Conteúdo verificado

Reykjavík

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Informações de fundo

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Reykjavík
Reykjavíkurborg
- Cidade e Município -
Vista de Reykjavik a partir do topo Perlan mostrando a torre de Hallgrímskirkja (fotografia julho de 2011)

Bandeira

Brasão
Reykjavík está localizado na Islândia
Reykjavík
Localização na Islândia
Coordenadas: 64 ° 08'N 21 ° 56'W
País Islândia
Círculo eleitoral Reykjavík Norte
Reykjavík Sul
Governo
• Mayor (Borgarstjóri) Jón Gnarr
Área
• Cidade e Concelho 274,5 km 2 (106 sq mi)
• Metro 777 km 2 (300 sq mi)
População (2011)
• Cidade e Concelho 119108
• Densidade 436,5 / km 2 (1.131 / sq mi)
Metro 202341
• densidade Metro 259,4 / km 2 (672 / sq mi)
Fuso horário GMT ( UTC + 0)
Código postal 101-155
Site http://www.rvk.is/

Reykjavík (pronúncia islandês: [Reiːcaˌviːk]) é o capital de ea maior cidade da Islândia . A sua latitude , a 64 ° 08 'N, torna- norte do mundo de capital de um Estado soberano. Ele está localizado no sudoeste da Islândia, na costa do sul de Faxaflói Bay. Com uma população de cerca de 120.000 (e mais de 200.000 na Grande Reykjavík Area), que é o coração da Islândia econômico e governamental atividade.

Reykjavík é acreditado para ser o local do primeiro assentamento permanente na Islândia, que Ingólfur Arnarson é dito ter estabelecido em torno de 870 dC Até o século 18, não havia desenvolvimento urbano no Centro da cidade. A cidade foi fundada em 1786 como uma cidade comercial oficial e cresceu de forma constante ao longo das próximas décadas, como transformado em um regional e depois nacional centro de commerce, população e governamentais atividades.

História

Comandos Ingólfur seus altos pilares de assento a ser erguido nesta pintura por Johan Peter Raadsig.
Reykjavík na década de 1860
Telhados coloridos alinham Reykjavík.
Tjörnin (The Pond), no centro de Reykjavík.
Central Reykjavík visto de Hallgrímskirkja

O primeiro assentamento permanente na Islândia por Nórdicos se acredita ter sido estabelecido em Reykjavík por Ingólfur Arnarson por volta do ano 870; isto é descrito em Landnámabók, ou o Livro de Liquidação. Ingólfur Arnarson disse ter decidido o local do seu estabelecimento usando um método tradicional Viking; lançando seu pilares alta cadeira (Öndvegissúlur) no oceano quando viu o litoral, então se estabeleceu onde os pilares veio a costa. Vapor de fontes termais da região é dito ter inspirado o nome de Reykjavík, que vagamente se traduz em Smoke Cove (a cidade é muitas vezes referida como a Baía de Fuma ou Bay of Smoke) O nome original era Reykja r Vík com um "r adicional "que desapareceu por volta de 1300.

Reykjavík não é mencionado em nenhum fontes medievais, exceto como uma terra regular, mas a fazenda do século 18 viu o início da concentração urbana lá. Os dinamarqueses governantes da Islândia apoiou a idéia da indústria nacional na Islândia, que ajudaria a estimular o progresso muito necessária na ilha. Em 1752, o Rei da Dinamarca doou a propriedade de Reykjavík para o Innréttingar Corporation; o nome vem do Dinamarquês "indretninger", significando empresa. O líder desse movimento foi Skúli Magnússon. Na década de 1750 várias casas foram construídas para abrigar a indústria que era para ser mais importante empregador de Reykjavík por algumas décadas e a razão original para a sua existência. Outros ofícios também foram praticadas pelo Innréttingar, tais como a pesca , a mineração de enxofre , agricultura e construção naval .

