Conteúdo verificado

Neil Young

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores

Sobre este escolas selecção Wikipedia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Neil Young
2006.jpg Neil-Young
Young, em conjunto com Crosby, Stills, Nash & turnê nova em 09 de agosto de 2006
Informações gerais
Nome de nascença Neil Percival Jovem
Também conhecido como Bernard Shakey, Phil Perspective, Shakey Deal, Clyde Coil, Ol 'Neil, Joe Canuck, Joe Yankee, Marc Lynch, Pinha Jovem
Nascido (1945/11/12) 12 de novembro de 1945
Toronto , Ontario
Canadá
Origem Winnipeg, Manitoba,
Canadá
Gêneros Rock, folk rock, rocha país, rock experimental, hard rock
Ocupações Músico, compositor, produtor, diretor, roteirista
Instruments Guitarra , vocais, harmônica , de piano , guitarra banjo, ukelele
Anos ativos 1960-presente
Labels Reprise, Motown, Atco, Atlantic, Geffen
Atos associados O Squires, Os mainás, Buffalo Springfield, Crosby, Stills, Nash & Young, Crazy Horse, The Stray Gators, O Stills-Young Band, Os Patos, Aurora Boreal, Pearl Jam, Booker T. Jones, Led Zeppelin , Leon Russell, Elton John
Site neilyoung.com
Instrumentos Notáveis
" Old Black "
Martin D-45
"Hank"
Gretsch Branco Falcon

Neil Percival Jovem OC, OM (nascido em 12 de novembro de 1945) é um canadense singer-songwriter. Ele começou a se apresentar em uma cobertura grupo Instrumentais sombras no Canadá, em 1960, antes de se mudar para Califórnia em 1966, onde ele co-fundou a banda Buffalo Springfield, juntamente com Stephen Stills e Richie Furay, mais tarde se juntar Crosby, Stills & Nash como um quarto membro em 1969. Ele forjou uma carreira solo bem sucedida e aclamada, lançando seu primeiro álbum em 1968; sua carreira já dura desde mais de 40 anos e 35 álbuns de estúdio, com uma exploração contínua e intransigente de estilos musicais. O Rock and Roll Hall of Fame website descreve jovem como "um dos maiores compositores do rock and roll e artistas". Ele foi introduzido no Hall of Fame duas vezes: primeiro como artista solo em 1995, e segundo como um membro do Buffalo Springfield em 1997.

O trabalho de jovens caracteriza-se por seu trabalho de guitarra distintivo, letras profundamente pessoais e assinatura Alto ou alta tenor voz para cantar. Embora ele acompanha-se em vários instrumentos diferentes, incluindo piano e gaita, sua elétrico e idiossincrático clawhammer de tocar guitarra acústica são as características que definem um som varyingly irregular e melódica. Enquanto jovem tem experimentado com diferentes estilos musicais, incluindo balanço e música eletrônica ao longo de uma carreira variada, sua obra mais conhecida geralmente cai em dois estilos principais: acústica (folk e country rock) e energia elétrica (amplificado hard rock, muitas vezes em colaboração com a banda Crazy Horse). Young também adotou elementos de estilos mais recentes, como rock alternativo e grunge. Sua influência sobre o último levado alguns a apelidá-lo de " Padrinho do Grunge ".

Jovem tem dirigido (ou co-dirigido) uma série de filmes usando o pseudônimo Bernard Shakey, incluindo Journey Through the Past (1973), Rust Never Sleeps (1979), Human Highway (1982), Greendale (2003), e CSNY / Déjà Vu (2008). Ele está atualmente trabalhando em um documentário sobre a tecnologia do carro elétrico, provisoriamente intitulado Linc / Volt. O projeto envolve a 1959 Lincoln Continental convertido para a tecnologia híbrida, que nova planeia ir de carro até Washington, DC como um exemplo ambientalista aos legisladores lá.

Jovem é um defensor para as questões ambientais e de bem-estar dos pequenos agricultores, tendo co-fundada em 1985, a show beneficente Farm Aid. Em 1986, Jovem ajudou a fundar a escola Bridge, uma organização educacional para crianças com deficiências verbais e físicas graves, e seu apoio anual Bridge School Benefit concertos, juntamente com sua esposa Pegi Young (née Morton). Jovem tem três filhos: filhos Zeke (nascido durante seu relacionamento com a atriz Carrie Snodgress) e Ben, que foram diagnosticadas com paralisia cerebral, ea filha Âmbar Jean que, como o próprio Young, tem epilepsia . Vidas novas em seu rancho em La Honda, Califórnia. Embora ele tenha vivido no norte da Califórnia desde 1970 e canta com tanta freqüência sobre temas e assuntos norte-americanos como ele faz sobre seu país natal, ele manteve sua cidadania canadense. Em 14 de julho de 2006, Young foi premiado com o Ordem de Manitoba, e em 30 de dezembro de 2009, foi feito a um oficial do Ordem do Canadá.

Vida e carreira

Primeiros anos (1945-1966)

Neil Percival Young nasceu em Toronto , Ontario, no dia 12 de novembro de 1945. Seu pai, Scott Alexander Jovem (1918-2005), foi um jornalista e cronista esportivo que mais tarde iria subir à proeminência no Canadá por seu trabalho. Sua mãe, Edna Funda Ragland "Rassy" Young (1918-1990), era de Americana, Francês, e Ascendência escocesa, e um membro da Filhas da Revolução Americana. Eles se casaram em 1940 em Winnipeg, Manitoba, com seu primeiro filho, Robert 'Bob' Young, tendo nascido em 1942.

Pouco tempo depois do nascimento de Neil em 1945, a família decidiu se mudar para a cidade rural de Omemee, Ontario, que, mais tarde, Neil carinhosamente descrever como um "lugarzinho sonolento". Omemee mais tarde estabeleceu o Museu Youngtown em homenagem ao jovem. Young foi diagnosticado com diabetes tipo 1 como uma criança, e também sofria de um surto de poliomielite em 1951, no que foi o último grande surto da doença em Ontário. Esta foi, de facto, a mesma epidemia em que o cantor e compositor Joni Mitchell, então com nove anos, também contraiu o vírus.

Após sua recuperação, a família Young saiu de férias para Florida nos Estados Unidos em 1952, e ao retornar para o Canadá logo decidiu afastar-se Omemee e para a cidade de Toronto , antes de se mudar para Pickering, que foi apenas a leste de Toronto, e depois novamente para norte Toronto logo depois. Foi durante este período que Young começou a se interessar por música popular que ele ouviu no rádio, e também começou a galinhas traseiros a fim de vender os seus ovos.

Quando Neil tinha doze anos, seu pai, que tinha sido ter um número de assuntos extra-conjugais, deixou sua mãe, e ela posteriormente pediu, e recebeu, um divorciar-se alguns anos depois, em 1960. Devido à dissolução da família, Neil foi morar com sua mãe, que se mudou de volta para Winnipeg, Manitoba, enquanto seu irmão Bob ficou com seu pai em Toronto.When jovem mudou-se para Manitoba, este é o lugar onde sua unidade musical realmente arrancou.

"Neil bopped baixo Yonge Street. Muito fino, muito alto, com um untada-back DA nos lados, mas um tripulação cortar em cima. Ele tinha um rádio transistor, fanfarrões branco, uma boa camisola, calças pretas. Muito liso-olhando pra cara. "

-Comrie Smith, amigo adolescente de Young

Durante meados dos anos cinquenta, em torno da idade de dez ou onze anos, Young foi atraído para uma variedade de gêneros musicais, incluindo rock and roll, rockabilly, doo-wop, R & B , country e pop ocidental. Ele ouvia a transmissão da música pop no Estação de rádio CHUM através de seu rádio transistor. Jovem afirmou em entrevistas que crescer ele idolatrava Elvis Presley e se esforçou para ser como ele, mais tarde, fazendo referência a ele em um número de suas letras. Outros primeiras influências musicais incluído Chuck Berry, Hank Marvin, Little Richard, Fats Domino, Os Chantels, O Monotones, Ronnie Auto, Os Fleetwoods, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Roy Orbison, e Gogi Grant. Ele começou a tocar música em si mesmo um plástico ukulele , antes, como ele viria a se relacionar, passando a "um melhor ukulele a um ukulele banjo para um barítono ukulele -. tudo, mas uma guitarra"

Neil e sua mãe se estabeleceram na área de classe trabalhadora de Fort Rouge, Winnipeg, onde o tímido, juventude dry-humorada matriculados em Earl Grey Junior High School. Foi lá que ele formou sua primeira banda, As Jades, e conheceu Ken Koblun, mais tarde, para se juntar a ele em O Squires. Enquanto freqüentava Kelvin High School, em Winnipeg, ele tocou em várias bandas de rock instrumental. Primeira banda estável de Young foi chamado de The Squires, com Ken Koblun, Jeff Wuckert e Bill Edmondson na bateria, que teve um hit local chamado "The Sultan." Jovem caiu fora da escola e também jogou em Fort William (agora parte da cidade de Thunder Bay, Ontario), onde gravou uma série de demos produzidas por um produtor local chamado Ray Dee, a quem Young chamou "o Briggs original". Enquanto estava lá, Jovem encontrou pela primeira vez Stephen Stills. No filme de 2006 Coração de Ouro, Jovem relata como ele costumava passar o tempo como um adolescente em Falcon Lake, Manitoba, onde ele seria infinitamente ligue moedas na jukebox para ouvir Ian Tyson " Quatro Ventos fortes ". O Squires jogado no maior número de salões de dança e clubes em Winnipeg e Ontário como poderiam.

