Conteúdo verificado

Futebol

Assuntos relacionados: Esportes

Informações de fundo

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Alguns dos muitos jogos diferentes conhecidos como o futebol. Do superior esquerdo à direita inferior: Associação de futebol ou o futebol, futebol australiano , Regras do futebol internacional, união do rugby , liga do rugby , e futebol americano .

Futebol refere-se a um número de esportes que envolvem, em diferentes graus, chutando uma bola com o pé para marcar um meta. O mais popular destes esportes no mundo inteiro é futebol de associação , conhecido mais comumente como apenas o "futebol" ou "soccer". Incompetente, a palavra futebol aplica-se a qualquer forma de futebol é o mais popular no contexto regional em que a palavra aparece, incluindo futebol de associação, assim como o futebol americano , futebol australiano , Futebol canadense, O futebol gaélico, liga do rugby , união do rugby e outros jogos relacionados. Estas variações do futebol são conhecidos como códigos de futebol.

Várias formas de futebol pode ser identificado na história, muitas vezes, tão popular jogos camponesas. Códigos contemporâneos do futebol pode ser rastreada até a codificação destes jogos em escolas públicas inglesas no século XVIII e XIX. A influência eo poder do Império Britânico permitiram que estas regras de futebol a se espalhar para áreas de influência britânica no exterior do império diretamente controlado, embora até o final do século XIX, códigos regionais distintos já estavam desenvolvendo: o futebol gaélico, por exemplo, deliberadamente incorporadas as regras dos jogos de futebol tradicionais locais a fim de manter sua herança. Em 1888, A Liga de Futebol foi fundada na Inglaterra, tornando-se o primeiro de muitos competições de futebol profissionais. Durante o século XX, os vários códigos do futebol tornaram-se entre os esportes de equipe os mais populares no mundo.

Elementos comuns

Os vários códigos de partes futebol os seguintes elementos comuns:

  • Dois equipes de geralmente entre 11 e 18 jogadores; algumas variações que têm menos jogadores (cinco ou mais por equipe) também são populares.
  • A área claramente definida em que para jogar o jogo.
  • Scoring metas ou pontos, ao mover a bola para o final de uma equipe adversária do campo e quer em uma área de gol, ou através de uma linha.
  • Metas ou pontos resultantes de jogadores colocando a bola entre dois postes.
  • O gol ou linha que está sendo defendida pela equipe adversária.
  • Jogadores sendo necessária para mover o no-ball dependendo code-chutando, levar, ou a mão-de passar a bola.
  • Jogadores usando apenas seu corpo para mover a bola.

Na maioria dos códigos, existem regras que restringem a circulação de jogadores fora de jogo, e os jogadores a marcar um gol deve colocar a bola sob ou sobre uma barra entre os postes. Outras características comuns a vários códigos do futebol incluem: pontos que estão sendo principalmente marcado por jogadores carregando a bola do outro lado da linha de meta; e agentes que receberam um livre depois de se ter uma marcar ou fazer uma fair catch.

Povos de todo o mundo têm desempenhado jogos que envolveram chutando ou carregando uma bola, desde os tempos antigos . No entanto, a maioria dos códigos modernos de futebol têm suas origens na Inglaterra .

Etimologia

Há explicações confilicting da origem da palavra "futebol". É amplamente assumido que a palavra "futebol" (ou "bola de pé") faz referência à ação do pé chutando uma bola. Há uma explicação alternativa, que é que o futebol se refere originalmente a uma variedade de jogos na Europa medieval , que foram jogados em pé. Não há nenhuma evidência conclusiva para qualquer explicação.

História antiga

Jogos antigos

Antigo jogador de futebol grego equilibrando a bola. Representação numa Sótão Lekythos.

Os antigos gregos e romanos são conhecidos por ter jogado muitos jogos de bola, alguns dos quais envolvidos o uso dos pés. O jogo Roman harpastum se acredita ter sido adaptado de um grego jogo de equipe conhecida como "ἐπίσκυρος" ( Episkyros) ou "φαινίνδα" (phaininda), que é mencionado por um dramaturgo grego, Antiphanes (388-311 aC) e mais tarde referido pelo Christian teólogo Clemente de Alexandria (c.150-c.215 AD). Estes jogos parecem ter-se assemelhado futebol de rugby . O político romano Cícero (106-43 aC) descreve o caso de um homem que foi morto ao mesmo tempo ter um barbear quando a bola foi chutada em uma barbearia. Jogos de bola romanos já conheciam a bola cheia de ar, a follis.

A Dinastia Song pintura por Su Hanchen, que descreve as crianças chinesas que jogam cuju.

Evidências documentadas de uma actividade semelhante a de futebol pode ser encontrado no chinês manual militar Zhan Guo Ce compilado entre o século 3 e 1 º século aC. Ele descreve uma prática conhecida como cuju (蹴鞠, literalmente "chutar bola"), que inicialmente envolveu chutar uma bola de couro através de um pequeno buraco em um pedaço de pano de seda que foi fixado em gomos de bambu e desligou cerca de 9 m acima do solo. Durante o Dinastia Han (206 aC-220 dC), jogos cuju foram padronizados e foram estabelecidas regras. Variações desse jogo mais tarde se espalhou para o Japão e Coréia , conhecido como kemari e Chuk-guk respectivamente. Mais tarde, um outro tipo de postes emergiu, consistindo de apenas um poste no meio do campo.

Pintura de um Jogador jogo de bola mesoamericano dos murais em Tepantitla Teotihuacan.
Uma versão revivida de kemari que está sendo jogado no Tanzan Shrine, Japão.

A versão japonesa do cuju é kemari (蹴鞠), e foi desenvolvido durante o Asuka period.This é conhecido por ter sido jogado dentro da corte imperial japonesa em Kyoto a partir de cerca de 600 AD. Em kemari várias pessoas estão em um círculo e chutar uma bola um para o outro, tentando não deixar a bola cair no chão (muito parecido keepie uppie). O jogo parece ter morrido em algum momento antes de meados do século 19. Foi revitalizado em 1903 e agora é jogado em uma série de festivais.

Há um certo número de referências para tradicional, antiga , ou jogos de bola pré-históricos, interpretado por povos indígenas em muitas partes diferentes do mundo. Por exemplo, em 1586, os homens de um navio comandado por um explorador Inglês chamado John Davis, desembarcou jogar uma forma do futebol com Inuit (esquimós) pessoas na Groenlândia . Há relatos posteriores de um jogo Inuit jogado no gelo, chamado Aqsaqtuk. Cada jogo começou com as duas equipes enfrentando uns aos outros em linhas paralelas, antes de tentar chutar a bola pela linha uns aos outros da equipe e, em seguida, em um gol. Em 1610, William Strachey, um colono em Jamestown, Virgínia registrou um jogo jogado por americanos nativos , chamados Pahsaheman. No Continente australiano várias tribos de povos indígenas jogado chutando e pegando jogos com bolas de pelúcia que foram generalizadas pelos historiadores como Marn Grook ( Djab Wurrung para "bola do jogo"). O primeiro relato histórico é uma anedota do livro 1878 por Robert Brough-Smyth, Os aborígines de Victoria, no qual um homem chamado Richard Thomas é citado como dizendo, em cerca de 1841 em Victoria, Austrália, que ele havia testemunhado o povo aborígine que jogam o jogo: "Sr. Thomas descreve como o jogador mais importante vai cair chutar uma bola feita a partir da pele de um gambá e como outros jogadores saltar no ar, a fim de pegá-lo. "Alguns historiadores têm teorizado que Marn Grook foi um dos origens do futebol australiano .

Uma ilustração da década de 1850 de Aborígene australiana caçadores-coletores. Crianças no fundo estão jogando um jogo de futebol, possivelmente Woggabaliri.

O Maori na Nova Zelândia jogou um jogo chamado Ki-o-rahi que consistem em equipes de sete jogadores jogam em um campo circular dividida em zonas, e marcar pontos por tocar a 'pou' (marcos de fronteira) e bater um 'tupu "central ou de destino.

Jogos na Mesoamérica com bolas de borracha por povos indígenas também são bem documentados como existente desde antes desta vez, mas estes tinham mais semelhanças com basquete ou vôlei , e desde a sua influência sobre os jogos de futebol modernos é mínima, a maioria não classificá-los como índios americanos football.Northeastern, especialmente o Iroquois Confederação, jogou um jogo que fez uso de raquetes de líquidos para jogar e pegar uma pequena bola; No entanto, apesar de um jogo-pé bola de meta, lacrosse (como seu descendente moderno é chamado) é geralmente também não classificada como uma forma de "futebol".

Estes jogos e outros podem muito bem ir longe na antiguidade. No entanto, as principais fontes de códigos de futebol modernos parecem residir na Europa Ocidental, especialmente Inglaterra .