A Coroa dinamarquesa aboliu o monopólio de comércio em 1786 e concedeu seis comunidades em todo o país de uma carta de negociação exclusiva, Reykjavík era um deles e é o único para segurar a carta permanentemente. O ano de 1786 é considerado como a data de fundação da cidade; 200 anos foi comemorado em 1986. Direitos comerciais ainda eram limitadas aos assuntos da Coroa dinamarquesa no entanto, e os comerciantes dinamarqueses continuaram a dominar o comércio de Islândia. Nas décadas seguintes, os seus negócios na Islândia expandida. Depois de 1880, livre comércio foi expandido para todos os nacionalidades ea influência de comerciantes islandesa começou a crescer.

Ascensão do nacionalismo

Sentimento nacionalista islandês ganhou influência no século 19 e idéias de independência da Islândia tornou-se generalizada. Reykjavík, como única cidade da Islândia, foi o melting pot de tais idéias. Os defensores de um Islândia independente percebeu que um Reykjavík forte foi fundamental para esse objectivo. Todos os anos importantes na história da luta pela independência são importantes para Reykjavík também. Em 1845, Alþingi, a assembléia geral formada em 930AD, foi restabelecida em Reykjavík; ele havia sido suspenso de algumas décadas antes, quando ele foi localizado em Thingvellir. Na época ele só funcionava como uma assembleia consultiva com a função de assessorar o Rei sobre assuntos islandeses. A localização do Alþingi em Reykjavík efetivamente estabeleceu a cidade como a capital de da Islândia.

Em 1874, a Islândia foi dado um Constituição e com ele, Alþingi ganhou alguma limitado poderes legislativos e, em essência, tornou-se a instituição que é hoje. O passo seguinte foi o de se mover mais do poder executivo à Islândia e que foi feito pela Home Rule, em 1904, quando o escritório de ministro da Islândia foi criada em Reykjavík. O maior passo no sentido de uma Islândia independente foi tomada 01 de dezembro de 1918, quando se tornou a Islândia um país soberano sob o Coroa da Dinamarca, a Reino da Islândia.

Em 1920 e 1930 a maior parte da crescente frota de arrastões de pesca islandesa partiu de Reykjavík e produção de bacalhau era a principal indústria, mas a Grande Depressão atingiu Reykjavík duro com desemprego e lutas sindicais que, por vezes, se tornaram violentos.

II Guerra Mundial

Na manhã de 10 de Maio de 1940, após a ocupação alemã da Dinamarca e da Noruega em 9 de abril, quatro navios de guerra se aproximava Reykjavík e ancorado no porto. Muitos cidadãos ficaram aliviados ao descobrir que eles eram britânicos em vez de alemão . Em poucas horas, o aliado ocupação de Reykjavík foi completa. Não houve resistência armada e motoristas de táxi e de caminhão até mesmo assistido a força de invasão que não tinha veículos a motor inicialmente. O governo islandês tinha recebido muitos pedidos do governo britânico de autorização da ocupação, mas eles sempre se recusou em função do Política de neutralidade. Para os restantes anos da II Guerra Mundial , britânicos e posteriores americanos soldados construíram bases em Reykjavík; o número de soldados estrangeiros em Reykjavík tornou-se quase o mesmo que a população local da cidade. O Regimento Real do Canadá (RREGTC) fazia parte da guarnição na Islândia durante a parte inicial da guerra.

Os efeitos econômicos da ocupação foram bastante positivos para Reykjavík: o desemprego dos anos de depressão desapareceu e trabalho de construção foi iniciada. Os britânicos construíram Aeroporto Reykjavík, que ainda está em serviço hoje, na maior parte serve vôos domésticos; os norte-americanos construíram Aeroporto Keflavík, que mais tarde tornou-se o aeroporto internacional principal da Islândia, situada a 50 km de Reykjavík. Em 1944, a República da Islândia foi fundada e um presidente eleito nas eleições populares substituiu o Rei; o escritório do presidente foi colocado em Reykjavík.

Desenvolvimento pós-guerra

Nos anos do pós-guerra, o crescimento de Reykjavík acelerado. Um êxodo em massa do campo rural começou, em grande parte devido à melhoria da tecnologia na agricultura que reduziu a necessidade de mão de obra, e por causa do crescimento da população resultante de melhores condições de vida no país. Uma aldeia uma vez primitiva foi rapidamente transformada em uma cidade moderna. Os automóveis particulares tornou-se complexos de apartamentos comuns e modernos aumentou nos subúrbios em expansão. Grande parte Reykjavík perdeu a sua sensação de vila. Em 1972, sediou a Reykjavík campeonato mundial de xadrez entre Bobby Fischer e Boris Spassky.

