Conteúdo verificado

A civilização chinesa

Assuntos Relacionados: Ásia ; países asiáticos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

China
Chinês Tradicional: 中國
Chinês Simplificado: 中国
República Popular da China

China ( / Tʃaɪnə /) é vista vària como uma antiga civilização que se estende sobre uma grande área em Leste da Ásia, um nação e / ou um entidade multinacional.

Com cerca de 4.000 anos de história contínua, China é uma das civilizações mais antigas do mundo. Antes do século 19, que possuía uma das sociedades mais avançadas e economias no mundo; mas através de sucessivas dinastias então faltou a Revolução Industrial e começou a diminuir. No século 19 e 20, imperialismo, fraqueza interna e guerras civis danificaram o país e sua economia, e levou à derrubada do regra imperial.

Em 1949, após o combate principal terminou na Guerra civil chinesa, dois estados que se autodenominam "China" emergiu:

  • China Os República Popular da China (RPC), criada em 1949, comumente conhecido como China, tem o controle sobre China continental e os territórios pela maior parte auto-governados de Hong Kong (desde 1997) e Macau (desde 1999).
  • Taiwan A República da China (ROC), criada em 1912 na China continental, agora conhecida geralmente como Formosa, tem o controle sobre as ilhas de Taiwan , Penghu, Kinmen, Matsu, o Grupo de ilhas Pratas, e uma outra poucos ilhas periféricas.

Na década de 1950, a mudança de políticas econômicas em Taiwan transformou a ilha em um industrializada economia desenvolvida orientada para a tecnologia após um período de altas taxas de crescimento e rápida industrialização. Na China continental, na década de 1970, as reformas conhecido como Quatro Modernizações melhoria da agricultura, indústria, tecnologia e defesa, aumentando imensamente os padrões de vida e tornando o PRC um dos grandes potências.

Historicamente, a China esfera cultural se estendeu em toda a Ásia Oriental como um todo, com Religião chinesa, aduaneiro, e sistemas de escrita sendo adotada em diferentes graus por vizinhos, como Japão , Coréia e Vietnã . Através de sua história, a China era a fonte de muitas grandes invenções. Ele também tem um dos mais antigos do mundo sistemas de linguagem escrita. A primeira evidência da presença humana na região foi encontrada no Caverna Zhoukoudian. Ele é um dos exemplares mais antigos conhecidos de Homo erectus , agora vulgarmente conhecida como a Homem de Pequim, estima-se que viveu entre 300.000 a 780.000 anos atrás.

Etimologia

O tradicional (em cima) e simplificados (fundo) caracteres para "China" em chinês . O primeiro caractere significa "middle" ou "center", eo segundo caráter significa "país".

Inglês nomes

A palavra "China" é derivado de Cin (چین), um nome persa para China popularizado na Europa por Marco Polo . O primeiro uso registrado em Inglês data de 1555. No uso precoce, "china" como um termo para porcelana foi escrito de forma diferente do nome do país, as duas palavras que estão sendo derivados das palavras persas separadas. Ambas as palavras são derivadas do sânscrito palavra China (चीन), usado como um nome para a China tão cedo quanto AD 150.

Existem várias teorias acadêmicas a respeito da origem dessa palavra. A teoria tradicional, proposto no século 17 por Martin Martini, é que "a China" é derivada de "Qin" (秦, queixo pronunciado), o mais ocidental dos reinos chineses durante o Dinastia Zhou, ou a partir do sucesso dinastia Qin (221-206 aC). No Escrituras hindus Mahābhārata (século 5 aC) e Leis de Manu (século 2 aC), a palavra sânscrito cina (चीन) é usado para se referir a um país localizado no Tibeto-Burman Borderlands leste de India . Outra teoria é que esta palavra é derivada Yelang, um antigo reino no que é hoje Guizhou cujos habitantes se referiram como "Zina".

Nomes chineses

O nome oficial da China mudou com cada dinastia ou a cada novo governo, os governos imperiais se referiram como o Império da Grande Qing , Império do Grande Ming, etc. No entanto, o nome comum manteve-se como Zhōngguó ( chinês simplificado: 中国; chinês tradicional: 中國, Mandarin pronúncia: [Tʂʊŋkwɔ̌]) através de mudanças dinásticas. Isto traduz-se tradicionalmente como "Reino do Meio", ou como "país central."

O nome Zhōngguó apareceu pela primeira vez na Clássico de História (século 6 aC), e foi usado para se referir à tarde Dinastia Zhou, como eles acreditavam que eles eram o "centro da civilização", enquanto os povos nos quatro cardeais foram chamados Yi Oriental, Southern Man, Rong ocidental e Di Norte respectivamente. Alguns textos implicam que "Zhōngguó" foi originalmente concebido para se referir à capital do soberano, para diferir da capital de seus vassalos. O uso de "Zhōngguó" implicou uma reivindicação de legitimidade política, e "Zhōngguó" foi muitas vezes utilizado pelos estados que se viam como o único sucessor legítimo dinastias chinesas precedentes; por exemplo, na era da dinastia Song do Sul , tanto a Dinastia Jin eo estado Song do Sul alegou ser "Zhōngguó."

Zhōngguó foi utilizado como um nome comum para a República da China (Zhonghua Minguo) após a sua criação em 1912. Depois que os comunistas tomaram o controle da China em 1949, que estabeleceu os República Popular da China (RPC). Como resultado, a República Popular da China agora é comumente conhecido como "China" ou "Zhōngguó". A República da China hoje em dia é comumente conhecido como " Taiwan ".

