Conteúdo verificado

Palladianismo

Assuntos Relacionados: Arquitetura

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Palladianismo é um europeu estilo de arquitetura derivada dos projetos do italiano arquiteto Andrea Palladio (1508-1580). O termo "Palladian" normalmente se refere a edifícios em um estilo inspirado pelo trabalho do próprio Palladio; o que é reconhecido como palladianismo hoje é uma evolução dos conceitos originais de Palladio. O trabalho de Palladio foi fortemente baseado na simetria, perspectiva e valoriza a arquitetura do templo formal clássica dos gregos antigos e, em seguida, o Romanos. A adaptação da interpretação de Palladio desta arquitetura clássica como o estilo conhecido como Palladianismo, começou no século 17 e continuou a desenvolver até ao final do século 18.

Uma vivenda com um pórtico sobreposta, do livro IV de Palladio de I Quattro Libri dell'architettura, em uma tradução a preços modestos Inglês publicado em Londres, 1736.

Palladianismo tornou-se rapidamente popular na Grã-Bretanha durante o século de mid-17th. No início do século 18 ele retornou para a moda, não só na Inglaterra, mas muitos países do norte da Europa. Mais tarde, quando o estilo foi caindo de favor na Europa, teve um surto de popularidade na América do Norte, principalmente nos edifícios desenhados por Thomas Jefferson .

O estilo continuará a ser popular na Europa durante os séculos 20 e 19, início dos anos em que foi freqüentemente empregadas na concepção de edifícios públicos e municipais. A partir da segunda metade do século 19 que foi rivalizado pelo Gótico do renascimento, cujos campeões, como Augustus Pugin, lembrando as raízes antigas do templo do syle, considerou demasiado pagã para Protestante e Adoração anglo-católico. No entanto, como um estilo de arquitetura que tem continuado a ser, não só popular, mas também evoluir - o seu frontões, simetria e as proporções claramente evidente na concepção de muitos edifícios modernos hoje.

Arquitetura de Palladio

"True Palladianismo" em Villa Godi por Palladio do Quattro Libri dell'architettura. As asas estendem são edifícios agrícolas e não fazem parte da vila. No século 18, eles se tornaram uma parte importante da Palladianismo-see fotografia de Woburn Abbey abaixo.

Prédios inteiramente desenhado por Palladio estão todos em Veneza e da Veneto, com um rico espacially agrupamento de palácios em Vicenza, alardeada agora em guias como Cidade de Palladio. Eles incluem villas e igrejas, como Redentore em Veneza. Em Palladio de arquitetura tratados ele seguiu os princípios definidos pela Roman arquiteto Vitruvius e seu discípulo do século 15 Leon Battista Alberti, que aderiram aos princípios de arquitetura romana clássica com base em proporções matemáticas em vez de os ricos estilo ornamental também característica do Renascimento .

Palladio sempre projetou seu villas com referência à sua configuração. Se em uma colina, como Villa Capra, fachadas eram frequentemente projetado para ser de igual valor, de modo que os ocupantes poderiam ter belas vistas em todas as direções. Além disso, em tais casos, pórticos foram construídas em todos os lados, de modo que os ocupantes pudessem apreciar plenamente o campo ao ser protegidos do sol, semelhante a muitos americana de estilo varandas de hoje. Palladio usado às vezes um alpendre como uma alternativa para o pórtico. Isto pode mais simplesmente ser descrito como um pórtico recesso, ou um quarto piso térreo interno, com paredes perfuradas que estão abertos aos elementos. Ocasionalmente, uma loggia seria colocado ao nível do segundo andar sobre o topo de uma loggia abaixo, criando o que era conhecido como um loggia dupla. Loggias foram dadas às vezes significado em uma fachada por ser encimada por um frontão. Villa Godi tem como seu ponto focal um loggia, em vez de um pórtico, além de galerias que encerra cada extremidade do edifício principal.