Reykjavík tem nas duas últimas décadas se tornar um jogador importante na comunidade global. A 1986 Cimeira Reykjavík entre Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev sublinhou estatuto internacional recém-descoberta de Reykjavík. A desregulamentação do sector financeiro e a revolução do computador da década de 1990 transformaram Reykjavík mais uma vez. O setor financeiro e tecnologia da informação são agora os empregadores importantes da cidade. A cidade tem promovido alguns talentos mundiais famoso nos últimos anos, tais como Björk, Ólafur Arnalds e bandas Mãe, Sigur Rós e Of Monsters and Men, e poeta Sjon.

Geografia

Reykjavík visto de cima

Reykjavík está localizado no sudoeste da Islândia . A área litoral Reykjavík é caracterizada por penínsulas, enseadas, estreitos, e ilhas.

Durante o Ice Age (até 10.000 anos atrás) uma grande geleira partes da área de cidade coberta, chegando tão longe como Álftanes. Outras partes da área da cidade foram cobertos pela água do mar. Nos períodos mais quentes e no final da Idade do Gelo, algumas colinas como Öskjuhlið eram ilhas. O ex nível do mar é indicado por sedimentos (com mariscos) que alcançam (pelo Öskjuhlið, por exemplo), tanto quanto 43 m (141,08 pés) acima do nível do mar atual. As colinas de Öskjuhlið e Skólavörðuholt parecem ser os restos mortais do ex- vulcões que estavam ativos durante os períodos quentes do Idade do Gelo.

Após a Idade do Gelo, a terra subiu como a pesada carga das geleiras caíram, e começou a olhar como faz hoje.

A área de capital continuou a ser moldada por terremotos e erupções vulcânicas , como a 4.500 anos atrás na cordilheira Bláfjöll, quando a lava descendo o vale Elliðaá chegou ao mar na baía de Elliðavogur.

O maior rio para ser executado através Reykjavík é o Elliðaá River, que é não-navegável. É um dos melhores rios de pesca de salmão no país. Mt. Esja, a 914 m (2,998.69 pés), é a montanha mais alta nas imediações do Reykjavík.

A cidade de Reykjavík é a maioria localizada na península de Seltjarnarnes, mas os subúrbios chegar longe para o sul e leste. Reykjavík é uma cidade espalhada; a maioria de sua área urbana é na forma de subúrbios de baixa densidade, e as casas são geralmente amplamente espaçados. As zonas residenciais exteriores também são amplamente espaçadas umas das outras; entre eles executar as principais artérias de tráfego e um monte de espaço vazio.

Panorama de Reykjavík visto de Perlan com o montanhas Akrafjall (meio) e Esja (direita) no fundo

Clima

Reykjavík
Gráfico de clima ( explicação)
J F M A M J J A S O N D
76
2
-3
72
3
-2
82
3
-2
58
6
0
44
9
4
50
12
7
52
13
8
62
13
8
67
10
5
86
7
2
73
3
-1
79
2
-3
Max média. e min. as temperaturas em ° C
Os totais de precipitação em mm
Origem: WMO

Temperaturas muito raramente cai abaixo de -15 ° C (5 ° F) no inverno. Isso ocorre porque o clima litoral islandês no inverno é moderado pelas águas quentes do Corrente do Golfo. O clima é oceânico subpolar (Koppen CFC), ea cidade fica no extremo norte da zona temperada. Localização costeira da cidade faz com que seja propenso ao vento, no entanto, e vendavais são comuns no inverno. Verões são frescos, com temperaturas oscilando entre 10 a 15 ° C (50 a 59 ° F), por vezes, superior a 20 ° C (68 ° F). Reykjavík não é uma cidade particularmente molhada, mas, no entanto médias 148 dias com precipitação mensurável a cada ano. As secas são incomuns, embora eles ocorrem em alguns verões. No verão de 2007, a chuva não foi medido durante um mês. Primavera tende a ser a estação mais ensolarada, particularmente de maio. Número anual de horas de sol em Reykjavík são cerca de 1.300, o que é comparável com outros lugares no Norte e no Nordeste da Europa, como Glasgow , Escócia. A temperatura mais alta já registrada em Reykjavík foi de 26,2 ° C (79 ° F), registrada em 30 de julho de 2008, enquanto que a menor temperatura já registrada foi de -24,5 ° C (-12 ° F), registrado em 21 de janeiro de 1918. O temperatura não caiu para abaixo de -20 ° C (4 ° F) desde 30 de janeiro de 1971.

