Conteúdo verificado

Disseminação global do H5N1

Assuntos relacionados: Meio Ambiente

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Altamente patogênico H5N1
Altamente patogênico H5N1
Os países com aves de capoeira ou aves selvagens mortas pela altamente patogênica H5N1.
Os países com casos humanos de H5N1 altamente patogênico.

A propagação global de alta patogenicidade H5N1 em aves é considerada uma significativa ameaça de pandemia.

Enquanto outras H5N1 estirpes são conhecidos, eles são significativamente diferentes de uma estirpe H5N1 atual, altamente patogênica em um nível genético, tornando a propagação global desta nova cepa sem precedentes. A cepa H5N1 é uma fast-mutante, altamente patogênica vírus da gripe aviária (GAAP) encontrados em várias espécies de aves. É tanto epizootia (epidemia em não-humanos) e panzootic (uma doença que afeta animais de muitas espécies, especialmente em uma área ampla). Salvo indicação em contrário, "H5N1" neste artigo refere-se à recente estirpe de alta patogenicidade do H5N1.

"Desde 1997 , os estudos de H5N1 indicam que estes vírus continuam a evoluir, com alterações na antigenicidade e interna constelações de genes; uma gama de hospedeiros alargada em espécies avícolas e a capacidade de infectar felinos; reforçada patogenicidade em experimentalmente infectados ratos e furões, em que eles causam infecções sistêmicas; e aumento de estabilidade ambiental. "

Casos Humanos e cumulativas de mortes por H5N1
A partir de 11 de abril de 2007
H5n1 spread (com regressão) .png

Notas:

  • Fonte OMS Casos humanos confirmados de H5N1
  • "[T] ele incidência de casos humanos atingiu o pico, em cada um dos três anos em que os casos tenham ocorrido, durante o período que corresponde aproximadamente ao inverno e primavera no hemisfério norte. Se esse padrão continuar, um surto de casos poderia ser antecipada de partida no final de 2006 ou início de 2007. " Influenza aviária - epidemiologia dos casos de H5N1 humanos relatados à OMS
  • A regressão curva de mortes é y = a + e kx, e é mostrado estendido até o final de abril de 2007.

Dezenas de milhões de aves morreram de H5N1 influenza e centenas de milhões de aves foram abatidas e destruídas, para limitar a propagação do vírus H5N1. Os países que relataram um ou mais grandes surtos do vírus H5N1 de alta patogenicidade em aves (causando pelo menos milhares, mas em alguns casos milhões de aves mortas) são (em ordem de primeiro surto occurrence): Korea , Vietnam , Japan , Thailand , Cambodia , Laos , Indonesia , China , Malaysia , Russia , Kazakhstan , Mongolia , Turkey , Romania , Croatia , Ukraine , Cyprus , Iraq , Nigeria , Egypt , India , France , Niger , Bosnia , Azerbaijan , Albania , Cameroon , Myanmar , Afghanistan , Israel , Pakistan , Jordan , Burkina Faso , Alemanha , Sudão , Costa do Marfim , Djibouti , Hungria , Reino Unido , Kuwait , Bangladesh , Arábia Saudita , Gana , República Checa , Togo .

Altamente patogênico H5N1 foi encontrado em aves na natureza em vários outros países: Áustria , Bulgária , Dinamarca , Grécia , Irã , Itália , Polônia , Sérvia e Montenegro , Eslováquia , Eslovénia , Espanha , Suécia , Suíça . Vigilância de H5N1 em seres humanos, aves, pássaros selvagens, gatos e outros animais continua a ser muito fraco em muitas partes da Ásia e África. Muito permanece desconhecido sobre a extensão exata de sua propagação.