Europa medieval e moderna

Os Idade Média viu um enorme aumento na popularidade de anual Shrovetide jogos de futebol em toda a Europa, especialmente na Inglaterra. Uma primeira referência a um jogo de bola jogado na Grã-Bretanha vem do século 9 Historia Brittonum, que descreve "um grupo de meninos ... jogando uma bola". As referências a um jogo de bola jogado no norte da França conhecido como La Soule ou Choule, em que a bola foi impulsionado por mãos, pés e varas, data do século 12.

Uma ilustração dos chamados " mob football "

As primeiras formas de futebol jogado na Inglaterra, por vezes referido como " mob futebol ", seria disputado entre cidades e aldeias vizinhas, envolvendo um número ilimitado de jogadores em equipes opostas que iria colidir em massa, lutando para mover um item, como bexiga inflada do animal a determinados pontos geográficos, tais como a igreja de seus oponentes , com o jogo a ter lugar no espaço aberto entre paróquias vizinhas. O jogo foi jogado principalmente durante os festivais religiosos significativos, tais como entrudo, Natal ou Páscoa , e jogos Shrovetide sobreviveram na era moderna em um número de cidades inglesas (veja abaixo ).

A primeira descrição detalhada do que era quase certamente o futebol na Inglaterra foi dada pelo William FitzStephen em cerca de 1174-1183. Ele descreveu as atividades de jovens de Londres, durante o festival anual de Terça-feira Gorda:

Após o almoço todos os jovens da cidade vão para os campos para participar de um jogo de bola. Os alunos de cada escola tem sua própria bola; os trabalhadores de cada ofício cidade também estão carregando suas bolas. Mais velhos cidadãos, pais e cidadãos ricos vêm a cavalo para assistir seus juniores competindo, e para reviver sua própria juventude vicariamente: você pode ver suas paixões despertadas interiores como eles vêem a ação e ser pego no divertimento a ser tido pelos adolescentes despreocupado .

A maioria dos primeiros referências ao jogo de falar simplesmente de "jogar bola" ou "jogando uma bola". Isso reforça a idéia de que os jogos disputados no momento não envolve necessariamente uma bola a ser chutada.

Uma primeira referência a um jogo de bola que foi, provavelmente, o futebol vem de 1280 no Ulgham, Northumberland, Inglaterra: "Henry ... ao jogar em bola .. concorreu contra David". O futebol foi jogado na Irlanda em 1308, com uma referência documentada com John McCrocan, um espectador em um "jogo de futebol" no Newcastle, County Down sendo acusado de esfaquear acidentalmente um jogador chamado William Bernard. Outra referência a um jogo de futebol vem em 1321 em Shouldham, Norfolk , Inglaterra: "[d] urante o jogo a bola como ele chutou a bola, um amigo de seu lay ... correu contra ele e feriu-se".

Em 1314, Nicholas de Farndone, Lord Mayor da City de Londres emitiu um decreto proibindo futebol no Francês utilizado pelas classes altas inglesas na época. A tradução se lê: "[f] orasmuch como há grande barulho na cidade causado por apressando sobre esferas grandes do pé [rageries de grosses pelotes de pee] nos campos do público a partir do qual pode surgir muitos males que Deus me livre: nós comandamos e proibir em nome do rei, sob pena de prisão, tal jogo venha a acontecer na cidade no futuro ". Esta é a mais antiga referência ao futebol.

Em 1363, o rei Edward III de Inglaterra emitiu uma proclamação proibindo "... handebol, futebol, hóquei ou, correndo e galo de briga, ou outros tais jogos ociosas", mostrando que "football" - qualquer que seja sua forma exata neste caso - estava sendo diferenciado de jogos que envolvem outras partes do corpo, tais como handebol.

Um jogo conhecido como "futebol" foi jogado na Escócia, logo no século 15: foi proibida pela Lei de Futebol 1424 e, embora a lei caiu em desuso não foi revogada até 1906. Há evidências para estudantes que jogam um "football" jogo de bola em Aberdeen em 1633 (algumas referências cite 1636), o que é notável como uma alusão início ao que alguns consideraram estar passando a bola. A palavra "passe" na tradução mais recente é derivado de "percute huc" (golpeá-la aqui) e depois "repercute pilam" (golpear a bola de novo) no original em latim. Não é certo que a bola estava a ser atingido entre membros de uma mesma equipe. A palavra original traduzida como "objetivo" é "metum", que significa literalmente o "pilar em cada extremidade do curso de circo" em uma corrida de bigas Roman. Há uma referência a "se apossar da bola antes de [outro jogador] faz" (Praeripe illi pilam si Possis agere), sugerindo que a manipulação da esfera era permitido. Uma estados sentença no 1930 tradução original "Lance-se contra ele" (Idade, objice te illi).

França circa 1750

Rei Henrique IV de Inglaterra também apresentou um dos usos mais antigo documentados do Inglês palavra "futebol", em 1409, quando ele emitiu uma proclamação proibindo a cobrança de dinheiro para "foteball".

Há também uma conta em latim a partir do final do século 15 do futebol que está sendo jogado em Cawston, Nottinghamshire. Esta é a primeira descrição de um "jogo chutando" ea primeira descrição de drible:. "[o] jogo em que haviam se encontrado para recreação comum é chamado por alguns o jogo foot-ball É aquele em que homens jovens, no desporto país, impulsionar uma enorme bola não lançando-o no ar, mas golpeando-lo e implantá-la ao longo do chão, e isso não com as mãos, mas com os pés ... chutando em direções opostas "O cronista dá a primeira referência a um campo de futebol, afirmando que:" [o] s limites foram marcada eo jogo tinha começado.

Outras estreias na medieval e eras moderna cedo:

  • "Uma bola de futebol", no sentido de uma bola ao invés de um jogo, foi mencionado pela primeira vez em 1486. Esta referência está em Dame Livro de Juliana Berners ' St Albans. Ele afirma: "um determinado instrumento Rounde para jogar com ... é um instrumento para a Foote e então é calde em Latyn 'pila pedalis', um fotebal."
  • um par de botas de futebol foi ordenada pelo rei Henry VIII de Inglaterra em 1526.
  • mulheres que jogam uma forma de futebol foi em 1580, quando Sir Philip Sidney descreveu em um de seus poemas: "[a] tyme não é para todos, minha mãe muitas vezes Sayes, Quando ela, com saias tuckt muito HY, com girles na playes de futebol."
  • as primeiras referências a metas estão nos séculos 17 e início do 16. Em 1584 e 1602, respectivamente, John Norden e Richard Carew referido "objetivos" em Hurling Cornish. Carew descreveu como objetivos foram feitas: "eles lançar dois arbustos no solo, cerca de oito ou dez foote em pedaços; e diretamente contra eles, dez ou twelue [doze] marcar fora, outro Twayne em distância, como, o que eles Terme sua Goales". Ele é também o primeiro a descrever os goleiros e passagem da bola entre os jogadores.
  • a primeira referência direta a marcar um gol é em Peça de John Day O mendigo cego de Bethnal Green (realizados cerca de 1600; publicado 1659): "Eu vou jogar um gole no campo-ball "(uma variedade extremamente violenta de futebol, que era popular na East Anglia). Da mesma forma, em um poema em 1613, Michael Drayton refere-se a "quando a bola para jogar, e conduzi-lo à Gole, em esquadrões diante eles goe".

Calcio Fiorentino

Uma ilustração do campo e partida posições Calcio Fiorentino, a partir de um livro de 1688 por Pietro di Lorenzo Bini.

No século 16, a cidade de Florence comemorou o período entre Epifania e Quaresma jogando um jogo que hoje é conhecido como "calcio storico" ("kickball histórico") no Piazza Santa Croce. Os jovens aristocratas da cidade iria vestir-se em trajes de seda fina e enredar-se em uma forma violenta de futebol. Por exemplo, calcio jogadores poderiam perfurador, carga de ombro, e opositores pontapé. Foram autorizados golpes abaixo da cintura. O jogo é dito ter originado como um exercício de treinamento militar. Em 1580, o conde Giovanni de 'Bardi di Vernio escreveu Discorso sopra' l giuoco del Calcio Fiorentino. Isso às vezes é dito ser o mais antigo código de regras para qualquer jogo de futebol. O jogo não foi jogado depois de janeiro 1739 (até que foi revivido maio 1930).