História

História da China
História da China
ANTIGO
3 Soberanos e cinco Emperors
Dinastia Xia 2100-1600 aC
Dinastia Shang 1600-1046 aC
Dinastia Zhou 1045-256 aC
Zhou do Oeste
Zhou Oriental
Período da Primavera e Outono
Período dos Reinos Combatentes
IMPERIAL
Dinastia Qin 221 aC-206 aC
Dinastia Han 206 aC-220 dC
Han Ocidental
Dinastia Xin
Han Oriental
Três Reinos 220-280
Wei, Shu e Wu
Jin Dinastia 265-420
Jin Ocidental 16 Kingdoms
304-439
Jin Oriental
Sul e do Norte dinastias
420-589
Dinastia Sui 581-618
Tang Dynasty 618-907
( Segundo Zhou 690-705)
5 dinastias e
10 Kingdoms
907-960
Dinastia Liao
907-1125
Dinastia Song
960-1279
Song do Norte W. Xia
Song do Sul Jin
Dinastia Yuan 1271-1368
Dinastia Ming 1368-1644
Dinastia Qing 1644-1911
MODERNO
República da China 1912-1949
República Popular
da China
1949-presente
República da
China (Taiwan)
1949-presente

China antiga foi um dos primeiros centros da civilização humana. A civilização chinesa também foi um dos poucos a inventar escrita, sendo os outros Mesopotâmia , a civilização do Vale do Indo , o Maya e outros Civilizações mesoamericanas, a civilização minóica da antiga Grécia e Egito Antigo .

Pré-história

Evidências arqueológicas sugerem que a mais antiga hominídeos na China datam de 250.000 a 2.24 milhões de anos atrás. Uma caverna em Zhoukoudian (perto da atual Pequim ) tem fósseis datados em algum lugar entre 300.000 a 780.000 anos. Os fósseis são de Homem de Pequim, um exemplo de Homo erectus que usou fogo .

Os primeiros indícios de um ser humano totalmente moderno na China vem de Liujiang County, Guangxi, onde um crânio foi encontrado e datado de cerca de 67.000 anos de idade. Embora muita controvérsia persiste sobre o namoro do Liujiang permanece, um esqueleto parcial de Minatogawa em Okinawa, Japão foi datado de 16.600 a 18.250 anos de idade, os seres humanos modernos por isso, provavelmente, chegou à China antes desse tempo.

Regra dinástica

Jade ornamento dos cervos feito durante a primeira dinastia chinesa histórica, o Shang, 17 a do século 11 aC.

Nomes tradição chinesa o primeiro dinastia Xia, mas foi considerada mítica até que escavações científicas encontrado no início da idade de bronze locais em Erlitou em Província de Henan em 1959. Os arqueólogos têm descoberto uma vez que locais urbanos, implementos de bronze, e tumbas em locais citados como Xia em textos históricos antigos, mas é impossível verificar se esses restos são da Xia, sem registros escritos do período.

Alguns dos milhares de tamanho natural Guerreiros de Terracota da Dinastia Qin , ca. 210 aC.

A primeira dinastia chinesa que deixaram registros históricos, o frouxamente feudal Shang (Yin), estabeleceram ao longo do rio Amarelo , no leste da China do século 17 ao século 11 aC. O A Oracle script de osso da Dinastia Shang representam mais antigas formas de escrita chinesa encontrado eo ancestral direto dos modernos caracteres chineses utilizados em toda a Ásia Oriental. O Shang foram invadidas desde o oeste pelo Zhou, que governou a partir do dia 12 ao século 5 aC, até a sua autoridade centralizada foi lentamente corroído por senhores da guerra feudais. Muitos estados independentes finalmente emergiu para fora do estado Zhou enfraqueceu, e continuamente travaram guerra uns com os outros no Primavera e Outono período, apenas ocasionalmente adiando para o rei Zhou. Até o momento da Guerreando período Unidos, havia sete estados soberanos poderosos, cada um com seu próprio rei, o ministério eo exército.

O primeiro estado chinês unificado foi estabelecido pelo Qin Shi Huang do Estado Qin em 221 aC, que se proclamou como o "Primeiro Imperador" e criou muitas reformas no Império, nomeadamente a normalização forçada da língua chinesa e medições. A Dinastia Qin durou apenas 15 anos, como o seu dura políticas legalistas e autoritários logo levou a rebelião generalizada.

A subsequente Dinastia Han governou a China entre 206 aC e 220 dC, e criou uma duradoura Han identidade cultural entre sua população, que se estende até os dias atuais. A dinastia Han expandiu o território do império consideravelmente com campanhas militares atingindo Coréia , Vietnã , Mongólia e Ásia Central, e também ajudou a criar a Rota da Seda na Ásia Central.

Após o colapso de Han, um novo período de desunião seguido, incluindo o período altamente cavalaria do Três Reinos. Estados independentes chineses deste período, tais como Wu abriu relações diplomáticas com o Japão, a introdução do sistema de escrita chinesa lá. Em 580 dC, a China foi reunida sob a Sui. No entanto, a dinastia Sui foi de curta duração após uma falha na Goguryeo-Sui Wars (598-614) enfraqueceu-lo.

10o-11o século Longquan peças de porcelana celadon de Província de Zhejiang, durante a Dinastia Song .

De acordo com as sucessivas Tang e canção dinastias, tecnologia e cultura chinesas atingiu o seu apogeu. O Império Tang estava no auge do poder, até meados do século 8, quando o Uma rebelião Shi destruiu a prosperidade do império. A dinastia Song foi o primeiro governo na história do mundo a emitir papel-moeda eo primeiro Chinês política para estabelecer uma marinha permanente permanente. Entre os séculos 10 e 11, a população da China dobrou de tamanho. Este crescimento ocorreu por meio do cultivo de arroz expandido na China central e do sul, e na produção de abundantes excedentes de alimentos.