H5N1 tem variedades de baixa patogenicidade endêmica em aves na América do Norte. H5N1 tem uma variedade altamente patogênica que é endêmica em dezenas de espécies de aves em todo o sul da Ásia e ameaça tornar-se endêmica em aves na Ásia ocidental e África . Até agora, é muito difícil para os seres humanos de serem infectadas com o H5N1. A presença de alta patogenicidade (mortal) H5N1 em todo o mundo em ambos os pássaros no selvagem ( cisnes , magpies , patos, gansos , pombos , águias , etc.) e em frangos e perus em fazendas tem sido demonstrada em milhões de casos com o vírus isolar realmente sequenciado em centenas de casos que produzam prova definitiva da evolução desta estirpe deste subtipo da espécie Influenzavirus A (vírus da gripe aviária).

Conforme Robert Webster:

"Os epicentros de ambos o Pandemia de gripe asiática de 1957 ea Hong Kong pandemia de gripe de 1968 foram no Sudeste da Ásia, e é nesta região que vários subtipos do vírus da gripe H5N1 já surgiram. O vírus H5N1 foi detectado asiática pela primeira vez em Província de Guangdong, na China, em 1996, quando ele matou alguns gansos, mas recebeu pouca atenção até que ele se espalhou pelos mercados live-de aves em Hong Kong a humanos em Maio de 1997, matando 6 de 18 pessoas infectadas. [...] De 1997 a maio de 2005, os vírus H5N1 eram confinadas para o Sudeste Asiático, mas depois de terem infectado aves selvagens no lago Qinghai, na China, eles rapidamente se espalhou para o oeste. [...] A propagação intermitente para os seres humanos vai continuar, e que o vírus vai continuar a evoluir ". Mapa


Casos humanos e de aves

1959-1997

Patos desempenhar um papel fundamental na propagação H5N1
  • Uma estirpe de alta patogenicidade do H5N1 causou a gripe surtos com spread significativo de inúmeras fazendas, resultando em grandes perdas econômicas em 1959 na Escócia em galinhas e em 1991 na Inglaterra em perus . Estas estirpes foram um pouco semelhante à estirpe patogénica corrente de H5N1 em dois dos seus dez genes, o gene que faz com que seja tipo H5 e o gene que faz com que seja N1. Os outros genes podem e têm sido rearranjado de outros subtipos da espécie de gripe aviária (sua facilidade na troca de genes é parte do que todos eles uma espécie faz). Evolução por rearranjo de H5N1 1999-2002 criado o genótipo Z, que se tornou a cepa dominante de alta patogenicidade H5N1 em 2004 e agora está se espalhando por todo o mundo em ambos os pássaros selvagens e domésticos.
  • "O precursor do vírus da gripe H5N1 que se espalhou para os seres humanos em 1997 foi detectado pela primeira vez em Guangdong, China , em 1996 , quando causou um número moderado de mortes em gansos e atraiu muito pouca atenção. "
  • Em 1997 , em Hong Kong , 18 seres humanos foram infectadas e seis morreram no primeiro caso conhecido de H5N1 humanos que infectam.
  • Em 28 de dezembro de 29 de dezembro de 1997 , 1,3 milhões de frangos foram mortos por Hong Kong Governo. O governo também suspendeu a importação de frangos de China continental.

2003

  • "Doença humana associada a influenza A subtipo H5N1 ressurgiu em janeiro de 2003 , pela primeira vez desde que um surto em Hong Kong em 1997. " Três pessoas em uma família foram infectados depois de visitar Província de Fujian, no continente China e 2 morreram.
  • Até meados do ano de 2003 surtos da doença de aves de capoeira causada por H5N1 ocorreu na Ásia, mas não foram reconhecidos como tal. Que os animais de dezembro em um Thai zoo morreu depois de comer carcaças de frango infectadas. Mais tarde naquele mês infecção pelo vírus H5N1 foi detectado em três rebanhos na República da Coreia .
  • H5N1 na China neste e em períodos posteriores é menos do que totalmente relatada. Blogs têm descrito muitas discrepâncias entre os anúncios oficiais do governo da China em matéria de H5N1 e que as pessoas na China vêem com seus próprios olhos. Muitos relatórios do total de casos de H5N1 excluir China devido à descrença generalizada em números oficiais da China.

