Conteúdo verificado

Atena

Assuntos Relacionados: Divindades

Informações de fundo

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Atena
Marble cópia grego assinado
Marble cópia grego assinado "Antiokhos", uma variante do primeiro século BC de Século V-Phidias ' Athena Promachos que estavam na Acrópole
Deusa da sabedoria, da guerra, a inteligência divina, Arquitetura e Artesanato
Padroeira de Atenas
Casa Mount Olympus
Símbolo Corujas ( Glaucus), Oliveiras, Snakes, Aegis, Armor, Capacetes, Spears, Gorgoneion
Pais Zeus e Mestiço
Irmãos Porus
Equivalente romano Minerva

Religião grega antiga
Hellenismos

CireneTempioZeus1999.jpg
Portal Hellenismos

Em Religião e grego mitologia , Athena ou Athene (pron .: / ə θ Eu n ə / Ou / ə θ Eu n Eu /; Sótão: Ἀθηνᾶ, Athena ou Ἀθηναία, Athēnaia; Épica: Ἀθηναίη, Athēnaiē; Ionic: Ἀθήνη, Athene; Dórico: Ἀθάνα, Athana), também conhecido como Pallas Athena / Athene (pron .: / p æ l ə s /; Παλλὰς Ἀθηνᾶ; Παλλὰς Ἀθήνη), é a deusa da sabedoria, coragem, inspiração, civilização, da lei e da justiça, guerra, matemática, força, estratégia, das artes, artesanato e habilidade. Minerva é a deusa romana identificada com Athena.

Athena é igualmente um companheiro judicioso dos heróis e é o deusa do esforço heróico. Ela é a padroeira virgem de Atenas . Os atenienses fundou o Partenon na Acrópole de sua cidade homônima, Atenas (Athena Parthenos), em sua honra.

Veneração de Athena como o padroeiro de Atenas parece ter existido desde os primeiros tempos, e foi tão persistente que os mitos arcaicos sobre ela foram reformuladas para se adaptar às mudanças culturais. Em seu papel como protetor da cidade ( polis), muitas pessoas em todo o mundo grego adorado como Athena Athena Polias (Ἀθηνᾶ Πολιάς "Athena da cidade"). A cidade de Atenas e da deusa Atena, essencialmente, têm o mesmo nome, "Athenai" que significa "[muitos] Athenas".

Tradições de origem

O filósofo grego Platão (429-347 aC), identificou-a com a Divindade da Líbia Neith, a deusa da guerra e caçadora divindade dos egípcios desde o antigo período pré-dinástico, que também foi identificado com tecelagem. Esta é sensato, como alguns gregos identificaram local de nascimento de Athena, em certas interpretações mitológicas, como fora de Triton Rio da Líbia. Scholar Martin Bernal criou a controversa "teoria Athena Black" para explicar essa origem associada ao afirmar que a concepção do Neith foi trazido para a Grécia do Egito, juntamente com "um enorme número de características da civilização e da cultura no terceiro e segundo milênios."

Padroeira

Ateniense tetradrachm representando a deusa Athena

Athena como a deusa da filosofia tornou-se um aspecto do culto na Grécia Clássica, durante o final do século 5 aC. Ela é a padroeira de vários ofícios, especialmente de tecelagem, como Athena Ergane, e foi homenageado como tal em festivais como Chalceia. A metalurgia de armas também caiu sob seu patrocínio. Ela liderou batalhas ( Athena Promachos ou a donzela guerreira Athena Parthenos) como o lado estratégico disciplinada de guerra, em contraste com seu irmão Ares, o patrono da violência, sede de sangue e matadouro "a força crua da guerra". Sabedoria de Athena inclui a inteligência astuciosa (metis) de figuras como Ulisses . Não só foi esta versão do Athena o oposto do Ares em combate, foi também o oposto polar da versão deusa da terra sereno da divindade, Athena Polias.

Athena aparece na mitologia grega como patrono e ajudante de muitos heróis, incluindo Odysseus , Jason, e Heracles . Em gregos clássicos mitos, ela nunca consortes com um amante, nem ela jamais se casar, ganhando o título de Athena Parthenos. Um resto do mito arcaico descreve-a como a mãe adotiva de Erechtheus / Erichthonius através do estupro frustrado por Hefesto. Outras variantes referem que Erichthonius, a serpente que acompanhou Athena, nasceu a Gaia: quando o estupro falhou, o sêmen aterrou em Gaia e engravidou. Depois Erechthonius nasceu, Gaia deu-lhe a Athena.

Embora Athena é a deusa da estratégia de guerra, ela não gostava de lutar sem propósito e preferiu usar a sabedoria para resolver impasses. A deusa única incentivados lutando por uma causa razoável, ou para resolver o conflito. Como consumidor de Atenas, ela lutou na guerra de Tróia no lado do Achaeans.

Mitologia

Nascimento

Imagem do templo de Athena em Micenas, c. 625 BC ( Museu Arqueológico Nacional de Atenas)

Versão Olympian

Tetradrachm representando Athena
Depois que ele engoliu sua mãe grávida, Metis, Athena "nasce" da testa de Zeus enquanto agarra a roupa de Eileithyia à direita - preto-figurado ânfora, 550-525 aC, Louvre.