Dentro das suas fronteiras, a dinastia Song do Norte tinha uma população de cerca de 100 milhões de pessoas. A dinastia Song foi um período rico culturalmente para a filosofia e as artes. Arte da paisagem e retrato pintura foram levados a novos níveis de maturidade e complexidade após a Dinastia Tang, e as elites sociais se reuniram para ver a arte, partilhar a sua própria, e comércio obras de arte preciosas. Filósofos como Cheng Yi e Chu Hsi revigorado confucionismo com novo comentário, infundido budistas ideais, e enfatizou uma nova organização de textos clássicos que provocou a doutrina central de Neo-Confucionismo.

Ao longo do rio Durante o Festival Qingming; vida diária das pessoas a partir do período da canção na capital, Bianjing, de hoje Kaifeng.

Em 1271, o Líder mongol e quinto Khagan do Império Mongol Kublai Khan estabeleceu a Dinastia Yuan , com o último remanescente da Dinastia Song caindo ao Yuan em 1279. Antes da Invasão mongol, dinastias chinesas teria tido cerca de 120 milhões de habitantes; após a conquista foi concluída em 1279, o censo de 1300 relatou cerca de 60 milhões de pessoas. Um camponês chamado Zhu Yuanzhang derrubou os mongóis em 1368 e fundou a Dinastia Ming . Pensadores Dinastia Ming como Wang Yangming seria ainda mais crítica e expandir neoconfucionismo com idéias de individualismo e da moralidade inata que teria um tremendo impacto no pensamento japonês mais tarde. Chosun Coréia também se tornou um estado vassalo nominal de Ming China e aprovou grande parte da sua estrutura burocrática neoconfucionista.

Sob a Dinastia Ming, a China tinha outra era de ouro, com uma das marinhas mais fortes do mundo, uma economia rica e próspera e um florescimento das artes e da cultura. Foi durante este período que Zheng He liderou explorações em todo o mundo, possivelmente atingindo América. Durante a capital no início da dinastia Ming na China foi transferido de Nanjing para Pequim . Em 1644 Pequim foi demitido por uma coalizão de forças rebeldes lideradas por Li Zicheng, um oficial Ming menor virou líder da revolta camponesa. O último imperador Ming Chongzhen cometeu suicídio quando a cidade caiu. O Manchu da dinastia Qing , em seguida, aliado a Dinastia Ming geral Wu Sangui e derrubou Li de curta duração Dinastia Shun, e, posteriormente, assumiu o controle de Pequim, que se tornou a nova capital da dinastia Qing.

A dinastia Qing, que durou até 1912, foi a última dinastia na China. No século 19, a dinastia Qing adotou uma postura defensiva em relação Europeia imperialismo, apesar de envolvidos em expansão imperialista para a Ásia Central. Neste momento a China acordou para a importância do resto do mundo, o Ocidente, em particular. Como a China se abriu ao comércio exterior e atividade missionária, ópio produzido pela Índia britânica foi forçada para Qing China. Dois Guerras do Ópio com a Grã-Bretanha enfraqueceu o controle do Imperador. Imperialismo europeu revelou-se desastrosa para a China:

Navio Clipper Império Celestial

A Seta Guerra (1856-1860) [2 Guerra do Ópio] viu outra derrota desastrosa para a China. A passagem subsequente do Tratado humilhante de Tianjin em 1856 e as Convenções de Pequim de 1860 abriu-se mais do país para penetrações estrangeiras e mais portas para os seus navios. Hong Kong foi cedida para o britânico. Assim, o "sistema de tratados desiguais" foi estabelecido. Indenizações pesadas tinha que ser pago pela China, e mais território e controle foram assumidas pelos estrangeiros.

O enfraquecimento do regime Qing, ea humilhação aparente dos tratados desiguais aos olhos do povo chinês teve várias consequências. Uma das consequências foi a Taiping guerra civil, que durou de 1851 a 1862. Foi liderado por Hong Xiuquan, que foi parcialmente influenciado por uma interpretação idiossincrática do cristianismo. Hong acreditava ser o filho de Deus e irmão mais novo de Jesus. Embora as forças Qing eram eventualmente vitorioso, a guerra civil foi um dos mais sangrentos na história da humanidade, custando pelo menos 20 milhões de vidas (mais do que o número total de mortes na Primeira Guerra Mundial ), com algumas estimativas de até duzentos milhões . Outros rebeliões dispendiosos seguiu a Rebelião Taiping, como o Punti-Hakka Clã Guerra (1855-1867), Rebelião Nien (1851-1868), Rebelião muçulmana (1862-1877), Panthay Rebellion (1856-1873) eo Miao Rebellion (1854-1873).

Uma torre de canto da Cidade Proibida à noite; o palácio era a residência para a família imperial desde o reinado do Yongle da dinastia Ming , no século 15 até a queda da dinastia Qing em 1912.

Estas rebeliões resultou em uma perda estimada de vários milhões de vidas cada e levaram a resultados desastrosos para a economia eo campo. O fluxo de ópio britânico apressou o declínio do império. No século 19, a idade do colonialismo estava no auge ea grande Diáspora chinesa começou. Sobre 35 milhões chineses ultramarinos vivem no sudeste da Ásia hoje. A fome em 1876-1879 reivindicado entre 9 e 13 milhões de vidas no norte da China. A partir de 108 aC a 1911 dC, a China experimentou 1828 fomes, ou um por ano, em algum lugar do império.

Enquanto a China foi destruída pela guerra contínua, Meiji Japão conseguiu rapidamente modernizar suas forças armadas e definir suas vistas sobre a Coréia e Manchúria. A pedido do imperador coreano, o governo chinês enviou tropas para ajudar na supressão da Tonghak Rebelião em 1894. No entanto, o Japão também enviou tropas para a Coréia, levando à Primeira Guerra Sino-Japonesa, o que resultou na perda de Qing China de influência no Península da Coreia, bem como a cessão de Taiwan para o Japão.

Após esta série de derrotas, um plano de reforma para o império para se tornar um moderno em estilo Meiji monarquia constitucional foi elaborada pela Imperador Guangxu em 1898, mas opôs-se e parou pela Imperatriz Cixi, que colocou o imperador Guangxu sob prisão domiciliar em um golpe de Estado. Mais destruição seguiu a malfadada 1900 Boxer Rebellion contra os ocidentais em Pequim .

