Conteúdo verificado

Stuttgart

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Informações de fundo

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Stuttgart
Stuttgart Schlossplatz (Praça Castle)
Stuttgart Schlossplatz (Praça Castle)
Brasão de Stuttgart
Stuttgart está localizado na Alemanha
Stuttgart
Coordenadas 48 ° 46'43 "N 9 ° 10'46" E Coordenadas: 48 ° 46'43 "N 9 ° 10'46" E
Administração
País Alemanha
Estado Baden-Württemberg
Administrador. região Stuttgart
Distrito Distrito urbano
Subdivisões da cidade 23 distritos
Lord Mayor Wolfgang Schuster ( CDU)
As estatísticas básicas
Área 207,36 km 2 (80,06 sq mi)
Elevação 245 m (804 pés)
População 613.392 (31 de dezembro de 2011)
- Densidade 2.958 / km 2 (7.661 / sq mi)
Fundado Século 10
Outras informações
Fuso horário CET / CEST ( UTC + 1 / 2)
Da matrícula S
Códigos postais 70.173-70.619
Código de área 0711
Site stuttgart.de

Stuttgart (pronunciação alemão: [Ʃtʊtɡaɐ̯t]) é a capital do estado de Baden-Württemberg, no sul da Alemanha . O sexta maior cidade da Alemanha, Stuttgart tem uma população de 600.038 (dezembro de 2008), enquanto a área metropolitana tem uma população de 5,3 milhões (2008).

A cidade situa-se no centro de uma área densamente povoada, circundado por um anel de cidades menores. Esta área urbana interna chamada Região de Estugarda tem uma população de 2,7 milhões fazendo 'maior Stuttgart' a terceira maior aglomeração na Alemanha após a Área de Ruhr e Berlim . A maior Stuttgart Região Metropolitana com mais de 5 milhões de habitantes, é a quarta maior na Alemanha após a Área de Reno-Ruhr, Berlin / Brandenburg e Frankfurt / Reno-Meno.

Stuttgart é espalhado através de uma variedade de colinas (alguns deles vinhedos ), vales e parques - incomum para uma cidade alemã e muitas vezes uma fonte de surpresa para os visitantes que associam principalmente a cidade com sua reputação industrial como o " berço do automóvel ".

Stuttgart tem o estatuto de Stadtkreis, um tipo de auto-administrar condado urbano. É também a sede do Legislativo estadual, o parlamento regional, conselho local e da Igreja Protestante no Estado Württemberg, bem como um dos dois co-sedes do bispo da Católica Romana diocese de Rottenburg-Stuttgart.

A cidade de lema é "Stuttgart é mais" (para os turistas, para negócios que se descreve como "Standort Zukunft", traduzido por cidade salão de marketing como "Onde empresa se encontra o futuro"). Em 2007, a Bürgermeister comercializado Stuttgart para os investidores estrangeiros como "O poder criativo da Alemanha". Segundo os planos atuais para melhorar as ligações de transportes para a infra-estrutura internacional (como parte do Stuttgart 21 projectos) em março de 2008, a cidade apresentou um novo logotipo e slogan, descrevendo-se como "Das neue Herz Europas" ("O novo coração da Europa").

Stuttgart é apelidado de Schwabenmetropole ( Metrópole da Suábia), uma referência ao Dialeto suábio falada pelos habitantes locais. Nesse dialeto, o nome da cidade é Schtuagerd pronunciado.

Nome e brasão de armas

Brasão de Estugarda mostra um cavalo preto em seus pés traseiros em um fundo amarelo. Foi usado pela primeira vez no seu formato atual em 1938; antes deste vários modelos e cores tinha sido usado, muitas vezes com dois cavalos. O selo canting retratado aqui reflete a origem do nome "Stuttgart". O nome em Old High German foi 'stuotgarten', com 'stuot "significado égua, depois cognato com o Inglês Antigo termo "stod '(Modern Inglês:' cravo ', relativa à criação de cavalos). O Old High termo 'Garten' Alemão referido o composto no site do assentamento original. O logotipo do Empresa automobilística Porsche apresenta uma versão modificada da brasão de Estugarda em seu centro.

Geografia

Stuttgart fica a cerca de uma hora a partir da Floresta Negra e uma distância similar do Jura da Suábia. O centro da cidade fica num vale exuberante, aninhada entre vinhas e floresta espessa perto, mas não no Rio Neckar. Assim, a cidade é muitas vezes descrita como estando "zwischen Wald und Reben", entre floresta e vinhas. Nos meses quentes de verão residentes locais se referem a esta área como o Stuttgarter Kessel, ou Stuttgart caldeirão, pelo seu clima quente e úmido, que é frequentemente mais quente do que a paisagem circundante de Württemberg.

Stuttgart abrange uma área de 207 km 2 (80 sq mi). A elevação varia de 207 m (679 pés) acima do nível do mar pela Neckar rio até 549 m (1.801 pés) sobre Bernhartshöhe colina. Como resultado, há mais de 400 lances de escadas ao redor da cidade (chamado de "Stäffele" no dialeto local), o equivalente a cerca de 20 km (12 mi) de passos. Muitos se originam a partir do momento vinhas alinhado todo o vale. Ainda hoje há vinhas menos de 500 m (1.640 pés) a partir do Estação Principal.

Panorama de Stuttgart procura Sudeste. Do Neckar vale à esquerda da cidade sobe para o centro da cidade, backdropped por altos bosques ao sul ( torre de televisão). Stuttgart Sul e Stuttgart Oeste são para a direita.
Stuttgart durante a noite

Bairros da cidade

A cidade de Stuttgart é subdividida em um total de 23 bairros da cidade, cinco distritos interiores e exteriores 18 distritos.

Os distritos internos são: Central Stuttgart, Stuttgart Stuttgart Norte, Leste Stuttgart, Stuttgart Sul, e Stuttgart Ocidente.

Os distritos exteriores são:

  • Bad Cannstatt: casa para segunda maiores spas minerais da Europa Ocidental, o Cannstatter Wasen (local do Stuttgart Festival da Primavera e do Cannstatter Volksfest (cada Setembro / Outubro)), a Schleyer-Halle, a Porsche Arena, o Mercedes-Benz Museum, o VfB Stuttgart Bundesliga equipa de futebol e sua terra natal, a Mercedes-Benz Arena (adjacente a ela o Estádio Robert Schlienz), onde VfB II (o time reserva VfB) joga). A estufa de Gottlieb Daimler, onde desenvolveu seus carros, motocicletas e lanchas também podem ser encontradas em Cannstatt. O maior distrito da cidade de Estugarda, Cannstatt foi sugerida como a futura capital de Württemberg por Leibniz em 1696.
  • Degerloch: primeira torre de televisão do mundo, Stuttgarter Kickers equipa de futebol e sua terra natal, a Waldaustadion.
  • Möhringen: teatros musicais, US Exército de Kelley Barracks, sede do Africom.
  • Plieningen: campus de Universidade de Hohenheim, Schloss Hohenheim (castelo).
  • Stammheim: local de alta segurança Stammheim prisão e tribunal (ver Facção Exército Vermelho terroristas).
  • Untertürkheim: Daimler AG sede e original Mercedes-Benz planta, o Montanha Württemberg, homônimo ao território histórico de Württemberg, local da Württemberg Mausoleum
  • Vaihingen: não deve ser confundida com a vizinha Vaihingen (Enz), lar de um dos dois Universidade de Stuttgart e campi Remendo Barracks, a sede da forças armadas dos EUA na Europa ( USEUCOM)
  • Zuffenhausen: Sede da Porsche e museu
  • Feuerbach: casa do original Bosch planta e Behr.
  • bem como Birkach, Botnang, Hedelfingen, Mühlhausen, Münster, Obertürkheim, Sillenbuch, Wangen, e Weilimdorf.
O centro da cidade no inverno

Stuttgart aglomeração e região metropolitana

Aglomeração de Stuttgart (a entidade política ' Stuttgart Region ') consiste nas cidades próximas de Ludwigsburg com sua enorme palácio barroco, Böblingen, o velho Livre a cidade imperial de Esslingen, Waiblingen, Göppingen e seus respectivos distritos rurais homónimas (Landkreise, a exceção sendo o distrito de Waiblingen, chamado Rems-Murr-Kreis).

