Conteúdo verificado

Nikolai Rimsky-Korsakov

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores

Fundo para as escolas Wikipédia

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

Cabeça de um homem com cabelos grisalhos escuro, óculos e uma longa barba
Retrato de Nikolai Rimsky-Korsakov em 1898 por Valentin Serov (detalhe)

Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov ( russo : Николай Андреевич Римский-Корсаков, Nikolaj Andreevic Rimskij-Korsakov) (18 de março [ OS 06 de março] 1844-1821 Junho [de OS 08 de junho] 1908) foi um compositor russo, e um membro do grupo de compositores conhecidos como O Five. Ele era um mestre de orquestração. Sua mais conhecida compositions- orquestral Capriccio Espagnol, o Easter Russian Festival Overture, ea suíte sinfônica Scheherazade -são considerados grampos do repertório da música clássica, juntamente com suites e trechos de algumas de suas 15 óperas. Scheherazade é um exemplo de seu uso freqüente de conto de fadas e temas folclóricos.

Rimsky-Korsakov acreditou, como fizeram colega compositor Mily Balakirev e crítico Vladimir Stasov, em desenvolver uma estilo nacionalista da música clássica. Este estilo empregado canção popular russa e lore, juntamente com elementos harmónicos, melódicos e rítmicos exóticos em uma prática conhecida como musical orientalismo, e métodos de composição ocidentais tradicionais evitaram. No entanto, Rimsky-Korsakov apreciou técnicas musicais ocidentais depois que ele se tornou um professor de composição musical, harmonia e orquestração no Conservatório de São Petersburgo em 1871. Ele empreendeu um programa rigoroso de auto-educação de três anos e tornou-se um mestre de métodos ocidentais, incorporando-os ao lado das influências de Mikhail Glinka e outros membros do The Five. Suas técnicas de composição e orquestração foram ainda enriquecida por sua exposição à obra de Richard Wagner .

Para a maior parte de sua vida, Rimsky-Korsakov combinou sua composição e de ensino com uma carreira no russo militar em primeiro lugar como um oficial do Marinha Imperial Russa, em seguida, como o Inspector civil de Bandas Naval. Ele escreveu que ele desenvolveu uma paixão para o oceano na infância a partir de livros de leitura e audição das façanhas de seu irmão mais velho na Marinha. Este amor do mar poderia tê-lo influenciado a escrever duas de suas obras orquestrais mais conhecidos, o quadro musical Sadko (não mais tarde sua ópera do mesmo nome) e Scheherazade. Através de seu serviço como inspector de Bandas Naval, Rimsky-Korsakov expandiu seu conhecimento de vento e de bronze jogando, o que aprimorou suas habilidades na orquestração. Ele passou esse conhecimento para seus alunos, e também postumamente através de um livro-texto sobre orquestração que foi concluído por seu filho-de-lei, Maximilian Steinberg.

Rimsky-Korsakov deixou um considerável corpo de originais Composições nacionalistas russos. Ele preparou obras pelos cinco para o desempenho, o que lhes trouxe para o repertório clássico ativa (embora haja controvérsia sobre a sua edição das obras de Modest Mussorgsky), e formou uma geração de compositores e músicos mais jovens durante suas décadas como um educador. Rimsky-Korsakov é, portanto, considerado "o principal arquiteto" do que o público da música clássica considera o estilo russo de composição. Sua influência sobre compositores mais jovens foi especialmente importante. Enquanto o estilo de Rimsky-Korsakov foi baseado em aqueles de Glinka, Balakirev, Hector Berlioz e Franz Liszt, ele "transmitido este estilo diretamente para duas gerações de compositores russos" e influenciou compositores não-russas, incluindo Maurice Ravel, Claude Debussy, Paul Dukas e Ottorino Respighi.

Vida

Primeiros anos

Um grande, casa baixa, bem como uma casa de fazenda, com vista para um lago ou rio
Rimsky-Korsakov terra natal, em Tikhvin

Rimsky-Korsakov nasceu em Tikhvin, a 200 quilômetros (120 milhas) a leste de São Petersburgo , em uma família aristocrática, com uma longa linha de militar e naval serviço de seu irmão mais velho Voin, 22 anos mais velho, tornou-se um navegador conhecido e explorador.

Rimsky-Korsakov recordou mais tarde que sua mãe tocava piano um pouco, e seu pai poderia tocar algumas músicas no piano de ouvido. Diz-se que Rimsky-Korsakov herdou a tendência de sua mãe para jogar muito lentamente. Começando em seis anos, ele teve aulas de piano a partir de vários professores locais e mostrou um talento para habilidades auditivas, mas ele mostrou uma falta de interesse, jogando, como ele escreveu mais tarde, "mal, descuidadamente, ... pobre em manter o tempo".

Embora ele começou a compor aos 10 anos, Rimsky-Korsakov preferido literatura sobre a música. Ele escreveu mais tarde que a partir de sua leitura, e contos de façanhas de seu irmão, ele desenvolveu um amor poético para o mar ", sem nunca tê-lo visto". Esse amor, e levando a partir Voin, incentivou a 12 anos de idade para participar da Marinha Imperial Russa. Ele estudou na Escola de Ciências Matemáticas e de navegação em São Petersburgo e, aos 18 anos, entrou para o seu exame final em abril 1862.

Um homem adolescente com um bigode completo, mas bem aparada, vestindo um uniforme naval escuro
Rimsky-Korsakov como um cadete naval

Enquanto na escola, Rimsky-Korsakov teve aulas de piano de um homem chamado Ulikh. Essas lições foram sancionados por Voin, que agora atuou como diretor da escola, porque eles iriam ajudar os jovens a desenvolver habilidades sociais e superar sua timidez. Rimsky-Korsakov escreveu que, enquanto "indiferente" para aulas, ele desenvolveu um amor pela música, promovida por visitas à ópera, e, mais tarde, concertos orquestrais. Ulikh perceberam que ele tinha talento musical sério, e recomendou um outro professor, Feodor A. Kanille (Théodore Canillé). A partir do outono de 1859, Rimsky-Korsakov, aulas de piano e composição de Kanille, a quem ele mais tarde creditado como a inspiração para dedicar sua vida à composição musical. Através Kanille, ele foi exposto a uma grande quantidade de novas músicas, incluindo Mikhail Glinka e Robert Schumann . Apesar de Rimsky-Korsakov agora está gostando de suas aulas de música, Voin cancelada-los quando Rimsky-Korsakov tinha 17 anos, quando ele sentiu que já não servia uma necessidade prática. Kanille disse Rimsky-Korsakov para continuar vir ter com ele todos os domingos, e não para aulas formais, mas para jogar duetos e discutir música. Em novembro de 1861, Kanille introduziu o 18-year-old Rimsky-Korsakov para Mily Balakirev. Balakirev por sua vez, apresentou-o a César Cui, e Mussorgsky modesto; todos os três destes homens já eram conhecidos como compositores, apesar de só estar em seus 20 anos. Rimsky-Korsakov escreveu mais tarde: "Com que deleite eu ouvia as discussões de negócios reais [Ênfase de Rimsky-Korsakov] de instrumentação, escrito parte, etc! E, além disso, quanto falando havia sobre assuntos musicais atuais! De repente, eu estava mergulhado em um mundo novo, desconhecido para mim, anteriormente só ouvi falar de na sociedade dos meus amigos diletantes. Isso foi realmente uma forte impressão ".

Um navio de três mastros com lados escuros e uma proa queimado
O clipper militar russa em Almaz Porto de Nova Iorque em 1863. Rimsky-Korsakov serviu como um aspirante neste navio, e mais tarde escreveu sobre este cruzeiro.