2004

Em janeiro de 2004 uma nova e importante surto de H5N1 surgiu no Vietnã e Tailândia 's aves indústria, e dentro de algumas semanas se espalhou para dez países e regiões da Ásia , incluindo a Indonésia , a Coreia do Sul , Japão e China . Em outubro de 2004 os pesquisadores descobriram H5N1 é muito mais perigoso do que se acreditava anteriormente, porque aves aquáticas, especialmente patos, foram se espalhando diretamente a estirpe de alta patogenicidade do H5N1 para galinhas , corvos , pombos e outras aves e que foi aumentando a sua capacidade de infectar mamíferos também. Deste ponto em diante, peritos da gripe aviária se referem cada vez mais à contenção como uma estratégia que pode retardar, mas não impedir uma futura pandemia de gripe aviária.

2005

A propagação da gripe aviária no hemisfério oriental.

Em janeiro de 2005, um surto de gripe aviária afetou trinta e três fora de sessenta e quatro cidades e províncias em Vietnam , levando ao abate forçado de quase 1,2 milhões de aves de capoeira. Até 140 milhões de aves são acredita que tenham morrido ou sido mortos por causa do surto. Em abril de 2005, começa uma morte sem precedentes de mais de 6.000 aves migratórias em Qinghai Lake, no centro da China ao longo de três meses. Esta estirpe de H5N1 é a mesma estirpe como é espalhado oeste por aves migratórias pelo menos durante os próximos dez meses. Em agosto de 2005 H5N1 se espalhou para o Cazaquistão , Mongólia e Rússia . Em 29 de Setembro de 2005 , David Nabarro, coordenador sênior do sistema das Nações Unidas recém-nomeado para Influenza Aviária e Humana, advertiu o mundo de que um surto de gripe aviária poderia matar 5-150.000.000 pessoas. David Nabarro indicou mais tarde que, como o vírus se espalhou para aves migratórias, um surto poderia começar em África ou o Oriente Médio . Mais tarde, em 2005 H5N1 se espalhou para a Turquia , Roménia , Croácia e Kuwait .

2006

  • Nos primeiros dois meses de 2006 H5N1 se espalhou para outros asiáticos países (como a Índia), norte da África e Europa em populações de aves selvagens possivelmente sinalizando o início do H5N1 ser endêmico em populações de aves migratórias selvagens em vários continentes durante décadas, mudando definitivamente a maneira como as aves de capoeira são de viveiro . Além disso, a propagação de H5N1 altamente patogénico para as aves selvagens, aves em jardins zoológicos e por vezes mesmo de mamíferos (exemplo: gatos de estimação) levanta muitas perguntas não respondidas sobre as melhores práticas para a mitigação de ameaças, tentando equilibrar a redução dos riscos de humanos e não-humanos mortes do estirpe nonpandemic atual com a redução possíveis mortes pandemia, limitando as suas possibilidades de mutação para uma cepa pandêmica. Que não utilizam vacinas podem resultar na necessidade de matar um número significativo de aves de fazenda e do jardim zoológico, enquanto a utilização de vacinas pode aumentar a chance de um pandemia de gripe.
  • Até Abril de 2006 os cientistas concluíram que a contenção tinha falhado devido ao papel de selvagens pássaros na transmissão do vírus e agora estavam enfatizando medidas muito mais abrangente de mitigação e gestão de risco.
  • Em junho de 2006 OMS previu um aumento no número de mortes humanas devido ao H5N1 durante o final de 2006 ou início de 2007, após uma calmaria de verão / outono na maioria dos países, como H5N1 parece ser um pouco sazonal na natureza. Em julho e agosto de 2006 o número de mortes de aves devido ao H5N1 foram registrados em um aumento significativo Camboja , China , Laos , Nigéria e Tailândia , enquanto continua inabalável uma taxa sem precedentes na Indonésia .
  • Em setembro, Egito e Sudão entrou para a lista das nações vendo um ressurgimento de mortes de aves devido ao H5N1.
  • Em novembro e dezembro, Coréia do Sul e Vietnã se juntou a lista de nações vendo um ressurgimento de mortes de aves devido ao H5N1.