Depois de deixar o Squires, Neil trabalhou clubes populares em Winnipeg, onde se encontrou primeiro Joni Mitchell. Mitchell recorda Jovem como tendo sido altamente influenciado por Bob Dylan na época. Aqui, ele escreveu algumas de suas canções folclóricas mais antigas e mais duradouras, como " Sugar Mountain ", sobre a juventude perdida. Mitchell escreveu" The Circle Game "em banda Winnipeg resposta. The Guess Who (Randy Bachman sendo seu guitarrista) teve um hit Top 40 do Canadá com jovens de "Voando sobre a terra é errado", que foi o primeiro grande sucesso de Young como compositor.

Em 1965 jovem viajou ao Canadá como um artista solo. Em 1966, enquanto em Toronto, ele se juntou ao Rick James-fronteou Mainás. A banda conseguiu assegurar um contrato de gravação com a Motown rótulo, mas como o seu primeiro álbum estava sendo gravado, James foi preso por ser AWOL da Reserva. Após os mainás dissolvida, Jovem e baixista Bruce Palmer mudou-se para Los Angeles. Jovem admitiu em uma entrevista de 2009 que ele estava nos Estados Unidos ilegalmente até receber um green card em 1970.

Buffalo Springfield (1966-1968)

Assim que eles chegaram Los Angeles, Jovem e Palmer reuniu-se com Stephen Stills, Richie Furay, e Dewey Martin para formar Buffalo Springfield. Uma mistura de folk, country, psicodelia e rock, emprestou uma borda dura pelas guitarras gêmeas de chumbo Stills e Young, feito Buffalo Springfield um sucesso de crítica, e seu primeiro disco Buffalo Springfield (1966) vendeu bem após canção tópica "Stills" Por que vale a pena "se tornou um hit, auxiliado por harmônicos melódicas de Young jogou na guitarra elétrica.

A desconfiança da sua gestão, bem como a detenção e deportação de Palmer, exacerbado as relações já tensas entre os membros do grupo e levou à morte de Buffalo Springfield. Um segundo álbum, Buffalo Springfield Mais uma vez, foi lançado no final de 1967, mas dois dos três contribuições de Jovens foram gravadas faixas solo para além do resto do grupo.

De muitas maneiras, essas três músicas no Buffalo Springfield de novo ", Sr. Alma "," Esperando para voar ", e" Broken Arrow ", são arautos de muito do trabalho posterior de novo em que, embora todos eles compartilham profundamente pessoal, letras quase idiossincráticos, eles também apresentam três abordagens musicais muito diferentes para o arranjo do que é essencialmente uma música popular original." Mr Soul " é a única canção nova dos três que todos os cinco membros do grupo realizada em conjunto. Em contraste, "Broken Arrow" era confessional folk-rock de um tipo que iria caracterizar grande parte da música que emergiu do movimento singer-songwriter. Young produção experimental intercala cada verso com trechos de som de outras fontes, incluindo a abertura da canção com uma frase de efeito de Dewey Martin cantando "Mr. Alma "e fechando-o com as batidas de um piscar de olhos." Esperando para voar "foi produzido um luxuriante balada semelhante ao pop barroca de meados dos anos 1960, contou com um arranjo de cordas que co-produtor de Young para a pista, Jack Nitzsche, iria duplicar "pop sinfônico."

Em maio de 1968, a banda se separou para o bem, mas, a fim de cumprir uma obrigação contratual, um album final Last Time Around foi lançado, principalmente a partir de gravações feitas no início daquele ano. Jovem contribuíram as músicas "On the Way Home" e "Sou um Filho", cantando vantagem sobre a segunda. Em 1997, a banda foi introduzido no Hall da Fama do Rock & Roll; Young não aparecer na cerimônia. Os três membros sobreviventes, Furay, Stills e Young, apareceram juntos como Buffalo Springfield at anual Bridge School Benefit de Young em 23-24 de Outubro de 2010.

Indo solo, Crazy Horse & CSNY (1968-1970)

Após a dissolução da Buffalo Springfield, Jovem assinou um contrato solo com Reprise Records, casa de seu colega e amigo Joni Mitchell, com quem compartilhou um gerente, Elliot Roberts, que gerencia Jovem para este dia. Jovem e Roberts começou imediatamente a trabalhar no primeiro disco solo de Young, Neil Young (Novembro de 1968), que recebeu críticas mistas. Em uma entrevista de 1970, Jovem preterido o álbum como sendo "overdubbed em vez de jogado", ea busca de música que expressa a espontaneidade do momento tem sido uma característica de sua carreira. No entanto, o álbum contém algumas músicas que permanecem um grampo de seus shows ao vivo, mais notavelmente "O Solitário".

Para seu próximo álbum, Jovem recrutou três músicos de uma banda chamada The Rockets: Danny Whitten na guitarra, Billy Talbot na guitarra baixo, e Ralph Molina na bateria. Estes três tomou o nome Crazy Horse (depois a figura histórica do mesmo nome), e Todo mundo sabe que isso é Nowhere (maio de 1969), é creditada a "Neil Young com Crazy Horse". Gravado em apenas duas semanas, o álbum abre com uma das músicas mais conhecidas de Young, "Menina de canela", e é dominado por mais dois ", Cowgirl in the Sand" e "Down by the River", que apresentam congestionamentos longos mostrando Young idiossincrática solos de guitarra acompanhado com simpatia por Crazy Horse. Jovem supostamente escreveu três músicas no mesmo dia, enquanto cuidava de uma febre alta de 103 ° F (39 ° C) na cama.

Pouco tempo após o lançamento do Todo mundo sabe que isso é Nowhere, Jovem reuniu com Stephen Stills juntando-se Crosby, Stills, Nash &, que já tinha lançado um álbum como um trio. Young foi originalmente oferecido uma posição como sideman, mas concordou em juntar-se somente se ele recebeu a adesão plena, eo grupo - vencedores do "Best New Artist" 1969 Grammy Award - foi rebatizado Crosby, Stills, Nash & Young. O quarteto estreou em Chicago em 16 de agosto de 1969, e mais tarde se apresentou no famoso Woodstock Festival, durante o qual o jovem pulou set acústico e se recusou a ser filmado durante o conjunto elétrico, mesmo dizendo o cameramen: "Um de vocês Fuckin 'caras chega perto de mim e eu vou fuckin bater-lhe com a minha guitarra". Durante a produção do seu primeiro álbum, Déjà Vu, os músicos freqüentemente argumentou, em particular os jovens e Stills, que tanto lutaram pelo controle. Stills continuou ao longo de seu relacionamento ao longo da vida a criticar Young, dizendo que ele "queria tocar música folk em uma banda de rock." Apesar da tensão, a posse do novo com o CSN & Y coincidiu com o período mais criativo e bem sucedido da banda, e muito contribuiu para o seu sucesso posterior como artista solo.

" Ohio "foi escrito na sequência da Massacre Kent State em 4 de maio de 1970 e foi um grampo de comícios anti-guerra nos anos 1970. A canção foi gravada rapidamente pela CSN & Y e imediatamente lançada como single, embora CSN & Y do "Ensine seus filhos" ainda estava subindo nas paradas de singles. No final de 1970 e durante a maior parte da década de 1980, Jovem absteve-se de realizar "Ohio" ao vivo, como ele considerava a canção a ser datado. Na esteira do 1989 massacre da Praça de Tiananmen , Jovem reviveu a canção em concerto, muitas vezes, dedicando-o aos estudantes chineses que foram mortos no massacre. Crosby, Stills & Nash, como um trio, também voltou a canção ao seu repertório ao vivo em torno do mesmo tempo, apesar de jovem tinha fornecido os vocais na gravação original.

Após a corrida do ouro, turnê acústica e colheita (1970-1972)

No final do ano, Jovem lançou seu terceiro álbum solo, Após a corrida do ouro (1970), que contou, entre outros, um jovem Nils Lofgren, Stephen Stills, e CSNY baixista Greg Reeves. Young também gravou algumas faixas com Crazy Horse, mas negou-los no início das sessões. A eventual gravação foi menos amplificada do que todo mundo sabe disso é Nowhere, com uma ampla gama de sons. Nova fama de Young com CSNY fez o álbum seu sucesso comercial como um artista solo, e que contém um pouco de sua obra mais conhecida, incluindo "Tell Me Why" e "Do not Let It Bring You Down", os singles influenciado de países " Only Love Can Break Your Heart "e" quando você dança ", ea faixa-título, interpretada ao piano, com letras de sonho que correu uma gama de assuntos de drogas e relações interpessoais para preocupações ambientais. Amarga condenação de Young de racismo na música heavy blues rock " Southern Man "(juntamente com uma canção mais tarde intitulado" Alabama ") também foi controversa com os sulistas em uma era de segregação, alertando Lynyrd Skynyrd para condenar jovem pelo nome em letras de seu hit " Sweet Home Alabama ". No entanto, Young disse que ele era um fã da música de Skynyrd, e homem de frente da banda Ronnie Van Zant mais tarde foi fotografada vestindo um de hoje à noite o T-shirt da noite na capa de um álbum.