Balakirev incentivados Rimsky-Korsakov para compor e lhe ensinou os rudimentos quando ele não estava no mar. Balakirev também o levou a enriquecer-se na história, literatura e crítica. Quando ele mostrou Balakirev o início de um sinfonia em Mi bemol menor, que ele havia escrito, Balakirev insistiu que continuar trabalhando com ele, apesar de sua falta de formação musical formal. Até o momento Rimsky-Korsakov navegou em um cruzeiro de dois ano e oito meses a bordo do clipper Almaz no final de 1862, ele havia terminado e orquestrada três movimentos da sinfonia. Ele compôs o movimento lento durante uma parada na Inglaterra, e enviado o placar para Balakirev antes de voltar ao mar. No início, seu trabalho sobre a sinfonia mantido Rimsky-Korsakov ocupou durante seu cruzeiro. Ele comprou pontuações em cada porto de escala, juntamente com um piano em cima de que para reproduzi-los, e encheu suas horas ociosas estudando o tratado de Berlioz no orquestração. Ele encontrou tempo para ler as obras de Homero , William Shakespeare , Friedrich Schiller e Johann Wolfgang von Goethe , e ele viu Londres, Cataratas do Niágara , e Rio de Janeiro durante suas paradas em portos. Eventualmente, a falta de estímulos musicais fora embotado fome do jovem aspirante a aprender, e ele escreveu para Balakirev que, após dois anos no mar ele tinha negligenciado suas lições musicais durante meses. "Os pensamentos de se tornar um músico e compositor gradualmente me deixou completamente", recordou mais tarde; "Terras distantes começaram a me seduzir, de algum modo, embora, propriamente falando, o serviço naval nunca mais me agradou muito e dificilmente adequado o meu personagem em tudo".

Orientado por Balakirev; tempo com os cinco

Uma vez de volta em São Petersburgo em Maio de 1865, deveres onshore de Rimsky-Korsakov consistiu de um par de horas de serviço clerical cada dia, mas ele lembrou que seu desejo de compor "tinha sido sufocada ... eu não me preocupar com a música em tudo . " Ele escreveu que o contato com Balakirev em setembro 1865 encorajou-o "para se habituar a música e mais tarde para mergulhar nele". Por sugestão de Balakirev, ele escreveu um trio para o scherzo da sinfonia menor mi bemol, que tinha faltado até esse ponto, e reorquestrada toda a sinfonia. Sua primeira apresentação foi em dezembro do mesmo ano sob a direção de Balakirev, em São Petersburgo. A segunda apresentação seguiu março 1866 sob a direção de Konstantin Liádov (pai do compositor Anatoly Liádov).

Correspondência entre Rimsky-Korsakov e Balakirev mostra claramente que algumas idéias para a sinfonia se originou com Balakirev. Balakirev raramente paramos em apenas corrigir uma peça de música, e que muitas vezes recompor-lo no piano. Rimsky-Korsakov recordou,

Um aluno como eu tinha que submeter-se a um projecto de Balakirev composição em seu embrião, dizer, até mesmo os primeiros quatro ou oito barras. Balakirev iria imediatamente fazer correções, indicando como a reformulação tal um embrião; ele iria criticá-lo, iria louvar e exaltar os dois primeiros compassos, mas censurar os dois seguintes, ridicularizá-los, e tentar arduamente para tornar o autor enojado com eles. Vivacity da composição e da fertilidade não foram de todo a favor, reformulação freqüente foi exigido, ea composição foi prorrogado por um longo espaço de tempo sob o controle frio de autocrítica.

Um homem de 20 anos ou início tardio 30s com cabelo escuro e uma barba espessa, vestindo um casaco escuro, camisa social e gravata
Mily Balakirev incentivados Rimsky-Korsakov para continuar a compor.

Rimsky-Korsakov lembrou que "Balakirev não teve dificuldade em ficar junto comigo. Por sua sugestão, eu reescrevi mais facilmente os movimentos sinfônicos compostas por mim e levou-os até a conclusão com a ajuda de seus conselhos e improvisações". Apesar de Rimsky-Korsakov encontrado mais tarde a influência de Balakirev sufocante, e quebrou livre dele, isso não impediu que ele em suas memórias de exaltar o talento do compositor mais velho como um crítico e improvisador. Sob orientação de Balakirev, Rimsky-Korsakov virou-se para outras composições. Ele começou uma sinfonia em B menor, mas sentiu isso também seguido de perto de Beethoven Nona Sinfonia e abandonou. Ele completou um Overture em três temas russos, com base em propostas de canção folclórica de Balakirev, bem como um Fantasia sobre temas sérvio que foi realizado em um concerto dado para os delegados do Congresso eslavo em 1867. Em sua revisão deste concerto, crítico nacionalista Vladimir Stasov cunhou a frase Moguchaya kuchka para o círculo Balakirev (Moguchaya kuchka é geralmente traduzido como "The Mighty Punhado" ou "The Five"). Rimsky-Korsakov também compôs as versões iniciais de Sadko e Antar, que cimentou a sua reputação como um escritor de obras orquestrais.

Rimsky-Korsakov socializada e discutida música com os outros membros do The Five; elas criticaram um do outro obras em andamento e colaborou em novas peças. Ele se tornou amigo de Alexander Borodin, cuja música "surpreendeu" a ele. Ele passou uma quantidade crescente de tempo com Mussorgsky. Balakirev e Mussorgsky tocava piano música a quatro mãos, Mussorgsky iria cantar, e eles frequentemente discutido outras obras dos compositores, com gostos preferenciais correndo "em direção Glinka, de Schumann e Beethoven últimos quartetos". Mendelssohn não foi pensado muito, Mozart e Haydn "foram considerado fora de data e ingênua ", e JS Bach meramente matemático e insensível. Berlioz "era muito estimado", Liszt "aleijado e pervertido de um ponto de vista musical ... mesmo uma caricatura", e Wagner discutido pouco. Rimsky-Korsakov "ouviu essas opiniões com avidez e absorveu os gostos de Balakirev, Cui e Mussorgsky sem raciocínio ou exame". Muitas vezes, as obras musicais em causa "foram jogados diante de mim apenas em fragmentos, e eu não tinha idéia de todo o trabalho". Isso, ele escreveu, não o impediu de aceitar esses julgamentos pelo valor de face e repeti-las ", como se eu fosse totalmente convencido de sua verdade".

Rimsky-Korsakov tornou-se especialmente apreciado dentro The Five, e entre aqueles que visitaram o círculo, por seus talentos como orquestrador. Ele foi convidado por Balakirev para orquestrar uma Schubert marcha para um concerto maio 1868, por Cui para orquestrar o coro de sua ópera abertura William Ratcliff e pela Alexander Dargomyzhsky, cujas obras foram muito apreciado por The Five e que estava perto da morte, para orquestrar sua ópera The Stone Guest.

No outono de 1871, Rimsky-Korsakov se mudou para o apartamento de ex-Voin, e convidou Mussorgsky para ser seu companheiro de quarto. O acordo de trabalho que eles acordado foi que Mussorgsky usado o piano no período da manhã, enquanto Rimsky-Korsakov trabalhou em cópia ou orquestração. Quando Mussorgsky deixou para o seu trabalho de serviço civil ao meio-dia, Rimsky-Korsakov, em seguida, usou o piano. Tempo à noite foi atribuído por mútuo acordo. "Isso outono e inverno os dois de nós realizamos um bom negócio", Rimsky-Korsakov escreveu ", com troca constante de idéias e planos. Mussorgsky compôs e orquestrou o ato polonesa de Boris Godunov e cena folk 'Perto Kromy.' Eu orquestrada e terminei o meu Empregada doméstica de Pskov. "

Professorship, casamento, inspetor de bandas

Em 1871, a 27-year-old Rimsky-Korsakov tornou-se Professor de Composição Prático e Instrumentação (orquestração) no Conservatório de São Petersburgo, assim como líder da classe Orchestra. Ele manteve sua posição no serviço naval ativa, e ensinou suas aulas de uniforme (oficiais militares na Rússia foram obrigados a usar seus uniformes a cada dia, por serem considerados para estar sempre no dever).