2007

Em janeiro, Japão , Hungria , Rússia , e do Reino Unido entrou para a lista das nações vendo um ressurgimento de mortes de aves devido ao H5N1. Em fevereiro, Paquistão , Turquia , Afeganistão e Mianmar entrou para a lista e Kuwait viu o seu primeiro grande surto de H5N1 influenza aviária.

Em março de Bangladesh e Arábia Saudita cada um viu seu primeiro grande surto de H5N1 gripe aviária e Gana em maio.

Como H5N1 continuou matando muitos pássaros e algumas pessoas durante toda a primavera nos países onde é agora endêmica, em junho Malásia e Alemanha viu um ressurgimento de mortes de aves devido ao H5N1, enquanto a República Tcheca e Togo experimentou seu primeiro grande surto de H5N1 influenza aviária.

Em julho de França e Índia também viu um ressurgimento de mortes de aves devido ao H5N1.

2008

Janeiro

  • 24 de janeiro de 2008: Ministério da Saúde da China confirmou um homem de 22 anos morreu de H5N1 na província central de Hunan.

Fevereiro

  • 26 de fevereiro de 2008: H5N1 matou um professor da escola do norte do Vietnã na morte 51ª do país a partir da doença, e as autoridades de saúde trastes que o vírus se espalhar ainda mais.
  • 28 de fevereiro de 2008: Não há indicações de que o H5N1 está se tornando um problema maior na China, apesar de a morte de três pessoas da doença este ano, a Organização Mundial da Saúde nesta quarta-feira.

Março

  • 04 de março de 2008: O vírus H5N1 confirmada como a causa de morte de um 25 ano de idade Feminino a partir Sennoris District, Fayum Governorate, Egito .

Junho

  • 07 de junho de 2008: Hong Kong encontrou o vírus H5N1 da gripe aviária em aves de capoeira em uma tenda Sham Shui Po. 2.700 aves foram requisitados para serem mortos pelo governo local. Um novo regulamento exigir que todas as galinhas vivas não vendidas pela 20:00 para ser morto. O presidente da Hong Kong Aves atacadistas Associação disse que a decisão de govenrment torna muito difícil para o seu negócio para continuar. Os varejistas que mantêm aves de capoeira ao vivo após 8:00 está agora sujeita a uma multa de HK $ 50.000 e seis meses de prisão.

Casos de suínos

Os porcos podem conter vírus influenza adaptadas para os seres humanos e outros que são adaptados para pássaros, permitindo que os vírus a troca de genes e criar uma estirpe de pandemia.

Vírus da gripe aviária H3N2 é endêmico em porcos (" gripe suína ") na China e tem sido detectado em suínos no Vietnã, aumentando temores do surgimento de novas cepas variantes. Especialistas em saúde dizem que os porcos podem transportar humanos de influenza vírus, que podem combinar (ou seja, sub-unidades troca genoma homólogo pela genética reassortment) com H5N1 , passando genes e mutação para uma forma que pode passar facilmente entre os seres humanos. H3N2 evoluíram a partir de H2N2 por mudança antigênica e causou a Hong Kong pandemia de gripe de 1968 e 1969, que matou até 750 mil pessoas. A cepa dominante de anual de gripe em humanos em janeiro de 2006 é H3N2. Medido resistência aos medicamentos antivirais padrão amantadina e rimantadine em H3N2 em humanos aumentou para 91% em 2005 . Uma combinação destes dois subtipos da espécie conhecida como a vírus da gripe aviária em um país como a China é um cenário de pior caso. Em agosto de 2004, pesquisadores na China encontrado H5N1 em porcos.