Os dados climáticos para Reykjavik 1981-2010
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 10.1
(50.2)
9.9
(49.8)
11,7
(53,1)
14,7
(58,5)
20,6
(69,1)
22,4
(72,3)
25,7
(78,3)
24,8
(76,6)
18,5
(65,3)
15,7
(60.3)
12,6
(54,7)
12,0
(53,6)
25,7
(78,3)
Média alta ° C (° F) 2,5
(36.5)
2.8
(37)
3.4
(38.1)
6.1
(43)
9.7
(49.5)
12,4
(54,3)
14,2
(57,6)
13,6
(56,5)
10,9
(51,6)
7
(44,6)
4.1
(39.4)
3.1
(37.6)
7,5
(45,5)
Média baixa ° C (° F) -2.4
(27.7)
-2.4
(27.7)
-1.9
(28,6)
0,5
(32.9)
3.8
(38.8)
7
(44,6)
8,8
(47.8)
8.4
(47.1)
5,7
(42,3)
2.2
(36)
-0.5
(31,1)
-1.8
(28.8)
2.3
(36.1)
Recorde de baixa ° C (° F) -19,7
(-3,5)
-17.6
(0,3)
-16,4
(2,5)
-16,4
(2,5)
-7.7
(18,1)
-0.7
(30.7)
2.7
(36.9)
-0.4
(31.3)
-4.4
(24.1)
-10.6
(12,9)
-15.1
(4.8)
-16,8
(1,8)
-19,7
(-3,5)
Precipitações mm (polegadas) 80,6
(3.173)
85,9
(3,382)
81,4
(3.205)
56,0
(2.205)
52,8
(2.079)
44,2
(1,74)
52,7
(2.075)
68,6
(2,701)
71,8
(2,827)
74,3
(2.925)
79,5
(3.13)
94,3
(3,713)
841,9
(33,146)
A média de horas de sol mensais 20,0 59,6 109.3 164,2 200,8 173,8 168,1 155,1 119,7 93,0 41,0 21,6 1,326.2
Fonte: Gabinete Islândia Met

Cityscape

Panorama do litoral norte de Reykjavík, como visto do Örfirisey.

Administração da cidade

O Conselho da Cidade Reykjavik governa a cidade de Reykjavík acordo com o número lei 45/1998 e é directamente eleito por aqueles com idade superior a 18 domiciliado na cidade. O conselho tem 15 membros que são eleitos usando o método de lista aberta durante 4 anos termos.

O conselho seleciona os membros dos conselhos, e cada placa controla um campo diferente sob a autoridade do conselho da cidade. O conselho mais importante é o Conselho Municipal que detém os direitos de executivos junto com o prefeito da cidade. O prefeito da cidade é o alto funcionário público e também o diretor de operações da cidade. Outros funcionários públicos controlar instituições da cidade sob a autoridade do prefeito. Assim, a administração é composto por duas partes diferentes:

  • O poder político do Conselho Municipal de cascata para baixo para outras placas
  • Os funcionários públicos, sob a autoridade do prefeito da cidade que administrar e gerir a implementação da política.

