deu bastante grande autonomia para os diferentes territórios insulares, eo fato de que o regulamento Ilha era mais velho do que a Constituição, tem levado muitos estudiosos a descrever as Antilhas Holandesas como um arranjo federal.

O chefe de Estado era o monarca da Holanda , que foi representado nas Antilhas Holandesas por um governador. O governador e do Conselho de Ministros, presidido pelo primeiro-ministro, formou o governo. As Antilhas Holandesas teve um unicameral legislador chamado a Estates das Antilhas Holandesas. Seus 22 membros foram fixados em número para as ilhas que compõem as Antilhas Holandesas: quatorze para Curaçao, três de cada para Sint Maarten e Bonaire, e um cada para Saba e Sint Eustatius.

As Antilhas Holandesas não faziam parte da União Europeia , mas em vez listados como países e territórios ultramarinos (PTU). Esse status foi mantido por todas as ilhas após a dissolução, e será mantido pelo menos até 2015.

Territórios insulares

O Regulamento ilha originalmente dividiu as Antilhas Holandesas em quatro territórios insulares: Aruba, Bonaire, Curaçao, e as ilhas de Barlavento. Em 1983, o território insular das ilhas Windward foi dividido para formar os novos territórios insulares do Sint Eustatius, Sint Maarten e Saba. Em 1986, Aruba separou-se as Antilhas Holandesas, reduzindo o número de territórios insulares a cinco. Após a dissolução das Antilhas Holandesas em 2010, Curaçau e São Martinho tornou-se países autónomos dentro do Reino e Bonaire, Santo Eustáquio e Saba se tornaram municipalidades especiais da Holanda.

Bandeira Nome Capital Área (km²) Observações
Bandeira de Curaçao.svg Curaçao Willemstad 444 Capital das Antilhas Holandesas
Bandeira de Bonaire.svg Bonaire Kralendijk 288
Bandeira de Sint Maarten.svg Sint Maarten Philipsburg 34 Faziam parte do território insular das ilhas de Barlavento até 01 de janeiro de 1983
Bandeira de Sint Eustatius.svg Sint Eustatius Oranjestad 21
Bandeira de Saba.svg Saba O Fundo 13
Bandeira de Aruba.svg Aruba Oranjestad 193 Separou-se em 01 de janeiro de 1986
Bandeira das Antilhas Holandesas (1959-1986) .svg Antilhas Holandesas Willemstad 993

Geografia

A paisagem plana de Klein Bonaire
Mapa das Antilhas Holandesas após a secessão de Aruba.

Os dois grupos de ilhas de que as Antilhas Holandesas consistia foram:

  • o "Ilhas Leeward" (Benedenwindse Eilanden), parte da Leeward Antilhas cadeia de ilhas ao largo da Venezuela costa (juntamente com Aruba ) ( Ilhas ABC).
    • Bonaire, incluindo uma ilhota chamada Klein Bonaire ("Little Bonaire")
    • Curaçao, incluindo uma ilhota chamada Klein Curaçao ("Little Curaçao")
  • o "Windward Islands" (Bovenwindse Eilanden) a leste de Puerto Rico eo Ilhas Virgens ( Ilhas SSS). Estes são parte do que são em Inglês chamado de Ilhas Leeward, mas Francês , Espanhol , Holandês e Inglês falado localmente estes são considerados parte das Ilhas de Barlavento.
    • Saba
    • Sint Eustatius
    • Sint Maarten, a metade sul da ilha Saint Martin (a metade do norte, Saint-Martin, é uma colectividade ultramarina de France ).

As ilhas de barlavento são todos de origem vulcânica e montanhosa, deixando pouco espaço apropriado para a agricultura . As ilhas de sotavento têm uma origem vulcânica e coral misto. O ponto mais alto foi Mount Cenário, 877 metros (2.877 pés), sobre Saba (também o ponto mais alto de todo o Reino dos Países Baixos).