O Stuttgart Região Metropolitana é um conceito regional mais vasto, que, para além dos distritos da região de Stuttgart, abrange a maior parte do Norte, Central e do Leste Württemberg, que consiste em as cidades de Heilbronn / Schwäbisch Hall, Reutlingen / Tubingen, bem como Aalen / Schwäbisch Gmünd e seus respectivos distritos e regiões, ou seja, Heilbronn-Franken, Neckar-Alb e Ostwürttemberg.

Clima

Stuttgart experimenta um clima oceânico ( Classificação climática de Köppen Cfb). Nos meses de Verão, a vizinha Floresta Negra e Colinas Alb da Suábia atuar como um escudo de tempo severo, mas a cidade também pode estar sujeito a tempestades nos meses de verão e períodos de neve de vários dias no inverno. O centro da cidade, referido pelos habitantes locais como "Kessel" (caldeirão) experiências de calor mais intensa no verão e menos neve no inverno do que os subúrbios. Deitada como faz no centro do continente europeu, a faixa de temperatura entre o dia ea noite ou no verão e no inverno pode ser extremo. Em média Estugarda goza de 1.693 horas de sol por ano.

Winters durar de dezembro a março. O mês mais frio é janeiro, com uma temperatura média de 0 ° C (32 ° F). A cobertura de neve tende a não durar mais do que alguns dias, embora tenha sido conhecida a últimas semanas em um momento tão recentemente quanto 2008. Os verões são quentes, com uma temperatura média de 20 ° C (68 ° F), nos meses mais quentes do Julho e Agosto. Os verões duram de Maio até Setembro.

Os dados climáticos para Stuttgart
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Fonte: Weatherbase

História

Pré século 19

O primeiro assentamento conhecido de Stuttgart foi por volta do final do século 1 dC, com o estabelecimento de um romano forte no bairro moderno de Cannstatt, nas margens do rio Neckar. Logo no início do terceiro século os romanos foram impulsionadas pela ALAMANNI para trás após o Reno e Danúbio . Embora nada se sabe sobre Cannstatt durante o período de Invasão Bárbara acredita-se que a área permaneceu habitada como é mencionado em Abadia de St. Gall arquivos que datam de 700 dC.

O 'Old Castle ", que remonta a 950

Stuttgart si foi provavelmente fundada por volta de 950 dC pouco antes da Batalha de Lechfeld por Duke Liudolf de Suábia, um dos filhos de Sacro Imperador Romano Otto I, o Grande. A cidade foi usada para criação de cavalos de cavalaria em prados férteis no centro da cidade de hoje, embora escavações arqueológicas recentes indicam que esta área já foi o lar de Agricultores merovíngia.

Um registro de presente de Abbey Hirsau datado por volta de 1160 mencionado 'Hugo de Stuokarten', a confirmação da existência do Stuttgart de hoje.

Entre este tempo e do século 14, a liquidação foi de propriedade do Margraves de Baden ea Cidades de Württemberg Backnang e Besigheim.

O ' New Castle 'em Schlossplatz que foi construída entre 1746 e 1807

Por volta de 1300, Stuttgart se tornou a residência dos Condes de Württemberg, que expandiu a crescente liquidação para a capital de seu território (Territorialstaat). Stuttgart foi elevada à categoria de cidade em 1321, quando se tornou a residência oficial do rei. O território em torno de Stuttgart ficou conhecido como o Condado de Württemberg antes das contagens foram elevados à duques pela Sacro Imperador Romano em 1495, quando se tornou o Stuttgart Ducado de capital e Ducal residência.

O nome Württemberg origina de um monte íngreme em Stuttgart, anteriormente conhecido como Wirtemberg.

No século 18, Stuttgart entregue temporariamente o seu estatuto de residência após Eberhard Ludwig fundada Ludwigsburg ao norte da cidade. Em 1775, Karl Eugen solicitado um retorno ao Stuttgart, ordenando a construção do New Castle.

19o e 20o século

Em 1803, Stuttgart foi proclamado o capital de Württemberg Kurfürstentum (governado por um Príncipe-eleitor) até de Napoleão Bonaparte dissolução do Sacro Império Romano em 1805, quando se tornou Stuttgart capital do Reino de Württemberg. A residência real foi expandido sob Frederico I da Württemberg embora muitos dos edifícios mais importantes de Estugarda, incluindo o Wilhelm Palace, Katharina Hospital, o Galeria do Estado, a Villa Berg eo Königsbau foram construídos sob o reinado de Rei Wilhelm I.

O Wilhelm Palace de 1840, agora a biblioteca da cidade

Desenvolvimento de Stuttgart como cidade foi entravada no século 19 por sua localização. Não foi até a abertura do Estação principal em 1846 que a cidade passou por um renascimento econômico. A população na época era em torno de 50.000.

Durante o revolução de 1848/1849, um parlamento nacional pan-Democrática Alemã ( Frankfurt Parlamento) foi formada em Frankfurt para superar a divisão da Alemanha. Após longas discussões, o parlamento decidiu oferecer o título do imperador alemão ao rei Frederico Guilherme IV da Prússia. Como o movimento democrático tornou-se mais fraca, os príncipes alemães recuperou o controle de seus estados independentes. Finalmente, o rei prussiano recusou a oferta dos revolucionários. Os membros do parlamento foram expulsos de Frankfurt e os membros mais radicais (que queriam estabelecer uma república) fugiu para Stuttgart. Um pouco mais tarde, este parlamento garupa foi dissolvido pelos militares Württemberg.

Em 1871 Stuttgart ostentava 91.000 habitantes, e pelo tempo Gottlieb Daimler inventou o automóvel em uma pequena oficina em Cannstatt, a população tinha aumentado rapidamente para 176.000.

Em 1871, como um reino autônomo, se juntou ao Württemberg Império Alemão criado por Otto von Bismarck , O primeiro-ministro da Prússia, durante o unificação da Alemanha.

No final da Primeira Guerra Mundial, a monarquia Württemberg quebrou: William II de Württemberg recusou a coroa - mas também se recusou a abdicar - sob pressão dos revolucionários que invadiram o Palace Wilhelm. O Free State of Württemberg foi estabelecido, como uma parte da República de Weimar . Stuttgart foi proclamada a capital.