Controlo político

O Independence Party tinha o controle total do conselho da cidade de estabelecimento do partido em 1929 até 1978, quando perdeu por pouco a sua maioria absoluta. De 1978 a 1982, o Aliança do Povo, o Partido Social Democrata eo Partido Progressista formaram a maioria do conselho.
O Partido da Independência recuperou o controle total nas eleições de 1982, e segurou-a até 1994. Naquela eleição os seus adversários tinham formado uma aliança, chamado Reykjavíkurlistinn, ou a lista-R. Essa aliança teve o controle total até 2006. Nas eleições de maio 2006 o eleitorado poderia escolher entre cinco partidos diferentes, três dos quais tinham formado a lista-R. O Partido da Independência obtida 7 membros do conselho e, portanto, não conseguiu ganhar o controle geral, mas em conjunto com o Partido Progressista, e seu um membro do conselho, eles foram capazes de formar uma nova maioria no conselho que assumiu, em junho de 2006. Em outubro 2007 uma nova maioria foi formada no conselho, formado por membros do Partido Progressista (1), a Aliança Social-Democrata (4), o Esquerda-Verdes (2) e a lista de F (1) (liberais e independentes), após a controvérsia a respeito REI, uma subsidiária da OR, empresa de energia da cidade. No entanto, três meses depois o líder da lista F formou uma nova maioria, juntamente com o Partido da Independência. Ólafur Magnússon F., o líder da lista F, foi eleito prefeito em 24 de Janeiro de 2008, e em março de 2009, o Partido da Independência foi devido a nomear um novo prefeito. Isso mudou mais uma vez em 14 de agosto de 2008, quando a quarta maior parte da temporada foi formada, quando o Partido da Independência eo Partido Progressista assumiu novamente, com Hanna Birna Kristjánsdóttir se tornar prefeito. O última eleição maio 2010 viu um novo partido político, O melhor partido, ganhar a maioria dos assentos no conselho.

Prefeito

O prefeito é nomeado pelo conselho da cidade; geralmente um dos membros do conselho é escolhido, mas eles também podem nomear um prefeito que não é um membro do conselho.

O escritório do prefeito foi introduzido a partir de 1907, e em 1908 foram solicitados pedidos de essa posição. Dois pedidos foram recebidos, a partir de Páll Einarsson, xerife e prefeito de cidade de Hafnarfjörður e de Knud Zimsen, vereador em Reykjavík. Páll foi nomeado em 7 de Maio e foi prefeito por seis anos. Naquela ocasião, o prefeito da cidade recebeu um salário de 4500 ISK por ano e 1500 ISK para despesas de escritório. O prefeito atual é Jón Gnarr.

Timeline de prefeitos

Prefeito A partir de Para
Páll Einarsson 1908 1914
Knud Zimsen 1914 1932
Jón Þorláksson 1932 1935
Pétur Halldórsson 1935 1940
Bjarni Benediktsson 08 de outubro de 1940 04 de fevereiro de 1947
Gunnar Thoroddsen 04 de fevereiro de 1947 06 de outubro de 1960
Auður Auðuns e
Geir Hallgrímsson
19 de novembro de 1959 06 de outubro de 1960
Geir Hallgrímsson 06 de outubro de 1960 01 de dezembro de 1972
Birgir Isleifur Gunnarsson 01 de dezembro de 1972 15 de agosto de 1978
Egill Skúli Ingibergsson 15 de agosto de 1978 27 de maio de 1982
Davíð Oddsson 27 de maio de 1982 16 de julho de 1991
Markús Örn Antonsson 16 de julho de 1991 17 de março de 1994
Árni Sigfússon 17 de março de 1994 13 de junho de 1994
Ingibjörg Solrun Gísladóttir 13 de junho de 1994 01 de fevereiro de 2003
Þórólfur Árnason 01 de fevereiro de 2003 30 de novembro de 2004
Steinunn Valdis Oskarsdottir 30 de novembro de 2004 13 de junho de 2006
Vilhjálmur Þ. Vilhjálmsson 13 de junho de 2006 16 de outubro de 2007
Dagur B. Eggertsson 16 de outubro de 2007 24 de janeiro de 2008
Ólafur Magnússon F. 24 de janeiro de 2008 21 de agosto de 2008
Hanna Birna Kristjánsdóttir 21 de agosto de 2008 15 de junho de 2010
Jón Gnarr 15 de junho de 2010 Incumbente

Demografia

Reykjavík é o maior e mais populoso liquidação na Islândia. Atual Reykjavík é uma cidade com pessoas de pelo menos 100 países. As minorias étnicas mais comuns são Poloneses, Filipinos, e Danes. Em 2009, os indivíduos nascidos no estrangeiro composta por 8% da população total. As crianças de origem estrangeira formam uma minoria mais considerável nas escolas da cidade (tanto quanto um terço em lugares); muitos dos quais são adotadas. Embora além de habitantes imigrantes, a cidade é visitada por milhares de turistas, estudantes e outros residentes temporários semanais, às vezes ultrapassando os nativos em cidade-centro, tendendo a ser educados de classe média alta escandinavos, outros europeus, norte-americanos, ou japonesa.