Desaprovação oficial e tentativas de proibir o futebol

Inúmeras tentativas foram feitas para proibir jogos de futebol, em particular as formas mais barulhentos e desordeiros. Este foi especialmente o caso na Inglaterra e em outras partes da Europa, durante os Idade Média e início do período moderno. Entre 1324 e 1667, o futebol foi proibido na Inglaterra sozinho por mais de 30 leis reais e locais. A necessidade de proclamar repetidamente tais leis demonstrado a dificuldade em fazer cumprir a proibição de jogos populares. Rei Edward II estava tão preocupado com a indisciplina de futebol em Londres, que em 13 de abril de 1314, ele emitiu uma proclamação proibindo-a: "Porquanto há um grande barulho na cidade causado por apressando em grandes bolas de muitos males que possam surgir que Deus proibir, nós ordenamos e proibimos, em nome do Rei, sob pena de prisão, tal jogo venha a acontecer na cidade no futuro ".

As razões para a proibição por Edward III , em 12 de junho de 1349, foram explícitos: futebol e outras recreações distrair a população de praticar tiro com arco, o que era necessário para a guerra. Em 1424, o Parlamento da Escócia aprovou uma Ato de futebol que declarou é estatuto eo rei forbiddis que nd homem jogar a bola fut sob a payne de IIIj d - em outras palavras, que joga o futebol tornou-se ilegal e punível com uma multa de quatro pence.

Por 1608, as autoridades locais em Manchester estavam reclamando que: "Com a ffotebale ... [lá] tem Beene transtorno greate em nosso towne de Manchester nos é dito, e glasse windowes yearlye quebrado e spoyled por um Companie de lascivos e desordenados pessoas ... "No mesmo ano, a palavra" futebol "foi usado com desaprovação por William Shakespeare . Peça de Shakespeare Rei Lear contém a linha: "Também não tropeçou nem, você basear jogador de futebol" (Ato I, Cena 4). Shakespeare também menciona o jogo em A Comédia dos Erros (Ato II, Cena 1):

Eu sou tão redonda com você como você comigo,
Que, como uma bola de futebol que você me desprezar assim?
Você me desprezam, portanto, e ele vai me tratar com desprezo para cá;
Se eu durar neste serviço, você deve me caso no couro.

"Spurn" significa literalmente chutar para longe, implicando, assim, que o jogo envolveu chutar uma bola entre os jogadores.

Rei James I da Inglaterra Livro 's of Sports (1618), no entanto, instrui os cristãos a jogar no futebol todo domingo à tarde, após o culto. O objetivo do livro parece ser uma tentativa de compensar o rigor dos puritanos quanto à manutenção do Sabbath.

Estabelecimento de códigos modernos

Escolas públicas inglesas

Enquanto o futebol continuou a ser jogado em várias formas na Grã-Bretanha, o seu escolas "públicas" (conhecidos como escolas privadas em outros países) são amplamente creditado com quatro principais realizações na criação de códigos de futebol moderno. Primeiro de tudo, as evidências sugerem que eles eram importantes na tomada de futebol longe de sua forma "mob" e transformá-lo em um esporte de equipe organizado. Em segundo lugar, muitas descrições iniciais de futebol e referências a ele foram registrados por pessoas que estudaram nessas escolas. Em terceiro lugar, foi professores, alunos e ex-alunos dessas escolas que primeiro codificados jogos de futebol, para permitir jogos para ser jogado entre as escolas. Finalmente, foi em escolas públicas inglesas que a divisão entre "chutando" e "execução" (ou "carga") jogos de primeira ficou clara.

Os primeiros indícios de que os jogos de futebol que se assemelham estavam sendo jogado em escolas públicas inglesas - atendidos principalmente por meninos das classes mais altas, média-alta e profissionais - vem do Vulgaria por William Herman em 1519. Herman tinha sido diretor na Eton e Faculdades Winchester e seu Latina livro inclui um exercício de tradução com a frase "Nós wyll playe com uma bola cheia de wynde".

Richard Mulcaster, estudante Eton College, no início do século 16 e diretor mais tarde em outras escolas de inglês, tem sido descrito como "o maior defensor do século XVI do futebol". Entre suas contribuições são a evidência mais antiga de futebol equipa organizada. Os escritos de Mulcaster referem-se a equipas ("lados" e "Partes"), posições ("Pontuação"), um árbitro ("juiz sobre as partes") e um treinador "(trayning Maister)". "Footeball" de Mulcaster tinha evoluído a partir de formas desordenadas e violentas de futebol tradicional:

[S] ome menor número com tanta negligência, classificados em lados e classificação, que não cumprem com seus corpos tão ruidosamente a trie sua força: nem shouldring ou shuffing um um outro tão barbaramente ... pode usar footeball para tanto bem para o corpo , através da utilização dos chiefe legges.

Em 1633, David Wedderburn, um professor de Aberdeen elementos de jogos de futebol moderno, mencionado em um curto Latina livro chamado Vocabula. Wedderburn refere-se ao que foi traduzido para o Inglês moderno como "manutenção de meta" e faz uma alusão a passar a bola ("greve-lo aqui "). Há uma referência a "se apossar da bola", sugerindo que alguma manipulação foi permitida. É claro que os tackles permitidos incluiu o carregamento e exploração de jogadores adversários ("drive que o homem de volta").

Uma descrição mais detalhada de futebol é dada em Livro de Francis Willughby de Jogos, escrito em cerca de 1660. Willughby, que tinha estudado em Grammar School do Bispo Vesey, Sutton Coldfield, é o primeiro a descrever metas e um campo de jogo distintos: ". Um fim que tem um portão em cada extremidade Os portões são chamados Objetivos". Seu livro inclui um diagrama que ilustra um campo de futebol. Ele também menciona táticas ("deixando alguns de seus melhores jogadores para proteger a meta"); marcando ("os que podem atacar a bola através da meta de seus oponentes primeira vitória") ea forma equipes foram selecionadas ("os jogadores que estão sendo igualmente divididos de acordo com a sua força e agilidade"). Ele é o primeiro a descrever uma "lei" do futebol: "eles não devem atingir [a perna de um adversário] mais elevado do que a bola".

Escolas públicas inglesas foram os primeiros a codificar jogos de futebol. Em particular, eles criaram a primeira regras de impedimento, durante o final do século 18. Nas primeiras manifestações destas regras, os jogadores foram "fora de seu lado" se eles simplesmente se levantou entre a bola eo objetivo que era o seu objectivo. Os jogadores não foram autorizados a passar a bola para a frente, a pé ou com a mão. Eles só poderiam driblar com os pés, ou avançar a bola em um scrum ou formação similar. No entanto, as leis de impedimento começaram a divergir e evoluir de forma diferente em cada escola, como é mostrado pelas regras do futebol de Winchester, Rugby, Harrow e Cheltenham, durante entre 1810 e 1850. Os códigos de primeira conhecidos - no sentido de um conjunto de regras - foram os de Eton, em 1815, e Aldenham em 1825.)

Durante o início do século 19, a maioria pessoas de classe de trabalho na Grã-Bretanha teve que trabalhar seis dias por semana, muitas vezes por mais de doze horas por dia. Eles não tinha nem o tempo nem a inclinação para se envolver no esporte para lazer e, no momento, muitos crianças faziam parte da força de trabalho. Futebol dia de festa jogado nas ruas estava em declínio. Meninos de escolas públicas, que gostava de alguma liberdade de trabalho, tornaram-se os inventores de jogos de futebol organizados com códigos formais de regras.

Futebol foi adotado por um número de escolas públicas como uma forma de incentivar a competitividade e manter os jovens em forma. Cada escola elaborou as suas próprias regras, que variavam amplamente entre diferentes escolas e foram alterados ao longo do tempo com cada nova ingestão de alunos. Duas escolas de pensamento desenvolvido em relação às regras. Algumas escolas favoreceu um jogo em que a bola poderia ser realizado (em Rugby, Marlborough e Cheltenham), enquanto outros preferiam um jogo onde chutar e driblar a bola foi promovido (como em Eton, Harrow, Westminster e Charterhouse). A divisão em dois campos foi em parte o resultado de circunstâncias em que os jogos foram jogados. Por exemplo, Charterhouse e Westminster na época tinha restringido a jogar áreas; os meninos estavam confinados a jogar o seu jogo de bola dentro da escola claustros, o que torna difícil para que eles adotem embaralhado jogos em execução.

Rugby Escola

William Webb Ellis, um aluno na Rugby School, diz-se que "com uma multa desprezo pelas regras do futebol, como jogado em seu tempo [grifo nosso], primeiro tomou a bola em seus braços e correu com ela, criando assim a característica distintiva do jogo de rugby. " em 1823. Este ato é normalmente dito ser o início de Rugby de futebol, mas há pouca evidência de que ela ocorreu, e a maioria dos historiadores esportivos acreditam que a história seja apócrifo. O ato de "tomar a bola em seus braços" é muitas vezes mal interpretado como 'pegar a bola para cima ", como acredita-se que Webb Ellis' 'crime' estava lidando com a bola, como no futebol moderno, no entanto o manuseio da bola no momento muitas vezes foi permitido e, em alguns casos obrigatórios, a regra para que Webb Ellis mostrou desrespeito estava correndo para a frente com ele como as regras de seu tempo só é permitido um jogador a recuar para trás ou para chutar para a frente.