Palladio, muitas vezes modelar suas elevações villa em Fachadas do templo romano. A influência do templo, muitas vezes em um projeto cruciforme, mais tarde tornou-se um marca registrada de seu trabalho. Villas Palladian são geralmente construídas com três pisos: a rusticated porão ou piso térreo, que contém o serviço e quartos menores. Acima deste, o o piano nobile acessado através de um pórtico atingido por um lance de escadas externas, contendo a recepção principal e quartos, e acima dela é uma baixa mezanino com quartos secundários e alojamento. As proporções de cada quarto dentro da casa foram calculados sobre relações matemáticas simples, como 3: 4 e 4: 5, e os quartos diferentes dentro da casa foram interligados por essas razões. Arquitetos anteriores haviam usado essas fórmulas para equilibrar uma única fachada simétrica; no entanto, projetos de Palladio relacionado ao todo, geralmente quadrado, villa.

Palladio considerado profundamente o duplo propósito de suas moradias como ambos fazendas e retiros de fim de semana palacianos para ricos proprietários comerciante. Estas casas templo-como simétricas têm frequentemente igualmente simétrica, mas de baixo, asas varrendo para longe deles para acomodar cavalos, animais de fazenda, e lojas agrícolas. As asas, às vezes destacado e ligado à villa por colunatas, foram projetados não apenas para ser funcional, mas também para complementar e acentuar a villa. Eles foram, no entanto, de forma alguma destinado a ser parte da casa principal, e é na concepção e uso desses asas que os seguidores de Palladio no século 18 adaptado para tornar-se parte integrante do edifício.

A janela Palladian

O Palladian, ou Serlian, arco ou janela, tal como interpretado pelo Palladio. Detalhe do desenho do Quattro Libri dell'architettura.
Tarde janela Palladian do século 18 em um interpretação neoclássica por Robert Adam.

O Palladian, Serlian, ou janela veneziana apresenta em grande parte na obra de Palladio, quase uma marca registrada em seu início de carreira. É constituída por uma luz central com o arco semicircular através, realizada em um imposto que consiste em um pequeno entabladura, em que, e envolvendo duas outras luzes, uma em cada lado, está pilastras. Na biblioteca em Veneza, Sansovino variar o design, substituindo colunas para as duas pilastras internas. Para descrever a sua origem como sendo ou Palladian ou veneziano não é exato; o motivo foi usada pela primeira vez por Donato Bramante (Ackerman) e mais tarde mencionado por Sebastiano Serlio (1475-1554) em seu livro de sete volumes de arquitetura Tutte l'opere d'architettura et prospetiva expondo os ideais de Vitruvius e arquitetura romana, esta janela arqueada é flanqueado por duas aberturas retangulares inferior, um motivo que apareceu pela primeira vez na arcos de triunfo da Roma antiga. Palladio usou o motivo extensivamente, principalmente nas arcadas da Basílica Palladiana em Vicenza. É também uma característica das suas entradas para tanto Villa Godi e Villa Forni-Cerato. É talvez este o uso extensivo do motivo no Veneto que deu o seu nome alternativo janela da janela veneziana; sabe-se também como uma janela Serlian. Seja qual for o nome ou a origem, esta forma de janela, provavelmente, tornou-se uma das características mais marcantes da obra de Palladio visto nos estilos arquitetônicos posteriores, evoluíram a partir de Palladianismo.

Palladianismo início

Inigo Jones foi o criador do Rainha House, Greenwich, iniciado em 1616, a primeira casa Inglês Palladian.

Em 1570 Palladio publicou seu livro, I Quattro Libri dell'architettura, que inspirou arquitetos em toda a Europa. Durante o século 17, muitos arquitetos que estudam na Itália soube do trabalho de Palladio. Arquitetos estrangeiros, em seguida, voltou para casa e adaptado estilo de Palladio para atender às diversas climas , topografias e gostos pessoais de seus clientes. Formas isoladas de Palladianismo em todo o mundo foram trazidos por este caminho. No entanto, o estilo Neoclássico não atingiu o auge de sua popularidade até o século 18, principalmente na Inglaterra , Irlanda e depois na América do Norte .

