Conteúdo verificado

Drama

Disciplinas relacionadas: Arte ; Teatro

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Drama é o específico Modo de ficção representado em desempenho. É derivado de um grego palavra que significa " ação "( Grego clássico δράμα / Teatro), derivado de "fazer" ( Grego clássico δράω / DRAO).

Dramas são realizados em várias mídia: teatro , rádio , cinema e televisão . Drama é frequentemente combinada com música e dança : o drama na ópera é cantada em todo; musicais incluem falado diálogo e canções; e algumas formas de teatro tem acompanhamento musical regulares ( melodrama e japonês Não, por exemplo). Em improvisação, o drama não pré-existem no momento do desempenho; performers conceber uma dramática roteiro espontaneamente diante de uma platéia.

Histórico de drama

Grego

Drama-icon.svg

Os três tipos de teatro compostas na cidade de Atenas foram tragédia, comédia, e sátira. As origens da tragédia ateniense e comédia estão longe de ser clara, mas eles começaram (e continua a ser), como parte das comemorações do deus Dionísio, que foram realizadas uma vez por ano. Todos os anos, três autores foram escolhidos para escrever três dramas, e uma sátira jogar cada. Da mesma forma, cinco autores também foram escolhidos para escrever três comédias e uma sátira jogar cada. Cada tetralogy tragédia foi então realizada em três dias consecutivos, e no último dia 5 as comédias competiu. Todos os jogos foram jogados no teatro Dionísio em Atenas, eo melhor autor para a tragédia ea comédia foi escolhido.

O refrão parece ter se originado durante 534 aC com um coro cantando uma canção sobre alguns lendário herói. Mais tarde, o líder Thespis, ao invés de cantar sobre o herói, comecei a pensar sobre o herói ao passar por ele. Diálogo falado entre diversos atores foi adicionado, eo resultado foi "tragédia" na forma grega. O primeiro prêmio para a tragédia foi para Thespis em 534 aC.

Na verdade, as duas máscaras associados drama com os rostos sorridentes e franzidos são ambos símbolos da Musas Thalia e Melpomene. Thalia é o musa da comédia (o rosto sorridente), e Melpomene é o musa da tragédia (o rosto carrancudo).

Indiano

O drama indiano é rastreada até alguns episódios dramáticos descritos no Rigveda . Os dramas lidou com preocupações humanas, bem como os deuses. O primeiro relato teórico de drama indiano é Bharata Muni de Natya Shastra, que pode ser tão antiga quanto o século 3 aC. Drama foi apadrinhado pelos reis, bem como assembleias de aldeia. Famosos dramaturgos primeiros incluem Bhasa e Kalidasa.

O Ramayana e os Mahabharata histórias têm sido muitas vezes utilizado para parcelas no drama indiano e essa prática continua até hoje.

Medieval

Na Idade Média, drama nas línguas vernáculas da Europa surgiu a partir de decretos religiosos da liturgia. Mistério execuções foram apresentados na varanda das catedrais ou passeando jogadores em dias de festa. Estes novamente evoluiu para formas trágicas e cômicas, dependendo do tema. As primeiras peças verdadeiramente secular na Europa foram peças históricas, celebrando a vida dos reis históricos ou lendários, estes combinado as funções de entretenimento e propaganda. Alguns estudiosos acreditam hoje que Shakespeare 's Richard III , por exemplo, serviu para propagar a Mito Tudor.

Milagre e mistério execuções (como Everyman) mais tarde evoluiu para formas mais elaboradas do drama, como foi visto nos palcos Isabelino. eu não acho que isso é verdade não acredito que

Isabelino e jacobino

Uma das grandes florações de drama na Inglaterra ocorreu nos séculos 16 e 17. Muitas dessas peças foram escritas em verso, particularmente pentâmetro iâmbico. Além Shakespeare , tais como autores Christopher Marlowe, Thomas Middleton, e Ben Jonson eram dramaturgos proeminentes durante este período. Como no período medieval , peças históricas comemorou a vida dos antigos reis, reforçando a imagem da Monarquia Tudor. Autores deste período desenhou algumas de suas histórias de mitologia grega e mitologia romana ou a partir de peças de dramaturgos romanos eminentes, tais como Plauto e Terence.

Ópera

Ópera ocidental é uma forma de arte dramática, que surgiu durante a Renascença, numa tentativa de reviver a tradição do drama grego clássico em que tanto a música eo teatro foram combinadas. Sendo fortemente entrelaçada com música clássica ocidental, a ópera passou por enormes mudanças nos últimos quatro séculos e é uma importante forma de teatro até hoje. Digno de nota é a enorme influência do compositor do século 19 alemão Richard Wagner sobre a tradição da ópera. Em sua opinião, não houve equilíbrio adequado entre a música eo teatro nas óperas de seu tempo, porque a música parece ser mais importante do que os aspectos dramáticos sobre estas obras. Para restaurar a conexão com o tradicional Drama grego, ele inteiramente renovada o formato operático, e para enfatizar a importância igualmente de música e drama nessas novas obras, ele chamou-os "dramas música".