A, de três andares edifício de pedra de altura muito grande no estilo do início do século 18, com muitas janelas estreitas
Conservatório de São Petersburgo, onde Rimsky-Korsakov ensinou 1871-1906

Rimsky-Korsakov explicou em suas memórias que Mikhail Azanchevsky tinha assumido esse ano como diretor do Conservatório, e querendo sangue novo para refrescar-se o ensino nesses assuntos, tinha se oferecido para pagar generosamente para os serviços de Rimsky-Korsakov. Biógrafo Mikhail Zetlin sugere que os motivos de Azanchevsky poderia ter sido duplo. Primeiro, Rimsky-Korsakov era o membro dos Cinco menos criticado por seus oponentes, e convidando-o para ensinar no Conservatório pode ter sido considerada uma forma segura para mostrar que todos os músicos graves eram bem-vindos lá. Em segundo lugar, a oferta pode ter sido calculado para expô-lo a um clima acadêmico no qual ele iria escrever em um estilo ocidental, baseada em mais conservadora. Balakirev teve formação acadêmica oposta na música com enorme vigor, mas encorajou-o a aceitar o cargo convencer os outros a juntar-se à causa musical nacionalista.

A reputação de Rimsky-Korsakov neste momento era como um mestre da orquestração, com base em Sadko e Antar. No entanto, ele tinha escrito essas obras, principalmente por intuição. Seu conhecimento de teoria musical era elementar; ele nunca tinha escrito qualquer contraponto, não poderia harmonizar um coral simples, nem sabia os nomes ou intervalos de acordes musicais. Ele nunca havia realizado uma orquestra, e que tinha sido desencorajados a fazê-lo pela Marinha, que não aprovava a sua vinda no pódio em uniforme. Consciente de suas deficiências técnicas, Rimsky-Korsakov consultado Pyotr Ilyich Tchaikovsky , com quem ele e os outros em The Five tinha estado em contacto ocasional. Tchaikovsky, ao contrário de The Five, tinha recebido formação académica em composição no Conservatório de São Petersburgo, e estava servindo como professor de Teoria Musical no Conservatório de Moscovo. Tchaikovsky aconselhou-o a estudar.

Rimsky-Korsakov escreveu que enquanto ensinava no Conservatório ele logo se tornou "possivelmente seu melhor aluno [ênfase de Rimsky-Korsakov], a julgar pela quantidade e valor das informações que me deu!" Para preparar-se, e para ficar pelo menos um passo à frente de seus alunos, ele tirou uma licença de três anos de compor obras originais, e assiduamente estudou em casa, enquanto lecionou no Conservatório. Ele aprendeu sozinho a partir de livros didáticos, e seguiu um regime rigoroso de compor exercícios de contraponto, fugas, corais e um coro a cappella.

Vista lateral de uma jovem mulher com cabelo escuro trançado no alto da cabeça
Nadezhda Rimskaya-Korsakova, née Purgold, esposa do compositor

Rimsky-Korsakov, eventualmente, tornou-se um excelente professor e um crente fervoroso na formação académica. Ele revisou tudo o que ele havia composto antes de 1874, mesmo obras aclamadas como Sadko e Antar, em uma busca pela perfeição que permaneceria com ele pelo resto de sua vida. Atribuído para ensaiar a Classe Orchestra, ele domina a arte de conduzir. Lidar com texturas orquestrais como um condutor, e fazer arranjos adequados de obras musicais para a Classe Orchestra, levou a um aumento do interesse na arte da orquestração, uma área em que ele iria entrar ainda mais seus estudos como Inspector de Bandas da Marinha. A pontuação de sua Terceira Sinfonia, escrito logo após ele havia completado seu programa de auto-aperfeiçoamento de três anos, reflete suas hands-on experiência com a orquestra.

Professorship trouxe segurança financeira Rimsky-Korsakov, que o encorajou a se estabelecer e começar uma família. Em dezembro de 1871, propôs a Nadezhda Purgold, com quem ele tinha desenvolvido uma relação estreita ao longo reuniões semanais dos cinco no agregado familiar Purgold. Eles se casaram em julho de 1872, com Mussorgsky servindo como padrinho. O Rimsky-Korsakovs teve seis filhos; um de seus filhos, Andrei, tornou-se um musicólogo, se casou com o compositor Yuliya Veysberg e escreveu um estudo multi-volume da vida de seu pai e de trabalho.

Nadezhda tornou-se um musical, bem como parceiro doméstico com o marido, tanto quanto Clara Schumann tinha sido com seu próprio marido Robert . Ela era linda, capaz, de temperamento forte, e muito melhor treinados musicalmente do que seu marido na época em que se casou, ela tinha assistido Conservatório de São Petersburgo, em meados da década de 1860, os estudos de piano com Anton Gerke (um de cujos privado alunos foi Mussorgsky) e teoria musical com Nikolai Zaremba, que também ensinou Tchaikovsky. Nadezhda mostrou um crítico fina e mais exigentes do trabalho de seu marido; sua influência sobre ele em assuntos musicais era forte o suficiente para Balakirev e Stasov a se perguntar se ela estava levando-o extraviaram de suas preferências musicais. Musicólogo Lyle Neff escreveu que enquanto Nadezhda desistiu de sua própria carreira de composição quando ela se casou com Rimsky-Korsakov, ela "teve uma influência considerável sobre a criação de [de Rimsky-Korsakov] primeiros três óperas. Ela viajou com o marido, assistiram os ensaios e arranjadas composições por ele e outros "para piano a quatro mãos, que ela brincava com seu marido. "Seus últimos anos foram dedicados a emissão póstuma legado literário e musical do marido, manutenção de padrões para o desempenho de suas obras ... e preparando material para um museu em seu nome."

Um homem com óculos e uma longa barba sentado em um sofá, fumando
Retrato de Rimsky-Korsakov por Ilya Repin

Na primavera de 1873, a Marinha criou o cargo de Inspector de Bandas Naval e nomeou Rimsky-Korsakov. Enquanto isso manteve-o na folha de pagamento da marinha e listados no plantel da Chancelaria do Ministério da Marinha, permitiu-o a renunciar a sua comissão. Como Inspector, ele visitou bandas navais em toda a Rússia, supervisionou as bandmasters e seus compromissos, avaliação repertório das bandas, e inspecionados a qualidade de seus instrumentos. Ele escreveu um programa de estudo para um complemento de estudantes de música que realizou bolsas marinha no Conservatório, e agiu como intermediário entre o Conservatório ea marinha. O cargo de Inspector da faixa veio com uma promoção de Collegiate Assessor, um posto civil. "Eu me separei com prazer tanto com o meu estado militar e meu uniforme de oficial", escreveu ele mais tarde. "De agora em diante eu era um músico oficialmente e incontestavelmente."

Rimsky-Korsakov se dedicou com zelo com as suas funções, e se entregou a um desejo de longa data de se familiarizar com a construção e jogando técnica de instrumentos de orquestra. Estes estudos o levou a escrever um livro sobre orquestração. Ele usou os privilégios de classificação para exercer e expandir o seu conhecimento. Ele discutiu arranjos de obras musicais para banda militar com bandmasters, incentivados e revisto os seus esforços, realizados concertos em que ele podia ouvir estas peças, e orquestrada obras originais, e trabalha por outros compositores, para as bandas militares.