Embora Athena aparece antes de Zeus em Knossos -em Linear B, como um-ta-na po-ti-ni-ja, "Mistress Athena" -no clássico Panteão olímpico, Athena foi refeito como a filha favorita de Zeus, nascido totalmente armado de sua testa. A história de seu nascimento vem em várias versões. Em uma das mais comumente citado, Zeus estava com Metis, a deusa da sabedoria e pensamento astuto, mas ele imediatamente temia as conseqüências. Ele havia sido profetizado que Metis iria ter filhos mais poderoso do que o pai, até mesmo o próprio Zeus. A fim de evitar essas conseqüências terríveis, depois de mentir com Metis, Zeus "repudiá-la dentro de seu próprio ventre;" ele "engoliu-a de repente." Ele era tarde demais: Metis já tinha concebido.

Eventualmente, Zeus experimentou uma enorme dor de cabeça; Prometeu, Hefesto, Hermes, Ares, ou Palaemon (dependendo das fontes examinadas) clivada cabeça de Zeus com a dupla de cabeça- minóica machado , o labrys. Athena saltou da cabeça de Zeus, totalmente crescido e armado, com um shout- "e pealed para o céu amplo chorar clarim de guerra. E Urano tremeu ao ouvir, e Mãe Gaia ..." ( Pindar, Sétimo Olympian Ode). Platão, no Leis, atribui o culto de Athena para a cultura de Crete, introduziu, pensou, da Líbia durante a madrugada da cultura grega.

Mitos clássicos, note que depois disso Hera estava tão irritado com Zeus por ter produzido um filho que ela concebeu e deu à luz Hefesto por ela mesma.

Platão, em Crátilo (407B) deu a etimologia do seu nome como significando "a mente de Deus", theou noesis. O apologista cristão do século 2 Justino Mártir tem problema com esses pagãos que erigem em molas de imagens Kore, que ele interpreta como Athena:

"Eles disseram que Athena era a filha de Zeus não de relações sexuais, mas quando o deus tinha em mente a realização de um mundo através de uma palavra ( logos) seu primeiro pensamento foi Athena ".

Outros contos de origem

Algumas histórias de origem dizer de Athena ter nascido fora do Olimpo e criado pelo deus Triton. Fragmentos atribuídos pela Christian Eusébio de Cesaréia para a semi-lendária Historiador fenícia Sanchuniathon, que Eusébio pensei que tinha sido escrito antes da guerra de Tróia , fazer Athena vez a filha de Cronos, um rei de Byblos que visitou "o mundo habitável" e legou Attica para Athena. A conta de Sanchuniathon faria Athena a irmã de Zeus e Hera, não filha de Zeus.

Pallas Athena

A grande tradição competindo sobre parentesco de Athena envolve alguns de seus mais misterioso epítetos: Pallas, como no antigo grego Παλλάς Άθήνη (também Pallantias) e Tritogeneia (também Trito, Tritonis, Tritoneia, Tritogenes). A entidade separada arcaico distante chamado Pallas é invocada (gregos alfabetizados não se lembra do gênero) como o pai de Athena, irmã, irmã adotiva, companheiro ou adversário no campo de batalha. Pallas é muitas vezes uma ninfa, uma filha de Triton (um deus do mar), e um amigo de infância de Athena.

Em todos os casos, Athena Pallas mata, acidentalmente, e, assim, ganha o nome para si mesma. Em um relato, eles praticam as artes da guerra juntos até que um dia eles têm uma queda para fora. Como Pallas está prestes a atacar Athena, Zeus intervém. Com Pallas atordoado por um golpe de Zeus, Atena leva vantagem e mata-la. Atormentado sobre o que ela fez, Athena leva o nome Pallas por si mesma.

Quando Pallas Athena é o pai de eventos, incluindo seu nascimento, está localizado perto de um corpo de água chamado Triton ou Tritonis. Quando Pallas é irmã adotiva ou irmã, o pai de Athena ou pai adotivo de Athena é Triton, o filho e arauto da Poseidon. Mas Athena pode ser chamado a filha de Poseidon e uma ninfa chamada Tritonis, sem envolver Pallas. Da mesma forma, Pallas pode ser pai ou adversário de Athena, sem envolver Triton. Sobre este assunto, Walter Burkert diz que "ela é a Pallas de Atenas, Pallas Athenaie, assim como Hera de Argos é Aqui Argeie. Para os atenienses, Burkert observa, Athena foi simplesmente" a Deusa ", ele Theós, certamente, um antigo título.

Athena Parthenos: Virgin Athena

Athena nunca teve um consorte ou um amante e é assim conhecido como Athena Parthenos, "Virgin Athena". Seu mais famoso templo, o Parthenon , na Acrópole de Atenas leva o seu nome a partir deste título. Não é meramente uma observação de sua virgindade, mas um reconhecimento de seu papel como executor de regras de recato sexual e mistério ritual. Mesmo além do reconhecimento, os atenienses atribuído o valor deusa com base nesta pureza da virgindade em que confirmou um rudimento do comportamento feminino na sociedade patriarcal. O estudo de Kerenyi e teoria da Athena credencia seu topónimo virginal ser um resultado da relação com seu pai Zeus e uma peça vital, coesa de sua personagem ao longo dos tempos.

