Conteúdo verificado

Mentha

Assuntos Relacionados: Plantas

Você sabia ...

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Patrocinadoras filhos ajuda as crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Mentha
Mentha longifolia
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Mentha
L.
Espécies

Veja o texto

Mentha (hortelã) é um gênero de aproximadamente 25 espécies (e muitas centenas de variedades) de plantas de florescência na família Lamiaceae (Menta Família). Espécies dentro Mentha ter um subcosmopolitan distribuição em toda a Europa , África , Ásia , Austrália e América do Norte . Vários hortelã híbridos comumente ocorrem.

Balas são aromáticos, quase que exclusivamente perene, raramente anual, ervas. Eles têm ampla expansão subterrânea rizomas e ereto, ramificado hastes. O folhas são dispostas em pares opostos, a partir de simples oblongo a lanceoladas, muitas vezes felpudo, e com uma margem serrilhada. Folhas cores variam de verde escuro e cinza-verde ao roxo, azul e às vezes amarelo pálido. As flores são produzidas nos conjuntos ("verticilos»), em um pico ereto, branco ao roxo, o corolla dois de lábios com quatro lobos subequal, o lobo superior geralmente o maior. O fruto é uma pequena seca cápsula contendo um a quatro sementes .

Embora as espécies que formam o género Mentha estão amplamente distribuídos e podem ser encontrados em muitos ambientes, muitas crescem melhor em ambientes húmidos e solos húmidos. Balas vai crescer 10-120 cm de altura e pode se espalhar por uma área de tamanho indeterminado. Devido à tendência para a propagação controlada, rebuçados são considerados invasiva .

Espécies

Este cobre uma variedade de que são considerados como sendo puro espécies de balas. Tal como acontece com todas as classificações de plantas, esta lista pode ir fora da data na observação de um momento. Aqui estão os nomes das espécies aceites e dos nomes comuns (quando disponível). Sinônimos, juntamente com cultivares e variedades (quando disponível), estão listados sob as espécies.

  • Mentha aquatica - Mint água, ou Marsh hortelã
  • Mentha arvensis - Milho hortelã, hortelã selvagem, japonês Peppermint, Campo Mint
  • Mentha asiatica - Mint asiática
  • Australis - Mentha hortelã australiano
  • Mentha canadensis
  • Pennyroyal de Hart - Mentha Cervina
  • Mentha citrata - Bergamota hortelã
  • Mentha crispata - hortelã enrugou-folha
  • Mentha Cunninghamia
  • Mentha dahurica - Dahurian Thyme
  • Mentha diemenica - hortelã Slender
  • Mentha gattefossei
  • Grandiflora Mentha
  • Mentha haplocalyx
  • Mentha japonica
  • Mentha kopetdaghensis
  • Mentha laxiflora - Floresta hortelã
  • Mentha longifolia - Cavalo Mint
  • Mentha nemorosa - grande hortelã maçã, foxtail hortelã, hortelã peludo, lanoso hortelã, hortelã cubana
  • Mentha pulegium - Poejo
  • Mentha Requienii - Hortelã corsa
  • Mentha sachalinensis - Jardim hortelã
  • Achyrocline Mentha - Native Pennyroyal
  • Mentha spicata - Spearmint, hortelã Curly
  • Mentha suaveolens - Hortelã maçã, Hortelã abacaxi (a cultivar variegada da Apple hortelã)
  • Vagans Mentha hortelã - Cinza

Híbridos selecionados

A família de hortelã tem um grande conjunto de híbridos reconhecidos. Tal como acontece com todas as classificações de plantas, esta lista pode ir fora da data na observação de um momento. Sinônimos, juntamente com cultivares e variedades, onde disponíveis, estão incluídas dentro das espécies específicas.

  • Mentha x gracilis - Ginger Mint
  • Mentha piperita × - Hortelã-pimenta
  • Mentha rotundifolia (M. × × longifolia M. suaveolens) - False Apple mint
  • Mentha × Smithiana (M. aquatica × M. arvensis × M. spicata) - Red Raripila Mint
  • Mentha × villosa (M. spicata × M. suaveolens; syn M. cordifolia.) - Apple hortelã-
  • Mentha × villosonervata (M. longifolia × M. spicata) - Sharp-toothed Mint

Cultivo

Mentha x gracilis e M. rotundifolia. O anel de aço é para controlar a propagação da planta.

Todas as balas preferir, e prosperar, em fresco, pontos de umidade em sombra parcial. Em geral, rebuçados tolerar uma ampla gama de condições, e também pode ser cultivada em pleno sol.

Eles estão crescendo rapidamente, estendendo seu alcance ao longo de superfícies através de uma rede de corredores. Devido ao seu rápido crescimento, uma planta de cada hortelã desejado, juntamente com um pouco de cuidado, irá proporcionar mais de hortelã suficiente para uso doméstico. Algumas espécies de hortelã são mais invasivos do que outros. Mesmo com as balas menos invasivos, o cuidado deve ser tomado quando a mistura de qualquer hortelã com quaisquer outras plantas, para que a hortelã assumir. Para controlar balas em um ambiente aberto, balas devem ser plantadas em profundidade, recipientes sem fundo afundados no solo ou acima do solo plantado em banheiras e barris.

Algumas balas podem ser propagadas por sementes. Crescimento a partir de sementes pode ser um método confiável para a criação de hortelã por duas razões: Sementes de hortelã são altamente variáveis, pode não acabar com o que se pressupunha foi plantada; algumas variedades de hortelã são estéreis. É mais eficaz para tomar e mudas de plantas a partir dos corredores de balas saudáveis.