Em março de 1884, uma Ordem Imperial aboliu o cargo de Inspector da marinha de Bandas e Rimsky-Korsakov foi demitido das suas funções. Ele trabalhou sob Balakirev na Capela Tribunal como deputado até 1894, o que lhe permitiu estudar russo música da igreja ortodoxa. Ele também deu aulas na Capela, e escreveu seu livro sobre harmonia para uso lá e no Conservatório.

Backlash e maio Noite

Os estudos de Rimsky-Korsakov e sua mudança de atitude em relação à educação música trouxe-lhe o desprezo de seus colegas nacionalistas, que achava que ele estava jogando fora sua herança do russo para compor fugas e sonatas. Depois que ele se esforçou "a multidão na medida em contraponto possível" em sua Terceira Sinfonia, ele escreveu obras de câmara aderindo estritamente aos modelos clássicos, incluindo um Sexteto de Cordas, um Quarteto de Cordas em Fá menor e um Quinteto para flauta, clarinete, trompa, fagote e piano. Sobre o quarteto ea sinfonia, Tchaikovsky escreveu para sua padroeira, Nadezhda von Meck, que eles "foram preenchidos com uma série de coisas inteligentes, mas ... [foram] imbuído de um personagem secamente pedante". Borodin comentou que quando ouviu a sinfonia, ele manteve "sensação de que este é o trabalho de um professor Herr alemão que pôs os óculos e está prestes a escrever Eine Symphonie grosse em C".

De acordo com Rimsky-Korsakov, os outros membros do The Five mostrou pouco entusiasmo para a sinfonia, e menos ainda para o quarteto. Também não foi a sua estreia pública como um condutor, a um concerto de caridade 1874, onde liderou a orquestra na nova sinfonia, considerada favoravelmente pelos seus compatriotas. Mais tarde, ele escreveu que "eles começaram, de fato, para olhar para baixo em cima de mim como um sobre a trajectória descendente". Pior ainda para Rimsky-Korsakov foi o elogio fraco dado por Anton Rubinstein, um compositor oposição a música e filosofia dos nacionalistas. Rimsky-Korsakov escreveu que, depois de ouvido o quarteto Rubinstein, ele comentou que agora Rimsky-Korsakov "pode elevar-se a alguma coisa" como compositor. Ele escreveu que Tchaikovsky continuou a apoiá-lo moralmente, dizendo-lhe que ele totalmente aplaudiu o que Rimsky-Korsakov estava fazendo e admirado tanto sua modéstia artística e sua força de caráter. Em privado, Tchaikovsky confidenciou a Nadezhda von Meck, "Aparentemente [Rimsky-Korsakov] está agora passando por essa crise, e como isso vai acabar será difícil de prever. Ou um grande mestre virá fora dele, ou ele vai finalmente tornar-se esbarrado para baixo em contraponto truques ".

Um homem de meia-idade com um casaco de cor clara, reclinada sobre um sofá, olhando pensativamente para o espaço com um papel caneta e música
Retrato de Mikhail Glinka por Ilya Repin. Rimsky-Korsakov creditou seu edição de partituras de Glinka com levando-o de volta para a música moderna.

Dois projetos ajudou Rimsky-Korsakov foco em menos de tomada de música acadêmica. A primeira foi a criação de duas coleções de música popular em 1874. Rimsky-Korsakov transcrita 40 canções russas para voz e piano de performances de cantor folk Tvorty Filippov, que se aproximou dele por sugestão de Balakirev. Esta coleção foi seguido por um segundo contendo 100 músicas, fornecidos por amigos e servos, ou tomadas de rara e out-of-print coleções. Rimsky-Korsakov mais tarde creditado este trabalho como uma grande influência sobre ele como compositor; ele também forneceu uma grande quantidade de material musical a partir do qual ele poderia chamar para os projetos futuros, seja através de cotação directa ou como modelos para compor passagens fakeloric. O segundo projeto foi a edição de partituras orquestrais de pioneiro compositor russo Mikhail Glinka (1804-1857), em colaboração com Balakirev e Anatoly Liádov. A irmã de Glinka, Lyudmila Ivanovna Shestavoka, queria preservar o legado musical de seu irmão na impressão, e paga os custos do projeto de seu próprio bolso. No projeto similar havia sido tentado antes na música russa, e orientações para a edição musical acadêmica teve que ser estabelecidos e acordados. Enquanto Balakirev favorecido fazer mudanças na música de Glinka para "corrigir" o que ele viu como falhas de composição, Rimsky-Korsakov favoreceu uma abordagem menos intrusiva. Eventualmente, Rimsky-Korsakov prevaleceu. "O trabalho em dezenas de Glinka foi uma escolaridade inesperado para mim", escreveu ele mais tarde. "Mesmo antes disso eu tinha conhecido e adorado suas óperas; mas como editor das pontuações em cópia que eu tinha que passar por estilo de Glinka e instrumentação para a sua última nota pequena ... E esta era uma disciplina benéfica para mim, levando-me como fez para o caminho da música moderna, depois de minhas vicissitudes com contraponto e estilo rigoroso ".

No verão de 1877, Rimsky-Korsakov pensei cada vez mais sobre a história curta Noite de maio por Nikolai Gogol. A história tinha sido o favorito de seu, e sua esposa Nadezhda o havia encorajado a escrever uma ópera baseada nele desde o dia do seu compromisso, quando a leram juntos. Enquanto idéias musicais para tal obra antecedeu 1877, agora eles vieram com maior persistência. No inverno de maio a noite tomou uma quantidade crescente de sua atenção; em fevereiro de 1878, ele começou a escrever a sério, e ele terminou a ópera no início de Novembro.

Rimsky-Korsakov escreveu que Noite de maio foi de grande importância porque, apesar da ópera de que contém uma boa dose de música contrapontística, ele, no entanto, "se libertar das algemas de contraponto [ênfase Rimsky-Korsakov]". Ele escreveu a ópera em uma linguagem melódica folk-like, e teve-o de forma transparente tanto no estilo de Glinka. No entanto, apesar da facilidade de escrever esta ópera e no próximo, A donzela da neve, de vez em quando ele sofria de paralisia criativa entre 1881 e 1888. Ele manteve ocupado durante este tempo editando obras de Mussorgsky e completando Borodin de Príncipe Igor (Mussorgsky morreu em 1881, Borodin em 1887).

Belyayev círculo

Um homem de meia-idade, com cabelos escuros de comprimento médio e uma barba, vestindo um terno escuro, com uma mão no bolso da calça ea outra mão no queixo
Retrato por Ilya Repin de MP Belyayev, fundador da sinfonia Concertos russos

Rimsky-Korsakov escreveu que ele se familiarizou com patrono música brotamento Mitrofan Belyayev (MP Belaieff) em Moscou, em 1882. Belyayev era um de um círculo crescente de empresários novos-ricos russos que se tornaram patronos das artes na metade para o final do século 19 a Rússia; seu número incluído ferroviária magnate Savva Mamontov e fabricante de têxteis Pavel Tretyakov. Belyayev, Mamontov e Tretyakov "queria contribuir visivelmente para a vida pública". Eles haviam trabalhado o seu caminho para a riqueza, e sendo Slavophilic na sua perspectiva nacional acreditava na maior glória da Rússia. Por causa dessa crença, eles eram mais propensos do que a aristocracia para apoiar o talento nativo, e estavam mais inclinados a apoiar artistas nacionalistas sobre os mais cosmopolitas. Esta preferência em paralelo um aumento geral no nacionalismo e Russophilia que se tornou predominante na arte russa mainstream e sociedade.

