Conteúdo verificado

Vodafone

Assuntos Relacionados: Empresas

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Vodafone Group plc
Tipo Público
( LSE : VOD, NASDAQ: VOD)
Indústria Telecomunicações
Predecessor (s) 1983 (1983) -1991 (1991) Racal Telecom
Fundado 1984 (1984)
Sede Newbury, Berkshire, Reino Unido
Área servida No Mundo Todo
Principais pessoas Sir John Bond ( Presidente)
Vittorio Colao ( CEO)
John Buchanan ( Vice-Presidente)
Andy Halford ( CFO)
Serviços Telecomunicações
Receita Aumentar R $ 44,47 bilhões (2010)
O resultado operacional Aumentar £ 9,480 bilhões (2010)
Lucro Aumentar £ 8645000000 (2010)
Total de ativos Aumentar £ 156.980.000.000 (2010)
Total do patrimônio líquido Aumentar £ 90380000000 (2010)
Funcionários 79.000 (março - 2009)
Subsidiárias
Site Vodafone.com

Vodafone Group plc ( LSE : VOD, NASDAQ: VOD) é uma multinacional britânica operador de rede móvel sediada em Newbury, Inglaterra . Vodafone é a maior empresa do mundo rede de telecomunicações móveis, com base na receita, e tem um valor de cerca de £ 71200000000 mercado (novembro de 2009). Atualmente, possui operações em 31 países e redes de parceiros em mais 40 países. Com base assinantes, é a segunda maior operadora de telefonia móvel do mundo, atrás China Mobile e mais Telefónica, com mais de 427 milhões de assinantes em 31 mercados em 5 continentes a partir de 2009. No Reino Unido, a sua terra natal, a Vodafone tem mal desempenho inferior nos últimos anos devido à mudança rápida em administração. Ele caiu da primeira para a terceira maior operadora de telecomunicações gerando uma receita de £ 4900000000 de seus 18,7 milhões de clientes em 2008-09. A partir de 31 de março de 2009 (2009-03-31), a empresa emprega mais de 79.000 pessoas em todo o mundo.

O nome vem da Vodafone vo gelo da ta fone, escolhida pela empresa para "refletir a prestação de serviços de voz e dados através de telefones celulares".

Vodafone possui 45% de Verizon Wireless, a maior rede de telecomunicações sem fio nos Estados Unidos, com base no número de assinantes.

Ele está listada na Bolsa de Londres , onde ele é um constituinte do Índice FTSE 100. Anteriormente Vodafone foi listado no New York Stock Exchange, mas depois recuado para transferir a listagem de suas American Depositary Receipts, cada um representando dez ações ordinárias de sua empresa, desde a NYSE NASDAQ. No entanto, seria manter listando seus títulos de dívida na NYSE.

Vodafone Group

Newbury: Sede Nova Vodafone. Esta HQ está situado na parte ocidental norte da praça grelha e que a foto foi tirada do lado oeste do edifício. A maior parte desta praça é residencial com alguns campos agrícolas e alguma atividade comercial.

Em 1982 A subsidiária da Racal Electronics plc Racal Estratégico Radio Ltd. ganhou uma das duas licenças de rede de telefonia celular do Reino Unido; o outro vai British Telecom A rede, conhecida como Racal Vodafone foi de 80% de propriedade da Racal, com Millicon e a Tecnologia Hambros possuir Confiança de 15% e 5%, respectivamente. Vodafone foi lançado em 1 de Janeiro de 1985. Racal Rádio Estratégico foi rebatizado Racal Telecommunications Group Limited em 1985. Em 29 de dezembro de 1986, Racal Electronics comprou a parte dos acionistas minoritários da Vodafone para a GB £ 110 milhões.

Em setembro de 1988, a empresa foi novamente rebatizado Racal Telecom, e em 26 de outubro de 1988, Racal Electronics flutuou 20% da empresa. A flotação valorizado Racal Telecom em GB £ 1,7 bilhões. Em 16 de Setembro de 1991, a Racal Telecom foi cindida da Racal Electronics como Vodafone Group.

Em Julho de 1996, a Vodafone adquiriu os dois terços dos Talkland ele ainda não possuía para £ 30.600.000. Em 19 de Novembro de 1996, em um movimento defensivo, Vodafone compra Povos Telefone para £ 77 milhões, uma cadeia de 181 lojas cujos clientes foram esmagadoramente pela rede da Vodafone. Em um movimento semelhante a companhia adquiriu os 80% de Astec Comunicações que não possui, um prestador de serviços com 21 lojas.

Em 1997, a Vodafone lançou seu logotipo Speechmark, pois é um aspa em um círculo; os o no logótipo Vodafone estão a abrir e fechar aspas, sugerindo conversa.

Em 29 de junho de 1999, a Vodafone completou a compra de AirTouch Communications, Inc. e mudou seu nome para Vodafone Airtouch plc. Negociação da nova empresa iniciou em 30 de Junho de 1999. Para aprovar a fusão, Vodafone vendeu a sua participação de 17,2% no Mobilfunk E-Plus. A aquisição deu Vodafone uma quota de 35% do Mannesmann, dono da maior rede móvel alemão.

Em 21 de Setembro de 1999, a Vodafone concordaram em fundir seus ativos sem fio dos EUA com os da Bell Atlantic Corp para formar Verizon Wireless. A fusão foi concluída em 4 de Abril de 2000.