Em 1920 Stuttgart se tornou a sede do Governo Nacional da Alemanha (após a administração fugiu de Berlim , ver Kapp Putsch).

Sob o regime nazista , Stuttgart começou a deportação de seus judeus habitantes em 1939. Cerca de sessenta por cento da população judaica alemã havia fugido no momento em que foram impostas restrições à sua circulação em 1 de Outubro de 1941, altura em que os judeus que vivem em Württemberg foram forçados a viver em 'apartamentos' judeus antes de ser "concentrado" no antigo recinto da feira de comércio em Killesberg. Em 01 de dezembro de 1941 os primeiros trens de deportação foram organizadas para Riga. Apenas 180 judeus da Württemberg realizada em campos de concentração sobreviveram.

Durante o período do governo nazista, Stuttgart realizou o "título honorário" Stadt der Auslandsdeutschen (Cidade do os alemães que vivem fora do Reich).

Stuttgart Rathaus (câmara municipal) em 1907. Todos, mas a parte traseira do edifício foi destruído por aliado bombardeio na Segunda Guerra Mundial .

Durante a Segunda Guerra Mundial, o centro de Estugarda foi quase completamente destruída em Ataques aéreos dos Aliados. Alguns dos bombardeios mais grave ocorreu em 1944 nas mãos de bombardeiros anglo-americanas. O ataque mais pesado ocorreu em 12 de setembro de 1944, quando o Real Força Aérea bombardeou a cidade velha de Stuttgart cair mais de 184.000 bombas, incluindo 75 blockbusters. Mais de 1.000 pessoas morreram na resultante tempestade de fogo. Em Stuttgart totais foi submetido a 53 bombardeios, resultando na destruição de 68% de todos os edifícios ea morte de 4.477 pessoas.

Em 1945, as forças aliadas tomaram o controle da Alemanha, liderada pelo exército francês que ocupava Stuttgart até a cidade caiu para a zona de ocupação militar norte-americana. Um conceito inicial do Plano Marshall destinado a apoiar a reconstrução e recuperação econômica / política em toda a Europa foi apresentado durante um discurso proferido pelo Secretário de Estado dos EUA James F. Byrnes no Stuttgart Opera House. Seu discurso levou diretamente para a unificação das zonas de ocupação britânicas e americanas, resultando na 'bi-zone' (mais tarde o "tri-zone", incluindo o francês). Quando o República Federal da Alemanha foi fundada em 23 de Maio de 1949, Stuttgart, como Frankfurt , era um sério candidato a se tornar a capital federal, mas, finalmente, Bonn sucedido.

Partes da ex-Unidos alemã de Baden e Württemberg foram fundidas em 1952 que conduziu à fundação do novo estado de Baden-Württemberg, agora o terceiro maior estado da Alemanha.

Recente

Durante a Guerra Fria , Stuttgart tornou-se casa para o centro de comando conjunta de todos os Estados Unidos as forças militares na Europa, África e do Atlântico (US Comando Europeu, EUCOM). EUCOM ainda está sediada lá hoje. Bases do exército dos EUA e em torno de Stuttgart incluir ou incluíram o seguinte: Remendo Quartel-General (QG EUCOM), Robinson Barracks, Panzer Kaserne, Kelley (Barracks HQ AFRICOM)

Casaco primeiro Stuttgart de armas em 1286

No final de 1970, o distrito de Stammheim foi o centro do palco de um dos períodos mais controversos da história do pós-guerra alemão durante o julgamento de Membros Facção do Exército Vermelho na corte de alta segurança de Stammheim. Após o julgamento, Ulrike Meinhof, Andreas Baader, Gudrun Ensslin e Jan-Carl Raspe cometeu suicídio em Stammheim. Várias tentativas foram feitas para libertar os terroristas por força ou chantagem durante a " Outono Alemão ", de 1977, culminando no sequestro e assassinato do industrial alemão e presidente dos Empregadores Alemães Associação Hanns Martin Schleyer, bem como o seqüestro de Lufthansa LH181 vôo.

Em 1978 Estugarda de comboio suburbano entrou em operação.

Pontos de interesse, pontos turísticos e cultura

O interior da cidade

O Stiftskirche, visto a partir do oeste (Stiftstraße)
Praça Schillerplatz

No centro de Estugarda encontra-se a sua praça principal, Schlossplatz. Bem como sendo a maior praça em Stuttgart, está no ponto de crossover entre a área comercial da cidade, parque Schlossgarten que corre para o rio Neckar, dois castelos Central de Estugarda, e os principais museus e áreas residenciais para o oeste sul. Königstraße, o mais importante rua comercial de Stuttgart, que corre ao longo da borda noroeste da Schlossplatz, afirma ser a maior rua pedonal na Alemanha.

Embora o centro da cidade foi fortemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial , muitos edifícios históricos foram reconstruídos ea cidade possui algumas belas peças de arquitectura pós-guerra moderna. Edifícios e praças de nota no interior da cidade incluem:

O Alte Kanzlei em Praça Schillerplatz
  • O Stiftskirche (Colegiada), remonta ao século 12, mas foi alterado para o estilo gótico tardio no século 15 e é uma igreja protestante desde 1534. Exterior: Românica / Gótico; interior: Românico / Gothic / Moderna. Reconstruído com interior simplificado após a Segunda Guerra Mundial.
  • Altes Schloss (a Castelo Velho), em sua maioria datam do final do século 15, algumas partes remontam a 1320. Estilo renascentista; reconstruído
  • Alte Kanzlei (Antigo Chancelaria) em Praça Schillerplatz que apóia em 1598 Mercury Pillar
  • Neues Schloss (a New Castle), concluída em 1807. barroco / Classicismo); reconstruída com um interior moderno, atualmente abriga escritórios do governo. As adegas com uma coleção de fragmentos de pedra desde os tempos romanos estão abertos aos visitantes
  • Wilhelmpalais (o Rei Wilhelm Palais), 1840
  • Königsbau (Edifício do Rei), 1850. Classicismo; reconstruído
  • O Großes Haus of Stuttgart Teatro Nacional, 1909-1912
  • Markthalle Market Hall, 1910. ( Art Nouveau )
  • O (Estação Ferroviária Principal) Hauptbahnhof foi projetado em 1920; suas linhas funcionais stark são típicos da tendência artística 'Neue Sachlichkeit' ( Nova Objetividade)
  • O Biblioteca estadual Württembergische Landesbibliothek, reconstruído em 1970.
  • Friedrichsbau Varieté (Friedrich edifício), reconstruída em 1994 no local do antigo edifício art nouveau
O Haus der Wirtschaft (House of Commerce)

Arquitetura em outros distritos

Um número de castelos significativas ficar nos subúrbios de Estugarda e além como lembretes do passado real da cidade. Estes incluem:

  • Castelo Solitude, 1700-1800. Barroco / rococó )
  • Palácio de Ludwigsburg, 1704-1758. Barroco, com a sua enorme jardim barroco.
  • Castelo Hohenheim, 1771-1793

Outros marcos e em torno de Stuttgart incluem (ver também museus abaixo):

  • Castelo de Rosenstein (1822-1830). Clássico
  • Württemberg Mausoléu (1824), que contém os restos mortais de Catherine Pavlovna da Rússia e Rei Guilherme I de Württemberg
  • Wilhelma Zoo and Botanical Gardens (1853)
  • Weissenhof Estate (1927), ( Estilo Internacional)
  • O Torre de TV (1950), primeira torre de TV concreto do mundo
  • Stuttgart Airport Terminal Building, de 2000. No vizinho Leinfelden-Echterdingen

Parques, lagos, cemitérios e outros locais de interesse

Killesbergpark com fontes e vinhedos no fundo.