Este papel é expressa em uma série de histórias sobre Athena. Marinus de Neapolis relata que quando os cristãos removeu a estátua da deusa do Parthenon , uma bela mulher apareceu em sonho a Proclus, um devoto de Atena, e anunciou que o "ateniense Lady" desejava morar com ele.

Erichthonius

Athena na arte de Gandhara, India

Hephaestus tentou estuprar Athena, mas ela lhe escapava. Sua sêmen caiu por terra e impregnados no solo, e Erichthonius nasceu a partir da Terra, Gaia. Athena, então, levantou o bebê como uma mãe adotiva.

Athena coloca a criança Erichthonius em uma pequena caixa (cista) que ela confia aos cuidados de três irmãs, Herse, Pandrosus, e Aglaulus de Atenas. A deusa não dizer-lhes o que a caixa contém, mas adverte-os a não abri-la até que ela retorna. Uma ou duas irmãs abre para revelar o cista Erichthonius, na forma (ou abraçar) de um serpente. A serpente, ou loucura induzida pela visão, dirige Herse e Aglaulus se jogar fora do Acrópole. Jane Harrison (Prolegômenos) acha que este é um conto de advertência simples para as meninas portadoras do cista na Tesmoforia rituais, para desencorajá-los de abri-lo fora do contexto apropriado.

Outra versão do mito das donzelas atenienses é contada em Metamorfoses do poeta romano Ovídio (43 aC - 17 dC); nesta variante tarde Hermes se apaixona por Herse. Herse, Aglaulus, e Pandrosus ir ao templo para oferecer sacrifícios a Athena. Hermes exige ajuda de Aglaulus para seduzir Herse. Aglaulus exige dinheiro em troca. Hermes dá-lhe o dinheiro, as irmãs já se ofereceram para Athena. Como castigo para a ganância de Aglaulus, Athena pede a deusa Inveja de fazer Aglaulus ciúmes de Herse. Quando Hermes chega para seduzir Herse, Aglaulus está em seu caminho, em vez de ajudá-lo como tinha acordado. Ele vira a pedra.

Com esta origem mítica, Erichthonius tornaram-se os founder- rei de Atenas, e muitas mudanças benéficas para a cultura ateniense foram atribuídas a ele. Durante este tempo, Athena freqüentemente protegeu.

Medusa e Tirésias

Em um mito tarde, Medusa, ao contrário de sua irmã Górgonas, passou a ser visto pelos gregos do século 5, como uma bela mortal, que serviu como sacerdotisa no templo de Athena. Poseidon gostava Medusa, e decidiu estuprá-la no templo de Athena, recusando-se a permitir que seu voto de castidade para ficar em seu caminho. Ao descobrir a profanação de seu templo, Athena mudou a forma de Medusa para coincidir com sua irmã Górgonas como punição. O cabelo de Medusa transformou em serpentes, sua parte inferior do corpo foi transformado também, e encontrando seu olhar iria transformar qualquer homem que vive em pedra. Nos primeiros mitos, existe apenas um Gorgon, mas há duas cobras que formam um cinturão em torno de sua cintura.

Em uma versão da Tirésias mito, Tirésias tropeçou em banhos Athena, e ele foi atingido cego por ela para garantir que ele nunca mais iria ver o que o homem não tinha a intenção de ver. Mas depois de ter perdido a visão, foi-lhe dado um presente especial para ser capaz de entender a linguagem dos pássaros (e, portanto, prever o futuro).

Senhora de Atenas

Athena competiu com Poseidon para ser o patrono de Atenas, que foi ainda sem nome, em uma versão de um mito fundador. Eles concordaram que cada um daria aos atenienses um presente e que os atenienses iria escolher o presente que preferiam. Poseidon atingiu o chão com seu tridente e uma de água salgada primavera surgiram; isso deu-lhes um meio de comércio e água-Atenas no seu auge era um poder marítimo significativo, derrotando o Frota persa na Batalha de Salamina, mas a água era salgada e não muito boa para beber.

Athena, no entanto, ofereceu-lhes o primeiro Caseiro Oliveira. O atenienses (ou seu rei, Cecrops) aceitou a oliveira e com ele o patrocínio de Athena, para a oliveira trazida de madeira, petróleo e alimentos. Robert Graves era da opinião de que "as tentativas de Poseidon para tomar posse de algumas cidades são mitos políticos" que refletem o conflito entre matriarcal e religiões patriarcais.

Outros locais de culto

Athena também era a deusa padroeira de várias outras cidades gregas, nomeadamente Sparta, onde o culto arcaico de Athena Alea teve seus santuários nas aldeias vizinhas de Mantinéia e, nomeadamente, Tegea. Em si Sparta, o templo de Athena Khalkíoikos (Athena "do Brazen House", muitas vezes latinizado como Chalcioecus) foi o maior e localizado na Acrópole de Esparta; presumivelmente tinha um telhado de bronze. O pátio da Casa de Bronze era o lugar onde as funções religiosas mais solenes em Sparta teve lugar.

Tegea foi um importante centro religioso da Grécia antiga, que contém o Templo de Athena Alea. O temenos foi fundada por Aleus, Pausanias foi informado. Votiva bronzes no local dos períodos geométricos e arcaicas tomar as formas de cavalos e veados; tem sealstone e fíbulas. No período arcaico as nove aldeias que estão subjacentes Tegea se uniram em um synoecism para formar uma única cidade. Tegea foi listada em Homer 's Catálogo dos navios como uma das cidades que contribuíram navios e homens para o assalto Achaean em Troy .