Em novembro de 1999, a Vodafone fez uma oferta não solicitada para a Mannesmann, que foi rejeitada. Interesse da Vodafone na Mannesmann tinha sido aumentado por esta última compra de Orange, a operadora de telefonia móvel do Reino Unido. Chris Gent diria mais tarde o movimento da Mannesmann para o Reino Unido quebrou um "acordo de cavalheiros" não para competir em cada território outros casa. A aquisição hostil provocado fortes protestos na Alemanha, e uma "luta titânica" que viu Mannesmann resistir aos esforços da Vodafone. No entanto, em 3 de Fevereiro de 2000, o conselho Mannesmann concordou com um aumento da oferta de £ 112bn, em seguida, a maior fusão corporativa nunca. A UE aprovou a fusão em abril de 2000. O conglomerado foi posteriormente quebrados e todas as operações de fabricação relacionados vendida.

Em 28 de julho de 2000, a Companhia reverteu a seu antigo nome, Vodafone Group plc. Em abril de 2001, o primeiro Chamada de voz 3G foi feito na rede 3G da Vodafone Reino Unido.

Vodafone em Iaşi, Romênia
Um mapa mostrando pegada Vodafone Global da Empresa '.
  Vodafone Países de Operação
  Parceiros e afiliados da Vodafone

Em 2001, a Companhia assumiu Eircell, então parte do Eircom na Irlanda, e rebatizou-o como Vodafone Irlanda. Em seguida, ele passou a adquirir a terceira maior operadora de telefonia móvel J-Phone do Japão, que tinha introduzido telefones com câmera pela primeira vez no Japão.

Em 17 de dezembro de 2001, a Vodafone introduziu o conceito de "parceiro" Networks, por assinatura TDC Mobil da Dinamarca. O novo conceito envolveu a introdução de serviços internacionais da Vodafone para o mercado local, sem a necessidade de investimento pela Vodafone. O conceito seria usado para estender a marca e serviços Vodafone em mercados onde não tem participações em operadoras locais. Serviços Vodafone seria comercializado no âmbito do regime dual-marca, onde a marca Vodafone é adicionado no fim da marca local. (Ie, etc. TDC Mobil-Vodafone)

Europa

Redes na Europa
Maioritariamente detida De propriedade de minorias Não Ownership
Albânia França Áustria Bélgica
República Tcheca Polônia Bulgária Ilhas do Canal
Alemanha Croácia Chipre
Grécia Dinamarca Estônia
Hungria Finlândia Ilhas Faroe
Irlanda Islândia Látvia
Itália Lituânia Luxemburgo
Malta Rep. Da Macedónia Noruega
Holanda Rússia Sérvia
Chipre do Norte Eslovenia Suécia
Portugal Suíça Ucrânia
Romênia
Espanha
Peru
Reino Unido

Em fevereiro de 2002, a Finlândia foi adicionado na comunidade móvel, como Radiolinja é assinado como uma rede de parceiros. Radiolinja mais tarde mudou seu nome para Elisa. Mais tarde nesse ano, a Companhia rebatizada J-céu serviço de internet móvel do Japão como Vodafone live !, e em 3 de Dezembro de 2002, a marca Vodafone foi introduzido no mercado estónio com assinatura de um Acordo Partner Network com Radiolinja (Eesti). Radiolinja (Eesti) mais tarde mudou seu nome para Elisa.

Em 7 de janeiro de 2003, a Companhia assinou um acordo de parceria a nível do grupo com Mobilkom Austria. Como resultado, Áustria, Croácia e Eslovénia foram adicionados à comunidade. Em abril de 2003, Og Vodafone foi introduzido no mercado islandês e, em maio de 2003, Omnitel (Omnitel Pronto-Italia) foi rebatizada Vodafone Itália. Em 21 de Julho de 2003, a Lituânia foi adicionado à comunidade, com a assinatura de um acordo Partner Network com a mordida.

Em fevereiro de 2004, a Vodafone assinou um acordo Partner Network com LUXGSM do Luxemburgo, e um Acordo Partner Network com Cyta de Chipre. Cyta concordou em renomear suas operações de telefonia móvel para Cytamobile-Vodafone. Em abril de 2004, a Companhia adquiriu Singlepoint fornecedor do serviço de John Caudwell (Grupo Caudwell), e cerca de 1,5 milhões de clientes em sua base para £ 405million, acrescentando sites em Stoke on Trent (Inglaterra), para sites existentes em Newbury (HQ), Birmingham , Warrington e Banbury. Em novembro de 2004, a Vodafone introduziu Serviços 3G na Europa.

Em junho de 2005, a Companhia aumentou sua participação na Roménia Connex a 99%, e também comprou a operadora de telefonia móvel Checa Oskar. Em 1 de Julho de 2005, Oskar da República Checa foi rebatizada como Oskar-Vodafone. Mais tarde nesse ano, em 17 de Outubro de 2005, Vodafone Portugal lançou um logotipo revisto, utilizando o novo texto projetado por Dalton Maag, e uma versão 3D do logotipo Speechmark, mas mantendo um fundo vermelho e escrita branca (ou vice-versa). Além disso, várias empresas operadoras começaram a cair o uso da Padrão de cartão SIM no logotipo da empresa. (O rebranding de Oskar-Vodafone e Connex-Vodafone também não usa o padrão do cartão SIM.) Um tipo personalizado Dalton Maag (com base na sua fonte InterFace família) fazia parte da nova identidade.