No centro de Estugarda encontra-se uma série de jardins que são populares com as famílias e ciclistas. Devido à sua forma em um mapa, os moradores se referem a ele como o U verde. The Green U começa com a idade Schlossgarten, jardins do castelo primeira mencionadas nos registros em 1350. O moderno parque se estende até ao rio Neckar e está dividido em jardim superior (na fronteira com o Castelo Velho, o Estação Principal, a Teatro do Estado e do edifício do Parlamento do Estado), e os jardins médio e inferior - um total de 61 hectares. O parque também abriga Stuttgart planetário.

Na extremidade de Schlossgarten situa-se o segundo parque verde U, o maior Rosensteinpark que faz fronteira Stuttgart de Wilhelma zoológico e jardins botânicos. Plantados pelo Rei Guilherme I de Württemberg, ele contém muitas árvores antigas e áreas abertas e conta como o maior jardim de estilo Inglês, no sul da Alemanha. Nos jardins do parque encontra-se o antigo castelo de Rosenstein, agora o museu Rosenstein.

Além pontes sobre uma estrada principal adjacente encontra-se a final parque verde U, Killesbergpark ou 'Höhenpark ", que é uma antiga pedreira que foi convertido para o Terceiro Reich jardim show de 1939 (e foi usado como um ponto de coleta para judeus aguardando transporte para Campos de concentração). O parque tem sido utilizado para encenar muitos shows de jardinagem desde os anos 1950, incluindo a Bundesgartenschau e 1993 Internacional Jardinagem Show, e corre miniaturas treina todo o parque nos meses de verão para crianças e adultos. A torre de observação (Killesbergturm) oferece vistas únicas em toda a leste norte de Stuttgart.

Wilhelma Zoo e Jardim Botânico, por volta de 1900

No extremo norte do Rosensteinpark é o famoso ' Wilhelma ', único jardim zoológico e botânico combinado da Alemanha. O composto todo, com suas ornamentadas pavilhões, estufas, paredes e jardins foi construído por volta de 1850 como um palácio de verão em estilo mourisco para o rei Wilhelm I de Württemberg. Abriga atualmente cerca de 8000 animais e cerca de 5000 espécies de plantas e contém o maior magnólia bosque na Europa.

Outros parques em Stuttgart incluem a histórica Botanischer Garten der Universität Hohenheim e Landesarboretum Baden-Württemberg em Castelo Hohenheim (que datam de 1776 e ainda são usados para catalogar e pesquisa de espécies de plantas), Uhlandshöhe colina (entre o centro da cidade, Bad Cannstatt e Frauenkopf, e lar de observatório Stuttgart), o Weißenburgpark (um parque hectare cinco da Bopser área de Stuttgart Sul, que remonta a 1834 e é agora o lar de uma 'casa de chá' eo 'sala de mármore "e oferece uma vista relaxante em todo o centro da cidade), o Birkenkopf (em 511 metros (1.677 pés), o ponto mais alto no centro de Estugarda, onde muitas ruínas foram lançadas para comemorar a Segunda Guerra Mundial ), o parque em Eichenhain Sillenbuch (declarado uma reserva natural em 1958 e lar de 200 carvalho árvores, muitos 300-400 anos de idade).

Há uma série de lagos e lagoas naturais e artificiais em Stuttgart. O maior é o Max-Eyth-See, que foi criado em 1935 com a recuperação de uma antiga pedreira e é agora uma reserva natural oficial. É cercada por uma área aberta expansiva ignorado por vinhas nas margens do rio Neckar perto Mühlhausen.

Feuersee, na área com o mesmo nome na Estugarda Oeste.

Há áreas extensas de floresta a oeste e sudoeste de Stuttgart, que são populares com os caminhantes, famílias, ciclistas e caminhantes. Os lagos mais frequentadas formar um trio 3 km (1,9 mi) composta pelo Bärensee, Neuer Ver e Pfaffensee. Os lagos também são usados para abastecimento de água local.

Na área de Feuersee no oeste de Estugarda encontra-se um dos dois 'Feuersee de (literalmente fogo lagos), golpeando pelas suas vistas da igreja em frente ao lago, rodeado de casas e escritórios nas proximidades. A outra Feuersee pode ser encontrado em Vaihingen.

Cemitérios em Stuttgart incluem:

  • O Hoppenlaufriedhof em Central de Estugarda, o mais antigo cemitério restante, que remonta a 1626, um cemitério enfermaria usado pela última vez em 1951
  • O Waldfriedhof, o cemitério da floresta 1913 que está conectado a Sudheimer Platz por funicular
  • O Pragfriedhof, com a sua arte Nouveau crematório. Fundada em 1873 foi estendido para incluir túmulos judaicos em 1874 e também abriga agora o Igreja Ortodoxa Russa de Alexander Nevsky
  • O cemitério Uff-Kirchhof em Bad Cannstatt que fica no cruzamento de duas antigas estradas romanas e Cannstatter Hauptfriedhof, o maior cemitério em Stuttgart, que tem sido usado como um cemitério muçulmano desde 1985.

A cidade possui os maiores depósitos de água mineral na Europa após a Budapeste , com mais de 250 nascentes dentro da área urbana.

Cultura e eventos

O State Opera House

Stuttgart é conhecida por sua rica herança cultural, em particular a sua State Theatre (Staatstheater) e Galeria Estadual (Staatsgalerie). O Staatstheater é a casa do Ópera e três teatros menores e encena regularmente ópera, balé e produções de teatro, bem como concertos. O Staatstheater foi nomeado o "Teatro do Ano" em 2006, Alemanha / Áustria / Suíça; o Opera Stuttgart ganhou o 'Opera do Ano' prêmio seis vezes. Stuttgart Ballet está ligado a nomes como John Cranko e Marcia Haydée.

A cidade também oferece dois teatros musicais estilo Broadway, o Apollo e do Teatro Palladium (cada aprox. 1800 lugares). Palácio de Ludwigsburg, na cidade vizinha de Ludwigsburg também é usado durante todo o ano como um local para concertos e eventos culturais.

O Schleyerhalle arena desportiva é regularmente utilizado para organizar concertos de rock e pop com grandes estrelas internacionais sobre turnê européia.

Swabian culinária, cerveja e vinho de Stuttgart foram produzidos na área desde 1600 e são agora famoso em toda a Alemanha e mais além. Por exemplo, Gaisburger Marsch é um guisado que foi inventado em Estugarda de Área de Gaisburg Estugarda Sul.

Em outubro de 2009 o Ministério da Agricultura Stuttgart anunciou que a União Europeia foi a reconhecer oficialmente a prato de massa Maultaschen como uma "especialidade regional", marcando assim a sua importância para o património cultural da Baden-Württemberg.