No inverno de 1883 Rimsky-Korsakov tornou-se um visitante regular para o semanário "quarteto sextas-feiras" ("Les vendredis"), realizada na casa de Belyayev em Saint Petersburg. Belyayev, que já tinha tomado um grande interesse no futuro musical do adolescente Alexander Glazunov, alugou um salão e contratou uma orquestra em 1884 para jogar Primeira Sinfonia de Glazunov, mais uma suíte orquestral Glazunov tinha acabado de compor. Este concerto e um ensaio do ano anterior deu Rimsky-Korsakov a idéia de oferecer shows com composições russas, uma perspectiva de que Belyayev foi cômoda. O Russo Symphony Concertos foram inauguradas durante a temporada de 1886-1887, com o compartilhamento de Rimsky-Korsakov realização de deveres com Anatoly Liádov. Ele terminou sua revisão de Mussorgsky Night on Bald Mountain e conduziu-o no concerto de abertura. Os concertos também persuadiram a deixar a sua seca criativa; ele escreveu Scheherazade, Capriccio Espagnol eo Russian Easter Overture especificamente para eles. Ele observou que estas três obras "mostram uma considerável queda na utilização de dispositivos de contraponto ... [substituído] por um desenvolvimento forte e virtuoso de todo o tipo de figuração que sustenta o interesse técnico das minhas composições."

Rimsky-Korsakov foi convidado para aconselhamento e orientação e não apenas sobre os Symphony Concertos russos, mas em outros projetos através do qual Belyayev auxiliado compositores russos. "Por força de questões puramente musicais I acabou por ser o chefe do círculo Belyayev", escreveu ele. "Como chefe Belyayev, também, considerado mim, me consultar sobre tudo e todos se referindo a mim como chefe". Em 1884 Belyayev configurar uma anual Prêmio Glinka, e em 1885 ele fundou sua própria empresa de edição musical, através do qual ele publicou obras de Borodin, Glazunov, Liádov e Rimsky-Korsakov às suas próprias custas. Para selecionar quais compositores para ajudar com dinheiro, publicação ou performances de muitos que agora apelou para a ajuda, Belyayev estabeleceu um conselho consultivo composto por Glazunov, Liádov e Rimsky-Korsakov. Eles olhavam através das composições e recursos apresentados e sugerir que os compositores eram merecedores de patrocínio e atenção do público.

O grupo de compositores que agora se reuniam com Glazunov, Liádov e Rimsky-Korsakov tornou-se conhecido como o Círculo Belyayev, em homenagem a seu benfeitor financeiro. Estes compositores eram nacionalistas em sua visão musical, como The Five diante deles tinha sido. Like The Five, eles acreditavam em um estilo excepcionalmente russo de música clássica que utilizou a música popular e elementos melódicos, harmônicos e rítmicos exóticas, como exemplificado pela música de Balakirev, Borodin e Rimsky-Korsakov. Ao contrário de The Five, esses compositores também acreditava na necessidade de, uma formação acadêmica ocidental baseada em Rimsky-Korsakov tinha instilado em seus anos no Conservatório de São Petersburgo que-composição. Em comparação com os compositores "revolucionários" do círculo de Balakirev, Rimsky-Korsakov descobriram que aqueles no círculo Belyayev ser "progressista ... anexando como fez uma grande importância à perfeição técnica, mas ... também quebrou novos caminhos, embora de forma mais segura, mesmo se menos rapidamente ... "

O aumento do contato com Tchaikovsky

Um homem de meia-idade com cabelos grisalhos e barba, vestindo um terno escuro e olhando fixamente para o espectador
Pyotr Ilyich Tchaikovsky por Nikolay Kuznetsov, 1893

Em novembro de 1887, Tchaikovsky chegou em São Petersburgo a tempo de ouvir várias das Symphony Concertos russos. Um deles incluiu a primeira apresentação completa de seu Primeira Sinfonia, com o subtítulo Inverno Daydreams , em sua versão final. Outro concerto contou com a estréia de Rimsky-Korsakov Terceira Sinfonia em sua versão revista. Rimsky-Korsakov e Tchaikovsky correspondeu consideravelmente antes da visita e passamos muito tempo juntos, juntamente com Glazunov e Liádov. Embora Tchaikovsky tinha sido um visitante regular para a casa Rimsky-Korsakov desde 1876, e teve em um ponto oferecido para providenciar a nomeação de Rimsky-Korsakov como diretor do Conservatório de Moscovo, este foi o início de relações mais estreitas entre o par. Dentro de um par de anos, Rimsky-Korsakov escreveu, visitas de Tchaikovsky se tornaram mais freqüentes.

Durante estas visitas e especialmente em público, Rimsky-Korsakov usava uma máscara de genialidade. Em privado, ele encontrou a situação emocionalmente complexo, e confessou seus temores a seu amigo, o crítico de Moscou Semyon Kruglikov. Memórias persistiu da tensão entre Tchaikovsky e The Five sobre as diferenças em suas filosofias musical de tensão aguda o suficiente para o irmão de Tchaikovsky Modest a comparar suas relações naquele momento para "aqueles entre dois Estados vizinhos amigáveis ​​... cautelosamente preparada para atender em um terreno comum , mas zelosamente guardam os seus interesses separados ". Rimsky-Korsakov observou, não sem aborrecimento, como Tchaikovsky tornou-se cada vez mais popular entre os seguidores de Rimsky-Korsakov. Este ciúme pessoal foi agravado por um profissional, como música de Tchaikovsky se tornou cada vez mais popular entre os compositores do círculo Belyayev, e manteve-se no seu conjunto mais famoso do que a sua própria. Mesmo assim, quando Tchaikovsky participou de Rimsky-Korsakov partido nameday maio 1893, Rimsky-Korsakov perguntou Tchaikovsky, pessoalmente, se ele iria realizar quatro concertos da Sociedade Musical Russa em Saint Petersburg na temporada seguinte. Depois de hesitar, Tchaikovsky concordou. Enquanto sua morte repentina, no final de 1893 o impediu de cumprir este compromisso, na sua totalidade, a lista de obras que ele tinha planejado conduta incluído de Rimsky-Korsakov Terceira Sinfonia.

Anos mais tarde

Em março de 1889, viagem de Angelo Neumann " Richard Wagner Theatre "visitou São Petersburgo, dando quatro ciclos de Der Ring des Nibelungen lá sob a direção de Karl Muck. The Five tinha ignorado a música de Wagner, mas o anel impressionado Rimsky-Korsakov: ele ficou surpreso com o domínio da orquestração de Wagner. Ele freqüentou a ensaios com Glazunov, e seguiu o placar. Depois de ouvir estas performances, Rimsky-Korsakov dedicou-se quase exclusivamente à composição de óperas para o resto de sua vida criativa. Uso de Wagner da orquestra influenciado orquestração de Rimsky-Korsakov, começando com o arranjo do polonaise de Mussorgsky de Boris Godunov que ele fez para o uso concerto em 1889.

Em 1892 Rimsky-Korsakov sofreu uma segunda seca criativo, provocadas por crises de depressão e sintomas físicos alarmantes. Rushes de sangue para a cabeça, confusão, perda de memória e obsessões desagradáveis ​​levou a um diagnóstico médico de neurastenia. Crises na casa Rimsky-Korsakov pode ter sido um fator-as graves doenças de sua esposa e um de seus filhos de difteria em 1890, a morte de sua mãe e filho mais novo, assim como o aparecimento da doença prolongada, em última análise fatal de seu segundo filho mais novo. Ele se demitiu do russo Symphony Concertos ea Capela Tribunal e considerou desistir composição permanentemente. Depois de fazer versões terceiros do quadro musical Sadko e da ópera A empregada doméstica de Pskov , ele fechou sua conta musical com o passado; ele havia deixado nenhuma das suas obras mais importantes antes de Maio de noite em sua forma original.