O boom no transporte ferroviário na Grã-Bretanha na década de 1840 significou que as pessoas eram capazes de viajar mais e com menos inconveniente do que jamais tivemos antes. Competições desportivas inter-escolas tornou-se possível. No entanto, foi difícil para as escolas para jogar entre si no futebol, já que cada escola desempenhado por suas próprias regras. A solução para este problema era geralmente que o jogo é dividido em duas metades, uma metade desempenhado pelas regras da escola de acolhimento "casa", ea outra metade pela visita escola "ausente".

As regras modernas de muitos códigos de futebol foram formuladas durante a médio ou tardio do século 19. Isso vale também para outros esportes, como bacias do gramado, tênis de gramado, etc. O grande impulso para isso foi o patenteamento do mundo de primeira cortador de grama em 1830. Isto permitiu a preparação de ovais modernas, campos de jogos, campos, quadras de grama, etc.

Além de Rugby de futebol, os códigos de escolas públicas foram mal jogou para além dos limites de campos de jogo de cada escola. No entanto, muitos deles ainda são jogados com as escolas que as criaram (veja Sobrevivendo jogos escolares do Reino Unido abaixo).

Domínio do desporto no Reino Unido das escolas públicas começaram a minguar após a Lei fábrica de 1850, o que aumentou significativamente o tempo de lazer disponíveis para as crianças da classe trabalhadora. Antes de 1850, muitas crianças britânicas tiveram de trabalhar seis dias por semana, por mais de doze horas por dia. A partir de 1850, eles não poderiam trabalhar antes de 06:00 (07:00 no inverno) ou após 18:00 durante a semana (19:00 no inverno); aos sábados eles tiveram que suspender os trabalhos no 2 pm Estas mudanças significam que as crianças da classe trabalhadora tinha mais tempo para jogos, incluindo várias formas de futebol.

Firsts

Clubes

Clubes desportivos dedicados a jogar futebol começou no século 18, por exemplo Gymnastic Society de Londres que foi fundada em meados do século 18 e deixou de jogar partidas em 1796.

O primeiro clube a ter documentado no título uma referência a ser um "clube de futebol" foram chamados de "The Foot-Ball Club", que foram localizados em Edimburgo , Escócia , durante o período 1824-1841. O clube proibiu tropeçar mas permitiu pressionar e segurar eo pegando de posse de bola.

Dois clubes que afirmam ser o mundo mais antigo clube de futebol existente, no sentido de um clube que não é parte de uma escola ou universidade, são fortalezas de futebol de rugby: a Barnes Club, disse ter sido fundada em 1839, e Hospital de Guy Football Club, em 1843. Nem a data nem a variedade de futebol jogado é bem documentada, mas tais alegações, no entanto, fazem alusão à popularidade do rúgbi antes de outros códigos modernos surgiram.

Em 1845, três meninos na escola Rugby foram incumbidos de codificação das regras, em seguida, sendo usados na escola. Estes foram o primeiro conjunto de regras escritas (ou código) para qualquer forma de futebol. Este assistida ainda mais a propagação do jogo de Rugby. Por exemplo, Universidade de Dublin Football Club fundado em Trinity College, em Dublin, em 1854, e mais tarde famoso como um bastião da escola do rugby jogo é o mais antigo clube de futebol documentado do mundo em qualquer código.

Competições

Uma das mais longas dispositivo elétrico running futebol é a Copa Cordner-Eggleston, disputada entre Melbourne Grammar School e Scotch College, Melbourne a cada ano desde 1858. Acredita-se por muitos a ser também o primeiro jogo de futebol australiano , apesar de ter sido jogado sob as regras experimentais em seu primeiro ano. O primeiro torneio de futebol troféu foi o Caledonian Challenge Cup, doado pela Real Caledonian Society of Melbourne, jogou em 1861 no âmbito do Regras Melbourne. O mais antigo campeonato de futebol é uma competição de rugby do futebol, o United Hospitais Challenge Cup (1874), enquanto o mais antigo troféu do rugby é o Yorkshire Cup, contestada desde 1878. A South Australian Football Association (30 de abril de 1877) é o mais velho sobrevivente regras australianas competição de futebol. O mais antigo troféu do futebol sobrevivo é o Youdan cup (1867) ea competição nacional de futebol mais antigo é o Inglês FA Cup (1871). A Liga de Futebol (1888) é reconhecido como o mais antigo liga Associação de Futebol. O primeiro jogo de futebol jamais internacional teve lugar entre os lados representam Inglaterra e Escócia em 05 de março de 1870 em o Oval sob a autoridade da FA. O primeiro Rugby internacional ocorreu em 1871.

As bolas modernas

Richard Lindon (observados em 1880) se acredita ter inventado as primeiras bolas de futebol com bexigas de borracha.

Na Europa, os primeiros bolas de futebol eram feitas de animais bexigas, mais especificamente bexigas de porco, que foram inflacionados. Mais tarde revestimentos de couro foram introduzidos para permitir que as bolas para manter sua forma. No entanto, em 1851, Richard Lindon e William Gilbert, ambos os sapateiros da cidade de Rugby (perto da escola), exibiu as duas bolas redondas e ovais na Grande Exposição em Londres. A esposa de Richard Lindon é dito ter morrido de doença pulmonar causada por explodindo bexigas de porco. Lindon também ganhou medalhas para a invenção do "Rubber bexiga inflável" eo "bronze Mão Bomba".

Em 1855, o inventor norte-americano Charles Goodyear - que havia patenteado borracha vulcanizada - exibiram uma bola de futebol esférica, com um exterior dos painéis de borracha vulcanizada, na Paris Universelle de Exposições. A bola foi para provar popular em formas primitivas de futebol nos EUA

Bola passar táticas modernas

A primeira referência a um jogo de futebol envolvendo jogadores, passando a bola e tentar marcar passado um guarda-redes foi escrita em 1633 por David Wedderburn, um poeta e professor em Aberdeen , Escócia . No entanto, o texto original não indicar se a alusão a passagem como 'chutar a bola para trás' ('Repercute pilam') foi para a frente ou para trás, ou entre membros da mesma equipes adversárias (como era de costume na época)

Football "científica" é registrado pela primeira vez em 1839 a partir de Lancashire e no jogo moderno no futebol de rugby de 1862 ea partir de Sheffield FC, o mais cedo 1865. A primeira equipa a jogar uma passagem combinação jogo foi o Royal Engineers AFC em 1869/70 Em 1869 eles foram "trabalhar [ndo] bem juntos", "fazer o backup" e que beneficiam de "cooperação". Em 1870 os engenheiros estavam passando a bola: ". Tenente Creswell, que tendo levou a bola até o lado, em seguida, chutou para o meio para outro de seu lado, que chutou-lo através das mensagens do minuto antes do tempo foi chamado de" Passing foi um característica regular do seu estilo no início de 1872 os engenheiros foram a primeira equipa de futebol conhecida por "jogar [ndo] lindamente juntos" Uma dupla passagem é relatada pela primeira vez da escola Derby contra Nottingham Forest março 1872, o primeiro dos quais é, irrefutavelmente, umacurtapassagem: "Sr. Absey driblar a bola a metade do comprimento do campo entregues para Wallis, que chutá-la de forma inteligente na frente do gol, mandou para o capitão que dirigiu lo de uma vez entre os postes Nottingham "A primeira equipa a ter aperfeiçoado a formação moderna foiCambridge University AFC e introduziu o 2-3-5 "pirâmide formação".

Réguas de Cambridge

Em 1848, na Universidade de Cambridge , O Sr. H. de Winton e Mr. JC Thring, que eram ambos anteriormente em Shrewsbury School, convocou uma reunião na Trinity College, em Cambridge , com 12 outros representantes de Eton, Harrow, Rugby, Winchester e Shrewsbury. Uma reunião de oito horas produziu o que totalizou o primeiro conjunto de regras modernas, conhecidas como as réguas de Cambridge . Nenhuma cópia dessas regras já existe, mas uma versão revisada de cerca de 1856 é realizada na biblioteca da escola de Shrewsbury. As regras favorecem claramente o jogo chutando. Manuseamento só foi permitido quando um jogador pega a bola diretamente do pé que lhes dá direito a um pontapé livre e havia uma regra do impedimento primitivo, não permitindo jogadores de "vadiagem" em torno meta adversária. As regras de Cambridge não foram amplamente adotadas fora das escolas públicas inglesas e universidades (mas foi, sem dúvida, a influência mais significativa sobre os membros do comitê da Associação de Futebol responsáveis ​​pela formulação das regras do futebol de associação ).