O Cannstatter Volksfest no distrito da cidade "Bad Cannstatt '

Em 1993, sediou o Stuttgart International Garden Show, no subúrbio de Killesberg. Em 2006 foi também uma das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol. Em 2007, sediou o Stuttgart 2007 Campeonato Mundial de Ginástica Artística. Em 2008, foi anfitrião da Mundial Individual debater e falar em público Championships.

Eventos regulares que se realizam em Stuttgart:

  • O relatório anual famoso do mundo 'Volksfest', originalmente uma feira agrícola tradicional, que agora também abriga barracas de cerveja e uma vila francesa e é a segunda em tamanho apenas para a Oktoberfest em Munique . Ao contrário de Munique, no entanto, há também um é Festival da Primavera, pelos mesmos motivos, em abril de cada ano.
  • Com mais de 3,6 milhões de visitantes em 2007 e mais de 200 stands, Stuttgart das Mercado de Natal é a maior e uma das mais antigas e mais belas tradicionais de Natal mercados na Europa. É especialmente conhecida por suas decorações abundantes e tem lugar nas quatro semanas que antecederam o Natal.
  • O Mercado de Peixes (Hamburger Fischmarkt, final de julho) com peixe fresco, outros alimentos e cerveja de Hamburgo .
  • O Festival de Verão (Stuttgart Sommerfest, geralmente no início de agosto) com shows, música, entretenimento para crianças e cozinha local em Schlossplatz, Stuttgart e parques adjacentes
  • O Festival das Lanternas (Lichterfest, início de Julho) em Parque Killesberg, com a sua famosa queima de fogos e atracções de feira
  • The Village Vinho (Weindorf, final de agosto / início de setembro) - vintages são vendidos a este evento realizado no Schlossplatz e Alta Palace Garden

Museus

A entrada para o Galeria de Old State

Stuttgart é o lar de cinco dos museus estatais em onze Baden-Württemberg. O mais importante deles é o velho Galeria Estadual (inaugurado em 1843, prorrogado em 1984), que detém arte que datam do século 14 ao 19, incluindo obras de Rubens , Rembrandt , Monet , Renoir , Cézanne e Beuys. Ao lado da Galeria Old State é o Nova Galeria Estadual (1980), com sua arquitetura moderna controversa. Entre outros, esta galeria abriga funciona a partir de Max Beckmann, Dalí, Matisse , Miró, Picasso , Klee, Chagall e Kandinsky.

O Württemberg jóias da coroa em exposição no Museu do Estado de Württemberg ( Castelo Velho)

O Castelo Velho também é o lar do Museu do Estado de Württemberg que foi fundada em 1862 por Guilherme I de Württemberg. O museu traça a rica história de Württemberg com muitos artefactos dos seus duques, condes e reis, bem como remants anteriores que remontam à idade da pedra . No Karlsplatz lado do Castelo Velho é um museu dedicado à memória de Claus Schenk Graf von Stauffenberg, ex-morador de Stuttgart, que tentou assassinar Adolf Hitler em 20 de julho de 1944.

Outros museus principais em Stuttgart incluem:

  • O Museu de História (Haus der Geschichte, 1987), examinando a história local, encontra, o conflito entre a sociedade moderna e sua história cultural
  • Museu Estadual de História Natural de Stuttgart (SMNS) em Parque Rosenstein alojado Castelo de Rosenstein (com ênfase na biologia e história natural) e Löwentor Museum ( paleontologia e geologia , casa do Steinheim Crânio e muitos fósseis originais do Triássico , Jurássico e períodos terciários
  • O Mercedes-Benz Museum (1923, mudou-se em 2006), agora o museu mais visitado em Stuttgart (440 mil visitas por ano. O museu traça a história do automóvel 120 anos da lendária flecha de prata para o Mercedes-Benz marca de hoje
  • Museu de Arte de Stuttgart (Kunstmuseum Stuttgart, 2005), o número dois museu em Stuttgart em termos de visitantes, com uma forte inclinada em direção de arte moderna (a exposição principal dos Otto Dix funciona. O museu fica na esquina da Schlossplatz, Stuttgart em um enorme cubo de vidro, em forte contraste com a arquitectura tradicional circundante.
  • O Porsche Museum (1976, reabriu em 2008 em novas instalações).
  • Hegel House (Hegelhaus), local de nascimento do filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel, que documenta suas obras vida
  • O Museu Linden, fundado em 1911, um líder internacional museu etnológico
  • Stuttgart Tram Museum em Zuffenhausen, uma exposição de veículos históricos que remontam a 1868
  • Theodor Heuss House ( Theodor-Heuss-Haus, 2002) em Killesbergpark, um tributo à vida e os tempos do ex-presidente alemão
  • A Estação do Norte Memorial (Gedenkstätte sou Nordbahnhof Stuttgart) em memória das 2.000 ou mais judeus do holocausto vítimas deportados pelos nazistas da Estação Norte de agora em desuso
O protestante Stiftskirche (originalmente construído em 1170) retratado por volta de 1900. Em primeiro plano: o memorial em Praça Schillerplatz.

Igrejas

Stuttgart é a sede de um Protestante bispo (Protestant Church Estado em Württemberg) e um dos dois co-sedes do bispo da Católica Romana diocese de Rottenburg-Stuttgart. Com sede em Stuttgart A Pentecostal Biblische Glaubens-Gemeinde é o maior local de culto ( mega-igreja) na Alemanha.

Demografia

A população de Stuttgart diminuiu de forma constante entre 1960 (637.539) e 2000 (586.978). Em seguida, os baixos níveis de desemprego e as oportunidades de ensino secundário atraentes levaram ao crescimento da população renovada, alimentadas principalmente por adultos jovens do antiga Alemanha Oriental. Pela primeira vez em décadas, em 2006 também houve mais nascimentos na cidade do que mortes. Em abril de 2008, havia 590.720 habitantes na cidade.

Em 2000, 22,8% da população não possuía Cidadania alemã, em 2006, este tinha reduzido para 21,7%. Os maiores grupos de estrangeiros foram Turks (22.025), Gregos (14.341), Italianos (13.978), Croatas (12.985), Sérvios (11.547), seguido por imigrantes da Bósnia-Herzegovina, Portugal, Polónia, Áustria e França. 39% dos cidadãos estrangeiros vêm da União Europeia .

Religião

A paisagem religiosa em Stuttgart mudou em 1534 como um resultado direto do Reforma. Desde essa altura Baden-Württemberg tem sido predominantemente Protestante. No entanto, desde 1975, o número de protestantes em Stuttgart caiu de cerca de 300.000 a 200.000. Em 2000, 33,7% dos habitantes eram protestantes e 27,4% eram católicos romanos . 39% da população cair em "outras" categorias: muçulmanos, judeus e quem quer seguir nenhuma religião ou seguir uma religião não contabilizados nas estatísticas oficiais.