Coreano

Dramas coreanos são famosos por toda a Ásia. Os dramas estão sendo vendidos para a China, Japão, Tailândia, Taiwan, e estão a ser exibido na TV para esses países. Dramas coreanos seguem a onda Hallyu da Coréia. Muitas pessoas sentem que dramas coreanos são muito triste. Alguns famosos dramas coreanos são: Stairway to Heaven, Sonata de Inverno, algo aconteceu em Bali, Autumn Fairy Tale, Summer Scent, Goong (aka Palace), Coffee Prince, e muitos mais.

Japonês

Japonês Nenhum drama é uma forma dramática grave que combina drama, música e dança em uma experiência completa performance estética. Ela se desenvolveu nos séculos 14 e 15 e tem sua própria instrumentos musicais e técnicas de desempenho, que foram muitas vezes transmitida de pai para filho. Os artistas eram geralmente do sexo masculino (para ambos os sexos masculino e papéis femininos), embora amadores do sexo feminino também realizar dramas não. Nenhum drama foi apoiada pelo governo, e particularmente os militares, com muitos comandantes militares com suas próprias tropas e, por vezes, realizar-se. Ele ainda é realizada no Japão hoje.

Kyogen é a contrapartida quadrinhos para nenhum drama. Ela concentra-se mais no diálogo e menos na música, embora instrumentistas Não Às vezes aparecem também em Kyogen.

Hoje

Exceto o sagrado clássico teatro musical indiano, o objetivo usual de drama é como entretenimento. No entanto o drama também pode ser usado como um educacional actividade ou para fins terapêuticos. Ele ainda é usado para ministério religioso.

Ele tem uma capacidade única para permitir-nos para jogar, o que nos permite ser outra pessoa ou em uma situação que não seria normalmente encontrar tais como, sendo um general em uma guerra. Isto é o que faz com que o drama de uma forma útil de ensinar, aprender e crescer como pessoa.

Drama tem uma maneira holística de ensinar as pessoas. Quer seja em um jogo ou participando em um situação role-play, os participantes aprendem por meio de interações com os outros - isso permite que os participantes não só para aprender fatos como eles faria a partir de um livro ou em uma sala de aula, mas para entrar no mundo de outra pessoa, para ser autorizado a explorar a forma como eles se sentem sobre esta situação ou pessoa, quer se trate de uma cidade devastada pela guerra ou o lobo no Tres Porquinhos. Cada interação com outro personagem ou situação dá uma maior compreensão do que está acontecendo ao nosso redor.

Se você olhar para uma criança pequena quando eles estão jogando, eles são fascinados com o seu próprio mundo, e através de suas ações, pensamentos e da maneira como eles jogam eles aprendem sobre si mesmos, aos outros e ao mundo ao seu redor. Play permite-los a agir fora situações novas, experimentar novas maneiras de fazer as coisas e por fazê-lo aprender. (Veja Natividade Play)

Quando as pessoas crescem, a idéia do jogo torna-se menos importante e entrar na imaginação se torna mais difícil. No entanto, este é o lugar onde o drama tem a capacidade única e inegável para ajudar os outros a aprender e crescer como indivíduos, pois permite-lhes para jogar. Através de jogo, podemos mais uma vez experimentar situações, quer seja para uma entrevista de emprego por ação ao vivo role-playing (aka. LARP), ou apenas para pensar em novas idéias, nós também podemos ganhar confiança em nós mesmos e aprender a confiar nos outros.

Role-play também pode desempenhar um papel importante na terapia, mais uma vez entrar na imaginação e permitindo-nos a fingir e pensar em coisas de outras maneiras. Drama terapia é muitas vezes considerado um tratamento eficaz para as pessoas que tiveram problemas emocionais e psicológicos graves, embora seja importante notar que a evidência para apoiar a eficácia terapêutica de Drama terapia é anedótico, em vez de científico.

No teatro, drama é uma vida, respiração forma de arte. Atores são colocados no palco, para que eles possam dar vida às personagens que foram criados pelos dramaturgos. No teatro, as duas principais coisas a considerar são: a) o drama é impulsionada por conflitos e b) que o drama é a ação. A ação pode ser vagamente definido como qualquer coisa que um personagem faz com um objetivo por trás dele, enquanto que os conflitos podem ser resumidos como um choque entre os motivos de um ou mais caracteres.

Ferramenta para a educação

Há muitas formas de teatro educativo estes todos compartilham um objetivo comum, para criar a consciência ou uma compreensão de uma idéia ou problema. A seguir, alguns exemplos das principais formas em que o drama é usado como uma ferramenta para a educação.