A statue of a tall man with a long beard and glasses, seated, a large musical score open in his lap
Memorial de Rimsky-Korsakov, em São Petersburgo, Rússia

Outra morte trouxe uma renovação criativa. A passagem de Tchaikovsky apresentou uma dupla oportunidade para escrever para os teatros imperiais e para compor uma ópera baseada em conto de Nikolai Gogol véspera de Natal , um trabalho em que Tchaikovsky tinha baseado sua ópera Vakula o Smith . O sucesso de Rimsky-Korsakov véspera de Natal o incentivou a completar uma ópera aproximadamente a cada 18 meses entre 1893 e 1908, um total de 11 durante este período. Ele também começou e abandonou outro rascunho de seu tratado sobre a orquestração, mas fez uma terceira tentativa e quase terminei nos últimos quatro anos de sua vida. (Seu filho-de-lei Maximilian Steinberg concluído o livro em 1912.) tratamento científico de Rimsky-Korsakov de orquestração, ilustrado com mais de 300 exemplos de seu trabalho, estabeleceu um novo padrão para os textos de seu tipo.

Em 1905, manifestações ocorreram em Saint Petersburg Conservatory como parte da Revolução de 1905; Destes, Rimsky-Korsakov escreveu, foram provocados por distúrbios semelhantes na Universidade Estatal de São Petersburgo, em que os estudantes exigiram reformas políticas ea criação de uma monarquia constitucional na Rússia. "Eu estava jogando com um membro da comissão para ajustar diferenças com alunos agitados", lembrou; no entanto, quase tão logo a comissão tinha sido formada, "[t] odos os tipos de medidas foram recomendadas para expulsar os líderes, a trimestre a polícia no Conservatório, para fechar o Conservatório inteiramente". Um liberal politicamente ao longo da vida, ele escreveu que ele sentiu que alguém tinha de proteger os direitos dos alunos para demonstrar, especialmente como os litígios e disputas entre estudantes e autoridades foram se tornando cada vez mais violenta. Em uma carta aberta, ele tomou o partido dos estudantes contra o que ele viu como interferência indevida pela liderança Conservatório e da Sociedade Musical Russa. Uma segunda carta, desta vez assinado por um número de professores, incluindo Rimsky-Korsakov, exigiu a renúncia do chefe do Conservatório. Em parte como resultado destas duas cartas, escreveu ele, cerca de 100 estudantes do Conservatório foram expulsos, e ele foi removido de seu cargo de professor. Pouco antes da demissão foi promulgada, Rimsky-Korsakov recebeu uma carta de um dos membros da diretoria da escola, o que sugere que ele assumir o cargo de diretor do interesse de acalmar agitação estudantil. "Provavelmente, o membro da Direcção realizou uma opinião minoritária, mas assinou a resolução, no entanto," ele escreveu. "Eu mandei uma resposta negativa."

Não muito tempo depois da expulsão de Rimsky-Korsakov, uma produção estudantil de sua ópera Kaschei o Imortal não foi seguido com o concerto agendado, mas com uma demonstração política, o que levou a uma proibição da polícia no trabalho de Rimsky-Korsakov. Devido em parte à ampla cobertura da imprensa desses eventos, uma onda de indignação imediato à proibição surgiu em toda a Rússia e no exterior; liberais e intelectuais inundado residência do compositor com letras de simpatia, e até mesmo camponeses que não tinham ouvido uma nota da música de Rimsky-Korsakov enviados pequenas doações monetárias. Vários membros do corpo docente do Conservatório de São Petersburgo renunciou em protesto, incluindo Glazunov e Liádov. Eventualmente, mais de 300 estudantes saiu do Conservatório em solidariedade com Rimsky-Korsakov. Até dezembro, ele havia sido reintegrado no âmbito de um novo diretor, Glazunov; Rimsky-Korsakov aposentado do Conservatório em 1906. A controvérsia política continuou com sua ópera O Galo de Ouro . Sua crítica implícita da monarquia, o imperialismo russo e da guerra russo-japonesa deu pouca chance de passar os censores. A estréia foi adiada até 1909, após a morte de Rimsky-Korsakov, e mesmo assim ele foi executado em uma versão adaptada.

A large stone Russian cross with a figure carved on it, behind two stone tablets set into the ground
O túmulo de Rimsky-Korsakov emTikhvin Cemetery

Em abril de 1907, Rimsky-Korsakov realizou um par de concertos em Paris, organizada pelo empresário Sergei Diaghilev, que contou com a música da escola nacionalista russo. Os shows foram um enorme sucesso na popularização da música clássica russa desse tipo na Europa, Rimsky-Korsakov de, em particular. No ano seguinte, sua ópera Sadko foi produzido no Opéra de Paris e A Donzela da neve no Opéra-Comique. Ele também teve a oportunidade de ouvir a música mais recente de compositores europeus. Ele assobiou descaradamente quando ouviu Richard Strauss 's ópera Salomé , e disse Diaghilev depois de ouvir ópera de Claude Debussy Pelléas et Mélisande , "Não me faça ouvir todos esses horrores, ou vou acabar gostando deles!" Ouvindo estas obras levou-o a apreciar o seu lugar no mundo da música clássica. Ele admitiu que ele era um "kuchkist convencido" (depois kuchka , o termo russo encurtado para The Five) e que as suas obras pertencia a uma era que as tendências musicais tinha deixado para trás.

Começando por volta de 1890, Rimsky-Korsakov sofria de angina. Embora esta doença inicialmente usava-lo gradualmente, as tensões concomitante a Revolução de 1905 e suas conseqüências acelerou grandemente o seu progresso. Após dezembro de 1907, tornou-se sua doença grave, e ele não podia trabalhar. Ele morreu em Lyubensk em 1908, e foi enterrado no Cemitério de Tikhvin no Mosteiro Alexander Nevsky em São Petersburgo, ao lado de Borodin, Glinka, Mussorgsky e Stasov.

Legado

Composições

A man with dark gray hair, glasses and a long beard seated at a desk, looking at a music manuscript
Retrato de Nikolai Rimsky-Korsakov porValentin Serov (1898)

Rimsky-Korsakov foi um compositor prolífico. Como um auto-crítico perpétua, ele revisou toda a obra orquestral até e incluindo sua Terceira Sinfonia-alguns, como Antar e Sadko , mais de uma vez. Estas revisões variam de pequenas mudanças de tempo, fraseado e detalhe instrumental para atacado transposição e recomposição completa.

Rimsky-Korsakov foi aberto sobre as influências em sua música, dizendo Vasily Yastrebtsev, "Estudo Liszt e Balakirev mais de perto, e você verá que uma grande parte em mim que não é meu". No entanto, enquanto ele tomou Glinka e Liszt como modelos, o uso de tom inteiro e escalas octatonic fazer demonstrar a sua originalidade. Ele desenvolveu estes dois dispositivos de composição para os "fantásticos" seções de suas óperas, que mostravam personagens e acontecimentos mágicos ou sobrenaturais. Rimsky-Korsakov continuou a estar interessado em experimentos harmônicas ea exploração de novos idiomas, mas esse interesse foi acoplado com uma aversão a excesso, e ele manteve sua tendência de experimentar sob controle constante. O mais radical suas harmonias tornou-se, mais ele tentou controlá-los com estritas regras de aplicação de sua "consciência musical", ele a chamava. Neste sentido, ele era tanto um progressista e um compositor conservador. As escalas de tons e octatonic inteiras foram ambos considerados aventura na tradição clássica ocidental, e uso de Rimsky-Korsakov deles fez suas harmonias parecem radical. Por outro lado, o seu cuidado sobre como ou quando em uma composição que ele usou essas escalas fazia parecer conservadores quando comparados com os compositores posteriores como Igor Stravinsky , embora muitas vezes eles foram construindo sobre o trabalho de Rimsky-Korsakov.