Athena e Herakles em um Vermelho-figura kylix, 480-470 aC.

Conselheiro

Mitos posteriores dos gregos clássicos relatam que Athena guiada Perseus em sua busca para decapitar Medusa. Ela instruiu Heracles para esfolar o Leão de Neméia, usando suas próprias garras para cortar através de sua pele grossa. Ela também ajudou a derrotar o Heracles Pássaros Stymphalian, e para navegar o submundo de forma a captar Cerberus.

Em A Odisséia , Ulisses natureza astuta e sagaz 'rapidamente ganhou o favor de Athena. No modo épico realista, no entanto, em grande parte, ela se limita a ajudar-lhe apenas de longe, como através da implantação de pensamentos em sua cabeça durante a sua viagem de regresso de Tróia. Suas ações orientadores reforçar seu papel como a "protetora dos heróis" ou como mythologian Walter Friedrich Otto apelidada-lhe a "deusa da proximidade", devido à sua orientação e maternal sondagem. Não é até que ele lava acima na costa de uma ilha onde Nausicaa está lavando suas roupas que Athena chega pessoalmente para prestar assistência mais tangível. Ela aparece nos sonhos de Nausicaa para garantir que a princesa salva Ulisses e desempenha um papel na sua eventual escolta para Ithaca.

Athena aparece disfarçado de Ulisses em sua chegada, inicialmente mentindo e dizendo-lhe que Penelope, sua esposa, voltou a casar e que ele acredita-se estar morto; mas Odysseus encontra-se de volta para ela, empregando prevaricações hábeis para se proteger. Impressionado com sua determinação e perspicácia, ela revela-se e diz-lhe o que ele precisa saber, a fim de reconquistar seu reino. Ela disfarça como um homem ou mendigo idoso para que ele não pode ser notado pelos pretendentes ou Penelope, e ajuda-lo a derrotar os pretendentes.

Ela também desempenha um papel na cessação da contenda resultante contra os familiares dos pretendentes. Ela instrui Laertes para lançar sua lança e para matar o pai de Antinous, Eupeithes.

O Julgamento de Paris

Aphrodite está sendo supervisionado por Paris, enquanto Athena (a figura mais à esquerda) e Hera ficam nas proximidades. El Juicio de Paris por Enrique Simonet, ca. 1904

Todos os deuses e deusas, bem como vários mortais foram convidados para o casamento de Peleu e Thetis (as eventuais pais de Aquiles ). Somente Eris, deusa da discórdia, não foi convidado. Ela estava irritado com isso, assim que ela chegou com uma maçã de ouro inscrita com a palavra καλλίστῃ (kallistēi, "para o mais justo"), que ela jogou entre as deusas. Afrodite, Hera, Atena e tudo alegou ser o mais justo e, portanto, o legítimo proprietário da maçã.

As deusas escolheu para colocar o assunto antes de Zeus, que, não querendo favorecer uma das deusas, coloque a escolha nas mãos de Paris, um Príncipe troiano. Após o banho na primavera de Mount Ida (onde Troy estava situado), as deusas apareceu diante de Paris. As deusas despiu-se e apresentaram-se para Paris nu, ou a seu pedido ou por uma questão de ganhar.

Ainda assim, Paris não podia decidir, como todos os três eram idealmente bela, então eles recorreram a subornos. Hera tentou subornar Paris com controle sobre tudo Ásia e Europa , enquanto Athena ofereceu sabedoria, fama e glória na batalha, mas Afrodite veio e sussurrou para Paris que, se ele tivesse que escolher ela como a mais bela que ele teria a mulher mortal mais bonita no mundo como uma esposa, e ele escolheu-a em conformidade. Esta mulher era Helen , que era, infelizmente para Paris, já casada com o Rei Menelau de Esparta . As outras duas deusas ficaram furiosos por esta e por meio de rapto de Helena por Paris que provocou a Guerra de Tróia .

Fábula romana de Arachne

O fábula de Arachne é uma adição romana tardia para clássico mitologia grega mas não aparece no repertório mito do sótão vaso-pintores. O nome de Arachne simplesmente significa aranha (αράχνη). Arachne era filha de um tintureiro famoso em Púrpura de Tiro na Hypaipa de Lydia, e um estudante de tecelagem de Athena. Ela ficou tão convencido de sua habilidade como um tecelão que ela começou alegando que sua habilidade foi maior do que a de Atena.

Athena deu Arachne uma chance de se redimir, assumindo a forma de uma mulher velha e advertindo Arachne para não ofender as divindades. Arachne zombou e desejava para um concurso de tecelagem, para que ela pudesse provar a sua habilidade.

Athena teceu a cena de sua vitória sobre Poseidon que havia inspirado seu patrocínio de Atenas. De acordo com a narrativa latino Ovídio, tapeçaria de Arachne destaque vinte e um episódios da infidelidade das divindades, incluindo Zeus sendo infiel com Leda, com Europa, e com Danaë. Athena admitiu que o trabalho de Arachne foi impecável, mas ficou indignado por opção ofensiva do Arachne de sujeitos que apresentaram as falhas e transgressões das divindades. Finalmente, perdendo a paciência, Athena destruiu tapeçaria e tear de Arachne, golpeando-o com seu traslado.

