Freira
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países
Uma freira é um membro de uma comunidade religiosa de mulheres, tipicamente uma vida sob votos de pobreza, castidade e obediência. Ela pode ser uma mulher que decidiu dedicar sua vida a servir todos os outros seres vivos ou para ser um asceta que voluntariamente opta por deixar corrente principal da sociedade e viver sua vida em oração e contemplação em um mosteiro ou convento. O termo "freira" é aplicável aos católicos (oriental e tradições ocidentais) cristãos ortodoxos , anglicanos , Luteranos, Jainistas, budistas , taoístas , e Hindus.
Embora no uso comum dos termos "freira" e "irmã" são freqüentemente usados como sinônimos (o mesmo título de "Irmã" para o membro individual de ambas as formas), são consideradas diferentes formas de vida, com uma "freira" ser religioso mulher que vive uma contemplativa e vida de clausura de meditação e oração para a salvação dos outros, enquanto um "Irmã religiosa", em Institutos religiosos como Madre Teresa de Missionárias da Caridade, vive uma vocação ativo de ambos oração e de serviço, muitas vezes para os necessitados, doentes, pobres e sem instrução.
Budismo
Pessoas do Pali Canon | |
Páli | Inglês |
Comunidade de Discípulos budistas | |
Monástico Sangha | |
Bhikkhu, Bhikkhuni | Monge , Freira |
Leigos | |
Upasaka e upasika | Lay devoto (m., F.) |
Religiões relacionados | |
Samana | Viajante |
Todos os budistas têm tradições religiosas, embora o seu estado é diferente entre os países budistas. O Buda é relatado para ter permitido mulheres no Sangha só com grande relutância, prevendo que a medida vai levar ao colapso do budismo depois de 500 anos, em vez dos 1000 anos teria beneficiado de outra forma. (Esta profecia ocorre apenas uma vez na Canon e é a única profecia que envolve tempo na Canon, levando alguns a suspeitar que é uma adição tardia.) Monjas budistas completamente ordenado ( bhikkhunis) têm mais Patimokkha regras do que os monges ( bhikkhus). As promessas importantes são os mesmos, no entanto.
Tal como acontece com monges, há um monte de variação no vestido das freiras e das convenções sociais entre culturas budistas na Ásia. Freiras chinesas possuem a ordenação bhikkuni completo, freiras tibetanas não, e em Países Theravada renunciantes mulheres são desencorajadas de mesmo vestindo túnicas cor de açafrão. As disparidades pode ser comumente observada na quantidade de respeito e de recursos financeiros concedidos aos monges contra freiras, com freiras recebendo menos de dois em todos os países, com a possível exceção de Taiwan. Apesar de as barreiras, algumas freiras conseguiu tornar-se professores e autoridades religiosas.
Tailândia
Na Tailândia , um país que nunca teve uma tradição de monjas plenamente ordenados (Bhikkhuni), desenvolveu-se um pedido separado da fêmea não-ordenados renunciantes chamado ji mae. No entanto, alguns deles têm desempenhado um papel importante na comunidade "dharma-praticantes. Existem em Tradição Floresta Thai freiras mais importantes, tais como Mae Ji Kaew Sianglam, o fundador do Convento de Baan Huai Saai, que se acredita ser iluminada, bem como Upasika Kee Nanayon. No início do século 21, algumas mulheres budistas na Tailândia começaram a introduzir a Sangha bhikkhuni em seu país, bem como, mesmo que a aceitação pública ainda está faltando. Dhammananda Bhikkhuni, anteriormente a bem sucedida estudioso acadêmico Dr. Chatsumarn Kabilsingh, estabeleceu um monastério controverso para o treinamento de monjas budistas na Tailândia.
Taiwan
Budismo chinês possui uma tradição bhikkuni completo. Graças em grande parte aos esforços de Mestre Cheng Yen da caridade budista Tzu Chi (que domina totalmente a doação filantrópica em Taiwan), freiras de Taiwan hoje em dia provavelmente receber mais respeito e apoio do público do que monges.