Um desses alunos foi o arquiteto Inglês Inigo Jones , que é diretamente responsável por importar a influência Palladian para a Inglaterra. O "Palladianismo" de Jones e seus contemporâneos e seguidores, posteriormente, foi um estilo muito de apenas fachadas, e as fórmulas matemáticas que ditam layout não foram rigorosamente aplicados. Um punhado de grandes casas de campo na Inglaterra construído entre 1640 e por volta de 1680, tal como Wilton House, estão neste estilo Neoclássico. Estes seguem o grande sucesso de projetos de Palladio de Jones para o Casa da rainha em Greenwich eo Banqueting House at Whitehall, o palácio real incompleta na Londres do rei Charles I .

No entanto, os projetos palladianas defendidas por Inigo Jones foram muito intimamente associado com o corte de Carlos I para sobreviver à turbulência da guerra civil. Depois da restauração Stuart Palladianismo de Jones foi eclipsado pelos barrocos desenhos de arquitectos como William Talman e Sir John Vanbrugh , Nicholas Hawksmoor, e até mesmo aluno Jones ' John Webb.

Inglês Palladian avivamento (neo-Palladian)

O barroco estilo, popular na Europa continental, nunca foi verdadeiramente ao gosto Inglês. Foi rapidamente substituído quando ele, no primeiro trimestre do século 18, quatro livros foram publicados na Grã-Bretanha, que destacou a simplicidade ea pureza da arquitetura clássica. Estes foram:

  1. Vitruvius Britannicus publicado pela Colen Campbell, 1715 (dos quais volumes suplementares apareceu ao longo do século)
  2. De Palladio quatro livros de Arquitetura traduzido por Giacomo Leoni, publicados a partir de 1715 em diante.
  3. Leone Battista Alberti De Re Aedificatoria, traduzido por Giacomo Leoni, publicado 1726.
  4. Os Projetos de Inigo Jones ... com alguns projetos adicionais, publicados pela William Kent, 2 vols., 1727 (Um volume adicional, alguns projetos de Inigo Jones Sr. e Sr. William Kent foi publicado em 1744 pelo arquiteto John Vardy, um associado de Kent.)
Palladian renascimento: Stourhead House, fachada do Sul, foi desenhado por Colen Campbell e concluída em 1720. O projeto é baseado em Palladio Villa Emo.

O mais popular deles entre os patronos ricos do dia foi o de quatro volumes Vitruvius Britannicus por Colen Campbell. Campbell era tanto um arquiteto e um editor. O livro era basicamente um livro de projeto contendo gravuras arquitetônicas dos edifícios britânicos, que havia sido inspirado pelas grandes arquitetos de Vitruvius para Palladio; no primeiro, principalmente aquelas de Inigo Jones, mas o mais tarde tomos continham desenhos e planos por Campbell e outros arquitetos do século 18. Estes quatro livros muito contribuíram para arquitetura do renascimento Palladian se estabelecer no século 18 na Grã-Bretanha. Seus três autores tornou-se o mais elegante e procurados arquitetos da época. Devido ao seu livro Vitruvius Britannicus, Colen Campbell foi escolhido como o arquiteto para o banqueiro Henry Hoare I do Stourhead casa (ilustração abaixo), uma obra-prima que se tornou a inspiração para dezenas de casas semelhantes em toda a Inglaterra.

Palladian renascimento: Stourhead House, fachada leste, com base de Palladio Villa Emo. Ambas as imagens são de de Colen Campbell Vitruvius Britannicus.

Na vanguarda da nova escola do projeto foi o aristocrático "arquiteto conde", Richard Boyle, 3º Conde de Burlington, que viu barroco como um símbolo do absolutismo estrangeira. Em 1729, Burlington, com William Kent, projetado Chiswick House. Esta casa foi uma reinterpretação de Palladio Villa Capra, mas purificados de elementos do século 16 e ornamento. Esta grave falta de ornamentação era para ser uma característica do renascimento Palladian. Em 1734 William Kent e Lord Burlington projetou um dos melhores exemplos de casas de avivamento com palladian da Inglaterra Holkham Hall , em Norfolk . O bloco principal da casa seguiu ditames de Palladio muito de perto, mas baixa de Palladio, frequentemente individual, asas de edifícios agrícolas foram elevados em importância. Kent acompanha-los para o design, baniu os animais de fazenda, e elevou as asas para quase a mesma importância que a própria casa. Muitas vezes, essas asas eram enfeitadas com pórticos e frontões, muitas vezes se assemelham, como no muito mais tarde Kedleston Hall, pequeno casas de campo em seu próprio direito. Foi o desenvolvimento das asas flanqueadores que estava a causar Inglês Palladianismo a evoluir de ser um pastiche do trabalho original de Palladio.