Regras Sheffield

No final dos anos 1850, muitos clubes de futebol tinha sido formado em todo o mundo de fala Inglês, jogar vários códigos do futebol. Sheffield Football Club, fundado em 1857 na cidade Inglês de Sheffield por Nathaniel Creswick e William Prest, mais tarde foi reconhecido como o mais antigo clube de jogo associação de futebol do mundo. No entanto, o clube inicialmente desempenhou o seu próprio código de futebol: as regras de Sheffield . O código foi em grande parte independentes das regras da escola pública, a diferença mais significativa é a falta de um fora de jogo regra.

O código foi responsável por muitas inovações que mais tarde se espalhou para associação de futebol. Estes incluíram pontapés livres, pontapés de canto, andebol, jogá-ins e na barra. Na década de 1870 eles se tornaram o código dominante no norte e interior da Inglaterra. Neste momento uma série de mudanças de regras, tanto pela Londres e Sheffield FAs gradualmente corroído as diferenças entre os dois jogos até a adoção de um código comum em 1877.

Regras australianas

Umaustraliano regras de futeboljogo noPaddock Richmond,Melbourne, em 1866. Umagravura de madeira por Robert Bruce.

Várias formas de futebol foram jogados na Austrália durante a corrida do ouro vitoriana, a partir do qual surgiu um desporto distinto e localmente popular. Embora essas origens ainda são o assunto de muito debate a popularização do código que é hoje conhecido como Futebol Australiano está actualmente atribuída a Tom Wills.

Wills escreveu uma carta a vida de Bell no Victoria & Sporting Chronicle, 10 de julho de 1858, apelando a uma "club foot-ball", com um "código de leis" para manter os jogadores de críquete ajuste durante o inverno. Este é considerado pelos historiadores como um momento decisivo na criação do novo esporte. Através de publicidade e contactos pessoais Wills foi capaz de coordenar jogos de futebol em Melbourne que experimentou com várias regras, a primeira das quais registrado ocorreu em 31 de julho de 1858. Em 7 de agosto de 1858, Wills arbitradas um relativamente bem documentado estudantes corresponder entre Melbourne Grammar School e Faculdade Scotch. Seguindo estes jogos, jogos de futebol organizado aumentou rapidamente em popularidade.

Wills e outros envolvidos nesses primeiros jogos formaram aMelbourne Football Club (o mais velho sobrevivente clube de futebol australiano) em 14 de maio de 1859. Os primeiros membros incluídos Wills,William Hammersley, JB Thompson e Thomas H. Smith.Eles se reuniram com a intenção de formar um conjunto de regras que seriam amplamente adotado por outros clubes.

O perfil dos tomadores de regra original faz para especulação interessante quanto às influências sobre as regras. Wills, um australiano de herança presidiário foi educado na Inglaterra. Ele era um jogador de futebol de rugby , um jogador de críquete e tinha fortes ligações com os indígenas australianos. No começo, ele deseja introduzir regras da escola de rugby. Hammersley era um jogador de críquete e jornalista que emigraram da Inglaterra. Thomas Smith era um professor da escola que emigrou da Irlanda. Os membros da comissão debateram várias regras, incluindo as de Inglês jogos de escolas públicas. Apesar incluindo aspectos semelhantes a outras formas de futebol não há nenhuma evidência conclusiva para apontar para qualquer influência única. Em vez disso, a comissão decidiu, em um jogo que foi mais adequado para as condições australianas e Wills está documentado ter feito a declaração "Não, vamos ter um jogo de nossa própria". O código era distintivo na prevalência da marca, livre, combate, a falta de uma regra do impedimento e que os jogadores foram especificamente penalizado por jogar a bola.

As regras do futebol Melbourne foram amplamente distribuído e, gradualmente, adotada pelos outros clubes vitorianos. Eles foram reformulação várias vezes durante a década de 1860 para acomodar as regras de outros clubes de futebol influentes vitorianos. A re-escrever significativa em 1866 pelo comitê do HCA Harrison para acomodar regras da Football Club Geelong fez o jogo, que se tornou conhecida como "Regras vitorianos", cada vez mais distintas de outros códigos. Ela costumava campos de críquete, uma bola de rugby, objetivo especializada e por trás mensagens, saltando com a bola durante a execução e posterior alta espetacular marcação. A forma de o futebol se espalhou rapidamente para outras outras colônias australianas. Fora do seu reduto no sul da Austrália, o código passou por um período significativo de declínio que segue a Primeira Guerra Mundial , mas desde então tem crescido em outras partes do mundo em um nível amador eo Australian Football League surgiu como a competição profissional dominante.

Associação de Futebol

A primeira futebol internacional, Escócia contra a Inglaterra . Uma vez mantida pelo Rugby Football Union como um exemplo precoce de futebol de rugby .

Durante o início da década de 1860, houve aumento na Inglaterra tentativas de unificar e conciliar os vários jogos de escolas públicas. Em 1862, JC Thring, que tinha sido uma das forças motrizes por trás do Regulamento Cambridge originais, era um mestre em Uppingham escola e ele emitiu suas próprias regras sobre o que ele chamou de "O Jogo mais simples" (estes também são conhecidas como Regras Uppingham ). No início de outubro 1863 uma nova versão revista das Regras de Cambridge foi elaborado por uma comissão de sete membros representando ex-alunos de Harrow, Shrewsbury, Eton, Rugby, Marlborough e Westminster.

No Tavern 'maçons, Great Queen Street, London na noite de 26 de Outubro de 1863, representantes de diversos clubes de futebol do Área metropolitana de Londres reuniram-se para a reunião inaugural da The Football Association (FA). O objetivo da Associação era estabelecer um único código unificador e regulamentar o jogo do jogo entre os seus membros. Após a primeira reunião, as escolas públicas foram convidados a aderir à associação. Todos eles se recusou, exceto Charterhouse e Uppingham. No total, foram realizadas seis reuniões do FA entre outubro e dezembro de 1863. Após a terceira reunião, um projecto conjunto de regras foram publicadas. No entanto, no início da quarta reunião, chamou atenção para as Regras de Cambridge recentemente publicados de 1863. As regras de Cambridge diferiu das regras projecto de FA em duas áreas significativas; ou seja, que funciona com (carregando) a bola e hacking (chutando jogadores adversários nas canelas). As duas regras FA contenciosos foram os seguintes:

IX. Um jogador terá direito a correr com a bola em direção ao gol de seus adversários se ele faz um prendedor justo, ou pega a bola no primeiro encadernado; mas no caso de uma captura justo, se ele deixa a sua marca, ele não deve correr.

X. Se qualquer jogador deve correr com a bola em direção ao gol de seus adversários, qualquer jogador do lado oposto deve ter a liberdade de cobrar, ter, viagem ou hack-lo, ou para arrancar a bola dele, mas nenhum jogador será mantido e cortado ao mesmo tempo.

-

Na quinta reunião, foi proposto que estas duas regras ser removido. A maioria dos delegados apoiou este, mas Campbell FM, o representante de Blackheath eo primeiro tesoureiro FA, objetou. Ele disse: "hacking é o verdadeiro futebol". No entanto, a moção para proibir a correr com a bola na mão e hacking foi realizado e Blackheath retirou-se da FA. Após a reunião final, em 8 de dezembro, a FA publicou o " Leis do Futebol ", o primeiro conjunto abrangente de regras para o jogo mais tarde conhecida como Associação de Futebol . O termo "soccer", em uso desde o final do século 19, deriva de uma abreviatura de "Associação".

As primeiras regras FA ainda continha elementos que não fazem mais parte da associação de futebol, mas que ainda são reconhecíveis em outros jogos (como o futebol australiano e do rugby de futebol): por exemplo, um jogador pode fazer uma captura justo e reivindicam uma marca , que lhe confere o direito a um pontapé livre; e se um jogador tocou a bola atrás da linha de gol dos adversários, seu lado tinha direito a um livre direto à baliza, a partir de 15 jardas (13,5 metros) na frente da linha do gol.

Rugby futebol

Um scrum de rugby em 1871

Na Grã-Bretanha , em 1870, havia cerca de 75 clubes que jogam variações do jogo escola Rugby. Havia também clubes "rugby" na Irlanda, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. No entanto, não houve conjunto geralmente aceito de regras para rúgbi até 1871, quando 21 clubes de Londres se uniram para formar as Rugby Football Union (RFU). primeiras As regras oficiais RFU foram adoptadas em Junho de 1871. Estas regras permitiu passar a bola. Eles também incluíram a tentativa, onde tocar a bola em cima da linha permitida uma tentativa de meta, embora o abandono gols de marcas e jogo em geral, e as conversões de pena ainda eram a principal forma de concurso.