No outono de 1970, Young começou uma turnê solo acústico da América do Norte, durante o qual ele jogou uma variedade de suas canções Buffalo Springfield e csny na guitarra e piano, juntamente com o material de seus álbuns solo e uma série de novas canções. Algumas canções estreou por Young na turnê, como "viagem através do passado", nunca iria encontrar uma casa em um álbum de estúdio, enquanto outras canções, como "ver o céu Sobre a chuva", só seria lançado nos próximos anos. Com CSNY divisão e Crazy Horse ter assinado a sua própria gravadora, a turnê de novo, agora intitulada "Journey Through the Past", continuou no início de 1971, e seu foco deslocado mais para canções mais recentes, ele tinha sido escrito; ele observou famosa que ter escrito tantos, ele não conseguia pensar em nada para fazer, mas jogá-los. Muitos shows foram vendidos para fora, incluindo concertos no Carnegie Hall e um par de aclamado cidade natal mostra em Toronto de Massey Hall, que foram gravadas para um álbum ao vivo planejado. O show se tornou lendária entre os fãs jovens, e as gravações foram oficialmente lançado quase 40 anos mais tarde, como um bootleg oficial em série de Young Archive.

Perto do fim de sua turnê, Jovem realizada uma das novas músicas acústicas no show de Johnny Cash no Campus TV. " A agulha eo dano causado ", um lamento sombrio sobre a dor causada pela dependência de heroína, tinha sido inspirado em parte pelo uso de heroína pesado de membro do Crazy Horse Danny Whitten, que acabou por morrer de uma overdose. Enquanto em Nashville para a gravação Dinheiro, Young fez uma conexão súbita com um novo grupo de músicos de música country, que ele batizou The Stray Gators, e começou a tocar com eles; Linda Ronstadt e James Taylor também começou a trabalhar com o grupo. Contra o conselho de seu produtor David Briggs, ele descartou planos para o lançamento iminente da gravação acústica ao vivo e gravado rapidamente grande parte de seu novo material com o Stray Gators em Nashville, depois adicionando duas gravações feitas com uma orquestra em Londres. O resultado foi o quarto álbum de Young, Harvest (1972), que viria a ser um enorme sucesso. O único vestígio deixado de o conceito original era desempenho acústico ao vivo do álbum da angustiante "Needle."

Vida pessoal mais estável de Young foi refletida no resto do tom suave, pastoral do álbum Colheita. Após seu sucesso com CSNY, Jovem tinha sido capaz de comprar uma fazenda na zona rural da Califórnia do Norte (onde viveu desde então), escrevendo a canção " Old Man "em honra do antigo zelador da terra, Louis Avila. Em 08 de setembro de 1972, a atriz Carrie Snodgress, com quem ele estava vivendo, deu à luz o primeiro filho de Neil Young. (O menino, Zeke, mais tarde foi diagnosticado com paralisia cerebral.) O jovem se apaixonou por Snodgress após vê-la em um filme, Diary of a Mad Housewife; Young escreveu sobre esta experiência na música " Um homem precisa de uma empregada doméstica ". (Snodgress processou Jovem em 1983 para apoio à criança e foi premiado com US $ 10.000 por mês e $ 300.000 em uma casa para a mãe ea criança.) Inicialmente, por exemplo, em seu concerto Massey Hall, jovem tinha jogado um fragmento de outro nova música, "Heart of Gold", como parte de "A Man Needs a Maid", mas, eventualmente, ele separou as músicas. "Heart of Gold", agora jogado na guitarra e gaita, foi lançada como o primeiro single de colheita, tornou-se um número de US uma única e continua a ser a única No. 1 hit em sua longa carreira. "Old Man" também foi imensamente popular.

Gravação do álbum foi quase acidental. Seu sucesso mainstream pego desprevenido jovem, e seu primeiro instinto foi o de afastar o estrelato. No Década compilação, Jovem optou por incluir seus maiores sucessos do período, mas o seu forro manuscrita notas famosamente descrito "Heart of Gold" como a canção que "colocar-me no meio da estrada. Viajar lá em breve tornou-se um furo, assim eu fui para a vala. Um passeio mais áspero mas eu vi as pessoas mais interessantes lá ".

A Trilogy "Ditch" e lutas pessoais (1972-1974)

Embora uma nova turnê havia sido planejado para acompanhar o sucesso da colheita, tornou-se evidente durante os ensaios que Danny Whitten não poderia funcionar devido ao abuso de drogas. Em 18 de Novembro de 1972, logo depois que ele foi demitido de os preparativos da digressão, Whitten foi encontrado morto de overdose. Young descreveu o incidente à Rolling Stone 's Cameron Crowe em 1975:.... "[Nós] estavam ensaiando com ele e ele simplesmente não podia cortá-lo Ele não se lembrava de nada Ele estava muito fora dele muito longe Eu tive que dizer a ele para voltar para LA 'Isso não está acontecendo, cara. Você não é o suficiente juntos.' Ele apenas disse, 'Eu tenho outro lugar para ir, cara. Como vou dizer aos meus amigos? E ele se separou. Naquela noite, o médico legista me chamou de LA e me disse que ele tinha Teve uma overdose. Que explodiu minha mente. Eu amei Danny. Senti-me responsável. E a partir daí, eu tive que ir para a direita para fora nesta grande turnê de grandes arenas. Eu estava muito nervoso e inseguro ... ".

Na turnê, Jovem lutou com sua voz ea performance do baterista Kenny Buttrey, uma sessão músico Nashville notou que não estava acostumado a realizar no milieu hard rock; Buttrey foi substituído pelo ex-baterista CSNY Johnny Barbata, enquanto David e Crosby Graham Nash contribuiu guitarra e backing vocals do ritmo das datas finais do tour. O álbum montado na sequência deste incidente, Tempo Fades Away (1973), tem sido muitas vezes descrito por Young como "[sua] registro de pelo menos favorito," e é um de apenas dois dos primeiros gravações de jovens que ainda não foi oficialmente re-lançado em CD (o outro é o álbum da trilha sonora Journey Through the Past). No entanto, Young e sua banda tentou várias novas abordagens musicais neste período. Tempo passar, por exemplo, foi gravado ao vivo, embora fosse um álbum de material novo, uma abordagem nova que iria repetir com mais sucesso no futuro. O tempo era o primeiro de três fracassos consecutivos comerciais que viria a tornar-se conhecidas coletivamente para os fãs como o " Ditch Trilogy ", em contraste com o pop mais de meia-of-the-road de colheita. Estes álbuns posteriores foram vistas como expressões mais difíceis de conflitos interiores de jovens em alcançar o sucesso, expressando ambas as lutas específicas de seus amigos ea si mesmo, ea decadente idealismo de sua geração na América no momento.

No segundo semestre de 1973, Young formaram Santa Monica Folhetos, com seção rítmica do Crazy Horse aumentada por Nils Lofgren na guitarra e piano e Colheita / Time Fades Away veterano Ben Keith na guitarra pedal steel. Profundamente afetado pelas mortes induzidas pela droga de Whitten e roadie Bruce Berry, Jovem gravou um álbum especificamente inspirado pelos incidentes, Hoje à noite é a noite. Tom e crueza escuro do álbum levou Reprise para atrasar e Young teve para pressioná-los por dois anos antes que iria liberá-lo. Enquanto sua gravadora atrasou o lançamento, Jovem gravou um outro álbum, On the Beach (1974), que apresentou um som mais melódico, acústico, por vezes, incluindo uma gravação da música mais velha "ver o céu Sobre a chuva", mas tratou de temas semelhante escuros como o colapso dos ideais de 1960 folclóricas, o desvantagem de sucesso e baixo-ventre do estilo de vida californiano. Como tempo passar, ele vendeu muito pouco, mas eventualmente se tornou um favorito crítico, apresentando alguns dos trabalhos mais originais de Young. A revisão do relançamento em CD de 2003 On the Beach descreveu a música como "hipnotizante, gradagem, lúcido e turvo".

Depois de completar On the Beach, Jovem reunido com colheita produtor Elliot Mazer para gravar outro álbum acústico, Homegrown. A maioria das canções foram escritas após rompimento de Young com Carrie Snodgress e, assim, o tom do álbum foi um pouco escuro. Embora Homegrown teria sido inteiramente concluída, Young decidiu, não para a primeira ou a última vez em sua carreira, para soltá-lo e liberar outra coisa em vez disso, neste caso, de hoje à noite a noite, com a sugestão de Baixista banda Rick Danko. Jovem explicou ainda o seu movimento, dizendo: "Foi um pouco pessoal demais ... isso me assustou". A maioria das canções de Homegrown mais tarde foram incorporados em outros álbuns novos, mas o álbum original nunca veio à tona. Esta noite é a noite, quando finalmente lançado em 1975, vendeu muito pouco, como tinha os álbuns anteriores da trilogia "vala", e recebeu críticas mistas no momento, mas é considerado agora como um álbum de marco. Na opinião do próprio Young, que era o mais próximo que ele jamais veio à arte.