Inglês Palladianismo. Woburn Abbey, projetado pelo estudante de Burlington Henry Flitcroft em 1746. templo central de Palladio já não é livre de pé, as asas são agora elevado para perto de igual importância, e os estábulos que encerra projeto de Palladio são agora claramente parte da fachada.

Estilos arquitetônicos evoluir e mudar para atender às necessidades de cada cliente individual. Quando em 1746 o Duque de Bedford decidiu reconstruir Woburn Abbey, ele escolheu o estilo Neoclássico para o projeto, como este foi agora o mais elegante da época. Ele selecionou arquiteto Henry Flitcroft, um protegido de Burlington. Os projetos de Flitcroft, enquanto Palladian na natureza, não seria reconhecido pelo próprio Palladio. O bloco central é pequeno, apenas três baias, o pórtico do templo-like é apenas sugerida, e é de fato fechado. Dois grandes asas flanqueando contendo um vasto conjunto de salas de estado substituir as paredes ou colunas que devem estar ligados aos edifícios agrícolas; os edifícios de exploração que terminam a estrutura são elevados em altura para coincidir com o bloco central, e dado janelas Palladian , para garantir que eles são vistos como do design Palladian. Esta evolução do estilo era para ser repetido em inúmeras casas, e prefeituras na Grã-Bretanha há mais de cem anos. Cair em desgraça durante a era vitoriana, foi revivida por Edward Blore para sua refacing do Palácio de Buckingham em 1913. Muitas vezes os blocos de terminação teria pórticos cegos e os próprios pilastras, competindo por atenção com ou complementando o bloco central. Isso foi tudo muito distante dos projetos de Palladio 200 anos anteriores.

Casas palladianas ingleses eram agora não mais os pequenos, mas requintados retiros de fim de semana a partir do qual os seus homólogos italianos foram concebidas. Eles não eram mais villas mas "casas de força" em Sir O termo de John Summerson, os centros simbólicos de poder da "propriedade rural" Whig que governou a Grã-Bretanha. Como o estilo Neoclássico varreu a Grã-Bretanha, todos os pensamentos de proporção matemática foram arrastados. Ao invés de casas quadrados com asas de apoio, estes edifícios tinham o comprimento da fachada como a sua grande consideração; casas longos, muitas vezes apenas um quarto profundas foram deliberadamente enganosa em dar uma falsa impressão de tamanho.

Irish Palladianismo

Irish Palladianismo: Russborough, Irlanda, em 1826. Projetado pelo Richard Cassels alemão por volta de 1750, é mais perto em design para conceitos de Palladio de casas de estilo Palladian semelhantes em Inglaterra, como a Abadia de Woburn.

Durante o período de renascimento Palladian na Irlanda , até mansões bastante modestos foram fundidos em um molde neo-Palladian. Palladianismo na Irlanda difere sutilmente de que na Inglaterra. Ao aderir como em outros países para os ideais básicos de Palladio, muitas vezes é mais verdadeiro para eles - talvez porque ele foi muitas vezes projetados por arquitetos que tinham vindo diretamente da Europa continental, e, portanto, não foram influenciados pela evolução que Palladianismo estava passando na Grã-Bretanha , ou talvez porque a Irlanda foi mais provincial e suas modas mudaram a um ritmo mais lento do que em outros lugares. Seja qual for a razão, Palladianismo ainda teve de ser adaptado para o mais úmido clima, mais frio.

Uma das pioneiras a maioria dos arquitetos irlandeses era Sir Edward Lovett Pearce (1699-1733), que se tornou um dos principais defensores da Palladianismo na Irlanda. Um primo de Sir John Vanbrugh , ele era originalmente um de seus alunos, mas rejeitando o barroco, ele passou três anos estudando arquitetura na França e na Itália, antes de voltar para casa para a Irlanda. Sua obra Palladian mais importante é o ex- Casas do parlamento irlandês em Dublin. Ele era um arquiteto prolífico, que também projetou a fachada sul de Drumcondra Casa em 1727 e Cashel Palace em 1728.