Stuttgart Town Hall (Rathaus)

Desemprego

O desemprego na Região Stuttgart é baixo em comparação com outras áreas metropolitanas da Alemanha. Em novembro de 2008, antes da ascensão anual de inverno, o desemprego na Região Stuttgart situou-se em 3,8%, 0,1% menor do que a taxa de Baden-Württemberg, em fevereiro de 2009 foi de 4,7%. O desemprego na cidade real de Stuttgart durante os mesmos períodos situou-se em 5,2% e 6,0% (08 de novembro e 09 de fevereiro, respectivamente). A título de comparação: o desemprego para o conjunto da Alemanha situou-se em 7,1% (08 de novembro) e 8,5% (09 de fevereiro).

Os índices de criminalidade

Stuttgart classifica como uma das cidades mais seguras na Alemanha. Em 2003, 8.535 crimes foram cometidos em Stuttgart para cada 100.000 habitantes (contra a média para todas as cidades alemãs de 12.751). Os números de 2006 indicam que o Stuttgart ficou em segundo lugar atrás de Munique . 60% dos crimes Stuttgart foram resolvidos em 2003, ocupando o segundo lugar, atrás Nuremberg.

Política

Atual de StuttgartBürgermeister (prefeito) éWolfgang Schuster do conservadorpartido CDU (União Democrata Cristã da Alemanha).

Passado e presente do governo da cidade

Quando Stuttgart foi executado como um município (ou dentro do Ducado do Württemberg), foi governado por um tipo de protetorado chamado de Vogt nomeado pelo Duke. Depois de 1811 este papel foi cumprido por um director ou Cidade 'Stadtdirektor'. Depois de 1819 a comunidade elegeu o seu próprio prefeito comunidade ou 'Schultheiß'. Desde 1930 o título de Oberbürgermeister (o equivalente mais próximo do que seria uma forma de executivo Lord Mayor em Inglês) aplicou a Estugarda e todas as outras cidades Württemberg de mais de 20.000 habitantes.

No final da Segunda Guerra Mundial , os administradores francês designou o político independente Arnulf Klett como Burgomestre, um papel que ele preenchidas ininterruptamente até sua morte em 1974. Desde essa altura Stuttgart tem sido governada pela CDU. O prefeito anterior era Manfred Rommel (filho de talvez o mais famoso alemão marechal de campo da II Guerra Mundial, Erwin Rommel ).

Como a capital deBaden-Württemberg, Stuttgart é um importante centro político na Alemanha e na sede do Parlamento do Estado, ouLandtag, bem como todas assecretarias estaduais Baden-Württemberg.

Em junho de 2009, pela primeira vez, o Greens ganhou a maioria dos assentos em uma cidade alemã com mais de 500.000 habitantes, efetivamente mudar o equilíbrio de poder no conselho da cidade. Pela primeira vez desde 1972, a CDU já não detinha a maioria dos assentos, derrubando a sua maioria absoluta compartilhado com o Partido Independente e do FDP. De acordo com o jornal alemão Die Welt, a principal razão para a vitória dos Verdes era descontentamento com o polêmico projeto Stuttgart 21 ferroviário.

Os recentes resultados eleitorais

Partido
Ano
Regional
1999
Europeu
1999
Estado
2001
Parlamento alemão Nacional
2002
Regional
2004
Europeu
2004
Câmara municipal
2009 (assentos)
Parlamento alemão Nacional
2005
Europeu
2009
CDU 42,5% 42,9% 37,1% 35,1%35,6%37,4%24,2% (15)32,7%29,1%
SPD 24,5%27,6%36,3%35,7%24,4%21,2%17,0% (10)32,0%18,0%
FDP5,5%6,2%9,2%8,5%5,3%7,7%10,9% (7)12,8%14,5%
Partido Verde 14,1%14,3%11,5%16,2%17,2%22,1%25,3% (16)15,0%25,0%
Independente 5,6% - - - 8,5% - 10,3% (6) - 1,2%
Republicanos 3,6%3,6%4,7%1,0%4,0%3,3%2,5% (1)0,8% 2,0%
PDS - - - 1,4%1,7%1,9%4,5% (2) 4,4% 4,5%
SOS - - - - - - 4,6% (3) - -
Outros 1,5% 5,4% 1,2% 2,1%3,4%6,5%0,7% (0)2,3%6,7%
Comparecimento eleitoral59,1%46,6%65,5%81,0%54,0%51,9%48,7%79,1%52,3%

Fonte = resultados eleitorais Estugarda

Economia

A área de Stuttgart é conhecida pela sua indústria de alta tecnologia. Algumas de suas empresas mais proeminentes incluem Daimler AG, Porsche, Bosch, Celesio, Hewlett-Packard e IBM - todos eles têm a sua sede mundial ou alemães aqui.

O Museu Mercedes-Benz no distrito de Stuttgart Bad Cannstatt

Stuttgart é o lar de nono maior centro de exposições da Alemanha,Stuttgart Trade Fair, que fica nos arredores da cidade ao lado doAeroporto de Estugarda. Centenas de PME ainda se baseiam em Stuttgart (o chamado "Mittelstand "), muitos ainda em posse da família com fortes ligações ao automotiva, eletrônica, engenharia e indústria de alta tecnologia.

Stuttgart tem o mais alto padrão geral de prosperidade de qualquer cidade na Alemanha.Contact Air, uma companhia aérea regional esubsidiária Lufthansa, tem sede em Stuttgart.

Seu PIB nominal per capita é de 57.100 € e paridade do poder de compra do PIB (PPP) per capita é de 55.400 €. PIB total de Stuttgart é 33900000000 €, dos quais o setor de serviços contribui com cerca de 65,3%, indústria 34,5%, ea agricultura 0,2%.

O berço do automóvel

O automóvel moto e quatro rodas foram inventados em Stuttgart (por Gottlieb Daimler e Karl Benz e, posteriormente industrializado em 1887 por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach na Daimler Motoren Gesellschaft). Como resultado, ele é considerado por muitos como o ponto da indústria automotiva mundial de partida e é por vezes referido como "o berço do automóvel". Mercedes-Benz, Porsche e Maybach são todos produzidos em Stuttgart e cidades próximas. Os primeiros protótipos do Fusca foram fabricados em Estugarda com base em um projeto por Ferdinand Porsche. Também peças automotivas gigantes Bosch e Mahle são baseados na cidade. Uma série de revistas de auto-entusiasta são publicados em Stuttgart.

Ciência e R & D

A região tem atualmente maior densidade de organizações científicas, acadêmicas e de pesquisa da Alemanha. Nenhuma outra região na Alemanha registra tantas patentes e desenhos como Stuttgart. Quase 45% dos cientistas Baden-Württemberg envolvidos em I & D são baseados diretamente no capital da Suábia. Mais de 11% de todos os custos de I & D alemães são investidos na Região Stuttgart (cerca de € 4300000000 por ano). Além de várias universidades e faculdades (por exemplo, Universidade de Stuttgart, Universidade de Hohenheim, Stuttgart Instituto de Gestão e Tecnologia e vários Estugarda Universidades de Ciências Aplicadas), a área é o lar de seis institutos Fraunhofer, quatro institutos de pesquisa industrial de colaboração em universidades locais, dois max- Planck e um dos principais institutos de estabelecimento do Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

O 'Königsbau' onSchlossplatz, antiga casa para aBolsa de Valores de Stuttgart

Serviços financeiros

A Bolsa de Valores de Stuttgart é o segundo maior da Alemanha (depois de Frankfurt). Muitas empresas líderes no setor de serviços financeiros estão sediadas em Stuttgart com cerca de 100 institutos de crédito no total (por exemplo, o LBBW Bank, Wüstenrot & Württembergische, Allianz Life Assurance).