Em 28 de Outubro de 2005, Connex na Roménia foi rebatizada como Connex-Vodafone, e em 31 de Outubro de 2005, a Companhia chegou a um acordo para vender a Vodafone Suécia Telenor por cerca de 1 bilhão. Após a venda, a Vodafone Suécia tornou-se um Partner Network. Em dezembro de 2005, a Vodafone venceu um leilão para comprar a Turquia a segunda maior empresa de telefonia do móvel, Telsim, para US $ 4,5 bilhões. Em dezembro de 2005, Vodafone Espanha se tornou o segundo membro do Grupo de adotar o logotipo da revista: foi faseada ao longo dos seis meses seguintes em outros países.

Em 2006, a Companhia passará a ser seu local de Stoke-on-Trent Stoke como Premier Centre, um centro de conhecimento para a empresa lidar com o Atendimento ao cliente para os seus clientes de maior valor, suporte técnico, vendas e controle de crédito. Todos os cancelamentos e upgrades começou a ser tratado por este call center. Em 5 de Janeiro de 2006, a Vodafone anunciou a conclusão da venda de Vodafone Suécia para Telenor. Em fevereiro de 2006, a Companhia encerrou a sua Call center Birmingham. Em 1 de Fevereiro de 2006, Oskar Vodafone tornou-se Vodafone República Checa, adotando o logotipo da revista, e em 22 de Fevereiro de 2006, a Companhia anunciou que estava estendendo a sua pegada para a Bulgária com a assinatura do Acordo Partner Network com Mobiltel, que faz parte do grupo Mobilkom Austria.

Vodafone HQ na Irlanda no Central Park, Leopardstown Rd.

Em 12 de Março de 2006, o ex-chefe, Sir Christopher Gent, que foi nomeado presidente honorário pós for Life em 2003, encerrar seguinte rumores de fendas da sala de reuniões. Em abril de 2006, a Companhia anunciou que tinha assinado uma extensão de seu Acordo Partner Network com BITE Grupo, permitindo sua subsidiária letão "MORDIDA Latvija" para se tornar o mais recente membro da comunidade parceiro global da Vodafone. Também em Abril de 2006, Vodafone Suécia mudou seu nome para Telenor Sverige AB, e Connex-Vodafone tornou-se Vodafone Roménia, também a adoção do novo logotipo. Em 30 de maio de 2006, a Vodafone anunciou a então maior perda na história corporativa britânica (£ 14900000000), e planeja cortar 400 postos de trabalho; ela relatou os custos one-off de £ 23500000000 devido à reavaliação do seu Subsidiária Mannesmann. Em 24 de julho de 2006, o chefe respeitado da Vodafone Europa, Bill Morrow, encerrado inesperadamente, e em 25 de Agosto de 2006, a Companhia anunciou a venda de sua participação de 25% na Bélgica de Proximus para € 2 bilhões. Após o negócio, Proximus ainda era parte da comunidade como uma rede de parceiros. Em 5 de outubro de 2006, a Vodafone anunciou a primeira parceria com uma única marca Og Vodafone que operam sob o nome Vodafone Islândia, e em 19 de dezembro de 2006, a Companhia anunciou a venda de sua participação de 25% na Suíça de Swisscom para CHF4.25 bilhões (£ 1800000000)., Depois do acordo, Swisscom ainda seria parte da comunidade como uma rede de parceiros. Finalmente, em Dezembro de 2006, a Companhia concluiu a aquisição de Aspective, um integrador de sistemas aplicativos corporativos no Reino Unido, sinalizando a intenção da Vodafone para crescer uma presença e as receitas significativa na tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Marketplace.

No início de Janeiro de 2007, Telsim na Turquia adoptou Vodafone dual-branding como Telsim Vodafone, e em 1 de Abril de 2007, Telsim Vodafone Turquia deixou cair sua marca original e tornou- Vodafone Turquia. Além disso, Vodafone Turquia também dá serviço na República Turca de Chipre do Norte . Em 1 de Maio de 2007, a Vodafone adicionou Jersey e Guernsey para a comunidade, como Airtel foi assinado como Partner Network em ambos dependências da coroa. Em junho de 2007, a Vodafone live! Portal de internet móvel no Reino Unido foi relançada. Página inicial agora foi cobrada para, e anteriormente "empacotado" subsídio de dados foi removido de cláusulas contratuais existentes. Todos os utilizadores tiveram acesso à web "cheio" em vez de um ' Walled Garden ", e Vodafone tornou-se a primeira rede móvel para se concentrar uma campanha de mídia inteira em seu portal de internet móvel recém-lançado no Reino Unido. Em 1 de Agosto de 2007, Vodafone Portugal lançou o Vodafone Messenger, um serviço com Windows Live Messenger e Yahoo! Messenger.

Vodafone Leão de Munique Löwenparade

No final de 2007, a Vodafone Alemanha ficou em sexto na Europa por número de assinantes, enquanto que a sua operação italiano foi listado como o 10º. Vodafone UK ficou em 13º, enquanto a Espanha foi listado em 16º lugar.