Pesquisador Charles Brewer Jones estima que desde 1952, quando a Associação Budista da ROC organizado ordenação pública, os candidatos do sexo feminino têm em desvantagem machos em cerca de três para um. Ele acrescenta:
- "Todos os meus informantes nas áreas de Taipei e Sanhsia considerado freiras pelo menos tão respeitáveis como monges, ou até mais. [...] Em contrapartida, porém, Shiu-kuen Tsung encontrado em Taipei County que os cleros fêmeas eram vistos com alguns suspeita pela sociedade. Ela relata que, enquanto outsiders fez não necessariamente consideram a sua vocação como indigno de respeito, eles ainda tendem a ver as freiras como desajustados sociais ".
Tibete
A agosto 2007 Congresso Internacional sobre o Papel das mulheres budistas na Sangha, com o apoio do HH XIV Dalai Lama , restabeleceu a Gelongma ( Dharmaguptaka vinaya bhikkhuni) linhagem, tendo sido perdido, na Índia e no Tibete, durante séculos. Gelongma ordenação requer a presença de dez pessoas totalmente ordenados mantendo exatamente os mesmos votos. Porque dez freiras são obrigados a ordenar um novo, o esforço para estabelecer o bhikkhu tradição Dharmaguptaka tomou um longo tempo.
É admissível que uma freira tibetana receber a ordenação bhikkhuni de outra tradição viva, por exemplo, no Vietnã. Com base nisso, freiras ocidentais ordenado na tradição tibetana, como Thubten Chodron, tomou ordenação completa em outra tradição.
A ordenação dos monges e monjas do budismo tibetano distingue três fases: rabjung-ma, getshül-MA e gelong-ma. As roupas das freiras no Tibete são basicamente as mesmas que as dos monges, mas há diferenças entre novatos e Gelong vestes.
Japão
Hokke-ji em 747 foi estabelecido pelo consorte do Imperador. Ele assumiu o comando da conventos provinciais, realizavam cerimônias para a proteção do Estado, e se tornou o local de peregrinações. As mulheres japonesas aristocráticas muitas vezes tornaram-se freiras budistas no período pré-moderno. Originalmente, pensava-se que não poderia ganhar a salvação por causa da Cinco Obstáculos, que disse que as mulheres não poderiam alcançar o estado de Buda até que eles mudaram para os homens. No entanto, em 1249, 12 mulheres recebeu a ordenação completa como sacerdotes.
Cristandade
Católico
Na Igreja Católica , freiras têm desempenhado um papel importante durante 2000 anos. Uma freira católica é uma mulher que tomou votos solenes (o equivalente masculino é muitas vezes chamado um monge ou frade). A principal distinção tradicional entre uma freira e uma irmã religiosa é que as freiras são membros da fechado ordens religiosas e tomar "solene" votos religiosos, através do qual eles renunciar todos os bens, incluindo heranças, enquanto irmãs têm a "simples" votos, o que lhes permite herdar bens. Além disso, quanto monges, freiras se comprometam com a recitação diária do Liturgia das Horas durante todo o dia na igreja, geralmente de forma solene. Como resultado deste modo de vida, para aqueles que fazem esse compromisso, eles são distinguidos dentro da comunidade monástica sob o título de 'coro freiras', em oposição a leigos irmãs, que estão encarregadas da manutenção do mosteiro, ou mesmo executando recados fora do claustro. Esta última tarefa, no entanto, é muitas vezes confiada às mulheres, chamadas de 'externs', que vivem fora do recinto adequado. Eles não pertencem à Ordem das freiras e foram geralmente quer oblatos ou membros do associado Ordem Terceira, muitas vezes vestindo traje do período da mulher padrão.
Na tradição católica romana, há um grande número de Institutos religiosos de monjas e irmãs, cada um com seu próprio carisma ou caractere especial.
Em geral, quando uma mulher entra numa convento, mosteiro ou abadia, ela primeiro passa por um período de testar a vida durante seis meses a um ano chamado de postulantado. Se ela, e da Ordem, determinar que ela pode ter um vocação à vida, ela recebe o hábito da Ordem (geralmente com algumas modificações, normalmente um véu branco em vez de preto, para distingui-la de membros professos) e compromete-se a noviciado, um período (que dura um a dois anos) de viver a vida do instituto religioso sem ainda tomar promete. Após a conclusão deste período, ela pode levá-la, votos temporários inicial. Votos temporários último um a três anos, tipicamente, e será professada por não inferior a três anos e não mais de seis. Finalmente, ela vai pedir para fazê-la "profissão perpétua", tendo permanente, votos solenes.