Vinhedos norio Neckar na área de Mühlhausen de Stuttgart

A história do vinho e cerveja

Vitícola na área remonta a 1108 quando, de acordo com arquivos de Estado, Abbey Blaubeuren foi dada vinhas em Stuttgart como um presente de 'Monk Ulrich'. No século 17, a cidade era a terceira maior comunidade vitícola alemã no Sacro Império Romano . Vinho permaneceu principal fonte de renda do Stuttgart até o século 19.

Stuttgart ainda é uma das maiores cidades vitícolas da Alemanha com mais de 400 hectares de área de vinha, graças em principal à sua localização no centro da quarta maior região vinícola da Alemanha, a área vitícola Württemberg, que abrange 11.522 hectares (28.470 hectares) e é apenas uma das 13 áreas oficiais capturados sob alemão lei do Vinho. A grande importância do vinho para a economia local é marcado todos os anos no festival anual de vinho ("Weindorf ').

Stuttgart também tem várias cervejarias famosas, comoStuttgarter Hofbräu,Dinkelacker, eSchwaben Bräu.

Educação e investigação

O novo prédio da Universidade Estadual de Música e Artes Cênicas, desenhado porJames Stirling

Stuttgart e sua região têm sido o lar de algumas figuras importantes do pensamento e da literatura alemãs, os mais importantes sendo Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Friedrich Schiller eFriedrich Hölderlin.

A cidade, na sua tradição de engenharia como o berço do automóvel, também sempre foi uma terra fértil de investigação e inovação. Stuttgart tem segundo maior número de instituições de Alemanha (seis) de investigação aplicada da Sociedade Fraunhofer (depois de Dresden).

A cidade não é considerada uma cidade universitária tradicional, mas, no entanto, tem uma variedade de instituições de ensino superior. O mais significativo deles são:

  • o Universidade de Stuttgart, é a quarta maior universidade em Baden-Württemberg após Heidelberg, Tübingen e Freiburg. Fundada em 1829, foi um Technische Hochschule ("Universidade Técnica") até 1967, quando foi renomeado para "universidade". Seu campus de ciências sociais e arquitetura está localizado no centro da cidade, perto da principal estação ferroviária, enquanto o campus ciência natural está no sudoeste da cidade distrito de Vaihingen. Historicamente, tem sido especialmente conhecido pela sua faculdade de arquitetura ( Stuttgarter Schule ). Hoje, seu foco principal é sobre engenharia e outras disciplinas técnicas.
  • o Universidade de Hohenheim, fundada em 1818 como uma academia para a ciência agrícola e florestal . Enquanto esses assuntos ainda são ensinados lá hoje, seu outro foco hoje está em administração de empresas. Ele está localizado no trimestre Hohenheim do distrito sul da cidade de Plieningen.
  • o Universidade Estadual de Música e Artes Cênicas Stuttgart, fundada em 1857, localizado no centro da cidade, ao lado daNeue Staatsgalerie.
  • o Academia Estadual de Artes Visuais Stuttgart, uma das maiores faculdades de arte na Alemanha, fundada em 1761, localizado no trimestre Killesberg do norte do distrito da cidade de Estugarda-Nord.
  • o College of Media, fundada em 2001, uma fusão do antigoCollege of Printing and PublishingeaFaculdade de Biblioteconomia, localizado em Vaihingen.
  • o University of Applied Science Stuttgart, fundada em 1832 como uma faculdade para artesanato, universidade da ciência aplicada desde 1971, localizado no centro da cidade, perto da Universidade de Stuttgart do centro da cidade campus.
  • o University of Cooperative Education Baden-Württemberg, fundada em 1974, com foco na experiência prática, os indivíduos são negócios, tecnologia e trabalho social.

Transporte

Seguindo o terno de outras cidades alemãs como Berlim , Colônia e Hanover, em 1 de Março de 2008, uma zona de baixa emissão (LEZ) entrou em vigor em Stuttgart com o objectivo de melhorar a qualidade do ar. Isso afeta todos os veículos que entram "zona Ambiental 'o Stuttgart ( Umweltzone ), incluindo os veículos do exterior.

Transporte local

O Stadtbahn subterrâneo

Stuttgart possui um sistema de metro ligeiro conhecido como o Stuttgart Stadtbahn. No centro da cidade e áreas densamente urbanizadas, o Stadtbahn funciona no subsolo. Estações são sinalizados com um símbolo de 'U', que significa Unabhängig (independente). Até 2007, Stuttgart também operado regulares bondes . Stuttgart também tem uma grande rede de ônibus. linhas de Stadtbahn e os autocarros são operados pelo Stuttgarter Straßenbahnen AG (SSB).

O Zahnradbahnem 1917

Os subúrbios de Stuttgart e cidades vizinhas são servidos por um sistema ferroviário suburbano chamado deStuttgart S-Bahn, usando faixas fornecidos pelo nacionalDeutsche Bahn AG (DBAG).

Uma peculiaridade do Stuttgart é o Zahnradbahn , um trem de cremalheira que é alimentado por eletricidade e opera entre Marienplatz, no sul do distrito do centro da cidade da cidade e do distrito de Degerloch. É o único rack ferroviária urbana na Alemanha. Stuttgart também tem um Standseilbahn , um funicular que atua na área de Heslach eo cemitério da floresta (Waldfriedhof). Em Killesberg Park, em uma colina com vista para a cidade de destaque, há a ferrovia em miniatura executado por diesel (e nos fins de semana com vapor).

As ligações ferroviárias

Stuttgart Hauptbahnhof (estação principal)

Stuttgart é um hub na InterCityExpress e redes InterCity da Deutsche Bahn AG (DBAG), através de serviços com a maioria das outras grandes cidades alemãs. Ela também opera serviços internacionais para Estrasburgo, Viena , Zurique e Paris (quatro vezes por dia, tempo da viagem 3 horas 40 minutos).

Trens de longa distância parar em Stuttgart Hauptbahnhof, a principal linha terminal da cidade, que também é usado por organizações regionais DBAG RegionalExpress e Regionalbahn para os serviços às estações na área metropolitana de Stuttgart. As redes ferroviárias locais (ver acima) operam sob o terminal.

Stuttgart também tem o seu próprio centro de transporte ferroviário de mercadorias comestações de triagem e umterminal de contêineres na área de Obertürkheim deHedelfingen.

Ferroviário: OStuttgart 21projeto

Depois de anos de debate político e de controvérsia, os planos foram aprovados em outubro de 2007 para converter o existente acima do solo principal estação ferroviária a um metro através da estação. O Stuttgart 21 projeto incluirá a reconstrução de superfície e linhas de metro que ligam a estação no vale central fechado, em Estugarda com estrada de ferro existente e linhas de metro. Trabalhos de construção está prevista para começar em 2010 e deverá estar concluído em 2020.