Teatro na educação (TIE) é a imagem típica de drama, visto desde a década de 1960. Geralmente realizada por grupos de jovens, escolas ou por um grupo de teatro esta forma de teatro era geralmente uma peça concebida que usou idéias abstratas para comunicar uma mensagem, ele segue a tradição de execuções visto ao longo da história, como moralidade joga como Everyman. Esta forma de teatro também poderia ser comparado a commedia del arte, e outras formas de deslocação de teatro.

Pantomima

Estas histórias seguem a tradição de fábulas e contos populares, geralmente há uma lição aprendida, e com alguma ajuda da platéia o herói / heroína salva o dia. Este tipo de utilizações jogo personagens de ações visto em masque e novamente Commedia del arte, esses personagens incluem o vilão (doctore), o palhaço / servo (Arlechino / Harlequin / teclas), os amantes etc. Estes jogos geralmente têm uma ênfase em dilemas morais, e bem sempre triunfa sobre o mal, este tipo de jogo também é muito divertido e é uma maneira muito eficaz de atingir muitas pessoas.

Drama na educação

Ao contrário de teatro na educação, Drama na Educação (DIE) é baseada em oficina, com grupos criando seus próprios cenários, ideias e importa mesmo assunto através do uso de oficinas de teatro e de teatro. Por vezes, este tipo de trabalho podem levar à criação de uma peça, ou de um pedaço de TIE ou algum outro tipo de meios para mostrar um resultado do trabalho. Drama na Educação utiliza habilidades utilizadas em todo o espectro da atividade dramático, tudo a partir de professor em papel para convenções teatrais normais de audiência e espectador. DIE geralmente é executado em clubes de jovens, escolas, centros comunitários etc. DIE envolve um grau elevado de participação do grupo e, portanto, é voltado para pequenos grupos de indivíduos.

Workshops

A oficina é uma situação em que um grupo está autorizado a explorar e pensar sobre uma questão, um livro, um pensamento, um jogo, qualquer coisa. Dentro termos do drama é uma situação ativa com um monte de aprender e experimentar. Oficinas de teatro temos muitos estilos e abordagens diferentes como qualquer atividade de grupo, este estilo e abordagem é determinada pela vontade do grupo para participar, a quadro e distância que eles são do drama é geralmente a forma de retenção para a sessão, no exemplo mostrado através professor em papel vemos o grupo está "enquadrada" como assistentes sociais e por causa de seu papel no drama que estão a uma distância muito próxima, se o grupo eram mais velhos em idade 14-17 dizem, então eles seriam menos propensos a entrar em o drama e um quadro mais adequada deveriam ser escolhidas. Por exemplo, em vez de assistentes sociais que poderiam se tornar repórteres, o que lhes permitiria permanecer no final espectador do drama e dar-lhes uma chance de refletir sobre as condições envolventes eventos. No entanto, isto não significa que o grupo tem sempre de ter uma moldura. eles podem permanecer si mesmos e ainda participar do drama, permitindo-lhes para pensar sobre como eles se sentem sobre a situação. Neste caso, o grupo pode entrar no drama como a si mesmos e como agiriam em uma situação, ou explorar sendo personagens de uma situação eo que é torná-los agir da maneira que são.

Status legal

Reino Unido

Copyright, Designs and Patents Act de 1988 não definir uma obra dramática, exceto para o estado que ele inclui uma obra de dança ou mime. No entanto, é claro que o trabalho dramático inclui o cenário ou script para filmes, peças de teatro (escrita para teatro, cinema, televisão ou rádio), e trabalhos coreográficos.

Trabalhos citados

  • Banham, Martin, ed. 1998. O Guia de Cambridge Theatre de Cambridge:. Cambridge University Press. ISBN 0521434378.
  • Duchartre, Pierre Louis. 1929. A comédia italiana. Republicação integral. New York: Dover, 1966. ISBN 0486216799.
  • Durant, Will & Ariel Durant. 1963 A História da Civilização, Volume II: The Life of Greece. 11 vols. New York: Simon & Schuster.
  • Elam, Keir. 1980. A Semiótica da Teatro e Drama. Nova Acentos Ser. Londres e Nova York: Methuen. ISBN 0416720609.
  • Gordon, Mel. 1983. Lazzi: as rotinas cómicas do Commedia dell'Arte. New York: Performing Arts Journal Publications. ISBN 0933826699.
  • Johnstone, Keith. 1981. Impro: Improvisação e Teatro Rev. ed. Londres: Methuen de 2007. ISBN 0713687010.
  • Spolin, Viola. 1967. Improvisação para o Teatro. Terceiro rev. ed Evanston, Il .: Northwestern University Press, 1999. ISBN 081014008X.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Drama&oldid=220577543 "