População histórica de Reykjavík.
Ano Cidade Metro
1801 600 -
1860 1450 -
1901 6321 8221
1910 11.449 14.534
1920 17.450 21.347
1930 28.052 33.867
1940 38.308 43.483
1950 55.980 64.813
1960 72.407 88.315
1970 81.693 106152
1980 83.766 121698
1985 89.868 -
1990 97.569 145980
1995 104258 -
2000 110852 175.000
2005 114800 187105
2006 115420 191612
2007 117721 196161
2008 119848 201585
2011 119108 202341

A população de Reykjavík em 2011 foi de 119.848, a população combinada da Grande Área Reykjavík sendo cerca de 202.341. Seis dos municípios da Islândia estão na área de capital, aqueles são os listados abaixo:

  • Álftanes: 2484
  • Garðabær: 10.272
  • Hafnarfjörður: 26.099
  • Kópavogur: 30.779
  • Mosfellsbær: 8642
  • Seltjarnarnes: 4445

Distritos

Reykjavík é dividido em 10 distritos.

Mosfellsbær
Seltjarnarnes
Vesturbær
Miðborg
Hlíðar
Háaleiti
Laugardalur
Grafarvogur
Arbaer
Breiðholt
Grafarholt
Kópavogur
  • Vesturbær (Distrito 1)
  • Miðborg (Distrito 2, centro da cidade)
  • Hlíðar (District 3)
  • Laugardalur (Distrito 4)
  • Háaleiti og Bústaðir (District 5)
  • Breiðholt (District 6)
  • Arbaer (distrito 7)
  • Grafarvogur (Distrito 8)
  • Kjalarnes (Distrito 9)
  • Grafarholt og Úlfarsárdalur (Distrito 10)

Economia

Sæbraut

Borgartún é o centro financeiro de Reykjavík, hospedando um grande número de empresas e três bancos de investimento.

Reykjavík tem estado no centro do crescimento econômico da Islândia e da subsequente contracção económica ao longo da última década, um período referido nos meios de comunicação estrangeiros como o "Nordic Tiger" anos, ou "anos de boom da Islândia". O boom econômico levou a um forte aumento na construção, com grandes projectos de reabilitação, tais como Harpa sala de concertos e centro de conferências e outros.

Em 2009, Reykjavík foi listada como a cidade mais rica do mundo em 2007 pela The Economist Group.

Grandes empresas

  • 66 ° NORTH - fabricante de roupas
  • Empresa de mídia de massa - 365
  • Advania - informações corporação de serviços de tecnologia
  • Air Iceland - A companhia aérea
  • Arctic Trucks - modificações de veículo
  • ÁTVR - álcool e tabaco loja
  • A Carbon Recycling International - empresa metanol renovável
  • CCP Games - desenvolvedora de jogos de vídeo e editor
  • Dagsbrún - telecomunicações e media conglomerado
  • Eimskipafélag Islands - empresa de transporte
  • FRISK Software International - empresa de software
  • Hagar - loja de varejo holding
  • Hagkaup - cadeia de hipermercados
  • HB Grandi - pesca e transformação de pescado empresa
  • Icelandair - A companhia aérea
  • Grupo Icelandair - A companhia aérea
  • Íslandsbanki - banco
  • Íslandspóstur - serviço postal
  • deCODE genetics - empresa biofarmacêutica
  • Mannvit Engenharia - empresa de engenharia
  • Marorka - a gestão da energia a investigação marinha e empresa
  • MP Bank - banco
  • NBI - banco
  • Nói Sirius - chocolate e confecção fabricante
  • Nyherji - tecnologia da informação corporação de serviço
  • Össur - fabricante ortopedia
  • Ruv - empresa de mídia de massa
  • Empresa de telecomunicações - Síminn
  • WOW air - A companhia aérea