Clima

As Antilhas Holandesas teve um tropical clima , com o clima quente o ano todo. As ilhas de barlavento são sujeitas a furacões nos meses de verão, enquanto as Ilhas Leeward são mais quente e seco.

Economia

Turismo , o transbordo de petróleo e refino de petróleo (em Curaçao), bem como financeiros offshore foram os principais pilares desta economia pequena, que estava intimamente ligada ao mundo exterior. As ilhas se uma renda per capita elevada e uma infra-estrutura bem desenvolvida em comparação com outros países da região.

Quase todos os bens de consumo e de capital foram importados, com a Venezuela , o Estados Unidos e México sendo os principais fornecedores, bem como o governo holandês que suporta as ilhas com substancial ajuda ao desenvolvimento. Solos pobres e abastecimento de água inadequados dificultado o desenvolvimento da agricultura . O Florim antilhano tinha uma taxa de câmbio fixa com o dólar dos Estados Unidos de 1,79: 1.

Demografia

Uma grande porcentagem dos Países Baixos antilhanos descendentes de colonos europeus e africanos escravos que foram trazidos e comercializados aqui de 17 a 19 séculos. O resto da população originado de outras ilhas do Caribe, assim como a América Latina , Ásia Oriental e no resto do mundo. Em Curaçao havia um elemento judaica forte voltando para o século 17.

O idioma Papiamento foi predominante em Curaçao e Bonaire (assim como a vizinha ilha de Aruba). Este crioulo descendente de portugueses e línguas do Oeste Africano, com uma forte mistura de holandês, além de contribuições lexicais subsequentes de Espanhol e Inglês . Um dialeto crioulo baseado no Inglês, formalmente conhecido como Antilhas Holandesas Creole, foi o dialeto nativo dos habitantes de Sint Eustatius, Saba e Sint Maarten.

Depois de um debate de décadas, Inglês e Papiamento tinha sido feita línguas oficiais ao lado holandês no início de março de 2007. A legislação foi produzida em debate parlamentar holandês, mas foi em Papiamento ou Inglês, dependendo da ilha. Devido a um afluxo maciço de imigrantes de língua espanhola territórios, como a República Dominicana nas Ilhas de Barlavento, o aumento do turismo e da Venezuela, nas Ilhas Leeward, espanhol também havia se tornado cada vez mais utilizada.

A maioria da população eram seguidores do cristão fé, com um Maioria protestante em Sint Eustatius e Sint Maarten, e um católico romano maioria em Bonaire, Curaçao e Saba. Curaçao também recebeu um grupo considerável de seguidores do judeu fé, descendentes de um Português grupo de Judeus sefarditas que chegaram de Amsterdã e Brasil de 1654.

A maioria dos Países Baixos foram antilhanos Cidadãos holandeses e esse status permitido e incentivado os jovens e para emigrar para a Holanda com formação universitária. Este êxodo foi considerado em detrimento das ilhas, uma vez que criou uma fuga de cérebros. Por outro lado, os imigrantes da República Dominicana , Haiti , a Caribe anglófono e Colômbia tinham aumentado a sua presença nestas ilhas em anos posteriores.

Cultura

Uma dança em Bulawaya Curaçao

As origens da população e localização das ilhas das Antilhas Holandesas deu uma cultura mista.

Turismo e presença na mídia esmagadora do Estados Unidos aumentou a influência regional dos Estados Unidos. Em todas as ilhas, o feriado de Carnaval tornou-se um evento importante após a sua importação de outros Caribenhos e latino-americanos países na década de 1960. Festas incluído "jump-up" desfiles com trajes bem coloridos, carros alegóricos e bandas ao vivo, bem como concursos de beleza e outras competições. Carnaval nas ilhas também incluiu um-the-middle-noite de J'ouvert (Juvé) desfile que terminou no nascer do sol com a queima de um canudo Rei Momo, a limpeza da ilha de pecados e má sorte.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Netherlands_Antilles&oldid=406132033 "