Nos ramos da Tradição beneditina, (beneditinos, Cistercienses, Camaldolese, e Trapistas, entre outros) freiras fazem votos de "estabilidade" (isto é, continuar a ser um membro de uma única comunidade monástica), "obediência" (para uma abadessa ou prioresa), e "conversão da vida" (que inclui pobreza e celibato). Em outras tradições, tais como o " Clarissas "(o Ordem Franciscana) eo Freiras dominicanas, eles tomam os votos tríplice da pobreza , castidade e obediência. A maioria dos pedidos de freiras não listadas aqui siga um destes dois padrões, com algumas ordens que tomam um voto adicional relacionado com o trabalho ou carácter específico da sua Ordem (por exemplo, para proceder a um certo estilo de devoção, rezando por uma intenção ou propósito específico ).
Monjas de clausura ( Carmelitas, por exemplo) observará as regras "do cerco papal", e seus mosteiros normalmente têm paredes que separam as freiras do mundo exterior. As freiras raramente saem (com exceção de necessidade médica ou ocasionalmente para fins relacionados com a sua vida contemplativa) que eles podem ter visitantes em salas especialmente construídas, muitas vezes com qualquer um "grill" ou meia parede separando 'lado dos visitantes das freiras, que lhes permitam cumprir com pessoas de fora. Eles são geralmente auto-suficiente, ganhar dinheiro com a venda de compotas. doces. ou assados por correspondência, ou por fazer itens litúrgicos (tais como paramentos, velas, ou anfitriões de ser consagrada na Missa para a Santa Comunhão).
Eles muitas vezes comprometem ministérios contemplativas - ou seja, um mosteiro de monjas é freqüentemente associada com a oração por algum bem particular ou apoiar as missões de outra ordem pela oração (por exemplo, as freiras Dominicanas de Corpus Christi em Mosteiro Bronx, em Nova York, orar em apoio dos sacerdotes da Arquidiocese de Nova Iorque). No entanto, Religiosas também pode fazer este tipo de ministério, por exemplo, o Irmãs Missionárias de Maryknoll tem pequenas casas de Irmãs contemplativas, alguns em locais de missão, que rezam para o trabalho dos padres, irmãos e irmãs outros da sua Congregação; o Discípulos irmãos do Divino Mestre também são irmãs de clausura que rezam em apoio da sua congregação irmã, a Filhas de São Paulo em seu ministério de mídia.
A cónega é uma freira que corresponde ao equivalente masculino, um canon. A origem e as regras da vida monástica são comuns a ambos. Tal como acontece com os cânones, as diferenças no cumprimento da regra deu origem a dois tipos: o cónega regular, tendo os votos religiosos tradicionais, eo cónega secular, que não fazem votos e assim permaneceu livre à propriedade, e deixar de se casar, eles devem escolher. Este foi principalmente uma maneira de levar uma vida piedosa para as mulheres de famílias aristocráticas e geralmente desapareceu na idade moderna, com exceção da moderna Conventos Luterana da Alemanha.
Uma freira que é eleito para chefiar sua casa religiosa é denominado um abadessa se a casa é uma abadia, uma prioresa se é um mosteiro ou, mais genericamente, pode ser referido como "Madre Superiora" e estilo "Reverenda Madre". A distinção entre abadia e mosteiro tem a ver com os termos utilizados por uma determinada ordem ou pelo nível de independência da casa religiosa. Tecnicamente, um convento é qualquer casa de uma comunidade de irmãs - ou, na verdade, de padres e irmãos, embora este termo é raramente utilizado nos Estados Unidos. O termo "mosteiro" é frequentemente utilizado por comunidades no seio da família beneditina, e "convento" (quando se refere a um claustro) é freqüentemente usado das casas de alguns outros institutos.