Códigos de futebol da América do Norte

Como foi o caso na Grã-Bretanha, no início do século 19, as escolas e universidades norte-americanas desempenharam os seus próprios jogos locais, entre os lados composta de estudantes. Os alunos da Dartmouth College, em New Hampshire jogou um jogo chamadoOld divisão de futebol, uma variante dos códigos do futebol de associação, como início dos anos 1820.

Os "Tigres" deHamilton, Ontário, cerca de 1906. Fundado 1869 como o Hamilton Foot Ball Club, eles finalmente se fundiu com os Wildcats do vôo de Hamilton para formar asHamilton Tiger-Cats, uma equipe ainda ativo naCanadian Football League.

O primeiro jogo do rugby no Canadá é geralmente disse ter tido lugar em Montreal , em 1865, quando oficiais do Exército britânico jogou civis locais. O jogo gradualmente ganhou uma sequência, ea Football Club Montreal foi formada em 1868, o primeiro clube de futebol registrados no Canadá.

Em 1869, o primeiro jogo jogado nos Estados Unidos sob as regras com base no código FA ocorreu, entre Princeton e Rutgers. Isso também é considerado frequentemente para ser o primeiro jogo americano de futebol da faculdade, no sentido de um jogo entre faculdades (embora a eventual forma de futebol americano viria de rugby, não associação de futebol).

Modern futebol americano cresceu fora de um jogo entre McGill University de Montreal, e da Universidade de Harvard em 1874. Na época, os estudantes de Harvard são relatados para ter jogado o jogo Boston - uma execução de código - ao invés da FA baseada em chutando jogos favorecidos por US universidades. Isso tornou fácil para Harvard para se adaptar ao jogo baseado rúgbi jogado por McGill e as duas equipes se alternavam entre os respectivos conjuntos de regras. Dentro de alguns anos, no entanto, Harvard teve ambas aprovadas regras de rugby de McGill e tinha persuadido outras equipas universitárias norte-americanas a fazerem o mesmo. Em 1876, na Convenção de Massasoit, foi acordado por essas universidades a adotar a maioria das regras Rugby Football Union, com algumas variações. Princeton, Rutgers e outros continuaram a competir usando regras baseadas em futebol por alguns anos antes de mudar para as regras baseadas em râguebi de Harvard e de seus concorrentes. Faculdades dos EUA em geral não retornar ao futebol até o início do século 20.

Rutgers College Football Team, 1882

Em 1880, o treinador Yale Walter Camp, concebeu uma série de grandes mudanças para o jogo americano. Duas inovações regra mais importante de campismo em estabelecimento de futebol americano como distinto dos jogos de rugby de futebol em que se baseia são scrimmage e para baixo-e-distância regras.

Scrimmage se refere à prática de iniciar ação, entregando a bola do chão ao lado de outro jogador. Regra original do acampamento permitiu esta entrega deve ser feita somente com os pés; a regra foi logo alterada para permitir que a bola passou por mão. A regra também estabeleceu uma nítida linha de scrimmage que separa as duas equipes do outro. Quando um jogador é abordado, ele é governado para baixo eo jogo pára, enquanto as equipes de repor em ambos os lados da linha de scrimmage. Jogar em seguida, recomeça com a entrega de bola. As equipes recebem um número limitado de baixos para atingir uma certa distância (sempre medido em jardas). No futebol americano, as equipas são dadas quatro downs para avançar com a bola dez jardas, após o que a posse das mudanças bola. No futebol canadense, as equipes são permitidas três baixos para avançar dez jardas. Estas regras criado uma distinção fundamental entre os códigos da América do Norte e códigos de rugby. Rugby ainda é fundamentalmente um jogo de ação contínua, enquanto os códigos da América do Norte são organizadas em torno correndo discreto " joga ", definido como começando com a entrega de" scrimmage "e terminando com o" baixo ".

Críticas e ajustes parciais

"Nenhum esporte é saudável em que atos mesquinhas ou médios que escapam facilmente a detecção de contribuir para a vitória." - Charles William Eliot, presidente daUniversidade de Harvard (1869-1909) opor futebol em 1905.

Futebol americano, em seus primeiros anos, era um jogo excessivamente violento, atormentado com vários mortos e feridos de mudança de vida a cada ano. A violência tornou-se tão drástica que o presidente Theodore Roosevelt ameaçou fechar o jogo em 1905, não deve ser alterado Regras para minimizar essa violência. Várias mudanças de regras foram postas em prática naquele ano, mas o mais duradouro tem sido a introdução do legal passe para frente que abriu o jogo e, como regra mudanças na década de 1880 Camp, mudou fundamentalmente a natureza do esporte. Quando se tornou legal para lançar a bola para a frente, todo um novo método de fazer avançar a bola saiu. Como resultado, os jogadores tornaram-se mais especializados em seus papéis, como as diferentes posições sobre a equipe necessária diferentes conjuntos de habilidades. Assim, alguns jogadores estão principalmente envolvidas em correr com a bola (o que funciona para trás) enquanto outros se especializam em jogar (o quarterback), travamento (o wide receiver) ou de bloqueio (a linha ofensiva). Com o advento das regras de substituição livres em 1940 e 1950, as equipes poderiam implantar ofensiva separada e "pelotões" defensivas que levaram a uma maior especialização.

Ao longo dos anos, o futebol canadense absorvido alguns desenvolvimentos no futebol americano, mas também manteve muitas características únicas. Uma delas foi que o futebol canadense, por muitos anos, não distinguir-se oficialmente de rugby. Por exemplo, a Rugby Football Union canadense , fundada em 1884, foi o precursor da Canadian Football League, ao invés de um corpo da união do rugby. (The Canadian Rugby Union, hoje conhecida como Rugby Canadá, não foi formado até 1965.) O futebol americano também foi frequentemente descrito como "rugby" na década de 1880.

Futebol gaélico

O All-Ireland Football Final emCroke Park, de 2004.

Em meados do século 19, vários jogos de futebol tradicional, chamados coletivamente de caid , manteve-se popular na Irlanda, especialmente em County Kerry. Um observador, Pai W. Ferris, descreveu duas formas principais de caid durante este período: o "jogo de campo" em que o objeto era para colocar a bola através de metas arco-like, formados a partir dos galhos de duas árvores; eo épico "jogo de cross-country", que tomou a maior parte do dia de um domingo em que foi jogado, e foi ganho por uma equipa de tomar a bola através de uma fronteira paróquia. "Wrestling", "segurando" os jogadores adversários, e carregando a bola foram todos autorizados.

Na década de 1870, Rugby e futebol de associação começou a se tornar popular na Irlanda. Trinity College, Dublin era uma fortaleza no início de Rugby (ver os desenvolvimentos no 1850 seção, acima). As regras da FA Inglês estavam sendo distribuídos amplamente. As formas tradicionais de caid tinha começado a dar lugar a um "jogo áspero-e-tombo" que permitiu tropeçar.

Não houve nenhuma tentativa séria para unificar e codificar variedades irlandesas de futebol, até a criação da Gaelic Athletic Association (GAA) em 1884. O GAA procurou promover esportes tradicionais irlandeses, como hurling e de rejeitar jogos importados como Rugby e futebol de associação . As primeiras regras do futebol gaélico foram elaboradas pelo Maurice Davin e publicado no Reino Irlanda revista em 7 de fevereiro de 1887. As regras de Davin mostrou a influência de jogos como o hurling e um desejo de formalizar um código distintamente irlandesa de futebol. O principal exemplo dessa diferenciação foi a falta de uma regra de impedimento (um atributo que, por muitos anos, foi compartilhada apenas pelos outros jogos irlandeses como hurling, e pelo futebol australiano).

Cisma no futebol de rugby

Uns desenhos animados Inglês a partir da década de 1890 satirizando a divisão no futebol de rugby que levou à formação da liga do rugby . As caricaturas são de Rev. Frank Marshall, um arco-adversário de pagamentos jogador, e James Miller, um adversário de longa data de Marshall. A legenda diz: Marshall: "Oh, que vergonha, vá embora menino travesso, eu não jogar com os meninos que não podem pagar para tirar umas férias do futebol qualquer dia eles gostam!" Miller: "Sim, isso é só você para um T, você tinha que fazer isso de modo que nenhum rapaz cujo pai não era um milionário poderia desempenhar em tudo em uma boa equipe Pela minha parte, não vejo razão por que os homens que fazem. o dinheiro não deve ter participação na despesa dela ".

O Rugby International Board (IRFB Services) foi fundada em 1886, mas fendas estavam começando a surgir no código.Profissionalismo começava a insinuar-se os vários códigos do futebol.