As balas mais comuns e populares para o cultivo são hortelã-pimenta (Mentha piperita ×), hortelã (Mentha spicata), e (mais recentemente) hortelã maçã (Mentha suaveolens).

Balas são supostamente para fazer bom plantas do companheiro, repelindo insetos-praga e atraindo os benéficos.

A colheita das folhas de hortelã pode ser feito a qualquer momento. Folhas de hortelã fresca deve ser utilizado imediatamente ou armazenado até um par de dias em sacos plásticos dentro de uma geladeira. Opcionalmente, hortelã pode ser congelado em bandejas do cubo de gelo. Folhas de hortelã secas deve ser armazenado em um recipiente hermético colocado em um, área seca fresco e escuro.

Usos

Culinária

Um pote de geléia de hortelã. Geléia de hortelã é um condimento tradicional servido com pratos de cordeiro.

A folha, frescos ou secos, é a fonte da culinária de hortelã. Hortelã fresca é geralmente preferido ao longo de hortelã seca quando o armazenamento da Casa da Moeda não é um problema. As folhas têm um fresco aromático, de sabor agradável quente, doce, com um sabor fresco. Folhas de hortelã são usadas em chás, bebidas, geléias, xaropes, doces e sorvetes. No Oriente Médio cozinha hortelã é usado em pratos de cordeiro. Na cozinha britânica, molho de hortelã é popular com cordeiro. Chamado pudina indiano.

Mint é um ingrediente necessário para Touareg chá, um chá popular em países africanos e árabes do norte.

As bebidas alcoólicas às vezes apresentam aroma de menta, ou seja, a Mint Julep eo Mojito. Creme de menta é um licor com sabor de hortelã usado em bebidas como o gafanhoto.

Mint óleo essencial e mentol são amplamente utilizados como aromatizantes em bebidas, purificadores de ar expirado, boca lavagens anti-séptico, pasta de dente, goma de mascar, sobremesas, e doces, ver Mint (doces) e mint chocolate. As substâncias que dão as balas seus aromas e sabores característicos são mentol (o principal aroma de Peppermint, e Japanese Peppermint) e pulegona (em Pennyroyal e Corso Mint). O composto principalmente responsáveis pelo aroma e sabor de hortelã é R - carvone.

Salicilato de metila, comumente chamado de "óleo de gaultéria", é muitas vezes usado como aromatizante de hortelã para alimentos e doces devido ao seu sabor a hortelã-like.

Balas são usadas como plantas de alimento pelas larvas de alguns Espécies Lepidoptera que incluem Buff arminho.

Medicinais e cosméticos

Mint foi originalmente usado como uma erva medicinal para tratar dor de estômago e dores no peito. Para curar dores de estômago, hortelã seca colocar folhas em água fervente e, em seguida, quando esfria beber. Este chá é chamado monstranzo. Durante a Idade Média , as folhas de hortelã em pó foram usadas para branquear dentes. Chá de hortelã é um forte diurético. Mint também ajuda digestão.

Mentol a partir de óleo essencial de hortelã (40-90%) é um ingrediente de muitos e alguns cosméticos perfumes. O mentol e óleo essencial de menta também são muito utilizados na medicina como um componente de muitos fármacos, e são muito populares em aromaterapia.

Um uso comum é como um antipruritic, especialmente em tratamentos de picada de inseto (muitas vezes junto com cânfora).

Mentol também é usado em cigarros como um aditivo, porque bloqueia o gosto amargo do tabaco e acalma a garganta.

Muitas pessoas também acreditam que o sabor forte, afiado e aroma de hortelã pode ser usado como um leve descongestionante para doenças como o resfriado comum .

Em Roma, Plínio recomendou que uma coroa de hortelã era uma coisa boa para os alunos a usar desde que foi pensado para "animar suas mentes". Algumas pesquisas modernas sugerem que ele estava certo.

Inseticidas

Folhas de hortelã são muitas vezes utilizados por muitos campistas para repelir mosquitos. Diz-se também que os extratos de folhas de hortelã tem uma capacidade de matar mosquito particular.

Óleo de hortelã também é usado como um ambientalmente amigável inseticida por sua capacidade de matar algumas pragas comuns, como vespas, marimbondos, formigas e baratas.

Doenças

Origem e uso da palavra hortelã

Mint desce do Latin palavra mentha, que tem suas raízes no Grego palavra Minthe, mencionado na mitologia grega como Minthe, uma ninfa que foi transformada em uma planta hortelã. A palavra em si provavelmente deriva de uma linguagem pré-grego agora extinto, ver Substrato pré-grego.

Folhas de hortelã, sem um qualificador como hortelã ou hortelã maçã, geralmente se refere a folhas de hortelã.

Na Central e América do Sul , hortelã é conhecida como hierbabuena (literalmente, "boa erva"). Em Países lusófonos, especialmente no Brasil , espécies de menta são popularmente conhecidos como " Hortelã ". No Hindi e urdu línguas é chamado Pudeena.

O Lamiaceae família taxonômica é conhecido como a família de hortelã. Ele inclui muitas outras ervas aromáticas, incluindo a maioria das ervas de cozinha mais comuns, incluindo manjericão , alecrim , sálvia , orégano e catnip.

Como um termo coloquial Inglês, qualquer pequeno item de confeitaria com sabor de hortelã pode ser chamado de hortelã.

No uso comum, várias outras plantas com folhas perfumadas podem ser erroneamente chamado de hortelã. Vietnamita Mint, comumente usado em Cozinha do Sudeste Asiático, não é um membro da família de hortelã (família taxonômica Lamiaceae).

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mentha&oldid=219354163 "