Jovem em Austin, Texas, em 9 de novembro de 1976. Foto: David Gans

Antepassados, retrospectivas e Rust Never Sleeps (1975-1979)

Jovem reformada com Crazy Horse Frank Sampedro na guitarra como sua banda de apoio para o seu oitavo álbum, Zuma (1975). Muitas das canções são abertamente preocupados com relacionamentos fracassados, e até mesmo o épico " Cortez the Killer ", uma releitura do Conquista espanhola do México a partir do ponto de vista dos astecas , também pode ser ouvido como uma alegoria do amor perdido. Letras profundamente emocionais da canção e chamuscando solos de guitarra tornou uma das canções mais duradouros de Jovens em conjunto ao longo das próximas décadas. Zuma 's faixa de encerramento, "Through My Sails", foi o único fragmento liberado de sessões abortadas com Crosby, Stills e Nash para outro álbum do grupo. No ano seguinte, Jovem reuniu com Stephen Stills para o álbum Long May You Run (1976), creditado a Os Stills-Young Band; a turnê de acompanhamento foi encerrado no meio por Young, que enviou um Stills telegrama que dizia: "É engraçado como algumas coisas que começam espontaneamente acabar assim Coma um pêssego, Neil.".

The Last Waltz, Young (centro esquerda no microfone) que executa com Bob Dylan e A Band, entre outros, em 1976.

Em 1976, Jovem executado com Bob Dylan, Joni Mitchell, e vários outros músicos de rock no perfil de alta all-star concerto The Last Waltz, o desempenho final da banda. A liberação de Filme do concerto de Martin Scorsese foi adiada enquanto Scorsese contragosto re-editado para obscurecer o pedaço de cocaína que era claramente visível suspensão do nariz de novo durante sua performance de "Helpless". N Bars 'Estrelas Americanos (1977) continha duas músicas gravadas originalmente para o álbum Homegrown, "Homegrown" e "Estrela de Belém", assim como o material mais recente, incluindo o futuro grampo concerto " Like a Hurricane ". Performers sobre o registro incluído Linda Ronstadt, Emmylou Harris e protégé Jovem Nicolette Larson juntamente com Crazy Horse. Em 1977, Young também lançou a compilação Década, um conjunto selecionado pessoalmente das músicas que abrangem todos os aspectos do seu trabalho, incluindo um punhado de canções inéditas. Seqüenciamento do registro, incomum para a época, parecia um setlist ao vivo e incluiu favoritos álbum menos comerciais ao lado de grandes sucessos de rádio de Young.

Chega um momento (1978), primeiro inteiramente nova gravação solo de Young desde meados da década de 1970, também contou com Nicolette Larson e Crazy Horse e se tornou o álbum mais acessível comercialmente de novo em algum tempo, marcado por um retorno às raízes folclóricas de Young, incluindo um cover de Ian Tyson "Quatro Ventos fortes", uma canção nova relacionado com sua infância no Canadá. Em 1978, grande parte da filmagem foi feita para o filme de novo Human Highway, que tomou o nome de uma das canções do álbum. Em quatro anos Jovem gastaria US 3 milhões dólares de seu próprio dinheiro na produção. Isso também marcou o início de sua breve colaboração com a banda pós-punk Devo, cujos membros apareceram no filme.

Jovem estabelecido em 1978 no longa "Rust Never Sleeps" tour, no qual interpretou uma riqueza de material novo. Cada concerto foi dividido em um jogo solo acústico e um conjunto elétrico com Crazy Horse. Os conjuntos elétricos, mais furiosamente distorcidas do que o trabalho de Young no passado, foram mais tarde vistos como uma resposta ao punk rock. Uma nova canção, " Hey Hey, My My (Into the Black) ", foi uma peça central do novo material, e Young jogou em ambas as interpretações acústicas e elétricas. Sua contundente, mas enigmático, letras estão entre os mais amplamente citado desde então, dirigindo-se a fama de Young , comércio e rock n 'roll, que de acordo com linhas de abertura de Young, "nunca pode morrer." Young também comparou o aumento da Johnny Rotten com o do recentemente falecido "Rei" Elvis Presley , que ele mesmo já tinha sido menosprezado como uma influência perigosa só para depois se tornar um ícone. Rotten retornou o favor de jogar um dos registros de Young em um programa de rádio em Londres, um sinal precoce de eventual abraço de novo por uma série de músicos alternativos influenciado-punk.

Dois álbuns de acompanhamento de jovens Rust Never Sleeps (novo material, abatidos a partir de gravações ao vivo, mas com overdubs estúdio) e Vive Rust (uma mistura de velho e novo, e um verdadeiro show de gravação) capturou os dois lados dos shows, com músicas solo acústico no lado A, e ferozes, uptempo, canções elétricos no lado B. A versão do filme dos concertos, também chamado Rust Never Sleeps (1979), foi dirigido por nova sob o pseudônimo Bernard Shakey. Jovem trabalhou com artista de rock Jim Evans para criar a arte do poster para o filme, usando o "Star Wars" Jawas como um tema. Trabalho de Young desde colheita tinha alternava entre ser rejeitado pelo público de massa e sendo visto como retrógrado pela crítica, às vezes ambos ao mesmo tempo, e agora de repente ele foi visto como relevante por uma nova geração, que começou a descobrir seu trabalho anterior. Os leitores e críticos da Rolling Stone votaram nele Artista do Ano para 1979 (junto com o The Who), selecionados Rust Never Sleeps como Álbum do Ano, e votaram nele Vocalista Masculino do Ano, bem. The Village Voice chamado Rust Never Sleeps como vencedor do ano na Pazz & Jop Poll, um levantamento dos críticos por todo o país, e honrado como o Jovem Artista da Década. O Warner Music Visão lançar em VHS de Rust Never Sleeps, em 1987, teve uma duração de 116 minutos e, embora totalmente fabricado na Alemanha, foi inicialmente importado de lá pelos mercados em toda a Europa.

Anos experimentais (1980-1988)

No início da década, distraído por preocupações domésticas médicas relativas a seu segundo filho deficiente, Ben, Young teve pouco tempo para gastar na escrita e gravação. Depois de fornecer a música incidental para a 1980 cinebiografia de Hunter S. Thompson direito Where the Buffalo Roam, Jovem libertado Hawks & Doves, um recorde curto montado a partir de sessões que remontam a 1974. 1981 de Re-ac-tor, um álbum elétrico gravado com Crazy Horse, também incluído o material a partir de 1970. Jovem não tour em apoio de qualquer álbum; No total, ele jogou apenas um show, um conjunto em 1980 Bread and Roses Festival em Berkeley, entre o final de 1978 sua turnê com o Crazy Horse e do início de sua turnê com a banda Trans em meados de 1982.

"Os anos 80 foram realmente bom. Os anos 80 eram como, artisticamente, muito forte para mim, porque eu não conhecia limites e estava experimentando com tudo o que eu poderia encontrar, às vezes com grande sucesso, às vezes com resultados terríveis, mas mesmo assim eu era capaz para fazer isso, e eu era capaz de perceber que eu não estava em uma caixa, e eu queria estabelecer isso. "

-Neil Jovem

O álbum 1982 Trans, que incorporou vocoders, sintetizadores e batidas eletrônicas, foi de Young pela primeira vez para nova gravadora Geffen Records (distribuídas na época por Warner Bros Records, cujo pai Warner Music Group possui mais de de solo e banda catálogo de Young) e representou uma mudança estilística distinta. Jovem revelou mais tarde que uma inspiração para o álbum foi o tema da tecnologia e da comunicação com seu filho Ben, que tem grave paralisia cerebral e não pode falar. Uma extensa turnê precedeu o lançamento do álbum, e foi documentado pelo vídeo Neil Young em Berlim , que viu a liberação em 1986. MTV jogou o vídeo de "Sample and Hold" em rotação luz. A canção inteira continha "vocais robô" por Neil e Nils Lofgren da Banda E-Street.

Playing novo em Barcelona, ​​Espanha, 1984

Próximo álbum de Young, 1983 Todo mundo Rockin ' , incluiu várias tampas rockabilly e com clock em menos de 25 minutos de duração. Young foi apoiado pelos Shocking Pinks para a turnê americana de apoio. Trans já havia atraído a ira de cabeça gravadora David Geffen por sua falta de apelo comercial, e com Todo mundo Rockin ' seguinte apenas sete meses depois, Geffen Records processou nova por fazer música " não representativa "de si mesmo. O álbum também foi notável como o primeiro para o qual Young fez vídeos musicais comerciais - Tim Papa dirigiu os vídeos para "Wonderin '" e "Cry, Cry, Cry". Também estreou em 1983, embora pouco visto, foi o filme de comédia de longa-metragem eclética Human Highway , co-dirigido e co-escrito por Young, e estrelado por Young, Dean Stockwell, Russ Tamblyn, Dennis Hopper e membros do Devo.

1984 foi o primeiro ano sem um álbum de Neil Young desde o início da carreira musical de novo com o Buffalo Springfield em 1966. falta de produtividade de Young foi em grande parte devido à contínua disputa legal com a Geffen, embora ele também estava frustrado que o rótulo tinha rejeitado seu 1982 álbum country maneiras velhas . Ele também foi o ano em terceiro filho de Young, sua segunda esposa Pegi com, nasceu: sua filha Jean Âmbar, uma criança que mais tarde foi diagnosticado com epilepsia hereditária. Jovem passou a maior parte de 1984 e 1985 todos os passeios para maneiras velhas com a sua banda country, as Ceifeiras internacionais. O álbum foi finalmente lançado em uma forma alterada a meio caminho através de 1985. Young também apareceu naquele ano Live Aid concerto em Filadélfia , colaborando com Crosby, Stills e Nash para primeira apresentação do quarteto para um público pagante em mais de dez anos.