Até o início do século 20, desordem civil em massa havia começado, e as chamadas para a reforma e revolução foram ouvidos em todo o país. A 38-year-old imperador Guangxu morreu em prisão domiciliar em 14 de Novembro de 1908, desconfiado apenas um dia antes de sua morte de Cixi. Com o trono vazio, ele foi sucedido pelo herdeiro escolhido por Cixi, seus dois anos sobrinho Puyi, que se tornou o Imperador Xuantong. Consorte de Guangxu, que se tornou o Imperatriz viúva Longyu. Em outro de'tat golpe, Yuan Shikai derrubou o último imperador Qing, e forçou imperatriz viúva Longyu para assinar o decreto abdicação como regente em 1912, pondo fim a dois mil anos de regra imperial em China. Ela morreu, sem filhos, em 1913.

República da China (1912-1949)

Sun Yat-sen e Chiang Kai-shek na fundação da Academia Militar Whampoa. Bandeiras da República da China e do Partido Nacionalista mostrado.
Mapa da República da China imprimiu por Rand McNally & Co. no ano de 1914.

Em 1 de Janeiro de 1912, a República Popular da China foi fundada, anunciando o fim da Dinastia Qing . Sun Yat-sen do Kuomintang (KMT ou Partido Nacionalista) foi proclamado presidente provisório da república. No entanto, a presidência foi dado mais tarde a Yuan Shikai, um ex-general Qing, que tinha assegurado a deserção de todo o Exército Beiyang do Império Qing à revolução. Em 1915, Yuan se autoproclamou Imperador da China, mas foi forçado a abdicar e devolver o afirmar para uma república, quando ele percebeu que era um movimento impopular, não só com a população, mas também com seu próprio Exército Beiyang e seus comandantes.

Depois da morte de Yuan Shikai, em 1916, a China era politicamente fragmentado, com um governo nacional reconhecida internacionalmente, mas virtualmente impotente sentado em Pequim (Beijing). Warlords em várias regiões exercido controle real sobre seus respectivos territórios. No final de 1920, o Kuomintang, sob Chiang Kai-shek, foi capaz de reunificar o país sob seu próprio controle, movendo-se a capital do país para Nanking (Nanjing) e implementação de "política tutela ", um estágio intermediário de desenvolvimento político delineado no programa de Sun Yat-sen para transformar a China em um Estado moderno, democrático. Efetivamente, a tutela política significava regime de partido único pelo Kuomintang.

O Guerra Sino-Japonesa de 1937-1945 (parte II Guerra Mundial ) forçou uma aliança entre a Nacionalistas e os Comunistas, bem como causando cerca de 20 milhões de mortes de civis chineses. Com o rendição do Japão em 1945, a China saiu vitorioso, mas financeiramente drenado. A desconfiança continuou entre os nacionalistas e os comunistas levou à retomada do Guerra Civil Chinesa. Em 1947, foi criada regra constitucional, mas por causa dos contínuos da guerra civil muitas disposições da Constituição ROC nunca foram executadas na China continental.

Pós-Guerra Civil (1949-presente)

Depois de sua vitória na Guerra Civil Chinesa, a Partido Comunista da China (PCC), liderada por Mao Zedong assumiu o controle da maior parte da China Continental. Em 1 de Outubro de 1949, que estabeleceu a República Popular da China como um Estado socialista liderado por uma "ditadura democrática" com o CPC como o partido político no poder, assim, colocando a reivindicação como o Estado sucessor da ROC. O governo central da Partido nacionalista chinês liderado pela Chiang Kai-shek retirou-se para a ilha de Taiwan que tinha administrado no final da II Guerra Mundial, e mudou-se o governo ROC lá. As hostilidades armadas cessaram em 1950, mas nenhum tratado de paz foi assinado.

Começando no final de 1970, a República da China começou a aplicação de completamente, multi-partidário, a democracia representativa nos territórios ainda sob seu controle ( Taiwan , e um número de ilhas menores, incluindo Quemoy e Matsu). Hoje, o ROC tem a participação política ativa por todos os setores da sociedade. A principal clivagem na política do ROC é a questão da eventual unificação política com o continente chinês contra a independência formal de Taiwan.

Mao Zedong que proclamava o estabelecimento das República Popular da China em 1949.

Após a guerra civil chinesa, a China continental viu uma melhoria dramática na expectativa de vida, levando a uma explosão na população. Uma série de disruptiva movimentos socioeconômicos começou no final de 1950 com a Grande Salto Adiante e continuou na década de 1960 com a Revolução Cultural. O Grande Fome chinesa resultou em um número estimado de 30-36000000 mortes. Com a morte de seus líderes do Partido Comunista de primeira geração, como Mao Zedong e Zhou Enlai, República Popular da China começou a implementar uma série de reformas políticas e económicas preconizadas pelo Deng Xiaoping, que acabou por constituir a base para a China continental rápida partida desenvolvimento econômico na década de 1990.

Reformas pós-1978 na China continental têm levado a algum relaxamento de controle sobre muitas áreas da sociedade. No entanto, o governo da China ainda tem controle quase absoluto sobre a política, e procura continuamente erradicar o que percebe como ameaças à estabilidade social, política e econômica do país. Exemplos incluem a luta contra o terrorismo , prisão de opositores políticos e jornalistas, custódia regulação da imprensa, regulação da religião, e supressão de movimentos separatistas de independência /. Em 1989, os protestos estudantis no Praça Tiananmen foram violentamente colocar ao fim pelas forças armadas chinesas após 15 dias da lei marcial. Em 1997, Hong Kong foi cedida à República Popular da China pelo Reino Unido, e em 1999, Macau foi entregue por Portugal .