Em 17 de abril de 2008, a Vodafone alargou a sua pegada para a Sérvia como Móvel Vip foi adicionado à comunidade como uma rede de parceiros, e em 20 de Maio de 2008, a Companhia adicionou Operador VIP como uma rede de parceiros, estendendo assim a pegada global para a República da Macedónia . Em maio de 2008, Kall das Ilhas Faroé rebatizada como Vodafone Ilhas Faroe.

Em 30 de Outubro de 2008, a empresa anunciou uma parceria estratégica, non-equity com Mobile TeleSystem (MTS) grupo de Rússia. O acordo acrescenta Rússia , Arménia , Turquemenistão , Ucrânia e Usbequistão para a pegada de grupo.

Em 20 de março de 2009, foi anunciado que o grupo Luxemburgo parceiro foi alterado para Tango: o acordo com a LUXGSM não foi renovado a favor de Tango, a unidade do Luxemburgo de outra rede de parceiros, Belgacom da Bélgica.

Em dezembro de 2009, a Vodafone Espanha criou um falso entrada na Wikipedia para promover um plano de telefone móvel chamado "Feliz Borabó"

Ásia-Pacífico

Redes na Ásia-Pacífico
Maioritariamente detida De propriedade de minorias Não Ownership
Austrália China continental Afeganistão Armênia
Índia Fiji Azerbaijão Hong Kong
Nova Zelândia Índia Japão Malásia
Samoa Cingapura
Sri Lanka Taiwan
Tailândia Turcomenistão
Uzbequistão

Em julho de 1993, a rede da BellSouth Nova Zelândia foi ao ar, e outubro 1993 A rede da Vodafone Australia também foi ao ar. Isto foi seguido em julho de 1994 pela rede da Vodafone Fiji de ir ao vivo.

O edifício Vodafone no Fanshawe Street, esquina Halsey rua, olha para o nordeste, Auckland City, da Nova Zelândia.

Em novembro de 1998, a Vodafone compra BellSouth Nova Zelândia, que mais tarde tornou- Vodafone Nova Zelândia. Em 1999, a J-Phone lançou o J-céu serviço de internet móvel em resposta a DoCoMo serviço i-Mode. Em dezembro de 2002 J-Phone Rede 3G foi ao ar.

Em 1 de Outubro de 2003, J-Phone tornou-se ' Vodafone ', e J-Phone do serviço de internet móvel J-Sky se tornou Vodafone vivo !. Em 3 de novembro de 2003, Singapura tornou-se parte da comunidade como M1 foi assinada como rede de parceiros.

Em dezembro de 2004, a Vodafone Austrália concordou em implantar de alta velocidade Rede de backbone MPLS construído por Lucent Worldwide Services usando Hardware Juniper.

Em seguida, em abril de 2005, SmarTone mudou o nome de sua marca de ' SmarTone-Vodafone ', depois de ambas as empresas assinaram um Acordo Partner Network. Em agosto de 2005, a Vodafone lançou a tecnologia 3G na Nova Zelândia , e em outubro de 2005, ele começou a lançar a tecnologia 3G na Austrália . Em 28 de Outubro de 2005, a Companhia anunciou a aquisição de uma participação de 10 por cento na Índia Bharti Televentures, que opera a maior rede de telefonia móvel na Índia sob a marca Airtel. Em 22 de dezembro de 2005, a Companhia anunciou a conclusão da aquisição da participação de 10% no Bharti Televentures da Índia .

Em janeiro de 2006, a Indonésia , Malásia e Sri Lanka foram adicionados à pegada Vodafone como Vodafone Group assinou um acordo com a rede de parceiros Telekom Malaysia. Em 17 de Março de 2006, a Vodafone anunciou um acordo para vender todo o seu interesse em Vodafone Japão para SoftBank para £ 8900000000, dos quais £ 6800000000 será recebido em dinheiro no fechamento do negócio. Vodafone Japão mais tarde mudou seu nome para SoftBank Mobile. Em 9 de Outubro de 2006, Vodafone Nova Zelândia comprou terceira maior da Nova Zelândia provedor de internet, iHug, e em 1 de Novembro de 2006, Vodafone Austrália assinou o Australian Football League (AFL) é maior patrocínio negócio individual com o clube Brisbane Lions para temporadas de 2007, 2008 e 2009.

Em 6 de Fevereiro de 2007, juntamente com a parceria com a Digicel Caribbean (veja abaixo), Samoa foi adicionado como um mercado Parceiro. Em seguida, em 11 de Fevereiro de 2007, a Companhia concordou em adquirir uma participação de controlo de 67% em Hutchison Essar limitada para US $ 11,1 bilhões. Ao mesmo tempo, ele concordou em vender volta de 5,6% do seu Airtel aposta de volta aos Mittals. Vodafone manteria uma participação de 4,4% no Airtel. Em 21 de setembro de 2007, Hutch foi rebatizada para Vodafone na Índia.

Em 6 de Fevereiro de 2007, a Vodafone Group assinou um acordo de parceria de três anos com Grupo Digicel. O acordo, que inclui a operação irmã da Digicel em Samoa , terá como resultado a oferta de novos recursos de roaming. Os dois grupos também vai se tornar parceiros de roaming preferenciais do outro. Junto com os mercados da Digicel, a marca Vodafone está presente em 81 países, regiões e territórios. O que é interessante notar é que, além de ser parceiros, Digicel e Vodafone são também operadores rivais em Fiji , onde Digicel Fiji recentemente lançados, e Vodafone detém uma participação minoritária (49%) na Vodafone Fiji.