O vestido tradicional para as mulheres nas comunidades religiosas consiste em um túnica, que é amarrado na cintura com um cinto de pano ou couro. Sobre a túnica algumas freiras usar um escapulário que é uma peça de vestuário de grande pedaço de pano de lã, usado por cima dos ombros com uma abertura para a cabeça longa. Alguns usam um branco touca, que "envolve" o rosto e um véu, o aspecto mais significativo e antiga do hábito. Algumas ordens-tais como os dominicanos-vestir um grande rosário em seu cinto. Abadessas beneditinos usar uma cruz ou crucifixo em uma corrente em torno de seu pescoço.
Depois do Concílio Vaticano II, muitos institutos religiosos escolheram em seus próprios regulamentos para já não usam o hábito tradicional e acabou com a escolha de um nome religioso. Lei da Igreja Católica canon afirma: "Os religiosos são para vestir o hábito do instituto, feita de acordo com a norma do direito próprio, como um sinal de sua consagração e como testemunho de pobreza."
Distinção entre uma freira e uma irmã religiosa
Durante o primeiro milênio, quase todas as comunidades de homens e mulheres foram dedicados à oração e contemplação. Estes mosteiros , abadias , ou conventos foram construídos em locais remotos ou foram separados do mundo por meio de uma claustro. O ordens mendicantes, fundada no século 13, combinado uma vida de oração e dedicação a Deus com obras ativos de pregação, confissões, e serviço aos pobres, e os membros dessas ordens são conhecidas como frades em vez de monges . Naquela época, a lei da Igreja não permitir que as mulheres a deixar o claustro se tivessem tomado os votos religiosos. Membros femininos das ordens mendicantes ( Dominicana, Agostiniano e Freiras carmelitas e Clarissas) continuou a observar a mesma vida de clausura como membros da ordens monásticas.
Originalmente, os votos tomadas pela profissão em qualquer instituto religioso aprovado pela Santa Sé foram classificados como solene. Isto foi declarado pelo Papa Bonifácio VIII (1235-1303). A situação mudou no século 16. Em 1521, dois anos após a IV Concílio de Latrão havia proibido a criação de novos institutos religiosos, Papa Leão X estabeleceu um religioso Governar com votos simples para aqueles tertiaries ligado a comunidades existentes que se comprometeram a viver uma vida religiosa formal. Em 1566 e 1568, O Papa Pio V rejeitou esta classe de congregação, mas eles continuaram a existir e até aumentaram em número. Após a primeira sendo apenas tolerado, que depois obteve aprovação. No século 20, Papa Leão XIII reconhecido como religioso todos os homens e mulheres que tomaram votos simples. Suas vidas foram orientados a não o antigo modo de vida monástico, mas mais para serviço social e para evangelização, tanto na Europa e em áreas de missão. O seu número tinha aumentado dramaticamente nos transtornos trazidos pela Revolução Francesa e posteriores napoleônicas invasões de outros países católicos, privando milhares de religiosos da renda que suas comunidades realizada por causa de heranças e forçá-los a encontrar uma nova maneira de viver a vida religiosa. Mas os membros destas novas associações não foram reconhecidos como "religioso" até Constituição do Papa Leão XIII "Conditae um Christo" de 08 de dezembro de 1900.
A 1917 Código de Direito Canônico reservados o termo "freira" (latim: monialis) para as mulheres religiosas que tomaram votos solenes ou que, enquanto está a ser permitido em alguns lugares para tirar votos simples, pertencia aos institutos cujos votos foram normalmente solene. Ele usou a palavra "irmã" (latim: soror) exclusivamente para membros de institutos para as mulheres que classificados como " congregações ", e para" freiras "e" irmãs "em conjunto que usou a palavra religiosae Latina (religiosas) a mesma ordem religiosa poderia incluir tanto." freiras "e" irmãs ", se alguns membros fizeram votos solenes e outros votos simples.
O novo código legal da Igreja Católica, que foi adoptada em 1983, no entanto, permaneceu em silêncio sobre esta matéria. Enquanto anteriormente, o Código distinguised entre ordens e congregações, o Código refere-se simplesmente a institutos religiosos.