Óperas

Musicólogo Gerald Abraham escreveu que enquanto Rimsky-Korsakov é mais conhecido no Ocidente por suas obras orquestrais, suas óperas são mais complexas; eles oferecem uma ampla variedade de efeitos orquestrais do que em suas obras instrumentais, bem como a escrita vocal bem. Os assuntos variam de melodramas históricos ( Noiva do Czar ) para óperas folclóricas ( Maio Noite ), contos de fadas e lendas ( A donzela da neve , Kashchey o imortal e O Conto do Czar Saltan ). Desta faixa Rimsky-Korsakov escreveu em 1902, "Em cada novo trabalho meu que eu estou tentando fazer algo que é novo para mim. Por um lado, estou empurrado pelo pensamento de que, desta forma, [minha música] vai reter o frescor e interesse, mas ao mesmo tempo sou solicitado por meu orgulho para pensar que muitas facetas, dispositivos, humores e estilos, se não todos, deve ser com meu alcance ".

A música de Rimsky-Korsakov muitas vezes carece de força dramática, uma falha aparentemente fatal em um compositor operístico. Isso pode ter sido feito de forma consciente, como ele declarou repetidamente em suas notas que ele sentiu óperas estavam em primeiro lugar, em vez de obras musicais principalmente os dramáticos. Ironicamente, as óperas ter sucesso na maioria dos casos por ser deliberadamente não-dramática. Para este fim, ele concebeu um language- musical dupla música diatônica e lírico muito parecido com música folclórica russa para os personagens humanos "reais" e cromática, música artificial para o "irreais" ou "fantásticas" seres mágicos. Harold C. Schonberg expressou assim : "[as óperas] abrem um mundo novo delicioso, o mundo do Oriente russo, o mundo do sobrenatural eo exótico, o mundo do panteísmo eslavo e desapareceu corridas poesia Genuine impregna-los, e eles são marcados com brilho e de recursos. . "

Trechos e suites de óperas de Rimsky-Korsakov provaram tão popular no Ocidente como as obras puramente orquestrais. O mais conhecido destes trechos é, provavelmente, " The Flight of the Bumblebee "de The Tale of Tsar Saltan, que muitas vezes tem sido ouvida por si só em programas de orquestra, e em inúmeros arranjos e transcrições, o mais famosa em uma versão para piano feito pelo russo compositor Sergei Rachmaninoff. Outras seleções familiares aos ouvintes no Ocidente estão "Dança dos copos" de The Snow Maiden , "Procissão dos Nobres" de Mlada , e "Canção do Índio Guest" (ou, menos precisamente, "Song of India") de Sadko , bem como suites de O Galo de Ouro e A lenda da cidade invisível de Kitezh ea donzela Fevroniya .

Obras orquestrais

As obras puramente orquestrais são principalmente de natureza programática, o conteúdo musical e seqüência de eventos é determinada por uma história, uma pintura ou outra fonte não-musical, ao invés de regras abstratas de composição musical. Para Rimsky-Korsakov, o uso de um programa de música foi natural, se seu comentário é levado ao pé da letra: ". Para mim, mesmo um tema popular tem um programa de tipo" As obras orquestrais mostram a dupla influência de Balakirev e Liszt-Balakirev na utilização de toda a escala de tons e musical orientalismo; Liszt igualmente para adventurousness harmônica, bem como o carácter programático de sua música. Eles também continuam os ideais defendidos musicais by The Five, como no uso de temas litúrgicos no Russian Easter Festival Overture ; este trabalho também segue o design e plano de Balakirev do Second Overture em temas russos. Capriccio Espagnol é baseado na canção popular, mas sua estrutura é mais rhapsodic. Scheherazade tornou-se a expressão mais conhecida do orientalismo musical russo, e, possivelmente, sua obra mais conhecida; com o Sultão introduzido por um tema robusto no latão e Scheherazade nos arabescos de um solo de violino, o paradigma entre o despotismo bárbaro e sedução feminina é estabelecido de uma vez. O tema Scheherazade liga este trabalho com o orientalismo de The Five enquanto ser em si muito intimamente relacionado com Balakirev de Tamara . Rimsky-Korsakov considerado Capriccio Espagnol , a insinuação russa Festival de Páscoa e Scheherazade "fechar um período de meu trabalho, no final da qual o meu orquestração atingiu um grau considerável de virtuosismo e sonoridade quente, sem influência wagneriana, limitando-me ao normalmente constituído orquestra utilizado por Glinka. " Outro exercício em orientalismo é a poema sinfônico Noite no Monte Triglav , um rearranjo sinfônica do ato III da ópera Mlada .

Two staves of music, one with a loud, forceful theme and the second with a softer, more undulating theme
Temas abertura do Sultão e Scheherazade

Obras orquestrais de Rimsky-Korsakov são especialmente celebrada para seu uso imaginativo das forças instrumentais. Embora isso é verdade mesmo das primeiras obras, como Sadko e Antar , suas texturas Sparer pálido em comparação com a exuberância das obras mais populares da década de 1880. Enquanto um princípio de "destacando tons primários" de cor instrumental permaneceram no local, foi aumentada nos trabalhos posteriores por um cachet sofisticada de efeitos orquestrais, alguns adquirida a partir de outros compositores, incluindo Wagner, mas muitos inventado por ele mesmo. Como resultado, essas obras se assemelham brilhantemente coloridos mosaicos, batendo em seu próprio direito e, muitas vezes marcou com uma justaposição de grupos orquestrais puros. A final tutti de Scheherazade é um excelente exemplo desta pontuação. O tema é atribuído a trombones tocando em uníssono, e é acompanhada por uma combinação de padrões de cadeia. Enquanto isso, outro suplentes padrão com escalas cromáticas nos instrumentos de sopro e um terceiro padrão de ritmos é jogado por percussão.

Obras de menor envergadura

Rimsky-Korsakov composta dezenas de canções de arte, arranjos de canções folclóricas, de câmara e de piano música, e um corpo de obras corais, tanto secular e para Russo serviço de Igreja Ortodoxa. Estes últimos incluem configurações de partes da Liturgia de São João Crisóstomo (apesar de sua firme ateísmo ).

Alunos

Em suas décadas no Conservatório, Rimsky-Korsakov ensinou compositores que mais tarde encontrou fama, incluindo Alexander Glazunov, Alexander Spendiaryan, Sergei Prokofiev, Igor Stravinsky , Ottorino Respighi, Witold Maliszewski, Mykola Lysenko, Artur Kapp, e Konstanty Gorski. Outros alunos incluídos o crítico de música e musicólogo Alexander Ossovski, eo compositor Lazare Saminsky.

Rimsky-Korsakov sentiu estudantes talentosos necessário pouca instrução ditada formal. Seu método de ensino incluído etapas distintas: mostrar a estudantes tudo o necessário em harmonia e contraponto; encaminhá-los na compreensão das formas de composição; dar-lhes um ou dois anos de estudo sistemático no desenvolvimento da técnica, exercícios de composição e orquestração livre; incutir um bom conhecimento do piano. Uma vez que estes foram devidamente preenchido, estudos estaria terminado. Ele carregava essa atitude em suas aulas do conservatório. Condutor Nikolai Malko lembrado que Rimsky-Korsakov começou a primeira classe do termo, dizendo: "Eu vou falar, e você vai ouvir. Então eu vou falar menos, e você vai começar a trabalhar. E finalmente, eu não vou falar em tudo, e você vai trabalhar. " Malko acrescentou que sua classe seguido exatamente esse padrão. "Rimsky-Korsakov explicou tudo tão clara e simples que todos nós tivemos que fazer era fazer o nosso trabalho bem."