Em 10 de Fevereiro de 2008, a Vodafone anunciou o lançamento do M-Paisa dinheiro móvel serviço de transferência em (Maior operadora GSM do Afeganistão) rede de Roshan: Afeganistão foi adicionada à pegada Vodafone.

Em 5 de setembro de 2008, a Vodafone adquiriu da Austrália maiores tijolos e argamassa varejista telefone móvel Louco João adicionando 115 lojas de varejo para suas operações locais.

Em 9 de fevereiro de 2009, a Vodafone anunciou uma fusão com a 3 / Hutchison através de uma empresa de joint venture VHA Pty Ltd, que iria oferecer produtos sob a marca Vodafone. dtac na Tailândia é assinado como uma rede de parceiros do Grupo em 25 de Março de 2009.

Em 19 de junho de 2009, a Vodafone-Hutchison Austrália (VHA) anunciou o fim de sua terceirização de operações de varejo. VHA comprometeu a comprar de volta e gestão de toda a sua operação de varejo, incluindo Vodafone 208 com a marca pontos de venda em toda a Austrália. Este projeto está previsto para ser concluído até 1 de Setembro de 2009.

Em 31 de agosto de 2009, a Vodafone possibilitou uma 900MHz estendida rede 3G UMTS que funciona fora de sua rede 3G 2100MHz, aumentando a cobertura 3G da Vodafone população de cerca de 8% para cerca de 94% em dual-band 900 / 2100MHz 3G UMTS dispositivos.

Nar Móvel no Azerbaijão foi assinado como uma rede de parceiros em 22 de Julho de 2009, enquanto Chunghwa Telecom de Taiwan foi assinado em 12 de Novembro de 2009.

África e Oriente Médio

Redes no Oriente Médio e África
Maioritariamente detida De propriedade de minorias Não Ownership
República Democrática do Congo 1 Egito Quênia Kuweit
Gana Lesotho 1 Bahrain
Moçambique 1 Qatar 2 Líbia
Tanzânia 1 África do Sul 1 UAE
1 participações maioritárias detidas por intermédio de propriedade majoritária Grupo Vodacom
2 propriedade efectiva não é maioria, mas controle total exercido pelo grupo.
Egito

Em novembro de 1998, a Vodafone Egipto rede foi ao ar sob o nome ClickGSM.

Em 8 de novembro de 2006, a Companhia anunciou um acordo com Telecom Egito, resultando em uma maior cooperação no mercado egípcio, e aumentando a sua participação na Vodafone Egypt. Depois que o negócio, Vodafone Egito foi de 55% detida pelo grupo, enquanto os restantes 45% era propriedade de Telecom Egito.

Kuweit

Em 18 de Setembro de 2002, a Vodafone assinou um acordo com o grupo Partner Network MTC do Kuwait . O acordo envolveu o rebranding da MTC para MTC-Vodafone. Em 29 de dezembro de 2003, a Vodafone assinou outro acordo Partner Network com o grupo MTC do Kuwait. O segundo acordo envolveu a cooperação no Bahrein ea marca da rede como MTC-Vodafone.

África do Sul (Vodacom)

Em 3 de Novembro de 2004, a Companhia anunciou que sua afiliada Sul Africano Vodacom tinha concordado em introduzir serviços internacionais da Vodafone, como Vodafone live! e acordos com parceiros, ao seu mercado local.

Em novembro de 2005, a Vodafone anunciou que estava em negociações exclusivas para comprar uma participação de 15% do Venfin em Vodacom Group, chegar a um acordo no dia seguinte. Vodafone e Telkom, em seguida, teve uma participação de 50% cada um em Vodacom. Vodafone passa a deter 65% da Vodacom após a compra de uma participação de 15% da Telkom.

Em 9 de outubro de 2008, a empresa ofereceu para adquirir um adicional de 15 por cento de participação na Grupo Vodacom de Telkom. Os detalhes finalizados do acordo foram anunciadas em 6 de Novembro de 2008. O acordo previa Telkom para vender 15 por cento da sua participação de 50 por cento em Vodacom para o grupo, e cindir o outro 35 por cento de seu acionista. Enquanto isso, a Vodafone concordou em fazer Vodacom seu exclusivo África subsaariana veículo de investimento, bem como continuar a manter a visibilidade da Marca Vodacom. A transação está fechado em Maio / Junho de 2009.

Em 18 de maio de 2009, Vodacom entrou no Bolsa JSE Limited na África do Sul após Vodafone aumentou a sua participação de 15% a 65%, para ter uma participação maioritária, apesar das disputas por sindicatos locais.

Gana

Em dezembro de 2007, um consórcio liderado pelo Grupo Vodafone foi premiado com a segunda licença de telefonia móvel em Qatar , e em 3 de Julho de 2008, a Vodafone concordou em adquirir uma participação de 70% no Ghana Telecom por US $ 900 milhões. A aquisição foi consumada no dia 17 de agosto de 2008. O mesmo consórcio liderado pelo grupo ganhou a segunda licença de telefonia fixa no Qatar em 15 de Setembro de 2008.

Em 15 de abril de 2009, Ghana Telecom, junto com sua subsidiária móvel OneTouch, foi rebatizada como Vodafone Ghana.