Na Inglaterra, na década de 1890, uma longa proibição Rugby Football Union em profissionais jogadores foi causando tensões regionais dentro de futebol de rugby, como muitos jogadores no norte da Inglaterra foram da classe trabalhadora e não podia dar ao luxo de ter tempo livre para treinar, viajar, jogar e recuperar de lesões. Este não foi muito diferente do que havia ocorrido dez anos antes no futebol em Inglaterra do norte, mas as autoridades reagiram de forma muito diferente no RFU, tentando alienar o apoio da classe trabalhadora no norte da Inglaterra. Em 1895, depois de uma disputa sobre um jogador que está sendo pago pagamentos de tempo quebrados, que substituiu salários perdidos como resultado de jogar rugby, representantes dos clubes do norte se reuniram em Huddersfield para formar o Rugby Union Football Norte (NRFU). O novo organismo inicialmente apenas permitida vários tipos de substituições jogador salariais. No entanto, dentro de dois anos, os jogadores NRFU poderia ser pago, mas eles eram obrigados a ter um emprego fora do esporte.

As demandas de uma liga profissional ditou que o rugby tinha de se tornar um esporte "espectador" melhor. Em poucos anos, as regras NRFU tinha começado a divergir da RFU, mais notavelmente com a abolição do line-out . Isto foi seguido pela substituição da turba com o "ruck jogar-a-bola", o que permitiu uma competição para dois jogadores ruck entre o fintador no marcador e a placado. Mauls foram parado uma vez que o portador da bola foi realizada, sendo substituído por um play-a-bola ruck. As competições separadas Lancashire e Yorkshire do NRFU fundiram em 1901, formando a Northern Rugby League , a primeira vez que o nome da liga de rugby foi utilizado oficialmente na Inglaterra.

Com o tempo, a forma RFU de rugby, jogou por clubes que permaneceram membros das federações nacionais filiadas à IRFB Services, ficou conhecida comoa união do rugby.

Globalização da associação de futebol

A necessidade de um único organismo para supervisionar a associação de futebol tornou-se evidente no início do século 20, com a crescente popularidade dos jogos internacionais. A Associação de Futebol Inglês presidiu muitas discussões sobre a criação de um organismo internacional, mas foi percebido como fazendo nenhum progresso. Coube a associações de sete outros países europeus: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça, para formar uma associação internacional. A Federação Internacional de Futebol ( FIFA ) foi fundada em Paris em 21 de maio de 1904. Seu primeiro presidente foi Robert Guérin. o nome francês e sigla manteve-se, mesmo fora dos países de língua francesa.

Além disso divergência dos dois códigos de rugby

Regras da liga de rugby divergiu significativamente de união do rugby em 1906, com a redução da equipe de 15-13 jogadores. Em 1907, uma equipe de rugby profissional Nova Zelândia excursionou na Austrália e Grã-Bretanha, recebendo uma resposta entusiástica, e profissionais ligas de rugby foram lançados na Austrália no ano seguinte. No entanto, as regras dos jogos profissionais variou de um país para outro, e as negociações entre os vários organismos nacionais foram necessárias para corrigir as regras exatas de cada jogo internacional. Esta situação perdurou até 1948, quando, por instigação da liga francesa, o Federação Internacional de Rugby League (RLIF) foi formada em uma reunião em Bordeaux.

Durante a segunda metade do século 20, as regras mudaram ainda mais. Em 1966, funcionários de rugby league emprestado o conceito de futebol americano de baixos : a equipe poderia manter a posse de bola durante não mais do que quatro tackles. O número máximo de tackles foi posteriormente aumentado para seis (em 1971), e no rugby league isto tornou-se conhecido como o seis enfrentar regra .

Com o advento dos profissionais em tempo integral no início de 1990, ea consequente aceleração do jogo, a distância cinco metros de off-side entre as duas equipes tornaram-se a 10 metros, ea regra de substituição foi substituída por várias regras de intercâmbio, entre outros alterar.

As leis da união do rugby também mudou significativamente durante o século 20. Em particular, gols de marcas foram abolidos, chuta diretamente em contato de fora do 22 metros de linha foram penalizados, novas leis foram postas em prática para determinar quem tinha a posse na sequência de uma inconclusiva ruck ou maul , eo levantamento de jogadores na linha-outs era legalizado.

Em 1995, a união do rugby tornou-se um jogo "aberto", que é aquela que permitiu que os jogadores profissionais. Embora a disputa original entre os dois códigos já desapareceu - e apesar do fato de que os funcionários de ambas as formas de futebol de rugby, por vezes, mencionou a possibilidade de re-unificação - a legislação de ambos os códigos e sua cultura divergiram de tal forma que tais um evento é improvável no futuro previsível.

Um jogador leva um pontapé livre, enquanto a oposição formar um "muro", naAssociação de futebol

O uso da palavra "futebol"

A palavra " futebol ", quando utilizado em referência a um jogo específico pode significar qualquer um dos descritos acima. Devido a isso, muita controvérsia amigável ocorreu durante o prazo do futebol , principalmente porque ele é usado de diferentes maneiras em diferentes partes do mundo de fala Inglês . Na maioria das vezes, a palavra "futebol" é usado para se referir ao código de futebol que é considerado dominante dentro de uma determinada região. Assim, de forma eficaz, o que a palavra "futebol" significa geralmente depende de onde se diz.

Jogadores montar nalinha de scrimmage em umfutebol americanojogo.

Associação de futebol é conhecido geralmente como o futebol , onde outros códigos do futebol são dominantes, incluindo:. Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia de futebol americano é sempre futebol no Estados Unidos . Em francófona de Quebec, onde o futebol canadense é mais popular, o código canadense é conhecido como futebol e futebol de associação é conhecido como le futebol . Dos 45 nacionais da FIFA afiliadas em que o Inglês é uma língua oficial ou primária, a maioria usa atualmente Futebol em nomes de oficiais de suas organizações. As afiliadas da FIFA em O Canadá e os Estados Unidos usam futebol em seus nomes.

Algumas afiliadas da FIFA ter recentemente "normalizada" para o uso de "Futebol", incluindo:

  • Associação de Futebol da Austrália corpo governante mudou seu nome em 2007 do uso de "soccer" para "football"
  • Nova Zelândia também mudou em 2007, dizendo que "o jogo internacional é chamado futebol."
  • Samoa alterada de "Futebol de Samoa (Soccer) Federação" para "Football Federation Samoa" em 2009.

Códigos de Futebol bordo

Futebol Réguas de Cambridge (1848) Associação de Futebol(1863)
7-a-lado
Beach (1992)
Futsal (1930)
Regras Sheffield (1857)
Interior
Paraolímpico
Rua
Regras de Rugby (1845)
A união do Rugby(1871)
Rugby sevens (1883)
Rugby league(1895)
Noves Rugby
Praia de rugby
Toque de rugby
Futebol americano(1869)Futebol Arena (1987)
Futebol canadense (1861)Bandeira futebol
Gaélico (1887)
Regras australianas(1859)

Códigos atuais e famílias

Associação de Futebol e descendentes

Um jogo de futebol de salão em um local ao ar livre no México. O árbitro acabou premiado com o time vermelho de um livre indireto.
  • O futebol de associação, também conhecido comofutebol,futebol,footyefootie
  • Variedades quadra coberta / basquete de Futebol:
    • Futebol de cinco de cada lado - jogado em todo o mundo sob várias regras, incluindo:
      • Futebol de Salão
      • Futsal - oFIFA-aprovado cinco de cada lado um jogo interior
      • Minivoetbal- o jogo interior de cinco a-lado jogado no Ocidente e OrienteFlandres, onde é muito popular
      • Fut Papi - o jogo cinco de cada lado um jogado em quadras de basquete ao ar livre (construído com gols) na América Central.
    • Futebol de salão - o jogo interior seis de cada lado, conhecido naAmérica Latina, onde muitas vezes é jogado em locais ao ar livre, comoRápido fútbol("futebol rápido")
    • Mestres Futebol - seis de cada lado jogado naEuropapor profissionais maduros (35 anos e mais velhos)
  • Futebol Paraolímpico - modificado Futebol para atletas com deficiência. Inclui:
    • Futebol de 5-a-lado - paradeficientes visuaisatletas
    • Futebol de 7-a-lado - para atletas comparalisia cerebral
    • Amputado futebol - para atletas comamputações
    • Futebol Surdos - para atletas comdeficiências auditivas
    • Powerchair futebol - futebol de cadeira de rodas elétrica
  • Beach soccer - futebol jogado naareia, também conhecido como futebol de praia e futebol de areia
  • Futebol de rua - engloba uma série de variedades informais de futebol
  • Ponta goleiro - é uma variação do futebol em que o papel do goleiro é mais flexível do que o normal
  • Cabeçalhos e voleios - onde o objectivo é marcar gols contra um goleiro utilizando apenas os cabeçalhos e voleios
  • Caranguejo de futebol - jogadores estão em suas mãos e pés e mover-se em suas costas enquanto joga futebol como normal
  • Futebol do pântano - o jogo é jogado em umpântano oupântanocampo
  • Jorkyball
  • Rushball

Há também variações de automobilismo do jogo.