Infra-estrutura

Aeroporto de Reykjavík, incluindo a Sede Icelandair ea Icelandair Hotel Loftleidir de propriedade

Estradas

Per capita carro propriedade na Islândia está entre as mais altas do mundo em cerca de 522 veículos por 1.000 habitantes, embora Reykjavík não está gravemente afetado por congestionamento. Várias estradas com várias faixas (principalmente estradas de duas vias) funcionam entre as mais populosas áreas e rotas mais freqüentemente conduzido. Lugares de estacionamento também são abundantes na maioria das áreas. O transporte público é constituído por um sistema de ônibus (chamada Strætó bs). Route 1 (o Rodoanel) percorre os arredores da cidade e conecta-lo para o resto da Islândia.

Aeroportos e portos marítimos

Aeroporto de Reykjavík, a segunda maior aeroporto do país (depois Keflavík International Airport), está posicionado no interior da cidade, apenas a sul do centro da cidade. É usado principalmente para voos domésticos, bem como voos para a Gronelândia e das Ilhas Faroé . Foi construído ali pelo britânico força de ocupação durante a Segunda Guerra Mundial , quando foi na periferia da Reykjavík então muito menor. Desde 1962 tem havido alguma controvérsia em relação à localização do aeroporto, uma vez que ele ocupa muito espaço valioso no centro de Reykjavik.

Reykjavík tem dois portos marítimos, o porto antigo, perto do centro da cidade, que é usado principalmente por pescadores e navios de cruzeiro e Sundahöfn na cidade a leste que é a maior porto de carga no país.

Ferrovias

Duas locomotivas a vapor foram usadas para construir o porto Reykjavík Docks ferroviária; ambos estão agora em exposição em Reykjavík.

Não há ferrovias públicas da Islândia, devido ao seu terreno, mas as locomotivas usadas para construir as docas estão em exibição.

O aquecimento urbano

A atividade vulcânica na Islândia oferece Reykjavík com sistemas de aquecimento geotérmico para ambos os distritos residential- e industriais. Em 2008, a água quente natural foi utilizado para aquecer cerca de 90% de todos os edifícios na Islândia. Com o uso total de energia geotérmica estar em 39 PJ, o aquecimento de espaço representaram 48%.

A maior parte do aquecimento urbano na Islândia vem de três principais usinas de energia geotérmica, produzindo mais de 800 MWth:

  • Svartsengi planta de calor e energia combinados (CHP)
  • Nesjavellir central de cogeração
  • Hellisheidi central de cogeração

Patrimônio cultural

A "Casa da Cultura" foi inaugurado em 1909 e tem uma série de exposições importantes. Originalmente, o Museu Nacional eo Museu de História Natural, em 2000, foi re-modelado para promover o património nacional islandesa. Muitos dos tesouros nacionais da Islândia estão em exposição, tais como a Edda Poética, eo Sagas, em seus manuscritos originais. Há também exposições temporárias sobre diversos temas.

Estilo de vida

Vida noturna

Laugavegur rua principal no centro de Reykjavík

Reykjavík é muitas vezes apelidada de "a capital da vida nocturna do norte". É famoso para seu fim de semana vida noturna. Islandeses tendem a sair tarde para que bares que parecem bastante tranquila pode encher-se de repente, geralmente após a meia-noite em um fim de semana.

O álcool é relativamente caro em bares. As pessoas tendem a beber em casa antes de sair. Beer foi banido na Islândia até 1 de março de 1989, mas desde então se tornou popular entre muitos islandeses como a sua bebida alcoólica de escolha.

Existem mais de 100 bares e clubes diferentes em Reykjavík; a maior parte deles estão localizados em Laugavegur e suas ruas laterais. É muito comum para um estabelecimento que é um café antes do jantar para se transformar em um bar à noite. O tempo de fechamento é geralmente em torno de 04:30 nos fins de semana e 01:00 durante a semana. O Iceland Airwaves festival de música é encenada anualmente em outubro.

Véspera de Ano Novo

Multidões se reúnem para fogos de artifício comemorativos na véspera de Ano Novo, perto de Hallgrimskirkja

A chegada do novo ano é uma causa específica para a celebração para o povo de Reykjavík. Lei islandesa estipula que qualquer pessoa pode comprar e usar fogos de artifício durante um determinado período em torno da véspera de Ano Novo. Como resultado, cada véspera de Ano Novo da cidade é iluminada com fogos de artifício.