UAE

Em 28 de Janeiro de 2009, o grupo anunciou um acordo com a rede de parceiros Du, a segunda maior operadora dos Emirados Árabes Unidos . O acordo envolveu a cooperação em clientes internacionais, a aquisição de terminais de banda larga móvel, etc.

Líbia

Em 24 de Fevereiro de 2010, o grupo assinou um acordo rede de parceiros com o segundo maior operador na Líbia, al Madar.

As Américas

Redes nas Américas
De propriedade de minorias Não Ownership
EUA 1 Anguilla 2 Antígua e Barbuda 2 Aruba 2 Barbados 2
Bermuda 2 Bonaire 2 Canadá 3 Ilhas Cayman 2
Chile 4 Curaçao 2 Dominica 2 Antilhas Francesas 2
Granada 2 Guyana 2 Haiti 2 Honduras 2
Jamaica 2 Panamá 2 St. Kitts & Nevis 2 St. Lucia 2
St. Vincent & the Grenadines 2 Trinidad & Tobago 2 Turk & Caicos 2
1 - Verizon Wireless
2 - Digicel (Partner)
3 - America Movil (Sócio em alguns países)
4 - Entel PCS (parceiro)

No Estados Unidos da América , Vodafone possui 45% de Verizon Wireless, maior operadora móvel do país após a sua fusão com a Alltel. A percentagem da base de clientes e as receitas de Verizon Wireless que consolida Vodafone é ligeiramente inferior, uma vez que algumas subsidiárias da Verizon Wireless tem investidores minoritários. (Daí as percentagens exactas que a Vodafone e Verizon relatório variar de um período para outro:. Em junho de 2006 Vodafone informou que a Verizon Wireless propriedade de 98,6% de seus clientes nessa data) Antes desta joint venture foi formada, a Vodafone se fundiu com AirTouch Communications de os EUA em Junho de 1999, e mudou seu nome para Vodafone Airtouch plc. Em setembro de 1999, a Vodafone Airtouch anunciou uma joint venture de US $ 70 bilhões com Bell Atlantic Corp. Verizon Wireless foi composto por US ativos sem fio de Bell Atlantic e Vodafone AirTouch, e iniciou suas atividades em 4 de Abril de 2000. No entanto, Verizon Communications - empresa formada quando Bell Atlantic e GTE incorporada em 30 de junho de 2000 - detém a maioria do Verizon Wireless, e branding da Vodafone não é usado, nem é a rede CDMA compatível com telefones GSM. Esta relação tem sido bastante rentável para a Vodafone, mas não têm sido historicamente três problemas com ele. A primeira é a incompatibilidade acima mencionado com o padrão GSM 900/1800 MHz utilizados por outras redes da Vodafone, ea conseqüente dificuldade de oferecer roaming entre US da Vodafone e outras redes. Os outros dois derivam do fato de que a Vodafone não tem controle gerencial sobre Verizon Wireless. Vodafone é, portanto, incapaz de usar a marca Vodafone para suas operações nos EUA, e (talvez mais importante) não tem controle da política de dividendos a Verizon Wireless, e é, portanto, inteiramente à mercê da gestão Verizon no que diz respeito ao fluxo de caixa da Verizon Wireless.

Talvez como conseqüência desses motivos, a Vodafone fez uma oferta para a totalidade de AT & T Wireless quando a empresa estava à venda em 2004. Teve esse lance foi bem sucedido, Vodafone presumivelmente teria vendido a sua participação na Verizon Wireless, e depois rebatizada o negócio resultante como Vodafone. No entanto, a Cingular Wireless, no momento em que uma joint venture entre a SBC Communications ea BellSouth (ambos agora parte da AT & T ), em última análise, superado Vodafone e assumiu o controle da AT & T Wireless (a operadora de celular combinado é agora O relacionamento da AT & T Mobility), e Vodafone com a Verizon continuou.

No início de 2006, a Verizon reiterou seu desejo de comprar o restante 45% das ações da Verizon Wireless a partir da Vodafone Group. Vodafone também indicou repetidamente que ele estaria disposto a comprar a participação da Verizon.

Verizon anunciou que sua rede de dados 4G será LTE, que é considerada parte do Caminho GSM e não o CDMA2000 caminho Verizon tem vindo a utilizar; tem sido sugerido para satisfazer esta é Vodafone, que utiliza GSM sobre as suas próprias redes.

Em 11 de maio de 2008, a Vodafone fechou um acordo comercial com o Chile Entel PCS do Chile , em que a Entel PCS tem acesso ao equipamento e serviços internacionais da Vodafone, Vodafone e será uma das marcas registradas da Entel para o negócio sem fio. Esta etapa irá dar a Vodafone marca acesso a um mercado de mais de 15 milhões de pessoas, atualmente divididos entre três empresas: Telefonica Movistar, Claro, e Entel PCS.

Serviço Móvel de Transferência de Dinheiro

Em março de 2007, a Safaricom, que faz parte detida pela Vodafone e líder no fornecimento de comunicações móveis no Quênia, lançou uma solução de pagamento móvel desenvolvido pela Vodafone. M-PESA é destinado a clientes de telefonia móvel que não têm uma conta bancária, normalmente porque eles não têm acesso a um banco ou a sua renda é insuficiente para justificar uma conta bancária. O sistema M-PESA permite aos clientes depositar e retirar dinheiro através de agentes locais, e transferir dinheiro para outros usuários de telefone celular via SMS.