Aeroporto de Stuttgart
O Auto-estrada A8 rodando sob o parque de estacionamento junto aoAeroporto de Estugarda eStuttgart Trade Fair

Aéreo, rodoviário e por via navegável

Stuttgart é servido por Stuttgart Airport ( alemão : Flughafen Stuttgart , código do aeroporto STR ), um aeroporto internacional aproximadamente 13 km (8 milhas) ao sul do centro da cidade em terras pertencentes principalmente às cidades vizinhas. Demora 30 minutos para chegar ao aeroporto do centro da cidade usando as linhas S-Bahn S2 ou S3. Aeroporto de Stuttgart é o único aeroporto da cidade da Alemanha com uma pista de decolagem. Apesar dos protestos e iniciativas locais, as pesquisas estão em andamento para avaliar o impacto de uma segunda pista.

O aeroporto fica ao lado doAutobahn A8, uma auto-estrada principal que forma a fronteira sul de Estugarda e faz parte darota européia E52 a partir deEstrasburgo para Salzburg.O outro Autobahn levando a Stuttgart é aA81, parte darota européia E41 a partir deZuriqueparaDortmund.

Stuttgart tem um porto fluvial emHedelfingen sobre orio Neckar.

Esporte

Futebol

Terra natal do VfB Stuttgart, a Arena Mercedes-Benz em Bad Cannstatt. No fundo: o Stuttgart Festival da Primavera

Tal como no resto da Alemanha, o futebol é o esporte mais popular em Stuttgart, que é o lar de 'Os Reds' e 'The Blues'. 'Os Reds', VfB Stuttgart, estão o clube local mais famoso e popular. Uma equipe estabelecida no alemão Bundesliga, VfB foi fundada em 1893 e ganhou cinco títulos alemães desde 1950, mais recentemente, em 1992 e 2007. VfB é baseado no Mercedes-Benz Arena, em Bad Cannstatt.

'The Blues', Stuttgarter Kickers, são a segunda mais importante equipe de futebol. Eles desempenham actualmente na Regionalliga Süd (quarta divisão) no menor Gazi Stadium perto da torre de TV em Degerloch.

Outras equipas de futebol das divisões inferiores sãoSportfreunde Stuttgart- mais famoso por ter participado noSir Thomas Lipton Trophy em 1908, considerada a primeiraCopa do Mundo- eFV Zuffenhausen.

Outros esportes

Stuttgart é o lar de VfL ​​Pfullingen / Stuttgart, um local de andebol que jogou na liga nacional 2001-2006 no Schleyerhalle. Sua três vezes campeão alemão feminina de vôlei da equipe, CJD Feuerbach, já parou de tocar por razões financeiras, mas agora há Stuttgart Volleyball Club, com uma equipe feminina na 2ª liga sul.

Stuttgart de hóquei no gelo equipe, Stuttgarter CE desempenha na pista de gelo em Waldau Degerloch. O mais forte locais de pólo aquático equipe é SV Cannstatt que venceu o campeonato alemão em 2006.

Stuttgart tem duasFutebol americanoequipes, o time de futebol americano Stuttgart Nighthawks que desempenha na Europa Ocidental Pro League eStuttgart Scorpions que desempenha noStuttgarter Kickers 'Gazi Stadium.

TC Weissenhof é uma das mulheres com sede em Stuttgart tênis time que ganhou o campeonato alemão quatro vezes. Outra equipe das mulheres é TEC Waldau Stuttgart (campeão alemão em 2006).

HTC Stuttgarter Kickers é um dos mais bem sucedidosclubes de hóquei em campo na Alemanha, depois de ter ganho o campeonato alemão em 2005 e um título europeu em 2006.

Eventos desportivos

Stuttgart tem uma reputação de encenar grandes eventos, incluindo a Copa do Mundo de 1974, a UEFA Euro 1988, e os Campeonatos do Mundo de Atletismo de 1993. Ele também foi um dos doze cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2006. Seis partidas, três de eles partidas redondas segunda, incluindo a 3ª e 4ª lugar playoff, foram jogados no Estádio Gottlieb Daimler (hoje Mercedes-Benz Arena). Stuttgart 2007 foi também «Capital Europeia da Sports ', realização de eventos, como o Mundial de Corrida UCI campeonatos de ciclagem Road e do Atletismo final IAAF Mundial.

Outras instalações esportivas famosas são as quadras de tênis Weissenhof, onde o anualMercedes Cupde tênistorneio é jogado, aArena Porsche (tênis de hospedagem,basqueteboleandebol) eoSchleyerhalle (boxe,hipismo/show jumping,ginástica,pista de ciclismo etc).

Relações internacionais

Cidades gêmeas - Cidades-irmãs

Stuttgart é geminada com as seguintes cidades:


Stuttgart também tem'amizades especiais "com as seguintes cidades:

  • O distrito da cidade deBad Cannstatt, que possui as segundas maioresfontes de água mineral na Europa, tem uma parceria comÚjbuda, o 11º distrito deBudapeste,HungriaHungria, que tem as maiores fontes de água mineral na Europa.

Residentes notáveis

Pessoas notáveis ​​nascidas em Stuttgart ou moradores que influenciaram a história da cidade:

  • Rosalie Abella - Justiça, Supremo Tribunal do Canadá
  • Günther Behnisch - arquiteto
  • Robert Bosch - inventor (fundou aRobert Bosch GmbH)
  • Fred Breinersdorfer - escritor e produtor de cinema
  • Wilhelm Camerer - pediatra
  • Gottlieb Daimler - inventor da motocicleta e automóvel, fundou o que se tornaria Mercedes-Benz
  • Roland Emmerich - filme produtor, diretor e escritor
  • Gerhard Ertl -Prêmio Nobel de Química 2007
  • Sascha Gerstner - Guitarrista de banda alemã de power metal Helloween
  • Bernd Glemser - concertista internacional
  • Georg Wilhelm Friedrich Hegel - filósofo
  • Theodor Heuss - Primeiro pós-guerra alemão Presidente
  • Jürgen Klinsmann - jogador de futebol, ex-técnico da seleção alemã de futebol
  • Klaus von Klitzing - físico alemão (1985 Prêmio Nobel de Física)
  • Helmut Lachenmann - compositor
  • Mark Landler - The New York Timescorrespondente económica europeia
  • Maximilian Herre - influente músico e fundador parte doKolchose
  • Hermann Lang - Grand Prix motorista de carro de corrida
  • Fritz Leonhardt - engenheiro estrutural
  • Wilhelm Maybach - inventor junto comGottlieb Daimler
  • Frei Otto - arquiteto (designer do telhado noestádio Olímpico de Munique)
  • Ferdinand Porsche - criador doVW Beetle, fundador daempresa de automóveis Porsche
  • Manfred Rommel - prefeito de Stuttgart 1974-1996, filho deErwin Rommel
  • Friedrich von Schiller - famoso poeta alemão
  • Peter Schilling - músico popular e Neue Deutsche Welleartista
  • Claus Schenk Graf von Stauffenberg - membro da Resistência alemão quetentou matar Hitler
  • Bernard Tomic -Ténis de criança prodígio
  • Carmen Vincelj - Dançarino profissional e nove vezesdança latina vencedor do Campeonato do Mundo
  • Dorothea Wendling - soprano, para quem o papel de Ilia foi criada porMozartem sua Idomeneo
  • Richard von Weizsäcker - ex-presidente alemão, prefeito de Berlim
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Stuttgart&oldid=349397637 "