Últimos dois álbuns de Young para Geffen foram mais convencional no gênero, embora eles incorporaram técnicas de produção como sintetizadores e tambores ecoando que antes eram incomuns na música de Young. Jovem registrados 1.986 de Landing on Water sem Crazy Horse, mas se reuniu com a banda para o subsequente ano de duração tour e último álbum da Geffen, Vida , que surgiu em 1987. vendas de álbuns de jovens diminuiu de forma constante ao longo dos anos oitenta; hoje Vida continua a ser o seu álbum de estúdio de todos os tempos menos bem sucedida, com uma estimativa de quatrocentos mil vendas em todo o mundo.

Se mudar de volta para sua antiga gravadora Reprise Records, Jovem continuou a turnê incansavelmente, montando uma nova banda de blues chamado The Bluenotes em meados de 1987 (uma disputa legal com o músico Harold Melvin forçado a eventual rebatizando da banda como dez homens de Trabalho, a meio da turnê ). A adição de um latão seção forneceu um novo jazzier som, ea faixa-título de 1988 do Esta é para você nota se tornou o primeiro single de sucesso de Young da década. Acompanhado por um vídeo que parodiava rocha corporativo, as pretensões de publicidade, e Michael Jackson , a canção foi inicialmente não oficialmente banido pela MTV para mencionar os nomes de marca de alguns de seus patrocinadores. Young escreveu uma carta aberta: "O que o M em MTV significam:? A música ou o dinheiro" Apesar disso, o vídeo acabou por ser nomeado melhor vídeo do ano pela rede em 1989. Em comparação, a maior rede de cabo de música da nação casa de Young, MuchMusic, correu o vídeo imediatamente.

Jovem reunido com Crosby, Stills e Nash para gravar o álbum de 1988 American Dream e jogar dois shows beneficentes no final do ano, mas o grupo não embarcar em uma turnê completa. O álbum foi apenas o segundo álbum de estúdio de sempre para o quarteto.

Retornar à proeminência (1989-1999)

Jovem desempenho em 1996, em Turku,Finlândia

Young 1989 single " Rockin 'no Mundo Livre ", que foi número 2 nas paradas de rock mainstream norte-americanos, e do álbum que o acompanha, Liberdade , disparou-lhe de volta para a consciência popular após uma década de experimentos do gênero por vezes difíceis. As letras do álbum foram muitas vezes abertamente político; "Rockin no mundo livre" lida com os sem-abrigo, terrorismo, degradação ambiental e, implicitamente criticar as políticas do governo do presidente George HW Bush .

O uso de pesados ​​feedback e distorção em vários Liberdade faixas era uma reminiscência do Rust Never Sleeps álbum, e prenunciou o surgimento iminente de grunge. estrelas em ascensão do gênero, incluindo do Nirvana Kurt Cobain e do Pearl Jam Eddie Vedder, freqüentemente citado jovem como uma grande influência , contribuindo para o seu renascimento popular. Um álbum de tributo chamado The Bridge: A Tribute to Neil Young foi lançado em 1989, com covers de atos alternativos e do grunge incluindo Sonic Youth, Nick Cave, Soul Asylum, Dinosaur Jr, e os Pixies.

Álbum de Young 1990 Ragged Glória , gravado com Crazy Horse em um celeiro em seu rancho norte da Califórnia, continuou esta estética distorção pesada. Jovem excursionou para o álbum com a Orange County, banda country-punk da Califórnia social Distortion e rock alternativo pioneiros Sonic Youth como suporte, para grande consternação de muitos de seus fãs antigos. Weld , um álbum ao vivo de dois discos documentando a turnê, foi lançado em 1991. A influência de Sonic Youth foi mais evidente em Arc , uma colagem de 35 minutos de feedback e distorção emendados por sugestão do do Sonic Youth Thurston Moore e originalmente embalado com algumas versões do Weld .

1992 de Harvest Moon marcou um retorno abrupto para o país e folk-rock de stylings de colheita e reuniu-lo com alguns dos músicos desse álbum, incluindo cantores Linda Ronstadt e James Taylor. A faixa-título foi um hit menor e que o registro foi bem recebido pela crítica, ganhando o Juno Award para Álbum do Ano em 1994. Young também contribuiu para nostálgico 1992 sintonia de Randy Bachman "Prairie Town," e recebeu um 1993 indicação ao Oscar de sua canção "Philadelphia", do trilha sonora do filme de Jonathan Demme do mesmo nome. Um MTV Unplugged desempenho e álbum surgiu em 1993. Mais tarde naquele ano, Jovem colaborou com Booker T. and the MGs para uma turnê de verão da Europa e América do Norte, com Blues Traveler, Soundgarden, e Pearl Jam também sobre o projeto de lei. Alguns shows na Europa terminou com uma versão de "Rockin no mundo livre" jogado com Pearl Jam, prenunciando a sua eventual colaboração em larga escala dois anos depois.

Em 1994 jovem novamente colaborou com Crazy Horse para dorme com anjos , um recorde cujo escuro, humor sombrio foi influenciada pela morte de Kurt Cobain no início do ano: a faixa-título, em especial, tratadas com a vida ea morte de Cobain, sem mencioná-lo pelo nome. Cobain tinha citado lírica de Young "É melhor queimar do que desaparecer" (uma linha de " My My, Hey Hey ") em sua nota de suicídio. Young tinha supostamente feito repetidas tentativas de contato com Cobain antes de sua morte. Ainda encantado com a cena do grunge, Jovem reconectado com Pearl Jam em 1995 para o álbum live-in-the-studio Mirror Ball e uma turnê pela Europa com a banda e produtor Brendan O'Brien backing Young. 1995 também marcou a indução de Young no Salão Rock and Roll of Fame, onde ele foi introduzido por Eddie Vedder.

"Young tem demonstrado consistentemente a paixão desenfreada de um artista que entende que a auto-renovação é a única maneira de evitar queimar. Por esta razão, ele manteve-se um dos artistas mais significativos da era do rock and roll." - Rock and Roll Hall of Fame website.

Próximo parceiro colaborativo de Young era cineasta Jim Jarmusch, que pediu Jovem para compor uma trilha sonora para o seu 1995 película preto e branco ocidental Dead Man . Trilha sonora instrumental de Young foi improvisada enquanto ele assistiu ao filme sozinho em um estúdio. A morte do mentor de longa data, amigo e produtor David Briggs no final de 1995 levou Young para se reconectar com Crazy Horse no ano seguinte para o álbum e turnê Broken Arrow . Um filme concerto Jarmusch-dirigido e álbum ao vivo da turnê, ano do cavalo , surgiu em 1997. De 1996-1997 Young e Crazy Horse fez várias turnês pela Europa e América do Norte, incluindo um período como parte do sexto turnê anual de Festival HORDE .

Em 1998, Jovem renovou sua colaboração com a banda de rock Phish, partilhando o palco do anual concerto Farm Aid e, em seguida, no Bridge School Benefit de Young, onde se juntou headliners Phish para interpretações de "Helpless" e "I Shall Be Released". Phish recusou o convite depois de novo para ser sua banda de apoio em sua turnê norte-americana 1999.

A década terminou com o lançamento no final de 1999 de Olhando para a frente , uma outra reunião com Crosby, Stills e Nash. A turnê subsequente dos Estados Unidos e Canadá com o super quarteto reformada faturou US 42,1 milhões dólares, tornando-se o oitavo maior turnê bilheteria de 2000.

Renovado ativismo e encontro com a morte (década de 2000)

Crosby, Stills, Nash & Young (centro-direita) se apresentar no PNC Arts Centre, agosto de 2006.

Neil Young continuou a lançar novo material em um ritmo rápido durante a primeira década do novo milênio. O álbum de estúdio Silver & Gold e álbum ao vivo Estrada Rocha Vol. 1 foram lançados em 2000 e foram ambos acompanhados de filmes de concertos ao vivo. Sua 2001 single "Deixe-nos rolar" foi uma homenagem às vítimas dos ataques de 11 de setembro , ea ação efetiva tomada pelos passageiros e tripulantes no vôo 93 em particular. No " America: A Tribute to Heroes "concerto beneficente para as vítimas dos ataques, Jovem realizada John Lennon 's " Imaginar "e acompanhado Eddie Vedder e Mike McCready em "Long Road", uma música Pearl Jam que foi escrito com Young durante as Mirrorball sessões. "Deixe-nos rolar" foi incluído em 2002 de Are You Passionate? , um álbum na sua maioria composta de canções de amor maduro dedicados à mulher de novo, Pegi, apoiado por Booker T. & the MGs

Em 2003, Jovem lançado Greendale , um álbum conceitual gravou com membros Crazy Horse Billy Talbot e Ralph Molina. As canções vagamente girava em torno do assassinato de um policial em uma pequena cidade na Califórnia, e seus efeitos sobre os habitantes da cidade. Debaixo de pseudônimo de "Bernard Shakey", Jovem dirigiu um filme de acompanhamento do mesmo nome, com atores dublando a música de o álbum. Ele fez várias turnês com o Greendale materiais ao longo de 2003 e 2004, primeiro com um solo, versão acústica na Europa, em seguida, com um show no palco full-cast na América do Norte, Japão e Austrália. Jovem começou a usar o biodiesel na Greendale turnê 2004, alimentando seus caminhões e ônibus de turismo com o combustível. "Nossa turnê Greendale é agora ozônio amigável", disse ele. "Eu pretendo continuar a usar este governo aprovado e regulamentado combustível exclusivamente a partir de agora de provar que é possível entregar a mercadoria em qualquer lugar na América do Norte sem usar petróleo estrangeiro, ao ser ambientalmente responsável." Jovem gastaram a última parte de 2004 dando uma série de concertos acústicos íntimos em várias cidades, com sua esposa, que é um vocalista e guitarrista treinado.