Em fevereiro de 2008, o sistema de transferência de dinheiro M-PESA no Quênia ganhou 1,6 milhões de clientes e Vodafone anunciou que era estender o serviço para o Afeganistão. O serviço aqui foi lançado na rede Roshan sob a marca M-Paisa com um foco diferente para o serviço queniana. M-Paisa foi apontado como um veículo para as instituições de microfinanças (IMF 'desembolsos) de empréstimos e reembolsos, ao lado de negócios para aplicações de negócios, tais como pagamento de salário.

O lançamento Afeganistão foi seguido em abril de 2008 pelo anúncio de mais um novo lançamento do M-PESA, na Tanzânia. Como um operador de serviços de transmissão de dinheiro, a Vodafone tornou-se sujeito a anti-lavagem de dinheiro regulamentação e em julho de 2008, foi revelado que ele havia implantado uma sanções e PEP (Politically Exposed Persons) solução de triagem Datanomic para a triagem semanal de 2,5 milhões de clientes na Tanzânia. O serviço de triagem era para ser lançado para o Afeganistão, Quênia, Índia e Datanomic divulgou que a solução pode ser utilizado para rastrear todos os 300 milhões de clientes da Vodafone em todo o mundo.

Os executivos-chefes

Nome Entre
Sir Gerald Whent Outubro 1988 - dezembro 1996
Sir Christopher Gent Janeiro 1997 - jul 2003
Arun Sarin Julho de 2003 - julho 2008
Vittorio Colao Julho de 2008 - presente

Em um período de pouco menos de 20 anos a partir da sua oferta pública inicial, a Companhia tinha apenas três Chief Executives. A quarta CEO, Vittorio Colao, subiu de Vice-Chefe do Executivo em Julho de 2008. Cada um dos seus antecessores fizeram uma contribuição pessoal para o desenvolvimento da Companhia.

Senhor Gerald Whent, naquela época um Executivo com Racal Electronics plc, foi responsável pela oferta para uma licença do Reino Unido Cellular Network. A divisão celular Telecoms foi de-fundidas, e foi lançada na London Stock Exchange em outubro de 1988 e Sir Gerald tornou-se o Chefe do Executivo Racal Telecom plc. Ao longo dos próximos anos, a empresa cresceu para se tornar líder do mercado do Reino Unido, mudando seu nome para Vodafone Group plc no processo.

Senhor Christopher Gent assumiu o cargo de Chefe do Executivo em Janeiro de 1997, após a aposentadoria de Sir Gerald. Sir Christopher foi responsável por transformar Vodafone a partir de um pequeno operador do Reino Unido para a gigante global que é hoje, através da fusão com a americana AirTouch ea aquisição da Mannesmann da Alemanha.

Arun Sarin foi a força motriz por trás do movimento da Companhia em mercados emergentes, como Ásia e África, através das compras, como a de operador turco Telsim, e uma participação majoritária na Hutchison Essar na Índia. Confrontado com o aumento da concorrência, e as taxas de penetração acima de 100% nos mercados europeus mais maduros, ele viu a necessidade de diversificar a de ser um móvel somente negócios em uma empresa que forneceu todos os serviços de telecomunicações. Esta visita tem lançamento Vodafone DSL e outros serviços de telefonia fixa em mercados como a Alemanha eo Reino Unido.

Resultados financeiros

Vodafone Reportes seus resultados em conformidade com International Financial Reporting Standards (IFRS).

Vodafone tem algumas grandes participações minoritárias, que não estão incluídos no seu volume de negócios consolidado. A fim de fornecer informações adicionais sobre a dimensão eo crescimento tendências gerais do seu negócio, publica figuras "volume de negócios proporcionadas", e estes estão incluídos nas tabelas abaixo. Por exemplo, se uma empresa na qual detém uma participação de 45% tem volume de negócios de £ 10 bilhões, que equivale a £ 4500000000 do volume de negócios proporcionadas para a Vodafone. Volume de negócios proporcionada não é uma medida de contabilidade oficial, eo volume de negócios da Vodafone proporcional deve ser comparado com o volume de negócios legais de outras empresas.

Vodafone também produz figuras numéricas proporcionais ao cliente em uma base semelhante, por exemplo, se um operador em que tem uma participação de 30% tem 10 milhões de clientes que equivale a 3 milhões de clientes da Vodafone proporcionais. Esta é uma prática comum na indústria de telecomunicações móveis.

Exercício encerrado em 31 de março Turnover £ m Lucro antes do imposto de R $ m Lucro do exercício m £ Básico eps (pence) Clientes proporcionais (m)
2008 35.478 9001 6756 12,56 260
2007 31.104 (2383) (5297) (8,94) 206,4
2006 * 29.350 (14,835) (21,821) (35.01) 170,6
2005 34.073 7951 6518 9,68 154,8
2004 36.492 9013 6112 8,70 133,4

* As perdas para o ano a 31 de Março 2006 refletem depreciações de ativos, principalmente em relação à aquisição da Mannesmann. Volume de negócios proporcionadas inclui £ 7.100 milhões de operações descontinuadas.