Em 2005 descobriu-se que o H5N1 "pode ser infectando até a metade da população de suínos em algumas áreas da Indonésia , mas sem causar sintomas [...] Chairul Nidom, virologista Centro doença tropical da Universidade de Airlangga em Surabaya, Java, foi a realização de uma investigação independente no início deste ano. Ele testou o sangue de 10 suínos aparentemente saudáveis alojados perto de explorações avícolas em Java ocidental, onde a gripe aviária tinha quebrado, Natureza relatado. Cinco das amostras porco continha o vírus H5N1. O governo indonésio, desde então, encontraram resultados semelhantes na mesma região, Natureza relatado. Testes adicionais de 150 suínos fora da área foram negativos. "

Felidae (gatos)

Os gatos domésticos pode obter H5N1 a partir de aves que comem, e pode transmiti-lo a outros gatos e, possivelmente, para as pessoas.

"Em Banguecoque, Tailândia , todos os gatos em uma casa são conhecidos por ter morrido de H5N1 em 2004. tigres e leopardos em tailandês zoológicos também morreu, enquanto no ano passado dois gatos perto de um surto em aves de capoeira e as pessoas no Iraque foram confirmados para ter morrido de H5N1, assim como os três alemães gatos que comeram aves selvagens. Na Áustria gatos foram infectados, mas permaneceu saudável ". Gatos na Indonésia também foram encontrados para ter sido infectado com o H5N1.

O spread para mais e mais tipos e populações de aves ea capacidade de Felidae (gatos) para pegar H5N1 de comer este presa natural entende-se a criação de um reservatório para o vírus H5N1 em gatos em que o vírus pode adaptar-se a mamíferos é uma das muitas vias possíveis para uma pandemia.

Out 2004

As variantes foram encontrados em um número de gatos domésticos, leopardos e tigres na Tailândia , com alta letalidade. "O tigre surto Tailândia Zoo matou mais de 140 tigres, fazendo com que as autoridades de saúde para tomar a decisão de abater todos os tigres doentes em um esforço para parar o jardim zoológico de tornar-se um reservatório para a gripe H5N1. Um estudo dos gatos domésticos mostraram infecção pelo vírus H5N1 por ingestão de aves infectadas e também por contacto com outros gatos infectados (Kuiken et al., 2004). " A inicial OIE relatório lê-se: ". As manifestações clínicas começaram em 11 de Outubro de 2004, fraqueza, letargia, dificuldade respiratória e febre alta (cerca de 41-42 graus Celsius) Não houve resposta a qualquer tratamento antibiótico A morte ocorreu no prazo de três dias após o início da. sinais clínicos com lesões pulmonares graves. "

28 de fevereiro de 2006

Um gato morto infectado com o H5N1 do vírus da gripe aviária foi encontrado na Alemanha .

06 de março de 2006

Hans Seitinger, o início oficial da agricultura no sul do estado de Styria, Áustria anunciou que vários gatos que ainda vivem em Styria ter testado positivo para H5N1:

Agosto 2006

Foi anunciado no CDC EID jornal agosto de 2006 que enquanto a literatura que descreve infecção HPAI H5N1 em gatos foi limitada a um subconjunto de vírus clade I; um vírus Qinghai-like (eles são geneticamente distintos de outros vírus clade II) matou até cinco gatos e 51 galinhas de 3 fevereiro - 5 fevereiro de 2006, em Grd Jotyar (~ 10 km ao norte de Erbil City, Iraque). Dois dos gatos estavam disponíveis para exame.