Um dos exemplos mais notáveis de Palladianismo na Irlanda é o magnífico Castletown House, perto de Dublin . Desenhado pelo arquiteto italiano Alessandro Galilei (1691-1737), é talvez a única casa Palladian na Irlanda ter sido construída com proporções matemáticas de Palladio, e uma das duas mansões irlandesas que afirmam ter inspirado o desenho do Casa Branca em Washington .

Outros bons exemplos incluem Russborough, desenhado por Richard Cassels, um arquitecto de origem alemã, que também projetou o Rotunda Hospital Palladian em Dublin, e Florence Court, County Fermanagh. Palladian irlandês Casas de campo, muitas vezes têm robusta Rococo estuque, frequentemente executada pelo Irmãos Lafranchini, uma especialidade da Irlanda, que é muito mais do que flamboyant os interiores de seus contemporâneos na Inglaterra. Portanto, muito do Dublin foi construído no século 18 que definir um Selo georgiano sobre a cidade, para o desgosto de nacionalistas irlandeses; até recentemente Dublin foi uma das poucas cidades onde a habitação do século 18 atrasado multa poderia ser visto em condição ruinosa. Em outro lugar na Irlanda depois de 1922, a liderança foi removido dos telhados das casas desocupadas palladianas por seu valor como sucata. Muitas casas sem telhado palladianas ainda podem ser encontrados no interior da Irlanda despovoadas.

Norte-americana Palladianismo

Palladianismo americano: A rotunda no University of Virginia, concebido na forma Palladian por Thomas Jefferson .

A influência de Palladio na América do Norte é evidente quase desde o início do arquiteto projetou edifício lá. Em 1749 Peter Harrison adotou o projeto de sua Biblioteca Redwood em Newport, Rhode Island de Arquitetura de Palladio em quatro livros, enquanto seu mercado tijolo, também em Newport, de uma década mais tarde também é Palladian na concepção.

O arquiteto amador Thomas Jefferson (1743-1826) certa vez se referiu aos de Palladio "I Quattro Libri dell'architettura" como sua bíblia . Jefferson adquiriu uma intensa valorização de conceitos de arquitetura de Palladio, e seus projetos para o Jefferson Monticello estate, a James Barbour Barboursville propriedade, ea Universidade de Virginia foram baseadas em desenhos do livro de Palladio. Concretizar o poderoso significado político pertencentes a antigos edifícios romanos, Jefferson projetou muitos dos seus edifícios cívicos em estilo Neoclássico. Monticello (remodelado entre 1796 e 1808) é claramente baseado em Palladio Villa Capra, no entanto, com modificações, em um estilo que é descrito na América hoje como Colonial georgiano. Jefferson de Pantheon, ou Rotunda, na Universidade de Virginia é inegavelmente Palladian em conceito e estilo.

Em Virginia e Carolina, a maneira Palladian é sintetizado em numerosos Tidewater casas de fazenda, como Stratford Salão ou Westover Plantation, ou Drayton Hall perto Charleston. Estes exemplos são todos clássico americano exemplos coloniais de um gosto Palladian que foi transmitida através gravuras, para o benefício dos pedreiros-patronos e, também, que não tinha experiência em primeira mão da prática de construção europeia. Uma característica do americano Palladianismo foi o ressurgimento do grande pórtico, que mais uma vez, como na Itália, cumpriu a necessidade de proteção contra o sol; o pórtico em várias formas e tamanho tornou-se uma característica dominante da América arquitetura colonial. Nos países do norte da Europa o Portico havia se tornado um mero símbolo, muitas vezes fechados, ou apenas sugerida no projeto por pilastras, e às vezes em exemplos muito tardios de Inglês Palladianismo adaptado para se tornar um Alpendre; nos Estados Unidos, o pórtico Palladian recuperou toda a sua glória.