Athena, em seguida, bateu Arachne com sua equipe, que a transformou em uma aranha. Em algumas versões, a destruição de seu tear leva Arachne se enforcar em desespero; Athena tem pena dela, e transforma-a em uma aranha. Na versão acima mencionada, Arachne tecida cenas de alegria enquanto Athena teceu cenas de horror.

A fábula sugere que a origem da tecelagem estava em imitação de aranhas e que foi considerado como tendo sido aperfeiçoado pela primeira vez em Ásia Menor.

Cult e atributos

Athena com a cista
Athena protegido com capacete com a cista e Erichthonius em sua forma de serpente. Romano, do século primeiro ( Museu do Louvre)

Athena de epítetos incluem Άτρυτώνη, Atrytone (= o incansável), Παρθένος, Parthenos (= virgem), e Ή Πρόμαχος, Promachos (o primeiro lutador, ou seja, ela que luta na frente).

Na poesia de Homero, uma tradição oral do oitavo ou sétimo século aC, em diante, Athena do mais comum epíteto é glaukopis (γλαυκώπις), que normalmente é traduzida como, de olhos brilhantes ou com os olhos brilhando. A palavra é uma combinação de Glauco (γλαύκος, ou seja, reluzente, prateado, e, mais tarde, verde-azulado ou cinza) e ops (ώψ, olho, ou, por vezes, face). É interessante notar que Glaux (γλαύξ, "coruja") é da mesma raiz, presumivelmente devido próprios olhos distintivas do pássaro. O pássaro que vê bem no meio da noite está intimamente associada com a deusa da sabedoria: em imagens arcaicas, Athena é freqüentemente representado com uma coruja nomeado o Glaucus (ou "coruja de Athena" e mais tarde sob o Império Romano , "coruja de Minerva ") empoleirou-se em sua mão. Este emparelhamento evoluiu na tangente de modo que mesmo em nossos dias a coruja é acolhido como um símbolo de perspicácia e erudição.

Sem surpresa, a coruja se tornou uma espécie de mascote ateniense. O oliveira também é sagrado para ela. Em épocas anteriores, Athena pode muito bem ter sido um deusa pássaro, semelhante à deusa desconhecido representado com corujas, asas e garras de aves no Alívio Burney, um relevo em terracota mesopotâmica do início do segundo milênio aC.

Outros epítetos incluem: Aethyta em que ela era adorada em Megara. A palavra aithyia (αἴθυια) significa um mergulhador, e figurativamente, um navio, de modo que o nome deve fazer referência Athena ensinando a arte da construção naval ou de navegação. Em um templo em Phrixa em Elis, que teria sido construído por Clymenus, ela era conhecida como Cydonia.

Os vários subgrupos Athena, ou cultos, todos ramificação da deusa centro de ela mesma frequentemente supervisionados vários ritos de iniciação da juventude grega, por exemplo, a passagem para a cidadania por jovens e para as mulheres a elevação ao status de esposa do cidadão. Seus vários cultos eram portais de uma socialização uniforme, mesmo para além Grécia continental.

Epítetos

Um novo peplos foi tecida para Athena e cerimonialmente trouxe para vesti-la imagem de culto ( Museu Britânico).

No Ilíada (4,514), o Hinos homéricos, e em Hesíodo de Teogonia, Athena é dado o epíteto curioso Tritogeneia. O significado deste termo não é clara. Parece querer dizer " Triton-nascido ", talvez indicando que a divindade-mar era o seu pai, segundo alguns mitos iniciais. Em Metamorfoses de Ovídio Athena é ocasionalmente referido como" Tritonia ".

Outro significado possível pode ser triple-nascido ou terceiro-nascido, que pode se referir a uma tríade ou para seu status como a terceira filha de Zeus ou o fato de que ela nasceu de Metis, Zeus, e ela mesma; listar várias lendas ela como sendo o primeiro filho depois de Artemis e Apolo, embora outras lendas identificá-la como primeiro filho de Zeus. Este último teria que ser tirada mitos clássicos, no entanto, um pouco do que os anteriores.

Em seu papel como juiz Julgamento de Orestes sobre o assassinato de sua mãe, Clitemnestra (que ganhou), Athena ganhou o epíteto Athena Areia.

Outros epítetos foram Ageleia e Itonia.

O Partenon , templo de Athena Parthenos

Athena foi dada muitos outros títulos do culto. Ela tem o epíteto Athena Ergane como o padroeiro dos artesãos e artesãos. Com o epíteto Athena Parthenos ("virgem"), ela estava particularmente adorados nos festivais do Panathenaea e Pamboeotia onde exibe os militaristas e atlético ocorreu. Com o epíteto Athena Promachos ela levou na batalha (ver Promachos). Com o epíteto Athena Polias ("da cidade"), Athena era o protetor não só de Atenas, mas também de muitas outras cidades, incluindo Argos, Sparta , Gortyn, Lindos, e Larisa.