Editando o trabalho dos cinco

Edição de obras de The Five de Rimsky-Korsakov são significativos. Era uma extensão prática da atmosfera de colaboração dos cinco durante os anos de 1860 e 1870, quando ouviram composições uns dos outros em andamento e trabalhou com eles juntos, e era um esforço para salvar obras que, de outra forma, quer tenham definhou inédito ou tornar-se totalmente perdido . Este trabalho incluiu a conclusão da ópera de Alexander Borodin Príncipe Igor , que Rimsky-Korsakov comprometeu-se com a ajuda de Glazunov após a morte de Borodin, ea orquestração de passagens de César Cui William Ratcliff para sua primeira produção em 1869. Ele também orquestrou completamente a ópera A Convidado de Pedra por Alexander Dargomyzhsky três vezes em 1869-70, 1892 e 1902. Embora não seja um membro da The Five-se, Dargomyzhsky estava intimamente associado com o grupo e compartilharam sua filosofia musical.

A large man wearing a gold embroidered robe and a crown, carrying a large staff
Fyodor Chaliapin era um expoente poderoso da versão Rimsky-Korsakov de Boris Godunov, que lançou o trabalho em casas de ópera do mundo, mas desde então tem caído em desuso. Retrato por Aleksandr Golovin.

Musicólogo Francisco Maes escreveu que enquanto os esforços de Rimsky-Korsakov são louváveis, eles também são controversos. Foi geralmente assumido que com Príncipe Igor , Rimsky-Korsakov editado e orquestrou os fragmentos existentes da ópera enquanto Glazunov compôs e acrescentou peças em falta, incluindo a maior parte do terceiro ato e a abertura. Este foi exatamente o que Rimsky-Korsakov afirmou em suas memórias. No entanto, ambos Maes e Richard Taruskin citar uma análise dos manuscritos de Borodin pelo musicólogo Pavel Lamm, que mostrou que Rimsky-Korsakov e Glazunov descartado quase 20 por cento da pontuação de Borodin. De acordo com Maes, o resultado é mais um esforço colaborativo por todos os três compositores do que uma verdadeira representação da intenção de Borodin. Lamm afirmou que devido ao estado extremamente caótico de manuscritos de Borodin, uma alternativa moderna para Rimsky-Korsakov e edição de Glazunov seria extremamente difícil para ser concluído.

Mais discutível, de acordo com Maes, é a edição das obras de Mussorgsky, de Rimsky-Korsakov. Após a morte de Mussorgsky em 1881, Rimsky-Korsakov revista e completada várias obras de Mussorgsky para publicação e desempenho, ajudando a difundir a obra de Mussorgsky em toda a Rússia e para o Ocidente. No entanto Maes, na revisão de dezenas de Mussorgsky, escreveu que Rimsky-Korsakov permitiu que sua "consciência musical" para ditar sua edição, e ele mudou ou removido o que ele considerava musical excesso de experimentação ou má forma. Devido a isso, Rimsky-Korsakov foi acusado de pedantismo em "corrigir", entre outras coisas, questões de harmonia. Rimsky-Korsakov pode ter previsto perguntas sobre seus esforços, quando escreveu:

Se composições de Mussorgsky estão destinados a viver inalterável durante cinquenta anos após a morte de seu autor (quando todas as suas obras se tornarão propriedade de toda e qualquer editor), uma edição tal arqueologicamente exata será sempre possível, como os manuscritos foram para a Biblioteca Pública em deixando-me. Para o presente, porém, havia a necessidade de uma edição para performances, para fins artísticos práticos, para fazer o seu talento colossal conhecido, e não pelo mero estudo de sua personalidade e pecados artísticos.

Maes declarou que o tempo provou Rimsky-Korsakov correto quando ele veio para reavaliação da posteridade da obra de Mussorgsky. O estilo musical de Mussorgsky, uma vez considerado rude, está agora admirado por sua originalidade. Embora o arranjo de Rimsky-Korsakov de Night on Bald Mountain ainda é a versão geralmente realizadas, outras revisões de Rimsky-Korsakov, como sua versão de Boris Godunov , foram substituídos por originais de Mussorgsky.

Folclore e panteísmo

Rimsky-Korsakov pode ter salvo o lado mais pessoal de sua criatividade para a sua abordagem à folclore russo. Folclorismo como praticado por Balakirev e os outros membros dos cinco tinham sido baseado em grande parte na protyazhnaya música de dança. Protyazhnaya significava literalmente "canção chamou-out", ou melismatically elaborado canção lírica. As características desta canção exibem flexibilidade rítmica extremo, uma assimétrica estrutura frase e ambiguidade tonal. Depois de compor Maio Noite , no entanto, Rimsky-Korsakov foi cada vez mais atraído por " canções de calendário ", que foram escritos para ocasiões rituais específicos. Os laços com a cultura popular era o que lhe interessava mais na música folk, mesmo em seus dias com os cinco; essas músicas formaram uma parte dos costumes rurais, ecoou velho paganismo eslavo, eo mundo panteísta de ritos folclóricos. Rimsky-Korsakov escreveu que seu interesse por estas canções foi agravada pelo seu estudo deles ao compilar suas coleções de música folk. Ele escreveu que ele "foi cativado pelo lado poético do culto de adoração do sol, e procurou suas sobrevivências e ecoa em ambas as músicas e as palavras das canções. As imagens do antigo período pagão e espírito apareceu diante de mim, como Em seguida, ele parecia, com grande clareza, me atraindo com o charme da antiguidade. Essas ocupações posteriormente teve uma grande influência na direção da minha própria atividade como compositor ".

O interesse de Rimsky-Korsakov no panteísmo foi estimulado pelos estudos folclóricos de Alexander Afanasyev. Trabalho padrão que do autor, A Poética Outlook sobre a Natureza pelos eslavos , se tornou a bíblia panteísta de Rimsky-Korsakov. O compositor aplicada pela primeira vez as idéias de Afanasyev em Maio Noite , no qual ele ajudou a preencher a história de Gogol usando danças folclóricas e canções de calendário. Ele foi mais longe por este caminho em The Snow Maiden , onde fez uso extensivo de canções sazonais e de calendário khorovodi (danças cerimoniais) na tradição popular.

Publicações

Autobiografia de Rimsky-Korsakov e seus livros sobre harmonia e orquestração foram traduzidos para o Inglês e publicado. Dois livros que começou em 1892, mas deixou inacabado fosse um texto abrangente sobre música russa e um manuscrito, agora perdido, sobre um assunto desconhecido.

  • Minha vida musical . [ Летопись моей музыкальной жизни - literalmente, Chronicle of My Life Musical .] Trans. a partir do 5º rev. Ed russo. por Judá A. Joffe; ed. com uma introdução por Carl Van Vechten. Londres: Ernst Eulenburg Ltd, 1974.
  • Manual Prático de Harmony . [ Практический учебник гармонии .] Publicado pela primeira vez, em russo, em 1885. Primeira edição Inglês publicada por Carl Fischer em 1930, trad. do 12º ed russo. por Joseph Achron. Ed Inglês atual. por Nicholas Hopkins, Nova Iorque, Nova Iorque: C. Fischer, 2005.
  • Princípios de Orquestração . [ оркестровки Основы .] Iniciada em 1873 e concluída postumamente por Maximilian Steinberg em 1912, publicado pela primeira vez, em russo, em 1922, ed. por Maximilian Steinberg. Inglês trans. por Edward Ágata; New York: Dover Publications, 1964 ("republicação integral e corrigida do trabalho publicado por edição russe de musique em 1922").
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Nikolai_Rimsky-Korsakov&oldid=409137104 "