Recente atualização de troca primeiro trimestre do grupo (24 de julho 2009) viu a gestão reiterando a sua orientação de lucro para o ano inteiro. Enquanto que as receitas de toda a Europa tinha sido relativamente fraco, refletindo condições econômicas gerais, houve uma exibição positiva da África do Sul, com a compra da empresa indiana Hutchison Essar de continuar a gerar retornos. Enquanto isso, sua joint venture com a Verizon em os EUA reforçaram ainda mais, com base de clientes global da Vodafone que hoje está em 315,000,000-8.000.000 tendo sido adicionados durante o primeiro trimestre. Além disso, a gestão observou que o seu programa de redução de custos, direcionados para salvar R $ 1 bilhão em custos operacionais até ao final do exercício de 2011, chegaria a 65pc de seu alvo até o final do exercício em curso.

Produtos

Motorola "T2288" (Talkabout) de telefonia móvel , com a marca "Vodafone"

Produtos promovidos pelo Grupo incluem Vodafone live !, Vodafone Mobile Connect Modem USB, Vodafone Connect para amigos, Vodafone Passport, Packs Vodafone Liberdade, Vodafone em casa, Vodafone 710 e Amobee Media Systems. Entre junho e agosto de 2009, a Vodafone suspensa tarifas de roaming dentro de 35 diferentes países, permitindo que os seus clientes a tomar o seu plano de preços Reino Unido padrão no exterior.

Em outubro de 2009, foi lançado Vodafone 360 , Um novo serviço de internet para o celular, PC e Mac. Em 15 de fevereiro de 2010 Vodafone lançou mais barato telefone móvel do mundo conhecido como Vodafone 150, será vendido por menos de US $ 15 (£ 10) e destina-se ao mundo em desenvolvimento. Ele será lançado inicialmente na Índia, Turquia e oito países africanos, incluindo Lesoto, Quênia e Gana.

Patrocínio corporativo

Vodafone patrocina as seguintes equipes e eventos:

  • Primavera Fest, Sócio-Cultural Festival de IIT Kharagpur Anual, como Patrocinador título de 2008
  • Techniche 09, Festival Anual Techno-Gestão de IIT Guwahati, Índia como o patrocinador do título
  • Kshitij, festival anual de IIT Kharagpur de gestão de Techno, Parceiro Estratégico 2008
  • Albânia equipa nacional de futebol de 2008 patrocinador
  • Equipa de críquete australiano , patrocinadora oficial da equipe de teste e teste de casa série australiana dos 2010-11 Ashes, assumindo o lugar de 3 móvel após a fusão duas empresas parentais.
  • Indian Premier League ( Cricket ), patrocinador Associado
Um desfile em 2005 mostrando Vodafone como patrocinadora da equipe de críquete da Inglaterra .
  • Bucharest Ring - Vodafone Bucareste Desafio 07, principal patrocinador
  • Clare Gaelic Athletic Association
  • Deutsche Tourenwagen Masters (DTM - Mestres de Carros de Turismo Alemão) série (2002-2007) (anteriormente D2).
  • Vodafone Oaks eVodafone Derbycorridas de cavalos
  • Gaelic Athletic Association - Vodafone é um dos principais patrocinadores da GAA da Irlanda

All-Ireland Senior Championship Football para o 2009 de Verão.

  • Dublin GAA -equipe de futebol gaélico, a partir de 2010 até 2016.
  • Vodafone McLaren Mercedes de Fórmula Um da equipe, patrocinador do título
  • Nova Zelândia guerreiros - Umaequipe NRL Rugby League
  • UEFA Champions Leaguea partir da temporada 2006/7
A Vodafone patrocinados pela McLaren- Mercedes impulsionado por Lewis Hamilton.
  • Seleção Romena de Futebol, patrocinador principal a partir de 2006
  • Vodafone Arena (Rosenholm) arena de multisport emKarlskrona,Suécia(desde 2005)
  • Wellington leões - Nova Zelândia equipe da união do rugby
  • West Coast Eagles, equipe Australian regras de futebol, patrocinador elite desde março de 2006
  • Triplo Eight Race Engineering, equipe V8 Supercars, principal patrocinador (desde 2007)
  • Olympiakos, equipa de futebol grega
  • Newbury RFC, Newbury Rugby Club
  • Newbury Comedy Festival
  • Newbury Autocarros
  • Início-Start Internacional caridade de apoio familiar em todo o mundo
  • Al Ahly, equipa de futebol Clube egípcia
  • UCD Ents, a Divisão de animação de UCD Students 'Union - principal patrocinadora (desde 2007)
  • Penske Racing - patrocínio primário do # 12 NASCAR Nationwide Series, Grand-Am Rolex Sports Car Series, e Indy Racing League IndyCar Series carros entradas. Um patrocínio associado do nº 3 e nº 6 Dallara-Honda IndyCar Series. Todos são através do empreendimento Cellco Partners com a Verizon. Este patrocínio foi transferido da série do copo de NASCAR Sprint porque a sua compra de Alltel quebrou de NASCAR cláusula avô que proíbe as empresas de telefonia sem fio a partir de publicidade na série do copo de NASCAR Sprint, e foi dividido entre todos os outros esforços de corrida.

Patrocínios anteriores por Vodafone incluem os deSL Benfica,Manchester United,Ferrari eBenetton (agora conhecido comoRenault F1) Formula One construtores, aequipe de críquete da Inglaterra, os lados AFLPort Adelaide, oLions Brisbane,North Melbourne eSt Kilda, oEgito equipa nacional de futebol sob o nome de ClickGSM, eaAustrália equipe da união do rugby nacional.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Vodafone&oldid=366401745 "