Desde 1949, China continental é administrado pelos República Popular da China -um estado de partido único sob a liderança do Partido Comunista Chinês-enquanto a ilha de Taiwan e as ilhas vizinhas são administradas pela República da China -a democrática Estado multi-partidário. Após a fundação da República Popular em 1949, ambos os estados reivindicou ser o único governante legítimo de toda a China. Após a retirada Kuomintang para Taiwan em 1949, a República da China tinham mantido relações diplomáticas oficiais com a maioria dos estados ao redor do mundo, mas na década de 1970, uma mudança havia ocorrido nos círculos diplomáticos internacionais e as da República Popular da China ganhou a mão superior no internacional relações diplomáticas e contagem de reconhecimento.

Em 1971, sob Resolução da ONU 2758, os representantes de Chiang Kai-shek para as Nações Unidas foram expulsos da organização intergovernamental. Com a expulsão dos representantes e, efetivamente, a República da China , os representantes dos República Popular da China foram convidados a assumir o lugar de China no Conselho de Segurança da ONU , a Assembleia Geral da ONU e outros das Nações Unidas conselhos e agências. Tentativas posteriores por parte da República Popular da China para se juntar à ONU, quer tenham sido bloqueada pelos República Popular da China , que tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU , ou rejeitada pelo Secretariado das Nações Unidas ou a Assembleia Geral das Nações Unidas comissão responsável pela agenda da Assembléia Geral.

Desde a deslocalização de seu capital para Taiwan, República da China não tenha formalmente renunciou a sua reivindicação de autoridade sobre toda a China, nem ele mudou seus mapas oficiais que incluem a Continente e Mongólia . Após a introdução da democracia plena, ea vitória eleitoral do DPP de Chen Shui-bian nas eleições presidenciais, o ROC havia adotado uma política de separar a identidade do estado de "China", enquanto se move no sentido de identificar o estado como "Taiwan".

No entanto, o ROC não fez quaisquer movimentos formais para alterar o nome, bandeira ou hino nacional do estado para refletir a identidade de Taiwan, devido à falta de consenso dentro Taiwan, a pressão dos Estados Unidos e do medo de uma invasão ou ação militar da República Popular da China contra a ilha. A República da China durante os anos DPP não prosseguir activamente os seus créditos sobre a China continental ou Mongólia. No entanto, depois de ter sido eleito presidente, KMT de Ma Ying-jeou afirmou que, constitucionalmente, a China continental é parte da República Popular da China. A República Popular da China afirma ter conseguido a República da China como a única autoridade de governo legítimo de toda a China, o que, do ponto de vista oficial da República Popular da China, inclui a ilha de Taiwan .

Ao longo dos últimos 50 anos, tanto a República da China e da República Popular da China têm usado meios diplomáticos e econômicos para competir por reconhecimento na arena internacional. Porque a maioria, organizações intergovernamentais internacionais observar o Política de uma só China da República Popular da China, República Popular da China tem sido capaz de organizações de pressão, tais como a Organização Mundial de Saúde eo Comitê Olímpico Internacional, ao recusar-se a reconhecer oficialmente a República da China. Devido à política de Um-China, Estados em todo o mundo são pressionados a recusar, ou para cortar as relações diplomáticas com a República Popular da China. Como resultado, 23 Estados membros da ONU atualmente mantêm relações diplomáticas oficiais com a República da China, enquanto a grande maioria dos Estados membros da ONU mantêm relações diplomáticas oficiais com a República Popular da China.

Território e ambiente

Divisões políticas históricas

Territórios ocupados por dinastias diferentes, bem como estados políticos modernos ao longo da história da China.

Divisões políticas de alto nível da China ter alterado como as administrações mudadas. Top níveis incluídos circuitos e províncias. Abaixo disso, tem havido prefeituras, subprefeituras, departamentos, commanderies, distritos e condados. Divisões recentes também incluem cidades de prefeitura-nível, cidades do condado-nível, cidades e townships.

A maioria das dinastias chinesas foram baseadas nos redutos históricos de China, conhecidos como China propriamente dita. Várias dinastias também expandiu-se em territórios periféricos como Inner Mongolia, Manchúria, Xinjiang, e Tibet . O Manchu-estabelecida dinastia Qing e seus sucessores, o ROC eo PRC, incorporaram estes territórios pelo império chinês.

Geografia e clima

Foto composta por satélite.
Campos de arroz em Terrace Yunnan.
Montanhas nevadas Diqing.

China principalmente varia de planaltos e montanhas no oeste para abaixar terras no leste. Rios principais correm de oeste para leste, incluindo o Yangtze (central), o Huang He (rio Amarelo, centro-norte), eo Amur (nordeste), e às vezes para o sul (incluindo o Rio das Pérolas, Rio Mekong , e Brahmaputra ), com a maioria dos rios chineses de desaguar no Oceano Pacífico .

No leste, ao longo das margens do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, há uma extensa e densamente povoada planícies aluviais. Nas bordas do planalto da Mongólia no norte, pastagens pode ser visto. Sul da China é dominado por colinas e montanhas baixas. No centro-leste são o deltas dos dois maiores rios da China, o Huang He e do Rio Yangtze . A maioria das terras aráveis da China se encontram ao longo desses rios, e eles eram os centros das grandes civilizações antigas da China. Outros rios importantes são o Rio das Pérolas, Mekong , Brahmaputra e Amur . Província de Yunnan é considerado uma parte da região do Grande Mekong, que também inclui Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã.

Principais características geográficas e regiões da China.

No oeste, o norte tem uma grande planície aluvial, eo sul tem uma vasta calcário planalto atravessado por cadeias montanhosas de elevação moderada, e os Himalayas , contendo ponto mais alto da Terra, o Monte Everest . O noroeste também tem altos planaltos com mais áridas paisagens desérticas, como a Takla-Makan eo Deserto de Gobi, que vem se expandindo. Durante muitas dinastias, a fronteira sudoeste da China tem sido as altas montanhas e vales profundos de Yunnan, que separam a China moderna da Birmânia , Laos e Vietnã .