"Um vírus influenza A H5 estava presente em múltiplos órgãos em todas as espécies do local do foco em Grd Jotyar (Tabela). Para sequenciação de cDNA foi amplificada directamente a partir de extractos de ARN a partir de materiais patológicos sem isolamento do vírus. Com base na análise da sequência do completo gene HA1 e 219 aminoácidos do gene de HA2, os vírus do ganso e um gato de Grd Jotyar e da pessoa que morreu de Sarcapcarn (sequência derivada a partir de amplificação por PCR a partir de material de ovo de primeira passagem) são> 99% idênticas ao níveis de nucleotídeos e aminoácidos ácidos (GenBank nos. DQ435200-02). Assim, nenhuma indicação de adaptação vírus para gatos foi encontrado. Os vírus do Iraque são mais estreitamente relacionados aos atualmente circulam vírus Qinghai-like, mas quando comparado com A / bar- ganso dirigido / Qinghai / 65/2005 (H5N1) (GenBank n. DQ095622), eles compartilham apenas 97,4% de identidade ao nível do ácido nucleico com substituições de ácidos aminados de três significado desconhecido. Por outro lado, o vírus do gato é única 93,4% idêntica a A / tigre / Thailand / CU-T4 / 2004 (H5N1) (GenBank n. AY972539). Estes resultados não são surpreendentes, dado que estas estirpes são representativas de diferentes subtipos (8,9). A sequenciação de 1349 pb do gene N de um gato e do ganso (para ser submetido a GenBank) mostram identidade ao nível dos aminoácidos, e que os genes N de vírus que infectam o gato e ganso são> 99% idênticas ao de A / cabeça de ganso bar / Qinghai / 65/2005 (H5N1). Estes resultados suportam a noção de que os gatos podem ser amplamente susceptíveis a circulante vírus H5N1 e, assim, podem desempenhar um papel no rearranjo, deriva antigénica, e de transmissão ".

24 de janeiro de 2007

"Chairul Anwar Nidom de Universidade Airlangga em Surabaya, Indonésia , disse aos jornalistas na semana passada que ele tinha tomado amostras de sangue de 500 gatos vadios perto de mercados de aves em quatro áreas de Java, incluindo a capital, Jacarta , e uma área em Sumatra , todos os quais tiveram recentemente surtos de H5N1 em aves de capoeira e as pessoas. Destes gatos, 20% realizado anticorpos ao vírus H5N1. Isso não significa que eles ainda estavam carregando o vírus, só que eles tinham sido infectados - provavelmente através da ingestão de aves que tiveram H5N1. Muitos outros gatos que foram infectados é provável que morreram da doença resultante, tantos mais de 20% das populações de gatos originais podem ter adquirido H5N1. "

Mamíferos em geral

Martens e um número desconhecido de outros mamíferos pode pegar H5N1, ilustrando a capacidade sem precedentes de H5N1 para sobreviver e se espalhar.

H5N1 tenha sido transmitido nos laboratórios de muitas espécies, incluindo ratos e furões para estudar seus efeitos.

H5N1 foi transmitida em meio selvagem para três civeta em Vietnam em agosto de 2005 e um marta de pedra na Alemanha março 2006.

A BBC informou que um stray dog no Azerbaijão morreram da doença em 15 março 2006 .

Especialistas acreditam que mais trabalho é necessário para determinar o papel dos mamíferos na epidemiologia do H5N1 . Os funcionários não estão fazendo o suficiente para monitorar gatos, cães e outros carnívoros para seu possível papel na transmissão de H5N1 . As pessoas que vivem em áreas onde o A (H5N1) vírus infectou aves são aconselhados a manter seus gatos dentro de casa. "Os gatos podem ser infectadas através do aparelho respiratório. Os gatos também podem ser infectados quando ingerem o vírus, que é uma nova via para a transmissão da gripe em mamíferos. Mas os gatos excretam apenas um milésimo da quantidade de vírus que as galinhas fazer [... ] A preocupação é que, se um grande número de felinos e outros carnívoros ser infectado, o vírus pode sofrer mutação em uma série de eventos que poderia levar a uma epidemia entre os seres humanos. Os cães, raposas, focas e outros carnívoros podem ser vulneráveis a A (H5N1) infecção por vírus, disse o Dr. Osterhaus. testes na Tailândia têm mostrado que o vírus tenha infectado cães sem causar sintomas aparentes ".

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Global_spread_of_H5N1&oldid=223614207 "