Rugby de futebol da escola e descendentes

  • Rugby futebol
    • Rugby liga- muitas vezes referida apenas como "liga", e geralmente conhecido simplesmente como "futebol" ou "Footy" nos estados australianos de New South Wales e Queensland.
      • Noves rugby league (ou sevens)
      • Futebol de toque (rugby league) - uma versão não-contato de rugby league. Muitas vezes chamado simplesmente "toque", na África do Sul, é conhecido como "seis down"
    • A união do Rugby
      • Mini rúgbi uma variedade para as crianças.
      • Rugby sevens
        Rugby sevens;v FijiIlhas Cook nosJogos da Commonwealth de 2006 em Melbourne
      • Dezenas de Rugby
    • Praia de rugby - rúgbi jogado na areia
    • Toque de rugby - nome genérico para formas de futebol de rugby, que não apresentam tackles
      • Tag Rugby - uma versão não-contacto de râguebi, em que umtag de velcro é removido para indicar um equipamento
  • Gridiron futebol
    • Futebol americano - chamado "futebol" nos Estados Unidos e no Canadá, e "grelha" na Austrália e Nova Zelândia. Às vezes chamado de "o futebol do equipamento" para distingui-lo a partir das versões de toque
    • Futebol de salão,arena de futebol - uma versão indoor de futebol americano
    • Nine-homem do futebol,oito homens futebol,seis homens futebol - versões do futebol do equipamento, jogado principalmente por pequenas escolas de ensino médio que não têm número suficiente de jogadores para campo cheio equipes de 11 homens
    • Toque de futebol (americano) - não tackle futebol americano
      • Bandeira de futebol - não tackle futebol americano, como futebol de toque, em que uma bandeira que é mantido por velcro em um cinto amarrado na cintura é puxado pelos defensores para indicar um tackle
    • Futebol de rua (American) - futebol americano jogado em quintais sem equipamentos e com regras simplificadas
    • Futebol canadense - chamado simplesmente de "football" no Canadá; "Football" no Canadá pode significar futebol ou canadense ou americana dependendo do contexto
      • Canadian flag football - não tackle futebol canadense
      • Futebol de nove homens - semelhante ao de nove homem do futebol americano, mas usando as regras canadenses; desempenhado pelas escolas menores em Saskatchewan que faltam jogadores suficientes para campo cheio equipes de 12 homens

Variedades irlandeses e australianos

Jogo internacional teste regras de futebol da2005 International Regras Série entre a Austrália ea Irlanda aTelstra Dome,Melbourne, Austrália.

Estes códigos têm em comum a ausência de uma regra de impedimento, o requisito para devolver ou solo (toe-kick) a bola durante a execução, handpassing por perfuração ou tocando a bola ao invés de jogá-lo, e outras tradições.

  • Futebol Australiano - oficialmente conhecido como "futebol australiano", e informalmente como "futebol", "Pobre" ou "regras australianas". Em algumas áreas (erroneamente) designado por " AFL ", que é o nome do corpo principal e organizadora competição
    • Auskick - uma versão de regras australianas projetado pelo AFL para as crianças
    • Footy Metro (ou Metro regras footy) - uma versão modificada inventado peloUSAFL, para uso emcampos de futebol americano em cidades norte-americanas (que muitas vezes não têm motivos grandes o suficiente para regras australianas convencionais jogos)
    • Kick-a-pontapé - versões informais do jogo
    • 9-a-side footy - um mais aberta em execução variedade de regras australianas,, exigindo 18 jogadores no total e uma área de jogo proporcionalmente menor (inclui variedades de contato e sem contato)
    • Footy Rec - "O futebol recreativa", uma organização não-contato variação toque modificada da regulamentação australiana, criado pela AFL, que substitui tackles com etiquetas
    • Toque Aussie Rules - uma variação não-contato de Regras Australianas reproduzidos apenas no Reino Unido
    • Regras Samoa - localizadas versão adaptada parasamoanoscondições, tais como a utilização defutebol de rugbycampos
    • Mestres de futebol australiano (akaSuperules) - versão reduzida contato introduzido para competições limitado a jogadores com mais de 30 anos de idade
    • Feminina futebol australiano - jogado com uma bola menor e (às vezes) versão reduzida contato introduzido para a competição das mulheres
  • Futebol gaélico - Jogado predominantemente na Irlanda. Comumente referido como "futebol" ou "Gaelic"
    • Senhoras do futebol gaélico
  • As regras internacionais de futebol - um código de compromisso utilizado para jogos entre gaélico e regras jogadores australianos

Sobrevivendo bola jogos medievais

Dentro do Reino Unido

  • O Haxey Hood, jogado emEpiphany emHaxey,Lincolnshire
  • Jogos Terça-feira Gorda
    • Marcando o Hales emAlnwick,Northumberland
    • Real Football Shrovetide emAshbourne, Derbyshire
    • O Shrovetide jogo de bola emAtherstone, Warwickshire
    • A Cerimônia de terça-feira gorda Futebol dos Marblers Purbeck emCastelo de Corfe,Dorset
    • Arremessando a Bola de Prata emSt Columb Major em Cornualha
    • O Jogo de bola emSedgefield, County Durham
  • Na Escócia, ojogo Ba ("Game Ball") ainda é popular em torno do Natal eHogmanay em:
    • Duns,Berwickshire
    • Scone, Perthshire
    • Kirkwall nasOrkneyIslands

Fora do Reino Unido

  • Calcio Fiorentino- um renascimento moderno do Renaissance futebol do século 16 Florence.

Sobrevivendo jogos escolares do Reino Unido

Jogadores de futebol Harrow após um jogo emHarrow School.

Jogos ainda jogado no Reino Unidopúblicos (independentesescolas):

  • Jogo de campo Eton
  • Jogo de parede de Eton
  • Harrow futebol
  • Winchester College futebol

Invenções recentes e jogos híbridos

  • Uppie Keepie (manter-se)
    é a arte de malabarismos com uma bola de futebol usando os pés, joelhos, peito, ombros e cabeça.
    • Footbag
      é um pequeno saco de feijão ou areia saco usado como uma bola num certo número de variações, incluindo keepie uppiesaco hacky (que é uma marca registada).
  • Futebol Freestyle
uma visão moderna sobre keepie uppie onde freestylers são classificados pelo seu valor de entretenimento e expressão de habilidade.

Com base em regras FA

  • Cubbies
  • Três lados futebol
  • Triskelion

Com base no râguebi

  • Forçá-los de costas akaforçando volta,forcemanback

Jogos híbridos

  • Austus
    um compromisso entre as regras australianas efutebol americano, inventado emMelbournedurante a Segunda Guerra Mundial.
  • Bossaball
    Associação mistura de futebol e voleibol e ginástica ; jogado em insufláveis ​​e trampolins.
  • Footvolley
    Associação mistura de futebol e vôlei de praia; jogado na areia

Nota: embora semelhante com o futebol e voleibol, em alguns aspectos,SEPAKTAKRAW tem origens antigas e não pode ser considerado um jogo híbrido.

  • Tênis de Futebol
    Associação mistura de futebol e tênis
  • Kickball
    um híbrido de Associação de futebol e beisebol, inventado nos Estados Unidos por volta de 1942.
  • Speedball (American)
    uma combinação de futebol americano, futebol ebasquete, concebido nos Estados Unidos em 1912.
  • Futebol Universal
    um híbrido de regras australianas e rugby league, testado em Sydney em 1933.
  • Volata
    um jogo assemelha-se a Associação de futebol ehandebol europeu, concebido pelolíder fascista italiano,Augusto Turati, na década de 1920.
  • Rúgbi para cadeira de rodas
    também conhecido comoMurderball, inventado no Canadá, em 1977. Baseada emhóquei no geloe basquetebol em vez de rugby.

Jogos de mesa e outras recreações

Baseado sobre futebol (soccer)

  • Subbuteo
  • Golpe de futebol
  • Futebol de mesa - também conhecido comopebolim,futebol de mesa,babyfoot,bar futebolougettone
  • Futebol de fantasia (soccer)
  • Botão de futebol - também conhecido comoFutebol de Mesa,Jogo de botoes
  • Penny futebol
  • FIFA Video Games Series
  • Pro Evolution Soccer
  • Mario Strikers

Com base em futebol americano

  • Papel de futebol
  • Blood Bowl
  • Futebol de fantasia (American)
  • Madden NFL

Com base no futebol australiano

  • AFL série de videogame
    • Lista de jogos de vídeo AFL

Com base em Rugby League futebol

  • Série Rugby League de Sidhe
    • Rugby League 3
  • Australian Rugby League
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Football&oldid=549206608 "