O Formações paleozóicas da China, exceptuando apenas a parte superior do Carbonífero sistema, são marinhas, enquanto o Mesozóico e Depósitos terciários são estuarinas e de água doce, ou então de origem terrestre. Grupos de cones vulcânicos ocorrem na Grande Planície do norte da China. No Liaodong e Shandong Penínsulas, há basálticas planaltos.

O clima da China varia muito. A zona norte (contendo Beijing) tem temperaturas diurnas de verão de mais de 30 graus Celsius e invernos de severidade Ártico. A zona central (contendo Shanghai ) tem um clima temperado clima continental, com verões muito quentes e invernos frios. A zona sul (contendo Guangzhou ) tem um subtropical clima com verões muito quentes e invernos suaves.

Devido a uma prolongada seca e más práticas agrícolas, tempestades de poeira tornaram-se comuns na primavera na China. Poeira tem soprado para a China Continental e Taiwan sul, e atingiu a costa oeste dos Estados Unidos. Água, erosão e controle da poluição se tornaram questões importantes nas relações da China com outros países.

Economia

Muitos analistas afirmam que a China é um dos principais exemplos de capitalismo de Estado no século 21.

Cultura

Wang Yangming, um influente Neoconfucionista
A Ópera Chinesa ( Ópera de Pequim) desempenho em Pequim do caráter histórico Yang Guifei.

Confucionismo era a filosofia oficial durante a maior parte de China Imperial história 's, e domínio de textos de Confúcio foi o principal critério para entrada na burocracia imperial. Valores tradicionais da China foram derivados de várias versões do confucionismo . Uma série de mais cepas autoritárias de pensamento também têm sido influentes, tais como Legalismo.

Houve muitas vezes em conflito entre as filosofias, por exemplo, a Dinastia Song Neoconfucionistas acreditavam O legalismo partiu do espírito original do confucionismo. Exames e uma cultura de mérito permanecem muito valorizado na China de hoje. Nos últimos anos, um número de Novos confucionistas (não confundir com neoconfucionismo) têm defendido que os ideais democráticos e os direitos humanos são bastante compatíveis com "valores asiáticos" tradicionais confucionistas.

Com a ascensão do início poder econômico e militar européia em meados do século 19, os sistemas não-chineses de organização social e política ganhou adeptos na China. Alguns destes pretensos reformadores rejeitaram totalmente o legado cultural da China, enquanto outros buscavam combinar os pontos fortes das culturas chinesa e europeia. Em essência, a história do século 20-China é um dos experimentação com novos sistemas de organização social, política e económica que permitam a reintegração do país na sequência do colapso dinástica.

Artes, bolsa de estudos e literatura

Caligrafia chinesa por Mi Fu, Dinastia Song , ca. 1100 CE
A cópia de livro de bambu de Sun Tzu é A Arte da Guerra, uma reedição do século 20 de umaedição imperial de Qianlong.

Caracteres chineses tiveram muitas variantes e estilos ao longo da história chinesa. Dezenas de milhares de documentos escritos antigos são ainda existentes, a partir de ossos de oráculo para editais de Qing. Essa ênfase literária afetou a percepção geral de refinamento cultural na China, por exemplo, a opinião de que a caligrafia era uma forma de arte mais elevada do que a pintura ou drama. Os manuscritos dos clássicos e textos religiosos (principalmente confucionistas , taoístas e budistas ) foram escritos à mão por escova da tinta.

Caligrafia mais tarde se tornou comercializado, e obras de artistas famosos se tornaram objetos. literatura chinesa tem um longo passado; a primeira obra clássica em chinês, o I Ching ou "Livro das Mutações" data de cerca de 1000 aC. Um florescimento da filosofia durante o Período dos Reinos Combatentes produzido essas obras notáveis ​​como de Confúcio Analectos e Laozi 's Tao Te Ching . (Veja também: os clássicos chineses.) histórias dinásticas foram muitas vezes escritos, começando com seminais de Sima Qian Registros do Historiador , que foi escrito a partir de 109 aC a 91 aC.

A Dinastia Tang assistiu a uma floração poética, enquanto os Quatro Grandes Romances Clássicos da literatura chinesa foram escritas durante as dinastias Ming e Qing. Gravura na forma de tipos móveis foi desenvolvido durante a dinastia Song . Academias de estudiosos patrocinado pelo império foram formados para comentar sobre os clássicos, tanto em forma impressa e manuscrita. Royalty freqüentemente participou nestas discussões também.

A Dinastia Song também foi um período de grande literatura científica, e viu a criação de obras como da Canção Su Xin Yixiang Fayao e de Shen Kuo Sonho Piscina Essays . Havia também enormes obras de historiografia e grandes enciclopédias, como de Sima Guang Zizhi Tongjian de 1084 AD ou as Quatro Grandes Livros de música totalmente compilado e editado pelo século 11.

Durante séculos, o progresso social e religiosa na China poderia ser alcançado através de alto desempenho nos exames imperiais. Isso levou à criação de uma meritocracia, embora o sucesso estava disponível apenas para os machos que podiam pagar preparação para o teste. Exames imperiais necessário candidatos a escrever ensaios e demonstrar o domínio dos clássicos confucionistas. Aqueles que passaram o mais alto nível do exame tornou-se erudito-funcionários de elite conhecido como jinshi, uma posição sócio-econômica muito estimado.