Canadá
Ortodoxa Oriental
Na Igreja Ortodoxa Oriental, não há distinção entre um mosteiro para mulheres e outra para homens. Em grego , russo línguas da Europa de Leste, e outros, ambos os domicílios são chamados de "mosteiros" e os ascetas que vivem nele são "Monges". Em Inglês, no entanto, é aceitável usar os termos "freira" e "convento" para maior clareza e conveniência. O prazo para uma abadessa é a forma feminina do abade ( Hegúmeno) -Greek: hegumeni; Sérvio: Игуманија (Igumanija); Russo: игумения, ( igumenia). Monges ortodoxos não tem "ordens" distintas como no cristianismo ocidental. Monges e freiras ortodoxos levam vidas espirituais idênticos. Pode haver pequenas diferenças no modo como funciona um mosteiro internamente, mas estes são apenas diferenças de estilo (Gr. typica) dependente da abadessa ou Abbot . A abadessa é o líder espiritual do convento e sua autoridade é absoluta (sem padre, bispo, ou mesmo patriarca pode substituir uma abadessa dentro das paredes de seu mosteiro.) Sempre houve igualdade espiritual entre homens e mulheres na Igreja Ortodoxa ( Gálatas 3:28). Abades e abadessas posto em posição de autoridade igual a bispos em muitas maneiras e foram incluídos na concílios ecumênicos. Mosteiros ortodoxos são normalmente associados com um sínodo de bispos locais por jurisdição, mas são outra forma de auto-governar. Abbesses ouvir confissões (mas não absolvê) e dispensar bênçãos sobre os seus encargos, embora eles ainda requerer os serviços de um presbítero (ou seja, um sacerdote) para comemorar o Divina Liturgia e executar outras funções sacerdotais, tais como a absolvição de um penitente.
Monges ortodoxos, em geral, têm pouco ou nenhum contato com o mundo exterior, especialmente da família. A família piedosa cujo filho decide entrar na profissão monástica entende que o seu filho vai se tornar "mortos para o mundo" e, portanto, não estar disponível para visitas sociais.
Há um número de diferentes níveis que a freira passa em sua profissão:
- -Quando Um novato entra em um mosteiro os primeiros três a cinco anos são passados como um principiante. Novatos podem ou não (dependendo da vontade do abadessa) vestido com o manto preto interno ( Isorassa); aqueles que o fazem também costuma usar o Apostolnik ou um lenço preto amarrado na cabeça (ver foto acima). O isorassa é a primeira parte do monástica " hábito "de que há apenas um estilo de monges ortodoxos (isto é verdade, em geral, tem havido algumas variações regionais ligeiras ao longo dos séculos, mas o estilo sempre parece precipitar volta a um estilo comum no 3º ou 4º século) . Se um noviço escolhe para sair durante o período de noviciado não há penalidade.
- Rassaphore -Quando a abadessa julga o novato pronto, o novato é convidado a juntar-se ao mosteiro. Se ela aceita, ela é tonsurado em um serviço formal durante a qual ela é dado o manto externo ( Exorassa) e véu ( Epanokamelavkion) para vestir, e (porque ela agora está morto para o mundo) recebe um novo nome. Nuns consideram-se parte de uma irmandade; no entanto, freiras tonsurada são geralmente mencionado como "Mãe" (em alguns conventos, o título de "Mãe" é reservado para aqueles que entrar no próximo nível de Stavrophore).
- Stavrophore -O próximo nível para monásticos terá lugar alguns anos após a primeira tonsura quando a abadessa sente a freira atingiu um nível de disciplina, dedicação e humildade. Mais uma vez, em um serviço formal, a freira é elevado ao "Little Schema", que é representado por adições ao seu hábito de certos artigos simbólicos de roupa. Além disso, a abadessa aumenta a freira de regra de oração, ela é permitida uma prática ascética pessoal mais rigorosa.
- Grande -O esquema fase final, chamada de "Megaloschemos" ou " Grande Schema "é atingido por freiras cuja abadessa se sente terem atingido um elevado nível de excelência. Em algumas tradições monásticas, o Grande Schema só é dado aos monges e freiras em seu leito de morte, enquanto em outros eles podem ser elevados depois de tão pouco quanto 25 anos de serviço.