Stills e Jovens que executam junto na turnê Crosby, Stills, Nash & Young 2006

Em março de 2005, enquanto trabalhava no Prairie Wind álbum em Nashville , Young foi diagnosticado com um cérebro aneurisma. Ele foi tratado com sucesso com um minimamente invasiva procedimento neuroradiological, realizado em um hospital de Nova York em 29 de março, mas dois dias depois, ele desmaiou em uma rua de Nova York a partir de sangramento da artéria femoral, o que os cirurgiões tinham usado para acessar o aneurisma. A complicação forçado novo para cancelar sua aparição agendada na cerimônia Juno Awards em Winnipeg, mas em poucos meses ele estava de volta no palco, aparecendo no encerramento do Live 8 concerto em Barrie, Ontario, em 2 de julho Durante a performance, ele estreou um cântico novo, um hino suave chamado "Quando Deus fez-me". Escova de Young com a morte influenciou Prairie Wind " temas de retrospecção e mortalidade s. Estreia ao vivo do álbum em Nashville foi imortalizado pelo cineasta Jonathan Demme em 2006 o filme de Neil Young: Heart of Gold .

Activismo renovado de Young manifestou-se no álbum de 2006 Living With War , que como a música muito mais cedo "Ohio", foi gravado e lançado em menos de um mês, como resultado direto dos acontecimentos atuais. No início de 2006, três anos após a invasão americana do Iraque, a guerra sectária e as baixas havia escalada. Ao fazer recados em uma visita a sua filha, jovem tinha visto uma foto de jornal de veteranos feridos dos EUA em um avião de transporte para a Alemanha, e percebendo que o mesmo papel dedicado pouca cobertura real para a história, ele foi incapaz de tirar a imagem de a cabeça, percebendo o sofrimento causado às famílias pela guerra não tinha verdadeiramente registrado a ele ea maioria dos americanos que não foram diretamente afetadas por ele. Jovem começou a chorar, e imediatamente teve a sua guitarra para fora e começou a escrever várias músicas ao mesmo tempo. Dentro de alguns dias ele havia terminado o trabalho e montou uma banda. Ele disse mais tarde que ele mesmo tinha restringido por um longo tempo de escrever quaisquer canções de protesto, à espera de alguém mais jovem, com uma perspectiva diferente, mas ninguém parecia estar a dizer nada.

A maioria das canções do álbum repreendeu a política da administração Bush de guerra, examinando seus custos humanos para soldados, seus entes queridos e civis, mas Young também incluiu algumas canções sobre outros temas, e um protesto imediato, intitulado " Vamos acusar o presidente " , no qual ele afirmou que Bush mentiu para levar o país à guerra. Letras de Young em outra canção chamada senador de Illinois Barack Obama , que não tinha declarado a intenção de concorrer à presidência na época e foi amplamente inesperado para ser capaz de vencer tanto a nomeação do Partido Democrata ou uma eleição geral, como potencialmente um substituto para Bush. Naquele verão, Crosby, Stills, Nash & Young se reuniu para o apoio a "liberdade de tour Speech '06", no qual eles tocaram novas músicas de protesto de Young ao lado de material mais antigo do grupo, encontro com tanto entusiasmo e raiva a partir de diferentes fãs, alguns dos quais eram favoráveis ​​a Bush politicamente. CSNY Déjà Vu , um filme de show da turnê dirigida pelo próprio Young, foi lançado em 2008, junto com um álbum ao vivo de acompanhamento.

Enquanto jovem nunca tinha sido um estranho para a eco-friendly letras, temas de espiritualidade ambientalista e ativismo tornou-se cada vez mais proeminente em seu trabalho ao longo dos anos 1990 e 2000, especialmente em Greendale e Living With War . A tendência continuou em 2007 de Chrome Dreams II , com letras que exploram eco-espiritualidade pessoal de Young. Também em 2007, Jovem aceitou um convite para participar de Goin 'Home: A Tribute to Fats Domino , contribuindo sua versão de " Walking to New Orleans ".

Novo que executa em Oslo, Noruega, em 2009

Em 2008, Young revelou seu mais recente projecto, a produção de um motor híbrido-1959 Lincoln chamado LincVolt. Um novo álbum vagamente baseado no projeto LincVolt, Fork in the Road , foi lançado em 7 de abril de 2009. O álbum, em parte composto por canções de amor para o carro, também comentou sobre a crise econômica, com um narrador atacando os resgates de Wall Street promulgada no final de 2008. Infelizmente, o carro pegou fogo em novembro de 2010, em um armazém na Califórnia, e ao longo do caminho ele queimou cerca de US 850 mil dólares americanos no valor de coleção de memorabilia do rock and roll de Young. Os relatórios iniciais sugerem que o fogo pode ter sido provocado por um erro no do veículo plug-in sistema de tarifação. Jovem culpou o fogo em caso de erro humano e disse que ele e sua equipe estavam comprometidos com a reconstrução do carro. "O sistema de carregamento da parede não foi completamente testado e nunca tinha sido deixado sem vigilância. Um erro foi cometido. Não foi culpa do carro", disse ele.

Um filme concerto Jonathan Demme de um concerto de 2007 no Teatro Tower, em Upper Darby, Pennsylvania, chamado de Neil Young Trunk Show estreou em 21 de março de 2009, no South by Southwest (SXSW) Conferência Film Festival e no Austin, Texas. Foi destaque no Cannes Film Festival em 17 de Maio de 2009 e foi lançado em os EUA em 19 de março de 2010 a aclamação da crítica. Aparência mais recente álbum de Young foi no álbum Buraco Batata , lançado em 21 de abril de 2009 por jogador do órgão Memphis Booker T. Jones, de Booker T. & the MGs fama. Jovem toca guitarra em nove das dez faixas instrumentais do álbum, ao lado de Drive-By Truckers, que já tinha três jogadores de guitarra, dando algumas músicas no álbum um total de cinco faixas de guitarra. Jones contribuiu com guitarras em algumas faixas.

Jovem continua a excursionar extensivamente. Em 2009, ele encabeçou o New Orleans Jazz e Heritage Festival, e Glastonbury Festival em Pilton, Inglaterra, no Hard Rock Calling em Londres (onde ele foi acompanhado no palco por Paul McCartney para uma versão de " A Day in the Life ") e, depois de anos de tentativas infrutíferas de reserva, o Isle of Wight Festival, além de apresentações no festival Big Day Out, na Nova Zelândia e na Austrália eo Primavera Sound Festival em Barcelona .

Novos performances (2010s)

Em 22 de janeiro de 2010, realizada Jovem "Long May You Run" no último episódio de The Tonight Show com Conan O'Brien . Na mesma noite, ele e Dave Matthews executou a música Hank Williams "Sozinho e Forsaken", para a Esperança para o Haiti Agora: Um Benefício Global para Earthquake Relief caridade Teleton, em resposta ao terremoto de 2010 no Haiti . Young também cantou "Long May You Run" na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver, British Columbia, Canadá. Em maio de 2010, foi revelado jovem tinha começado a trabalhar em um novo álbum de estúdio produzido por Daniel Lanois. O anúncio foi feito por David Crosby, que disse que o álbum "será um registro muito sincero. Espero que ele vai ser um registro muito especial." Em 18 de maio de 2010, Jovem embarcou em uma turnê solo norte-americano para promover seu álbum, em seguida, vir, Le Noise , tocando uma mistura de músicas antigas e material novo. Embora classificado como uma turnê acústica solo, Young também tocou algumas músicas em guitarras elétricas, incluindo Old Black. Jovem continuou sua turnê torcida Estrada com uma curta venture da costa leste durante a primavera de 2011. Young também contribuiu com vocais para o Elton John-Leon Russell álbum A União , cantando a segunda estrofe na faixa "Gone to Shiloh" e fornecendo backing vocals.

Em setembro de 2011, o filme de Jonathan Demme terceiro documentário sobre o cantor e compositor, Neil Young Journeys , estreou no Toronto International Film Festival. Como o trabalho anterior de Demme com Young, a maior parte do filme consiste em uma performance ao vivo simplesmente filmou, neste caso, regresso a casa o show de novo em Maio de 2011 de Toronto Massey Hall, quatro décadas depois que ele interpretou pela primeira vez no local icônico. Reprodução de músicas antigas, bem como novos de Le Noise , novo executa solo em ambos os instrumentos elétricos e acústicos. Seu desempenho é um contraponto à metragem da volta de novo para de Demme Omemee, Ontario, a pequena cidade perto de Toronto, onde ele cresceu, que agora se tornou irreconhecível fisicamente, embora ele recorda vividamente acontecimentos de sua infância lá.

Jovem atualmente vive perto de La Honda, Califórnia, em seu Broken Arrow Ranch, em homenagem a uma de suas primeiras canções Buffalo Springfield. A 140-acre (0,57 km originais 2 ) parcela foi comprado em 1970 por US $ 350.000 em dinheiro e cresceu para milhares de acres.