Filósofos chineses, escritores e poetas eram altamente respeitado e desempenharam papéis fundamentais na preservação e promoção da cultura do império. Alguns estudiosos clássicos, no entanto, eram conhecidos por suas representações de ousadia das vidas das pessoas comuns, muitas vezes para o desprazer de authorities.The chineses inventaram inúmeros instrumentos musicais , como o (cítara com pontes móveis) zheng, Qin (cítara bridgeless) , sheng (livre cana boca órgão), e xiao (flauta vertical) e outros adotadas e desenvolvidas, o erhu (violino alto ou alaúde curvou) e pipa (alaúde em forma de pêra arrancado), muitos dos quais mais tarde se espalhou por todo Leste da Ásia e o Sudeste Asiático, particularmente para o Japão, Coréia e Vietnã.

Demografia

Centenas de grupos étnicos têm existido na China ao longo de sua história. O maior grupo étnico na China, de longe, é o Han. Este grupo, no entanto, é diversificada internamente e pode ser dividida em grupos étnicos menores que partilham características semelhantes.

Ao longo dos últimos três milênios, muitos grupos étnicos distintos anteriormente na China foram Sinicized em uma identidade Han, que ao longo do tempo se expandiu dramaticamente o tamanho da população Han. No entanto, essas assimilações eram geralmente incompletas, e vestígios de língua indígena e cultura ainda permanecem muitas vezes em várias regiões da China. Devido a isso, muitos dentro da identidade Han mantiveram tradições linguísticas e culturais distintas, enquanto ainda identificar como Han.

Várias etnias também moldaram dramaticamente cultura Han, por exemplo, a roupa Manchurian chamado o qipao tornou-se a nova moda "chinês" após o século 17, substituindo Han anteriores estilos de vestuário, como a Hanfu. O termo moderno nação chinesa ( Zhonghua Minzu ) agora é usado para descrever uma noção de nacionalidade chinesa que transcende as divisões étnicas.

Idiomas

A maioria das línguas na China pertencem à família de línguas sino-tibetanas, falado por 29 etnias. Há também vários grandes grupos linguísticos dentro da língua chinesa em si. As variedades mais faladas são o mandarim (falado por mais de 70% da população), Wu, Yue (Cantonês), Min, Xiang, Gan, e Hakka. Línguas não Sinitic falado amplamente por minorias étnicas incluem Zhuang (Thai), mongol, tibetano, uigur (turco), Hmong e coreano.

Chinês clássico foi o padrão escrito na China há milhares de anos, e permitiu a comunicação escrita entre os falantes de diferentes línguas e dialetos ininteligíveis na China. vernáculas chinês ou Baihua é o padrão de escrita baseada no dialeto mandarim primeiro popularizada na Dinastia Ming romances , e foi adoptado (com modificações significativas) durante o início do século 20 como o vernáculo nacional. Clássica chinesa ainda é parte do currículo do ensino médio e é, portanto, inteligível em algum grau para muitos chineses.

Religião

Dinastia Shang caráter roteiro bronze paratian(天), "Céu" ou "Céu".

O sistema "oficial" ortodoxo fé defendida pela maioria dos dinastias da China desde pelo menos o Dinastia Shang (1766 aC) até a derrubada da última dinastia (1911 dC), centrada na adoração de Shangdi ("Deus Supremo") ou " Heaven " como uma força onipotente. Este sistema de fé pré-datado o desenvolvimento do confucionismo e taoísmo ea introdução de Budismo , Islamismo e Cristianismo .

Ele tem características de monoteísmo em que o Céu é visto como uma entidade onipotente, dotada de personalidade, mas não forma corpórea. A partir dos escritos de Confúcio, encontramos que o próprio Confúcio acreditava que o Céu não pode ser enganado, o Céu orienta a vida das pessoas e mantém um relacionamento pessoal com eles, e que o Céu dá tarefas para as pessoas a cumprir a ensinar-lhes justiça ( yi ,義). No entanto, este sistema de fé não era verdadeiramente monoteísta uma vez que outros deuses e espíritos menores, que variavam com a localidade, também foram adorados junto com Shangdi . Ainda assim, variantes, tais como Mohism aproximou alta monoteísmo, ensinando que a função de deuses menores e espíritos ancestrais é meramente para cumprir a vontade de Shangdi , que incluiu observar "amor universal" ( Jian'ai ,兼爱) e omitir o fatalismo.

Culto de Shangdi eo Céu na China antiga, inclui a construção de santuários, o último e maior sendo o Templo do Céu, em Pequim, ea oferta de orações. O governante da China em cada dinastia chinesa iria realizar rituais de sacrifício anuais para o Céu, geralmente através do abate de um touro como sacrifício. Apesar de sua popularidade diminuiu gradativamente após o advento do taoísmo e do budismo, entre outras religiões, seus conceitos permaneceu em uso durante todo o período pré-moderno e foram incorporadas nas religiões posteriores na China, incluindo a terminologia usada no cristianismo chinês.

Um monge noTemplo do Buda de Jade,Shanghai, China

Taoísmo é uma religião indígena da China e as suas origens são tradicionalmente atribuída à composição do Lao Zi 's Tao Te Ching ( O Livro do Tao e as suas virtudes ) ou para obras seminais de Zhang Daoling. A filosofia do Taoísmo está centrada no " caminho "; uma compreensão do que pode ser comparado a reconhecer a verdadeira natureza do universo. Taoísmo na sua forma desorganizada também é considerado uma religião popular da China. Mais derivados seculares de idéias taoístas incluem Feng Shui, de Sun Tzu Arte da Guerra , e acupuntura.

Um chinêsda dinastia Tang(618-907) escultura doBudasentado emmeditação.
Interior típica de um templo.

Budismo na China foi introduzido pela primeira vez da Índia e da Ásia Central durante a dinastia Han e se tornou muito popular entre os chineses de todas as esferas da vida, abraçou particularmente por plebeus, e patrocinado pelos imperadores em certas dinastias. Mahayana ( Dacheng ,大乘) é a forma predominante do budismo praticado na China, onde foi em grande parte Sinicized e posteriormente exportados para a Coréia, Japão e Vietnã. Alguns subconjuntos de Mahayana populares na China incluem Terra Pura ( Amidism) e Zen. O budismo é a maior fé organizada na China eo país tem os adeptos mais budistas do mundo. Muitos chineses, contudo, identificar-se como ambos taoísta e budista ao mesmo tempo.