Ela recebeu o epíteto Athena Hippeia ou Athena Hippia ("cavalo"), como o inventor do carro, e era adorado sob este título em Atenas, Tegea e Olympia. Como Athena Hippeia ela foi dada uma alternativa parentesco: Poseidon e Polyphe, filha de Oceanus. Em cada uma destas cidades têmpora freqüentemente era o principal templo na Acrópole.

Athena muitas vezes foi igualado com Aphaea, uma deusa locais da ilha de Egina, localizado perto de Atenas , uma vez Egina estava sob o poder de ateniense. O historiador grego Plutarco (46-120 dC) também se refere a uma instância durante a construção do Parthenon de ela ser chamada Athena Hygieia ("curador"):

Um estranho acidente aconteceu no curso da construção, que mostrou que a deusa não era avesso ao trabalho, mas era ajudar e cooperar para trazê-lo à perfeição. Um dos artífices, o mais rápido e mais acessível o trabalhador entre todos eles, com um pedaço de seu pé caiu de uma grande altura, e estava em uma condição miserável, os médicos não tendo esperança de sua recuperação. Quando Péricles estava em perigo sobre isso, a deusa [Athena] apareceu para ele durante a noite em um sonho, e ordenou um curso de tratamento, o que ele aplicou, e em um curto espaço de tempo e com grande facilidade curado o homem. E sobre esta ocasião, foi que ele criou uma estátua de bronze de Atena Hygeia, na cidadela perto do altar, que dizem que havia antes. Mas foi Phidias que operou a imagem da deusa em ouro, e ele tem seu nome inscrito no pedestal como o operário da mesma.

Em tempos clássicos a Plynteria, ou "Festa de adornar", observou cada maio, foi um festival com duração de cinco dias. Durante este período, as sacerdotisas de Atena, ou "Plyntrides", realizaram um ritual de limpeza dentro "do Erecththeum", o santuário pessoal da deusa. Aqui estátua de Atena estava despido, suas roupas lavadas e purificadas corpo.

Em Arcadia, ela foi assimilada com a antiga deusa Alea e adorado como Athena Alea.

Na arte clássica

O Athena Giustiniani, uma cópia romana de uma estátua grega de Pallas Athena com sua serpente, Erichthonius
Athena representada em uma moeda de Attalus I , governante de Pergamon; ca. 200 aC.
Cena mitológica com Athena (esquerda) e Herakles (à direita), em um paleta pedra do Arte greco-budista de Gandhara, India

Classicamente, Athena é retratado vestindo um corpo inteiro chiton, e às vezes na armadura, com seu capacete levantado no alto da testa para revelar a imagem de Nike. Seu escudo carrega em seu centro a égide com a cabeça do Gorgon (gorgoneion) no centro e cobras ao redor da borda. É nessa postura de pé que estava representado na Phidias da famosa perdida ouro e marfim estátua dela, 36 m de altura, o Athena Parthenos no Parthenon . Athena também muitas vezes é retratado com uma coruja que senta-se em um dos ombros.

O Mourning Athena é uma escultura que data em torno de 460 aC e retrata um descanso Athena cansado em uma equipe. Em anteriores, retratos arcaicas de Athena em Preto-figura cerâmica, a deusa mantém algumas de sua personagem minóica-micênica, como grandes asas do pássaro, embora isso não é verdade de escultura arcaica como os de Aphaean Athena, onde Athena está subsumida um anterior, numinous- invisivelmente Aphaea -Deusa com conexões de Creta em seu mythos.

Outros tipos comumente recebidas e repetidas de Athena em escultura podem ser encontradas em esta lista.

Além de seus atributos, parece haver um relativo consenso na escultura final do período clássico, do século 5 em diante, quanto ao que Athena parecia. Mais perceptível no rosto é talvez a rodada completa forte, queixo masculino com uma alta nariz que tem uma alta ponte como uma extensão natural da testa. Os olhos normalmente são um pouco profundamente definido. Os lábios unsmiling são geralmente cheia, mas a boca é retratado bastante estreito, geralmente apenas um pouco mais amplo do que o nariz. O pescoço é um pouco longo. O resultado líquido é uma beleza serena, sério, um pouco distante, e muito masculino.

Nome, etimologia, e origem

Athena tinha uma relação especial com Atenas , como é demonstrado pela ligação etimológica dos nomes da deusa e da cidade. Os cidadãos de Atenas construiu uma estátua de Atena como um templo para a deusa, que tinha olhos penetrantes, um capacete na cabeça, vestido com um égide ou couraça, e um extremamente longa lança. Ele também tinha um escudo de cristal com a cabeça do Gorgon nele. A grande serpente acompanhado dela e ela segurou a deusa da vitória em sua mão.

Busto de Athena no Glyptothek

Athena é associado com Atenas , um nome plural porque era o lugar onde ela presidia a própria irmandade, o Athenai, em tempos mais antigos: Micenas foi a cidade onde a Deusa foi chamado Mykene, e Micenas é nomeado no plural para a irmandade de mulheres que cuidavam dela lá. Em Tebas ela foi chamada Tebe, ea cidade novamente um plural, Thebae (ou Tebas, onde o "s" é a formação plural). Da mesma forma, em Atenas, ela foi chamada Athena, ea cidade Athenae (ou Atenas, novamente um plural). "Se seu nome é atestada em Eteocretan ou não vai ter que esperar para decifração de Linear A.