Principais pontos turísticos

  • Alþingishúsið - o parlamento islandês
  • A Casa da Cultura, Centro Nacional de Património Cultural, Hversfigata 15, 101 Reiquiavique. tel 545 1400
  • Baejarins Beztu Pylsur - uma pequena hotdog ficar no centro de Reykjavík
  • Blue Lagoon - geotérmica spa localizado perto de Reykjavík
  • CIA.IS - Centro de Arte islandês - informações gerais sobre a arte visual islandês
  • Hallgrímskirkja - a maior igreja na Islândia
  • Harpa Reykjavík - Reykjavík Concert & Conference Centre
  • Heiðmörk - a maior reserva de floresta e da natureza na área
  • Hofdi - a casa em que Gorbachev e Reagan reuniu em 1986 para o Cimeira Islândia
  • Kringlan - o segundo maior shopping da Islândia
  • Laugardalslaug - Piscina
  • Laugavegur - rua comercial principal
  • Nauthólsvík - uma praia aquecida geotermal
  • Perlan - uma cúpula de vidro que descansa em cinco tanques de água
  • Rauðhólar - um aglomerado de crateras vulcânicas vermelhas
  • Rådhus Reykjavíkur - prefeitura
  • Museu de Arte de Reykjavik - a maior instituição de arte visual na Islândia
  • Tjörnin - lagoa
  • Biblioteca Nacional e Universitária da Islândia (Þjóðarbókhlaðan)
  • Museu Nacional da Islândia (Þjóðminjasafnið)
  • Universidade da Islândia
  • Arbaejarsafn (Reykjavík Open Air Museum) - Museu Municipal de Reiquiavique
  • Reykjavík 871 ± 2 - exposição de uma escavação arqueológica de uma idade de casa Viking, de cerca de 930 dC
  • Vikin Maritime Museum - um museu marítimo localizado junto ao antigo porto

Educação

Escolas secundárias

  • Fjölbrautaskólinn í Breiðholti (FB)
  • Menntaskólinn í Reykjavík (MR)
  • Menntaskólinn við Hamrahlíð (MH)
  • Menntaskólinn við Sund (MS)
  • Borgarholtsskóli (Borgo)
  • Fjölbrautaskólinn við Ármúla (FA)
  • Menntaskólinn Hraðbraut
  • Kvennaskólinn í Reykjavík (Kvennó)
  • Tækniskólinn
  • Verzlunarskóli ilhas (Verzló)

Universidades

  • A Universidade da Islândia
  • Universidade Reykjavík
  • Islândia Academia das Artes

As equipes de esportes

  • Glímufélagið Ármann (Ármann)
  • Ungmennafélagið Fjölnir
  • Fylkir
  • Fram
  • Knattspyrnufélag Reykjavíkur (KR Reykjavík)
  • Víkingur
  • Þróttur
  • Knattspyrnufélagið Valur (Valur)
  • Íþróttafélag fatlaðra í Reykjavík - para pessoas com deficiência
  • Íþróttafélag Reykjavíkur (I.V.)
  • Skotfélag Reykjavíkur
  • Skautafélag Reykjavíkur
  • Tennis- og badmintonfélag Reykjavíkur
  • Skylmingafélag Reykjavíkur
  • Leiknir

Geminação de cidades

  • Oslo komm.svg Oslo , Noruega
  • Brasões de None.svg Seattle , Estados Unidos
  • Estocolmo bra.svg vapen Estocolmo , Suécia
  • Brasão de St Petersburg (1780) .png São Petersburgo , Rússia
  • Brasão de Tórshavn.svg Tórshavn, Ilhas Faroe
  • Brasão de Vilnius Gold.png Vilnius, Lituânia
  • Blason ville ca Winnipeg (Manitoba) .svg Winnipeg, Canadá
  • Brasão de Strumica Municipality.svg Strumica, FYRepublic da Macedónia
  • Braços de Zevenaar.svg Zevenaar, Países Baixos
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Reykjavík&oldid=545700667 "