O Casa Branca, desenhado por James Hoban

Thomas Jefferson deve ter ganhado um prazer especial como o segundo ocupante da Casa Branca, em Washington, que foi, sem dúvida, inspirado pelo Irish Palladianismo. Ambos Castlecool e Richard Cassel da Leinster House em Dublin afirmam ter inspirado o arquiteto James Hoban, que projetou a mansão executiva, construída entre 1792 e 1800. Hoban, nascido em Callan, County Kilkenny, em 1762, estudou arquitetura em Dublin, onde Leinster House (construída por volta de 1747) foi um dos mais belos edifícios da época. O Palladianismo da Casa Branca é interessante, pois é quase uma forma primitiva de neoclassicismo, especialmente a fachada do Sul, que se assemelha O projeto de James Wyatt para Castelo Coole de 1790, também na Irlanda. Ironicamente, a fachada do Norte carece de um dos andares de Leinster House, enquanto a fachada Sul é dado um andar mais de Castelo Coole, e tem uma escada externa mais da maneira Palladian. Castelo Coole é, nas palavras do comentador arquitectónico Gervase Jackson-Stops, "A culminação das tradições palladianas, ainda estritamente neoclássico em seu ornamento casto e nobre austeridade." O mesmo pode ser dito de muitas casas em estilo Neoclássico americano.

Uma das adaptações feitas para Palladianismo nos Estados Unidos foi de que o andar nobre agora tendem a ser colocado sobre o chão, ao invés de um piso de cima de serviço, como foi a tradição na Europa. Este piso serviço, se existiu, era agora uma semi-cave discreto. Este negada a necessidade de uma escada externa ornamentado que conduz à entrada principal como nos projetos mais originais de Palladio. Esta seria também uma característica do estilo neoclássico que se seguiu Palladianismo.

O arquiteto Giacomo Quarenghi, ativo entre 1780 e 1810, transformou a cidade de São Petersburgo , Rússia para o museu ao ar livre de Palladian avivamento.

As duas únicas casas nos Estados Unidos-do período colonial Inglês (1607-1776) -que pode ser definitivamente atribuída a projetos dos quatro livros de Arquitetura são do arquiteto William Buckland A Hammond-Harwood House (1774) em Annapolis, Maryland, e primeiro Monticello de Thomas Jefferson. A fonte projeto para o Hammond-Harwood House é o Villa Pisani em Montagnana (Livro II, capítulo XIV), e pela primeira Monticello (1770) a fonte design é o Villa Cornaro em Piombino Dese (Livro II, capítulo XIV). Thomas Jefferson posteriormente coberto esta fachada com acréscimos posteriores para que o Hammond-Harwood House continua a ser o único exemplo pura e intocada de modelagem direta na América hoje.

Declínio do Palladianismo

Por década de 1770, na Inglaterra, tais como arquitetos Robert Adam e Sir William Chambers estavam em enorme demanda popular, mas eles estavam agora com base em uma grande variedade de fontes clássicas, incluindo antiga Grécia , tanto que suas formas de arquitetura foram finalmente definidas como neoclássico , em vez de Palladian. Na Europa, o renascimento Palladian terminou no final do século 18. Na América do Norte, Palladianismo demorou um pouco mais; Planos e elevações do piso de Thomas Jefferson devo muito ao de Palladio Quattro Libri. O termo "Palladian" hoje é muitas vezes mal utilizado, e tende a descrever um edifício com quaisquer pretensões clássicos.

Post-Modern renascimento

Arco Palladian formando a entrada para o Museu da Televisão e Rádio edifício, New York City

Motivos de Palladio, em particular da janela, fez um retorno durante o Era pós-moderna. O arquiteto Philip Johnson frequentemente utilizado como uma porta, como em seus projetos para o University of Houston Escola de Arquitetura de construção (1985), 500 Boylston Street (1989), Boston, Massachusetts eo Museu da Televisão e edifício da Rádio (1991), New York City . Quando perguntado sobre isso, Johnson respondeu: "Eu acho que o Windows palladianas têm uma forma bastante mais bonita. Eu não estava tentando fazer com que qualquer ponto mais importante do que isso." IM Pei foi usar o projeto para a entrada principal do seu 1985 Bank of China Tower em Hong Kong .

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Palladian_architecture&oldid=206531898 "