Günther Neumann sugeriu que o nome de Athena é, possivelmente, de Lydian origem; pode ser uma palavra composta derivada em parte de Tirreno "ati", que significa mãe e o nome do Deusa Hurrian " Hannahannah "encurtados em vários lugares para" Ana ". Em Micênico grego, em Knossos uma única inscrição A-ta-na po-ti-ni-ja / Athana potniya / aparece no Linear B comprimidos do Minóico II-era "Quarto do carro Tablets"; estes compreendem o arquivo mais antigo Linear B em qualquer lugar.

Embora Athana potniya muitas vezes é traduzida Mistress Athena, que literalmente significa "o Potnia de At (h) ana", que talvez, significa que a Senhora de Atenas; Qualquer ligação à cidade de Atenas na inscrição Knossos é incerto. Nós também achamos A-ta-no-dju-wa-ja / Athana diwya /, a parte final que é o Linear B ortografia do que sabemos a partir do grego clássico como Diwia (micênica di-u-ja ou di-wi-ja) : divina Athena também era um tecelão e da divindade de artesanato (veja Dyeus).

Em seu diálogo Crátilo, o filósofo grego Platão , 428/427 aC - 348/347 aC, dá a etimologia do nome de Athena, com base na visão do antigo atenienses:

Essa é uma questão mais grave, e há, meu amigo, os intérpretes modernos de Homer pode, penso eu, ajudar na explicação da visão dos antigos. Para a maioria destes em suas explicações do poeta, afirmam que ele quis dizer com Athena "mente" [ nous] e "inteligência" [dianoia], ea fabricante de nomes parece ter tido uma noção singular sobre ela; e, na verdade chama-a pelo título ainda mais alto ", inteligência divina" [noesis Theian], como se quisesse dizer: Esta é ela quem tem a mente melhor do que outros. Nem nós seremos muito errado ao supor que o autor de sua intenção de identificar esta deusa com inteligência moral [en ethei noesin], e, portanto, deu-lhe o nome etheonoe; que, no entanto, ele ou seus sucessores têm alterado para o que eles achavam uma forma mais agradável, e chamou-a Athena.
Plato, Crátilo, 407b

Assim, para Platão, seu nome era para ser derivado do grego Ἀθεονόα,Atheonóa-que os gregos posteriores racionalizada a partir de (da divindadetheos) mente (nous).

Platão observou que os cidadãos egípcios de Sais no Egito adoravam uma deusa cujo nome egípcio era Neith; e eles identificaram-la com Athena. ( Timeu 21e), ( Histórias 2: 170-175).

Alguns autores acreditam que, nos primeiros tempos, Athena era ou uma coruja si mesma ou uma deusa pássaro em geral: no Livro 3 do Odyssey , ela assume a forma de uma mar-águia. Esses autores argumentam que ela deixou cair a profilático coruja-máscara antes de perder suas asas. "Athena, pelo tempo que ela aparece na arte", Jane Ellen Harrison tinha observado ", derramou completamente sua forma animal, reduziu as formas uma vez que ela usava de serpente e pássaro para os atributos, mas ocasionalmente em preto-figura vaso-pinturas ela ainda aparece com asas ".

Alguns autores gregos derivaram símbolos naturais a partir das raízes etimológicas de nomes de Athena ser éter, ar, terra e lua. Este foi um dos desenvolvimentos principais de exploração acadêmica do mundo antigo.

A cultura pós-clássico

Aneoclássicovariante de Athena Promachosestá na frente doedifício do Parlamento austríaco, em Viena.

Um breve resumo da evolução de Athena de motivos miríade depois de sua dominância na Grécia pode ser visto como segue: A ascensão do cristianismo na Grécia terminou em grande parte, a adoração de divindades gregas e politeísmo em geral, mas ela ressurgiu na Idade Média como um defensor da sagacidade virtude e para que seu status de guerreiro masculina ainda estava intacta. (Ela pode ser encontrada em alguns cristas da família de nobreza.) Durante o Renascimento, ela vestiu o manto do patrono das artes e esforço humano e, finalmente, embora não seja, em última análise, Athena personificado os milagres da liberdade e da república durante a Revolução Francesa. (A estátua da deusa estava centrada na Place de la Revolution em Paris.)

Por mais de um século uma réplica em escala real do Partenon ficou em Nashville, Tennessee , que é conhecida como a Atenas do Sul . Em 1990, um dourado 41 pés (12,5 m) de altura foi adicionado réplica da estátua de Fídias de Athena Parthenos. O estado da Califórnia selo caracteriza uma imagem de Athena (ou Minerva) ajoelhado ao lado de um urso marrom.

Athena é um patrono natural de universidades: ela é o símbolo da Universidade de Tecnologia de Darmstadt, na Alemanha, ea Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil. Sua imagem pode ser encontrada nos escudos da Faculdade de Filosofia e Letras e da Faculdade de Ciências da Universidade Nacional Autônoma do México, onde sua coruja é o símbolo da Faculdade de Química. Em Bryn Mawr College, na Pensilvânia uma estátua de Athena ( uma réplica do original é uma de bronze na biblioteca de artes e arqueologia) reside no Grande Hall. É tradicional no tempo de exame para os alunos deixam oferendas à deusa com uma nota pedindo boa sorte, ou de se arrepender por ter acidentalmente quebrar qualquer uma das numerosas outras tradições do colégio. A coruja de Athena também serve como o mascote da faculdade, e um dos hinos da faculdade é "Pallas Athena". Pallas Athena é a deusa tutelar da fraternidade social internacional Phi Delta Theta. Sua coruja é também um símbolo da fraternidade.