O culto dos ancestrais é um grande tema religioso compartilhado entre todas as religiões chinesas. A cultura tradicional chinesa, o taoísmo, confucionismo e do budismo chinês todo o valor piedade filial, ou um amor e respeito por seus pais e antepassados, como uma das virtudes mais importantes. O povo chinês geralmente oferecem orações e comida para seus antepassados, incenso luz e velas, e queimar ofertas de papel Joss. Essas atividades são normalmente realizadas no local de túmulos ancestrais ou túmulos, em um templo ancestral, ou em um santuário doméstico.

O Mesquita de Huaisheng é uma das mais antigasmesquitasdo mundo, construído porMuhammadtio,Sa`d ibn Abi Waqqas

Islã na China data para uma missão em 651, 18 anos depois de Muhammad da morte. Os muçulmanos vieram a China para o comércio, dominando a indústria de importação / exportação durante a Dinastia Song . Eles se tornaram influente nos círculos governamentais, incluindo Zheng He , Lan Yu e Yeheidie'erding, que projetou a capital da Dinastia Yuan, Khanbaliq. Nanjing tornou-se um importante centro de estudos islâmicos. A Dinastia Qing travaram guerra e genocídio contra os muçulmanos na revolta Dungan e rebelião Panthay.

Judaísmo na China remonta a tão cedo quanto o sétimo ou oitavo século CE. Na primeira metade do século 20, muitos judeus chegaram em Xangai e Hong Kong durante os períodos de expansão econômica dessas cidades, em busca de refúgio contra o Holocausto . Xangai foi notável por seu volume de refugiados judeus, como era o único porto do mundo para aceitá-los sem visto de entrada.

Cristianismo na China tem desenvolvido desde pelo menos o século 7 dC, com a introdução da Igreja Assíria do Oriente. O cristianismo começou a fazer incursões significativas na China após o século 16 através dos Jesuítas e posteriores Protestante missionários. O Rebelião Taiping foi influenciado por algum grau de ensinamentos cristãos, eo Boxer Rebellion foi em parte uma reação contra o cristianismo na China.

Desporto e recreação

Dragão competência de barco, um esporte tradicional chinês popular.

Muitos historiadores acreditam que associação de futebol teve origem na China, onde uma forma de o esporte pode ter aparecido por volta de 1000 dC. Outros esportes populares incluem artes marciais, tênis de mesa, badminton e, mais recentemente, golf. O basquetebol é agora popular entre os jovens nos centros urbanos.

Há também muitos esportes tradicionais. Chinês dragão barco de corrida ocorre durante o Duan Wu festival. Em Inner Mongolia, wrestling de estilo mongol e corridas de cavalos são populares. Em Tibet , tiro com arco e hipismo são parte de festivais tradicionais.

A aptidão física é altamente considerado. É comum que os idosos para a prática Tai Chi Chuan e qigong nos parques. Jogos de tabuleiro, como xadrez Internacional , Go (Weiqi), e Xiangqi (xadrez chinês) também são comuns e organizaram competições formais. A capital da República Popular da China, Beijing, sediou os Jogos Olímpicos de 2008 , um grande evento esportivo internacional.

Ciência e Tecnologia

Restos de uma antiga portátil chinês besta, segundo século aC

Entre as realizações tecnológicas daantiga Chinaeram de papel (nãopapyrus) efabricação de papel,impressão de xilogravura e tipo móvel impressão, o início demagnetita e agulha da bússola, a pólvora, papel higiênico, os primeirosdetectores sismológicos, fósforos,fechaduras libra, a dupla açãobomba de pistão,explosão forno eferro fundido, o arado de ferro, o multi-tubosemeador, aponte de suspensão, o gás natural como combustível, aengrenagem diferencial para oSul Apontando Chariot, o máquinas hidráulicas deesfera armilar, a máquinas hidráulicas deviagem martelo, o mecânicopasseio de cadeia, a mecânicade acionamento por correia, omapa-relevo levantado, ahélice, abesta, o canhão, o foguete, ofoguete de vários estágios, etc.

Chineses astrônomos estavam entre os primeiros a registrar observações de uma supernova . O trabalho do astrônomo Shen Kuo (1031-1095) só foi mais impressionante, como ele teorizou que o sol ea lua eram esféricas, corrigiu a posição da estrela polar com sua melhoria tubo de visada, descobriu o conceito de norte verdadeiro, escreveu sobre planetária movimentos tais como retrogradação, e compararam os caminhos orbitais dos planetas com pontos na forma de uma folha rotativa salgueiro. Com provas para eles, ele também postulou teorias geológicas para os processos de formação da terra em geomorfologia e as alterações climáticas em paleoclimatology.

Outros astrônomos importantes incluídos Gan De, Shi Shen, Zhang Heng, Yi Xing, Zhang Sixun, Su Song e Guo Shoujing. matemática chinesas evoluíram independentemente da matemática grega e é, portanto, de grande interesse na história da matemática . Os chineses também estavam interessados ​​em documentar todas as suas conquistas tecnológicas, como no Tiangong Kaiwu enciclopédia escrita por Canção Yingxing (1587-1666).

Ciência e tecnologia da China havia caído atrás da de Europa pelo século 17. Razões políticas, sociais e culturais têm sido dadas para isso, embora os historiadores recentes concentrar mais em causas econômicas, tais como o equilíbrio armadilha de alto nível. Uma vez que a RPC reformas do mercado de 's, a China tornou-se uma melhor ligação para a economia global e está a colocar maior ênfase em ciência e tecnologia.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Chinese_civilization&oldid=406087890 "