Em 22 de janeiro de 2012, o Master Class no Festival Slamdance destaque Café com Neil Young & Jonathan Demme para seu novo filme Journeys . Um relatório do evento por Bob & C. Kim revelou que Neil Young foi gravar com o Crazy Horse. Um álbum está completo e eles estão trabalhando em outro.

Neil Young e Crazy Horse realizada uma versão full-on grunge dos Beatles "I Saw Her Standing There "paraPaul McCartney'sMusiCares Personalidade do Ano jantar no dia 10 de fevereiro de 2012, em Hollywood.

Neil Young com Crazy Horse lançou o álbum Americana em 5 de Junho de 2012. Foi a primeira colaboração de Young com o Crazy Horse desde o álbum e turnê Greendale em 2003 e 2004. O registro é uma homenagem a hinos nacionais não oficiais que salta de uma versão sem censura de " This Land Is Your Land "para" Clementine "e inclui uma versão de" God Save the Queen ", que Jovem cresceu cantando todos os dias na escola no Canadá. Americana é o primeiro álbum de Neil Young composto inteiramente de covers. Em 5 de junho de 2012, Songwriter americana também informou que Neil Young & Crazy Horse seria o lançamento de sua primeira turnê em oito anos em apoio ao álbum.

Em 25 de agosto de 2012, Young foierroneamente relatado morto porNBCNews.com, o dia em que o astronautaNeil Armstrongmorreu.

Neil Young com Crazy Horse lançou uma nova turnê em 03 de agosto de 2012, em antecipação de seu segundo álbum de 2012, Pill psicadélico, que foi lançado no final de outubro.

Em 3 de outubro de 2012, a terceira parcela aparente do "Rust Trilogy" (Essencialmente 78 de Rust Never Sleeps e 90 de Weld) foi anunciada. O álbum, intitulado provisoriamente Alchemy , parece seguir Neil Young e Crazy Horse 2012 através de sua turnê norte-americana.

Em 25 de setembro de 2012 a autobiografia de Jovem Paz Pesado Waging: A Dream Hippiefoi lançado para aclamação da crítica e comercial.

Que deverá ser lançado em 2013, Pono é um de alta resolução digital de serviço de música-download, jogador e formato de áudio a ser desenvolvido por Neil Young, projetado para competir contra o MP3 e outros formatos. Pono promete apresentar músicas como eles primeiro som durante a gravação de estúdio.

Projeto Arquivos

Já em 1988, Young falou em entrevistas de seus esforços para compilar seu material inédito e remasterizar seu catálogo existente. A coleção foi, eventualmente, intitulado o Neil Arquivos Jovens Series. A primeira parcela, intitulado O Vol Arquivos. 1 1963-1972 , foi originalmente planejado para uma versão de 2007, mas foi adiada, e lançado em 02 de junho de 2009.

Três performances dasérie de desempenhodos arquivos foram liberados individualmente antesArquivos O Vol. 1. Live at the Fillmore East, uma seleção de músicas de um show 1970 comCrazy Horse, foi lançado em 2006. Live at Massey Hall 1971, um conjunto solo acústico a partir de Toronto Massey Hall, viu a liberação em 2007. Sugar Mountain - Live At Canterbury House 1968, uma performance solo no início e, cronologicamente, o primeiro disco na série desempenho, surgiu no final de 2008.

Em uma entrevista em 2008, Neil Young discutido Toast , um álbum gravado originalmente com Crazy Horse em San Francisco em 2000, mas nunca lançada. O álbum será parte da série da edição especial dos Arquivos. Nenhuma data de lançamento existe atualmente para Toast . O álbum Um tesouro, com faixas ao vivo de um 1984-1985 turnê com os ceifeiros internacionais, durante uma época em que ele estava sendo processado pela Geffen Records, foi lançado em junho de 2011.

Em 14 de Julho de 2009, a quatro primeiros álbuns solo de Young foram reeditados como discos remasterizados HDCD e downloads digitais como discos 1-4 dolançamento da série originaldos arquivos.

Instruments

Guitars

Jovem desempenho em 2009

Em 2003, Rolling Stone listados Young como octagésimo terceiro no ranking das "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos" (embora em uma versão mais recente da lista, ele foi movido até décimo sétimo lugar), descrevendo-o como um " inquieto experimentador ... que transformar [s] a música mais óbvia em algo revelador. " Jovem é um colecionador de guitarras em segunda mão, mas na gravação e execução, ele freqüentemente usa apenas alguns instrumentos, como é explicado pelo seu técnico de guitarra de longa data Larry Cragg no filme de Neil Young: Heart of Gold . Eles incluem:

  • 1953 Gibson Les Paul Goldtop. Apelidado de " Preto Velho ", este é o principal da nova guitarra elétrica e é caracterizado em Rust Never Sleeps e outros álbuns. Old Black tem o nome de um paintjob amador aplicada ao corpo originalmente ouro do instrumento, em algum momento antes de Neil adquiriu a guitarra no final de 1960. Em 1972, um mini captador humbucker de uma Gibson Firebird foi instalado na frente do marcador / posição agudos. Esta retirada, severamente microphonic, é considerado um componente crucial do som. de Neil A Bigsby vibrato tailpiece foi instalado, já em 1969, e pode ser ouvido durante a abertura do "Cowgirl in the Sand" de Todo mundo sabe que isso é Nowhere .
  • Martin D-45. Sua principal violão com cordas de aço, usado para escrever "Old Man" e muitas outras canções. Ele foi um dos quatro instrumentos adquiridos por Stephen Stills para si e seus companheiros de banda em CSNY, a fim de comemorar seu primeiro show completo no teatro grego em 1969.
  • Martin D-28. Apelidado de "Hank" depois de seu proprietário anterior, Hank Williams. Hank Williams, Jr., tinha trocado-lo para algumas espingardas; ela passou por uma sucessão de outros proprietários, até que foi localizado por um amigo de longa data de Young Grant Boatwright. A guitarra foi comprada pela jovem de Tut Taylor. Jovem excursionou com ele por mais de 30 anos. Uma história sobre a guitarra e da música que inspirou: "Esta guitarra velha," pode ser visto cerca de 50 minutos no filme de Neil Young: Heart of Gold . É guitarra primário de Young para Prairie Wind .
  • Vintage Martin D-18: Young usou um velho D-18 ao longo de seus primeiros dias apresentando em casas de café no Canadá e em alguns trabalhos iniciais Buffalo Springfield, antes de receber o D-45 a partir de instantâneos. Ele também pode ser visto em imagens inéditas do documentário Woodstock, particularmente em um dueto acústico excepcional da pista Buffalo Springfield "Sr. Alma" com Stills. A guitarra tem sido frequentemente utilizado para transportar "caiu afinação padrão" (DGCFAD) que nova usa muitas vezes em concerto. Isto permitiu-lhe para executar canções como "Ambulance Blues" e "Não deixe isso te derrubar" viver sem ter que ajustar todas as 6 cordas no palco.

Outros instrumentos notáveis ​​(ou ímpares) desempenhado pelos jovens incluem:

  • Taylor 855 de 12 cordas, usada no primeiro semestre de Rust Never Sleeps.
  • 1927 Gibson Mastertone, um de seis cordasbanjoafinado como uma guitarra, usado em muitas gravações e interpretado porJames Taylor em "Old Man".
  • Gretsch 6120 ( modelo de Chet Atkins). Antes Jovem comprou Preto Velho, esta foi a sua guitarra elétrica primária durante seus dias Buffalo Springfield.
  • Gretsch Branco Falcon. Jovem comprou um modelo 1950 final perto do fim da era Buffalo Springfield; em 1969 ele comprou uma versão estéreo da mesma guitarra vintage de Stephen Stills, e este instrumento foi destaque durante o período de 1970 início de Young, e pode ser ouvido em faixas como "Ohio", "Southern Man", "Alabama", "Palavras (entre as linhas de idade) ", e" LA ". Foi guitarra elétrica primária de Young durante a colheita era, desde jovem da deterioração de volta condição (eventualmente corrigidos com cirurgia) faz jogar o mais pesado Les Paul difícil. Neste particular é o branco Falcon estéreo 6137, no qual o sinal a partir das três cordas graves é separado a partir do sinal a partir das três cordas agudas. Jovem normalmente joga esta guitarra neste modo estéreo, enviando os sinais separados para dois amplificadores diferentes, uma Fender Deluxe e quer uma Fender Tremolux ou uma baixa potência Tweed Fender Twin. A separação dos sinais é o mais proeminente ouvidas sobre as Colheita música "Words".
  • Gibson Flying V, sobre o tempo passartour.
  • Fender Broadcaster, na noite de hoje à noite oálbum e turnê.

Harmônio

Jovem é dono de uma Estey órgão cana, número de série 167272, que data de 1885, que ele freqüentemente interpreta em concertos e que foi recentemente restaurado. O instrumento e sua restauração estão documentadas no The Reed Society Quarterly (30,1: 6ff); uma fotografia do instrumento está na capa.

Amplificação

Jovem usa vários de vintage Fender Tweed Luxo amplificadores . Seu amplificador preferido para guitarra elétrica é o Fender Deluxe especificamente um modelo Tweed-era de 1959. Ele comprou sua primeira deluxe do vintage em 1967 para US $ 50 a partir do baterista do Crazy Horse, Ralph Molina, e desde então tem adquirido cerca de 450 exemplos diferentes, todos da mesma era, mas ele afirma que é o modelo original que soa superior e é crucial para o seu som característico.