O personagem-título deEdgar Allan Poe's The Ravenfamosa senta sobre "um busto de Pallas".

Ela é o símbolo da Marinha dos Estados Unidos e as Mulheres foi retratado em sua crista da unidade. Uma medalha atribuída às mulheres que serviram no exército das mulheres auxiliar Corps de 10 de julho de 1942 a 31 de Agosto de 1943, e para o Exército Mulheres Corps de 01 de setembro de 1943 to 02 de setembro de 1945 contou com Athena na frente.

A estátua de Jean Boucher deErnest Renan em Tréguier

Capacete de Athena é a característica central naUnited States Military Academycrista.

Athena é relatado como uma fonte de influência para teólogas feministas, comoCarol P. Christ.

A estátua de Jean Boucher do pensador cético sentado Ernest Renan, mostrada à esquerda, causou grande polêmica quando foi instalado em Tréguier, Bretanha em 1902. 1862 biografia de Jesus de Renan tinha negado sua divindade, e ele tinha escrito a " Oração sobre a Acrópole "dirigida à deusa Atena. A estátua foi colocada na praça liderada pela catedral. A cabeça de Renan foi transformada de distância do edifício, enquanto Athena, ao lado dele, estava representado erguendo o braço, que foi interpretada como indicando um desafio para a Igreja durante uma fase de anti-clerical em cultura oficial francês. A instalação foi acompanhada de um protesto em massa de católicos romanos locais e um serviço religioso contra o crescimento do ceticismo e secularismo.

Athena foi usado inúmeras vezes como um símbolo de uma república por diferentes países e aparece em moeda como ela fez na antiga dracma de Atenas. Athena (Minerva) é o tema do 50 $ 1915-S Panamá-Pacífico moeda comemorativa. Em 2,5 troy oz (78 g) de ouro, esta é a maior (em moeda peso) já produzido pela Casa da Moeda dos EUA. Esta foi a primeira $ 50 moedas emitidas pela Casa da Moeda dos Estados Unidos e não superior foi produzido até a produção dos $ 100 moedas de platina em 1997. Claro que, em termos de valor de face em dólares ajustados, o 1915 é o mais alto denominação já emitido pela US Mint.

Athena foi representado no anverso do grego 100 dracmas Nota de banco de 1978-2001. Outro exemplo recente é o 60 anos da moeda comemorativa Segunda República emitido pela Áustria em 2005. Athena é representado no anverso da moeda, o que representa a República da Áustria.

Ela aparece brevemente no filme da Disney Hercules, mas tem um papel mais dominante na série de televisão.

Athena é um personagem ativo na continuidade da Marvel Comics principal, o Universo Marvel, mais recentemente, no Incredible Hercules série. Ela age como um guia para Hércules e seu ajudante, menino gênio Amadeus Cho.

Athena aparece no Rick Riordan Percy Jackson & the Olympians série de livros. Sua filha, nascida de sua cabeça enquanto ela foi a partir de Zeus, semideus Annabeth Chase é um dos personagens principais. O pai de Annabeth encontrou-a (Annabeth) deitado em berço de ouro na porta do hotel.

O nome romano para Athena é Minerva. No Assassins Creed II jogo de vídeo, Minerva aparece em uma abóbada antigo debaixo do Vaticano no final do jogo. Ela explica a origem da humanidade na história a principal protagonista do jogo, Desmond Miles, através de seu antepassado, Ezio Auditore.

Athena aparece na série de televisãoStargate SG-1quando ela seqüestraVala Mal Doran para obter informações sobre aClava Thessara Infinitas (A Chave para o Infinito Treasure).

Masculinidade e feminismo

Athena tinha um "compromisso andrógino" que permitiu que seus traços e que ela representava a serem atribuídas aos governantes masculinos e femininos iguais ao longo da história (como Maria de Médici, Ana de Áustria, Cristina da Suécia, e Catarina, a Grande ).

JJ Bachofen defendeu que Athena era originalmente uma figura maternal estável em sua segurança e equilíbrio, mas foi pego e pervertida por uma sociedade patriarcal; este foi especialmente o caso em Atenas. A deusa adaptado, mas poderia facilmente ser visto como um deus. Ele considerava-a como "paternidade sem mãe no lugar de maternidade órfão" onde uma vez alterado, o personagem de Athena estava a ser cristalizado como a de um patriarca.

Considerando Bachofen viu o interruptor para a paternidade em nome do Athena como um aumento do poder, Freud pelo contrário percebida Athena como uma "deusa mãe original despojado de seu poder". Nesta interpretação, Athena foi rebaixado para ser apenas a filha de Zeus, nunca permitiu a expressão da maternidade. Ainda mais diferente da perspectiva de Bachofen é a falta de papel permanência na visão de Freud: Freud considerou que o tempo e as culturas diferentes moldaria Athena para defender o que era necessário para eles.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Athena&oldid=541809044 "