Protestantismo
Os reformadores protestantes, como Martinho Lutero disse que o casamento foi o papel normal para homens e mulheres, e fechou os mosteiros e conventos, muitas vezes ao longo dos protestos das freiras. Um ressurgimento moderno dos primeiros cristãos Escritório Deaconess para as mulheres começou na Alemanha na década de 1840 e se espalhou através de Escandinávia, Grã-Bretanha e os Estados Unidos. Luteranos foram especialmente ativos. O movimento moderno atingiu um ápice por volta de 1910, em seguida, diminuiu lentamente como secularização religiosidade rebaixo na Europa, ea profissionalização da enfermagem e serviço social oferecido melhores oportunidades de carreira para as mulheres jovens. Um pequeno movimento ainda existe, e a sua herança é visto nos nomes de numerosos hospitais.
Comunhão Anglicana
As comunidades religiosas em toda a Inglaterra foram destruídos pelo rei Henry VIII , quando ele separou a Igreja da Inglaterra da Igreja Católica durante a Reforma Inglês (ver Dissolução dos Mosteiros). Mosteiros e conventos foram privados de suas terras e posses, e os monges foram forçados a viver uma vida secular com uma pensão ou fugir do país. Freiras Manu foi para a França.
Ordens religiosas anglicanas são organizações de leigos e / ou clerg] na Comunhão Anglicana que vivem sob uma regra comum. O termo "ordens religiosas" deve ser diferenciado de Ordens Sacras (o sacramento da ordenação que bispos, sacerdotes, diáconos e receber), embora muitas comunidades têm membros ordenados.
A estrutura e função das ordens religiosas em paralelo com o anglicanismo aproximadamente o que existe no Catolicismo Romano. As comunidades religiosas estão divididas em ordens apropriadas, em que os membros tomam votos e congregações solenes, cujos membros fazem votos simples.
Com o aumento da Católica Revival eo Oxford Movimento no anglicanismo no início do século 19 veio o interesse no ressurgimento da "vida religiosa" na Inglaterra. Entre 1841 e 1855, várias ordens religiosas para freiras foram fundadas, dentre elas a Comunidade de St. Mary em Wantage ea Comunidade de Santa Margarida em East Grinstead.
Nos Estados Unidos e no Canadá, a fundação das ordens religiosas anglicanas de freiras começou em 1845 com a Irmandade da Santa Comunhão (agora extinto), em Nova York. No Igreja Episcopal nos Estados Unidos, existem dois tipos reconhecidos de comunidades religiosas, chamadas Ordens Religiosas e Comunidades cristãs. As diferenças são as seguintes:
A Ordem Religiosa desta Igreja é uma sociedade de cristãos (em comunhão com a Sé de Canterbury) que voluntariamente comprometem-se para a vida, ou um período de anos, a realização de seus bens em comum ou em confiança; a uma vida de celibato em comunidade; e obediência à sua Regra e Constituição. (Título III, Canon 24, seção 1)
A Comunidade cristã desta Igreja é uma sociedade de cristãos (em comunhão com a Sé de Canterbury) que voluntariamente comprometem-se para a vida, ou um período de anos, em obediência ao seu governo e Constituição. (Título III, Canon 24, seção 2)
Em algumas ordens anglicanas, há irmãs que foram ordenados e pode celebrar a Eucaristia.
Ficção e dramatizações que caracteriza
Nuns desempenhar um papel importante na imaginação do público. A lista de trabalhos notáveis onde as freiras desempenhar um importante gamas parciais de seguir A Time for Miracles que é, literalmente, hagiografia a contas realistas por Kathryn Hulme e Monica Baldwin ao flagrante nunsploitation de Sacred Flesh. Todos os trabalhos usar freiras católicas salvar Black Narcissus (Anglicana). Todos são vistas dos forasteiros, com excepção dos Dead Man Walking, um filme baseado em um livro de não-ficção do mesmo título por Helen Prejean, e História da Freira, um livro de Kathryn Hulme relacionando as experiências de ex-freira Marie Louise Habets.
|
|