O Tweed Deluxe está quase sempre usado em conjunto com um final da década de 1950 Magnatone 280 (semelhantes ao amplificador usado por Lonnie Mack e Buddy Holly ). O Magnatone e Deluxe estão emparelhados em conjunto de forma mais incomum: a tomada de alto-falante externo do Quarto envia o sinal amped através de um potenciômetro de volume e directamente para a entrada do Magnatone. O Magnatone é notável por suas verdadeiras capacidades de vibrato dobra-passo, que pode ser ouvido como um amplificador piano elétrico em "ver o céu Sobre a chuva". Um acessório notável e única de luxo de Young é o Whizzer, um dispositivo criado especificamente para Young por Rick Davis, que muda fisicamente configurações do amplificador para combinações pré-definido. Este dispositivo está ligado a pedais operável por Young no palco na forma de um livro efeitos Soul of Tone do pedal.Tom Wheeler destaca o dispositivo na página 182/183

Prêmios e reconhecimento

Estrela de novo naCalçada da Fama do Canadá
  • Juno Awards 2011 Artista do Ano, Álbum Alternativo Adulto do Ano, e Allan Waters Humanitarian Award
  • 2011 Grammy Awards Melhor Canção de Rock "irritado World "escrito por Neil Young.
  • 2010 Grammy Awards Melhor Direção de Arte em um box / Pacote Especial Limited Edition "Arquivos Volume One 1963-1973 "- Neil Young, Gary Burden, Jenice Heo
  • Canadian Music Hall of Fame de 1982
  • Rock and Roll Hall of Fame Ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll duas vezes. Primeiro, em 1995, por seu trabalho solo, com um discurso de indução dada por Eddie Vedder, e novamente em 1997 como membro do Buffalo Springfield.

Como um dos fundadores originais da Farm Aid, ele continua a ser um membro ativo do conselho de administração. Para um fim de semana a cada outubro, em Mountain View, Califórnia, ele e sua esposa sediar a Escola Concertos Bridge, que foram desenhando talento internacional e multidões sell-out por quase duas décadas com alguns dos maiores nomes do rock tendo realizado no evento incluindo Tom Petty e os Heartbreakers, Bruce Springsteen , David Bowie, The Who , Red Hot Chili Peppers, Trent Reznor de Nine Inch Nails, Tom Waits, Thom Yorke, do Radiohead , REM, Foo Fighters, Metallica, Pearl Jam, Sonic Youth, The Smashing Pumpkins, Paul McCartney e Dave Matthews. Os concertos são um benefício para a escola Bridge, que desenvolve e usa tecnologias avançadas para ajudar na instrução das crianças com deficiência. O envolvimento de caules jovens, pelo menos parcialmente a partir do fato de que os seus dois filhos tem paralisia cerebral e sua filha, como o próprio Young, tem epilepsia .

Young foi nomeado para um Oscar em 1994 por sua canção "Philadelphia" do filme Filadélfia. Bruce Springsteen ganhou o prêmio de sua canção " Streets of Philadelphia "a partir do mesmo filme. Em seu discurso de aceitação, Springsteen disse que "o prêmio realmente merecia ser partilhada por música do outro candidato." Naquela mesma noite, Tom Hanks aceitou o Oscar de Melhor Ator e deu crédito por sua inspiração para a canção "Philadelphia".

Ele era proprietário de parte de Lionel, LLC, uma empresa que fabrica trens de brinquedo e acessórios modelo da estrada de ferro. Em 2008, Lionel saiu da concordata e suas ações da empresa foram aniquilados. Ele foi fundamental na concepção do sistema de controle de Lionel legado para os trens do modelo, e permanece no conselho de administração de Lionel. Ele foi nomeado como co-inventor em sete patentes norte-americanas relacionadas com a modelar trens.

Jovem recebeu por duas vezes doutorados honorários. Ele recebeu um Doutoramento Honorário em Música Universidade Lakehead em Thunder Bay, Ontario, em 1992, e um doutorado honorário em Letras Humanas da San Francisco State University em 2006. A última homenagem foi compartilhado com sua esposa Pegi para a sua criação da Escola Bridge. Em 2006, Young foi dada a maior honraria civil de Manitoba, quando ele foi nomeado para a Ordem de Manitoba. Em 2009, ele foi, então, dado a maior honraria civil do Canadá, quando foi nomeado para o Ordem do Canadá.

Rolling Stone revista em 2000, classificou Jovem trigésimo quarto em sua lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos e, em 2003, incluiu cinco de seus álbuns em sua lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos. Em 2000, a jovem foi introduzido no Do Canadá Walk of Fame. Em 2006, Paste revista compilou uma "grande de estar Songwriters" lista; Jovem ficou em segundo lugar atrás de Bob Dylan . (Enquanto Young e Dylan têm ocasionalmente tocado juntos em concerto, eles nunca colaborou em uma música juntos, ou jogado em registros de cada um). Ele classificou trigésimo nono em 100 grande artista da VH1 do Hard Rock no mesmo ano. O Rock and Roll Hall of Fame explicou que, enquanto jovem tem "evitado que adere a um estilo por muito tempo, os fatores unificadores todo viagem musical itinerante de Young ter sido sua voz inconfundível, seu cru e expressiva de tocar guitarra, e sua habilidade songwriting consumado."

Franqueza política e consciência social de jovens artistas influenciados, como Blind Melon, Phish, Pearl Jam, e Nirvana. Jovem é referido como "o padrinho do Grunge "por causa da influência que tinha sobre Kurt Cobain e Eddie Vedder e todo o movimento grunge. Eddie Vedder do Pearl Jam empossado novo para o Hall da Fama do Rock and Roll em 1995, citando-o como uma influência enorme. Jovem é citado como sendo uma influência significativa sobre artistas de rock experimental Sonic Youth, Jesse Marchant, e Thom Yorke, do Radiohead . Yorke contou de primeira audiência jovem após o envio de uma fita demo para uma revista quando ele tinha 16 anos, que comparou favoravelmente sua voz para Young. Sem saber do jovem naquela época, ele comprou Após a corrida do ouro , e "imediatamente me apaixonei", com seu trabalho, chamando-o de "extraordinário". Dave Matthews lista Neil Young como um de seus compositores favoritos e mais inspiradores e cobre suas canções em ocasião. A banda britânica Indie Os Bluetones chamado seu número um álbum de estréia depois da música "Esperando para voar" (escrito por Young quando ainda com Buffalo Springfield) e ter coberto a canção enquanto touring. Young também inspirou Oasis cantor e compositor Noel Gallagher, com Gallagher cobrindo "My My, Hey Hey (Into the Black)", no álbum ao vivo Familiar to Millions .

O grupo de rock australiana Powderfinger nomearam-se após música de Young " Powderfinger "de Rust Never Sleeps . Os membros dos Constantines ocasionalmente jogado tributo Neil Young mostra sob o nome Craze Horsey. Enquanto em Winnipeg 2 de novembro de 2008, durante a perna de sua turnê canadense, Bob Dylan visitou a antiga casa de novo no River Heights, onde Jovem passou sua adolescência. Dylan estava interessado em ver a sala onde algumas das primeiras canções de Young foram compostas.

Jason Bond, umbiólogo East Carolina University, descobriu uma nova espécie de alçapão aranha em 2007 e nomeou- Myrmekiaphila neilyoungiapós Young, seu cantor favorito.

Em 2001, a jovem foi agraciado com o prêmio Espírito de Liberdade do grupo de liberdades civis povos para a maneira americana. Young foi honrada como a Pessoa do Ano MusiCares, em 29 de janeiro de 2010, duas noites antes da 52ª Annual Grammy Awards. Ele também foi nomeado para dois Grammy Awards: Best Rock Solo Performance Vocal para "Fork In The Road" e Melhor encaixotado ou Especial Limitada Pacote Edition para "Neil Young Arquivos Vol. I (1963-1972)". Jovem venceu o último prêmio Grammy. Em 2010, foi classificada como a No. 26 em Gibson.com do Top 50 Guitarristas de Todos os Tempos.

Juno Awards

Ano Categoria Obra proposta Resultado
2011 Artista do Ano Neil Young Ganhou
Adulto Álbum Alternativo do Ano Le Noise Ganhou
2008 Adulto Álbum Alternativo do Ano Chrome Dreams II Nomeado
2007 Adulto Álbum Alternativo do Ano Living With War Ganhou
2006 Adulto Álbum Alternativo do Ano Prairie Wind Nomeado
Jack Richardson Produtor do Ano"O Pintor" Ganhou
Compositor do Ano"O pintor", "Quando Deus fez-me", "Prairie Wind" Nomeado
2001 Melhor Artista Masculino Neil Young Ganhou
Melhores Roots & tradicional Album - Solo Silver & Gold Nomeado
1997 Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1996 Melhor Álbum de Rock Mirror Ball Nomeado
Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1995 Compositor do Ano Neil Young Nomeado
Vocalista Masculino do Ano Neil Young Ganhou
Entertainer of the Year Neil Young Nomeado
1994 Single do Ano"Lua Cheia" Nomeado
Álbum do Ano Lua Cheia Ganhou
1993 Compositor do Ano Neil Young Nomeado
Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1991 Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1990 Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1989 Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1986 Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1982 Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1981 Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1980 Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1979 Vocalista Masculino do Ano Neil Young Nomeado
1975 Compositor do Ano Neil Young Nomeado

Discografia

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Neil_Young&oldid=544690216 "